DE DIA FALTA ÁGUA, DE NOITE FALTA LUZ

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Incrível, mas estamos a beira de um colapso hídrico e energético. E incrível como isso não foi devidamente previsto pelos analistas de plantão e futurólogos.


No mercado bursatil só se falava em retomada da economia pós pandemia e na bolsa chegando aos 140 000 pontos. 

E de repente se sabe que existem apagões pelo mundo todo. Fábricas parando de produzir, shopping funcionando a luz de velas, cidades inteiras sem um pingo de água nas torneiras. O que que é isso ?

Onde está a realidade ? O que a mídia e a imprensa estão divulgando ?

A Vale é, na expressão do presidente da Previ, a cereja do bolo. Pois ela caiu de 120 para 75 reais a ação. Um tombo espetacular, baseado no preço do minério de ferro que desmoronou. Por sua vez o petróleo fez o contrário, subiu muito, baseado na demanda. O carvão também. E com isso a inflação sobe também. 

Aqui no Brasil já se fala em greve dos caminhoneiros, o que seria um desastre. E o Guedes fala em privatização do Banco do Brasil nesta hora. Ele é uma grande decepção. Os índices da economia brasileira são frustrantes. Bolsonaro declarou nesta semana que nada está tão ruim que não possa piorar. Põe pessimismo nisso.

Eu estou participando dum ciclo de conferências chamada de Fronteiras do Pensamento, com palestrantes internacionais célebres, alguns prêmio Nobel e Pulitzer, para tentar entender esse novo mundo que se descortina pós pandemia. Tento achar uma explicação e um caminho para sobreviver com senso crítico e consciência.

Enquanto isso, com minha idade avançada de 83 anos, utilizo a fórmula que sugeri em minha última postagem, e que poucos apreciaram. Não ter a vergonha de ser feliz. Nem medo.

38 comentários:

Anônimo disse...

Tudo que está acontecendo no Brasil...aumento absurdo da gasolina, gás, alimentos(carne), apagões, falta d'água....é com a finalidade de colocar o povo contra o Presidente. SÓ NÃO VÊ QUE NÃO QUER.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...


A Vale é, na expressão do presidente da Previ, a cereja do bolo. Pois ela caiu de 120 para 75 reais a ação. Um tombo espetacular, baseado no preço do minério de ferro que desmoronou. [...]

- Dr. Medeiros, colegas de chat,

Nossa abordagem é diferente. A nosso ver, as ações da Vale caíram para o preço acima mencionado e se acomodaram neste novo patamar. Isto significa que deve continuar a queda!

Neste sentido, sustentamos no Anexo "7" do "bolsafurada.blogspot.com" que o valor atual dos títulos de Vale é Zero. Adicionalmente, nos anexos "3" e "4" demonstramos que o "moderno capitalismo bursátil" equipara-se a uma pirâmide financeira, mesmo a uma conspiração. No Anexo "8" sustentamos que o "moderno capitalismo bursátil tende a deixar de existir. Na segunda parte do presente trabalho iremos apontar vários indícios de que o "moderno capitalismo bursátil" equipara-se a uma conspiração.

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de relembrar certo aforismo de autoria do grande Trader norte-americano, Warren Buffett:

Price is what you pay; value is what you get.

Trader anônimo

Felipe Osório disse...

Claro anônimo 1 de outubro, 10:59, o presidente é o centro e tá certo sempre o resto do mundo está errado.


E o ES cada vez mais impagável, todo mês os juros e encargos são maiores que o pagamento.

Anônimo disse...

Isso acontece pelo endeusamento do mercado e a política do estado mínimo.Sugiro a leitura do livro Bidenomics nos Trópicos".

Miro disse...

Precisamos deflagrar uma campanha contra essa metodologia DESUMANA do cálculo dos encargos do ES. Absurdo! Sei que os dirigentes da PREVI observam os parâmetros da legislação pertinente e não têm alçada para modificá-la, salvo melhor entendimento. Então, devemos cobrar atitudes das entidades representativas junto às esferas, órgãos, colegiados autoridades, seja lá o que for, desde que tenham competência ou influência para tanto. Absurdo pagar dez ou mais prestações e ver o saldo devedor aumentando. Alguém de peso tem que se sensibilizar e combater essa metodologia que,embora respaldada legalmente, é totalmente injusta.


MAUS disse...

