SOBREVIVÊNCIA

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Não podemos fugir da realidade. Estamos num cenário ruim para todos nós. A pandemia continua forte. Em Porto Alegre as UTI estão cheias. No Amazonas a situação é de calamidade.


A nova vertente do COVID que surgiu na Inglaterra vai varrer o mundo e vai durar dez anos, segundo especialista acaba de publicar.

Bolsonaro, pressionado, anunciou ontem que o auxílio emergencial vai continuar. Não é eterno, mas vai continuar.

O Banco do Brasil divulgou ontem um lucro ajustado 22% menor, em torno de 13 bilhões, e hoje o funcionalismo está de greve, com mais de cinco mil aderindo ao PDV.

Então nosso negócio é um só:  SOBREVIVER.

Estamos no grupo de risco, somos idosos, aposentados, pensionistas, com diabetes, hipertensão, etc., estamos na faixa mais perigosa. Perdi vários amigos, parentes e colegas. Ainda ontem morreu a pianista Marli Lisboa Proença, com 82 anos, minha vizinha lá em Uruguaiana. Se criou brincando comigo.

Nesse cenário temos que selecionar nossas prioridades e enfrentar essa guerra com inteligência e coragem.

Nossa atividade deve ser dirigida para o que é essencial.

Desde logo estão afastadas as atitudes pueris, os bate bocas incobsequentes, as futricas e as firulas. 

Precisamos estar atentos e vigilantes. Senão vamos sucumbir.

Vamos, pois, nos concentrar no principal. Nas coisas mais urgentes e imediatas. E vamos repelir os maldosos que querem apenas a nossa desunião e a nossa desgraça.

Tem muito trabalho pela frente. Cada um deve fazer sua parte.

Para quem não entendeu ainda. Estamos no meio de uma tormenta braba. Sobreviver é preciso.

59 comentários:

Eduardo disse...

Dr Medeiros, reflexão oportuna, é sábia
O que nos surpreende é que , a despeito de todos esses aspectos que afetam a todos, indistintamente, ainda há aqueles que insistem em fomentar a divisão .
Parecem alimentar -se dos conflitos que buscam como forma de compensar as próprias frustrações
Que Deus tenha piedade de tudo isso
Temos sim, como disse...sejamos resilientes e submetamos-nos aos desígnios do Altíssimo..que tudo pode ..e nos guarda ..na medida de como agimos e de nossa fé
Deus é um gentleman e respeita até os incrédulos..
Obrigado pelo seu empenho no tocante ao ES
Deus lhe proteja

Anônimo disse...

Não podemos fugir da realidade. Estamos no meio de uma tormenta. Para a maioria a pura verdade. Para outros nem tanto. Dinheiro não é problema. Outros querem gozo. Parece que a hora é de reflexão. De atitudes. Parabéns pelo texto.

Paulo e Leda Goellner disse...

CONCORDAMOS !

Hoje, quicá, a minha mãe, de 88 anos será levada para tomar a primeira dose da vacina Coronavac.
Em Carazinho terá 40 doses diárias, aos primeiros da fila a partir das 13:30 horas...(Já tem fila desde 8 horas da manha!).
Que judiaria com "os mais velhos", mas, vamos que vamos que o tempo não para!

Nossa turma de riscos dos SETENTA ANOS ainda no compasso de espera, sem dançar, pois ninguem se toca e não se atropelam...

Unknown disse...

Realista e objetivo, como de hábito.
O problema é grave e a crise vai longe.
Faltou dizer que devemos reduzir o consumo de supérfluos e poupar o que der. Infelizmente, dias piores virão.
Ivo

Trader anônimo disse...

Dr. Medeiros, colegas de blog-

Consta de nosso comentário de 28 de janeiro de 2021 08:18, o seguinte fragmento de texto:

"Isto não significa que o valor fundamental dos títulos de Vale diminuiu...Significa tão somente que o preço de mercado se aproximou do valor fundamental...."

- Entretanto, embora tivéssemos simplesmente enunciado um simples item do manual de funcionamento de certo "brinquedinho", comporta-se como alguém do qual tivéssemos retirado o próprio "brinquedinho", o anônimo de 28 de janeiro de 2021 13:48....

Anônimo disse...

Desejo saber se já houve alguma manifestação da Previ sobre o pleito super oportuno formulado pela sua Associação relativamente a uma nova configuração mais realista do produto ES-Previ.

Anônimo disse...

Mais uma vez temos a palavra franca e amiga de nosso colega Medeiros.
Quer dizer que mais de 5 mil colegas aderiram ao PDV.
Eles estão certos. Deixar para amanhã pode ser arriscado nestes tempos sombrios.
Eu aderi em 2007. E nunca me arrependi.
Nem sei se há tempo ainda, mas pense bem.
No mais além do covid temos que nos preocupar com o ES, alta geral de tudo etc.
Aliás este problema do ES é uma temeridade, precisa de uma solução rápida.
Bom dia a todos
Celio Vilela

Anônimo disse...

