O Congresso da ABRAPP está terminando. No meu ponto de vista melancolicamente.
Por que ?
Porque no último painel, que versou sobre o futuro dos fundos de pensão os palestrantes manifestaram profunda preocupação com o futuro do sistema no atual cenário de baixa das taxas de juros.
A maioria dos fundos de pensão tinha suas aplicações em renda fixa. Baixaram os rendimentos e eles não tem condições de cumprir a meta atuarial.
A PREVIC tem forçado e a maioria dos fundos já baixou a meta atuarial. Alguns já chegaram a 4,5% e um até a 4%. Os benefícios terão que ser revistos também. Infelizmente para baixo ou então as contribuições terão que subir.
E nós que não temos mais contribuições ?
O diretor da Previ, Vitor Paulo, eleito, terminou sua exposição com a seguinte indagação:
- Temos que perguntar que valor de benefício queremos dar para nossos associados.
Pensei comigo na hora que a pergunta estava errada. Como queremos ? Tem que ser: Qual o valor do benefício devemos ou podemos dar para nossos participantes.
Se candidataram para diretores tem que cumprir sua missão e nos garantir o benefício a que temos direito. Nada de moleza.
Falou também duma simulação de um funcionário do BB que ganha doze mil reais e vai se aposentar pelo Previ Futuro com cerca de apenas seis mil reais, nas atuais condições de mercado. O que que é isso ? Vai haver uma evasão em massa.
Estava todo mundo de mau humor e baixo astral no almoço de encerramento. Queremos de volta os juros altos e a inflação também. Que bons tempos aqueles, bradavam.
Eu também saí stressado do Congresso. Foi o pior dos que participei. Vou tirar uma semana de férias, para me recuperar. Mas vou continuar atento e lutando pelo ES. Botei a minha colher no prato e não tiro. Me aguardem. Tenho outras novidades. Mas a internet está terrível.
Aproveito para agradecer aos seguidores do blog. Rompemos a barreiro dos 380 e vamos rumo aos 400. Muito obrigado. Assim vale a pena.
CONGRESSO DA ABRAPP - DIA 3
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Postado por
Medeiros
às
15:28
Assinar:
Postar comentários (Atom)
20 comentários:
Dr.
Estão preparando o terreno para a implementação de mudanças nos fundos de pensão.
A res. 26 já aí está. A retirada do patrocinador, diga-se retirada de 50% da reserva de contingência, é o próximo passo.
Todas as mudanças possíveis favoráveis aos patrocinadores (fundos de pensão de estatáis principalmente) serão feitas.
Sempre com diminuição da renda dos participantes.
Foi assim com o INSS (Prev. Oficial), quando contribuimos sobre 20 salários mínimoss (R$ 12.400,00) hoje recebemos um teto de R$ 4.000,00.
Foi assim com o BET, que ficou reduzido à metade.
Será assim no Previ Futuro.
E o PB1?
o PB1 é fechado, altamente superavitário, mas ainda assim vão fazer o mesmo. O PB1 já tem juros de 5%, maior aplicação em renda variável e imóveis, o que garante não apenas o superávit, mas a meta atuarial.
Aterrorizar para diminuir a resistência dos participantes.
É preciso sempre separar os planos.
Se não é justo para o Previ Futuro, é outro problema. É preciso separar, pois já é separado.
Não desanime, essas reuniões têm esse objetivo mesmo, desanimar para introduzir mudanças.
Que os fundos de pensão terão o mesmo destino do INSS não existem dúvidas, daí a falta de credibilidade.
Fiquemos alertss.
Abraços
Dr.
Em tempo, diga as novidades.
Abraços
Nossa!
Quanta suadade da era Sarney, quando o "gatilho" ajustava nossos
salários mensalmente pela inflação.
Dr. Medeiros,
Como proceder para me tornar um seguidor do blog ?
Carlos Gaspari
Aposentado
São Paulo (SP)
O raciocínio é simples. Os funcionários da ativa são facilmente cooptáveis. Basta acenar com vantagens na carreira e lá se vão as convicções. Se isto não funcionar, uma pressão no salário e a coisa aperta. Não votem mais em pessoas da ativa.
Soube que o Dr Sérgio de Andréa, no Congresso, em sua palestra desancou o Fundo de Pensão dos funcionários públicos que o Governo está lançando. Ele disse que os Governos destruíram a previdência geral e vão meter a mão no dinheiro do FUNPRESP..... Pior é que é verdade. Imaginem. O FUNPRESP está nascendo agora. Somente daqui a 30 anos começará a pagar suas primeiras aposentadorias complementares. Deveria ser a fase de acumulação, mas em vez disso os Governos (esse e futuros) vão pensar assim: podemos usar esse dinheirinho das contribuições agora para interesses do Governo, pois somente teremos de pagar benefícios daqui a 30 anos e ai.....
