TCHAU CHUVAS, É HORA DE RECONSTRUIR

terça-feira, 4 de junho de 2024

Hoje amanheceu um dia lindo, com sol radiante, aqui em Porto Alegre.  A previsão é de tempo bom até a próxima semana. As chuvas impertinentes foram embora por um tempo. Tchau para elas. Não deixarão saudades. Ao contrário, deixarão um rastro de destruição e de tristeza.


Mas chegou finalmente a hora de reconstruir. De reparar os estragos, físicos e emocionais, de recompor a alma amargurada e de ir para a frente do caminho da vida.

Eu tenho uma maneira de enfrentar as vicissitudes e os problemas que a vida me oferece. Quando criança eu li o livro da Poliana e me encantei com a filosofia da personagem. Ela dizia que tudo o que acontecia com ela, mesmo as coisas ruins, era para o bem dela. E não se abatia com as desgraças.  A mesma atitude da personagem principal do livro e filme O tempo e o vento, que dizia sempre que amanhã seria outro dia e que daria um jeito na vida.

Então eu penso assim. Alguns me criticam. Otimista demasiado, irrealista, sonhador. Não vê a realidade ?
Vejo sim. Participo. Nas enchentes sempre estive na linha de frente ajudando. Com meu filho Ber fizemos mais de 50 resgates de pessoas e mais de 200 de animais, cães e gatos, que sujaram todo o carro, nervosos que estavam. O meu carro sofreu um acidente. Só danos materiais. Paciência, tenho bom seguro. Não é do BB, desisti dele por causa da imensa burocracia. É da Liberty. Vi de perto a tragédia humana de quem perdeu tudo.

E agora colaboro na reconstrução. Porém vou ter que dar uma pausa. Não sou de ferro e tenho 86 anos conquistados no dia 26 de maio. Aliás, ao contrário de muita gente, continuo amando o mês de maio, apesar dos pesares.  Mas vou relaxar um pouco em Gramado. A reserva já estava feita para comemorar as bodas de 61 anos e era não reembolsável.

A sede da Afabb RS no centro de Porto Alegre está com a rua sem água. O Guaíba baixou. Mas a luz ainda não foi ligada. Aguardamos com ansiedade. Meu computador de trabalho está lá.

E a Previ continua amargando resultado deficicitario pois o Ibovespa baixou mais, caindo para 122.000 e a Vale derrubada para 61 reais. Uma conjuntura ruim, com inflação em alta e os juros certamente deixarão de baixar. E o presidente Fukunaga , conforme notícias , foi aquinhoado com mais um cargo de conselheiro bem remunerado no aeroporto de Guarulhos, por sinal uma tarefa difícil de gestão para um formado em história .Ao mesmo tempo e também relacionado a Guarulhos renúncia o diretor de investimentos da Petros, o competente Wernek.

Dias melhores virão. A esperança tem que se manter sempre viva. Até a volta.

43 comentários:

Anônimo disse...

Concordo totalmente com esse lindo texto. Eu aprendi com minha própria vida que as vezes acontece uma situação ruim para dar lugar para uma outra melhor.
Eu acredito que as vítimas das enchentes podem ficar muito bem no futuro. E eu estou torcendo muito por vocês.

Anônimo disse...

Fukunaga é o novo Conselheiro da Gru Airport, com o salário de 96 mil. Somado ao que recebe da Previ, pra que se preocupar com Emp. Simples, calote do BET, cobrança de contribuições e etc, etc.. Os velhinhos caloteiros que se explodam!!!!!

Medeiros disse...

Será que os honorários são mesmo de 96 mil ? Achei alto demais. Antes havia proibição de dirigente da Previ acumular dois cargos em conselhos de empresa . Agora parece que não tem mais ou estão transgredindo normas.

Anônimo disse...

Site Antagonista de ontem, diz sobre a nomeação do Fukunaga.

Nildete disse...

Bom dia!

Parabéns, doutor Medeiros! O senhor tem 86 anos e muita sabedoria. Que Deus te conceda muita saúde.

Anônimo disse...

Alguém do RS que solicitou o ES especial já recebeu alguma resposta ou crédito do valor?

Anônimo disse...

Anon 03.06 11.29
Ótima ideia. Também podemos enviar mensagens no "Fale com o Presidente". Se um número expressivo de mensagens forem enviadas ao Presidente Lula pode ser que tomem alguma providência.

Anônimo disse...

CAPEC - Concordo com o colega de 04.06.2024 às l8:59h, quando diz: "melhor ter qualidade de vida do que ficar pagando seguro para quem vai ficar depois que nós falecermos".

