CAPEC, CASSI E PREVI

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Por causa de aperto financeiro e de liberação de margem para contratar ES, muito se tem falado sobre a CAPEC ultimamente aqui no blog, inclusive com afirmações equivocadas sobre tal matéria.


A CAPEC é um pecúlio, é similar a um seguro, mas não é seguro.  O montante acumulado da CAPEC é oriundo exclusivamente das contribuições dos participantes.  Os beneficiários são os cônjuges e os descendentes, em geral.  Eu pago a Capec desde 1957, quase setenta anos e tenho só de mim para a minha esposa ou, na falta dela, os filhos. Não tenho o especial, dela para mim.

Nos EEUU existem apólices que permitem negociação para recebimento em vida. Alguns colegas levantaram essa hipótese é estudos foram feitos nesse sentido sem lograr êxito, por óbices jurídicos.

O que não deve acontecer é o cancelamento da CAPEC em seu estágio final, quando a pessoa atinge idade avançada e se aproxima da morte. O valor do CAPEC em torno de 250 mil faz falta aos beneficiários. Eu faço inventários de colegas falecidos e o montante recebido serve para quitar dívidas e pagar todas as despesas do inventário.

A CASSI divulgou medidas de socorro aos colegas penalizados pelas inundações aqui no RS suspendendo a cobrança da co participação até agosto, medida que havia sido reivindicada aqui no blog.  Tem também outras providências para atenuar as dificuldades dos atingidos pelas enchentes.

Sobre a Previ existem muitas preocupações com as notícias que vem sendo divulgadas a respeito das intenções do atual Governo com a atuação dos fundos de pensão nos projetos de infraestrutura com garantia apenas de debêntures e com a flexibilidade de normas a respeito da responsabilidade de dirigentes por suas decisões em investimentos.

Além disso os números dos resultados até maio são desastrosos, já desapareceu todo o superávit e no momento amargamos déficit, com a Vale despencando na bolsa com a ação a menos de 60,00, por causa da intervenção política na empresa. 

Muito oportuna e como sempre muito bem argumentada a narrativa de Marcos Cordeiro demonstrando toda a sua preocupação com os riscos que a Previ está correndo que pode comprometer todo o patrimônio acumulado ao longo dos anos e que está a exigir ação imediata de nossas entidades.

Apesar dos meus 86 anos fui convocado pelo Carvalho para participar de. Nova empreitada para tentar evitar que o pior aconteça. Não sou de fugir da raia. 




55 comentários:

Anônimo disse...

Senhores,

Caro Doutor JOSÉ BERNARDO DE MEDEIROS NETO, Emérito Baluarte Gaúcho

A gande pergunta:

PORQUE ESSE GOVERNO ESTÁ AÍ?

Porque tenho que pagar o preço de decisões de quem não elegi?

Porque, SEMPRE, os mais idosos tem que arcar com os custos de medidas estapafurdias, mal concebidas, mal calculadas, quiçá com intenções deletérias, suspeito eu?

Então, justo quando mais precisamos de tranquilidade, cuidados com a saúde mental, física e financeira, vem o governo e atribula nossas vidas em seu momento mais delicado.

Certo da sua constante e inteligente participação em nossa defesa, deposito em suas mãos nossa esperança na proteção de nossos valores, conquistados por decadas.

Vida Longa e Digna caro Doutor!


Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer



Anônimo disse...

Bom dia a todos. Primeiramente a falta de participação dos aposentados nas eleições do nosso plano de benefícios, PB1, vai nos fazer muita falta. Todo o superavit de 14 BI já foi por água a baixo. A continuar a atual política de governo, a Previ em breve vai nos apresentar um resultado deficitário do mesmo tamanho, agravado pela intenção do governo em enfiar os fundos de pensão em obras do PAC, grande parte do nosso patrimônio pode correr sérios riscos financeiros. Então a boa gestão da atual administração, ora reeleita, vai nos chamar para mais uma vez pagar a salgada conta. Falta de avisar não, foi pelo Dr. Medeiros e por diversos colegas através de mensagens no blog, inclusive chamando o pessoal para votar, para não se ausentar. De nada adiantou. Então vamos aguardar e ver no que vai certamente sobrar para nós. Fico muito triste com tudo isso. Espero no entanto, que os administradores que colaborarem com os mandos e desmandos do governo, sofram severas punições judiciais, inclusive com a perda pessoal de patrimônio dos envolvidos.

