Geral

quinta-feira, 4 de abril de 2024

A UNANIMIDADE É BURRA

Acho que essa frase inteligente é do genial escritor Nelson Rodrigues, mas o humorista Millor a repetiu mais de uma vez. Ele adorava essa frase.  Estou de acordo com ela, porque acredito que uma divergência construtiva e educada só faz bem para as entidades.  Sou testemunha disso durante minhas duas experiências como conselheiro fiscal e deliberativo da Previ.

Hoje está se realizando em Porto Alegre mais um Fórum da Liberdade, evento atualmente de renome mundial, com palestrantes famosos, como o ex-presidente do banco central Gustavo Franco, ex presidente Michel Temer, ex ministro Marco Aurélio Mello, etc, etc.

Esse evento exalta que é na diversidade de ideias e na coragem de questionar que podemos encontrar o caminho para o sucesso.  Segundo os promotores do Fórum, temos que parar de ver só um lado das coisas, receber informações deturpadas e distorcidas, conviver com transparências insuficientes.  

A transparência da Previ deixa a desejar.  Há anos eu defendo no blog uma Previ mais transparente e já fui processado por causa disso, sob alegação de quebra de confidencialidade e de sigilo. A lei da mordaça tem seguidamente me ameacado. Fui, sim, responsável por algumas denúncias relevantes, como foi o caso dos abonos aos diretores. Lembram ?

Agora eu contava com um debate Franco aqui na Afabb RS entre os dois candidatos para fazer algumas perguntas que me inquietam, mas esse debate não vai sair porque o Wagner não quis participar. Vai haver um debate na Previ dia 8;de abril, mas as perguntas só serão aceitas se foram feitas até o dia primeiro e serão selecionadas.

Tem perguntas importantes. Qual é o benefício mais alto, maior, pago pela Previ ?  Há muito a Previ não informa.  Quais os cem benefícios mais elevados ?  Quais os benefícios acima do teto ?

Quais os valores dos honorários mensais percebidos pelos diretores da Previ nos conselhos de empresas participadas ?  Antes tinha um limite imposto pelo BB, agora não tem mais.

Quais os valores dos bônus percebidos pelos diretores ?

Considerados esses bônus, quanto percebe mensalmente um diretor da Previ.?

São perguntas relevantes que os associados merecem conhecer as respostas para ter pleno conhecimento do que se passa no seu fundo de pensão.

Nesta eleição, será possível abrir a famosa e debatida caixa preta da Previ ?

Uma vez eu escrevi um artigo sobre as despesas financeiras secretas da Previ que foi respondido pelo Sérgio Rosa. O meu artigo teve repercussão internacional.

Este post é apenas uma contribuição para o debate. Não o interpretem mal.  Não estou infringindo regras. Mas , apesar de idoso, 85 anos, e já dependurando as chuteiras, este sou eu. Anseio por uma sociedade mais livre, mais honesta, mais transparente.

Estou saindo duma influenza violenta. Vitorioso. Olho pra frente, para o futuro. E não consigo deixar de lutar por aquilo que considero justo emelhor para todas e todos os queridos colegas do BB.




65 comentários:

  1. Excelente Mestre Medeiros. Parabéns.

    Falta muita transparência nas ações da PREVI e muitas vezes nos prejudicam.

    Na minha opinião a mais gritante delas foi quando venderam 45% das ações da VALE entre junho/20 e julho/21, que alcançou cerca de R$ 28 bilhões na época.

    E nos Relatórios Anuais da PREVI de 2020 e de 2021 não há uma linha sequer explicando essa malfadada operação.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima é do Mestre Mário Tavares

    ResponderExcluir
  3. Ótimo! E será bom enviar mesmo todas essas questões para o candidato Wagner
    (Isa Musa de Noronha)

    ResponderExcluir
  4. Mestre Medeiros

    Você é como o vinho, quanto mais velho melhor. Parabéns pelo texto.

