FRUSTRANTE CAMBORIÚ SOBRE O ES

sábado, 6 de agosto de 2022

Vários colegas estão esperançosos a respeito de medidas a ser tomadas pela Previ quanto ao ES baseados em afirmativas do conselheiro Riede e do colega Gilberto. O que tem mais rolado na rede são notícias de suspensão das prestações, nova margem, e um novo empréstimo com prestações fixas. Os mais esperançosos até alimentam a ideia de um conserto no cálculo atual do ÉS, após a decisão judicial do STJ contrária a capitalização mensal de juros.


Entretanto, o diretor Wagner em sua exposição nada falou a respeito dessas melhorias. Na fase de perguntas, respondeu que a decisão judicial não se aplica a Previ porque ela está calculando e cobrando corretamente as prestações. E nada mais.

Quero dizer aos necessitados e aos sufocados, porém, o seguinte, aqui entre nós na surdina. Não se desesperem. Em breve sai coelho dessa toca. Não sei quando. Não anuncio porque se eu anuncio não dá certo, eles retardam, não querem me dar nenhuma chance de gritar bingo. Até é melhor eu dizer que não vai sair nada porque aí é que sai. Entenderam ?  Por favor, a gente tem que jogar conforme o jogo corre, nadar a favor da correnteza. Entenderam ? Portanto, sem desespero, sem ansiedade, sem angústia.. Que, quando menos se espera, a coisa sai. Ok ? Eu não disse nada, eu não afirmei nada aqui. Ok ?

Mas no tocante ao Encontro a referência ao ES foi frustrante. No corpo principal da palestra do diretor Wagner , que teve a coordenação de Claudio Lahorgue, presidente da Afabb RS, ele nem tocou em empréstimo simples. Falou que o plano um está no fim, que está maduro,só faltam 4.100 colegas se aposentarem, só 4.100 na ativa, que a Previ paga 1 bi e trezentos bilhões por mês, que os ativos da Previ andam na casa de 220 bilhões, que atualmente a renda variável baixou para trinta e três por cento do total dos ativos, que mesmo assim a Previ ganhou 12 bilhões de dividendos no ano, quase o total dos benefícios, que a maior alocação em renda fixa permite garantir melhor o pagamento dos benefícios, sem a oscilação provocada pela bolsa, com isto o risco do déficit anual diminui, que a Capec está bem, que não é possível colocar o valor da Capec para pagar o ÉS, pois se trata de uma garantia familiar aos herdeiros, em caso de morte do titular. E, que eu apontei, foi isso. Nada de muito relevante, a meu ver, tanto assim que gerou poucas perguntas e pouco interesse de parte dos presentes, uma plateia de cerca de 150 aposentados, vários dirigentes de associações, propiciando que a sessão fosse encerrada bem antes do tempo que havia sido projetado. Foi a primeira vez que isso acontece em 12 encontros.

Eu não ia, mas fui por vocês. Fiz meu dever de casa, da maneira que aprendi com um grande mestre recentemente falecido, Nereu Lagos, presidente da Afa PR, utilizando a esperteza adquirida em anos de luta na defesa dos direitos e interesses dos aposentados e pensionistas...Agressivo e provocador quando necessário, suave e subterrâneo em outras horas. 

Fui, voltei de bunda dolorida , sentado o dia inteiro naquelas cadeiras duras. Vamos ver se valeu o sacrifício. Por enquanto é isso. Voltei frustrado, vamos ver se estou errado. Rimou, não é ?Bom sinal.





69 comentários:

Francisco disse...

Como o Dr. Medeiros ja previa, nada de novo aconteceria no Encontro.

Contudo deixou claro que existe possibilidade de alguma alteração ao longo do tempo.

Esse Dr. Medeiros tem, se não me engano, 84 anos de idade, mas 1.000 anos de paciencia, persistencia e dedicação à causa que sempre abraçou: o exercício claro e límpido da advocacia. Nisto tem coração de menino.

Parabéns, mestre, e obrigado por sua dedicação.

Anônimo disse...

Obrigado colega Dr. Medeiros, pela noticia, ainda que nada tenha de concreto, sou otimista em acreditar que a nossa agonia será atenuada. Tenho esperança que alguns colegas tenham sabedoria suficiente para atender os que estão sem norte. A melhor oportunidade é ter Fe e acreditar que ainda existem algumas pessoas que possuem o bom senso na Previ. Espero que a Previ zele para a saúde financeira de todos os envolvidos. Ninguém é dono de nada, não levaremos nada, somente as ações de caridade e misericórdia para com o próximo. Vou esperar sentado, para não ficar cansado, mas tenho esperança que alguém irá criar uma nova oportunidade para muitos poderem respirar aliviados. Conclamos aos colegas abastardos olharem para o lado e estender as mãos e escutar os que estão no fundo do poço, afinal somente se colocando no lugar do outro, para compreender o que cada um passa.

Anônimo disse...

Não foi dito, mas fica entendido, se os da ativa se aposentarem e um bom número dos que já se aposentaram partirem para um plano superior, o Plano 1 vai ficar uma beleza!
ivo

Anônimo disse...