Anônimo disse...

Alguém do RS pediu crédito especial pra previ já obteve algum retorno?

Anônimo disse...

Doutor Medeiros
Excelente sua dissertação sobre CAPEC. Acho que dirimiu dúvidas de muitos. Meu pecúlio acima de 260 mil. Jamais sonhei em cancelar apesar da Previ me cancelar no Empréstimo Simples.
Hoje é dia dos namorados 12 de junho. Vai sair para um jantar romântico ou vai comemorar no lar? Não pode é passar em branco.

Anônimo disse...

Boa tarde a todos,

Na minha opinião todos os equívocos deste governo, com reflexos negativos em toda a economia inclusive os ricos fundos de pensão, são devidos à proteção que tem principalmente do STF mas também de muitos deputados e senadores da oposição que lhe são coniventes. Na Câmara as exceções são Gustavo Gayer e Nicolas Ferreira. Assim não há maneira de evitar o precipício circundante.

Miro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O plano CAPEC é quase como um SEGURO DE VIDA qualquer, isto é, o prêmio só é liberado com a morte do titular. E só contrata e mantém quem pode pagar. O que não é o caso da grande maioria dos aposentados do Plano 1, cujos benefícios vem diminuindo assustadoramente em função de direitos que lhes vem sendo cortados (BET, participações nos lucros da Previ, etc) e imposição de contribuições (Contr. Pessoal Previ, etc.) e o pagamento das prestações do ES cada vez mais altas.
E pelo visto a opção por cancelamento da CAPEC tenderá a aumentar, a menos que alguma medida de ajuda aos mencionados segurados, aposentados mutuários do oneroso ES seja tomada.
Vale lembrar que quem opta pelo cancelamento, não o faz por capricho pessoal não! É por necessidade mesmo! É também por entender que é mais sensato levar uma vida com dignidade juntamente aos familiares do que se endividar todo e passar para herdeiros a responsabilidade de pagar dívidas deixadas com o dinheiro do seguro contratado. Obrigado, doutor Medeiros

Anônimo disse...

Boa noite a todos vejo aqui que tem colegas que estão atribuindo a dois deputados de baixo clero a tábua de salvação deputados esses que o currículo é vergonhosos sem projeto só sabem lacrar pra ter engajamento nas redes sóciais informo a quem achar que sou petista engana-se não voto em ninguém a muito tempo, e só olhar quais os projetos deles que não tem nenhum,a muito tempo a previ não faz nada para nos ajudar nem na pandemia vamos ser coerente tivemos no mês passado uma eleição a maioria não votaram ,como querem mudança se quando tem oportunidade não fazem nada,mais respeito a opinião do colega,que já deve ter muita experiência de vida

Anônimo disse...

Eleições Previ nao se ganha…

Anônimo disse...

perfeito seu texto. so quem sabe se deve ou nao cancelar a CAPEC ou qq outro seguro é a propria pessoa.

Tereza Fleury disse...

concordo totalmente com vc colega! vergonhoso falar em Nicolas Ferreira e Gustavo Gayer.....2 oportunistas

Anônimo disse...

Bom dia a todos. Entendo que a Previ vai ter que fazer uma repactuação nesse ES, que de simples só tem em achatar o valor recebido pelos participantes. Lembro bem de quando fiz dois empréstimos imobiliários pela PREVI, passamos muito aperto, o valor da prestação era muito alto e o bem não pagava a dívida. Penamos muitos anos com isso, até a repactuação, quando liquidamos os financiamentos. Nunca mais entro nessa de empréstimo imobiliário. Tenho esse tal de empréstimo simples, mais uma vez vem nos penalizando quase da mesma forma. Deveria ser feito pela Previ uma repactuação com o valor das prestações mais em conta para pagamento e acabar com esse tipo de empréstimo, que pelo visto, é muito mais oneroso que os dos demais fundos, como PETROS E FUNCEF.