    Arnaldo V

    ResponderExcluir
  5. Caro Medeiros

    Sim, esteve você mesmo. Franco, honesto. Corajoso. Como sempre.

    Carmen

    ResponderExcluir
  6. Viva a divergência de ideias. É preciso oxigenar a Previ

    ResponderExcluir
  7. Mestre,

    Seu libelo é uma convocação para a gente pensar sobre governança e transparência. Uma oposição responsável e sempre útil.

    Conceicao

    ResponderExcluir
  8. Sou contra o aparelhamento na Previ

    ResponderExcluir
  9. É verdade que o Wagner está há dez anos em cargos na Previ ? Desde 2014 ? Quer cargo vitalício ?

    Ruben

    ResponderExcluir
  10. Desde que o conheci chamo de Dr. Medeiros. Estou certo, veja que até a OAB RS reconheceu os trabalhos dele e lhe concedeu a maior honraria que um advogado poderia receber.

    Parabéns mais uma vez por esse texto primoroso.

    Milton Murakami

    ResponderExcluir
  11. "Tem perguntas importantes. Qual é o benefício mais alto, maior, pago pela Previ ? Há muito a Previ não informa. Quais os cem benefícios mais elevados ? Quais os benefícios acima do teto?"

    Colegas aposentados,
    Uma outra pergunta que também deve ser feita: Qual é o benefício mais baixo? Existe algum aposentado recebendo (valor líquido) menos de um Salario Mínimo?
    Há casos em que só a prestação do ES chega a consumir quase a totalidade do benefício. SOCORRO!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unanimidade…

      1.
      qualidade do que é unânime.
      "nem todos apreciam a u."
      2.
      conformidade nas avaliações, julgamentos, opinião, votos etc.
      "a proposta foi aprovada por u.”

      Infelizmente no Brasil
      Comunistas se auto definiram UNO-sumidades.
      “EU me amo,
      EU não me julgo
      EU tenho certeza
      EU não te julgo mas
      EU te condeno, ser inferior, pagador de impostos.

      Essa é a LEI imutável
      Nos Supremos, Legislativo, Judiciário, Estatais e seus FUNDOS.

      Excluir
  12. Doutor
    Transparência só o líquido precioso. Incolor, inodoro e transparente. O que se delinea nessas eleições é o mesmo que qualquer eleição dessa Republiqueta. Como o candidato situacionista conta com sua recondução pelo pessoal do Sisbb (leia-se empregados sob o domínio do empregador) é muito ilusório imaginar que vá se expor ainda mais a responder esse tipo de pergunta. Há, poderia ser-lhe acrescentada quanto a Previ vem gastando com a contratação e consequentemente remuneração a diversos escritórios de advocacia. Pena que não veremos as respostas.

    ResponderExcluir
  13. O Senhor sempre muito acertivo em suas colocações. Precisamos romper esse ciclo contaminado na Previ há décadas. Todas essas denúncias ( e tem muito mais) que faz, é que torna a governança ineficiente e nos coloca em 125° lugar o ranking de solvência, medido pela PREVIC. Por isso apoiamos a CHAPA 2 pra vencer essas excrescências. E você Medeiros, apoia quem?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Dr Medeiros!
    Mais um texto com a característica de todas as suas ações! No ponto! Na perspectiva de quem enxerga longe e não se deixa enganar!
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Prezado Medeiros, permita-me corrigí-lo, a frase citada, não é do Millôr. É do Nelson Rodrigues.
    Se realmente acredita na existência de uma caixa preta na Previ, ela ja existia nos seus dois mandatos?
    Não entendo de Previ, mas acjo que a confidencialidade e o sigilo são necessários. Nossa Previ é o maior fundo de pensão da América Latina e o mercado está sempre de olho.
    Eu, particularmente, nao gostaria de ter representantes do mercado lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Colega Penha,

    O doutor Medeiros, sempre assertivo, já declarou noutra postagem sua preferência pela chapa DOIS.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, Mestre Medeiros, estava ansiosa aguardando suas considerações, sempre muito acertivas! 👏 👏

    ResponderExcluir
  19. “Toda unanimidade é burra.” Quem já não ouviu esta famosa frase, de autoria do também famoso escritor Nelson Rodrigues? Na verdade, na vida real, a unanimidade só pode existir por dois fatores: Pela concordância cega ou pelo silêncio dos críticos. Onde há concordância cega, predomina a burrice; e, onde há o silêncio, certamente predomina o medo de se fazer oposição.

