A Previ divulgou que o resultado do plano 1 foi deficitário no primeiro trimestre do ano em mais de oito bilhões de reais. Com isso a situação do plano virou de superavitária para deficitária. Uma péssima notícia.
Mas existe ainda outra notícia mais grave. A bolsa está amargando uma baixa acentuada. Perdeu a sustentação de 128.000 pontos e caiu para 124.000. A Vale, a Petrobras e o mau humor do mercado com as declarações infelizes de Lula e Haddad sobre gastos e inflação foram os principais culpados.
Além disso tudo fica mais difícil quando as notícias se referem aos investimentos desejados pelo governo de que os fundos de pensão façam investimentos em infraestrutra, setor que remunera pouco e tem riscos elevados.
Vejam , por exemplo, o caso do aeroporto internacional de Porto Alegre, destruído pela enchente. As pontes que caíram, as estradas interrompidas.
A Previ vinha alardeando sucesso na gestão da atual diretoria, tanto que conseguiu a reeleição de seu diretor de seguridade. Mas agora começam a surgir dúvidas sobre o desempenho.
Também diversos associados criticam as decisões sobre o ES. Querem que as medidas concedidas aos associados do RS por causa da tragédia das enchentes, se estendam por todo o país, pois existem muitos desafortunados financeiramente em situação de dificuldades para seu sustento.
Por último chove intensamente neste momento em todo o RS e as águas voltam a subir. O RS está com alerta vermelho, com previsão de temporais e de vento forte para hoje e amanhã. O dilúvio continua. E as perdas aumentam.
E é neste cenário desolado que amanhã Ana e eu comemoramos 61 anos de casamento com uma sensação de sobrevivência, tendo passado pela pandemia e agora pelo dilúvio. Mas gratidão a Deus e Nossa Senhora Auxiliadora pelo privilégio da vida.
46 comentários:
Parabéns para o aniversário das bodas. Realmente um privilégio, mas o doutor merece. Mil felicidades.
Rubens
Comemoração e não se esquece dos colegas desafortunados. Um brinde carinhoso.
Carmen
Não sei o que está acontecendo com a previ, antigamente respondiam email em menos de 24 horas, agora passa de 10 dias o prazo, ta complicado
O momento é muito ruim, mais uma razão para os dirigentes da Previ se voltarem para atender as reivindicações dos associados. Suspendam já as prestações sem ônus.
Parabéns.
8 bilhões …
Com certeza mais uma Pedalada para mostrar que a Previ não tem capacidade de PAGAR as 12 parcelas do BET suspenso em 2014…
Além do que já podem ter criado uma Reserva para Devedores Mais que Duvidosos que vão consumir 30 Bilhões da Previ que vai financiar o PAC do Esgoto Duto das Empreiteiras do Mensalão FHC&PT.
Fazueli.
A despeito de sua generosidade para com o próximo, ""que devemos ter, sempre".colocar-se no lugar do outro )...o amor que o mestre( o Filho do Deus Vivo , Sr JESUS Cristo) , com sua vida sublime e sacrifício sobrenatural nos ensinou...não deixe de celebrar, com a alegria dos justos, caro Dr Medeiros, os 61 anos de matrimônio..a dádiva da vida que devemos ao Deus Altíssimo , com as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora
Parabéns Dr Medeiros
Paulo
DR
O IDOSO NAO PODE AUMENTAR O NUMERO DE PARCELAS PARA MELHORAR A MARGEM
A BRAÇOS
Doutor José Medeiros
Na data de hoje o sr e a esposa comemoram 61 anos de matrimônio. Que maravilha Doutor. Meus sinceros parabéns aos dois e que ainda continuem a desfrutar por longa data desse momento . Com jovialidade mental e muita saúde. Hoje o comentário é só de vocês. Cuidem-se.
Parabéns Dr Medeiros, que venham muitos anos de feliz convivência!
"Com certeza mais uma Pedalada para mostrar que a Previ não tem capacidade de PAGAR as 12 parcelas do BET suspenso em 2014…"
Também acho. E digo mais, se concordarmos com esse anunciado "prejuízo" de 8 bilhões, em nome dessa inverdade mais cortes virão em nossos benefícios. Aliás, já chegaram! E começaram com ES tornando a renovação ou novas contratações cada vez mais inacessíveis.
Alô senhores diretores, chega de discriminar os nordestinos! Eles também precisam de ajuda! ES PARA TODOS!
Obigado
DR
A PREVI PRECISA DAR A TODOS OS PARTICIPANTES OS BENEFICIOS DE SUSPENCAO PARCELSS E CREDITO
ESPECIAL DESDE QUE O PARCIPANTE
PREENCHA AS CONDIÇÕES REGULAMENTARES E ESTATUTARIAS
ABRAÇOS
Parabéns Dr.Medeiros pelos 61 anos de matrimônio com a Ana. Felicidades!