Estamos entrando no que seria o carnaval. O Brasil sempre iniciou o ano de verdade após o carnaval. Depois de quarta feira as coisas vão começar a acontecer. Até lá paciência.

Anônimo disse...

Bom descanso no carnaval, dr. a vacina está chegando. Cautela

Anônimo disse...

Belo texto. Assim mesmo. Os infiltrados maldosos que se lixem.

Anônimo disse...

O auxílio emergencial vem aí.

Anônimo disse...

Pretendo contrair empréstimo de R$ 50 mil, estou em dúvida se é melhor o emprestimo simples da previ ou o cdc funci do BB.Gostaria da orientação de colegas que já estudaram esta questão.

WILSON LUIZ disse...


BRASILEIRO É TÃO INVENTIVO...PARA BANDALHEIRAS

O programa de vacinação contra a covid, aos poucos, vai avançando. Por enquanto, está andando a passos de tartaruga manca, devagar quase parando. Tá chegando nossa hora, a grande maioria de nós está nos grupos prioritários, dado nosso DNA(data de nascimento antiga).

Quando estiver frente a frente com a agulha, vou prestar muita atenção no procedimento do vacinador. Apareceram, nas televisões, imagens de casos em que o funcionário espetava o braço e não empurrava o êmbolo, ou aplicava uma dose de ar, já que a seringa estava vazia.

Estes casos só vieram a público porque filmados por parentes dos vacinados, imagino quantos mais devem ter ocorrido, sem registro.

Para mim, isto é um crime, acho quase impossível vacinadores experientes cometerem erro tão primário. Deve estar havendo desvio de vacinas, para venda aos fura-fila ou aplicação em grupos não prioritários.

MAIS QUE NUNCA, TODO CUIDADO É POUCO

Vamos nos preservar, com os procedimentos amplamente divulgados, uso de máscara, distanciamento sanitário e higienização das mãos; nada de sair por aí “rasgando a fantasia”.

Muitos pensam que, vencida a covid, está tudo bem. Infelizmente, não é verdade. Há registro de casos de “curados” caindo na rua, chamando celular de bicicleta e outras bizarrices

Unknown disse...

Prezado Dr. Medeiros,
Para conhecimento dos frequentadores do blog, posto resposta da PREVI sobre reivindicações por mim feitas de melhorias no ES:
ATENDIMENTO PREVI
atend@previ.com.br
11:34 (há 11 horas)
Nº de Atendimento: 83037800
e-mail: filoedena@gmail.com
Filomeno Jose,
Embora sensibilizados com as dificuldades relatadas, não será possível atendê-lo.
A Previ realiza revisões permanentes nos parâmetros do Empréstimo Simples, visando a atender os interesses do conjunto dos participantes e mantê-lo como produto mais barato do
mercado.
Para alongar prazos ou aumentar o valor dos empréstimos, é comum no mercado a prática da compensação do custo ou do risco, por meio da elevação de tarifas, da taxas de juros e de descontos sobre o valor do crédito. Para não onerar os seus participantes, a Previ não segue tais práticas.
No Empréstimo Simples são aplicadas as menores taxas permitidas aos fundos de pensão, conforme a legislação vigente, que é a Taxa Mínima Atuarial (atualmente, o INPC mais juro atuarial de 4,75% a.a. para o Plano 1 e 4,62% a.a. para o Plano Previ Futuro.
Para manter essa vantagem para os participantes, constantemente são monitoradas as variáveis que compõem o Empréstimo Simples, de modo que assim que algum fator propiciar o redimensionamento das condições do empréstimo, a Previ envidará esforços para a implementação da melhoria.
A Previ está atenta ao avanço da pandemia do novo coronavírus e suas consequências, e tomou uma série de providências com o objetivo de evitar a disseminação do COVID-19, sem afetar a continuidade dos pagamentos de benefícios e da gestão do seu patrimônio.
Entendemos que neste momento a preocupação principal da Previ, e o melhor que podemos oferecer aos nossos associados, é garantir que toda essa crise não coloque em risco os benefícios que pagamos mensalmente para nossos associados e não comprometa de forma estrutural o patrimônio constituído para garantir os benefícios futuros.
Assim, embora uma possível flexibilização, para desonerações ou concessões de benefícios de qualquer natureza não previstas nos regulamentos, possa configurar um alívio temporário às eventuais necessidades financeiras atípicas decorrentes da pandemia, a Previ entende que neste momento quaisquer destas medidas podem comprometer a gestão da liquidez dos planos de benefício e sua solidez para o período pós-crise.
Os planos são estabelecidos em seus regulamentos e fundamentados no equilíbrio entre os benefícios oferecidos e suas fontes de custeio essenciais para garantir sua perenidade. Assim, para garantir o pagamento de todos os benefícios, eles precisam ser concedidos e pagos dentro dos parâmetros previstos, e contamos com as contribuições estabelecidas e também com as receitas geradas pelo patrimônio constituído para honrá-los.
Precisamos lembrar principalmente que a Previ não tem patrimônio próprio, mas apenas gerencia o patrimônio de cada um dos associados, de modo que não podemos dispor dos recursos concedendo exceções não previstas em seus regulamentos em favor de uma parcela dos associados em desfavor de todos os outros.
Continuaremos dando ampla divulgação, por meio de nossos canais de comunicação, de todas as medidas adotadas para superarmos esse momento da melhor forma possível.