A Capec deveria fazer igualmente faz a BrasilPrev, isto é, devolver as contribuições feitas pelo segurado em caso de desistência por absoluta impossibilidade de continuar contribuindo. Não é justo que ela, a PREVI, fique com todo dinheiro já pago durante 40, 50 anos de contribuição sem oferecer a ele, segurado (em vida), nenhuma compensação.

Grato

Anônimo disse...

Fica para os descendentes

Anônimo disse...

Me lembro que meu falecido pai tinha um seguro do GEAP e ofereceram a ele um valor que era mais ou menos 1/5 do valor a ser reduzido, ou seja se o seguro foi reduzido em 200.000 ele receberia 40.000,00 por aceitar essa redução do valor segurado.
Vamos supor que alguem tenha o seguro maximo da CAPEC vamos arredondar para 250.000,00 então ele receberia 1/5 para reduzir ou sair do seguro, receberia 50.000,00 para sair ou uma hipotese de ele reduzir para 150.000,00 receberia 20.000,00 que é 1/5 do valor reduzido que foi de R$ 100.000,00

Anônimo disse...

Se a CAPEC seguisse esse exemplo citado do GEAP eu sairia na hora, alguem disse ai em cima que a questão é a vida agora.
De que adianta pagar um seguro e ficar apertado, viver a vida agora é que precisamos.

Anônimo disse...

se deixar de pagar nao fica pra ninguem colega.

Anônimo disse...

Depende do objetivo de cada um. Eu tenho a Capec pensando exclusivamente em deixar para o meu filho. E também pago Previ Família. Gostaria que meus pais tivessem feito isso por mim.

Anônimo disse...

Conforme a própria Previ define a Capec visa a segurança e tranquilidade da família. Ou seja, não é um investimento para uso próprio. Se for para uso próprio seria melhor não ter Capec e usar a mensalidade que é paga por muitos anos ou aplicar na poupança por exemplo.

Anônimo disse...

CAPEC só paga quem pode. É burrice viver se endividando para manter um plano sabendo que ao falecer só vai restar credores cobrando dos herdeiros as dívidas deixadas. E se parar de pagar é burrice também pois a PREVI/CAPEC/BB é quem abocanha tudo que foi pago, não devolve um centavo.

Felipe Osório da Silveira disse...

Meu pai faleceu em 2014 eu e minha irmã recebemos o valor do seguro da Capec, imagina se tivesse cancelado, perderia toda contribuição

Anônimo disse...

Colegas,

Retirado do site Previ :

"Wagner Nascimento destacou a importância do voto e da pluralidade na gestão da Previ. “Agradeço aos associados e às associadas que participaram dessas eleições e exerceram sua voz neste processo democrático nas urnas. Tivemos a recondução de diretores indicados pelo banco e novos membros eleitos para nosso colegiado. "
" O período de campanha e as trocas foram fundamentais para falarmos do trabalho que tem sido feito na Previ, que tem foco total no associado e na melhor gestão do nosso futuro”, ressaltou."
Destacamos: " FOCO TOTAL NO ASSOCIADO "
BET ?, prazo do ES para os idosos? Devolução do BET pelo BB?
Creio que é a pauta mais importante para os aposentados. ou...





Anônimo disse...

Eu já cancelei a Capec para aumentar a margem para o ES há muitos anos. Me arrependo imensamente.

nonipires disse...

Será que a Capec não poderia transferir para Previ Familia. Eu faria para meus filhos.

Anônimo disse...

Cda um decide por si, se pode pagar a Capec paga, se não pode pagar cancela.
Se puder pagar e não fica apertado continua pagando, simples assim.
Agora a Previ poderia dar essa devolução tipo como li aqui 1/5 do valor do premio para quem quisesse cancelar ou alguma formula onde a idade entrasse nos calculos.

Anônimo disse...

CAPEC depende de cada um. Do conceito e da situação de cada um. Não tem uma regra única para todos.

Anônimo disse...

Não conta pra margem

Fernando Lamas disse...

Caro e ilustre Doutor Medeiros, "irmão mais velho", a comunidade católica celebra hoje o Sagrado Coração de Jesus. Deus ama a sua criação, sem acepções, sem exceções. Sinto o Brasil nervoso. No nervosismo, o amor mútuo fica prejudicado. Bom seria cada um imitar o amor divino. Um credor severo vê alguns dos seus devedores no chão de joelhos, a chorar e não se sensibiliza ofende a Deus. É como imaginar nossos semelhantes gaúchos nessa calamidade, verem ajuda nenhuma, por parte da comunidade. Lamentável. Mas o amor divino triunfará. Eu confio. Grato por tudo.

