PREVENÇÃO CONTRA O GARFO NA CASSI

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Em seus pronunciamentos nas redes sociais o diretor Satoru e o conselheiro Faraco já cantaram as pedras.  É preciso aprovar urgente a alteração estatutária na Cassi, no máximo em 150 dias, para evitar o leilão da carteira ou a liquidação do plano.


Não abrem mão, em nenhum momento, da alteração estatutária, exigida pelo BB, que, segundo eles, daria viabilidade ao programa de recuperação da Cassi. E reinauguram o terrorismo nefasto que tem prejudicado a solução do impasse.

Todos sabemos que a reforma dos estatutos dá mais poder ao BB na governança, possibilita a quebra na proporcionalidade entre BB e associados, e, principalmente, abre uma brecha terrível nos direitos dos aposentados a saúde que corresponde ao BB por força de nosso contrato de trabalho.

A eliminação do artigo 83 dos estatutos comprova essa assertiva.

Como podemos nos prevenir ?

Eu já fiz um protesto judicial de ressalva de direitos contra a Cassi em 2.008,  manifestando a obrigação do BB com a saúde dos aposentados.  Esse protesto, ao contrário daquele movido pelos colegas da Bahia, não teve contra protesto por parte do BB.  Portanto, passou. Eu e mais cerca de trezentos associados da Cassi, possuímos um documento que pode embasar futuras ações judiciais, caso necessário.

Agora, a pedido de inúmeros colegas, vou ingressar com novo protesto, similar ao anterior, com os acréscimos da proposta de alteração estatutária. Estou concluindo os estudos e devo ajuizar em breve,  para ter efeito jurídico preventivo, sob pena de ser inócuo.

É um procedimento barato, cálculo em quatrocentos reais per capita, e pode influir na decisão do BB, caso tenha bastantes adeptos, revelando -se expressivo.  Parto do princípio de que a reforma vai ser aprovada, pois com o terrorismo implantado de que vamos perder a Cassi todo mundo vai votar SIM, inclusive eu.

É a minha contribuição para uma matéria que mexe sobremaneira com a nossa vida.  O BB está jogando pesado e hoje mesmo anunciou um enorme plano de reorganização administrativa, onde inclusive existe um PDV que vai influir no custeio da Cassi.

Aguardem detalhes breves do protesto. Estou ultimando. É urgente.

63 comentários:

jose ronaldo l franz disse...

Tenho interesse de participar do novo protesto judicial.

Leda Regina Goellner disse...

Quereremos estar junto com o Protesto Judicial.

Anônimo disse...

Filhos que tem CASSI Familia também devem participar do Prostesto Judicial???

Jeanne disse...

Medeiros,quero participar do protesto judicial. Estou acompanhando e aguardo os detalhes...obrigada...

Edinalva Diganelo disse...

Medeiros quero participar do no novo protesto judicial. E o cassi família como fica? Obrigada.

Edinalva Diganelo disse...

Medeiros, tenho interesse em participar do novo protesto judicial, aguardo detalhe. E o Cassi Família como fica? Obrigada.

Anônimo disse...

12:48

Penso, s.m.j., que não, pois a relação dos aposentados BB/CASSI decorre do contrato de trabalho, situação que inexiste com os planos CASSI FAMÍLIA I e II.

Dejair disse...

Medeiros,conte comigo, quero participar do protesto judicial

Unknown disse...

Tenho interesse em participar.

ADEMIR M MARTINS disse...

Dr Medeiros, como sempre conte comigo,
assino embaixo deste protesto, temos que
resguardar nossos direitos adquiridos e no
meu caso desde o dia 09.10.1969, quando
ingressei no BB por concurso como auxiliar
de escrita ref 050 e depois passei no
primeiro concurso para escriturário.
- nada mais justo.

Anônimo disse...

Vamos aguardar sim. Tamo nessa!!! Algo tem de ser feito.

Anônimo disse...

Basta o titular entrar? Caso sejam necessários os dependentes, 400 pila por cabeça?

É nóis

ALBERTO HANS NORENBERG disse...

Mwdeiros. Também quero participar

WILSON LUIZ disse...

PNB E TRABALHO ESCRAVO
Como parte do Programa de Adequação de Quadro (PAQ), publicado na manhã desta segunda-feira, 29, o Banco do Brasil deve oferecer incentivos de R$ 20 a R$ 200 mil para funcionários que se demitirem de maneira voluntária.

Além disso, quem o fizer poderá receber o plano de saúde por mais um ano, incluindo dependentes. Quem aderir ao PAQ também pode ficar isento do pagamento de custos de treinamento, cursos, graduação, idiomas e certificações.

