ENCONTRO PRODUTIVO E FRATERNO EM VITÓRIA ES

terça-feira, 26 de setembro de 2023

A FAABB , presidida pela nossa indestrutível Isa Musa Noronha, foi fraterno e produtivo. Valeu a pena ter ido, junto com o Lahorgue e o Maeda, aqui do RS inundado pelas chuvas.


Convidados compareceram o Said, presidente da Cassi, e o Wagner, diretor de seguridade da Previ. Quase todas as asssociacoes filiadas se fizeram representar dignamente. O relacionamento, considerando divergências de posicionamentos, foi cordial e fraterno, comprovando que entre nós predomina ainda aquele antigo sentimento de coleguismo e amizade.

Vitória é uma capital bonita e hospitaleira, tendo na moqueca capixaba o seu charme gastronômico, servida regiamente no jantar de encerramento.

Os temas principais que nos preocupam foram abordados no encontro e feitas as devidas reivindicações e cobranças junto a Cassi e Previ.  Foi objeto de análise a famigerada recente resolução 23 da Previc e criada uma comissão para se debruçar em cima.

Eu mencionei o ajuizamento das ações das mulheres. Várias associações estão também ajuizando. Outras não. O diretor Wagner, respondendo pergunta minha, informou que dos 82.000 aposentados, 27.400 eram mulheres.  Dessas cerca de 18.000 estariam enquadradas na ação das mulheres, por não terem se aposentado com 30/30.

Houve quem falou que , ao contrário da CEF, a Previ cumpriu o seu regulamento. Acontece que o regulamento da Previ não estava conforme a igualdade pregada pela Constituição Federal. Essa matéria jurídica ainda vai ferver. Mas acho que é uma obrigação que temos de defender um direito que foi garfado das nossas colegas.

Como sempre fiz as reivindicações por melhorias no ES.  

Temos que ficar atentos pois estão sendo ventiladas medidas que podem afetar o nosso plano um de associados da Previ bem como na Cassi, cujo déficit preocupa o BB no seu balanço de 2023.

Por hoje é só.  Chove muito neste instante em Porto Alegre. Risco de inundação.

47 comentários:

Anônimo disse...

DR

ES 280.000 URGENTE

ABRAÇOS

Anônimo disse...

A bos notícia, apesar dos muitos problemas, é o fato de estarem todos vigilantes e propensos a construir soluções.
Parabéns aos que estiveram em Vitória ES…
Não deve ser por acaso…
Vitória!!!
ES pb1.

Vou arriscar:
Meu Florminense 2
Teu Colorado 1

Anônimo disse...

DOUTOR MEDEIROS,
PEÇA POR FAVOR AO DIRETOR DE SEGURIDADE PARA AMPLIAR O PRAZO DO ES PARA 180. ESSA MEDIDA AJUDARÁ MUITOS APOSENTADOS ENDIVIDADOS A RENOVAREM SEUS EMPRESTIMOS (ES) QUE JÁ MANTEM NA PREVI. MUITO OBRIGADO!

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Muito obrigada por seu empenho com a ação das mulheres. Pelo que estou acompanhando as ações contra a Previ estão sendo julgadas procedentes com a mesma tese das ações da CEF. Só está faltando a repercussão geral. A Previ precisa aceitar que é causa perdida e partir para um acordo geral que vai custar bem menos que as ações judiciais.

Anônimo disse...

Bom dia, alguém poderia me explicar o que é essa ação das mulheres e quem tem direito e como se faz para entrar????

Anônimo disse...

É aí que entra a Lenda das Merendinhas…
Quanto rende aos Advogados da Previ defender o indefensável?
Lembre do recente (2023) contrato de Honorários de R$33.000.000,00 com Escritório do MA?
Maranhão é o novo Parque de DINOssauros 🦖…

Anônimo disse...