Deus Eterno e Todo Poderoso , que pelo amor infinito nos destes o vosso filho , doce Jesus Cristo, Senhor do Universo , eis que , submetidos a vocação da fé naquele pode todas , Efésios 3-20, busquemos ampararmos em Cristo , nosso conforto e consolação e que tenhamos , nessa vida passageira, a paz e a condição mínima para sobreviver, enquanto esperamos pelo Senhor e pela vida eterna, que é destinada a todos aqueles que o temem
Obrigado, Dr Medeiros
Que Deus o abençoe
A fé é a certeza de já dispor daquilo que ainda não se vê
Precisamos de muito pouco pra ser felizes
Que Deus ilumine os que fazem a Previ a fim que ele vem em direção aos anseios dos mais frágeis

Tereza Fleury disse...

lamentável tudo isso.....

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Embora o encontro de Balneário Camboriú possa não ter atendido às expectativas em relação ao ES, importa destacar que o encontro ocorreu, o diretor da Previ compareceu, as pessoas compareceram. Cumprimento aos colegas que se dispuseram a comparecer. Todo fórum é importante como espaço de vocalizações. Cumprimento ao Dr. Medeiros pela presteza na publicação de suas impressões. Como diz o poeta "andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar". Abraços.

Anônimo disse...

Dr Medeiros , sou o responsável pela última postagem das 19:14 . Agora que percebi que entrei como Anônimo
Chamo -me Paulo Eduardo
Que o Deus Altíssimo o abençoe, tenha misericórdia de todos nós, e lhe dê muitos anos de vida

Tereza Fleury disse...

AAPPREVI entrega abaixo-assinado na sede da PREVI
05/08/2022

A AAPPREVI entregou à PREVI, na última quarta-feira – 03/08, um abaixo-assinado criado pelo vice-presidente para assuntos previdenciários, Julio Cesar Pestana Costa. O documento contendo 409 folhas com mais de 36 mil assinaturas foi entregue pelos advogados da AAPPREVI juntamente com o diretor de comunicação Marcos C. de Andrade Júnior. A carta anexa ao documento segue abaixo, em sua versão integral.
Sr. Presidente do Conselho Deliberativo, de Administração e Fiscal da PREVI – CAIXA DE PREVIDÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL.

ABAIXO-ASSINADO – REAJUSTE COMPLEMENTO PREVI – 36.769 assinantes

Nós, abaixo-assinados, solidários com a providencial iniciativa do colega JULIO CESAR PESTANA COSTA, Vice-Presidente para Assuntos Previdenciários da ASSOCIAÇÃO DOS PARTICIPANTES, ASSISTIDOS E PENSIONISTAS DO PLANO DE BENEFÍCIOS Nº. 1, DA PREVI – AAPPREVI, vimos, respeitosamente, denunciar irregularidades que pairam no seio deste nosso Fundo, refletindo negativamente na qualidade de vida de milhares de aposentados e pensionistas assistidos. Trata-se de mudanças estatutárias envolvendo os índices de reajustes dos complementos de aposentadorias e pensões e, no mesmo sentido discriminação praticada nos regulamentos concessórios dos empréstimos a participantes da PREVI que alijaram da prerrogativa todos os tomadores de idade avançada, patenteando cerceamento de direitos adquiridos. Esses acontecimentos em destaque levaram os pretendentes ao mútuo nessa faixa etária, ao enfrentamento da situação de penúria a que se submetem milhares de colegas que, já no limite, não conseguem afastar o pesadelo da falta de alimentos, medicamentos e o básico para manter seus familiares, impelindo-os ao jugo de agiotas porque o Fundo lhes nega essa assistência financeira, mesmo cobrando juros abusivos segundo entendimento do STJ, Tudo a bordo de regulamentos discriminatórios, desrespeitando a Lei do Idoso. Acresce que, ao tempo em que esse quadro negativo persiste, os Dirigentes do Fundo se autoconcederam salários de R$ 50.000,00 mensais, mais bônus da ordem de meio milhão de reais, cujos valores incidem no cálculo da aposentadoria sem amparo estatutário. Por tudo isto:

REQUEREMOS que nossos reajustes de complemento de aposentadoria sejam corrigidos nos mesmos percentuais em que foram atualizadas as remunerações dos dirigentes desta nossa Caixa desde 01/01/2003, abrangendo remuneração, benefícios extras, abonos e tudo o mais que os gestores da PREVI auferiram a cada ano desde então.

Esta é uma reação inicial ao conhecimento de que direitos vitais nos estão sendo sonegados, e, cientes das limitações envolvendo pleito desta ordem, encarecemos seus préstimos no sentido de que, como alternativa imediata, ofereçam uma solução para a situação de penúria que atinge milhares de colegas, como denunciado.

A documentação anexa representa o arquivo completo com as 36.769 assinaturas componentes deste abaixo-assinado, legitimadas pelo Change.org Brasil, com o aval da AAPPREVI.

Atenciosamente,

Curitiba (PR), 25 de julho de 2022.

Júlio César Pestana Costa
Vice-presidente Previdenciário

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente

Anônimo disse...


