DE VOLTA AO FRIO E AOS PROBLEMAS

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Estava viajando. Comemorando meu aniversário de casamento, 59 anos, não é pouca coisa.


Ana e eu estivemos muito gripados. Fizemos os testes e não deu COVID. Mas passamos mal por ocasião da data comemorativa de nosso casamento. Não pudemos festejar. Então assim que melhoramos resolvemos fugir do frio terrível daqui de Porto Alegre e fomos para calor tépido do Caribe. Passamos duas semanas em Curaçao, uma ilha exótica, alegre e cálida. Foi uma benção, voltamos curados da gripe.

Agora estou me atualizando do que deixei de lado. É só estou encontrando problemas.

A gasolina aumentou de novo e a bolsa caiu vertiginosamente. Incrível.  Mas de novo presidente Bolsonaro. Fui no supermercado e fiquei apavorado. Os funcionários todos de maquininha remarcando as mercadorias. Algumas subiram cem por cento em duas semanas. Mas o que é isso ?

Hoje tenho reunião na Áfabb RS quando vou me inteirar do que andaacontecendo em nosso universo.

Sei que alguns não gostam que eu fale de minhas viagens. Acham deboche. Não é. 

Aviões lotados, hotéis lotados. Alguns lugares abandonaram assacaras e os cuidados. Outros não.

O que tenho notado é que no meu círculo familiar e de meus amigos a COVID anda acontecendo com muito mais frequência do que antes. Inclusive com mortes. Ontem faleceu Nelson Proença de COVID aos 71 anos.

Amanhã talvez tenha novidades.

Até.

26 comentários:

Anônimo disse...

Colega, muita saúde e paz. Que Deus sempre abençoe o seu matrimonio e que a saúde seja companheira na jornada. Voce é um dos poucos que tem condição de nos ajudar na batalha de liberar uma renovação do Emprestimo simples. A luta dos que não tem acesso a um credito é uma batalha diária, pois aqui na AAFBB em Brasília, tenho sido testemunha de colegas passando dificuldades, pois nem todos conseguiram uma aposentadoria para sobreviver com dignidade. Mesmo sabendo da armadilha do ES é uma necessidade para sobreviver frente aos aumentos dos remedios e da comida no dia a dia.

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
Lendo um comentarario anterior sobre a FUNCEF verifico que no site tem tres modalidades de emprestimos: Emprestimo variavel, Emprestimo fixo e 13°.
O Emprestimo variavel deve ser semelhante ao nosso, agora o Emprestimo fixo esse é feito em 48 meses e com juros e não tem correção monetaria.
Esse emprestimo fixo deve ser semelhante ao CDC do BB onde são cobrados juros fixo e não tem correção monetaria e nem saldo devedor.
Seria bom que a PREVI fizesse uma analise sobre esse EMPRESTIMO DA FUNCEF e fizesse essa implantação desse tipo de EMPRESTIMO.
Segue link para assistir sobre os emprestimos da FUNCEF: https://www.youtube.com/watch?v=v25kkVmQMQA

Anônimo disse...

A minha dúvida é saber se o tal Empréstimo do BB é tão vantajoso, por que não pegá-lo, pagar o empréstimo simples e ficar devendo ao BB?

Anônimo disse...

Caro anonimo de 20 de junho das 18:08 hs

A resposta é bem simples ao seu comentario, por que não pega-lo : Simplesmente a maioria está devendo ao BB e a PREVI e talvez até a COOPERFORTE.

Anônimo disse...

O grande nó é que quem precisa de grana, sempre pagou a Ativos fica bloqueado pelo resto da vida no BB. A batalha é sempre para os que nada tem. Sem margem, sem esperança.

Anônimo disse...

Dr

A Cooperforte suspendeu por 6
meses

O BB não empresta para quem tem restrições


A Previ precisa suspender par
a ajudar

Abracos

Anônimo disse...

Os endividados geralmente estão devendo ao BB, PREVI e a COOPERFORTE fora outras empresas por ai, fica dificil nessa situação escolher o melhor, com certeza o melhor atualmente é o BB, entre a PREVI e a COOPERFORTE não sei opinar qual o pior, a COOPERFORTE DEU UMA SUBIDA VIOLENTA NOS JUROS.
O ideal seria não tá devendo a ninguem, mas dos males o menor, os emprestimos da PREVI é vinculado ao INPC, se subir como ta subindo agora o saldo devedor não diminue, se cair o saldo devedor começa a diminuir.
Então acho o da PREVI melhor do que o da COOPERFORTE.
Pelo que relatei acima, o melhor é o do BB, segundo lugar a PREVI que poderia melhorar e por ultimo a COOPERFORTE que está com os juros mais altos, lembrando que na COOPERFORTE voce é obrigado a ter uma poupança de 20% sobre o emprestimo.

Anônimo disse...


Pessoal,
A última vez que fui ao BB (há uns 10) me informar sobre empréstimo, disseram que o Banco só fazia se o aposentado não tivesse empréstimo consignado em outro banco. Será que ainda é assim? Oura pergunta: Por que o BB não negocia com a Previ o ES dos seus aposentados?

Grande abraço.

Maristela Vieira da Silva Campos disse...

qualquer modalidade de emprestimo e´ruim. A minha parcela do ES este mes subiu quase R$ 700.00. não acreditei quando vi o meu holerite. O saldo devedor não diminui. A dívida está ficando impagável. Quitar o emprestimo então está
totalmente fora de cogitaçao. O saldo devedor está impagável. Só Jesus na causa.
Maristela Campos

Anônimo disse...

DR

a Previ pode suspender parcelas ES COMO FEZ A Cooprrforte

ABRACOS

Anônimo disse...

Dr

INPC até maio 22 4 96%

ABRACOS

MAUS disse...

ACÃO ANABB x RFB - IR 1/3 PREVI.

Liguei hoje pela 14a. vez em 2 anos.

Atendente da ANABB informou:
- na Ação acima NUNCA HOUVE UM SAQUE SEQUER da CONTA DE DEPÓSITOS JUDICIAIS...

OBS:
- No relatório da PREVI consta que a RFB expediu NORMATIVO QUE AUTORIZAVA retificação de DIRF 2012, 2011, 2010... para recuperar R$ que nos foi confiscado em 1989-1995.
- isso significa que a RFB reconheceu nosso DIREITO!
- O QUE ESTÃO ARGUINDO para negar a EXECUÇÃO e o SAQUE junto ao TRF1?
...
NÃO TEM DESCULPA !
ESSA TROCA DE FIGURINHAS ENTRE ANABB X RFB há mais de 5 anos, revela ABSOLUTA FALTA DE BOA FÉ!
...
- óbvio que 2 bilhões geram GORDO LASTRO para pagar PRECATÓRIOS ... NO DF ou UNIÃO?
- a Felicidade dos GERENTE DA CONTA JUDICIAL deve estar agrade$endo todos os dias aos |Envolvidos.


...
AÇÃO ANABB x SRFB
1/3 IR PREVI 1989 – 1995.B
Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI,
correspondente às contribuições recolhidas por tais associados no período de
1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1995, até o limite do imposto pago
sobre tais contribuições” (Ação Declaratória nº 14460-60.2010.4.01.3400).

https://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=TRF1&proc=144606020104013400

Tipo EntOAB NomeCaract.Juízo Recorrente ASSOCIACAO NACIONAL DOS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL ANABB ADVOGADO DF00024162 LARA CORREA ADVOGADO DF00017125 HELDER ROSA FLORENCIO ADVOGADO DF00027413 ANA CAROLINA RIBEIRO DE OLIVEIRA ADVOGADO DF00012659 MAURICIO CORREA SETTE TORRES ADVOGADO DF0001819A ADACIR REIS Recorrido 20 FAZENDA NACIONAL PROCURADOR GO00013207 ADRIANA GOMES DE PAULA ROCHA REMETENTE 1706 JUIZO FEDERAL DA 6A VARA - DF

...
VOU CHUTAR O PAU DA BARRACA!
- FAZER EXECUÇÃO INDIVIDUAL COM 30% DE HONORARIOS
- 30% são legais e pagam inclusive os 10% de honorários regulamentares em favor da ANABB por ser Ação Coletiva.
- ao Advogado contratado restarão 20%.

Anônimo disse...

A suspenção de parcelas é mero paliativo, que agrava o saldo devedor.

Anônimo disse...

Desculpem a "mancada"; é suspensão e não suspenção...

Anônimo disse...

Caro anônimo de 8:20;
Pagando as parcelas, a gente não consegue diminuir o saldo devedor, imagina, suspender.!!!

Anônimo disse...

Eu também acho que a suspensão das parcelas é a pior das medidas Para aliviar o peso do ES é preciso aumentar o prazo.Se a Previ pode aumentar o limite também pode aumentar o prazo.

ruth disse...

Caro colega MAUS...
Sobre AÇÃO IR 1/3 PREVI, a minha é do ano 2000 (dois mil). Você tem consultado o site do TRF1, com o número do processo? Por ali você acompanha todos os movimentos da ação. Minha última estratégia é escrever para a OUVIDORIA do TRF1. Levam 15 dias para responder, mas respondem. E a cada 15 dias escrevo novamente. Se é um direito que temos, vamos atrás dele!

Anônimo disse...

Recebi hoje 24/6/22 email da Anabb sobre a resolução CNPC 53/2022 que trata da retirada de patrocínio dos fundos de pensão. Sr. Medeiros faça por gentileza uma análise de como isto PODE NOS PREJUDICAR.

Anônimo disse...

DR

A PIOR DAS MEDIDAS É NENHUMA

NAO VAO AUMENTAR O PRAZO PORQUE 120 É O MAXIMO NA MODALIDADE

SO A SUSPENSAO É POSSIVEL

ABRACOS

Anônimo disse...

A inflação, o aumento da contribuição da Cassi, a cobrança da contribuição pela Previ dos aposentados, e a não correção da tabela do imposto de renda são os fatores responsáveis pelas dificuldades financeiras dos aposentados. Apesar da Previ ter incentivado o endividamento, com previsão muito otimista do INPC, muitos pegaram mais crédito do que realmente poderiam pagar, não existe saída, pois os cálculos estão corretos, as prestações projetadas é que estão furadas. O foda é que as parcelas de empréstimo são descontadas diretamente na folha e na conta corrente, assim ficamos sem poder de barganha. Resumindo somente a Previ para resolver, mas com a bolsa nessa situação, acho que o ano que vem será pior.

Anônimo disse...

Pessoal,
Já passamos da metade do ano, praticamente, e a Previ segue intransigente em relação ao que há anos vimos reivindicando. Ela continua negando sob a alegação de que a Previ cumpre sua missão de pagar em dia o benefício de seus aposentados.
-Até quando vamos ouvir essa manjada cantilena?
-Quando é que ela vai se manifestar com justificativa nova?
-Por que, afinal, não nos devolve o BET que nos tirou antes do tempo?
-Por qual motivo mesmo não alonga o prazo do ES?
-O que, na verdade, impede de suspender a contribuição Previ dos aposentados?
-Por que tirar direitos conquistados é mais fácil do que devolver?
Obrigado, doutor Medeiros por permitir fazer aqui novamente essas perguntas.
Gde. abraço.
.

Anônimo disse...

Muito triste e revoltante ler pós comentários, pedidos quase súplicas e a Previ surda e muda. O BET nos tiraram um ano mas o Banco ilegalmente recebeu a metade do superávit e não teve um ano surrupiado. E o bônus vergonhoso? Para eles nada mudou muito pelo contrário. Para onde está indo o porcentual para o ES já que ninguém consegue renovar? Lamentável.

Anônimo disse...

Em que a previ nos ajudou nos ultimos 5 anos? NADA. Alias so nos afundou mais.

Anônimo disse...

Colegas, sei que nao vai resolver, mas vamos começar a mandar mensagem todos os dias para a PREVI, inclusive para os diretores. A grande verdade é que não temos esperança de mudanças. Já sugeri fazer uma operação com prazo 180 mes excepcionalmente para ajudar os sem margens , pois suspender parcelas é dar um tiro no pe.

Anônimo disse...

Ao ler os comentários e como meu salário é dos mais baixos concluo que a Previ me colocou no primeiro vagão. Esses serão os primeiros. Aguardemos.

Anônimo disse...

Cadê o nosso colega ARI ZANELLA?
Alguém tem notícias dele?