A definição da quantidade a ser recebida será proporcional ao tempo de serviço. Portanto, quem tem até 20 anos de empresa deve receber 7,8 salários brutos como incentivo. Já os que têm mais de duas décadas, podem ganhar 9,8 salários brutos no máximo.
Essa medida faz parte de uma espécie de reestruturação pela qual o BB passa. De acordo com a instituição, essas ações foram aprovadas pelo Conselho de Administração e visam à revisão e redimensionamento da estrutura organizacional.

"O Banco do Brasil reitera que estas e outras iniciativas se alinham ao propósito de ampliar a competitividade, por meio da transformação digital e do dinamismo do modelo de atendimento e relacionamento", diz o texto.
Além das demissões, 333 agências serão transformadas em Posto de Atendimento Avançado (PAA), que são pontos destinados a municípios desassistidos de serviços bancários, mas com menos funcionários. Tudo isso começa a entrar em vigor no segundo semestre deste ano e o impacto financeiro pode ser divulgado no fim de agosto.


Medida provisória permite a abertura dos bancos aos sábados.

Flávio disse...

Também participo!

Roberto Jorge disse...

Tenho interesse em participar do protesto judicial. Favor me enviar as informações e o valor a ser pago.
email: robertoferrazjorge@yahoo.com.br

VITOR HUGO PEETZ PRADO disse...

CARO DR. MEDEIROS, TAMBÉM TENHO INTERESSE EM PARTICIPAR DO PROTESTO JUDICIAL!

rosariommsoares disse...

TENHO INTERESSE DE ENTRAR COM PROTESTO JUDICIAL
Mat. 6.867.185-7

Medeiros disse...

A imediata adesão ao protesto já teve efeito positivo em Brasília. O presidente da Previ virá a Porto Alegre no dia 10 de agosto fazer uma palestra sobre a Cassi e debater conosco sobre as medidas a serem tomadas. Tomara que o número dos que irão aderir aumente . O valor será de Rs 350,00 independente do número de dependente. Além dos que se manifestaram no blog varios meenviaram e-mails. Valeu. Vamos que vamos. Não podemos nosentregar pros homens. De jeito nenhum.

Anônimo disse...

Prezado colega Medeiros,

Louvável a sua atitude relativamente à defesa dos nossos interesses. Tenho interesse a fazer parte do rol de autores desse protesto. Estou aguardando novas orientações de como proceder, especialmente quanto à documentação necessária. Aqui, na região do Cariri do Ceará, espero conseguir um grande número de adeptos à essa ação caautelar. Concordo com você: "não podemos nos entregar pros homens".
Abraço, Filomeno José Linard Costa (Matr. 3.288.840-6)

Unknown disse...

Caro Medeiros

Quero participar dessa nova açao judicial.

Angeval Silva Gomes

Rua Jose Gomes de Oliva 232
Bairro Alagoas
Estancia - Sergipe
cep-49200.000
Informe o que devo fazer, abraços.

Unknown disse...

Tenho interesse de entrar com protesto judicial. Minha matrícula 45448200

Unknown disse...

Medeiros,
Eu também quero participar.
Celio Vilela

Anônimo disse...

Tenho interesse em participar! Aguardo orientações como proceder.

torbes gambarra disse...

Quero aderir ao protesto judicial, minha matricula 9.359.340-6

ricardo o.c. de albuquerque disse...

Medeiros, Boa tarde.
Vão meus dados para participar. 8607300-1-ricardo oliveira cavalanti de albuquerque. obrigado ricardo

Unknown disse...

Quero aderir ao protesto judicial. Minha matrícula 45348200

Raquel Lanna disse...

Boa tarde, Medeiros.
Também tenho interesse em participar do protesto judicial.
Favor enviar-me as informações para que eu possa aderir e repassar para colegas que possam se interessar.
Obrigada,
Raquel Bueno Lanna Coelho

email: rblanna@gmail.com.com.br

Anônimo disse...

Mais um interessado no protesto judicial Cassi.

Cláudio

Anônimo disse...

Desculpe, Dr. Medeiros, mas às 00:35 o doutor comenta que o presidente da PREVI iria a Porto Alegre para falar sobre a CASSI.
Não haveria algum equívoco? Por acaso não seria o presidente da própria CASSI?

Edinalva Diganelo disse...

Obrigada anônimo de 12:48.

anonimo disse...

Boa tarde Doutor Medeiros!!! Também tenho interesse em participar !!! Meu e mail é silviasoubre@gmail.com. Grata

Medeiros disse...

Tem razão colega. Escrever no tablet exige conferência, o que naquela hora eu não pude fazer, devido a um acidente de trânsito que prestei socorro. Ele às vezes escreve por conta própria.. realmente, é o presidente da CASSI a quem me refiro no comentário. E não é no dia 10. Ele vem a Porto Alegre no dia 12 de agosto e a palestra é as 9,30 horas no auditório da Super. Obrigado pela correção. A repercussão doprotesto continua positiva. Tenho recebido e-mails e telefonemas, inclusive de Brasília, apoiando a medida. Vai ter efeito positivo igual ao da Previ em 1998 que evitou a MIGRAÇÃO de nosso plano de benefício definido para contribuição definida, como aconteceu com a CEF. Vamos que vamos.