Atenciosamente,
Gerência de Atendimento
PREVI

Anônimo disse...

DR

Essa é a velha Previ.Respostas padrão mas na ora do vamo ver não falha.

Pois nao está pautado? Até para cumprir o regulamento do ES : reajuste anual.


Abraços.

Anônimo disse...

Que cara de pau....e o bônus.

Unknown disse...

"...
Atenciosamente,
Gerência de Atendimento
PREVI
14/02/2021 07:17"

Ficaria mais bonita a explicação que, há 30 anos, repassávamos os Clientes do BB:

"Sua proposta de empréstimo não logrou êxito".

Falávamos de forma sucinta e direta"


Para que servem 200 bi?

O Funcef com 1 terço do Patrimônio faz melhor.

Equilíbrio... me poupe!

Se divertem com o assunto.


Anônimo disse...

DR

ES

O associado/mutuário propõe 'a Previ uma renegociação, (aumento limite, alongamento do prazo, suspensao temporária parcelas)
diante de uma pandemia que ceifa vidas, empregos e causa inflação.

Em momento algum o associado pede benefício extra.

O investimento da Previ não perde nada assim nossos benefícios estão assegurados.



Abraços.

Anônimo disse...

Resposta da Previ ao colega Filomeno: Está certíssima a PREVI. O principal objetivo é o pagamento de nossos benefícios. E isso ela está cumprindo há anos religiosamente. Se ela for atender a todas as reivindicações pode comprometer o plano. E aí qual o melhor? Continuarmos a receber nosso benefício mensalmente ou corrermos o risco de não o receber? A situação está difícil mas precisamos entender quais são as nossas prioridades. Existem outras maneiras de solucionar o déficit de cada um sem depender exclusivamente do ES da Previ. É só pesquisar.

Anônimo disse...

Baluarte ( Da cativante Uruguaiana ) Dr. José Bernardo de Medeiros Neto e Colegas,

De texto acima : "Precisamos lembrar principalmente que a Previ não tem patrimônio próprio, mas apenas gerencia o patrimônio de cada um dos associados, de modo que não podemos dispor dos recursos concedendo exceções não previstas em seus regulamentos em favor de uma parcela dos associados em desfavor de todos os outros."

Concordo: "não pode haver exceções"

Com todo o respeito e minhas antecipadas desculpas se desagradar a alguma das partes, mas a resposta, suspeito, me parece uma heresia, contra-senso, quando não se tem usado o regulamento sem exceções.

Atentem para o BET da forma como praticado - Banco x Participantes, Teto de pagamento de benefícios/assunto inconcluso e buliçoso, contribuição após os 360/irredimível, e muitos outros temas urticantes com 2 pesos 2 medidas.

A retórica é inimiga da asseveração, salvo que eu esteja com alguma neuropatia não identificada, até o momento.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Trader anônimo disse...

(1) 14 de fevereiro de 2021 07:21 (blog do Dr. Medeiros)


[...] A Previ está atenta ao avanço da pandemia do novo coronavírus e suas consequências, e tomou uma série de providências com o objetivo de evitar a disseminação do COVID-19, sem afetar a continuidade dos pagamentos de benefícios e da gestão do seu patrimônio.

Entendemos que neste momento a preocupação principal da Previ, e o melhor que podemos oferecer aos nossos associados, é garantir que toda essa crise não coloque em risco os benefícios que pagamos mensalmente para nossos associados e não comprometa de forma estrutural o patrimônio constituído para garantir os benefícios futuros.

(2) 14/05/2020
Resiliência para enfrentar a crise
Previ está preparada para enfrentar a queda dos mercados causada pela pandemia de Covid-19 (blog do Professor Ari)


[...] Com uma governança fortalecida, a Previ está preparada para enfrentar esta fase turbulenta. A Entidade tem uma excelente liquidez de curto prazo, o que garante recursos suficientes em investimentos que podem ser convertidos facilmente em caixa para o cumprimento da missão, de pagar benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável. E o melhor: a liquidez da Previ garante a capacidade de continuar a pagar aposentadorias sem necessidade de vender os investimentos em condições desfavoráveis. Isso proporciona tranquilidade para esperar pela recuperação do valor das ações.  

- Poderíamos dizer que o discurso do momento atual (1) é o mesmo discurso de 14/05/2020 (2) ?

Anônimo disse...

