ENDIVIDAMENTO

sábado, 3 de julho de 2021

O endividamento das famílias brasileiras anda muito alto. Supera cinquenta por cento. Alguns falam em setenta por cento. A culpa é atribuída à pandemia. Houve perda de receita com as limitações impostas, fechamento do comércio, restrição ao turismo, restaurantes encerrados. Tribunais fechados. Enfim, tudo o que deixou de funcionar no lock  down.


Junto com a pandemia, no meu entender, outro ponto obrigou o endividamento, tal seja a inflação, que anda voraz. A dívida virou, portanto, mais um fator de preocupação nestes dias bicudos que estamos vivendo.

Aqui em Porto Alegre alguns credores resolveram ativar os cartórios de protestos de títulos, infernizando a vida de pensionistas e de aposentados. É pouca sensibilidade com o atual momento. Um desses carrascos é a Prefeitura, vejam só.

Nesse cenário desfavorável a gente precisa navegar e sobreviver.

O Banco do Brasil ressuscitou e o presidente Bolsonaro prestigiou o lançamento do plano safra envolvendo recursos de 145 bilhões. O agro vai bem. As exportações de vento em popa. Coisa boa.

A bolsa vinha amargando queda e na sexta feira ressuscitou. Boas notícias da economia mundial e norte americana.

Aos poucos vou me inteirando dos acontecimentos. Tem novidades na Cassi com o plano essencial e na Anabb existem turbulências.

Vamos que vamos aqui no RS com um frio congelante e dolorido para os ossos dos idosos. Vai melhorar.


56 comentários:

Anônimo disse...

A Previ deveria ter uma atitude de empatia com os aposentados e pensionista e autorizar para quem precisa a possibilidade de suspensão das parcelas do empréstimo simples até o final do ano. No próximo ano recompor o endividamento de acordo com a capacidade de pagamento de cada associado, sem extrapolar o comprometimento do valor máximo da renda, o prazo seria definido caso a caso. Além disso novos empréstimos somente após a normalidade do refinanciamento, é o que eu penso.

maus disse...

NOSSO PROBLEMA É SÓ UM.
Inflação real muito superior ao INPC (50% ou 100%).

Além disso, tivemos novos descontos e novos percentuais da Cassi, Previ.

"VALE A PENA VER DE NOVO"
DADOS DA ATUALIZAÇÃO do BD-PB1:
- período de 2016 a 2021
- FIP-MAR-2016 X FIP-FEV-2021

VARIAÇÕES:
1 - BENEFÍCIO P300: 23,97%
2 - VALOR LÍQUIDO: 10,80%
3 - IRRF CP72+75: 42,90%
4 - CASSI C820**: 65,50%

Discrepâncias:

A - 1 x 2 = 23,97 x 10,80%
- revela elevação dos percentuais dos descontos, que consumiram os reajustes de 23,96%.
- inclua-se aí os novos descontos
... Previ - C800(4,80%) e
... Cassi - C827 (3,28%).

B - 1 x 3 = 23,97 x 42,90%
- tabela IRRF defasada.

C – 1 x 4 = 23,97 x 65,50%
- elevação acentuada pelas REFORMAS da CASSI.

ENFIM, passamos 7 anos (2014 a 2020) SEM qualquer benefício adicional.
...
Aliás, de adicional só tivemos ELEVAÇÃO dos DESCONTOS:
- tabela IRRF defasada
- C800 + C820 + C827

Peço que confiram a variação de 23,97% da P300.
- a comparação dos demais dados com dados da SUA FIP serão inexatas.

OBSERVAÇÕES:
- tomei por base minha FIP P300 10.361,00
- que fica próximo BD médio divulgado pela Previ (8-9.000,00).
- DB fora dessa média alteraria apenas a tabela IRRF.
- qualquer DB entre 8.000,00 a 12.000,00; pouco alteraria o exemplo.

Anônimo disse...

Já que o Doutor falou no assunto "endividamento" parece que já foi aprovado numa das Casas do Congresso proposta de equação onde haverá um limite para comprometimento do salário. Se não adotarem providências esse atoleiro vai levar muita gente a quebradeira. Não sei como ficará a situação desses credores que já saem na frente dos outros por serem consignados. Vamos ver se vão conseguir algo a favor dos endividados. Algo precisa ser feito.

Gilberto disse...

Anônimo de 03.07 as 12:34
Bela sugestão. Digna de remessa à Diretoria da Previ, inclusive via AFABB.
E vamo que vamo sugerir/solicitar porque viável.