Ao estimado colega dr. Medeiros

Utilizo esse espaço para trazer-lhe os agradecimentos merecidos por ter ido em pessoa ao encontro em Balneário Camboriú sob o patrocínio de Associações com a presença de colegas que lá puderam estar e pelo deslocamento do diretor de Seguridade da Previ sr. Wagner.

Talvez o mês de agosto não se apresente tão desgostoso como possa parecer mas fica mais uma vez, pelo menos da minha parte, minha gratidão por sua ida e pela vinda do Diretor, que se não trouxe boas novas, pelo menos veio trazer sua vontade ao dialogo com quem foram ouvi-lo.

Até o final desse mês farei uma pausa em reinvindicações até porque muito já foi dito por diversos colegas, desde suspensões de pagamentos (que respeito mas não concordo), criação de um novo ES com parcelas pré-fixadas, atualização do modo atual de correção do atual ES.

Enfim, saio torcendo para que aqueles que falam em números bilionários, milionários, tenham juízo e lucidez para devolver a uma parcela expressiva de associados desse Fundo uma nova dignidade e melhor qualidade de vida. Não é possível se continuar com essa enxurrada de postagens a manchar uma história como a da Previ. Até lá.

Anônimo disse...

Parabéns AAPPREVI !👏👏👏

Anônimo disse...

A Previ aposta na falta de conhecimento e na falta de interesse e comparecimento as votações nas eleicoes, só que esse EMPRESTIMO SIMPLES envolve dinheiro e ai a coisa pega.
Vou falar pra todos os conhecidos sobre esse assunto da capitalizacao dos juros mensalmente quando a lei manda que seja anual, falta de cumprimento da lei requer puniçao adequada e semelhante ao sofrimento que esta causando aos tomadores do emprestimo simples.
Vamos ver quem ganha essa aposta.

Anônimo disse...

Mais uma vez a Previ com sua empatia vem confirmar o que minha mae dizia, agosto mes de desgosto.
Mas a Primavera tá chegando e com isso as flores e as alegrias virão.
Vamos aguardar o que o Dr. Medeiros previu.
Muito feio esse papel da Previ, não esqueceremos.

Anônimo disse...

Bom dia ,passo por aqui para parabenizar o incansável , guerreiro ,Dr Medeiros que saiu do conforto da família e de seu lar para lutar por nós ,como dizem um guerreiro nuca descansa e nem foge a luta ,que Deus lhe der longa vida e saúde

Nildete disse...

Bom dia!

Parabéns, doutor Medeiros!


Meus agradecimentos por buscar informações que nos interessam e postar em seu blog.

Desejo muita saúde, paz e alegrias em sua vida! Um abraço.

Anônimo disse...

Espero que a Previ faça alguma coisa
Está lhe dando com vidas
Com um Fundo Bilionário, que tem como resolver isso
É muita responsabilidade diante de fatos tão tristes e graves

Tereza Fleury disse...

o que é capitalizado é a correçao monetaria, nao os juros

Anônimo disse...

Tenho muita fé no Deus Todo Poderoso que haverá , por parte da Previ, sensibilidade para adoção de alguma medida no tocante ao ÉS que possa amenizar a situação dos qye dela necessitam
A Previ já fez isso no passado
Por que não faria de novo
Tenho esperança de alguma notícia no decorrer dos dias que virão, se Deus permitir

Anônimo disse...

Parabéns, AAPPREVI!!👏👏👏👏

MAUS disse...

SOBRE A POSTAGEM DA AAPREVI, no manifesto entregue à PREVI:

1 - CONCORDO:
"...ao tempo em que esse quadro negativo persiste, os Dirigentes do Fundo se autoconcederam salários de R$ 50.000,00 mensais, mais bônus da ordem de meio milhão de reais, cujos valores incidem no cálculo da aposentadoria sem amparo estatutário."
Por tudo isto:... "

2 - DISCORDO:
"Por tudo isto:
REQUEREMOS que nossos reajustes de complemento de aposentadoria sejam corrigidos nos mesmos percentuais em que foram atualizadas as remunerações dos dirigentes desta nossa Caixa desde 01/01/2003, abrangendo remuneração, benefícios extras, abonos e tudo o mais que os gestores da PREVI auferiram a cada ano desde então."

1) - CONCORDO em protestar:
- os BENEFÍCIOS ACIMA DO TETO
- o BET BB 7,5 bilhões
- SÃO ILEGAIS
Sugiro que a AAPREVI acione JUDICIALMENTE:
- a PREVI, a PREVIC e a SPC-Previdência Privada pela INÉRCIA do cumprimento da TEC-PREVIC;
- INCLUSIVE os Diretores da PREVI, por IMPROBIDADE ADMINISTATIVA agindo negativamente EM CAUSA PRÓPRIA.

2 - pretender que a PREVI aplique os mesmos reajustes no BD, havidos nos reajustes dos Estatutários [e, no mínimo, um delírio... ORA SENHORES DA AAPREVI, AFBBs, não se pode pretender O QUE É ILEGAL !