DR

ES

O benefício do Empréstimo Simples, ao contrário do que diz a Previ 'e previsto em regulamento.

Abraços.

Anônimo disse...

Repetimos o que já comentei em outras oportunidades. Resposta protocolar. Dois uĺtimos parágrafos frisam a MISSÃO: PAGAR TÃO SOMENTE APOSENTADORIAS. Que cada um procure outra solução. Só um lembrete. Esse pessoal que entrou no BB dos Bancos incorporados entrarão na Justiça a exigir Cassi e Previ. Se a Justiça mandar eu quero ver. Parando por aqui e agradecendo o empenho ÚNICO da Afabb-rs e do colega que enviou também o pedido. Pandemia só no resto do mundo!!

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Ao anônimo 14 de fevereiro de 2021 00:39

Vai de Previ.

Anônimo disse...

Entendemos que neste momento a preocupação principal da Previ, e o melhor que podemos oferecer aos nossos associados, é garantir que toda essa crise NãO COLOQUE EM RISCO OS BENEFÍCIOS UE PAGARMOS mensalmente para nossos associados e não comprometa de forma estrutural o patrimônio constituído para garantir os benefícios futuros.
Assim, embora uma possível flexibilização, para desonerações ou concessões de benefícios de qualquer natureza não previstas nos regulamentos, possa configurar um ALÍVIO TEMPORÁRIO às eventuais necessidades financeiras atípicas decorrentes da pandemia, a Previ entende que neste momento quaisquer destas medidas podem comprometer a gestão da liquidez dos planos de benefício e sua solidez para o período pós-crise.
Os planos são estabelecidos em seus regulamentos e fundamentados no equilíbrio entre os benefícios oferecidos e suas fontes de custeio essenciais para garantir sua perenidade. Assim, para garantir o PAGAMENTO DE TODOS OS BENEFÍCIOS , eles precisam ser concedidos e pagos dentro dos parâmetros previstos, e contamos com as contribuições estabelecidas e também com as receitas geradas pelo patrimônio constituído para honrá-los.
Precisamos lembrar principalmente que a Previ não tem patrimônio próprio, mas apenas gerencia o patrimônio de cada um dos associados, de modo que não podemos dispor dos recursos concedendo exceções não previstas em seus regulamentos em FAVOR de uma PARCELA DE ASSOCIADOS , EM DESFAVOR DE TODOS OS OUTROS.

PERFEITO!

Anônimo disse...

DR

Como advogado o Dr sabe perfeitamente que cláusulas contratuais podem ser revistas diante de força maior.

A pandemia 'e uma força muito maior.

Esperamos melhoras no ES, benefício previsto em regulamento que prevê reajuste anual.

Abraços.

Anônimo disse...

Concordo que a Previ conceda benefícios apenas quando for para todos e não apenas para uma parcela de associados mas quem inventou o ES foi a Previ e se fez é porque via vantagens e não apenas bondade.Portanto, se agora o ES se tornou um pesadelo em vez de benefício para os associados ela tem obrigação de encontrar uma solução.

Anônimo disse...

Nunca vi tanta falta de sensibilidade sobre o ES

JOSE ADMIR DE PAULA disse...

PREVI: NÃO FLEXIBILIZO O ES, NÃO TEM DINHEIRO PRÁ ISSO.
ASSOCIADOS APOSENTADOS: PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

Gde. abraço

Anônimo disse...

O mais incrível da atitude da Previ foi que além de não dar nenhuma melhoria a mais que o normal por conta da pandemia como tantos fizeram deram a menos pois sequer acompanharam o aumento dos benefícios e das contribuições. Devem ter decidido que já que os outros estão ajudando nós não precisamos e vamos até reduzir.

Anônimo disse...

AO Anonimo de 14.02 das 22:39 hs

Muito interessante essa colocação: "Precisamos lembrar principalmente que a Previ não tem patrimônio próprio, mas apenas gerencia o patrimônio de cada um dos associados, de modo que não podemos dispor dos recursos concedendo exceções não previstas em seus regulamentos em FAVOR de uma PARCELA DE ASSOCIADOS , EM DESFAVOR DE TODOS OS OUTROS".

Mas a PREVI E O BANCO DEVERIAM TEREM PENSADO NISSO NA HORA QUE CONCEDEU ACIMA DO TETO APOSENTADORIAS IMORAIS AOS SEM TETO.

POIS GERENCIOU MAL NOSSO PATRIMONIO E NOS FEZ PAGAR ESSA IMORALIDADE AOS SEM TETO.

Anônimo disse...

Felicito ao ilustre doutor Medeiros por sua altivez em defender parcela de associados que solicitaram sua ajuda. Não é qualquer cidadão que bota a cara a tapa para aqueles que se julgam donos do Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil. Também meus cumprimentos ao anônimo do dia 15 às 11:01. Os antecessores desses senhores criaram o monstro e agora não aceitam dividir o problema.

