BOATOS SOBRE A PREVI

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Fukunaga voltou rápido para a presidência da Previ e já se fala de novo em  saída. 


Agora surgiu na mídia a notícia de que pela primeira vez na história da Previ uma pessoa de cor negra irá assumir a presidência. Ele não terá nenhum problema para sua indicação pois tem experiência comprovada eis que atualmente é um dos diretores indicados pelo Bb para a Previ. Ele foi indicado para presidente do BB Asset, ex BB DTVM. Mas parece que vai mesmo e para presidente da Previ segundo o boato.

Lula quer mostrar que seu governo respeita e estimula a diversidade. Uma mulher na presidência do BB e um negro na presidência da Previ.  Vamos aguardar.

Estou alinhado com Lula a respeito dos juros que o banco central teima em não baixar nem sequer sinalizar que vai baixar.  Acho que desta vez poderia ter baixado . A bolsa que ia bem deu um recuo e o dólar subiu. 

O varejo esperava um alívio nas taxas para se recuperar . Aqui em Porto Alegre vai fechar a principal loja da Renner na rua da praia. Uma pena e um sinal bem alarmante.

Está pesando no resultado da Previ a desvalorização das ações da Vale, que caíram de 90,00 para 67,00, devido a desaquecimento da China nas compras do minério.

Tenho andado um pouco ausente do blog por problemas de saúde pós COVID, hipertensão por exemplo e porque comemorei meus 85 anos e bodas de diamante.

Mas aos poucos vou voltando. Não tá morto quem peleia.

29 comentários:

jair mario bork disse...

O Congresso deveria tomar alguma providência pressionando o Banco Central a baixar a taxa Selic. É um absurdo. Taxa elevada só interessa aos banqueiros. Temos uma das mais baixas taxas de inflação do planeta, e a mais alta taxa de juros. E pelo visto, a mídia não está dando destaque para essa incongruência.

Tereza Fleury disse...

Sobre a açao de Isonomia das mulheres, alguma novidade?
Melhoras!!cuide-se!

Anônimo disse...

Acho que você se confundiu um pouco...a indicação do primeiro presidente negro foi para a BB-Asset (ex BB-DTVM) e não para a Previ. O indicado é o atual Diretor de Investimentos da Previ, Denísio.

Anônimo disse...

Com a taxa SELIC alta, a PREVI também ganha em renda fixa...

Anônimo disse...

Penso que a posição do COPOM (Conselho de Política Monetária), do qual fazem parte tanto o Ministro da Fazenda como o do Planejamento, conselho esse presidido pelo Presidente do BACEN, esta, para o momento, absolutamente correta.
Se baixar SELIC aí sobe a inflação.

Tereza Fleury disse...

Denísio Liberato é indicado como presidente da BB Asset
Diretor da Previ será o primeiro negro a assumir a maior gestora de recursos do país

20/06/2023
Denísio Liberato, diretor de Investimentos da Previ, foi convidado ontem, 19/6, pela presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, para assumir a presidência da BB Asset. Ele será o primeiro negro a comandar a maior gestora de recursos do Brasil, que tem R$ 1,4 trilhão sob sua gestão.

A nomeação ainda será aprovada de acordo com os ritos de governança da BB Asset. Até tomar posse no novo cargo, Denísio continuará o seu trabalho como diretor de Investimentos na Previ.

FUKUNAGA CONTINUA

Anônimo disse...

O Presidente do Bacen está certíssimo. O governo Lula está torrando dinheiro adoidado e se não tiver um freio a vaca vai pro brejo ou melhor já está indo.

Anônimo disse...

Inflação.

Inflação alta corrói salário!

Selic disciplina mercado!

A inveja e a mentira, as narrativas, degradam o ser humano.

Minta hoje e serás desmascarado amanhã. Perna curta!

Ignore a realidade, viva na fantasia e serás pego no contrapé!


Anônimo disse...

Sobre a situação das lojas Renner li matéria hoje no Google:

"Renner fecha 20 lojas e demite: o que está acontecendo com a varejista? A Renner divulgou na última quarta-feira, os resultados do primeiro trimestre de 2023 que refletem a situação desafiadora da empresa. Veja os dados e a comparação do mesmo período no ano anterior: Lucro líquido de R$ 46,8 milhões — queda de 75,6%."

Pergunto eu: funcionários demitidos e proprietários ainda salvando 46 milhões para seus bolsos?