INFLAÇÃO...

Ocorre no mundo todo, nos USA e UE muito mais do que aqui.

Historicamente no Brasil, quando aumenta o preço dos combustíveis, de imediato os gêneros alimentícios sobem MUITO MAIS do que o índice verificado no custo dos transportes.

Há um ano, no primeiro mês do pagamento do auxílio emewrgneical, os Supermercados elearam em 10, 20 a 30% os preços, como se quizessem lucrar logo o que talez não lucrariam nos meses pós-auxilio.

QUEM LEMBRA TEM SAUDADES DO PLANO BRESSER, COLLOR?

CONGELAMENTO, BLOQUEIO DE APLICAÇÕES EM BANCO.

DESABASTECIMENTO.

REZEM PARA QUE NÃO HAJA ESTIAGEM NO SUL E CENTRO OESTE...

...

NA CRISE DE 2008, OS CEREAIS E O BERRO DOS BOIS ESPANTOU A CRISE, QUE NEM PERTO CHEGOU NO OESTE DO SUL DO MUNDO.


ES PREVI:
Os juros de 4,75% a.a. remuneram MUITO bem nossa MÃE GORDA.

O INPC deveria ser incorporado ao Saldo Devedor apenas em JANEIRO, a colado ao ajuste do BD.

A Capitalização mensal de INPC + JUROS é prática de USURA.
- essa prática é de BANCOS COMERCIAIS, que absorvem riscos das operações e PAGAM IMPOSTO DE RENDA MENSAL.
- a PREVI paga IR nos ganhos além do INPC?
- a Previ não precisa disso.
- parece que tem uma Equipe só para cuidar isso, apresenta resultados irrisórios para a Previ,mas recebe os BÔNUS às custas do sacrifício dos Assistidos.

ABRAÇO.



Anônimo disse...

Alguem que entenda de normas da previ poderia analisar se é obrigatorio esses emprestimos com o INPC ou se a PREVI poderia fazer um emprestimos aos associados igual ao da COOPERFORTE com juros fixos.

Anônimo disse...


Colegas,
Finalmente tiraram da presidência do BNB resquícios de petistas que insistiam em prejudicar o bom andamento da estatal. Por falar nisso, por que será que a diretoria da Previ vem se portando de forma tão inflexível em relação as reivindicações dos seus associados aposentados?

Grande abraço.

Gilberto disse...

Tem empréstimo bancário e fintechs que usam o sistema SAC, de amortização constante e mês a mês o saldo, os juros e a prestação vão diminuindo. E teem lucro.

sss disse...

Essas reclamações relativas ao ES devem ser direcionadas ao BB. Os dirigentes da previ obedecem o que o bb determina. Eles dão desculpas desfarrapadas. Estão totalmente sem alçadas. Para os associados, a alçada de que dispõem é a de fazer lives.

Anônimo disse...

Colegas,

Se os diretores eleitos não apitam em nada, porque temos que ter esse gasto administrativo?
É hora de repensar na extinção daqueles elevadíssimos custos para o Plano.

Anônimo disse...

Mas bha,

Tem gente que só le noticias veículadas por midia esquesdista e não se informa das coisa que acontecem no Mundo todo.
Inflação nos USA, falta de combustível no UKingdon, apagões gigantescos na China, 2 terços do País às escuras
Querem mais, então leiam tanto esquerda como centro direita e direita entre outros.
Me poupem!

Anônimo disse...

ALô Paulo Guedes!
Está na hora de fazer uma visitinha na Previ para verificar se há necessidade mesmo dela ter diretoria própria, visto que a que lá existe é totalmente inoperante, dependente do BB. Não tem alçada praticamente para nada. Pois, até para elevar o prazo do ES, por exemplo, ela tem que pedir autorização ao BB. Se a meta, senhor ministro, é cortar gastos públicos e moralizar a administração pública é conveniente que se faça uma reforma administrativa no seu fundo de pensão.
Gde, abraço,

Anônimo disse...

https://noticias.r7.com/brasilia/paulo-guedes-lucrou-r-14-mil-por-dia-como-ministro-com-offshore-03102021

glaucia sena disse...