Anônimo disse...

Pois é! Não sou sem teto, entretanto defendo que os benefícios concedidos sejam para TODOS , sem comprometimento da saúde financeira do plano e da minha renda mensal em favor de uma PARCELA. Se administraram mal,não tenho nada a ver com isso. TODOS estamos pagando o erro.

MAUS disse...

"Também meus cumprimentos ao anônimo do dia 15 às 11:01. Os antecessores desses senhores criaram o monstro e agora não aceitam dividir o problema.

15 de fevereiro de 2021 14:56"

É isso.

Acontece que os Antecessores, desde 2007, DIRETORES do BB, PREVI, CASSI, aderiram ao Plano Apimentado daquele Senador...

Implementaram as ILEGALIDADES a toque de caixa.
- sim, foi legislação em Causa Própria.
- sim, o não cumprimento da TAC-PREVIC também é.

Agora, não aceitam largar o OSSO.

Sim, porque privatizando o BB, haverá uma revolução na PREVI, CASSI.
- os novos Diretores do BB e PREVI, farão cumprir a TAC-PREVIC.
- deveriam faze-lo, mas a Nova Diretoria aceitaria devolver os 7,5 bi?
- deveriam promover Ajustes dos Benefícios do PB1 ao TETO LEGAL, devolução de alguns MILHÕEZINHOS.
- forçaram os Velhinhos a devolver o VALE-FOME, obtido e recebido de BOA-FÉ, o que EM MUITAS AÇÕES prevê a não devolução de valores.

Seriam esses os motivos do Pânico, do DESCONFORTO E RANCOR que alimentam o desprezo pelas reivindicações dos DONOS da Previ?


Supremas Arbitrariedades é o que mais testemunhamos nos dias de hoje.


Um Colega sugeriu "Privatização"...
- essa pretensão não encontra guarida no Direito.
- nem mesmo a Privatização do BB mudaria a indeferenã do CD.

MAS, nunca é demais procurarmos uma alternativa de CISÃO, fuga em massa de Participantes para outro Patrocinador.
- contudo, como o Brasil é Brasil, levaria 33 anos para resolver.
... o mesmo tempo da Ação ANABB 1-3 IR Previ.

FINALMENTE, espero que o CD + MINERVA, tenham na MANGA um URGENTE e EFICAZ
Plano B...

Reversão do BET BB 7,5 no Dia Seguinte à Privatização.









Anônimo disse...

Sinceramente essa administração da PREVI está querendo resolver um problema com outro problema , ou seja legalizar a ilegalidade que fizeram a custa dos que não foram contemplados com o complemento da aposentadoria acima do PERMITIDO.
Isso é uma verdadeiro caso de policia e intervenção judicial.
Deveria intervir na PREVI E AFASTAR TODOS OS DIREITORES E O PRESIDENTE.

JOSE ADMIR DE PAULA disse...

Doutor Medeiros,
A vacinação tá muito lenta, tem muito velhinho aguardando ansiosos para se vacinar. Já que a Previ permanece indiferente, nada fez até agora para nos ajudar a enfrentar essa pandemia, que tal ela adquirir o imunizante (de qualquer fabricante, inclusive da China, o coronaVac) para imunizar seus associados aposentados?
Abraço

Anônimo disse...

Aos dignos diretores do maior Fundo de Pensão da América Latina.
Talvez emanado pelos ventos que sopram da capital federal e corroborado por colegas nutridos por sentimentos da individualidade com medo injustificável de perderem seu provento do sagrado dia 20 de cada mês NÃO É JUSTIFICÁVEL que os senhores nada possam dar de contribuição,num momento de desgraça mundial, para aqueles que tomaram (por necessidade) um produto que veio a trazer rendimentos a Previ. Algo pode é deve ser feito. E não precisa vir em prejuízo daqueles que dizem: eu não tenho empréstimo simples. Sendo um produto que é oferecido aos associados pode e deve ser útil para ambos os lados. Pensem senhores. Nada se resolve com notas laconicas. A resolução está no problema. Deixar ele se agravar só vai piorar para todos. Já se viu outros exemplos.

Anônimo disse...

Perfeito o comentário 16.fev 15.44

¨NÃO É JUSTIFICÁVEL que os senhores nada possam dar de contribuição,num momento de desgraça mundial, para aqueles que tomaram (por necessidade) um produto que veio a trazer rendimentos a Previ. Algo pode é deve ser feito.¨

Anônimo disse...

Bem...o ES da Previ não é um favor aos associados. É melhor do que qualquer aplicação( sem risco, pois o débito é na folha de pagamento), já que a taxa de juros beira os 5% mais o InPC. A Selic tá em 2%... Se a Previ não quer ou não pode mexer no ES, só o tempo dirá. Pode ser, hipoteticamente falando, que o BB não deixe. Não estaria fazendo favor nenhum em aumentar oprazo, aumentar o teto ou diminuir os juros. Muito menos, com a pandemia a solta, em vias de uma terceira onda. Não insulte nossa inteligência com a resposta padrão da Previ, ridícula, por sinal. E a falta de empatia pelos colegas que precisam só aumentou ... misericórdia...quem não precisa de ES, não use e nem atrapalhe quem precisa.