Unknown disse...

Na verdade, aposentado não teve perda de receita. As aposentadorias continuaram a ser pagas durante todo o tempo de pandemia. Os aposentados enrolados, já estavam enrolados desde sempre. A culpa é sempre dos outros. Da Cassi, da Previ, do governo, da defesa do Grêmio, do ataque do Inter... Um pouco de simancol na veia talvez ajudasse.
ivo

Anônimo disse...

Pode até ser, mas que não teve perda é ilusão! Onde o inpc corrige realmente a inflação?

gerundiobrasil disse...

Fiz uma sugestão a Previ, para ampliar o prazo para 160 meses, somente para uma operação, com validade ate 31.12. Essa medida permitiria que o pessoal pudesse renovar uma operação, pois hoje devido os encargos que impactam a margem consomem o aumento que tivemos, não permitindo nenhuma renovação para os que ganham pouco.

MAUS disse...

"ivo

4 de julho de 2021 17:36"

Não perdemos?

Confira o Líquido da FIP de 03-2016 x 2021.

ADEMAIS, aqui não é lugar de abastados.

Não passeamos aqui senão para mastigar os problemas que o GOVERNO, BB, PREVIC, OS SEM TETO nos presentearam.

Unknown disse...

O que a inflação come, não é exclusividade dos aposentados do BB.
Perdas pavorosas sofre é quem perde o emprego, o negócio, fica sem renda subitamente.
Quanto ao abastado, apenas sobrevivo sem miserê, mas também sem luxos. De acordo com minha aposentadoria.

Anônimo disse...

Site da Previ: hoje as 10:00 hs fui fazer uma simulação e eis que sumiu a minha margem consignavel, o limite de R$ 200.000,00 tambem sumiu: é preciso que a PREVI faça uma auditoria no aplicativo do emprestimo, não está funcionando desde que mudaram o site.
A PREVI não pode ficar em silencio, esse erro está prejudicando milhares de associados e não foi corrigido uma vez que retornou novamente.

Anônimo disse...

Eu também senti isso na pele. Como é que o maior Fundo de Pensão consegue ter um site com essas inconsistências? Depois quando se abre a boca é mau agradecido. E tem mais. Nada será feito para atenuar essa angústia? Só aumentar teto sem margem pra que serve então? Já foi dito que a Previ trabalha com segurança e está constantemente analisando nossas demandas. Isso tem de ter uma solução urgente.

Anônimo disse...

Os erros operacionais da Previ causa-mos perplexidade
Antes, minha margem de prestação para renovação do ES era de quase 3.0000
Agora , desapareceu como por encanto
Dispunha de quase 20.000 de margem operacional
Agora, sem margem
Só Jesus na causa
Só a ação sobrenatural do Altíssimo
Porque a área técnica da Previ parece ter abandonado os pressuposto da boa governança
Trazendo prejuízos irreparáveis a Parte expressiva dos associados
Muito triste
Alô Sr Diretor de Seguridade
Contamos com sua sensibilidade

Anônimo disse...

Será que essas pessoas não se dão conta de que existe a Lei do retorno?
O justo e o bem que faço , aqui mesmo recebo
Tudo que fazemos , certo ou errado , retorna pro ser humano
Será que não há um mínimo de sensibilidade dessas pessoas?

Eduardo disse...

Meu limite tinha sido corrigido pra 200.000,00( Novo Limite ES)
Agora, voltou pra 175 mil e sem margem
Sem sentido

Eduardo disse...

Que Deus ilumine os membros da Previ , em especial o Sr Diretor de Seguridade , e que o torne sensível a tantos apelos

Anônimo disse...

Aumentar Teto sem margem de prestação?
Aumenta o Teto e no mesmo ato reduz a margem pré-existente
Divulga como boa nova
E ...em seguida ...o desapontamento geral porque não há margem consignável
Qual é o sentido desse tipo de iniciativa?

Anônimo disse...

A minha situação é surreal
Tinha tb quase 3.000,00 de marfem consignável até março
Com a adesão à suspensão das prestações do ES , a minha margem foi brutalmente reduzida
Qual o sentido disso?
Admitia-se renovar, antes, com margem de quase 3.000,
Agora, margem sumiu
Espero que haja uma reclassificação minimamente coerente a partir do desse mês com retorno dos débitos programados que, no meu cado, somam quase 3.000
Tudo muito inconsistente e confuso
No BB ndo acontece isso

MAUS disse...