Anônimo disse...

Colega,

Quem não vota é omisso! Sra. Tereza, melhor ser oportunista ou ..............?, a oportunidade revela os dois lados......... os que tem processos nos tribunais ou os que falam abertamente o que a mídia escancara aos quatro ventos....Dizem que o pior cego é aquele que se recusa em enxergar, mesmo o que está escrito e propalado em toda a terra.
Aceito a replica e a tréplica e também a verdade, sem narrativas infundadas.
E viva os gastos, inflação, dívidas aumentando vertiginosamente, escândalos do arroz, milho, viagens e por aí vamos, a passos largos, com destino certo, a ruina, inclusive os proventos do dia 20, via PAC.
Pensamentos e opiniões divergentes fazem as criaturas pensarem um pouco mais, instruindo-se e abrindo caminhos para entender o quanto os fundamentalistas atrapalham suas posições.
To na escuta!

Anônimo disse...

Perfeito. Perfeito. O que? Os comentários de 12 de junho as 15:33 e de 13 de junho as 08:22. Também passei por esse verdadeiro inferno patrocinado pela Previ denominado EMPRESTIMO IMOBILIARIO quando após 10 anos de pagamentos ininterruptos tive que tomar providência drástica pois o tal saldo devedor ainda era maior (MUITO) que o valor de mercado. E hoje nesse EMPRESTIMO SIMPLES também estão tirando o coro, como se diz, dos mutuários fazendo absurdos só por que a pessoa é idosa demais no conceito deles, enquanto eles tão aí sentados no déficit que eles mesmos ajudam a criar junto com o mercado, loucos que chegue o fim de ano para nós dar o recado. Façam dívida em qualquer lugar do mundo, menos nessa Previ.

Anônimo disse...

chamar oportunistas é desconhecer a atualidade politiqueira do Brasil.

Anônimo disse...

Repactuacao e a única saída para os endividados do empréstimo simples.

Anônimo disse...

Pela rrpactuacao do ES.

Anônimo disse...

De pleno acordo com você colega. Esses dois excelentes deputados estão entre outros que denunciam as falcatruas do governo atual e que desmentem continuadamente as “ verdades “ ditas pela mídia “ estatal “. Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

E o Banco do Brasil que é o manda-chuva na Previ não diz nada. Depois ficam mandando mensagem para adquirir seus produtos. Primeiro desarrochar o que a Previ está fazendo com os endividados. Ruim pra imagem de vós. Que a sra. Presidente tome providências. Basta se comunicar e marcará um golaço.

Anônimo disse...

Temos que achar uma maneira de denunciar na imprensa, o que essa diretoria reeleita, vem fazendo com os "ASSISTIDOS". Relatar todos as maldades e principalmente, o CALOTE do BET. Vemos com frequência a PREVI publicando elogios e metas atingidas, parecendo a empresa perfeita e preocupada com o bem estar dos seus participantes o que não é verdade!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 15:44. É verdade! Mas convém lembrar que, se acontecer de aumentar os pedidos de cancelamento da CAPEC por motivo de incapacidade de pagamento, quem sairá ganhando no final das contas é a PREVI/BB. Pois se desobrigam de pagar o prêmio.
Já pensou quantos bilhões de reais a PREVI economizaria caso uns 10 mil aposentados do Plano 1, por exemplo, cancelassem CAPEC (R$ 250.000,00 de prêmio cada? Mais de R$ 2.500.000.000, (dois bilhões e quinhentos milhões de reais). Seria um excelente negócio para os cofres da PREVI, em detrimento da miséria dos desistentes especialmente aposentados do Plano 1.
ALIÁS, cabe aqui uma pergunta: Quem garante que não é essa a intenção da Previ, isto é, enfraquecer cada vez mais financeiramente esse grupo de aposentados, tornando-os incapacitados financeiramente de pagar a CAPEC para atingir tal objetivo?

São apenas perguntas!

Anônimo disse...

