Todos sabem que sou um otimista incorrigível. Procuro sempre olhar o lado positivo e a para mim a esperança é mesmo a última que morre. Por exemplo, continuo lutando e aguardo melhorias no ES, e acredito no Papai Noel. Mas não coloco a cabeça debaixo do solo, como a avestruz, para não olhar o perigo que se aproxima, nem me abrigo do sol com peneira, pois sei que não adianta, Ou pego uma insolação ou um cancer de pele.
Esconder o cenário que estamos vivendo não é mais possível. A realidade está aí, na nossa frente, escancarada, na operação lava jato. Pena que não tenha explodido antes das eleições. Mudaria o resultado.
A Presidente da Petrobrás, Graça, que está completamente destituida de graça. falou na CPI, segundo a imprensa, que não tinha conhecimento de nada internamente que comprometesse funcionários da estatal. Agora admite que desde março sabia de casos que estavam sendo investigados. Ontem cinco gerentes da Petrobrás foram afastados dos cargos por suspeitas de envolvimento com o ex diretor.
Vazou que as irregularidades e abusos não se restringem apenas à Petrobrás. O setor elétrico, em especial a Eletrobrás, também estaria contaminado e deve sofrer profunda devassa em suas contas.
O Valor Economico publicou extensa matéria sobre possíveis operações irregulares no fundo de pensão da Petrobrás, o PETROS, que deverá passar um pente fino nos créditos e nas inadimplencias, para apuração de contas e desvios.
Henrique Pizzolato, nosso colega, ex diretor do BB e da Previ, ex presidente do conselho deliberativo da Previ, enquanto anuncia que viu na prisão italiana sinais de Deus, brada que seria impossível para ele , numa estrutura complexa e plena de governança como o do BB, desviar sozinho 75 milhões de reais da Visanet. Diz que é bode espiatório e que armaram contra ele. Eu acho que o Pizzolato é culpado, mas não sozinho. Tem outros envolvidos. Não é por acaso que o Pizzolato é vigiado 24 horas na Italia e não é pela polícia italiana.
Então o cenário é esse. E´ de constatação e de investigação de crimes graves, especialmente de corrupção, lavagem de dinheiro, pagamento de propinas para partidos e políticos. Tarso Genro declara hoje na Zero Hora que João Vaccari deve ser expulso já mediante mero indício e que o PT não deve esperar o julgamento do caso para afasta-lo de suas funções de Tesoureiro do partido.

Dizem que, após reunião com Lula, Dilma vai anunciar amanhã, sexta feira, o novo ministro da Fazenda e que o Trabuco teria desistido de vez. Consequentemente mudará de imediato o presidente do BB e de outras entidades co relacionadas. No BB os candidatos mais fortes são Robson Rocha, do PT de carteirinha, segundo a imprensa, Alexandre Abreu, Paulo Cafarelline Aldo Mendes.
Nessas circunstâncias temos que estar atentos a todo e qualquer sinal. Não podemos dar bobeira, nem moleza. Temos que unir esforços. Impossível esconder a cabeça e tapar os olhos. Pior ainda tapar o sol com peneira. Isso não é terrorismo. E´ a mais pura realidade. Só não vê quem não quer e o pior cego é aquele que não quer ver. O sol as vezes cega, infelizmente.
Conta o anedotário que um pai bem branquelo, casado com uma loira bem ocidental, olhando para seu filho recem nascido, reparou que seus olhos eram bem puxadinhos, como os de um japonês. Chamou o médico ginecologista e perguntou: - Dr, o senhor não acha que os olhinhos de meu filho estão fechadinhos, ele quase não abre os olhinhos. O médico respondeu: - Eu acho que quem tem que abrir os olhos é o senhor.
E vamos que vamos. Estou de olho.