    ResponderExcluir
  20. Sim, a caixa pretavexistia quando fui conselheiro da Previ. Para conseguir tomar conhecimento da carta de ajuste de conduta da Previc tive que ameacar fazer queixa crime na delegacia de polícia e por causa disso fui perseguido na Previ. Teve vários outros casos.

    ResponderExcluir
  21. Antigamente era obrigatório constar dos relatórios da Previ sempre o maior e o menor benefício pagos pelo fundo. Desde que iniciou o pagamento de benefícios acima do teto a Previ parou de publicar esses dados, no meu entendimento importantíssimos,

    ResponderExcluir
  22. Medeiros

    Sim a frase é do Nelson Rodrigues mas o Millor repetiu ela mais de uma vez. Ele adorava essa frase. Parabéns pela brilhante postagem. Você, apesar da idade, continua afiado. E corajoso. Aceita qualquer desafio. Eles que não se metam contigo. Te amo. Carmen

    ResponderExcluir
  23. Cara colega aposentada Tereza Fleury

    Respondo dizendo que serei claro com relação a meu voto após o debate no dia oito na Previ e o debate no dia nove aqui na Afabb RS. Só aí estarei conhecendo melhor a candidata Carmen e as suas ideias com relação a Previ. Acho que você também deveria aguardar esses eventos antes de desqualificar a candidata de oposição da chapa dois. Sendo devedora do empréstimo simples você sabe que o candidato da chapa um, em todo tempo questão na Previ, nada fez para melhorar os encargos, muito pelo contrário. Aguarde meu pronunciamento no dia dez e terá todas as explicações.

    ResponderExcluir
  24. Ainda bem que entendeu.

    ResponderExcluir
  25. A PETROS diminuiu a taxa de juros e aumentou o Empréstimo Simples de 120 pra 180 meses. Cadê a PREVI????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site tem um exemplo da prestação, parece que lá é cobrado todo o juro e correção do mês e capital, não ocasionando assim a capitalização. Ao contrário do empréstimo simples da previ.

      Excluir
    2. Imbecilidade pura!
      O sobrinho do Dan ataca de novo:
      SE o valor dos JRS e INPC debitados são zerados, significa que na Amortização cobra-se parcela de Capital menor.
      O INPC não deveria ser debitado todo mês PORQUE incide JRS+INPC+FQM numa Capitalização ILEGAL.
      SE o INPC mensal corrigisse o BD1, tudo bem.

      Não posso, sequer, exclamar:
      Onde fui amarrar meu burro!
      Nenhum jumento merece.

      Excluir
    3. Algumas considerações do empréstimo da Petros, com base no site da mesma. O valor máximo é de 300 mil, prazo não altera com a idade vai até 180 meses, prestação altera mês a mês conforme IPCA, têm seguro prestamista, seguro inadimplência, o cálculo da margem não considera a parte do INSS, têm taxa de administração e importante todo mês o saldo devedor não aumenta, e a taxa de juros são menores.

      Excluir
  26. Há muito tempo o espaço não era ocupado por um comentário tão precioso.
    Parabéns.
    ivo

    ResponderExcluir
  27. Se era OBRIGATÓRIO constar o MAIOR e o MENOR benefício pago, o que é do interesse dos assistidos, SUPRIMIR de sopetao ou no grito ou no canetaço já mostra que não existe TRANSPARENCIA alguma. Só de faz de conta. Claro, passou-se a pagar salários acima do teto legal, como deixa-los a mostra?