Unknown disse...

Colega Medeiros. Obrigado por sua luta incansável. Quero participar do protesto também.

Anônimo disse...

Obrigado Dr Medeiros,

Vossa Senhoria já poderia ter nos abandonado há muito tempo, pois não vive no fio da navalha como a maioria de nós.
Tens o coração maior do mundo. Deus lhe conceda muita saúde e muita paz

Unknown disse...

Também quero participar do protesto.

Unknown disse...

Obrigado Dr. Medeiros pela sua luta. Também tenho interesse em participar do protesto judicial. Guimarães _ Brasília

Aristophanes disse...

Medeiros.
Na nova Economia do Dr. Guedes não há lugar para BB publico. Alias, já está quase privado. A Previ pode compra-lo, seremos nosso próprio patrocinador e ainda pegamos o BET de volta. Mas, pelo por via das dúvidas me coloca nessa ação da CASSI.

Unknown disse...

Tenho interesse em participar do protesto judicial.

Milton H Jacobsen disse...

Milton

Tenho interesse em participar do protesto judicial

Milton H Jacobsen disse...

Milton H Jacobsen

Tenho interesse em participar do protesto judicial

Tatiana Gomes disse...

Meu pai Revair Antonio Borges Gomes aposentado BB também tem interesse!
O que tenho de fazer?
Meu email tatiana@3ioficinaideias.com.br
Aguardo e agradeço

Anônimo disse...

Caro Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,

Por não conhecer os meandros das ações judiciais, pergunto ao Caríssimo Doutor, porque as AFABB s não entram com a ação referida em seu texto, a fim de desonerar os já combalidos recurso dos aposentados?

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Se o fundo da pensão comprar o neném guloso eu nem imagino o que possa acontecer.
Os mandantes serão mandados ou vice versa ao contrário do oposto.
Será a psicologia reversa ao contrário do inverso.
Quanto mais, principalmente.
Espero ter sido claro

Julionir disse...

Olá Medeiros, tudo bem? Aqui é o Vermelho, de Florianópolis.
Estou interessado em participar desse novo Protesto Judicial.

Nome: Julionir Andrighetti (Matricula 6.035.850-5)

Email: vermelhofloripa@gmail.com
Fone: (48) 9-9616-2756

Anônimo disse...

Mederão Cabra Macho,

Diz o passo a passo pra juntar os cabra daqui e participarmos do protesto.
Êta cabra do sangue nordestino que não entrega os pontos.
Ainda vamos comer uma rapadura com farinha pra comemorar essa vitória

Medeiros disse...

Gost Writer,

Existem motivos muito fortes que desaconselham o ingresso de ações declaratórias ou cautelares em nome de associações. Infelizmente não posso abrir o jogo . Mas consulte o histórico judicial. O melhor caminho tem sido o que vou trilhar. No meu humilde entendimento. Acredite. Espero que seu comentário seja de boa fé. Após a minha postagem o BB e os seus acólitos iniciaram uma tática diversionista incrível no sentido de provocar a nossa desunião e tentar me desacreditar.O presidente da Cassi vem a Porto Alegre desestimular o protesto. Você não faz parte desse time, não é ?

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


No Caro Mestre eu CONFIO INCONDICIONALMENTE e em TERMOS ABSOLUTOS, em NOSSAS “ENTIDADES”, NEM UM MILÍMETRO.

Anônimo disse...

Caríssimo Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,

Eu jamais agiria de má fé, pois fui criado em família onde a verdade e o amor sempre foram e são princípios regimentais não transponíveis.

Não tenho porque duvidar de pessoas que professam a verdade.

Não faço parte de times, todavia, acredito em pessoas que se dedicam em proteger a verdade.

Se for de sua vontade, acredite em que só fiz a pergunta no intuito/possibilidade de aliviar o bolso dos aposentados, que como eu faz parte da AFFAB/RS, dentre outras que milhares são associados.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Dr. Medeiros.

Apenas para eu poder compreender a informação que o sr. nos passou:

"A eliminação do artigo 83 dos estatutos comprova essa assertiva".

Estatuto da Cassi em vigor:
Art. 73. Para aprovação de reforma estatutária ou de proposta de extinção da CASSI, ou de destituição de membros eleitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva, é necessário o quorum de votantes
de metade do total de associados registrado no último balancete mensal publicado, mais 1 (um) associado, e, destes, que no mínimo, 2/3 (dois terços) votem favoravelmente, não computados os votos em branco.