Na hora que mais se precisa eu como idoso tenho cerceados direito de aumentar o número de prazo para o ES. Antes de tudo é uma discriminação. E o direito do idoso para onde vai. Abraços.
Bom dia, colega Medeiros parabens pelo Niver de enlace. Que Deus conserve a saúde e a paz entre voces. Quanto a Previ acho que a exemplo da ajuda do emprestimo emergencial aos gauchos, poderia fazr algo para os demais idosos do Brasil.
Parabéns Dr. MEDEIROS, Deus o proteja junto com sua esposa. Vida longa aos dois.
Quando é que essa diretoria vai liberar o ES para todos? Estamos nos aproximando de junho, e até agora nada. O pessoal do Rio G. do Sul já foi atendido com créditos especiais, dispensa da carência de 6 meses e com a suspensão das prestações. E para os mutuários nordestinos, no vai sair nada não?! Isso é DISCRIMINAÇÃO! Será que a diretoria vai apresentar o PREJUIZO DE 8 BILHÕES como justificativa para não atender?! Alô presidente!! Os nordestinos não merecem ser discriminados!
Obrigado doutor Medeiros
Caro Colega, 7 07
NA PREVI, SUSPEITO, NÃO EXISTE DIREITO DO IDOSO, NÃO HÁ RESPEITO PELO ESTATUTO DO IDOSO, SALVO MELHOR JUÍZO!
O QUE SE EVIDENCIA,PELO PPRAZO ESDRUXULO, SUSPEITO, É UMA FALTA DE CONSIDERAÇÃO COM OS IDOSOS, MUITOS DOS QUAIS ELEGEREM A DIRETORIA QUE A ELES E AOS OUTROS FAZ DESFEITA...DESILUSÃO TOTAL!
Bom dia e uma boa semana a todos. Que os nossos queridos gaúchos tenham uma semana de recomeço e de grande determinação. A coisa vai ser muito difícil, mas não impossível para quem tem garra como aquele povo. Quanto à nossa Previ, entendo que os benefícios concedidos devem ser de forma geral. Não se pode discriminar os demais participantes de outras regiões. O ESTATUTO é geral para os participantes dos PB's e quando há algum benefício novo em detrimento de alguém, este deve ser estendido a todos os participantes dos grupos de forma igualitária.
A não se proceder dessa forma, sempre haverá novos questionamentos e novas reclamações, mesmo porque as catástrofes, pelo visto, só vão aumentar em todo o planeta devido ao aquecimento global.
Boa noite a todos,eu não sei o que vamos fazer a situação estar muito difícil,a Previ não escuta nosso clamor na pandemia não fizeram nada para nos ajudar agora também.eu disse anteriormente que ficamos com sequelas da pandemia no cotidiano ex: filhos e netos precisando de um suporte financeiro e temos que ajudar ,passamos pela pandemia aos Trancos e barrancos nem um socorro sei que ninguém foi beneficiado mais agora diante dessa tragédia houve um socorro imediato que a situação precisa ,e muito justo mais por que não estender esse socorro a todos,por que a nossa situação a muito tempo estar insuportável todo os dias imploramos por ajuda e não somos ouvidos, relação a essa descriminação, sou nordestina moro aqui no Piauí nao temos turismo por que nao temos mar,
não temos industria, moro na capital Teresina que arrecadações do municipio vem dos salario dos funcionários públicos que gastam no comércio ,nao vivemos tentamos sobreviver cobrindo um santo e descobrindo outro o ano todo eu como mãe
pensionista tenho que ajudar.a seca é o ano todo tudo caro nosso filhos não consegue emprego ficam sem nenhuma perspectiva de dias melhores meu Deus tenha misericórdia de todos nós
Estimados Colegas Aposentados de todo o país,
Vocês não imaginam o que está sendo esta travessia para nós os Gaúchos.
Infindáveis dias de chuvas e frio.
Ventos de 100 km e acima em algumas zonas.
Dificuldade de locomoção, mesmo dentro da cidade de Porto Alegre, para deslocamentos no Estado em estradas que se fazia em 45 minutos, estamos levando 3 horas, quando dá.
Em alguns Municípios já existe uma certo tipo de rebelião contra o Governo Federal e Estadual, até mesmo com prefeito, que está sob guarda policial, por ter subestimado o fator enchente. Momento de muita apreensâo.