Boa noite a todos , acho que já estar na hora da aafbb,anabb,e outras entidades se juntarem para nos Ajudar já que também contribuirmos para defender nós interesses,que por sinal não vi nem uma iniciativa por parte das mesma ,chega de descaso de omissão para com a situação da qual estamos passando fica nós apagar salários exorbitantes para esses dirigentes que não fazem nada já que quem manda é o BB
Será necessário mesmo esses monte de pessoas que só aumenta despesas,chega de desculpa que a bolsa caiu ,todos nós sabemos que o mundo passa por uma crise ,mais a previ há muito não faz nada já houve 3 vezes aumento do limite do ES a maioria nunca pode fazer, então o problema não é as bolsas e sim ma vontade de estudar uma possibilidade para nós ajudar

Castrojl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aposentados da PREVI com restrições internas no BB, seria bom que alguma Associação fizesse algo em nossa defesa. José Alves 5.230
954-1

Anônimo disse...

glaucia sena disse...


Concordo plenamente. Acho que nós devemos pressionar essas entidades para que elas pressionem a Previ/BB a fim de atender as reivindicações dos associados aposentados. A propósito, conheço uma forma prática e eficaz para fazer isso acontecer, basta velhinhos aposentados iniciarem uma desfiliação em massa dessas entidades. É batata!

Obrigado.

glaucia sena disse...

Boa tarde a propósito do que o colega falou eu já mandei suspender as contribuições tanto da AAFBB como da ANABB,não fazer nada por nós, cansei de encher bolso dessas pessoas e dessas entidades que não fazem nada ,seria boa ideia se todos deixasse de contribui já que elas nunca se manifesta em pro das nossas reivindicacoes,vamos lá gente não podemos fazer greve e nem tao pouco e para frente da previ eu por EX.moro aqui no Piauí vontade e coragem não me falta mais como ir se estou numa situação muito dificil então só nos resta fazer boicote com essas entidades já que elas tem acesso mais fácil aos dirigentes da previ estamos em outubro chegando final de ano como vamos ficar ,IPVA, IPTU,matrícula dos netos reajuste de aluguel ,plano de saúde luz cara , alimentos etc o bicho vai pegar se não se fizermos alguma coisa.agora ou nunca

Miro disse...

Pago IR retido "coercitivamente" na fonte. Não podemos deduzir despesas com aluguel, mas devemos pagar IR sobre receita de aluguel. Enfim, muitas incongruências. Fazer o quê? Não tenho Offshores..

https://www.metropoles.com/brasil/brasileiros-com-offshores-no-pandora-papers-devem-a-uniao-r-16-bilhoes-em-impostos

jair mario bork disse...

O E-mail que a CASSI divulgou hoje, com declarações do Diretor SATORU é simplesmente de arrepiar. Diz, entre outras barbaridades, que o cientista Dinamarquês Peter Gotzsche concluiu que um dos mercados mais corruptos do planeta é o da saúde. Estamos realmente em maus lençóis.

Anônimo disse...

Com a previa do ipca-15 acusando alta, com certeza o ipca e o inpc que vão ser divulgados na sexta feira dia 08.10.2021 será acima de 1%. Isso significa que o saldo devedor do Emprestimos simples vai aumentar, conclusao estamos num beco sem saida.
Voltamos a ver o saldo devedor aumentar mes a mes,não tem saida para nós devedores do ES.

Anônimo disse...

Quando o Ministro da Economia tem uma conta de 9,5 milhões de dólares em uma OFFSHORE no exterior, você entende claramente porque o dólar fica acima de 5 reais e não a três reais.

Miro disse...

Legal a paridade de correção entre o ES e os benefícios! Maravilha aos incautos! Tem um pequeno e sutil detalhe: as periodicidades dos cálculos das correções.

Anônimo disse...

A todos,

"Quando o Ministro da Economia tem uma conta de 9,5 milhões de dólares em uma OFFSHORE no exterior, você entende claramente porque o dólar fica acima de 5 reais e não a três reais."
Com essa ai acima, quase me borrei de rir.
Uma conta no exterior é a única causa da alta do dólar......... Que continha poderosa essa que sustenta o dólar no mundo!!!!!!
Fala Trader anônimo! Podes nos explicar?

Anônimo disse...

A unica solução para os devedores é parar de tomar emprestimo ou declarar falencia, porque esses emprestimos consignados já levam uma grande parte dos salarios dos aposentados e junto com a CASSI que virou uma novela e pegou a maioria de surpresa com essa co-participação.

Anônimo disse...