Enquanto os Senhores não ACIONAREM JUDICIALMENTE a PREVI, PREVIC, SPC, a "cara de Paisagem" que impera nos TRFs, STF, CN, será REPLICADA m todas as Estatais e Fundos de Pensão que são o reflexo das INDICAÇÕES POLÍTICAS.
- não esqueçam de ao ACIONAR EM CONJUNTO as Ditas Entidades.
- quiçá o CNJ, Comissão no SENADO, Audiência Pública com a SPC-MFazenda etc.

Enfim, considero o conteúdo do Manifesto muito acanhado.

Leiam
João 2:22
João 2:17

Tudo foi, está e será providenciado.

Anônimo disse...


MAUS

NESTE SEU COMENTÁRIO CONCORDO PLENAMENTE COM VC. NÃO SE DEVE PLEITEAR O QUE OUTROS COMETEM DE ILEGAL. SERIA COMO SANCIONAR O QUE AINDA NÃO FIZERAM NA LEI DE GERSON. MAS VC FALOU VERDADES. PENA QUE ESSES SALÁRIOS AINDA NÃO SE APROXIMAM DOS LUCIANO HULK, DO FAUSTÃO, DO DATENA E POR AÍ VAI.

O PROBLEMA (PARA NÓS) É QUE TEMOS POUCOS COMBATENTES E MILHARES DE ACOMODADOS.
ISSO FAZ A FESTA (DELES).

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Dr Medeiros


E agora ?

Anônimo disse...

BOLSA A QUASE 110 MIL.

Anônimo disse...

Todos nós somos apenas criaturas , submetidas às dores desse mundo
Depositemos nossa confiança inabalável no Deus de toda Consolação, e ELE e somente ELE , por Cristo , Senhor Nosso, que pode todas as coisas , não nos deixará sucumbir
Tudo passa
Os oprimidos e os opressores
A cada segundo as suas obras e o seu coração
Só Deus não passa
“ Não tenhais medo , mas, antes , vigiai e orai , até pelos que vos perseguem “
Não estamos sós, nenhum dos aflitos estará só, nesse mundo

Anônimo disse...

Mensagem dirigida a Previ, de 21.07.2022:
A partir da live do diretor de seguridade, que afirmou o lançamento de uma nova linha de crédito com prestações fixas, peço informar quando essa Previ disponibilizará esse novo produto e se o mesmo será acessível a um número expressivo de aposentados e pensionistas do PB-1.Agradeço manifestação com a possível brevidade.

Resposta da Previ, de 08.08.2022
Nº de Atendimento: 83807697
Por se tratar de um produto totalmente novo serão necessários adaptação de sistemas e testes antes de ser disponibilizado ao público. Será uma linha acessível a todos os participantes que possuírem margem e limite para contratação.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Gerência de Atendimento

Anônimo disse...

INPC de julho deflação de 0,60

Anônimo disse...

Torço e acima de tudo rezo para que , no tocante à essa nova linha de crédito, a Previ crie um novo critério para definição/apuração da margem consignável, seja pela ampliação do prazo total da operação , seja pela ampliação da margem exigida ( de 30 para 35 ou 40 por cento) porque , caso contrário, os que mais precisam , ficaram , mais uma vez , à margem desse público
O problema da maioria não é limite , é margem consignável
Simples assim

Anônimo disse...

Se mantiver a MC de 30 por cento e o mesmo prazo , será uma grande decepção
Porque , pelas condições atuais , os mais idosos já não podem fazer
Jesus , Supremo Senhor , tem misericórdia de todos nós
O sangue e Água, que jorrastes do coração de Jesus , como forte de misericórdia, eu Confio em vós

Anônimo disse...

Anônimo de hoje, 08:36. Pelo visto, a resposta da Previ, vai ser o famoso trocar 6 por meia dúzia.

Miro disse...

INPC do último mês
-0,60%

Jul/2022
INPC registra deflação... então o saldo DEVEDOR DO ES vai diminuir?

Anônimo disse...

Ja disse tudo a resposta da PREVI: Será uma linha acessivel a todos os participantes que possuirem margem e limite para contratação.
Ou seja todos que estãp endividado e sem margem por conta dos emprestimos com juros compostos que acabou com a margem vai poder fazer esse novo emprestimo.
Essa PREVI está brincando com os donos.

Anônimo disse...

Vamos ver se em setembro o empréstimo simples é atualizado com a correção negativa ou apenas não computado, nos normativos não menciona apenas variação positiva. Vamos acompanhar.

Anônimo disse...

Bom dia a todos ,a resposta que a previ deu ao nosso colega quando perguntado sobre a linha de credito nova a previ foi bem clara vai ser pra todos desde de que tenha margem e limite ,ou seja a maioria não tem nem uma das duas .ou seja ficaremos na mesma situação difícil , ,chegamos onde não temos mais para onde ir e a beira do desespero. e agora Dr Medeiros o faremos ? em todas as suas falas a previ deixa bem claro que não tem interesse nenhum de mudar a sua política administrativa para nos socorrer eu particularmente não tenho nem uma esperança .

Anônimo disse...

Dr
Inpc julho -0 60%
ES atual melhor que prestacoes fixas.
Limite e margem têm que ser revistos

Abraços

Anônimo disse...