Anônimo disse...

Como será a atitude dos nossos representantes na vale após a inclusão da empresa na lista suja do trabalho escravo. Será que o valor da companhia vai diminuir? Para refletir será que é factível os representantes da previ serem também representantes de uma empresa que é tão importante na formação do resultado ou isso é conflito de interesse?

Anônimo disse...

A PREVI, com base no tão propalado programa de respeito aos direitos humanos e outros itens, teria a obrigação de exigir da Vale a extinção de qualquer tipo de trabalho escravo ou a ele assemelhado, estensível a medida as empresas por esta contratadas.

Anônimo disse...

Sem desejar abrir controvérsia e em complemento e a título de esclarecimento:

"... Regime Financeiro de Repartição Simples - regime que fixa taxa de custeio dos benefícios contratados de modo a que produzam receitas equivalentes às despesas do exercício."...

Fonte: Itens explicitados no Regulamento da CAPEC - in fine

Anônimo disse...

A Previ não irá mover uma palha nessa questão de trabalho escravo na Companhia Vale. Afinal na galinha que bota ovos de ouro não se tira as penas. Penas se tira é dos velhinhos pagadores do empréstimo simples que lhes sufoca e os adoece. Mentira? A Companhia Vale traz dividendos vultosos a Previ, remuneração ou não será ela, aos entendidos em mineração, como a Previ vai comprar essa briga?

Aldoripes FERREIRA disse...

Bom dia, lutador Medeiros, que o G.A.U. o proteja com muita saúde. A liberdade de expressao é uma coisa maravilhosa, pena que muitos somente levam para o lado obscuro do furor politico. A verdade é que mudaram os tempos, hoje perdemos preciosos segundos da vida defendendo ideologias que nada somam. A historia nos mostra que ciclos passam e o povo somente tem sofrido, os ganhos reais são pequenos: hoje vivemos mais, mas perdemos a essencia do amor ao próximo, o importante é juntar materiais fisicos e poder, o vizinho que morra de fome. Saudoso tempo que ninguém precisava implorar ajuda, as pessoas sabendo da necessidade, estendiam e dividiam o pouco, fazendo muito. Somente quem tem que implorar um pedaço pão sabe onde se tem razão.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Dr. Medeiros.
Com sua licança, peço divulgar o que acabo de publicar:

Banefícios da PREVI ameaçados

http://www.previplano1.com.br/2024/06/beneficios-da-previ-ameacados.html

Em razão da extenção da maty´[eria, como abaixo, publique ao menos o link que leva ao texto original.
Grato,
Marcos Cordeiro de Andrade

Aristophanes disse...

Prezado Dr.Medeiros.
É importante e oportuno ampliar a divulgação da advertência feita pelo competente e atento colega Marcos Cordeiro. É bom lembrar que a estratégia dos usurpadores, em suas malandras “abocanhadas”, é sempre a mesma: começam, comendo pelas beiradas. E os entreguistas sopram, para não doer. Procurem ler “Benefícios da PREVI ameaçados – Marcos Cordeiro de Andrade(08/06/24)
DECRETO Nº 11.543, DE 1º DE JUNHO DE 2023”

Anônimo disse...

Colega de 8 de junho de 2024 às 02:38

Minha abordagem foi somente a respeito do campo social.
Lógico que a vista dos interesses economicos, a PREVI, se adotar alguma providencia, o fara com o necessário cuidado para não depenar galinha tão preciosa -- no momento, pois os chineses ja estao buscando minério de ferro em outros lugares.

Anônimo disse...

O irmão Aldoripes FERREIRA, ao desejar a proteção do G.A.D.U. (Grande Arquiteto do Universo) a divindade da Maçonaria, explanou muito bem a falta de solidariedade de nossa sociedade e lamentando igualmente o uso indevido da liberdade de expressão ou a não existência dela em nosso país.

Miro disse...

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/preco-gasolina-sobe-nesta-semana-compensar-desoneracao-folha/
Viu, depois de tantos debates entre PHD, encontraram a solução: o nosso bolso! Até o meu Totó já conhece essa velha e única fórmula Tupiniquim para equacionar as contas públicas! Parabéns, Totó! Vai ganhar o Nobel!🐕🐕🏆🏆🏆

Anônimo disse...