Milhares de animais mortos, empestando as águas, já deterioradas por efluentes tóxicos de empresas quimicas em geral, gasolina, diesel, lubrificantes dos Postos de Serviço invadidos pela enchente, outros animais sob severa crise, com a perda de couro e pele. Falta de alimento, pois galpões com ração e suprimentos foram levados pelas águas e também falta de medicação.
Não quero falar sobre perdas humanas que ainda estão sob as águas e lodo, porque me machuca muito.
Se não bastasse, vagabundos, bandidos, canalhas inescrupulosos estão
saqueando as casas sem morador ou até mesmo naquelas que ainda tem gente em andar mais alto.
Não tenho casa alagada, mas estou distribuindo cobertores, comprados no super, mantas, travesseiros, alimentação não perecível, com o conforto de ter recebido prorrogação de parcelas.
Financeiramente fazendo PIx, dentro das possibilidades.
O futuro?
Só vejo mais despesas e a quem ajudar, assim sempre começo pelos mais próximos, a funcionária da portaria que perdeu TUDO, TUDO MESMO.
Para finalizar, teremos que nos preparar para as questões psicologicas daqueles que tudo perderam e que estarâo à merce de gente interesseira, políticos, que virâo lhes oferecer migalhas em troca de favores, ou "milagres".
Idoso, meio cansado de ver tanta tristeza, arrisco pedir para que não se chateem com meu desabafo.
Respeitosas e Cordiais Saudações
Ghost Writer
Irmo. Dr. Medeiros,
Meus parabéns ao casal pela data tão significativa. Imagino quantas lembranças de momentos ininarráveis que só a voz do coração pode expressar. E a netinha advogada? Certamente é uma representação maravilhosa dessa união.
Deus abençoe vocês grandemente.
Me permitirei dessa vez não comentar sobre a enchente
Reportagem
Banco do Brasil aumenta juro médio do consignado apesar de críticas de Lula
Andreza MataisColunista do UOL
28/05/2024 13h29
O Banco do Brasil aumentou a taxa média de juros do crédito consignado ao mesmo tempo em que a Selic (taxa básica de juros) teve redução… - Sem citar especificamente o BB, o presidente Lula (PT) já fez duras críticas ao juro do consignado. No ano passado, reclamou que trabalhadores pagavam mais juros do que empresários… - Dados do Banco Central consultados ontem (27) pelo UOL mostram que 34 bancos cobraram, em média, taxas mais baixas do que o BB no consignado para aposentados do INSS entre 7 e 13 de maio… A presidente do BB tem mencionado a lucratividade do banco para rebater críticas ante a tentativa do banco de reajustar o salário dela em 57%, rejeitada pelos acionistas
Ibovespa aos 122.000 pontos e Vale aos 63,00, em queda livre. Mais uma vez, a continuar a situação, certamente a Previ vai amargar um baita prejuízo.
Certamente a chapa da situação que ganhou as eleições deverá ter a competência para lidar com a situação, conforme amplamente divulgado em suas propagandas eleitorais, inclusive com apoio da ANABB.
Espero, no entanto, que não venham a falar em contribuições extras para adequação do plano, pois quando sobra muito superavit, no caso estava em 14 BI, ninguém cogitou em distribuir os resultados, ou até mesmo, amenizar a vida dos participantes, como o acerto do calote do BET e inibição das contribuições após 360 meses.
Renovei o ES para 280 mil em menos de 10 dias já atualizou o valor em quase 700 reais é muito juros e correção em pouco tempo.
E a Siderúrgica Guerdau que fechou uma usina em Minas. Não aguentou o aço chinês. Esses além de abocanhar mercados vão quebrar muitos. Dizem que o setor elétrico brasileiro já é quase todo deles.
Amigo fico feliz por você ter renovado seu Empréstimo Simples pois para mim estão me negando, mesmo adimplente. Pegaram nojo da minha cara ou da minha matrícula. Cortaram relações. Também não voto mais em eleições Previ/Anabb.Todos uma hora vão chegar lá. Qual é o prazo de um velhinho? Acabou. Essa turma despreza velho.
Parabéns! Para mim, a nossa PREVI diz: "Atenção! 05/06/2024 - Matrícula com impedimento para concessão/renovação/renegociação. ". Será que é por estar sempre adimplente?
Ao anônimo de 29 maio as 19:56
Perfeito o entendimento. O que houve nos fundos Postalis, Petrus e Funcef todos sabem. Já na Previ não se trata daquilo. É outra coisa. Mas você colocou muito bem. Não fazem nada pelo associado. O que fazem é pelo trinomio: Banco, acionistas e por eles próprios.
De uma coisa tenha a certeza. Se a Previc chamar , o estouro é no nosso. Disso não devemos duvidar.