"Eduardo disse...
Meu limite tinha sido corrigido pra 200.000,00( Novo Limite ES)
Agora, voltou pra 175 mil e sem margem
Sem sentido
5 de julho de 2021 16:29"

Pois bem, é muito difícil deduzirmos por conta própria as inconsistências do ES.

Mas fica o BENEFÍCIO da dúvida EM PROL DA PREVI, sobre fatos que já postei há 15 dias.

1 - pode a Previ ter proposto a Suspensão de Parcelas antes do novo teto 200k, para possibilitar a TODOS usufruírem do benefício da suspensão...

2 - eis que muitos não teriam Margem nos 200k, ou que se renovassem, o valor(troco) seria muito pequeno e inferior à soma de 3 parcelas, cuja suspensão não poderia ocorrer após as renovações(?).

3 - SERIA MUITO GRAVOSO o Endividamento com "RENOVAÇÃO nos 200K e POSTERIOR Suspensão" de Parcelas que beneficiaria a TODOS, mas quem renovasse por 200k, a progressão de encargos viraria uma bola de neve pior do que já ocorre há alguns anos.

Enfim, considerando N combinações dessas variáveis SUSPENSÃO, MC30%, TETO, concordo que a PREVI NÃO TEM COMO explicar as inconsistências, de forma que enquadre e esclareça a todos.

É isso, no site atual, a PREVI deve ter facilidades de manutenção.

Contudo, na versão antiga, eu me "achava" com mais facilidade para interpretar essas questões de limites do ES.

ACREDITO QUE NO PROCESSAMENTO DA FOPAG DIA 10... O SISTEMA PODERÁ "DELETAR" A PROGRAMAÇÃO E OS EFEITOS DA SUSPENSÃO DE PARCELAS DO ES.
ENTÃO TERÍAMOS A SITUAÇÃO REAL E CLARA DOS LIMITES DO ES – TETO E MC30%

Abraço a todos.

Eduardo disse...

Amigos do presente blog
Contra todos esses obstáculos impostos pela natureza eu insensibilidade humana, evoquemos o É Fetá de Deus em nossas vidas
Conduzidos por Jesus, o filho unigênito de Deus, todas essas portas serão abertas
Eu tenho certeza disso

Anônimo disse...

Ao Eduardo das 16,29 hs do dia 05.07.2021

Na verdade o site da PREVI com relação ao EMPRESTIMO SIMPLES e TALVEZ AO FINANCIAMENTO IMOBILIARIO está totalmente ineficiente, deveria se abrir uma averiguação do programa, isso não está correto e está prejudicando os neuronios de muitos aposentados.
Quem faz o programa da PREVI, qual a EMPRESA ? ELA é tercerizada ?
Isso tem que ser resolvido, semana passada meu tinha credito disponivel e agora a noite quando vou fazer o crédito disponivel sumiu
.

Anônimo disse...

Das várias manifestações, todas com o seu grau de coerência, pois são situações individuais, creio que o mais prudente seria aguardar acolha do dia 20.07 qdo as cobranças das prestações retomam para quem as suspendeu e vê como fica
Entregar-se nas mãos de Deus e confiar em sua providência de tempo certo para cada um de nós, tomado somente de gratidão ao Senhor
No meu caso, ilustrando os varias exemplos dados, desde que foi anunciado o novo Limite de 200 mil, o meu nunca saiu do antigo( 175 mil)
Sentou praça nos 175 e disse a si mesmo :
Por enquanto, daqui não saio daqui ninguém me tira “
Optei pela suspensão das 3 parcelas do ÉS
Por necessidade
“ Em tudo , dai glória e graças a Deus”
Ainda assim , estamos nessa caminhada , sustentado pela palavra bendita do Altíssimo
Nas orações, rezemos e roguemos a Deus Todo Poderoso pela legião de aflitos desse nosso tempo
“ Tudo passa, só Deus não passa”
Meu cordial Bom dia
Esperemos Naquele que Tudo Pode
Enfim

Anônimo disse...

Nada podemos fazer
A não ser...esperar
E Confiar na misericórdia de Deus , que nunca falta

Anônimo disse...


Site Antagonista informa: Previ é condenada pela 26 vara do RJ a pagar a aposentados por beneficios atrasados. Alguém sabe algo?

Anônimo disse...

Maus.