Anônimo disse...

Colegas,

Aqui vai um comentário de um ignorante em economia. A única coisa que sei é que não se deve gastar acima do que ganha principalmente quando o risco não é calculado. Entretanto é visível o motivo, penso eu, do Banco Central não baixar a taxa de juro ou sinalizar uma provável redução da taxa Selic. Nessa questão penso que se o governo não sinaliza ou apresenta um plano econômico coerente, que vai nortear os rumos da economia, praticamente depois de quase 6 (seis) da posse, como o BACEN vai se basear suas decisões e condutas no controle da inflação. O mercado esta tentando se ajustar em função da falta de comando e na demora da apresentação de medidas econômicas viáveis, com isso provocando demissões e até redução nas atividade com fechamentos de unidades operacionais.

Anônimo disse...

Além da SELIC em alta, as lojas Online impactaram as vendas das lojas físicas. O que se vê hoje nos grandes centros comerciais populares em São Paulo, tais como Santa Efigênia, 25 de Março, etc, são poucas movimentações,portas de lojas fechadas, com placas de Aluga-se e muitos assaltantes. Nessa bitola, seguem as grandes lojas varejistas. No conforto, comodidade e segurança da sua casa, com todas funcionalidades e acessibilidades digitais, você cota os preços, pesquisa e avalia antes de fechar a compra no atacado ou no varejo, nacional ou internacional. Por esse canal, o comprador não consome a estrutura física e humana da empresa, e, por conseguinte, reduz o preço da mercadoria. Desemprego e a extinção de muitas profissões são custos sociais da tecnologia, automação, TI, Inteligência Artificial,etc

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Dr. Medeiros, colegas de blog,


[...] A bolsa que ia bem deu um recuo e o dólar subiu. 

Entretanto, demonstramos, teoricamente e praticamente, que a Bolsa equipara-se a uma pirâmide financeira. Logo, não poderia ter ido bem. Foi melhora aparente?

Trader anônimo

Anônimo disse...

Concordo

Jair Mário Bork disse...

Prévia da inflação para junho: 0,04%. Taxa Selic: 13,75%. Os banqueiros e especuladores estão rindo à toa. Já os 90% dos brasileiros que necessitam de empréstimos, coitados, estão ferrados. E tem gente que apoia o Bacen. Esse disparate não tem paralelo em País nenhum. O único consolo é que a Previ é beneficiada com essa taxa elevada. No meu entender, a inflação está baixando, quase zerando, não pela política suicida do Bacen, mas pela baixa demanda no consumo.

Anônimo disse...

Graças a Deus o BACEN é independente e está segurando os desmandos do atual governo. Na hora certa o colegiado do Bacen tomará as medidas necessárias e seguras para manter o país no rumo certo. O que o governo quer de qualquer maneira é tomar conta do Bacen para fazer o que mais entende: avacalhar com a economia do país gastando sem freios. Já vimos esse filme antes. Será que não aprenderam nada? Ou melhor, será que querem fazer tudo de novo e com mais maestria para evitarem as suas prisões? A aparelhagem dos órgãos federativos já está dando as devidas coberturas para essa finalidade. ACORDEM!

Anônimo disse...

Concordo com o colega Jair, das 11:33. Se o Bacen está certo, então o resto do mundo está errado. O Banco Central está à serviço dos bancos e grandes empresários, e não da sociedade. Se há 5 meses a inflação esta numa escala descendente, qual a razão de manter a Selic elevada?

Anônimo disse...

Sobre o post acima, de J.M.Borks, pode-se afirmar que não só os banqueiros como também o próprio GOVERNO estão rindo à toa com a inflação de 0,04% amo mês e Taxa Selic 13,75. Representando o governo, temos a nossa(!) PREVI que, apesar de não ser instituição financeira, mas está obtendo também alta lucratividade em cima dos empréstimos (ES-Empréstimo Simples) que concede aos seus associados sobretudo os aposentados. Não é prá ser assim!

Grande abraço

Francisco disse...

O problema, prezado colega Jair, é que baixar os juros no papel não reflete a realidade da economia do país.
E, com juros baixos, o pessoal vai se atirar em dívidas insanáveis, sobrando para o BB empresas do tipo BV Financeira.
E não podemos esquecer que 49% do BB é dinhero direto do Tesouro Nacional.
Desta forma só posso aplaudir a firme posição do BACEN.
Afinal, do ponto de vista economico, a que veio o novo governo?