Amigos desse blog. Alguém com o conhecimento saberia me informar qual o cálculo que a Previ desenvolve para atribuir ao associado margem ou limite para acesso ao Empréstimo Simples. O cálculo não é somente sobre o provento bruto? Tem de se abater que verbas para o cálculo? Com a palavra quem sabe. Mas gostaria com a maior exatidão possível. Grato a vocês.
Amigo pega o valor bruto e deduza o valor da contribuição mensal da previ e deduza também o valor do imposto de renda, desse valor apure 35 por cento, essa é a sua margem. Valeu.
Ao anônimo das 15:43
Você referendou o que eu pensava. Ah, errei no percentual. Pensava eu em 30% mas o correto é 35%. Sem palavras pela ajuda.
Achando que ia melhorar a margem ou aumentar um pouco o valor do beneficio, que é de um Salario Mínimo, cancelei a CCAPEC que pagava há mais de 40 anos. Em nada adiantou, infelizmente. Gostaria que a Previ dissesse o que mais devo deixar de contribuir para ter direito a renovar o ES. Será para a CASSI?
Obrigado
Aproveite e liga na Previ se ainda podes recuperar a CAPEC e continuar pagando
Meu caro anônimo de 02/06 às 21.11hrs não faça isso. Peça a PREVI para estornar o cancelamento. O CAPEC é muito importante.
Somente contribuição e ir contam para margem resto Fica de fora
Bom dia a todos e ao colega Medeiros,
Ouvimos muitas reclamações aqui mormente sobre o ES. Pensando cá com meus botões tive uma ideia que penso poderá resolver: O nosso querido presidente do Brasil manda e desmanda na PREVI. Assim, basta chegar nossos reclames até ele. Como? Através de um deputado ou senador da base aliada que são muitos. Se alguém aqui no blog tiver um conhecido em Brasília, o negócio estará resolvido.
Ha previsao da data de retorno das atividades da AAFFBB RS, esta fazendo falta
CAPEC - Colega de 3 de junho de 2024 às 11:09.
OBRIADO POR ME ORIENTAR LIGAR PARA A PREVIR E PEDIR ESTORNAR O CANCELAMENTO. EU LIGUEI E PEDI, MAS A ATENDENTE FOI TAXATIVA EM AFIRMAR QUE NÃO ERA POSSÍVEL, ALEGANDO COMO MOTIVO A IDADE JÁ AVANÇADA, 70 ANOS.
Obrigado doutor Medeiros
CAPEC, se a capec está pesando no orçamento melhor cancelar mesmo, o problema é agora e não quando a pessoa falecer, melhor ter qualidade de vida do que ficar pagando seguro para quem vai ficar depois que nós falecermos.
Meu capec é do valor maximo ou seja de R$ 515,91 para um seguro de R$ 264.000,00
Mas a questão é agora em vida, os valores dos seguros podem tá fazendo falta então eu particularmente estou pensando em cancelar o meu, mesmo tendo 70 anos, vamos supor que eu viva mais 30 anos e complete os 100 anos ?
Esse valor nao vai se manter por muito tempo ou seja com o tempo vai aumentar o valor do seguro e a contribuição, então é uma decisao individual.
Já criamos os filhos e acho que nessa altura da vida devem tá encaminhados.
Cada um faça suas contas e veja se compensa ou não cancelar.
O ideal seria se pudéssemos sacar até metade do seguro para aproveitarmos para ter uma melhora na qualidade de vida
Prezado colega de 05/6 - 07:18
Infelizmente a CAPEC não funciona como um fundo em que se vai contribuindo ao longo da vida e formando um montante.
O sistema dela se baseia na regra simples, ou seja, ao final de um ano, é efetuada uma avaliação de eventuais sinistros para o ano seguinte e estabelecidas as contribuições, bem como o valor da indenização.
Então ela não dispõe de reservas que possam ser antecipadas.
Sim colega mas circulou entre os participantes há cerca de uns 10 anos a fala ninguém menos do que um ex-presidente da Previ sobre operação de empréstimo, baseada a Capec. Onde há fumaça, há fogo. Obrigado Dr. Medeiros.
Entendo sua consternação, prezado colega, mas na CAPEC não existe qualquer recurso para bancar empréstimos ou antecipações.
Quem falou faz uns 10 anos não sabia sobre o que falava.
Dr. Medeiros, se o senhor ex-presidente falou mesmo em vincular alguma linha de crédito à Capec(Onde há fumaça,...!), vale lembrar que ele foi nada menos do que Diretor de Crédito do BB, ou seja, sabe bem o que falava. Obrigado.
Colega, talvez o Diretor a época não tenha sido bem assessorado.
Fica a dúvida...
Postar um comentário