PARA O FUNDO DO POÇO

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Descendo a ladeira para o fundo do poço. Pessimista?


A bolsa realmente despencou, perdeu os 105.000 pontos. As varejistas caíram a patamar histórico 

Via varejo perdeu três quartas partes. Estava a vinte e hoje está a cinco. Magazine Luiza estava a 25 e hoje está a 10. A Vale bateu 64. Meu Deus. 

Mas será que é o fund do poço?  Ocasião para comprar ? Não sei. Acho que vai a menos de cem mil pontos.

O superávit da Previ já era. Estamos no final de novembro. Horizonte negro. Nada acena para o rali de dim de ano. Que estrago o Guedes tem feito na economia. Que se afogue com seus dólares !,.

A coisa está preta minha gente. Com inflação E custo de vida não se brinca. O que adianta os lucros da Petrobrás e do Banco do Brasil no terceiro trimestre.

Fui a Uruguaiana semana passada e em Bage paguei 8:11 o litro de gasolina. Pode ?

No BB houve fechamento de 380 agências e de milhares de postos de atendimento. O custo dos serviços e taxas bancárias subiu vergonhosamente.

E o custo do nosso ÉS na Previ, o que que é isso ?  Usura, agiotagem, vergonha, o que é, o que é, meu irmão ?

Desculpem o mau humor. Hoje fiz o reforço da vacina. O braço está doendo, barbaridade tchê.


32 comentários:

Anônimo disse...

A correção do empréstimo somente em janeiro de cada ano, sem capitalização, não permitir renovação,caso seja necessário permitir novo contrato se houver margem.

Paulo Beno disse...

Em dezembro, em dia a ser marcado, a PREVI divulgará os números do Plano 1 relativos a Setembro/21 (ultimo mês do 3º trimeste/21) quando AINDA estava bom a Economia, Bolsa, Ações,etc.
Devido aos péssimos resultados do ultimo trimestre, DEIXARÃO DE DIVULGAR os balancetes de Outubro e Novembro ???? Pois o Balanço de Dezembro/21 só sairá em abril de 2022....Haverá choro e ranger de dentes !!!

glaucia sena disse...

Boa noite a todos ,desculpe Dr Medeiros nós não estamos no fundo do poço não.estamos atolados numa imensa poça de areia movediça é pra matar mesmo . nos colocaram a corda no pescoço falta pouco para puxarem ,com a bolsa desse jeito não sei como vai ser sabemos que vai ficar por muito tempo a economia tá um desastre e por tabela todo o investimento da previ e na bolsa .mais cadê o dinheiro que os velhinhos inúteis contribuí mesmo já ter sido aposentado ,o dinheiro das parcelas do ES que pagamos ,por agora só se pagar não podemos fazer mais nada ,tá muito difícil.quando falo velhinhos inúteis isso é o que a previ acha ,nos contribuímos muito não foi esse o país que construimos para nossos filhos e netos ,a anabb a aafbb ,e outras não fazem nem um tipo de manifestação com a nossa situação ainda bem que cancelei todas no fazer nada mesmo querem só que a gente contribuam para pagar salários exorbitantes para seus dirigentes estamos a deriva sem comandante ,sem ,vela e sem rumo

Paulo Segundo disse...

Doutor, daqui pouco irão te chamar de comunista por fazer uma análise clara dos fatos, cuidado com a patrulha da censura!

Anônimo disse...

Não vejo nada de pessimismo mas de realismo.A Previ é que está fora da realidade diante do ES que virou um pesadelo descontrolado e em vez de pensarem numa solução aumentam o limite que só é acessível para os que tem os maiores benefícios.

Anônimo disse...