DR Medeiros

Congratulações pela sua volta. Já estava fazendo falta. Me preocupa muito sua notícia que provavelmente próximo ano seremos mais uma vez chamados a aumentar nossa contribuição a Cassi devido seus problemas insanáveis. Na nossa idade não podemos correr o risco, mas isso representa redução em nossos salários, não compensados por esses reajustes.
Outra, não estou aí para criticar nenhum colega, longe de mim, cada um tem seu estilo de vida, suas preocupações e necessidades. Agora, esse ES é uma bola de neve criada pela Previ, para lhe trazer retorno líquido e certo, mas para destruir a vida financeira de muitos colegas, não todos claro, mas hoje muitos necessitam pois já acostumaram, para completar sua renda, viver alguns meses a mais, mas sempre nessa ciranda. O mesmo quem está preso nos tais de CDCs de bancos. Isso nos leva a uma vida de desgastes e sofrimento psicológico permanente. Aí eles falam em educação financeira mas são os grandes culpados pelo desarranjo de muitas famílias. Isso aqui não vai para apontamento de ninguém, pois cada um sabe onde lhe aperta o sapato. O próprio DR já disse aqui no blog que usa o ES para trocar de carro. Isso é o uso planejado do produto. Planejamento financeiro. Não é para quem quer, é para quem pode.
E vamos apoiar essa ação das mulheres. Questão de justiça. L´quido e certo.

Jb disse...

Seria um alivio

Anônimo disse...

DOUTOR MEDEIROS, Está no site da PREVI:
"Plano 1 atinge superávit acumulado de R$ 5 bi em julho"
Pergunto:
Diante de mais esse ótimo resultado financeiro, será que os diretores vão continuar ignorando os aposentados endividados que, há décadas, clamam por melhoria em seus benefícios de aposentadoria e pela volta do BET que lhes foi retirado antes do tempo?

Deus queira que não!

Anônimo disse...

DR

ES CARENCIA 3 MESES

280.000

URGENTE

PELO MENOS

ABRAÇOS

Anônimo disse...

Pra previ nos socorrer tem que ser por pressao, se ninguem fizer nada ela nao nos ajuda, infelizmente

Anônimo disse...

Nova e sofisticada forma de assaltar o BB :

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c89w05408pjo :

Banco do Brasil é alvo de inquérito inédito sobre papel na escravidão, e MPF pede reparação.

Anônimo disse...

Bom dia a todos ,colegas não adianta pedi para previ o aumento de limites do ES se não houver aumento do prazo por que não se consegue fazer nada o limite para maioria não atinge o teto do ES,eu estou precisando estou muito endívidada sustento minha família sozinha sou pensionista ,Dr.Medeiros nos ajude com a previ estou a beira de uma loucura , não estou vendo mais sentido nem um continuar a viver dessa forma e muito sofrimento ,aluguel,luz ,colégio da netinha atrasado não tenho mais vida ,socorro Deus alguém fale com os diretores da previ não estou aguentando mais

Anônimo disse...

Boa tarde pela manhã fiz um desabafo aqui nesse espaço concedido pelo nobre Dr Medeiros , é quem tem depressão sabe por fiz isso não estou exagerando estou muito depressiva pensamentos não muitos bons por conta das minha dividas ,não durmo não estou me alimentando direito ,não tenho vontade de nem tomar banho,
Não vejo saída de nada ,a previ não nos ajudou em nada nem na pandemia isso e desumano sei que a previ não e casa de misericórdia mais o que estar se pedido e que facilite o E s aumentando o prazo vamos pagar
,

Anônimo disse...

DR

ES
POSSIVEL E URGENTE
SUSPENSAO PARCELAS OUTUBRO NOVEMBBRO DEZEMBRO

ABRAÇOS

Anônimo disse...


Dr. Medeiros sr que tem transito na previ, sugira suspensao ES. Nao é o ideal mas ajuda ou aumentar o prazo para que de MC a renovacáo

Anônimo disse...

Dr Medeiros, felizes com o seu retorno de exitosa viagem
Pedimos , encarecidamente, com o prestígio de sua interlocução em favor dos aposentados, com especial destaque para os apelos aflitivos , seu empenho junto à Previ, seu presidente e demais diretores { principalmente para com o Diretor Wagner, da Diretoria de Seguridade) para que antecipe a alteração dos parâmetros do Empréstimo Simples, para outubro de 2023.
Já faz parte do calendário previ revisar os parâmetros do ES 2 vezes ao ano, fato amplamente divulgado pelo Diretor Wagner, em vídeo institucional
Normalmente as alterações ocorrem em maio e novembro de cada
Pedimos , tão somente, que se faça a antecipação dessas alterações com elevação do Teto do ES para 280 mil e demais melhorias nas condições preconizadas de sorte a que possam , os inúmeros colegas ( em nr significativo) se valer desse instrumento de apoio institucional em momento tão delicado
Pedimos, em nome de Jesus, do Deus Altíssimo , Senhor de infinita Misericórdia, Deus Eterno e Todo Poderoso.
Ajude-nos Dr Medeiros , sensibilizando a Previ

Anônimo disse...

Boa noite,
Sei o quanto a senhora tem passado por tanta dificuldade, mas não desanime. As vezes eu acho que não vou aguentar mas aí eu lembro o quanto sou forte espiritualmente. Fique em paz, vamos rezar para melhorar alguma coisa na previ.

PENSIONISTA RECIFE-PE disse...

SUSPENSÃO PARCELAS OUT/NOV/DEZ! JÁ AJUDA BASTANTE POR FAVOR!!

Anônimo disse...

Infelizmente não adianta pedir nada PREVI, ela não vai fazer nada que vá de encontro aos CALCULOS FINANCEIROS DO EMPRESTIMO SIMPLES.
Perda de tempo ficar pedindo isso ou aquilo, nunca ira aumentar o prazo para 180 meses, todo ano ela aumenta o limite pela inflação e só.



Anônimo disse...

Ref
Diretor Wagner, da Diretoria de Seguridade) para que antecipe a alteração dos parâmetros do Empréstimo Simples, para outubro de 2023.

Importante os Assistidos observarem ao Acessar “Meus Empréstimos”
- a quantidade de parcelas já pagas.
- se houver e aderirem à suspensão de cobrança, será de todas as parcelas e pode impedir renovação ES se aumentar o Teto (já aconteceu há poucos anos)
Pela ordem de prioridade em razão das regras de:
- renovação ES com troco depende de quitação de 6 parcelas.
- a elevação de Teto dispensava essa exigência OK
- elevar 10.000,00 é pouco, cabe +20.000,00 já em OUT/NOV…
(de maio/23 a Nov serão 6 já pagas).
- em 2023 que revejam em Maio.

Finalmente, já ocorreu de oferecerem suspensão de parcelas, depois elevam 10.000,00 e prejudicam a maioria dos Assistidos com BD1 abaixo de 12.000,00.
1-elevem teto p 280k até 05/10
2-impostado novo Teto, ofereçam opção de suspensão NOV/DEZ, que poderá ser opção ser gravada até 10/10 SEM QUE A SUSPENSÃO antes da elevação de TETO inviabilize contratação/renovação de ES.

Infelizmente não é assunto pacífico para análise individual ou pela Previ, da melhor opção de oferecer Elevação de Teto ou a Suspensão de parcelas.

Sejam atentos, simulem, gravar até 15:00, permite cancelar no outro dia até 14:00 e regravar ES até 15:00.
GRAVAR opção de Suspensão pode ter prazo/hora diferente para cancelar…

Anônimo disse...

Boa tarde a todos os colegas,em especial a Dr.Medeiro pelo espaço para o meu desabafo e ao amigo anônimo que se solidarizou com as minhas aflições,realmente estou muito endívidada,por isso eu digo suspenção de parcelas vai só piorar o que já estar ruim ,na última vez que foi feito isso ficamos 2 anos sem poder renovar por conta das taxas do saldo devedor fico muito alto em função do índice que é corrigido o empréstimo

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, Que mensagem é essa, de 29 de setembro 2023 às 09:56, aí acima?

Obrigado

Anônimo disse...

Boa noite, Dr Medeiros.
Folgo em saber que ainda não jogaste a toalha na luta pelos colegas do BB. Vejo depoimentos de vários colega que estão como eu, com a corda no pescoço, mas acho que a diretoria da Previ não tem preocupação com o pessoal da parte mais baixa. Tive conhecimento que em outubro haverá um pequeno reajuste no teto do Emprestimo Nada Simples, PORÉM NÃO HAVERÁ ALTERAÇÃO DE PRAZO, s.m.j. ou seja quem está apertado continuará a ver o bonde passar e nada de auxilio aparecer. Sou um premiado pois devido a falhas numa negociação de minha dívidas acabei caindo na Ativos e paguei com abatimento. Hoje o BB nem um cartão nos dá acesso. Não podeos alterar o local de recebimento do salario, o que ajudaria num acesso a credito em outra instituição. Só resta REZAR.

Tereza Fleury disse...

Me solidarizo com todos aqui sobre a situação em que varios aposentados se encontram, e a absoluta falta de compreensao e apoio da PREVI em rever as condiçoes do ES

Anônimo disse...

DR

A SUSPENSAO NAO PRECISA MSRGEM
NEM CARÊNCIA
EQUIVALE AUMENTO DE LIMITE
E AUMENTO DO PRAZO
SEMPRE OPTATIVO
ABRAÇOS

Anônimo disse...

É apenas um exercício de simulação de Renovação de ES.
COM e também SEM elevação de TETO para Benefícios do Plano 1, valor médio do Complemento em R$12.000,00.
Acima do valor do Complemento de R$10.000,00 é que começa a alcançar o Teto de 260.000,00.

Meu BD1 é de 14.000,00
Teto esgotado, mas a
MC30% é de R$550,00
apesar verba C800 de R$700,00 desde 2014 quando:
- perdemos 12 parcelas do BET
- pagamos 4,78% contribuição extra.
Foi demonstrado que a Amortização Efetiva em 12 meses será de 31.000,00.
E cabe + 20.000,00 no Teto.

Solicitaram prazo de 180 meses, um exagero, eis que o prazo de 132 ou 144 meses já ajudaria Assistidos com BD1 entre 8.000,00 a 12.000,00.

ENTENDAM que CDCs com taxa de 12%a.a. e prazo de 120 meses
implica que você amortiza capital menor que os Encargos.
Por isso o CDC Inss era de 72 meses e subiu para 84 meses com juros efetivos de 24% a.a.
(Muito pior que o nosso ES)

Anônimo disse...

Estamos perdendo as forças junto a previ. Infelizmente.

Anônimo disse...

Quando eu receber IR PREVI que esta na fase de execuçao é so pra pagar juros de emprestimos. Sacanagem

Anônimo disse...

Concordo com tudo.
O colega fez uma ótima análise que cabe no histórico de 10 anos do ES no PB1.
Falo 10 anos, porque em 2014, suspenderam as 12 parcelas do BET (20%) e implantaram a verba C800 (4,78%)…
Uma pedalada para reduzir a MC30% e frear o Teto do ES.
E provo isso.
110.000 Assistidos
15.000,00 BD1 médio
X 13 meses…
= 21.450.000.000,00 a.a.
X 4,78%
= 1.025.000.000,00 .a.a.
>>> nadica de nada.
- foi artifício para reduzir MC30

Google:
“ São 82.024 aposentados, 22.702 pensionistas e 3.832 funcionários que ainda estão na ativa. No ano de 2022, a Previ pagou o recorde de benefícios: foram R$ 15,3 bilhões no ano, com aproximadamente R$ 1,3 bilhão por mês.15 de mar. de 2023

Anônimo disse...



Dna Tereza

Se aca fosse um grupo de whatsapp eu lhe destacaria com varias palminhas pelo seu comentário. É isso mesmo. Descaso, descompromisso e deslealdade para quem por décadas encheu esse Fundo até chegar onde chegou. Eu sinceramente pediria meu boné se nada posso fazer a não ser ajudar a mim mesmo.
O mensageiro fica difícil para o DR Medeiros implantar. Tem que ser o blog mesmo. Aqui ele pode administrar os incautos. Já deixei grupos de whatsapp por causa de mudança de rumo. Aí entra os sem noção. Tenho horror p. ex. a abusos que não autorizo, como pornografia, ataques a pessoas, etc, e isso poderia ocorrer. Como o DR Medeiros iria controlar isso? Abraços a todos.
e isso poderia ocorrer. Como o DR Medeiros iria barrar isso?

Tereza Fleury disse...

colega vc pode pedir portabilidade do salario sim. o Banco nao pode recusar.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

De tanto ler os comentários aqui no seu prestigiado blog, fico a pensar que a PREVI, não liga em nada para com os aposentados.
Só pensa em manter os Status Quo.
Para os que creem: DEUS no comando, para os que não crem em DEUS: para si e nem aí para os aposentados, muitos em situação economico-financeira crítica.
Repito : de tudo o que leio não vai ter pagamento do BET, os estatutários continuarão, o BB não devolverá o que retirou da PREVi pelo BET e outras situações a mais. SMJ.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Não sei se é para rir ou pra chorar! Grandes luminares da ciência jurídica tupiniquim, chegaram a energúmena conclusão, que o Banco do Brasil, tem culpa no cartório da Escravidão, com todos os seus equívocos e delitos. Do jeito que a coisa vai, certamente esses letrados eruditos, aplicando as leis, irão cobrar do homem de Neandertal, e seus sucessores, malfeitos ocorridos à época.

Anônimo disse...

Colegas pensionistas e aposentados,
Já perceberam que nossos Diretores fazem questão de todo ano informar aos associados, especialmente aos aposentados endividados de quem tiraram o BET antes do tempo, que a Previ segue obtendo lucros bilionários? Pois é.
A pergunta é:
-Para quê? É só prá provocar! Não seria se atendesse aos apelos da maioria endividada com o, agora, cruel Empréstimo Simples.
Oremos!

Tereza Fleury disse...

nos grupos de whatsapp é mais facil e mais rapida a comunicaçao. Concordo que fem pessoas sem noçao mas isso é totaente controlavel pelos administradores dos grupos. eu mesma administro alguns grupos. nao é dificil. abraços.

Anônimo disse...



Anônimo 9:26 aos 02.10.2023

De total conformidade. A Previ joga o jogo que nós deixamos eles fazer, certo?
O desinteresse, a desunião e a despreocupação total com nossos interesses. Damos o cheque em branco e pronto. Por isso só está respondido seus questionamentos. Quem não participa, não vota, se isenta das decisões está entregando a fazerem o que bem querem. Por exemplo: não devolveremos o bet integral sob certa alegação, embora pareça justificável, e pronto. Ficou assim, levamos o calote e pronto. Vai você dever a eles, a Receita, ao INSS e veja o que ocorre. Quem cala consente. Os poucos que se levantam estão por aqui no blog. Um dia um colega que aposentou no inicio dos anos 90, época boa, me disse que não sabia o por que a Previ estava pagando tão mal aos colegas que se aposentaram mais recentemente. Pode isso. Não vejo solução.
Tudo isso está nos Regulamentos, Estatutos e normas e leis complementares. Sorte para uns, desgraça para outros. E ninguém vai mexer no que lhe trás benefícios. Verdade ou mentira? Qual a solução? Quem ganha muito bem, até demais para a sua capacidade e suas necessidades viveu outra época. Quem ganha aquém do que necessita e merece , vem de época mais recente, onde o Banco do Brasil começou a mudar, onde a valorização do seu corpo funcional deixou de ser prioridade para cair na regra de mercado. Isso desemboca no quadro financeiro crítico por que muitos estão passando. Não sejamos esperançosos que a Previ vá além do tradicional aumento de teto no seu ES.

Anônimo disse...

A Previ pode seguir o exemplo do programa 'desenrola' do governo e renegociar os empréstimos, com a prestação calculada de acordo com o valor líquido da folha, limitado a trinta por cento do valor líquido. Com o prazo de acordo com caso a caso, que seja 200, 500 meses, afinal vai ser liquidado com o seguro mesmo. E bloquear novos empréstimos para quem renegociar, creio que seria uma saída.

Anônimo disse...

Colegas da Previ, gostaria de saber se alguém conseguiu a portabilidade do provento da aposentadoria da Previ. Conheci um colega que fez isso, mas por meio de decisão judicial.
Essa medida seria boa para os colegas que o BB boqueou todo credito por pagamento parcial junto a ativos.
Obrigado

Anônimo disse...

https://neofeed.com.br/economia/nova-debenture-pode-por-r-60-bilhoes-dos-fundos-de-pensao-na-mira-do-pac/

Tereza Fleury disse...

a portabilidade é com o Banco, nao com a PREVI. A PREVI tem a folha de pagamento com o BB e envia os recursos para o BB. Vc pode pedir e o Banco nao pode negar, que seus rendimentos sejam transferidos automaticamente para outro Banco. Basta pedir atraves do banco onde vc quer que seus proventos sejam creditados.

Anônimo disse...

Que bom saber que navega por aqui um Jurisconsulto de notável Onipotência Jurídica feito os intocáveis dos Supremos.
Tanto quanto Ives que endossou a Obra CTRLc CTRLv do Mister X.

Não foi aqui discutido o Mérito das Injustiças dos Estatutários, BD sem Teto, Inpc*juros bo ES, BET, etc.
Apenas queremos que se cumpra o qie já foi Sentenciado, INCLUSIVE o cumprimento da TAC-Previc dos Sem Teto e devolução do BET-BB.
- O BET é Direito dos Participantes!!!
- faltam 12 parcelas .
- AJUSTE dis BD1 além teto ao LIMITE LEGAL de 46k

Anônimo disse...

Já faço um Pix e tá resolvendo.

Anônimo disse...

Antigamente sabiamos a data de uma reuniao da previ cujo o diretor era dr. Maciel se nao estou enganado (considerado linha dura) com aposentados, nessas reunioes
Eram sugwridos, suspender ES e outros. Agora nao se sabe de nada. Triste essa situacao.

Anônimo disse...

“60 bi dos Fundos na mira do Amor Venceu”
A mira em B, B é a vítima.
SE FOSSE bom e seguro…
Fundos vão disputar debêntures do PAC como se fossem Pepitas de Ouro.

Anônimo disse...

Sim, Fundos, mas das estatais, obviamente! É certo que o governo vai avalizar esses títulos, né!!!!!
Debêntures são títulos de longo prazo,não podem ser vendidas no mercado secundário (Bolsa), vulneráveis a risco de calote, etc. "Negocião"

Anônimo disse...

Anônimo de 5 de outubro de 2023 às 11:28

É possível vender debêntures?

Esses títulos funcionam como contratos, concedendo ao portador o direito a rendimentos de juros no vencimento. O investidor, por sua vez, pode se desfazer de seus títulos se assim desejar, negociando-os no mercado secundário de debêntures, estando sujeito às taxas e preços praticados no momento da venda.

Fonte: diversas corretoras