ACORDA, GENTE! Ameaçados, não! Os Benefícios já estão sendo efetivamente aviltados, há anos. A Previ vem reduzindo seus valores principalmente dos velhinhos do Plano 1, há décadas. Nós é que, por burrice, não percebemos. Começou com a suspensão do BET, a cobrança da contribuição Pessoal Previ, e aumentou o saldo devedor do ES exageradamente de modo a tornar o empréstimo inacessível para muitos. E agora está forçando a cancelar a CAPEC para não pagar o prêmio, principalmente para aposentados do Plano 1. A pergunta agora é, QUANDO É QUE VAMOS REAGIR?

Anônimo disse...

Essa notícia do anônimo de 10.06 as 17:15

Que conversa é essa que a Previ está forçando a CANCELAR a CAPEC principalmente do pessoal do Plano 1. Por gentileza. Donde saiu esse absurdo?
Mexeu em direitos , em contratos, já vou entrar direto no Judiciário contra a Entidade e seus prepostos. Pago isso a 50 anos agora vem essa conversa? Enterrei esse monte de dinheiro lá pra que afinal? Cancelar o quê???????

Anônimo disse...

Colegas,

Extraído de comentário acima:

"A PREVI, com base no tão propalado programa de respeito aos direitos humanos e outros itens"

Respeita os idosos? Aplica prazos decrescentes afim de sufocar os idosos no ES.

Respeita os direitos não pagando o BET e nem sequer solicitando ao BB a devolução do que levou? suspeito eu, que não tem nenhuma preocupação com os mais idosos.

Aos que viverem mais , creio que terão mais dissabores enquanto os valores nos cofres se agigantam.

TFA


Anônimo disse...

Isso de aplicar prazos decrescentes no ES para sufocar os mais idosos só tem um nome: CRIME CONTRA IDOSOS. Isso mesmo. UM CRIME CONTRA QUEM NÃO PODE SE DEFENDER DOS PODEROSOS QUE PODEM TUDO!! Uma maneira de afastar velhos e trambiqueiros de ter acesso ao empréstimo. Vá que esse cara adoeça, pois já é velho e morra. Ficamos com o prejuízo. FQM é fake.

Anônimo disse...

O cancelamento da CAPEC é ato equivocado na tentativa de liberar MC do ES.
A Previ deveria DIFICULTAR e coibir esse ERRO!

Se o CD quer provar que tem BOA-FÉ, ofereça opção de ESTORNO do Cancelamento CAPEC.

Fazueli

Anônimo disse...

Ao colega TFA 11 de junho de 2024 às 10:26

Voce citou minha frase parcialmente e fora do contexto.

Favor retificar.

Aqui é o também anonimo de 7 de junho de 2024 às 23:30

Anônimo disse...

Quanto a CAPEC eu nela constitui pecúlio desde meu ingresso no BB e, a medida que os adicionais foram sendo apresentados, deles fiz questão de participar, pois tinha casado e meus filhos nascendo e crescendo.

Vejo, particularmente, vantagens na CAPEC:
1. O Regime Financeiro de Repartição Simples abrange somente o período de um exercício, o que reduz bastante o premio a pagar mensalmente, comparativamente a indenização contratada.
2. A indenização não entra em inventário e é isenta de imposto de renda.
3. Minha esposa e eventualmente algum filho (o desemprego hoje esta em todas as areas) podem necessitar desse auxílio.

De outra parte também constitui o especial, pois pensei na possibilidade, mesmo remota, de precisar de maior suporte financeiro para atender as necessidades dos filhos, caso lhes faltasse a mãe.

É o que penso.

Anônimo disse...

Fora de contexto,

"A PREVI, com base no tão propalado programa de respeito aos direitos humanos e outros itens,
teria a obrigação de exigir da Vale a extinção de qualquer tipo de trabalho escravo ou a ele assemelhado,
estensível a medida as empresas por esta contratadas."

No contexto.

TFA

Anônimo disse...

Se pagamos o FQM não deveria ter redução no prazo dos mais idosos.

Anônimo disse...

ATENÇÃO PREVI

EM NOME DA VERDADE VOCÊS TEM QUE DIVULGAR COM CLAREZA NA CAPA DE VOSSO SITE QUE A CAPEC NÃO CONSTITUI ÓBICE PARA MARGEM DE VOSSO EMPRESTIMO. PESSOAS QUE CONTRIBUEM A DÉCADAS NÃO PODEM SER LEVADAS AO CANCELAMENTO POR FALTA DE ESCLARECIMENTO.