Anônimo disse...

Colega JOSE ADMIR DE PAULA 08:55)

Conforme a agência Reuters, em 07/01/2021, o Governo Federal só vai autorizar a compra particular de vacina contra a Covid-19 desde que a demanda do SUS esteja satisfeita.
E no caso não seria a PREVI, mas, sim, a CASSI.
Vamos esperar sentados...

Anônimo disse...

Apenas um exemplo:
Caso a Bolsa fosse para 200 a 250 mil pontos, mesmo assim a PREVI ia gostar muito, principalmente os Diretores.Agora aumentar o limite do ES e alongamento de parcelas não cumpririam, porque ela quer que os aposentados se fodam.Para ela quanto mais participantes morrerem melhor, garanto que isso é um desejo dela.Diretores FDPs
Carlos

Anônimo disse...

DR

ES

Desde outubro de 2020, há cerca de 6 meses
propomos 'a Previ uma renegociação do ES pelos motivos amplamente expostos no blog.

Além da epidemia a situação foi agravada pela inflação de novembro e dezembro de 2020 que impactou o saldo devedor do ES
impedindo a renovação após 6 parcelas pagas.

Entendo que não pedimos 'a Previ nenhum benefício extra mas apenas uma renegociação quanto a limite, prazos e suspensao temporária de parcelas, o que não causaria qualquer prejuízo 'a Previ.

O volume de comentários no blog mostra a aflição de muitos associados.

Sabemos que o objetivo da Previ 'e pagar benefícios.

Quando nada mais restar resta uma prece.

Abraços.

Francisco disse...

Anteriormente já tinha me referido aqui no blog do Dr. Medeiros, sobre a iniciativa da FAABB, por sua incansável e batalhadora Presidente, a colega Isa Musa de Noronha, alertando sobre irregularidades em algumas alterações no regulamento de nosso Plano 1 da PREVI.

Desta forma, instado por um grupo insatisfeito de colegas -- e com razão --, recebi minuta para direcionar pedido à PREVIC, visando que esta, ao receber os documentos da PREVI, efetuasse o confronto de ditas alterações com as normas legais vigentes.

O pedido foi realizado através do site FALA_BR e direcionado à CGU, a qual o deve ter enviado à Ouvidoria da PREVIC.

Nesta data recebi, via e-mail, a mensagem abaixo:

DESPACHO PREVIC
Processo nº 44011.000711/2021-63
Interessado: Ouvidoria
Assunto: Alteração do regulamento do Plano de Benefícios 1 da PREVI/BB
1. Trata o presente processo, conforme documentos anexados (SEI
nº 0353609/0353611/0353612), acerca de manifestações relativas à alteração do
regulamento do Plano de Benefícios 1 da PREVI/BB por meio das quais os
participantes solicitam à Previc que atenda ao pedido da FEDERAÇÃO DAS
ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BANCO DO BRASIL,
postulado em seu Ofício FAABB 26/01_2021 de 26 de janeiro de 2021, no sentido de observar possíveis irregularidades praticadas e determinar as soluções reparadoras para não comprometer os benefícios de outros participantes do plano.
2. Ao tempo que informamos que ainda não temos cadastrado nesta
Coordenação-Geral e na Diretoria de Licenciamento, até a presente data,
requerimento solicitando alteração do regulamento do Plano de Benefícios 1, aduz-se que, quando do recebimento e do exame do processo, as alterações que forem solicitadas serão examinadas em estrita observância à legislação pertinente.
3. Isto posto, retorne-se à Ouvidoria, em prosseguimento.
Atenciosamente,
Brasília, 12 de fevereiro de 2021.
Documento assinado eletronicamente por LEANDRO JOSE SUSIN,
Coordenador(a), em 12/02/2021, às 10:21, conforme horário oficial de
Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de
outubro de 2015.
Documento assinado eletronicamente por JOSE DE ARIMATEIA PINHEIRO
TORRES, Coordenador(a)-Geral para Alterações, em 12/02/2021, às
14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do
Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site
https://sei.previc.gov.br/sei/controlador_externo.php?
acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código
verificador 0353904 e o código CRC EFEBDC9A.

Anônimo disse...

Mudança no estatuto do Banco do Brasil turbina remuneração de diretores....www.sbtnews.com.br

Anônimo disse...

Noto que todas essas mudanças no grupo criado dentro da PREVI denominado SEM TETO COM COMPLEMENTOS DE APOSENTADORIAS MILIONARIAS foram criadas no governo PETISTA.
Vai ser uma luta botar isso abaixo, queremos os nomes dos agraciados com essa aposentadorias milionarias pagas pela PREVI.

