É POSSIVEL ENVELHECIMENTO COM PRAZER ?

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

A velhice é a melhor idade ou a pior ?
Por muitos anos ouvi falar da velhice, ora para o bem, ora para o mal, por causa das perdas, perda da memória, perda da mobilidade, perda de amigos e parentes.
Posso falar de cadeira da velhice, pois estou afundado nela, tenho 83 anos, bem vividos, graças a Deus.
O que estou achando ?
A primeira certeza absoluta é de que é a derradeira idade. Depois dela, nada. Só nossos restos mortais ou nossas cinzas, que serão enterrados ou guardadas em potes de porcelana.
A segunda certeza absoluta é de que, sendo assim, não podemos desperdiçar o nosso tempo, pois ele passa rápido, implacável, inexoravelmente.
Fazer o quê nessa idade terminal, que muitas vezes nos impõe limitações de ordem física e de saúde ? Eu, por exemplo, não posso jogar mais tênis, um esporte que adorava, por causa de um glaucoma.
Entendo que só tem uma maneira de levar a velhice a bom termo. Encara-lá com espírito esportivo, seletivo, bom humor, com amor no coração e com coragem.
Chegou a hora de agir com sabedoria, aproveitando a experiência que a vida nos deu.
Vamos priorizar aquilo que nos dá prazer e desfrutar o máximo de cada momento feliz que a vida nos proporcionar, a cada dia e a cada noite.
Nunca foi tão verdadeira a máxima de não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Sim, porque o amanhã pode ser tarde demais. Meu irmão morreu dormindo, aos 64 anos, na véspera de viajar para a Alemanha.
Qual o meu recado ?
Atrevo-me a sugerir, pela minha vivência, que respeitando seus limites, arrisque mais, ouse mais, tente coisas novas, mas não abuse.
Tome água. Hidrate-se. Mexa-se. Vida sedentária faz mal. Eu caminho seis mil passos por dia. Cinco quilômetros, para queimar o excesso de glicose. Me faz um bem danado. Tire o traseiro do sofá da sala. Dê um descanso ãs series de TV. Viaje. Viajar é viver.
Socialize. Não se isole demais. Conviva com gente bem humorada e de boa energia. Não se deixe abater nem deprimir. O que a vida exige de nós é coragem.
Como há pouco disse Richard Gere, famoso artista de cinema, se ainda tiver tempo, tome sol, tome banho de mar, faça o que lhe dá prazer, seja tolo, seja louco, estranho, seja você mesmo. Não o que os outros querem que você seja.
Enfim, não tenha medo nem vergonha de ser feliz, pois a vida é bonita, é bonita e é bonita, por isso cante, dance, coma chocolate, tome um chopp cremoso, um vinho honesto, um champanhe gelado, tenha fé em Deus, seja útil, perdoe os inimigos, leia um bom livro e veja um bom filme, cultive o sorriso, namore, ame, e, sempre que puder,
SOLTE A FRANGA.



18 comentários:

glaucia sena disse...

E isso aí mestre ,como sempre sábias palavras ,Dr vc no auge de seus 83 anos mais uma vez nos ensinando que a vida é pra ser vivida que os problemas existe, que com todas a diversidade temos que amar mais ,tolerar mais, abraçar mais e sofrer menos diante dos desafios que nos é dado todos os dias . Parabéns Mestre da vida , que Deus te abençoe sempre

Francisco disse...

Na sua idade provecta com certeza o prezado doutor já viu muita água passar por baixo da ponte. Já subiu montes e desceu vales, mas certamente sempre caminhou para o Norte verdadeiro. Sempre deu bons exemplos, conselhos e auxílios aos que percebeu serem mais necessitados. Seu artigo de agora é um estímulo para todos nos. Desejo muita paz, saúde e alegrias.

Unknown disse...

Perfeito!
Temos que cultivar o que é bom e isolar o que é ruim.
Nada de ficar mergulhado em infelicidade.

Anônimo disse...

Mais do que perfeito, agora mesmo estou em Balneario Camboriu cidade que adoro e vou todo ano.
Viver, viver e viver.

glaucia sena disse...

Bom dia a todos,hoje levantei cedo para ir ao supermercado passando por uma das avenida principal do meu bairro moro aqui em Teresina Piauí me deparei com uma cena pra lá de deslumbrante papai Noel no trenó suas renas bolas brancas enfeitando a avenida ,foi aí que me dei conta que estamos chegando no final do ano . peço ao colega que postou que havia conseguido falar com o presidente da previ em relação a uma linha de crédito emergencial para nós ,que se tiver oportunidade de encontrar com ele de novo que exista pra que ele possa pedi os técnicos fazer um estudo se não caí no esquecimento ,como disse o final do ano estar se aproximando e não temos nada ,como será nosso Natal início de ano , IPTU,matrícula dos neto reajuste de aluguel ,plano de saúde , IPVA pra quem tem carro eu não tenho devolvi o meu para consecionaria pois não pude continuar a pagar as prestações mais tudo bem ando de ônibus sem problema então vamos ensistir para que eles nos ajude com essa linha de crédito

Goulart disse...

