SIGA, NÃO, NADA DISSO VAI DAR CERTO

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O SIGA, Seminário promovido pela Previ, que estou assistindo, tem revelado claramente a finalidade que o motivou, tal seja convencer que os fundos de pensão tem que investir 60 bilhões em infra estrutura, dando ênfase ao fator social e ambiental.


O presidente da Previ foi dos mais enfáticos, afirmando que é hora dê diversificação, de sair da renda fixa e voltar para a renda variável, de ajudar o desenvolvimento social do país. O jornal Valor Econômico. Fez um relato de sua palestra. Para muitos, essas declarações do presidente da previ são uma demonstração de sua desqualificação para o cargo.

O Congresso, por sua vez, aprovou as famigeradas debêntures da infraestrutra, mostrando que o plano faz parte de um trambique do governo que quer aplicar o PAC.

Perguntaram o que fazer para defender nossos recursos da Previ . Tem diversas ações judiciais cautelares, mas considero a mais apropriada a ação civil pública.  

Também pode ser feita uma manifestação pública de repúdio na frente do Mourisco, prédio sede da Previ, no Rio. Falo em manifestação pacífica, ordeira, sem quebra quebra, com cuidado com relação a presença de infiltrados. Eu já fiz, duas até, com resultados  .

O perigo está rondando nosso patrimônio na Previ. Está na hora de agir. 

74 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, fica até difícil de dizer o que estou sentindo. A maioria de nossos colegas, infelizmente, criticavam o governo anterior sistematicamente e com certeza votaram pela volta do que aí está. O país está um caos, roubos, mortes, nossos representantes no congresso sendo favorecidos pelo tão criticado orçamento secreto mas hoje aceito pela mídia vergonhosamente. O mandatário atual e sua esposa esbanjam nosso dinheiro sem pudor. Nossa grana indo embora e sem retorno para a falida Argentina. E todo mundo quietinho, como gado indo para o abatedouro. E a nossa Previ e outros fundos de pensão sendo usados novamente para saciar a sede de gastança desse desgoverno. Tudo isso foi alertado antes das eleições. E está acontecendo às claras e muito rapidamente. Eles voltaram com mais sede e muito seguros de que nada os impedirá de fazer o que foi adiado por alguns anos. Na minha opinião, acho que não tem mais volta. Sempre fui otimista mas agora penso que realmente as coisas estão se complicando. Quem vai nos proteger? A justiça aparelhada? Manifestações contrárias a esse governo? Vejam o que está acontecendo com o julgamento injusto de alguns patriotas! Não temos mais liberdade para nos manifestar! Oremos.

Anônimo disse...

SR. Dr. Medeiros,

Imagino a Previ novamente investindo no Magazine Luiza que está com sérias dificuldadess econimoco-financeiras. Dizem até que está quebrada, não sei..
Mas onde há fumaça pode haver fogo.
As empresas de varejo estão com muita dificuldade, quase todas, o tema é assustador, de governança pode passar para lambança.
Que que a Previ tem que se meter nestas coisas.

Devemos estar preparados caro Doutor, para acionar judicialmente os Dirigentes, caso invistam em empresas inseguras.

Anônimo disse...

Não aprenderam nada com o péssimo investimento na Sete Brasil, outro "empreendimento" do atual PR que deu enormes prejuízos aos fundos de pensão.
E o sindicalista e professor de história é o homem certo no lugar certo, com a conversa mole de fator social e ambiental, com as construtoras de sempre embolsando bilhões em obras que não são concluídas nem geram resultados.

Anônimo disse...

Concordo totalmente. Depois do trambique, sobra para os associados pagarem a conta. Esse governo só fala em gastar. Fazer caridade com dinheiro alheio é mole. Temos que protestar.

Ivo

Miro disse...

Um pouco que, ultimamente, observamos a diminuição de ingerências nos Fundos de Pensão das estatais, observamos, também, com mérito dos Srs. gestores,a volta dos almejados superávits. Agora, que aventura é essa pelo social com o chapéu alheio, colocando o patrimônio dos associados na reta? Pelo menos, duvido eu, que o governo avalize esses títulos, eis que contabilizará um ganho político pelo seu alcance social e ambiental, mas, por outro lado, será que se isentará do prejuízos decorrente do CALOTE, a que esses títulos, por suas peculiaridades e vulnerabilidades no mercado de capitais, estarão expostos? Com a palavra, Srs. gestores! Estamos falando de bilhões! Urgem detalhes pormenorizados e debates preliminares, com a participação decisória e democrática dos associados, sobre esse investimento que representa grande risco à nossa almejada e prometida "velhice com segurança".

Anônimo disse...