Art. 83. Em caso de extinção da CASSI, o patrimônio remanescente será transferido para o Banco do Brasil S.A.,
que deve aplicá lo na assistência a seus funcionários da ativa e/ou aposentados, bem como aos beneficiários
pensionistas que, na ocasião, estejam contribuindo conforme previsto no Art. 14, através de destinação à entidade de fins não econômicos.

Continua...

Anônimo disse...

Continuação...

Nova proposta:
Art. 77. Para aprovação de reforma estatutária ou de proposta de extinção da CASSI, ou de destituição de membros eleitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva, é necessário o quórum de votantes de metade do total de associados registrado no último balancete mensal publicado, mais 1 (um) associado, e, destes, que no mínimo 2/3 (dois terços) votem favoravelmente, não computados os votos em branco e os nulos.

Art. 86. Em caso de extinção ou dissolução da CASSI, o patrimônio líquido remanescente será destinado a uma entidade de fins não econômicos, com objetivos sociais semelhantes aos da CASSI, a ser indicada pelos associados e pelo Banco do Brasil S.A.

Por não ter domínio da matéria jurídica e minha capacidade de interpretá-los fiquei apreensivo quanto a sua informação. Independente de sua resposta e para me resguardar de qualquer desfecho negativo quanto a nova proposta informo que tenho interesse em participar dessa ação judicial.
Antônio Eustáquio

Anônimo disse...

Dr. Medeioros,

Felizmente temos o senhor como nosso orientador e com sua capacidade e conhecimento jurídico nos sentimos mais seguro. Obrigado por nos deixar fazer parte dessa ação judicial para resguardar nossos direitos.

Antônio Eustaquio
0.931.710

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Dr Medeiros,

Também vou reservar no meu orçamento, o valor para entrar no Protesto Judicial de Ressalva de Direitos contra o Garfo na CASSI e nos nossos Bolsos.

Com todos os colegas que converso, ninguém é contra aportar novos recursos para o bem da saúde financeira da Cassi, mas pela forma TRUCULENTA E SEM RESPEITO QUE OS ATUAIS GESTORES E REPRESENTANTES DO BB tem trabalhado as votações e também o TOM DAS AMEAÇAS, para nos intimidar, ou é isso ou é o fim, ou aceita ou fica sem plano de saúde, agora com a ANS tomando a sua posição vamos ver se todos toma juízo e começa de fato a nos RESPEITAR.

Medeiros disse...

Ghost-writer,

Ok, que bom ! Infelizmente não é possível o protesto ser totalmente gratuito. A Afabb Rs com certeza vai ajudar nas despesas,. Consegui reduzir os custos de 500,00 para 350,00. E posso parcelar em duas vezes se for necessário. Sempre penso nos necessitados. Ninguém vai deixar de fazer o protesto por falta de dinheiro. Desculpe alguma coisa. A guerra contra mim está feroz. Sinal que pisei nos calos. Vamos adiante. Agora não dá para recuar. Mas preciso de ajuda e apoio.

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Parabéns pela iniciativa. Louvável. Já vou dar meu nome para o protesto. Vou ligar para a Afabb Rs

Oscar

Aristophanes disse...

Medeiros.
Fiz uma brincadeira com a compra do BB, pela Previ. Um colega "anônimo" não entendeu o espirito da coisa, e me "gozou", Deixa pra lá!
Sugiro que você dê uma orientação formal, sobre as providências que o "interessado" deva tomar(identificação,declaração, forma e prazo de pagamento, prazo, etc) para se associar a essa ação, inclusive a quem dirigir-se. Chame o processo à ordem. Abraço.

Lydio disse...

Caro Medeiros, vamos lá, juntos e firmes. Participei da ação anterior, e vou participar desta também.

Vamos aguardar suas orientações sobre a data e a documentação a ser enviada.
Obrigado por sua dedicação e um abraço
Lydio

Anônimo disse...

Mas, se o BB for privatizado, como fica essa luta pela ressalva de direitos contra o garfo na Cassi?

Anônimo disse...

Meu entendimento é "não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje". O futuro a Deus pertence. Parabéns pela luta Medeiros. Vamo que vamo.

Anônimo disse...

Se o BB for privatizado, termina a luta.

Anônimo disse...

Do BB só vai sobrar a carcaça e os penduricalhos; os filés já estão sendo privatizados: CIELO, BBDTVM, etc.

Anônimo disse...

Colegas,

Além da Crediscoop, alguém saberia informar outra cooperativa? Desde 2017 só podem emprestar para quem mora em São Paulo ou região porque cancelaram os débitos na fopag.
Antes que me critiquem, é para custear um tratamento da esposa que sofreu um acidente e quebrou os dentes.

Maurício Viviani disse...

Bom dia. Quero fazer parte do processo judicial.

Maurício Viviani
7.060.360-X