Caro e batalhador pela vida Dr. Medeiros, o seu texto é digno de ser colocado num quadro, os tempos dificeis já chegaram, e as suas sugestões pela vida, são totalmente realistas, verdadeiras, e que Deus e Jesus lhe abençoe sempre, e sua família tambem, pois atras de um grande homem, existe uma grande mulher...pretendo copiar este texto e guardar para a posteridade, parabens e obrigado pelas suas lições de vida, colega aposentado Goulart...tambem passando por dificuldades existenciais...

Anônimo disse...

A tua receita para aproveitar a vida é perfeita. Queria acrescentar alguma coisa, mas nada me ocorre.

maria de lourdes s assis disse...

como diz madre teresa,....quando não puder mais trotar,use uma bengala,mas nunca desista.parabens,vida longa.

MAUS disse...

BOM DIA colegas.

D.D. Medeiros,

"Eu caminho seis mil passos por dia. Cinco quilômetros.."

Estou com sorte.

Com meus 1,67m, em 5 km, darei 10.000 passos.

Espero viver mais (SÓ QUE NÃO?)

BOM DOMINGO!

PS: por falar em ANO NOVO, IPTU, IPVA, SEGURO AUTO...

Alguém consegue explicar a EXPLOSÃO do IGP-M em 2020 e 2021, nos ALUGUÉIS?



TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

terça-feira, 21 de setembro  de 2021

E O MUNDO CAIU

A bolsa desmoronou ontem. A ação da Vale caiu a oitenta e dois reais. Estava a cento e vinte. O minério de ferro caiu de duzentos a noventa dólares. Tudo por causa da gigante chinesa que está quebrada, com passivo superior a trezentos bilhões de dólares.

- Dr. Medeiros, colegas de chat,

O grande trader norte-americano, Warren Buffett, disse:

Price is what you pay; value is what you get.
Assim, se compararmos o aforismo acima com o parágrafo anterior chegamos a uma conclusão: o titular do blog está dormindo.

Caso queira entender o motivo de nossa conclusão acima  sugerimos a leitura da Introdução e dos quatro primeiros anexos, que colamos ontem no bolsafurada.blogspot.com

Caso não queira divulgar o presente reclame fique a vontade.

Trader anônimo

Anônimo disse...

Negativo, prezado Trader anônimo. Ninguém aqui esta dormindo. Sabemos muito bem que a Bolsa de Valores é semelhante a uma gangorra, ora para cima, ora para baixo. É preciso esperar que nossos títulos voltem a subir para efetivar qualquer venda de ativo. Vender agora é efetivar prejuízo. Quanto entramos na negociação já sabíamos dos riscos que corríamos. E bom cabrito não berra; espera a sua vez...

ass: O Piramidal

MAUS disse...

FUNDO DE AÇÕES BB

Alguém sabe dizer por que não constam os índices da

AÇÕES VALE

No portfólio da página RENT do BB?

,,,

Migrou para "AÇÕES ASIÁTICAS"?

Anônimo disse...

soltar a franga Dr.Medeiros. Isso nunca.kkkkkk.

Miro disse...

Estou sensibilizado com as questões humanitárias pelas quais o ministro da economia pauta as privatizações das estatais. Achava que era um ultraliberal...
https://oglobo.globo.com/economia/guedes-fala-em-privatizacao-de-petrobras-bb-manda-recado-sobre-mercosul-quem-estiver-incomodado-que-se-retire-1-25214439

Nildete disse...

Parabéns, doutor Medeiros! Parabéns pelo alto astral e pelas sábias palavras! Suas orientações sobre a velhice são válidas. O tempo voa.... e avelhice chega. Um abraço e muitas bênçãos para você e sua família.

Anônimo disse...

Obrigado pelas sugestões doutor, hoje mesmo vou tomar o chopp cremoso.
Mudando de assunto e continuando no empréstimo simples, a margem nesse final de ano poderia ser feita sobre os rendimentos brutos sem deduzir imposto de renda e contribuição da Previ, pois daqui a 90 dias haverá o reajuste do salário e abriria uma margem extra.

Gilberto disse...

Ao Anônimo das 10:07 de 01/10/21
Boa ideia, mas para não atropelar as normas a Previ poderia autorizar a renovação e/ou contratação do ES, com carência de 90 dias e já fazendo prognóstico da nova MC de janeiro em função da correção das aposentadorias e pensões.
Está sugestão a Afabb poderia gestionar junto a Previ
O que achas(m)?

Anônimo disse...

PARABENS DOUTOR MEDEIROS,
TEXTO PARA OS COLEGAS TIRAREM COMO EXEMPLO.
BOM FINAL DE SEMANA.