    ResponderExcluir
  28. Prezado Dr.Medeiros.
    O seu primoroso texto, na verdade, contém, em resumo, a essência do que constitui a Democracia. A Previ não segue esses princípios e se vicia no exercício da Ditadura, nas suas práticas administrativas e institucionais. Como você, também, não desisto, mas sou cético, mormente quando vejo por trás desse comportamento o “Heil BB!”.
    Tomei conhecimento, pelo noticiário de uma informação exemplar, relatando a adoção de medidas práticas, na melhoria dos empréstimos, modelo consignado, praticado pelo PETROS(Petrobrás). Além do aplauso à medida, chamou minha atenção a forma cordial, amena e democrática como o assunto é exposto, e projetadas suas expectativas benfazejas.
    Contrariamente, há 9 anos(desde janeiro de 2014) não temos uma palavra clara e honesta da Previ, que nos enfiou, goela abaixo, a retomada da pesada contribuição mensal, a moratória(calote) de 1/5 do BET e a absurda formulação do Empréstimo Simples(sic). Isso num ambiente de total ausência de quaisquer iniciativas, para amenizar momentos difíceis e cruéis, como a Pandemia, a irreal compensação inflacionária, os custosos atropelos da CASSI e os desproporcionais encargos sobre a carente massa de participantes mais idosos(>80 anos).
    Logo mais vamos ter eleições, para postos diretivos que se vinculam estreitamente a esse quadro desastrado de ausência de zelo pela vida dos participantes e assistidos. Vão pagar os benefícios decadentes em dia?! É a mínima obrigação, mas indecente, quando se vangloriam de exuberâncias atuariais e enaltecem feitos de autopromoção. Abraço. Aristophanes

    ResponderExcluir
  29. Votar ? Pra Que? Sempre os mesmos NADA MUDA. Agora pior com a fome de arrecadação do ex presidiário todos obedecem.

    ResponderExcluir
  30. Pois é,

    Em quem votar, nos que nos massacram a cada dia 20 do mes?
    Nos que cobram o ES de maneira discriminatória?
    Ou em alguem que assinou a famigerada metade do BET para o BB?

    Transparencia uma OVA! Se eu estiver errado, equivocado, me desculpo!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns, sr. Aristophanes, pelas suas palavras em defesa dos aposentados, especialmente os que vivem, há anos, pendurados no ES caro e cruel, cujos benefícios quase só dá prá pagar suas prestações. SOCORRO!!

    Sobre as eleições da PREVI, indagaria novamente o seguinte: Que tal condicionar o voto a liberação do BET que nos foi tirado antes do tempo, a suspensão das contribuições Previ ou a melhoria do Empréstimo Simples? Mas essas medidas teriam que ser adotadas antes das eleições, para termos a certeza de que os candidatos não iriam nos tapear novamente.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Colega Tereza,

    Devemos ter mais atenção no que o Dr. Medeiros escreve, pois iniciou seu artigo na forma abaixo reproduzida:

    "Acho que essa frase inteligente é do genial escritor Nelson Rodrigues, mas o humorista Millor a repetiu mais de uma vez. Ele adorava essa frase. Estou de acordo com ela, porque acredito que uma divergência construtiva e educada só faz bem para as entidades. Sou testemunha disso durante minhas duas experiências como conselheiro fiscal e deliberativo da Previ."

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Francisco, vc so deve ter visto agora. O primeiro texto do Dr Medeiros ele afirmava que a frase era do Millor. Corrigiu depois.
      Ele mesmo pode confirmar isso.
      Obrigada.

      Excluir
    2. em tempo, o "anonimo" de 4 de abril às 14:51hs tbem havia corrigiu.
      Abraços.

      Excluir
  33. Colegas,

    A AFABB - BAHIA ingressou com ACP contra a PREVIC e a PREVI, peticionando MEDIDA CAUTELAR DE URGENCIA para impedir que a PREVI aplique nossos recursos nos planos de infra-estrutura dos governos federal, estaduais e municipais.
    Em março passado a MM Juíza concedeu a liminar, de modo a impedir que os recursos sejam desviados para esses planos que so dão prejuízo, tal como a Sete Brasil.