Tudo é programavel, tente fazer uma simulação de amortização que voce vai verificar que as datas oferecidas para o débito são totalmente fora de ordem, veja isso: Selecione
07/08/2021
07/09/2021
07/12/2021
13/07/2021
14/07/2021
15/07/2021
16/07/2021
19/07/2021
20/07/2021
ACHO QUE É ERRO DE PROGRAMAÇÃO, ISSO É UM ABSURDO, NÃO É NORMAL E NÃO É DE AGORA, DESDE QUE MUDARAM O SITE QUE ESSA PORCARIA ESTÁ ACONTECENDO.
E NÃO DÃO NEM SATISFAÇÃO.
AFINAL EXISTE DIRETORIA NESSA PREVI OU NÃO.

Anônimo disse...

Previ é condenada a pagar benefícios a antigos funcionárioshttps://www.oantagonista.com

há 5 horas — A Previ, fundo de Previdência dos funcionários do Banco do Brasil, foi condenada a pagar benefícios a antigos funcionários da instituição ...
Ainda cabe recurso.

obs.do site antagonista: conforme noticiado no jornal O Globo.

Miro disse...

https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/previ-e-condenada-pagar-beneficios-antigos-funcionarios.html

Anônimo disse...

Olá. Alguém viu a informação que saiu no globo sobre a Previ ter que pagar uma quantia aos aposentados do BB? Cabe recurso

Marco Antonio Orlando disse...

https://www.oantagonista.com/brasil/previ-e-condenada-a-pagar-beneficios-a-antigos-funcionarios/
Alguém sabe informar do que se trata👆👆
Sai beneficiários todos os aposentados ou apenas uma parcela?

Anônimo disse...

Não sou nenhum abastado, mas acabei de acessar o site da PREVI e ao simular a contratação do ES apareceu o teto previsto de 200 mil.

Lucia Siza disse...

Oi Dr.medeiros .Sabe me informar se mudou o telefone da Anaplab.O que tem no site não atende.Passei até um email e não obtive resposta.

Pensionista/Recife/PE disse...

Eu vi!mas também não sei do que ae trata...

Pétrea disse...

Deve ser a respeito de alguma ação pendente na justiça..

Anônimo disse...

Hoje dia 07072021, 08:08 HS continua no site da PREVI na parte do Emprestimo Simples o mesmo problema, o limite dos R$ 200.000,00 sumiu na virada do mes de junho para julho, é simplesmente inacreditavel que uma empresa como a PREVI com bilhoes tenha uma incompetencia dessa na area da informatica, surge uma explicação da PREVI e da DIRETORIA RESPONSAVEL POR ESSE SETOR.

Anônimo disse...

Como eu gostaria veja bem que fosse alguma notícia sobre o Bet. Mas ainda não se sabe a que se refere. É decisão de todo modo de 1a. Instância e cabe recurso. Aí é que mora o perigo. Seja o que for.

Anônimo disse...

Com relação ao site da Anaplab, transitou pelo Rede-Sos a informação de que o Gilvan havia falecido.

Anônimo disse...

Só falam de ES. Colegas procurem saber sobre o novo plano da Cassi Essencial. Estão comendo pelas beiradas e livrando o banco da responsabilidade com o nosso plano de associados. Vem aí uma cacetada nos já falidos aposentados. Ninguém falou nada até agora.

Miro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MAUS disse...

"Marco Antonio Orlando disse..."
- "Previ condenada"

Escreveu mas não disse nada.

Globo, uol, folha, antagonistas, são todos joio do mesmo saco.
- notícias vazias e replicadas.
- qualquer referência a esses sites parece mais propaganda enganosa para apenas contabilizarem mais um click.
- enquanto a notícia for incompleta é FAKE-NEWS.

Cadê o link do Tribunal, Nr. da Ação=processo?

... funcionários antigos, dee ser dos Pré-1997, pré-1973?, quiçá 1822, incluindo a Elizabeth I.


Francisco disse...

Só foi contemplado quem, além da Previ, recebe uma parcela de aposentadoria do Banco do Brasil. São aqueles que não aderiram à Previ, num determinado tempo. Atualmente é um número pequeno. São muito idosos. Recebem no espelho a verba P220 ou P309.

Anônimo disse...

No site da Anaplab consta a nota de falecimento do Gilvan.Imensa tristeza.

MAUS disse...

SOBRE o ES, mais uma vez e novamente.

