REUNIÃO COM O DIRETOR ELEITO DA PREVI

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

É amanhã as 11 horas a reunião virtual com o diretor eleito da Previ, Wagner, sob a coordenação da FAABB, presidida por Isa Musa Noronha.


Convidado, irei participar do evento.

Existem várias indagações a respeito da Previ. Talvez a maior diz respeito ao resultado do exercício, que, alguns meses atrás, atingia acentuado déficit e foi se recuperando.

Como a bolsa de valores teve um ótimo desempenho em novembro, atingindo cento e dez mil pontos e as ações da Vale foram destaque, a pergunta é se haverá déficit no final do exercício e se teremos que participar do equilíbrio financeiro do fundo.

Acho que não. Meu ponto de equilíbrio para a Previ está situado nos 110.000 pontos do Ibovespa. Mas vamos aguardar a informação do diretor.

Uma polêmica levantada na semana passada foi sobre o presidente do BB que teria desgostado o Planalto com substituição de diretores alinhados com o ex presidente Novaes. Chegaram falar que estaria sendo procurado um novo presidente.

E outra polêmica foi sobre uma matéria publicada pela Globo de que os fundos de pensão Das  estatais são subsidiados pelos cofres públicos e por issO devem ser privatizados. A matéria foi contestada pela Anabb e pela FAABB de forma vigorosa e incontestável.

Nesse cenário lamentavelmente o COVID 19 recrudesceu. A Afabb Rs teve seu presidente acometido e agora uma de suas advogadas, obrigando a associação a suspender de novo suas atividades externas. Que coisa !

34 comentários:

Anônimo disse...

DR

Podemos pedir ao Diretor aumento do limite do ES?

Abraços.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado Dr. Medeiros e demais Colegas ,

Você acerta muito, é o cara. Sempre bem fundamentado nas suas previsões - principal característica dos grandes investidores em renda variável (*).
(*) lembrei-me do nosso trader anônimo e seu eterno “mercado bursátil” ...hum!!... kkkk!

Os balancetes de outubro e novembro/2020 prometem alegria para todos nós!

Na minha humilde opinião, já podemos até encomendar os fogos de artifício para comemorarmos a saída de nosso PB1 do vermelho, já agora em 30/11/2020, e, quem sabe, até contabilizar alguns trocados superavitários na Reserva de Contingência do plano. Que saudade do BET pelas metade!

Abraço fraternal para todos!

Genésio – Uberlândia/MG.

Em tempo: Se achar possível e razoável, gentileza questionar o diretor Wagner:

Até quando os cerca de 3,6 mil participantes autopatrocinados do PB1 continuarão sendo prejudicados pela Previ?

Paulo Beno disse...

Parabens, Dr. Medeiros pelo convite.
Acreditamos muito nos seus entendimentos e da Isa Musa, sobre a situação financeira da PREVI, especialmente do nosso Plano 1.

Boa reunião e sejam a nossa voz !!!

Medeiros disse...

Vou procurar perguntar sobre os auto patrocinados, caro Genesio. É incrível a má vontade com esse grupo.

Medeiros disse...

Houve reação por parte dos invejosos a respeito do post sobre a Rosalina e seu sentimento de gratidão. Esse povo está sempre do contra, de mal com a vida é recalcado por terem perdido eleições para mim na Previ, onde contrariei alguns projetos prejudiciais ao nosso fundo e ao grupo pré 67. Meus adversário vão ficando pelo caminho, alguns já morreram, outros estão gravemente doentes. E não são capazes de reconhecer méritos . Tenho pena deles.

Anônimo disse...

DECISÃO DO STJ TRAZ MAIS SEGURANÇA PARA PLANOS
Verbas obtidas em ações trabalhistas não podem ser incluídas no cálculo da aposentadoria. Entenda por que isso é importante para todos nós

No final de outubro, a 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que verbas remuneratórias deferidas em ação trabalhista não devem ser incluídas no cálculo da complementação de aposentadoria paga por previdência complementar depois que o benefício é concedido. Essa decisão é extremamente importante para os planos de benefícios das entidades de previdência complementar.


Na prática, a decisão exclui a possibilidade de recalcular aposentadorias já concedidas para considerar todas as verbas remuneratórias, como horas extras, anuênios, insalubridade, entre outras, que tenham sido incorporadas ao salário do trabalhador pela Justiça do Trabalho. A decisão do STJ amplia o entendimento firmado em 2018, que tratava explicitamente da inclusão de horas extras.


Mas por que a decisão é tão importante? Porque ela traz mais segurança para os planos, consequentemente, para todos os associados. E isso acontece porque a revisão dos benefícios com base na concessão de verbas remuneratórias pela Justiça do Trabalho causava desequilíbrio aos planos.

Jeanne disse...

Quero aproveitar para deixar meus agradecimentos a Rosalina e ao Medeiros, por toda ajuda prestada, as vezes até sem saber que uma simples informação seria um diferencial enorme na nossa vida. Obrigada, Jeanne.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, considerando a sua sempre boa interlocução junto à Diretoria da Previ, a situação delicada na qual contingente expressivo de nossos irmãos aposentados e pensionistas da Previ se encontra, alguns acolhendo filhos e netos por conta da crise de desemprego que assola o país, agravada pela pandemia mais desafiadora de que se tem notícia, solicitamos seu empenho para sensibilizar o diretor Wagner na adoção de medidas , como eventual suspensão de parcelas do ES para quem o desejar, por pelos menos 2 meses, ou à ampliação do Limite do referido emprestimo , além de outras medidas de apoio e acolhimento aos assistidos.
Que Deus o recompense pela sua dedicação as causas dos mais fragilizados.

Paulo disse...

Dr Medeiros, considerando a sua sempre boa interlocução junto à Diretoria da Previ, a situação delicada na qual contingente expressivo de nossos irmãos aposentados e pensionistas da Previ se encontra, alguns acolhendo filhos e netos por conta da crise de desemprego que assola o país, agravada pela pandemia mais desafiadora de que se tem notícia, solicitamos seu empenho para sensibilizar o diretor Wagner na adoção de medidas , como eventual suspensão de parcelas do ES para quem o desejar, por pelos menos 2 meses, ou à ampliação do Limite do referido emprestimo , além de outras medidas de apoio e acolhimento aos assistidos.
Que Deus o recompense pela sua dedicação as causas dos mais fragilizados.

Anônimo disse...

Sr. Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,

É incrível que alguém por inveja teça comentários desairosos a respeito de suas colocações, sobre a valorosa Senhora Dona Rosalina.

Declaro minha humilde solidariedade como o Ilustre Doutor e a valorosa Senhora Dona Rosalina.

Indiscutível dizer do prestimoso favor em manter os colegas aposentados e os da ativa, informados sobre os acontecimentos inerentes as nossas vidas.

Desejo que se mantenham na postura inarredável em defesa dos interesses de nossa identidade.

Respeitosas e Cordiais Saudações

TFA

Ghost Writer

Medeiros disse...

É incrível mas é verdade. Hoje perdi a manhã ouvindo a vídeo conferência do diretor Wagner só para colher informações e repassar para os colegas. Tenho prazer em ajudar, mas eles acham que eu faço isso só para me vangloriar e sempre tiveram receio das minhas análises e de meu conhecimento financeiro e contábil, onde consigo descobrir o que se passa realmente na Previ. Se. Não tivesse feito mais nada nesses anos todos, bastaria minha atuação em 1997 na reforma estatutária para me consagrar, pois foi graças ao meu protesto judicial que o BB não fez a migração do nosso plano de benefício definido para contribuição definida a exemplo do que foi feito na CEF. Isso me basta. Quanto ao resto, os cães ladram enquanto a caravana passa. E vamos que vamos, como sempre. Obrigado Jane e Ghost

Anônimo disse...

Esse é o Medeirão que eu conheço e admiro

Aderbal

Anônimo disse...

Eu sou eternamente grata . E além de competente você é bonito por natureza. Te adoro.

Carmem

Anônimo disse...

O teu blog é necessário e é um pé no saco da Previ. Não pare nunca.

Anônimo disse...

O Grupo Autopatrocinado do Plano 1 merece atenção, pois recolhe mensalmente contribuições de valores dobradas à PREVI.
Somos 3.600 participantes e confiamos no Dr Medeiros, Isa Musa e Diretor Wagner.

Anônimo disse...

É incrível. Sumiu de novo o holerite. As informações estão uma bagunça. Eu acho que é competência demais ...

Anônimo disse...

Doutor Medeiros
Coisa triste é ciumeira de homem. São movidos a rancores, incompetências, ódios e outros predicados incorporados a suas mentes. É muito triste mas essas criaturas permeiam os Governos, as Empresas e tudo por onde vejam interesses para lhes favorecer. São predadores que não querem o bem de ninguém a não ser o seu próprio bem. Dão trabalho sim mas não perca o seu sono. O senhor tá com a vida feita basta ver essa citação do post, ajuda a quem precisa e isso revolta e faz gente espumar por não ter essa competência. Vamo que a vacina vêm aí.

WILSON LUIZ disse...


NEPOTISMO NO BB ACONTECE DESDE 1808

Será que o novo presidente do BB teve a coragem de substituir o filho do vice-presidente da república, que ganhou uma "boquinha" que triplicou seu salário?

O nepotismo existe no BB desde sempre, lembro de um caso dos anos 1980 ou 90, quando dois sobrinhos do então ministro da fazenda, que eram caixas-executivo em Vitória(ES), foram nomeados gerente-geral em Guarapari e Vila Velha(se não me engano), duas das agências mais cobiçadas do estado.

ESPERO QUE SEJA POR CAUSA DOS PENDURICALHOS

O salário médio dos diretores do Banco do Brasil é, em média, de mais de R$ 130 mil, mensais. Espero que este valor não seja o que receberão na aposentadoria, que ele esteja anabolizado por participação em conselhos de empresas estatais, que não são incluídas no benefício.

Anônimo disse...

Ninguém acredita nessa história de 1997, vai contar outra . BB manteve plano da Previ como era , não foi por conta de nenhum protesto judicial

Medeiros disse...

Caro anônimo super conhecido

Você adora o meu blog, é dos mais assíduos. E sguarda mágoas profundas especialmente por causa do ÉS.

Sobre 1997; você recém tinha entrado no banco, pergunte para o Ministro João Octávio Noronha, que na época era consultor jurídico do banco. Ele falou isso na frente de testemunhas.

O BB ia seguir os passos da CEF na migração e estudava resistência.

E, por favor, vá catar ...

Anônimo disse...

Amei tua resposta, dr. vamos que vamos

Terezinha

Anônimo disse...

Acho que eu sei quem é o teu opositor. Está na cara. Kkkkkkkkkk

MAUS disse...

RATOS e RAPOSAS existem em todo lugar
em que houver galinhas dos ovos de Ouro.

Nós (Associados, Associações e Blogueiros) vigiamos os ratos.
- a PREVIC deveria vigiar.
- seria ela a Raposa?

Na natureza, nôé fácil enxergar as raposas.
Os ratos são quase invisíveis...

Anônimo disse...

Colegas,

Eu, já aposentado, estava presente na reunião no Sul, onde foi apresentado o famigerado (em parte) programa do qual fala o Emérito Doutor José Bernardo de Medeiros Neto.

Lembro-me da presença do Sr. Dr. Dinar Goyheneix Gigante e do Sr.Dr. Leônidas Maia Albuquerque e também dos sindicalistas que seriam e foram beneficiados pelo Sr. Fernando H Cardoso, com cargos na Previ, segundo o que se comentava naquele encontro.

Dr. Gigante fumando seu irreprochável cachimbo. Eu estava sentado ao lado dele. Na saída, dentre outros, conversamos os três.

O Doutor José Bernardo de Medeiros Neto atuou em benefício do funcionalismo.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Gilberto disse...

Dr. Medeiros não dê ouvidos as picuinhas.
Poderia fazer uma resenha da reunião para os que não puderam assistir?
Seria interessante.
Grato e bom dia

Anônimo disse...

Cuidado que o ES esta para "matar".
Em novembro (mes passado) os encargos atingiram 62,42% da minha prestação.
Vou tentar cair fora o mais rápido possível e talvez a solução passe por um CDC.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado anônimo 3 de dezembro de 2020 12:19,

Antes de "cair fora" do ES da Previ para um CDC dos bancos, analise bem os encargos financeiros de ambos os empréstimos.
E muito cuidado, você pode sair do espeto (ES) e cair na brasa (CDC).

Um abraço,

Genésio - Uberlândia/MG

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr. Medeiros

Como foi a reunião? Alguma novidade??

Abraços

Anônimo disse...

Prezado Genésio, grato pelo aviso.
Por pretender liquidar o ES em curto prazo, foi que me referi a um eventual aporte via CDC (taxa nominal de 0,91% a.m. e parcelas fixas).
Mas voce não deixa de ter razão: nada de sair da frigideira para cair no fogo.(risos).

Um abraço,
Francisco

Medeiros disse...

No final de semana farei uma resenha da vídeo com o diretor Wagner. Aguardem. Temos novidades também no BB

Anônimo disse...

DR

Não é demais lembrar que a Diretoria Executiva da Previ só tem alçada sobre o ES se quiser ajudar o associado.

Abraços.

Jair Mário Bork disse...

Bovespa a 113.000 pontos. Será a hora de vender?
Dê a sua opinião, mestre Medeiros.

Anônimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/12/grupo-neoenergia-leva-distribuidora-de-energia-ceb-em-privatizacao-de-r-25-bilhoes.shtml

Seria participada PREVI Neoenergia S.A. 49,01%?????

Anônimo disse...

Ao anônimo de 04/12 16:08

2,5 bilhões e não 25 bilhões como erroneamente citado pela Folha.Uol na manchete.
Ou vendia a CEB ou ela perdia a concessão, onerando o erário do DF com pagamento de funcionários, etc.