ALÔ SENHORES DIRETORES DA PREVI!

Nós, aposentados atolados no ES, estamos precisando pagar nossas dívidas prá ontem! Devolva-nos o direito de renovar o ES!

Muito obrigado!

Anônimo disse...


Dr. Medeiros

comentário 09.08.2022 08:36
Mensagem dirigida a Previ em 21.07.2022
Resposta da Previ em 08.08.2022

SERÁ UMA LINHA ACESSÍVEL A TODOS OS PARTICIPANTES QUE POSSUIREM MARGEM E LIMITE.

Então o socorro, pelo menos para mim, não chegará. Só comprando MARGEM DE QUEM TEM MILHAS. Será que a Previ não permite a troca?
Que troço bem angustiante isso.
Será que se resolve até o 1° turno das eleições?
Ou será assinado pelo Presidente que tomar posse em 1° de janeiro de 2023?
Ou vamos esperar o encerramento e divulgação do balanço da Previ em março de 2023?

Santa Paciência!!! E tome contas atrasadas, pagamentos de juros, ida ao mercado com dinheiro contado. Na imprensa de hoje o endividamento dos brasileiros ao ponto que chegou.

Miro disse...

https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/05/05/lula-promete-evitar-privatizacao-de-eletrobras-banco-do-brasil-e-correios-se-for-eleito.ghtml

Anônimo disse...

O maior problema em contratar o ES é a MC, nem tanto o Limite Disponível. A resposta da Previ para o colega do dia 09.08 Anônimo das 08:36, nos deixa na mesma situação com relação a não ter MC, pois quando aniversário do ES as prestações aumentaram +- 20%, e a Previ nem se preocupou com a MC estourada. Aguardem, ficaremos na mesmice, com a nova linha de crédito, sem margem.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, pelos meios ao seu alcance , a despeito de tudo que o sr já vem fazendo para ajudar os aposentados , faça chegar à Previ o teor dos comentários acima , principalmente a preocupação quanto à MConsignavel . Se a Previ não alterar os critérios de apuração da MC , de nada vai adiantar criar linha de crédito
É trocar 6 por meia dúzia
É surreal o que está acontecendo na Previ
Que , pelo menos , dê a opção de suspensão de parcelas dos empréstimos para os que não puderem renovar
Ou são alterados os critérios de apuração da Margem Consignável ( ampliando-se de 30 para 35 ou 40 por cento) ou aumenta-se o prazo total da operação para 150 ou 180 meses
Caso contrário, nada vai mudar
Se a Previ está implantando uma Linha que facilite as coisas , tem que buscar atender aos aposentados que não dispõe de margem pelo critério atual
Por favor, Dr Medeiros, leve esse apelo ao CD da Previ e à Diretoria de Seguridade/técnicos responsáveis por essa mudança

Anônimo disse...

Dr Medeiros tem prestígio e boa vontade para fazer chegar à Previ o teor desses comentários e apelos
Tenho certeza que ele o fará

Anônimo disse...

Historicamente, sempre que o preço da gasolina aumentava, tudo o mais aumentava. Agora, no mes de julho, a gasolina baixou, mas nenhum produto de supermercado baixou, pelo contrário, aumentaram em média 1,31% segundo o IBGE.
Mas o INPC ficou negativo em 0,60%. É simples, o INPC é que reajusta nossos salários. Nem Freud explica.

Anônimo disse...

A Previ pode resolver essa questão da MC do ÉS
Basta desconsiderar impacto da Contribuição que pagamos a Previ do cálculo da Margem Consignável
É uma questão de decisão político/administrativa
Se eles quiserem solucionar essa questão, tem como
Infelizmente, parece faltar sensibilidade
É muito triste tudo isso
Ver tanta gente aflita dependendo da decisão de poucos

Anônimo disse...

Querido Dr Medeiros , se possível
Diga-nos alguma coisa , da sua expectativa
Sobre essa questão da MC , grande preocupação dos assistidos
Sem isso, de nada adianta criar linha nova
Faça esse apelo chegar à Previ
Dê-nos uma notícia qud possa nos aliviar

Anônimo disse...

Boa tarde a todos ,gostaria de da uma opinião e saber do Dr.Medeiros se e possível ,por que não fazemos uma pauta com todas as nossas reivendicacoes e coletar o Maior número de assinatura possível sendo que essas assinaturas fosse através de um link,para eles saberem que estamos todos unidos ,solidário uns com os outros com único objetivo fazer valer nossos direito .a previ acha que os aposentados e pensionista são uns velhinhos inúteis .vamos mostrar pra eles que estamos vivos e que somos os verdadeiros donos da previ,vamos parar de lamentações e de apelar pelo bom senso e sensibilidade deles que já virmos que não tem .chega de humilhação vejo aqui colegas implorarem,de forma humilhante ,sou pensionista sustento minha família sozinha ta muito difícil me chamo. Gláucia sena carneiro,.Dr Medeiros me diga se existe essa possibilidade de é viável

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

O INSS sumentou para 40% o limite de comprometimento de renda em obediencia as movas regras da lei. Mas... e a Previ? Vai continuar com os 30% ?