So a dilação do prazo de pagamento, com consequente redução do valor da prestação mensal, e que os superendividados conseguirão fazer frente ao onus do ES.

Uma outra alternativa, utilizada pelo governo federal por volta de 1984 nos empréstimos rurais, seria reduzir os percentuais de encargos incidentes sobre os saldos devedores.

Acredito, por força do espírito de solidariedade, que os nao tomadores do ES concordariam com tais medidas.

Urge adotar providencias para deixar nossos colegas ao menos dormirem sem maiores inquietações, muitos, aliás, ja no final de nossa vida terrena.

É o que penso.

Anônimo disse...

Anonimo de 13/6 - 16:44

Disse:
..."ALIÁS, cabe aqui uma pergunta: Quem garante que não é essa a intenção da Previ, isto é, enfraquecer cada vez mais financeiramente esse grupo de aposentados, tornando-os incapacitados financeiramente de pagar a CAPEC para atingir tal objetivo?"...

Digo:
Desculpe, caro colega, mas lançar a PREVI em um imbróglio desse tipo, ou seja, alvitrando "terra de ninguém", a mim parece exagero e indagação sem qualquer fundamento.
Nao sou o dono do blog, mas tal dito jamais passaria por minha moderação.

Felipe Osório da Silveira disse...

Previ está descontando parcela do ES mesmo após ter pedido a suspensão.

Anônimo disse...

Boa noite! Alguém sabe me dizer se eu renovar um empréstimo hoje a Previ me devolve a parcela que seria debitada no próximo dia 20/06? Pq a primeira parcela.da renovação seria paga no dia 20/07 ...

Anônimo disse...

ES ja alterou Saldo Devedor
- Contracheque sensibilizou Saldo
Abriu Margem no TETO 280k

Anônimo disse...

ES PB1
Amortizações de 20.06 já impactaram saldo devedor.
Pode ter aberto margem no Limite 280k
- renove o ES com menor saldo, resulta maior valor líquido.

Anônimo disse...

O valor da Capec 250 mil é irrisório se desde que entramos no BB depositassemos na poupança o mesmo valor hoje teríamos um valor bem maior

Anônimo disse...

muito obrigada pela reposta e atenção!!

Anônimo disse...

Colega de 13/06 - 16:44

..."Já pensou quantos bilhões de reais a PREVI economizaria caso uns 10 mil aposentados do Plano 1, por exemplo, cancelassem CAPEC (R$ 250.000,00 de prêmio cada? Mais de R$ 2.500.000.000, (dois bilhões e quinhentos milhões de reais)."...

O prezado esta se baseando em eventual indenizaçao futura, pois a CAPEC so dispõe de reservas para, de um exercício, fazer frente a despesas previstas no exercício seguinte.

Permita voltar a repetir:

- Regime Financeiro de Repartição Simples - regime que fixa taxa de custeio dos benefícios contratados de modo a que produzam receitas equivalentes às despesas do exercício.

Abraços.

Anônimo disse...

Anônimo 13.06 17:01
Concordo com você. O único senão é o tal espírito de solidariedade, o que não existe no meio para alguns, não todos lógico. Acredito até que a maioria seria favorável mas tem a turma, infelizmente, que só olha seu umbigo, e loucos para visualizarem uma desgraça alheia. Tem esse pessoal? Claro que tem. Então estamos ferrados. Se depender de palpite ou voto dessa gente já vão logo afirmando: ninguém mandou tomar empréstimo. Não tenho nada com isso. Os mal amados de plantão.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Dr. Medeiros.
Com sua permissão, encareço publicar a matéria que acabo de publicar.
Grato,
Marcos Cordeiro de Andrade


http://www.previplano1.com.br/2024/06/o-dia-do-idoso-e-previ.html


O Dia do Idoso e a PREVI
Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 14 de junho de 2024.

Caros colegas.

- Amanhã, dia 15/06/24. é dedicado ao idoso. E a PREVI, ao seu modo, encontra sugestivos argumentos para comemorar a data emitindo Nota com duplo sentido.
- Lembrar o evento é um deles. O outro, menos nobre, dá um recado a essa turma de pedintes como a dizer “conheçam o seu lugar”. Esses são os assistidos do Fundo de Previdência Privada representado por essa sigla.
- Nesta ocasião, é bom lembrar o Art. 5º da CF:
- “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,
- Por seu lado, reprisa o Estatuto do Idoso aprofundando no Art. 96 a contundência da Lei em que a lembra punição a quem discrimina o idoso, eminentemente em razão da questão seguinte, entre outras:
- “Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade:”
- E a PREVI, confiante inescrupulosamente nas suas “coatas largas”, não se faz de rogada para aproveitar o evento cuspindo ironias debochadas em cima dos “seus” velhinhos desassistidos.
- Envergando o “status” de quem parece supor ter “imunidade judiciária”, atinge o cúmulo da maldade ao indicar o Judiciário para resolver nossas diferenças contra a discriminação em que é useira e vezeira.
- Parece até que nomeou instâncias discriminatórias pontuais em que incorre, para se revelar ao mundo.
Sobre a data:
“...a data existe para sensibilizar a sociedade sobre os preconceitos e as violências cometidas contra os idosos, além de promover o respeito e a garantia de seus direitos”
- Sobre a relação com os idosos:
“A violência contra o idoso é um processo estrutural que evidencia muito as relações de poder e os conceitos de desigualdade e dominação em relação às pessoas mais velhas.”
- Finalizando, dá um conselho como quem entende do assunto com pompa e circunstância:
- “Denuncie episódios de violência através do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou do Disque Denúncia 190.”
- Tome tento, dona PREVI.

Curitiba (PR), 14 junho de 2024.
Marcos Cordeiro de Andrade
Aposentado do Banco do Brasil
Matrícula nº 6.808.340-8
- 85 anos –
Participante PREVI desde 15/05/1962
cordeiro@marcoscordeiro.com.br

Filha de Deus disse...

Que dia posso renovar um ES para não ser cobrada a parcela em 20/07?

Anônimo disse...

Previ postou que está prorrogando o pedido do empréstimo especial pro RS, falta de competências, ou é falta de efetivo? Além da demora pra resposta de contato, agora isso, pouca gente que recebe muito salário pra nada, está na hora de investigar isso.

João. disse...

Bom dia a todos, em especial aos idosos. A previ publica hoje, dia do idoso, matéria contra o combate à violência a e discriminação contra pessoa idosa. Justamente o que mais tem no PB1, idosos estes, que não recebem a mínima atenção do plano de benefícios, sendo discriminados na contratação de ES dependendo da idade, o que é vedado pela CF e o Estatuto do Idoso. Penalizaram nos também, os idosos, com o CALOTE do BET e as contribuições para do Fundo com mais de 360 contribuições. O ES vem penalizando todos os tomadores de empréstimos nos moldes atuais, necessitando, URGENTE, de repactuação dessa coisa, inclusive com a sua extinção do modelo atual. Poderiam seguir a CEF e PETROS, mas não, só vão postergando, é melhor ficar postando algo, se fazendo de boazinha. Pra que postar alguma coisa sobre defesa dos idosos e sugerir para ligarem para denuncia no 190. Eles mesmos podem ligar para o 190 e falar o que fizeram e estão fazendo com os idosos indefesos.

Felipe Osório da Silveira disse...

Até dia 30 de junho

Anônimo disse...

O que nos falta é alguem que va na previ e questione com algum beneficio. Nao adianta ficar falando aqui sem ir la na previ e colicar nossas reinvidicacoes

Anônimo disse...

Dia do idoso, cadê a Previ que nos abandonou indefesos jogados a própria sorte. Só Deus na causa.

Anônimo disse...

Ha 20 anos respondi para a Gerente da minha agência: eu não perco meus dias amaciando minha ADF … quem gosta do trabalho, e muito mais quando o trabalho gosta de mim, não tem tempo para sequer pensar em ser Gerente.
Você acha que o Algoritmo Chinês exigiu Competência para escolher o PR, BB, Previ, CD?

Anônimo disse...

A ajuda da previ para os atingidos pelas chuvas têm algumas pegadinhas.
Só pode pegar os cinquenta mil quem tem margem.
A suspensão das parcelas aumenta o saldo devedor.
O alongamento do prazo impede novas contratações, permitida apenas quando retornar para 120 meses.
Será que isso é ajuda.

Anônimo disse...

Dr Medeiros o senhor que solicitou a suspensão da cobrança do ES, teve a parcela descontada este mês? Pois aqui mesmo com o pedido foi feito o desconto.

Anônimo disse...

IDOSOS ???

Cadê?

Tem mais EX-IDOSOS do que IDOSOS:
1 - na Ação 1/3 IR PREVI
- 1989/1995
2 - FGTS ... 1980/1990

Com certeza tem mais EX-DOSOS nos braços de Morpheu.

Anônimo disse...

Filha de Deus - 15/6: 1,44 h

A proposta de renovação deverá ser efetuada dia 27/06/2024 e a operação/crédito será realizado(a) dia 01.07.2024, sendo que a primeira prestação será incluída na FOPAG de 20.08.2024.
Estas orientações levam em consideração o regulamento atual da PREVI, entretanto, se houver alguma modificação no regulamento até 27/06/2924 pode haver alterações nos procedimentos ora citados.

Tereza Fleury disse...

boa pergunta

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Dr. Medeiros
Para seu conhecimento, com pedido de divulgação se achar por bem, informo ao ilustre colega em 1ª mão, a NOTA da AAPPREVI recém distribuída:
http://www.previplano1.com.br/2024/06/fundos-de-pensao-na-mira-do-governo.html

NOTA DA AAPPREVI

FUNDOS DE PENSÃO SOB A MIRA DO GOVERNO

Em se tratando de previdência privada, houve e ainda está havendo muita gente de má índole que espoliou ou está tentando espoliar o sagrado patrimônio dos Fundos de Pensão construído durante décadas com suor de seus participantes. Exemplo: Notícia do site Carta Capital em 06.09.2016: “Operação Greenfield: A Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deflagraram na segunda-feira 5 a Operação Greenfield, que investiga fraudes bilionárias contra quatro dos maiores fundos de pensão de funcionários de empresas estatais: Funcef (Caixa), Petros (Petrobras), Previ (Banco do Brasil) e Postalis (Correio).”
É por isso que atualmente existem Fundos de Pensão deficitários, necessitando de aportes de contribuições extraordinárias para cobrir os rombos.
Nos últimos dias, há rumores e até fatos notórios de que o Governo Federal está querendo financiar diversas obras de infraestrutura com recursos das reservas dos Fundos de Pensão, figurando como intermediárias diversas empresas privadas “parças” da Administração Pública. Um indício dessa ameaça foi a criação do grupo de trabalho através do Decreto n. 11.543/2024, o qual informa que quer afrouxar o sistema de regulação dos fundos.
Além disso, o Governo Federal também está querendo aumentar ainda mais a cobrança de impostos sobre os rendimentos das aplicações financeiras dos Fundos de Pensão.
Neste contexto, a AAPPREVI, informa que está atenta a todos esses acontecimentos e que, na medida do possível, acompanhará o desenrolar dos trabalhos do referido grupo, podendo a qualquer momento adotar medidas judiciais cabíveis, visando resguardar preventivamente o patrimônio dos planos de benefícios da PREVI, de maneira que eles fiquem intocáveis.

Curitiba – PR, 16 de junho de 2024.

MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE
Presidente

ANTONIO AMÉRICO RAVACCI
Vice-Presidente Financeiro

ΛΛB - Advocacia Almeida Brito
JOSÉ TADEU DE ALMEIDA BRITO
Assessor Jurídico da AAPPREVI
Advogado – OAB-PR 32.492, OAB-DF 45.904 e OAB-RJ 185.032

Anônimo disse...