    Ainda existe salvaguarda de nossa Justiça!!!!

    ResponderExcluir
  34. Mestre Medeiros

    Teu post e sucesso nacional. Comentado e aplaudido por mestre Aristophanes, Isa Musa, e outros luminares. É um libelo a favor da democracia. Da divergência. Deves estar orgulhoso. Poucos conseguem esse destaque cm 85 anos. Você é uma liderança gaúcha de grande estirpe. Que bom que você existe e faz o bem.

    Pereira

    ResponderExcluir
  35. Texto muito lúcido e repleto de verdades incontestáveis. O resto é figuração..!!👍

    ResponderExcluir
  36. DR

    ALEM DAS ELEIÇÕES

    A PREVI PODE E DEVE AUMENTAR LIMITE DO ES PARA 280.000 E SUSPENDER PARCELAS POR TRES MESES

    A BRAÇOS

    ResponderExcluir
  37. Agora, tem um senão. Administrador para ficar apenas cumprindo o que está escrito (leis e normas antigas, que já passaram da hora de ser atualizadas) pode ser substituído até por uma máquina. Nesse caso particular da PREVI os administradores precisam estar antenados com as necessidades do público a que serve e apresentar junto às instâncias competentes (Congresso Nacional, BB, PREVIC, Ministério da Fazenda, Conselho de Estatais, CNPC, etc. etc.) estudos visando à modernização dos referidos normativos, atendendo assim às demandas dos associados e pensionistas, principalmente no que diz respeito aos defasados benefícios e pensões e a volta do poder ao Corpo Social, hoje concentrado no fechadíssimo Conselho Deliberativo.
    No entanto, é mais fácil responder que os normativos não contemplam as solicitações feitas.
    Por estes motivos e também porque o contraponto e alternância no poder são necessários é que o MSU apoia e recomenda o voto na CHAPA 2 - SOMOS PREVI.

    ResponderExcluir
  38. Colega Miro (5 de abril de 2024 às 18:00)

    Estou nesse barco e já perdi 2/3 do principal.

    Aguardo, com paciencia, que pelo menos o principal volte ao valor aplicado inicial para evitar prejuízo maior. Ainda bem que o investimento foi de pequeno valor.

    ResponderExcluir
  39. Mestre Medeiros

    Eu não ia votar. Achava que não valia a pena. Mas depois de ler o teu texto tão primoroso, tão lúcido, comecei a pensar e decidir a votar na chapa dois para tentar aprimorar a transparência na Previ.

    Artur Bernardes MT

    ResponderExcluir
  40. Doutor Medeiros

    Eu moro aqui no Piauí. Sua postagem mexeu comigo. Vou de chapa dois.

    Carlinhos

    ResponderExcluir
  41. Um texto digno do eterno e famoso Medeiros de tantos feitos e contribuições prestarás aos aposentadas e pensionistas do BB.

    ResponderExcluir
  42. Nos do time das pensionistas do BB sempre te amamos caro Medeiros e sempre continuaremos te amando e admirando por toda a vida. Sou do grupo de São Paulo. Você é demais.

    ResponderExcluir
  43. Eu sou pensionista e não ia votar , mas , vou votar na chapa 2 , precisamos mudar . Chega de humilhação com os verdadeiros donos da previ .