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Pq a Previ nao aumenta a MC para 40% igusl o INSS ?

Anônimo disse...

Como ter limite e margem com essa situação? A maioria está com a margem excedida em função do prazo do Es. O limite também se encontra excedido em virtude dos débitos dos juros e da correção. A amortização mensal serve apenas para cobrir parte dos juros e da correção mensal. A Previ deveria fazer uma amortização extraordinária nos contratos do Es com nosso saldo credor do Bet. Pelo menos receberiamos o valor de alguma forma.

Anônimo disse...

Como o saldo devedor é corrigido antes da aplicação dos juros, então estes também recebem a carga da correção, mesmo que, academicamente, não fique comprovada a capitalização dos juros.

Aliás, dita capitalização dos juros não ocorre, à primeira vista, pela estratégia de, ao receber a prestação, o primeiro valor a ser resgatado é justamente o dos juros.

Anônimo disse...

Alguem sabe dizer se o inpc negativo é aplicado tambem nos saldos devedores dos emprestimos simples ?

Anônimo disse...

Vamos ajuizar essa causa,a previ é insensível quando se trata de aliviar as nossas necessidades.

Anônimo disse...

ao anonimo de 09 de agosto das 20,47 hs

Os juros estão sendo capitalizados mensalmente, não tem teoria que consiga negar, consta nos extratos mensais que os juros estão lá, não va na conversa da PREVI, esses emprestimos da PREVI É MIL VEZES PIOR DO QUE O DO BB.
Alias o emprestimos do BB é uma maravilha, os valores são fixos, tudo visivel e nao somos o dono do dinheiro. no BB voce faz o seguro se quiser, não é obrigatorio.

Anônimo disse...

Aproximadamente 40 dias anuciado medidas ref. Emprestimo da bondade e ate agora nada. Na previ parece que esta no tempo da NCR

Anônimo disse...

Se não mudarem os critérios sobre a MC ( elevando-se dos atuais 30 para 40 por cento ) , o Empréstimos já não será de bondade/de socorro . Será apenas mais uma opção para os que já podem fazer pelos critérios atuais
É preciso que área responsável ( aí me refiro a técnicos, gerentes de divisão e diretores do CD) ponham a mão na consciência e vejam que o momento requer atitudes transformadoras e que permitem o acesso de todos , sem exceção, à nova modalidade
Que exista um MC , mas que seja aprimorado ,diferente do atual
Se não , é trocar 6 por meia dúzia
Meu Deus , não dá pra atender , tanta demora
Desejo que não seja uma grande frustração diante de tanta expectativa

Miro disse...

Deflação surreal e politiqueira, desmentida pelas gôndolas dos supermercados, vai impactar negativamente no reajuste das aposentadorias. Em Janeiro de 2023, o rombo fiscal vai detonar a economia. Lamentável!!

Anônimo disse...

Parece que nao entenderam ainda que se os juros forem capitalizados da forma correta ou seja anual ao inves de mensal tudo sera resolvido.
Não será nem precisa fazer emprestimos simples porque a PREVI TERÁ QUE DEVOLVER OS VALORES COBRADOS A MAIS.
ESSA É A UNICA MANEIRA DE RESOLVER ESSE PROBLEM CAUSADO PELA PREVI.
OS VALORES COBRADOS A MAIS SERÁ SUBSTANCIAL PARA QUEM FEZ EMPRESTIMOS NOS ULTIMOS ANOS.

Tereza Fleury disse...

CARTA ABERTA à FAABB

Curitiba (PR), 09 de agosto de 2022.

À

Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil – FAABB

Av. do Contorno, 6437 – 301
Funcionários
Belo Horizonte – MG, 30110-039

Sra. Presidente,

ASSUNTO – Abaixo-assinado entregue à PREVI

Vimos, por esta via, levar ao seu conhecimento a entrega do abaixo-assinado à PREVI em 05/08 último, para cujo atendimento pedimos sua preciosa ajuda.

O manifesto em questão segue anexo por cópia, assim como pode ser acessado através do link:

https://www.aapprevi.com.br/documentos/pdf/protocolo_entrega_abaixoassinado.pdf

Repercute nas redes sociais o clamor provocado por esse abaixo-assinado, onde os 36.769 assinantes, assistidos pelo Fundo, acossados pela calamitosa situação financeira que atravessam há algum tempo pedem ajuda para sanar irregularidades relatadas. E a Federação, mais que ninguém no mundo, conhece as origens e desenrolar de fatos geradores, posto que, na condição de representante das Associações filiadas tem participação ativa e determinante nas reuniões com o patrocinador, sempre que mudanças organizacionais e vitais para as duas Caixas (PREVI e CASSI) entram em votação. No caso presente, há elementos consistentes que justificam a judicialização dos fatos elencados no documento e embora o pretenso feito comporte execução sumária por merecimento, expedientes protelatórios certamente serão interpostos seguidamente até que os aposentados de hoje estejam mortos – de fome ou de velhice.
Vale ressaltar “que a Previ está sempre atenta às necessidades de seus associados e participantes, reforçando seu propósito de Cuidar do Futuro das Pessoas e sua missão de Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável.”

Em razão disso, apressamo-nos em declarar solidariedade a esse propósito e tranquilizar a todos com a certeza de que o dinheiro envolvido nas reposições pleiteadas não significa despesa extra, porquanto foi incorporado ao patrimônio do fundo gradativamente, sempre que absorvido – irregularmente, diga-se. Quanto ao BET, trata-se de apropriação indébita e como tal tem que ser devolvido pelo Banco,

Portanto, deve-se evitar o ingresso na via Judicial, pois é sabido que essa opção não agrada a nenhuma das partes que se envolverão em um litígio dispendioso e duradouro. Por isso, melhor será a PREVI e o Patrocinador entrarem em acordo justo, definitivo e saneador. Tendo como projeção ideal corrigir de pronto as irregularidades constatadas para viabilizar o tratamento extrajudicial. E, a partir daí, definir o encerramento da questão pela via administrativa, firmando acordo ao amparo das seguintes providências:

a) Equalização dos parâmetros dos empréstimos a participantes;

b) Tratamento isonômico entre participantes e assistidos de qualquer idade;

c) Instituição de abono permanente para compensar as perdas sofridas;

d) Devolução dos 7,5 bilhões apossados pelo Patrocinador;

e) Pagamento das parcelas do Bet não adimplidas.

No tocante à Federação, em que pese não sermos filiados, encarecemos exercer seu papel moderador “como a entidade de representação política e jurídica, reunindo a grande maioria das Associações existentes no país” … (Site da FAABB).

Assim, com este gesto altruístico, se materializado, a sofrida Classe de aposentados e pensionistas do nosso meio terão restauradas a autoestima e a capacidade de prover o sustento dos familiares – até os últimos dias que lhes restam.
Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo da AAPPREVI
presidencia@aapprevi.com.br
www.aapprevi.com.br

Tereza Fleury disse...

Ofício FAABB 10/08 de dez de agosto de 2022.

À Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

Diretor Wagner de Sousa Nascimento

(Solicito que encaminhe cópia aos demais dirigentes e membros do Conselho Deliberativo)

Srs. Dirigentes,

Tomamos conhecimento da entrega do abaixo-assinado à PREVI em 05/08 último, pela Associação AAPPREVI.

Endossamos os argumentos lançados no abaixo assinado que pleiteia que os reajustes de aposentadoria e pensões dos associados PREVI sejam corrigidos nos mesmos percentuais em que foram atualizadas as remunerações dos dirigentes da Caixa, contemplando remuneração variável, benefícios extras, bônus e tudo o mais que os gestores da PREVI auferiram desde 2003.

Relembrando, na Edição 182 Maio/2015, a PREVI defendia que “Na PREVI, o plano de cargos e salários está em linha com as necessidades da Entidade e as boas práticas do mercado. Os valores de honorários e benefícios da Diretoria Executiva são equivalentes aos praticados no Banco do Brasil. O do presidente é igual ao de vice-presidente do BB, e os diretores recebem o mesmo que é pago aos diretores do Banco.”

Ainda admitia o pagamento de remuneração variável, dizendo “Para o exercício de 2014, ainda não foram definidos os critérios e a forma de pagamento da remuneração variável dos dirigentes, razão pela qual não ocorreram desembolsos a esse título. Os desembolsos havidos em 2014 referem-se aos exercícios de 2011, 2012 e 2013.Em relação ao exercício de 2014, foi determinada a revisão da Política de Remuneração Variável da Diretoria, e ainda não ocorreu deliberação sobre o tema nem pagamento dessa verba aos dirigentes.”

A verdade é que Benefícios não podem ser corroídos pela inflação. Em decorrência da lógica de custeio dos benefícios de previdência complementar e da imposição da formação de reservas para suportá-los, nos termos do artigo 22 da Lei 6.435/1977, ficou estabelecido que tanto o benefício quanto as respectivas contribuições seriam inicialmente corrigidos segundo a variação do valor nominal atualizado das ORTN, ou nas condições estipuladas pelo órgão normativo do Sistema Nacional de Seguros Privados, inclusive quanto à periodicidade das correções, que confiram atualização monetária. Com efeito, é imprestável ao fim a que se propõe o benefício previdenciário de aposentadoria que sofra forte e ininterrupta corrosão inflacionária, a ponto de os benefícios, no tempo, serem corroídos pela inflação.

É imprescindível que a PREVI faça estudos visando corrigir tais distorções, preservando o poder de compra de aposentados pensionistas.

Atenciosamente,

Isa Musa de Noronha
Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil
Presidente

Unknown disse...

BOM DIA,

Parece que a informática na PREVI, anda na idade da pedra. Com o dinheiro que tem, para se fazer um simples empréstimo, leva-se dois dias para creditar em conta. Agora para um novo modelo já se vão para 02 meses do prometido e nem notícias. Devem se comunicar por fumaça.

Felipe Osório da Silveira disse...

Realmente, um golpe econômico, mascarando tudo que em janeiro após retornar as antigas alíquotas inpc provavelmente passará de 2%

Anônimo disse...


