Obrigado pelo apoio a minha candidatura na eleição para a Anabb. Sei que é difícil pois já existe um esquema de perpetuar os atuais dirigentes. Mas é preciso tentar para ficar de consciência tranquila. Navegar é preciso. Estamos em risco absoluto. Temos que chegar lá e lutar pelos nossos direitos e interesses. Minha experiência e meus conhecimentos jurídicos podem ser úteis. Não posso me omitir mesmo com minhas limitações pela idade.
FRENTE FRIA CHEGANDO
sábado, 24 de agosto de 2024
Uma frente fria está no horizonte e traz nuvens negras. O governo quer meter a mão de novo nos recursos dos fundos de pensão estatais para usar no PAC. Não basta a péssima experiência anterior que afundou o Postalis, a Petros e a Funcef, cujos participantes pagam mensalmente pesadas contribuições para equalizar os prejuízos.
O próprio presidente e ministro da fazenda se reuniram esta semana com os presidentes dos fundos para combinar as operações nos projetos de infra estrutura do governo. Perigo à vista. A Previc está conivente e algumas entidades do funcionalismo também.
Na reunião de Camboriú o diretor Wagner da Previ foi muito evasivo. Tendo sido anteriormente provocado, perdeu muito tempo esclarecendo que os casamentos e união estável entre aposentados idosos e mulheres jovens não preocupam financeiramente o fundo pois são menos de mil casos e representam um percentual de apenas 0,1 por cento do total de benefícios. Também acho que não preocupam e que devemos tratar de outras matérias mais relevantes.
Outra coisa que traz ameaças ao nosso bolso é a Cassi. Prejuízos mensais vão comer nosso capital acumulado e a previsão é de que em abril do próximo ano, logo ali, o stoque terá zerado e será cobrada uma contribuição extra.
Houve um alívio nesta semana com o ingresso de cerca de 400 milhões decorrentes de contribuições relativas aos ganhos de ações trabalhistas, finalmente reconhecidos pelo BB depois de muita pressão de todas as entidades, inclusive a Afabb RS. Com isso acho que o sufoco passará para o final do ano de 2025. Mas acho, somente acho. Precisa maior transparência na Cassi.
Bem, por hoje é só. Vamos enfrentar o mau tempo. Aqui em Porto Alegre a frente trouxe frio e risco de neve na serra. Neste momento está cinco graus. Arre.
Postado por
Medeiros
às
18:02
41
comentários
CENÁRIO FINANCEIRO MELHORA COM IBOVESPA EM ALTA
domingo, 18 de agosto de 2024
Ocorreu um fenômeno. O Ibovespa estava em baixa, com 124.000 pontos. Pessimismo no mercado com alta da inflação no Brasil e ameaça de recessão mundial.
Além disso as guerras da Rússia com a Ucrânia e de Israel com a Palestina e o Irã recrudesceram, com bombardeios cruentos na Faixa de Gaza e morte de líder muçulmano.
De repente, há cerca de apenas duas semanas, o mercado começou a reagir, com o ingresso de capital estrangeiro, estimulado pela alta do dólar. E a bolsa voltou a subir e na sexta dia 16 de agosto bateu o recorde com 134.000 pontos. Subiu 10.000 pontos em duas semanas.
Somente a Vale continua amargando desvalorização em suas ações baixando do patamar de 60,00 para 56,00. Isso afeta um pouco a Previ, que possui ainda uma forte posição.
O plano 1 está equilibrado, apesar do déficit de dez bi no ano 2024 o superávit acumulado tem cerca de três bi.
A Cassi é que preocupa com prejuízos mensais contínuos, que vão corroendo o capital. Breve teremos que solucionar esse problema.
Fiz um pedido a Cassi de cobrir a despesa com a vacina contra herpes zoster, são duas doses com intervalo de sessenta dias, cada dose custa 780,00. A Cassi me respondeu pedindo queimei médico justifique o pedido da vacina. Qual o motivo da requisição? Ora, precisa justificar ? Sou idoso, tenho imunidade reduzida, a herpes castiga os idosos com fortes dores e incômodos. Meu Deus, precisa mesmo justificar ou então é onda para restringir. Não gostei. Parece brincadeira. Mais caro fica para a Cassi se eu contrair herpes.
No próximo post conto sobre o Encontro sulbrasileiro das Afabbs. Tem fofocas. Até.
Postado por
Medeiros
às
11:58
22
comentários
ELEIÇÕES PARA A ANABB
domingo, 4 de agosto de 2024
Seguidamente aqui no blog surgem reclamações contra a Anabb principalmente a respeito da demora na liquidação da acao do imposto de renda ou por omissão na tomada de providências contra a gestão da Previ é da Cassi.
Diversos colegas se manifestam por pedir demissão da Anabb como forma de protesto. E outros alegam que essa não é uma atitude correta, que deviam era lutar pelos seus direitos e interesses nas eleições, elegendo candidatos afinados com o que entendem justo e necessário.
Pois as eleições da Anabb estão chegando. Breve deve sair o edital. Elas acontecerão de setembro a novembro.
Tenho recebido pedidos para me candidatar ao conselho deliberativo de novo. Há vários anos atrás já fui conselheiro, numa época boa para a Anabb., onde ela cresceu e desenvolveu várias iniciativas oportunas.
Tenho dito que gostaria de dependurar as chuteiras, que já estou idoso, que o melhor seria dar lugar para mais jovens. Mas os colegas não aceitam minhas desculpas e alegam que ainda sou útil, que mantenho vivo esse blog, que tenho experiência e vivência na área e que possuo saúde nvejavel.
Um grupo poderoso de entidades me convidou para concorrer e em princípio resolvi aceitar. Vou fazer parte de uma nominata de colegas que desejam a Anabb mais ágil, mais próxima dos associados e mais guerreira em defesa de nossos interesses junto ao BB, Previ e Cassi.
Gostaria de saber o que pensam a respeito e se posso contar com o apoio de vocês.
Obrigado
Postado por
Medeiros
às
15:27
51
comentários
Assinar:
Postagens (Atom)