Nada esta tão ruim que não possa piorar (uma das Leis de Murphy).
Contudo sou um positivista realista com os pes no chão.
O prezado Dr. Medeiros sabe melhor do que eu dos tempos em que atingíamos mais de 80% de inflação em um único mes.
Depreendo do texto que diz bem o emérito doutor, que Guedes e seu chefe estão conseguindo -- ao sabor da inércia inicial em adotar medidas sobre a pandemia mundial -- derrubar os esteios do Plano Real.
Quanto mais o chefe de Guedes fala bobagens, mais estrago faz em nossa economia e na política externa -- vergonhosa sua atuação na Conferencia Mundial sobre o Clima.
Mas, vida que segue. Difícil vai ser conseguir um candidato 3a. via que se eleja e contemple nossos anseios.

Anônimo disse...

Dr
Parabéns pela 3a dose.
A dor no braço é uma dor gostosa.

A bolsa sobe e desce, sempre foi assim.

Aplique em empresas americanas (usa) mais estável.

Animo, vamos que vamos.

Abracos

glaucia sena disse...

Bom dia a todos Dr.Medeiros estiver pensando muito chegue a seguinte conclusão o ES não podemos fazer mais nada a não ser só pagar nem com o aumento de janeiro não cobre margem negativa que estar por conta o reajuste de aniversário do contrato ,com bem disso colega a revi acrescentou as 3 parcelas que foram suspensas que dá 12 meses ,só existe uma saída para nós ,uma linha de crédito emergencial com desconto em folha sem mexe com a margem seria um empréstimo a parte no valor igual para todos em 48 meses. Para nos socorrer dessa situação desesperadora não haveria inadimplência porque seria desconto em folha como disse anteriormente ,mandei no fale conosco essa sugestão mais eles não nos ouve .fico pensando como vai ser nosso Natal não para viajar , é comida na mesa para um reunião em família que só acontece uma vez no ano todos juntos ,não sei. que vai ser de nós ,o ES se tornou na nossas vida um problemão ao invés de solução será que esses dirigentes não ver isso?

Anônimo disse...

Bom dia meu prezado blogueiro MEDEIROS. Antigamente quando se dizia "estamos na mão", queria se dizer em outras palavras: Estamos ao Deus dará, sem horizontes, sem nada. Hoje estamos nas mãos do STF, nas mãos do Congresso, nas mãos do Executivo, que se juntarem os três e os colocarem nas mãos do capeta ele irá recusar porque não quer passar raiva. Há...e referindo-se a nós, pobres órfãos de um plano de aposentadoria que é nosso e ao mesmo tempo não é nosso, também estamos nas mãos da Bolsa, nas mãos do BB e nas mãos da PREVI e continuamos na mão. Segura nas mãos de Deus e vá. Oremos.

Unknown disse...

"Que estrago o Guedes tem feito na economia". Mas ele está sozinho em Brasília?

Anônimo disse...

Colegas,
Sr. Doutor,

Pelo exposto no texto erraram todos os ministros de fazenda de todos os países envolvidos na pandemia. A Suécia parece ser o único fenômeno visível, no momento, aquele que não fez confinamento severo como aqui e em outras nações evoluídas.
Externo uma visão um pouco diferente ao visualizar a tão famosa Globalização.
Se estou equivocado e distante da realidade em meu pensamento, minhas considerações aos que pensam diferente.

Unknown disse...

Será que ainda existe poço ? Atualmente nenhum associado consegue renovar o ES com menos de 30 prestações pagas.

Anônimo disse...

TRISTE CENÁRIO
IMAGINO O AUMENTO PÍFIO EM JANEIRO/22
ESTAMOS À DERIVA

Paulo César Fernandes disse...

Meu Caro, concordo com você. Todavia, não podemos esquecer que os Antis têm que manter a narrativa, é tudo o que eles têm.

Anônimo disse...


"E o custo do nosso ÉS na Previ, o que que é isso ? Usura, agiotagem, vergonha, o que é, o que é, meu irmão ?"

Sabe o que é mermao? É simplesmente a mesma meta atuarial, que vossa senhoria sabe muito bem. Para que demagogia

Anônimo disse...

Com todo respeito aos amigos aposentados que pensam deforma diversa , mas o comentário do colega anônimo postado em 17.11.2021 às 22:18 guarda coerência com a realidade, ou seja, a despeito da correção anual do saldo do ES, aqueles colegas cujos benefícios são mais elevados , que tb, a exemplo do SD do ÉS, tb serão corrigidos pelo inpc integral do ano anterior, provavelmente conseguirão renovar o ÉS desse que tenham , pelo menos , 6 parcelas pagas
Um benefício maior resulta na Abertura de MC capaz de permitir sucessivas renovações dentro das regras do plano
O ideal seria que todos , independentemente do valor do benefício tivessem acesso a essas renovações que se revelam uma operação com total garantia retorno e liquidez para a Previ cuja parcela já vem descontada na própria folha gerada.
Que Deus ilumine os nossos diretores para , quem sabe, tal acesso seja franqueado a todos que dele necessitem

Anônimo disse...

O ÉS é uma operação com 100 por cento de liquidez para a Previ
O comentário do anônimo de 17.11 às 22:18 hs é coerente
Os chegas aposentados detentores de altos benefícios disporão de margem consignável suficiente para renovar o ES, a despeito do Aumento do SD
Conheço varios colegas que renovaram com sondas 6 parcelas pagas
Com o reajuste de janeiro , acredito ainda melhore
Que bom seria se todos , altos e baixos benefícios pudessem se beneficiar do ES que socorre a muitos colegas na girafa aflição

WILSON LUIZ disse...



PRECISA MELHORAR MUITO ANTES DE CHEGAR AO FUNDO DO POÇO

Caro Medeiros,

Realmente, estamos no fundo do poço, na economia, na política, na proteção ambiental, na educação; pelo menos, graças à pressão popular, no combate à pandemia parece que acertamos o passo.

Infelizmente, no fundo deste poço, estão cavando cada vez mais. Estão jogando basquete em um campo minado, só pode ‘dar ruim’. No único setor da economia que ainda vai bem, as exportações, estão armando uma bomba-relógio. Está crescendo, na Europa e Estados Unidos, um movimento para boicote de compra de produtos brasileiros, devido ao desastre ambiental que está ocorrendo na floresta amazônica; coincidência ou não, as exportações de carne para a China estão suspensas há mais de dois meses, os chineses estão alegando ‘problemas técnicos’ para o atraso nas autorizações, ou seria pelos insultos inúmeros de que foram alvo?

Com o alto índice de desemprego, tudo que não precisamos é criar problemas com nosso comércio exterior.

Anônimo disse...

Temos que discordar da afirmação do “Unknown” de 18.11.2021, porquanto não é verdade o que ali é mencionado
Conheço vários colegas que com apenas 6 prestações pagas (mínimo exigido) conseguiram e ainda conseguem renovar o ÉS
Concordo com o comentário do anônimo de 17.11 às 22:18 que ressalta que o aumento do Teto do ÉS permite aos que recebem benefícios mais altos , mais facilidade na renovação

Anônimo disse...

O reajuste programado para janeiro de 2.022, em torno de 10 por cento( inpc acumulado 2021) deve possibilitar que muitos colegas renovem as operações do ÉS, a despeito da tb elevação do SD
Lembremos que o teto agora é 220 mil
Não tivesse sido o teto elevado , poucos conseguiriam renovar

Anônimo disse...

Que bom seria se os Srs integrantes do CD da Previ retirassem a contribuição à Previ da apuração da MC do ES

MAUS disse...

POIS É... D.D. Medeiros

A coisa tá tão feia que estou pensando em emigrar para a ARG, mas vou de carro de 2 bois...tucura, do tupo NÃO EXPORTÁVEL.

Pelo menos sobrevivo 1 ano com a carne dos bichinhos.

Se não der certo, vou para a Bolívia tentando a sorte no Eldorado da Coca-Cola.

Ao final, como último suspiro, adentro a Venezuela tropeando um rebanho de canídeos para negociar noa Bolsa de Caracas...

MUITOS DOS NOSSOS BI DA PREVI ESTÃO NA BOVESPA...

Alguém sabe se o Mundo prefere a Bolsa da Buenos Aires, La Paz ou Caracas?


REZEM ou APRENDAM MANDARIM.

Jeanne disse...

Eu não conseguirei renovar meu ES nem em janeiro. Meus empréstimos foram reajustados ,depois da 12 parcela, em 18%. Provavelmente, só renovarei quando o inpc baixar.Se conseguir...sem margem consignável tão cedo...

Anônimo disse...

Concordo, pois pagamos imposto de renda desse valor.

Unknown disse...

No PJe sobre IR previ. Tem um despacho de uma juíza federal que defere e diz: cumprimento provisoria de sentença (157). Prazo 30 dias. Alguem pode explicar melhor?

Anônimo disse...

Prezado colega de 20/11 13:07.

O certo é que nesta altura do campeonato a PREVI deixasse de cobrar dos aposentados dita contribuição. Aí teríamos mais MC e elevação do valor líquido do benefício, propiciando, talvez, até a diminuição do valor de renovação do ES. Sonho que nem Marcelino...

Anônimo disse...

As contribuições mensal e anual (verbas C800/C810) estão previstas no Estatuto da Previ, e decorrem do fato de que quando na ativa contribuimos a menos, para compensar na aposentadoria. Mudar isso significa alterar o Estatuto, o que dependeria de concordância do Ministério da Economia, da Secretaria de Controle das Estatais, do Banco do Brasil, da Previ e de nós associados. Difícil, não?

Anônimo disse...

Dr

Mais fácil e possível, em que pesem opiniões contrárias, que respeitamos:

Suspender parcelas do ES em dezembro21 e janeiro 22.

Ainda há tempo.

Abracos

Anônimo disse...

Dr

A Cooperforte não vai fazer nada?

Suspender parcela dezembro já ajuda.

Abracos

Anônimo disse...

De qualquer forma, se não fosse abatido da margem consignável, já seria alguma coisa.

MAUS disse...

ES PREVI

OPÇÃO DE PULAR PARCELA EM DEZEMBRO-2021.
- dados obtidos com simulações.

RENOVAÇÕES ou CONTRATAÇÕES:
- DATAS, HORA, CRÉDITO e DÉBITO 1a. PARCELA.

GRAVAÇÃO
- DATA-HORA, CREDITO, 1a.PARCELA

24.11-12:00, 26.11, DEZEMBRO
24.11-15:00, 29.11, DEZEMBRO
...
26.11-12:00, 30.11, DEZEMBRO
26.11-15:00, 01.12, JANEIRO-2022
...
EM ALGUM MOMENTO APARECERÁ A DATA DA PRIMEIRA PARCELA janeiro-2022.
- esse é o objetivo dessas informações.

Atente para a margem disponível, valor líquido a creditar:
- saldo devedor a renovar altera a cada dia.
- da margem inicial são deduzidos, iof, taxa adm., etc.
- renovar 2 ES acarreta mais IOF e taxa Administração.
... atenção!

- GRAVAÇÕES JÁ FEITAS PODEM SER CANCELADAS de 1 a 2 dias antes do crédito, mas só o sistema te informa ao cancelar.
- você pode ARRASTAR OUTRO ES para renovar em UMA SÓ OPERAÇÃO, ficando com 3 ES...
- A SIMULAÇÃO É LIVRE MAS PODE TRAVAR, DAÍ MUDE DE OPÇÃO PARA CONTRA-CHEQUE, DEPOIS RETORNE PARA O ES.

... a dica é, simule, anote-imprima tela, retorne...

ABRAÇO

Anônimo disse...

Acredito que a mensagem no PJE/TRF1,sobre o despacho da Juiza seja autorizando a liberação dos recursos, cumprimento provisorio, após a apresentação dos cálculos pela ANABB.Vamos ligar para a ANABB.