Lá no longínquo 27.07.2022 o sr. Jair (permita-me dizer o nome somente) citava uma inflação de 28 por cento oficial nos últimos cinco anos em nossos proventos. Quando a inflação verdadeira de supermercados, medicamentos, combustível, etc. parece não bate.

E o referido dizia que não estava no empréstimo simples da PREVI a causa de nossos males financeiros.

Agora mudando para o "meu" dito quero ilustrar a colegas que por desinformação ou desinteresse do saber é que existe uma parcela de colegas no nosso mundinho que foi arrasado por um governante desse País (isso mesmo, aquele que "negociou" a reeleição) que praticamente liquidou com a dignidade dentro do Banco do Brasil. Com a anuência do dito foram 8 anos de salários congelados, mexida no Plano de Cargos, criação do tal abono que não incorporava ao salário e em muito também foi danoso a Cassi).

Isso tudo levou ao que temos hoje. Uma turma com salários totalmente aviltados, implorando pelo amor de Deus que a Previ tenha complacência em reformar suas regras, ou criar nova modalidade de ES, mas já corre boatos de que não mexendo na MC de nada valerá tal auxilio.

Por fim hoje no site da PREVI os senhores podem ver 04(quatro) diretores ao receber uma placa pelos 118 anos de nosso Fundo registrados em abril passado.

Nós, que estamos a muito tempo utilizando este espaço que o nobre Dr. Medeiros nos coloca a disposição, a par da tomada de seu tempo, algum aborrecimento que possa trazer, deveria ser ofertado ao mesmo, talvez na sede da Associação, um reconhecimento ainda em vida, pela sua luta, bravura e dedicação a essa gente como Eu, não fosse seu blog, seria um lobo a uivar sozinho na escuridão das madrugadas. Por seu blog, que sofre monitoramento por parte da Previ, é possível verem o grande número de manifestações, fora os que não escrevem, a insatisfação atual com a condução no trato a uma grande parcela de seus assistidos.

Anônimo disse...



LEI DO SUPERENDIVIDAMENTO: o Magistrado pode impor sanções aqueles que não aceitarem renegociar o pagamento de dívidas, desde que de boa-fé, o titular não consiga mais arcar com suas obrigações.

Isso tem endereço certeiro como Bancos, Cooperativas, consignados, financeiras e tais. Quem quer arrumar sua vida financeira, desde que se enquadre, e cessar com esses empréstimos é hora de parar e pensar.

Com a vantagem que não podem ameaçar como fazem os agiotas.

Anônimo disse...


OFÍCIO FAABB

A verdade é que benefícios de aposentadoria não poder ser corroídos....

Estou criando um grupo para acionar a Justiça exatamente sobre o tema.

Ah, isso não dá nada.

Quem viver, VERÁ.

Agradecido FAABB!!!

Anônimo disse...

E agora JOSÉ!

Anônimo disse...


Doutor Medeiros

No dia de hoje, 11 de agosto, venho lhe cumprimentar, o bom que fosse um abraço ao vivo, pelo seu, pelo meu e o de tantos outros.

FELIZ DIA DO ADVOGADO

Sabe, conheço um advogado que, aos 90 anos, ainda lúcido e atuante, desempenha com vigor a profissão que abraçou. Vamo que vamo.

ruth disse...

Caro Dr. Medeiros
Já no último minuto do DIA DO ADVOGADO, venho, mesmo que tarde, lhe cumprimentar pelo seu dia e pedir que Deus norteie seus caminhos, na defesa de tudo o que lhe é mais sagrado! Também quero lhe agradecer por toda sua dedicação e solidariedade em manter seu blog ativo, nos dando espaço para compartilharmos nossas dúvidas, angústias e preocupações! Que Deus o abençoe abundantemente!

Anônimo disse...

Bem que a previ poderia suspender as parcelas dos emprestimos a partir de 08.2022. Parece que desse mato nao sai coelho. A previ nao fez absolutamente nada durante a pandemia. Nao antecipou 13 salario
Nao aumentou o limite da margem. Quanta maldadade desses diretores.

Anônimo disse...

Essa Isa de Noronha é de triste memória, nunca nos ajudou. Pensei que já estava era de pijamas cuidando dos netos e bisnetos. Em todo caso, vamos dar a ela uma outra chance de nos ajudar. Vamos torcer para que ela nos surpreenda com alguma atitude em nosso favor. Mas tem que ser prá ontem, minha senhora! Aposentados endividados e atolados no ES agradecem.
Obrigado mais uma vez, Doutor Medeiros.

lourival josé do carmo rezende disse...

Eu acho que tem que voltar novamente o IGPD I.Só assim melhora um pouco nosso salário

Anônimo disse...

Sexta Feira, 12/08/2022
Continuam os aposentados na esperança de que algo seja noticiado sobre o ÉS ou medidas que os ajudem nesse momento tão delicado 🙏🏼
Jesus, misericórdia

Anônimo disse...

Olá
Alguém viu no site da Anabb sobre Cgpar23/2018 ? Agora com outro nome mas que trata sobre a coparticipação das empresas estatais nos planos de saúde, no nosso caso a Cassi? Querem diminuir a coparticipação das estatais e aumentar a nossa participação no custeio da Cassi?