JOSE ADMIR DE PAULA disse...

Colega anônimo de 16 de fevereiro de 2021, 21:20 : E se eu quiser comprar, do meu próprio bolso, algumas doses dessas vacinas para vacinar a mim e meus familiares, devo pedir autorização do governo? Devo esperar também que as demandas do SUS sejam satisfeitas?

Gde. abraço.

Anônimo disse...

Cortaram o IGPD-I porque o índice de aumento para a PREVI estava prejudicando seu patrimônio, com a alegação que futuramente não teriam dinheiro para pagar os benefícios dos participantes. Entraram com o INPC, que só fornece índices ínfimos, não condizente com a realidade,aí sim,a Diretoria ficou contente, mas não acompanhou no decorrer do tempo que os salários dos aposentados ficaram defasados.IGPD-I não pode, mas o INPC pode. Quanto mais o participante ficar na miséria melhor para eles.Aposentei como caixa-executivo e meu salário era razoável na época. Hoje passo aperto financeiro, porisso mesmo apelei para o Empréstimo Simples para cobrir o rombo na minha situação econômico-financeira.E ainda tem colegas que defendem a PREVI. Não entendo isso.Essas pessoas devem levar vida de milionários, ou teem algum patrimônio considerável, o que não é o meu caso.Não aguento mais tanta injustiça por parte dessa Diretoria maldita que só querem ver a caveira dos aposentados.Teve um colega que disse que caso a bolsa fosse para 250 mil pontos, a PREVI continuaria insensível aos nossos apelos. O patrimônio dela pode ir de 200 até 600 bilhões ou mais, que o papo desse Fundo vai ser sempre pagar benefícios e que qualquer despesa extra vai afetar o Fundo. Conversa para boi dormir.Tudo isso e para sobrar dinheiro para o BB quando morrer o último aposentado.Para mim esses Diretores são manipulados pelo BB. Privatização já para esse Banco.
Antônio.

Miro disse...

Anônimo de 17/02 17:18: da matéria citada só posso inferir que, inobstante a TAC PREVIC, o quadro dos sem teto continua crescendo, e, ainda, com uma simples e pontual mudança no estatuto do Banco, agora, mesmo aposentados pela PREVI, os sem teto podem continuar no cargo de diretor no BB.

Anônimo disse...

Miro ...É vão passar a ganhar o dobro do salário da ativa 52 mil = 104 mil.

Anônimo disse...

Caro colega Jose Admir de Paula (17 de fevereiro de 2021 19:36)

Como a situação é de pandemia, vale dizer, de calamidade pública, então o Governo Federal tem a obrigação constitucional de oferecer a vacina à toda população.

E aqui, desculpe me repetir, mas somente após atendida toda a demanda do SUS, é que particulares poderão adquirir dita vacina.

Notícias dão conta de caso de empresa que queria importar vacina para aplicar em seus funcionários e doar outro tanto ao Ministério da Saúde.

Por força do princípio citado no início, tal pedido não teria sido aceito pelo Governo Federal.

De modo geral se observa, em todo o planeta, que os laboratórios so estariam atendendo a demanda formulada pelos governos e não por particulares.

Temos que ter paciencia e aguardar a nossa vez, mantendo todos os cuidados de prevenção recomendados pela área da saúde (uso de máscara, distanciamento social, lavação constante de mãos, etc.)

Igualmente um grande abraço para voce e família.

Que tudo corra bem para voce e seus entes queridos.

Anônimo disse...

Anonimo: 18 de fevereiro de 2021 16:49

A M É M !

Grato pelos esclarecimentos.

Anônimo disse...

Resta-nos apenas esperar o Balanço de 2021, a corrupção e a imensa desigualdade entre o topo do funcionalismo do BB e os de baixo continuam a mesma ou até pior que há meio século atrás, preenchido por cargos políticos, pela elite em sua maioria podre e insensível, irão anunciar mais de dez bilhões de superavit, mas a ente já sabe que é para os sem teto, para os outros cargos, o conselho que dou para os amigos, incentivem os seus filhos a saírem do Brasil para Europa ou EUA, aqui, nada prosperará.

MAUS disse...

DE NO BLOG do ARI:

"Atenciosamente,
Daisy - SP-SP
19/02/2021 09:15"


ssshiii... falemos baixo.


Votar contra - me fez lembrar o Grande Filósofo* Vicente Matheus:

"É UMA FACA DE 2 LEGUMES"

Se o BB ficar incólume na mão dos mesmos, DIRETORES, do BB, PREVI, CASSI, estes continuarão SEM TETO.

- SEM TETO LEGAL - de remuneração na ATIVA e APOSENTADOS.
- SEM TETO de transparência.
- SEM LIMITE e PRAZO de cumprirem a TAC-PREVIC.
- SEM controle do CD (engessado no Indicado BB).


SE for privatizado, a correria no Trigal será fenomenal.

