Agosto já está terminando. Pois já vai tarde. F oi um mes frio, úmido e tempestuoso aqui no Rio Grande do Sul. O granizo que caiu ontem em algumas regiões produziu pedras do tamanho de uma bolinha de tênis e provocou enormes estragos. Igual a este só o inverno de 1999. Conforme o Paulo Santana, este inverno nos deixou tristes e nervosos, inibiu nossos passeios e conversas ao ar livre, interditou nossos encontros descontraídos nos bares de calçadas. A beleza das mulheres se escondeu debaixo de capas e capuzes. Os parques esvaziaram e os exercícios físicos escassearam. A paisagem ficou cinzenta, assim como nossas almas.
Para nós, pensionistas e aposentados do BB, não foi um bom mes. AH ! Ingressou no STF a ADI, ação direta de inconstitucionalida, promovida pela Contraf/Cut e pela ANAPAR, no dia 23 de agosto. Prometida na reunião de 8 de agosto para o dia 10, levou vários dias para se tornar mais efetiva e foi necessário que a presidente da ANAPAR e o Sasseron ficassem na cola do advogado, segundo palavras da Claudia Ricaldone. O texto, porém, está despertando debates sobre a retroatividade e sobre a exclusão do direito de reversão de valores não só para o BB como para os próprios participantes. A ansiedade que gerou seu ingresso e as divergências que está propiciando empanaram a alegria do seu ajuizamento.
E o ES, empréstimo simples, continua sem notícias a respeito de melhorias no limite e no prazo. Reivindicado primeiro só um aumento para 125 mil reais, depois de barulho que este blog fez, a FAABB entregou nova reivindicação ao Sasseron pedindo 150 mil e 150 meses na reunião do dia 8 de agosto. Sasseron não recebeu bem esse novo pedido porque alega que está muito preocupado com o nível de endividamento dos colegas e não quer fornecer corda para se enforcarem.
Tivemos também a péssima notícia de que a PREVIC havia interferido no processo master da cesta alimentação como amicus curiae defendendo a tese dos fundos de pensão de que a procedencia da ação provocaria desequilíbrio atuarial da PREVI por falta de contribuição específica para essa verba. Uma intromissão decididamente indevida e incabida, que vai fazer diferença no julgamento, com certeza.
A bolsa de valores andou assustando com baixa expressiva e as reservas da Previ sofreram com isso, queimando o superávit do ano e passando a ameaçar a reserva de contingência. O ponto de equilíbrio, calculado em 56.000, foi quebrado, chegando até 48.000, e alguns entraram em pânico.

Em setembro, dias 19, 20 e 21, vou me lançar na toca dos leões. Vou participar , mais uma vez, do Congresso dos Fundos de Pensão em Florianópolis. A AFABB RS me inscreveu consciente da importância do evento e dos subsídios que proporciona a quem é estudioso do sistema de previdência complementar, inclusive na área jurídica, além dos úteis contatos. O Sasseron e outros diretores da Previ certamente estarão presentes. Ano passado o Congresso foi em Recife, lembram ?
Setembro promete, pois, novidades. Amanhã, dia primeiro, tem aniversário de um ano do blog. O número de seguidores parou em 330 ? Também amanhã deverá sair o edital das eleições na ANABB.
Vou renovar o meu otimismo e o bom humor. A bolsa de valores retoma os 55.000 pontos e parece que vai um pouco adiante, dependendo dos juros e da taxa Selic, para nossa tranquilidade, embora não estejam afastados os pinotes e instabilidades passageiras. Deve fechar o ano acima de 60.000.
Assim sendo, com essas expectativas e fé em Deus, só me resta proclamar VAMOS QUE VAMOS !
DELENDA CARTHAGO - SETEMBRO ESTÁ CHEGANDO E O ES MELHORADO TEM QUE SAIR. VAMOS QUE VAMOS !