Resposta da previ sobre ES ESPECIAL.
Prezado(a) Associado(a),



Conforme solicitado, segue simulação de ES Especial (Proposta de Empréstimo Simples):

Renovando os ES-A, ES-B, ES-C e ES-D

Valor do empréstimo: R$ 293.002,24

Prazo: 120 meses

Prestação inicial: R$ 3.762,84

Valor líq. de Crédito: R$ 9.147,43 (estimado – esse valor é apenas informativo e não deve constar na proposta)

Importante:

Com a implantação dessa linha de crédito(s), a(s) suspensão(ões) da(s) prestação(ões) solicitada(s) anteriormente será(ão) cancelada(s). No entanto, em julho/2024 será possível solicitar a suspensão para os meses de agosto, setembro e outubro;
O envio deverá partir do e-mail que o participante tem cadastrado na Previ;
Futuras renovações só estarão disponíveis quando for possível enquadrar o saldo devedor do ES Especial Reescalonado, ao teto do ES Rotativo, no prazo máximo de 120 meses;
Aderindo à essa linha de crédito, o participante fica impedido de fazer novas contratações até que essa operação seja liquidada, inclusive do ES 13º salário.

Anônimo disse...

O idoso cansado,

Li por aqui...
"A violência contra o idoso é um processo estrutural que evidencia muito as relações de poder e os conceitos de desigualdade e dominação em relação às pessoas mais velhas. Conforme pesquisa da UFF e UERJ, somente em 2023 foram registradas 143.595 denúncias.
E é importante frisar que o sofrimento não é somente físico: ele pode ser psicológico, institucional, moral ou patrimonial. Muitas vezes são microagressões, como comentários, perguntas e pequenas ações hostis que questionam ou desqualificam, de maneira velada e rotineira, as capacidades, inclusive laborais, dos idosos."
ESTRUTURAL, INSTITUCIONAL isto é verdade? ou Psicologico, patromonial oumoral?
Qual a escolha?

Anônimo disse...

Neste blog:
-PREVI COM 8 BILHÕES DE PREJUIZO NO 1 TRIMESTRE DE 2024.
No site da PREVI:
-A PREVI FECHOU O MÊS DE NOVLEMBRO DE 2023 COM SUPERAVIT DE R$ 10,32 bilhões.

Alguém poderia informar qual é a atual situação financeira de nossa(!) PREVI?
-Estarão vindo por aí mais débitos na Fopag dos aposentados já endividados com o oneroso ES?
Ou será a extinção das contribuições Pessoal Previ que vai ser finalmente decretada?

Obriado por esclarecer.

Anônimo disse...

Para o Sr. O Cansado,

Seria o caso de uma denuncia ao Ministério Público usando o texto o qual, suspeito, espelha o que o Sr. Cansado parece estar sendo vítima?

Aos olhos de um leigo se afigura autoincriminação por escrito ou estou delirando?

Aos advogados, assim posso incluir o dedicado causídico que sempre nos trás esperança Doutor JOSE BERNARDO DE MEDEIROS NETO, para uma profunda análise e parecer jurídico.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Fiquei radiante de alegria quando li que o governo (?) aumentou o poder de influência no fundo

Anônimo disse...

A resposta vou dar com perguntas:
- tem algum Idoso no Previ Futuro?
- tem algum idoso no CD da Previ?

ANABB e PREVIC tem que exigir Diretorias Independentes.
Conselho Fiscal também.

Anônimo disse...

O estranho acordo de R$ 600 milhões do BB. Antagonista. 21/06/24.

Anônimo disse...

Até sair, a maioria vai ser ex.

Anônimo disse...

Caro doutor Medeiros e colegas,

Está próxima a hora do Bode Velho preconizado em Mateus 25 em que o Justo Juiz julgará os habitantes deste mundo. E colocará os bodes à Sua esquerda e as ovelhas à Sua direita azo em que somente estas últimas se salvarão. Perseveremos na fé, na esperança e na caridade. Paz e Bem a todos.

Anônimo disse...

Causou indignação e preocupação a noticia de que o atual governo aumentou o poder de influência nas estatais. E vai causar mais ainda no dia em que políticos aliados passarem a comandar os fundos de pensão. Em relação a nossa(!!!) Previ, o que acontecerá? Será que irão cortar algum benefício dos seus aposentados?