    ResponderExcluir
  44. Caro Francisco, vc so deve ter visto agora. No primeiro texto do Dr Medeiros ele afirmava que a frase era do Millor. Corrigiu depois.
    Ele mesmo pode confirmar isso, eu espero.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde a todos ,ontem sábado fui supreendida com uma ligação de uma mulher da previ pedindo o meu voto para votar na chapa1,perguntei a ela qual a proposta da mesma em relação ao emprestimo ES ela disse que estão estudando não carência zero no mesmo dia que for feita a operação o dinheiro cai na conta e não mais dois dias só .tenho 35anos de pensionista nunca me pediram voto primeira vez ,acho que as manifestações aqui nesse blog tá surtindo efeito .senti medo da parte deles com relação a não reeleição, por isso digo é imprescindível que esse blog continue,eo os manifestos também e detalhe isistiram muito para mim confirmar que votaria neles

    ResponderExcluir
  46. Eu vou esperar receber essa ligação dessa mulher da previ e depois falo pra ceis

    ResponderExcluir
  47. ELEIÇÕES PREVI - A unanimidade é burra, é verdade. E no caso nosso, previanos aposentados endividados do ES, é burra e teimosa. Por quê? Porque vimos elegendo e reelegemos os mesmos dirigentes da Previ que há décadas vem nos humilhando por meio de cortes de direitos adquiridos (BET, SUPERAVITS...), imposição de contribuições (contribuição Previ), não concessão de reajustes dignos de benefícios e tornando o ES cada vez mais caro e inacessível. Por isso, de novo, que tal condicionarmos o voto a liberação de alguma melhoria financeira em nosso favor? Mas teria que sair antes da eleição, para evitar tapeação.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Prezada Tereza (6 de abril de 2024 às 15:06)

    Agradeço por sua informação, pois parece realmente que cheguei tarde para a leitura do artigo.

    Francisco

    ResponderExcluir
  49. Também não ia votar, mas o dr Medeiros me incentivou, temos que nos UNIR, resolvi votar chapa 2 (Recife-Pe)

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde eu de verdade fique sem entender o por quer dessa ligação ela disse que era da chapa 1 pelo que ela falou não vai mudar nada, fiz várias indagação, não gostei vai continuar na mesmíssima, por tanto colegas vamos de chapa 2 chega de tanto descaso

    ResponderExcluir
  51. Prezado Medeiros e Colegas,

    Seria bom conhecermos a sugestão do companheiro Marcos Cordeiro líder de Associação no Paraná referente a quem votar, se um ou dois.

    ResponderExcluir
  52. Sempre seguimos orientacao dr. Medeiros, mas nao vejo nenhuma mudança de qualquer chaps. Esse filme eu já vi

    ResponderExcluir
  53. Dr.Medeiros,chapa 2 de olhos abertos,bem arregalados, até a vitória.

    ResponderExcluir
  54. Sigo a mesma linha de pensamento do colega das 19:34 hoje. Chapa 1 é o que tá posto. Chapa 2 não me agrada muito. Vão fazer o que? Vão se contrapor ao Banco. E esse MSU e grupo MAIS isso é outro juntamento perigoso. Tiro no escuro. Péssimas escolhas para nós.

    ResponderExcluir
  55. Voto pela volta do BET e redução das taxas de juros cobrados no ES.

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde a todos,
    Quero crer que aqui no nosso meio a liberdade de expressão ainda seja permitida, e nessa toada quero dizer que na minha humilde opinião existem coisas no Brasil que são maiores do que qualquer coisa na Terra. Petrobrás e os fundos de pensão jamais serão do jeito que achamos correto, mesmo que o nosso achismo esteja baseado em normas que nos foram apresentadas. Quando da saída do Ilmo. Dr. as coisas relatadas foram muito fora dessas tais normas.
    Sorte é quando um camundongo, no meio de uma briga, conta com uma ajuda inesperada de um X

    ResponderExcluir
  57. Estava verificando a rentabilidade das aplicações da cooperforte e sem a distribuição das sobras é maior do que a do plano 1 da previ, e na cooperforte não teve resultado extraordinário e com certeza o custo de administração é menor e ainda fazem propaganda do resultado da previ.

    ResponderExcluir
  58. Cara Sra. Lucia

    " Lúcia disse...
    Voto pela volta do BET e redução das taxas de juros cobrados no ES."

    Concordo e mais SEM A REDUÇÃO DE PRAZO para os sacrificados que conseguem por duras penas atingir uma idade maior.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar...