Estive em Uruguaiana neste final de semana. Fui para o aniversário de minha neta Carolina, que festejou seus doze anos de idade.
Sempre que vou a Uruguaiana visito a cripta da catedral de Santana. É lá que estão os restos mortais de meus pais e de minha avó., junto com do bispo Dom Luiz Felipe de Nadal, que oficiou o meu casamento com a Ana em 1963. É um local que me provoca reflexões profundas a respeito da vida e de suas vicissitudes.
Ali eu consigo afogar eventuais mágoas e ressentimentos, adquirir forças para suportar algumas ingratidões e incompreensões, renovar as minhas esperanças na justiça e na humanidade, e, principalmente, recuperar minhas energias para o combate árduo que a vida sempre me impôs. Saio de lá sereno e renovado.
Da Catedral atravesso a rua e adentro na praça Barão do Rio Branco, onde brinquei na minha infância Eu era feliz e sabia disso. A praça ainda possui algumas árvores daquele tempo. Me faz um bem danado passear por lá. A casa de minha família ficava defronte à praça. A agência do Banco do Brasil também.
Para completar o passeio nostálgico, mas salutar e recuperador, vou até a beira do rio Uruguai aplaudir o fantástico por do sol, inigualável, com um crepúsculo demorado e igualmente espetacular.
Uruguaiana não é só o meu berço, a cidade onde nasci, mas é a minha raiz, o lugar onde aprendi a cultuar os princípios éticos e os ideais que moldaram minhas atitudes e minha postura profissional e funcional. Uruguaiana tem história heróica na guerra do Paraguai. Mas agora está com uma nódoa em razão do envolvimento do prefeito e vereadores com a Odebrecht.
Voltei de Uruguaiana reenergizado a tempo de assistir pela TV o Inter vencer o Caxias nos pênaltis e ir ara a final do campeonato gaúcho. Estou feliz. Vai jogar a final contra o Novo Hamburgo.
Acho que todos nós precisamos de ter um porto seguro, um lugar onde ficamos abrigados das invejas, das maldades e das ingratidões. Para mim esse lugar está em Uruguaiana, meu berço,minha raiz.
Acho que todos nós precisamos de ter um porto seguro, um lugar onde ficamos abrigados das invejas, das maldades e das ingratidões. Para mim esse lugar está em Uruguaiana, meu berço,minha raiz.
11 comentários:
Renovando energias em suas raízes, dr.Medeiros..!
Que bom! Temos, todos nós, voltarmos às raízes, e nos energizar sempre que pudermos..!
Grande abraço!
Janone
Fundos de pensão têm rombo de R$ 70,6 bilhões no Brasil
Fundos são poupanças formadas por trabalhadores de uma mesma empresa com a finalidade de complementar a aposentadoria; os maiores são de empresas estatais
Fonte:http://veja.abril.com.br/economia/fundos-de-pensao-tem-rombo-de-r-706-bilhoes-no-brasil/
Bom dia!
Suas reflexões são lindas e me causaram emoção. Muitas felicidades pra você e sua família.
Um abraço.
Adoro esse blog. Emocionante.
Tere
Dr Medeiros
Sim, todos nós precisamos de um Porto Seguro. Que bom ler suas reflexões.
Ademar
É verdade, doutor. Tem muito ingrato é invejoso por aí. Os vencedores, como você, sofrem assédio permanente de pessoas que deveriam ser gratas e ao contrário buscam incomodar e perturbar. Mas mantenha a serenidade. Os cães ladram enquanto a caravana passa. Avante.
Nada de novo no Blog.
Antônio Eustáquio
Ótimo podst
Me deu vontade de conhecer Uruguaiana. As fotos estão magníficas. Adherbak
Uruguaiana feliz tu nasceste à beira do Rio sorrindo ao luar
Hino de Uruguaiana
É bom quando a gente ama sua cidade natal. Sou bairrista também. Sou do Alegrete. Terra dos Fagundes, tche. Quem é que não conhece o canto alegretense.
Athaides
Postar um comentário