(*) não é sátira, na sua Gestão não tinha Torcida Armada, nem Antifas Profissionais!


ESPELHO, ESPELHO MEU... é o que pergunta o EGG HEAD todo dia.

https://www.youtube.com/watch?v=vfaut0Z47pA

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros
Apesar do desânimo que nos assola neste momento ainda tenho um pouco de esperança nos diretores da Previ que lhe prometeram agir conforme o publicado em 25 de janeiro. A verdade é que para os desafortunados a situação está ficando insustentável. Aos que não necessitam peço encarecidamente que não precisam postar"que cada um colhe o que plantou." Cada um tem a cruz que pode carregar. Mais uma vez agradeço ao Senhor.

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros e demais colegas.

O colega “anônimo de 19/2-19:00h.”, logo acima, no seguinte fragmento do seu texto diz:
“(...) a corrupção e a imensa desigualdade entre o topo do funcionalismo do BB e os de baixo continuam a mesma ou até pior que há meio século atrás(...)”.
"Meio século atrás" aconteceu, mais ou menos, na década de 70. Tendo passado cerca de 10 anos fora do banco, cedido a governos, ou licenciado na iniciativa privada, retornei ao banco, em 1974, para exercer o cargo de diretor, no período continuado de 1974-1983. Desconheço quaisquer processos de escândalo ou comportamentos de corrupção ocorridos na administração superior do banco, nessa época. Os ganhos e benefícios, também, não apresentavam distorções(honorários, moradia, suporte funcional e só). A suposta “desigualdade” era tão pequena, ou inexistente, que os limites de remuneração, na diretoria, condicionada ao famoso “FIG”(*), me levaram a optar pelos proventos do meu nível funcional, com AP-2.
Quando vejo esses registros sobre “estatutários”, “sem teto”, “abonos” e “gratificações” fico perplexo, na comparação com as “desigualdades” de meio século atrás. Bons tempos!
(*) Para quem não sabe, FIG(abreviatura de Figueiredo, então presidente da República), foi o nome “carinhoso” que se deu ao limite de remuneração(no máximo igual ao do presidente) que poderia ser usufruído, na administração das estatais.

Anônimo disse...

Gente! fica assim não... há sempre uma luz no fim do túnel. Não podemos perder as esperanças. Já passamos por coisas piores e estamos aí. Não será um vírus que vai nos desanimar né? Vamos ficar em casa, pedir aos filhos e netos que não saiam tantos porque nós somos do grupo de risco. No mais, é pedir à Deus para nos proteger e que nos dê sabedoria. Usar mascara quando sairmos é essencial, levar um vidrinho de álcool gel tbm é bom. Mãos muito bem lavadas. Fé e otimismo sempre faz bem a alma! agradecer muito e reclamar menos... o resto vem com o tempo.

Dr. Medeiros, muito obrigada por tudo. Que Deus lhe dê muitos anos de vida!! Paz e amor para todos nós!! E vamos que vamos!!

Alo anônimo, os meus 2 filhos estão nos Estados Unidos faz tempo (em Boston)

eudes disse...

STJ determina que plano de saúde coletivo de aposentado deve ter as mesmas condições dos empregados ativos
Para se manter no contrato, inativo deve ter colaborado com o pagamento da mensalidade por, ao menos, dez anos

Anônimo disse...

Pois divergirmos Aristhofanes, uma divergência tão profunda e diametralmente oposta, que, no intuito de evitar delongas e incansável debate, eu acompanhei nos meus trinta anos de banco politicagem, bajulação, nepotismo, apadrinhamento, conchavos, cópulas sociais, quando não sexuais no banco. Eu sustento o meu argumento, e, não à toa, o BB se tornou o que tornou hoje com diretores ganhando perto dos 100.00 mensais e o salário de entrada não chega a 3.000 reais. Ao anônimo que tem dois filhos em Boston, Minha filha mora Sheboygan no Wisconsin, desde 1998, tenho três netinhos americanos legítimos, minha filha trabalha como consultora de vendas de carros, seu marido é militar e aposentou-se recentemente. Planejo ir em breve para lá e não pisar no bananal nunca mais!

Unknown disse...

"... politicagem, bajulação, nepotismo, apadrinhamento, conchavos, cópulas sociais, quando não sexuais no banco."

Concordo. Tudo isso e mais um pouco.

Infeliz o dia(1988...) que eu ouvi numa reunião com Super Regional, pedido vindo desde a DG: apesar da CIC-Funci prever o contrário, é preciso que os funcionários do BB se aproximem dos Políticos... etc., etc.

Mesmo que fosse um pedido legítimo, antes e depois disso (1988...), É FATO QUE o BB sofreu interferências (de nomeações inclusive) de Partidos de Direita, depois de Esquerda.

48 Diretores ???
... 12 cuidam de 12, +12, +12.


O QUE FAZEM NA PREVI e CASSI 5 + 4 diretores SEM TETO?