A PREVI respondeu:

"Registramos sua reclamação.
No entanto, conforme informado e detalhado* em atendimento anterior, os participantes que efetuaram a suspensão de prestações do ES estão com a margem consignável impactada, afetando momentaneamente o seu valor.
Após a folha de pagamento do mês de julho, quando voltam a ser cobradas as prestações, esses valores serão normalizados.
Atenciosamente,
Gerência de Atendimento"

(*) detalhado de forma diferente, não tão precisa e com erros de cálculo da MC30%
...

Aguardemos a FOPAG Julho.

Anônimo disse...

O pessoal normalmente só olha para os bilhões do patrimônio da Previ, mas não se atém sobre os bilhões que a mesma tem de pagar, no decorrer do tempo. É igual aquela fábula da galinha dos ovos de ouro. Cuidado para não matarmos a galinha.

MAUS disse...

"Cuidado para não matarmos a galinha.

7 de julho de 2021 22:30"

Se não for infiltrado, pelo menos informe seu e-mail para o CD te mandar um agradecimento.

Já passou da hora de dormir.
- agora 23:56
- a propósito código liberação capital no ESCAI.

Sou Bancário desde 1977 até 2012, passei pelas Facit de Manivela para fechar as fichas de conta-corrente, fgts, etc.

- Formulários carbonados do Escai... bateção de códigos 1457, 1570, 2356, 300X, 3104, 4006, 4103, 5169, 6009, 7153
- alguns de menor uso como REBATE DE CAPITAL, MULTAS, etc., não lembro porque muito pouco usamos na ag. 2008-7 que era INADIMPLÊNCIA QUASE ZERO e com a benção de nunca termos um PROCERA...

Uns flashes para matar a saudade dos Ruralistas.

Anônimo disse...

A resposta da Gerencia de Atendimento para o colega Maus não mostra a verdade dos erros do site, desde que foi alterado o site da PREVI que ela apresenta erros primarios, no meu caso, o ES quando foi aumentado para 200.000 ora aparecia ou sumia, o site está com erros primarios e o pior é que a PREVI NÃO ADMITE NADA, fica com essas desculpas de que apos a rodada da folha sera normalizado, no mes de junho o valor ficou disponivel na simulação o valor dos 200 mil e na virada para julho sumiu novamente? Quando voce simula uma amortização as datas são as mais variadas possiveis não segue uma ordem cronologica.
REPITO: QUEM FEZ ESSE PROGRAMA DO NOVO SITE DA PREVI INCORREU EM ERROS,A PREVI DEVERIA FAZER MEA CULPA E ASSUMIR OS ERROS E INFORMAR QUE ISSO NÃO SE REPETIRA.

Anônimo disse...

Pelos comentarios postados sobre o site da PREVI, conversando com varios colegas todos reclamaram que com a mudança do site tudo piorou e dificultou.
A questão do novo limite dos R$ 200.000,00 não se restringe a suspensao dos emprestimos, o problema é que o sistema não disponibiliza o limite dos R$ 200.000,00 e se tem margem ou não é outra historia.
Esses erros que estão acontecendo no site da PREVI não se verifica em nenhum dos outros sites, conforme colegas me informaram, nem na cooperforte, nem na parte habitacional da CEF, nem no bancos Itau e Santander. Todos com a suspensao de emprestimos funcionaram normalmente.

Marco Antonio Orlando disse...

Caro colega, eu postei o link e conferi antes de enviar. Não sei o motivo pelo qual não saiu, talvez alguma inconsistência do blog. Não precisa ficar nervoso, outros colegas já postaram e tiraram as dúvidas.

Anônimo disse...

Tem razão o colega de 7 de julho de 2021 22:30.
Se não fosse o complemento de aposentadoria pago pela PREVI eu e minha família estaríamos passando fome.
E por favor, em uma democracia ninguém é obrigado a seguir uma corrente ou outra, mas unicamente a Lei Maior.
O próprio blogueiro, que modera os comentários, muitas vezes exclui um ou outro comentário porque, acredito, como advogado que é, deve saber que pode implicar em possível questão judicial.
Vamos ter mais respeito com as ideias alheias.

Anônimo disse...

A respeito do emprestimo simples: questionei à Previ 2 vezes sobre margem consignável e olhem ao que ela me respondeu sobre o cálculo da margem:
_30% x (peoventos menos I.Renda, contribuiçao Previ e MENOS também as parcelas de emprestimos);
-Após esse resultado (prestem atenção) deduz novamente as parcelas de emprestimos simples, no meu caso a margem fica negativa. Mas vejam o absurdo: eles tiram, para calcular a margem de 30% as parcelas de empréstimos e depois novamente. O que vcs acham? Parece que isso passou a ocorrer após as mudanças na formataçao na página de emprestimos.´Questionei, hoje, por esse cálculo, vamos ver o que vão responder.
Maria.

Miro disse...

https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/tcu-abre-processo-sobre-venda-de-acoes-da-brf-por-fundos-de-pensao/

Anônimo disse...

Fui pesquisar os contracheque de 2020 e veja quais os nomes dos meses que sairam:
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
ATRÁS
DEFINIR
FORA
NOV
DEZ
Ao inves de agosto, setembro e outubro está lá: ATRAS, DEFINIR E FORA.

Só pode ser piada de mau gosto e incompetencia de quem fez o site, erros inadmissiveis.

Anônimo disse...

DR

Pagamos para obter o complemento de aposentadoria da Previ e o Banco pagou a outra parte.

O que a Previ nos paga hoje 'e dinheiro nosso mesmo.

Alias continuamos a pagar.

Nao tem milagre.

A Previ pode e deve suspender parcelas do ES ate dezembro 2021.

Abracos

Miro disse...

Todo produto da venda da participação na BRF foi investido em títulos públicos, ou seja, gerando caixa para o tesouro e baixa liquidez para o Fundo?

Anônimo disse...

Ao anonimo das 18,56 hs de 08.07.2021

Acho que a resposta foi uma gozação, não é dessa maneira que se calcula a margem consignavel.
Se puder publica a resposta, copia e cola.

MAUS disse...

PARA NÃO ESQUECER...

Cada palavra-chave, um calafrio!

CPI, LAVA-JATO, PETROLÃO, PETROS, FUNCEF...

http://medeirosrs.blogspot.com/2014/11/tapar-o-sol-com-peneira.html


Apesar disso, BOM FIM SEMANA.

Anônimo disse...

Cassi Essencial é Cavalo de Troia e põe em risco toda a Cassi

Os sindicatos e entidades que representam os funcionários do banco denunciam que, por se tratar de um plano de mercado, o trabalhador que aderir ao Cassi Essencial não contará com o patrocínio do banco e com as contribuições patronais. Portanto, se mais funcionários forem atraídos para o novo produto, haverá redução do número de participantes nos planos de Associados e Cassi Família, colocando em risco todo o sistema de solidariedade da Cassi.

Em outras palavras, os diretores da Cassi criaram um produto para ajudar o banco e enfraquecer a Cassi. Uma autofagia explícita. O Cassi Essencial ajudará o banco, que poderá forçar funcionários a migrar para este plano e, assim, poderá fugir do patrocínio e reduzirá suas despesas com a saúde dos funcionários. A migração de participantes do Cassi Família para o novo plano poderá inviabilizar o Cassi Família, encarecendo suas mensalidades – pela relação contratual, a Cassi deve manter os planos ativos enquanto houver participantes.

“A adesão de funcionários [ao Cassi Essencial] desconfigura o Plano Associados, que é um plano solidário, onde os entrantes ajudam a custear os mais velhos e o banco é obrigado a custear parte das despesas. Já o Cassi Essencial, na prática, é um plano de mercado”, explica o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.

Anônimo disse...

Nº de Atendimento: 83307121
e-mail:


Maria das Graças,

Atendendo à sua solicitação, segue o cálculo da margem de 06/2021:

Renda Bruta
Benefício: R$ 11.192,85

Consignações:
Contribuição Previ: R$ 537,26
IR: R$ 1.024,89 + R$512,44 = R$1.537,33
Prestações do ES: R$ 2.363,38
Total de consignações: R$ 4.437,97

Margem = (Renda Bruta ¿ Consignações) x 0,3
Margem = (11.192,85 ¿ 4.437,97) x 0,3
Margem = 2.026,47




Atenciosamente,

Gerência de Atendimento
Eis aí a resposta da Previ. Na pagina de emprestimo eles pegam essa margem (onde,antes de aplicar os 30%, eles deduzem as parcelas de emprestimos) e depois para apurar a margem disponivel, eles retiram novamente as parecelas, resultando a margem negativa de 336,91.
Acho que muita gente não está conseguindo renovar por causa desse cálculo errado da margem. Não sei se é coincidência, mas foi após a mudança da formataçao da página de empréstimos que isso está acontecendo.