Anônimo disse...

Pelo menos não haverá capitalização de resíduos da correção monetária ao saldo devedor do ES, e, finalmente, veremos as saudosas amortizações do principal e reduções do saldo devedor, creio eu.

jair mario bork disse...

Prezado colega Francisco, ainda não mudei de opinião. Não estou falando de juros selic baixos, mas convenhamos que 13,75% com inflação de 0,04% é um descalabro.
O Governo acabou de anunciar um crédito de 320 bilhões para o agro negócio, a juros de 10% a.a. e o setor está reclamando, afirmando que é uma taxa muito alta. Mas o resto da população não encontra empréstimo à menos de 20% a.a. Por isso, a demanda no consumo está caindo e logo logo a inflação será negativa. Exemplo claro de que o Bacen está errado podemos constatar hoje mesmo. A Wolksvagen interrompeu a fabricação de veículos, porque seus pátios estão superlotados por falta de compradores. Isso deverá ocorrer em outros setores. Dias atrás vi o comentário de um prêmio nobel de economia de que a taxa selic do Brasil é pornográfica. Realço: um Prêmio Nobel de Economia fez esse comentário.

Anônimo disse...

So lembrando que com essa previa do ipca-15 baixa necessariamente o INPC tambem cairá e com isso beneficia os tomadores dos EMPRESTIMOS SIMPLES que é atrelado a correção monetaria do INPC mensal, o saldo devedor subirá meenos e a prestação diminuirá o saldo devedor.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

Assim como existe o “corretor ortográfico”, deveria existir também o dispositivo “deletador” de infiltrados e penetras, a fim de que não perturbem o nosso saudável convívio.

Anônimo disse...

O que esse anônimo das 10.01 quis dizer com infiltrados e penetras? Para haver um saudável convívio, não pode haver quem pensa diferente dele? E quem garante que ele não é um infiltrado, pois se mantém no anonimato.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 29.06.2023 - 07:02 h


................e o nosso reajuste de janeiro/2024 (da PREVI e do INSS) será menor, né?

Anônimo disse...

Em resposta ao anonimo de 29.06.2023 das 15: 08

O nosso reajuste é corrigido pelo INPC seja qual for o indice.
O ideal é que não existisse inflação ou seja o INPC FOSSE ZERO, porque ninguem se engane uma inflação alta corroe os salarios que sõ são corrigidos uma vez por ano no mes de janeiro e a inflação acontece todo dia ou seja estamos sempre perdendo.

lourival disse...

Colegas, recebi hoje uma correspondência da ANABB comunicando que o desfecho da ação IR PREVI já se aproxima do final e já foi dado o início à fase de liquidação para cumprimento da sentença.Me pediram todos os dados atualizados, tais como conta corrente, prefixo da agência do BB. Acho que agora sai o dinheiro que nos é devido. Também desde 20l0.Já se passaram 13 anos.Mandaram ate o total que tenho a receber já descontados os honorários advocatícios

Anônimo disse...

Previ apura contrato com banca de petista
LAURO JARDIM
Está em apuração na Ouvidoria da Previ, responsável por gerir um patrimônio de R$ 270 bilhões dos funcionários e aposentados
do Banco do Brasil, uma denúncia acerca de dois escritórios de advocacia que passaram a trabalhar para o fundo em 2023. Após
a nomeação do novo comando da Previ, dois escritórios de advocacia (Ophir Cavalcanti Advogados e Celso de Almeida e Silva
Advogados) foram contratados por R$ 33 milhões para atuar em processos representando a Previ. Segundo a denúncia, um
valor muito superior a outros com o mesmo objeto. Um dos escritórios, o Ophir Cavalcanti, tem como sócio o ex-deputado fede-
ral do PT João Paulo Cunha, cassado em 2014. E, embora nunca tenha atuado em defesa da Previ, está celebrando um segundo
contrato, desta vez para atuar numa ação popular que questiona a nomeação de João Fukunaga para a presidência do fundo.

Anônimo disse...

Alô, Alô colega Medeiros., Uma semana de silêncio.
Nenhuma novidade para nos animar?
Descanse nesse domingo e amanhã, segunda-feira, te aguardamos, ok?

Paulo Carnevale Rogerio disse...

Ótimo saber que vc está se recuperando e voltando a nos capitanear. Grande abraco e saúde.