Colegas, voces ainda vão aplaudir a saida do patrocinador.
Ele quer pular fora.Vai até concordar em sair sem levar nada (50% da reserva).
dr.
Creio que com juros mais baixos as empresas darão mais lucro e portanto aumentar os dividendos e aumentar os investimentos valorizando as açoes.
Dr. Medeiros, somos um bando de frouxos, esses caras vão nos engolir sem esboçarmos nenhuma resistência... "Quem se curva diante do poderoso mostra o rabo ao oprimido"! Vamos à luta colegas... pior do que isso não pode ficar! Somos tripudiados, zoados, sacaneados dia após dia pelos prepostos da Previ que ajudamos a colocar!!! Acho que é hora da virada. Vamos nessa moçada! Usemos dos mesmos ardis deles. Vamos botar a boca no trombone e escancarar nas redes sociais, no rádio, na tv, nos jornais. APESAR DE SERMOS OS VERDADEIROS DONOS DA PREVI ESTAMOS SENDO MALTRATADOS DIUTURNAMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS. Juntos somos fortes!!!
O CORREIO BRAZILIENSE FEZ O QUE NINGUÉM DE AFAS, FAABB, ANABB QUIS FAZER. FEZ UMA DENÚNCIA GRAVE DE QUE PESSOAS NOS FUNDOS DE PENSÃO TÃO LEVANDO BOLA PRA NOS ROUBAR.
E AGORA? DIANTE DA COMPROVAÇÃO DO QUE TODOS NÓS DESCONFIÁVAMOS O QUE FAREMOS?
ACHO QUE NADA COMO SEMPRE. TALVEZ UMA REUNIÃOZINHA USANDO POWER POINT PARA PRESIDENTES E DIRETORES DE ASSOCIAÇÕES FICAREM À FRENTE ALISANDO OS PRÓPRIOS EGOS.
É MUITA FALTA DE RAZÃO DE EXISTÊNCIA! QUE BARBARIDADE
Dr. Medeiros,
Ocorreu alguma coisa ? É muito silêncio. Teve alguma notícia/decisão sobre o ES que não tomei conhecimento ? Ninguém comenta mais nada. Não temos mais esperança ?
Agradeceria alguma notícia, mesmo que negativa !!!
Obrigado pelo seu trabalho.
Medeiros, cadê o senhor? Ninguém fala mais nada. E o realinhamento do ES? Socorro doutor. Só temos o senhor. Nos ajude.
Dr. Medeiros,
Boa tarde
O Sr. conhece alguma ação contra a Previ para mudar o índice de correação dos benefícios dos aposentados de INPC para IGPDI?
Aguardo seu retorno.
CB
Dr. Marcel, eo ES melhorado, amanhã termina o prazo dito por V.S., setembro/outubro. Libera logo, estamos precisando urgente.
Colega, entra no seguir (lado direito do seu monitor. Clique em fazer login. Se quiser, coloque foto que já tenha no computador ou vc escolha outra imagem. Seguir instruções.
Dr. Medeiros,
Não quero assustar ninguém, nem sei se é caso para isso, mas parece que vem aí em novembro aquele débito prometido pela Cassi, acumulado no período de 2003 a 2012.
É bom dar uma olhada no site da Cassi (Associados), na parte que fala das Coparticipações Pendentes, tem lá todos os eventos com os respectivos valores, inclusive das coparticipações devidas nesse período, prometendo o débito para novembro de 2012.
A ressalva é quanto a valores com sinal negativo, que seriam débitos dos associados, mas como não achei nenhum sinalizado fiquei na dúvida.
O doutor poderia nos esclarecer.
Mais uma vez fica demonstrada a fragilidade de nossa economia. Nos equilibramos numa "baba de boi". La se foi o ídice de Bolsa de Valores perna abaixo.
O presidente de uma grande Empresa da um "pum" e tudo começa a oscilar.
Náo sabemos se Papai Noel vai nos trazer um presente que nos torne felizes ou um pacotinho a Antrax.
Que Deus nos proteja desta insegurança.
Rovere
Pessoal,
O Dr. Medeiros não está conseguindo fazer novas postagens por causa das configurações da internet.
Na semana que vem ele estará de volta e as novidades também.
Elizabeth
O Dr. Medeiros está fazendo falta, espero que retorne com ótimas notícias sobre o ES e que continue na luta pelas demais perdas, NOSSA HORA É AGORA, NÃO PODEMOS ESPERAR!
Caro Medeiros,
Sua ausencia nos causa preocupação.O aguardamos para ativar a mobilização ante o escandalo denunciado pelo Correio Brasiliense. Auditoria Externa neles e mobilização.
Postar um comentário