Essa coparticipação da CASSI segundo comentarios na rede foi feito acordo que não está sendo cumpridos ? É possivel isso ? fazer um acordo e não cumprir ? Com a palavra para que todos deem sua opiniao.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Dr. Medeiros, colegas de chat

Parece-nos importante o foco principal. Neste sentido, os associados do PREVI devem estar bem conscientes que participam de duas conspirações: o fundo de pensão e o moderno capitalismo bursátil. Ademais, ambas estas duas conspirações tendem a deixar de existir, como demonstramos. Por fim, mas não menos importante, a enorme concentração do PREVI em títulos de Vale merece ser enfatizada. Ontem os títulos de Vale3 terminaram o dia abaixo de R$ 75 / ação. Entretanto, sustentamos no Anexo "7" do bolsafurada.blogspot.com que o valor intrínseco de tais títulos é atualmente de zero. A enorme diferença entre o preço de mercado (R$ 75) e o valor intrínseco (zero) dos títulos de Vale3 leva-nos a reler certo aforismo de Warren Buffet: 

Price is what you pay; value is what you get.


Trader anônimo

Paulo César Fernandes disse...

Eles precisam manter uma narrativa, em uma parte para manter a "cumpanheirada" animada e em outra para tentar inflar o balãozinho japonês da tal Terceira Via. O fato de é que estamos vivendo as consequências do enorme equívoco que foi ter colocado a Economia em terceiro plano durante a Pandemia Covid19, "fecha tudo, a Economia a gente vê depois", foi a cantilena. Fecharam tudo e, no mundo inteiro, sem exceção, vive-se as consequências desse erro absurdo.

Anônimo disse...

à Todos Dr. Medeiros,

Quando eu tinha 10 anos de Banco, em 1986, deixei de contribuir para a ANABB.
Pois já via naquela Associação nenhum benefício para os empregados do BB.
Hoje, como diz a Glaucia acima, nada mudou.
Então é dinheiro jogado fora.
Vamos ajudar quem nos ajuda.
Pense nisso.
Não se deve jogar dinheiro bom em cima de conceiro ruim, que não nos serve.
james.

Anônimo disse...

A todos,

Pois é a ANABB não se manifesta sobre a ação 1/3 IR em estágio quase caquético.
Isso será porque o Sr Juiz não libera o valor retido em conta especial na Folha de Pagamento da Previ?
Ou será alguma deficiência na condução da ação para demorar mais de 10 anos?
Será que eles poderiam explicar.....

Anônimo disse...

Ref. comentário de 07/10/21 16:59 O James informa pelo que entendi, que já em 1986 ele deixou de contribuir para a ANABB. Como a ANABB foi fundada em 1986, então na verdade ele ou nunca contribuiu, ou então contribuiu só por alguns meses.

Anônimo disse...

Dr

INPC setembro 2021 1,20%

Dorme com um barulho desse.

Novembro dezembro tão aí

Cadê o socorro?

Abracos

Miro disse...

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/10/08/inpc-acelera-para-120percent-em-setembro.ghtml

MAUS disse...

"Quando eu tinha 10 anos de Banco, em 1986, deixei de contribuir para a ANABB.
Pois já via naquela Associação nenhum benefício para os empregados do BB.
...

Concordo que a ANABB foi criada para DEFENDER o BB e DEPOIS os Associados...

Mas na Ação 1-3 IR PREVI, creio que a Sentença teve EFEITO ERGA HOMINIS...
- assim todos teriam direito aos benefícios da RESOLUÇÃO da RFB de 2010=2012...
- em ita de ser da Ativa, ou aposentado antes de 2013, cada um pode usar o benefício conforme essas situações, retificando DIRF, gerando crédito, etc., etc.

SJM.

james.

Titi Maravilha disse...

E a ação IR/Previ nada.

Unknown disse...

A Ação coletiva IR Previ é para os nossos tetranetos

Anônimo disse...

não estou concordando que minha prestação do ES tenha aumentado após 1 (um) ano de contratada em R$ 431,02 ( quase 20%), já estou pensando em fazer empréstimo no BB com prestação fixa e liquidar a previ, num primeiro momento talvez fique mais alta porém em 2/3 anos, pelo menos ficará fixa e depois=seja o que deus quiser, mas 431,02 fará falta em minha renda mensal, o que posso fazer (???)