“O jornal Valor Econômico. Fez um relato de sua palestra. Para muitos, essas declarações do presidente da previ são uma demonstração de sua desqualificação para o cargo.“

É exatamente por isso que um Sindicalista foi nomeado a toque de caixa, por ser Desqualificado, cumprirá regiamente ordens ilegais.
O mesmo ocorre com os “eleitos” pelo Dragão Oriental para destruir a U.E., USA e América do Sul e Central.
POR QUE os Supremos estão aparelhados por 9 NÃO JUÍZES?

Anônimo disse...

Isso eu sempre soube que iria acontecer.
Não se lembram da Sete Brasil??
A maioria dos colegas fizeram o LLLLL...agora aguentem!
Eu estou nesse barco, mas iremos afundar juntos.
Falta de aviso não foi!
Sindicalistas te tudo a ver com o maldito PT, fazem o que o chefe mor manda
Oremos.....só nos resta isso!
Ainda bem que meu salário do INSS é maior que o da Previ, apesar de serem atrelados!

Anônimo disse...

PECÚLIO - A SISTEL Fundacão Sistel de Seguridade Social, proposta de alteração visa possibilitar a qualquer aposentado, em vida, o recebimento do pecúlio, não somente em caso de aposentadoria por invalidez ou molétia grave. Aprovação da alteração Regulamentar em 06.10.23 via Diário Oficial da União. Portaria PREVIC nr 883. Que sirva de exemplo.

Felipe Osório da Silveira disse...

Pois eu tenho visto muitos comentarem que o benefício do INSS e maior que o da Previ, colegas da antiga acontece o contrário. Por exemplo da minha mãe pensionista, o benefício da Previ é quase 5x maior que o do INSS, alguém explica isso?

Tereza Fleury disse...

o meu da PREVI é maior que o do INSS

Anônimo disse...

Colegas,
Meu beneficio do INSS é 3x mais que o da PREVI, que é R$ 1.302,00, líquido. E por falar nisso, pergunto: Tem algum colega aí que também só recebe essa merreca da PREVI?

Obrigado.

Anônimo disse...

Não é possível alguém conseguir comparar INSS x PREVI sem conhecer o Extrato de Benefícios X Contra-Cheque Previ.
O Inss paga em Média 4.000,00 a 6.000,00 - Consignados.
A PREVI paga um Complemento em razão do Salário no BB:
Em geral temos:
Gerência Média
BB R$ 14.000,00
Inss - 5.000,00
Previ = 9.000,00

Caixa/Assistente
BB R$9.000,00
- 5.000,00 Inss
Previ 4.000,00

Escriturário
BB 7.000,00
Inss - 5.000,00
Previ 2.000,00

Há fatores que alteram muito essa média:
Tempo no BB 30 a 35 anos
Tempo de Inss antes do BB
Idade de Aposentadoria INSS
Idade de saída no BB

Impossível querer perguntar aqui o PORQUE das divergências
A Previ
Tem o histórico de todos.
Tente no site
Ou 0800

Anônimo disse...

Essa turma que recebe da PREVI, líquido, R$ 1.302,00(menos de um Salario Mínimo)são todos aqueles incautos que, iludidos com os famigerados planos de Aposentadorias Antecipadas (PAA, PAI, etc), verdadeiras armadilhas, se aposentaram antes do tempo. E hoje estão todos aí, endividados com o ES e abandonados pela própria Previ. Lamentavelmente!

Socorro!!!

Anônimo disse...

Discordo em gênero e número com o anônimo das 13:21 de 05.10. O Brasil não está, em absoluto, um caos. A violência está altíssima, sim, mas mesmo assim está menor do que no governo anterior, exceto no Rio e na Bahia. O desemprego está baixando mes após mes. A inflação (INPC) está em 2,8% até ago\23. O Lula viaja bastante, sim, mas não a passeio. Tem proporcionado grandes negócios para o país, ao contrário do governo anterior que só foi à Rússia porque nenhum outro país o convidou e apenas fazia motociatas e motoskiciatas. E para acabar, o anônimo em questão está com pena do "patriotas" golpistas de 08\01.

Felipe Osório da Silveira disse...

Não sei como calculam isso mas como pensionista minha mãe recebe da Previ bruto 16730 e do INSS 3720. A diferença é gritante. E meu pai era era escriturário. Deve ser pois era das antigas.

Anônimo disse...

Caro Felipe, se tua mãe, como pensionista, recebe tudo isso, e como as pensionistas recebem apenas 60% do salário do titular, então teu pai tinha um salário bruto de 34.000,00. Parabéns, tua mãe é uma privilegiada.

Anônimo disse...

No BB temos em Brasilia DF uma verdadeira ciranda de valores da Previ. Temos colegas que recebem bruto 36 mil e colegas que recebem 2.300 ... Nem sempre foram os planos de saida antecipada, mas somente a data que sairam. No meu caso sai em dez 2007 numa gerencia media na época Previ 4 mil. Um colega que saiu na mesma função dois anos apos devio reajustes da ativa saiu com 15 mil. Trabalhei em associações de aposentados, a gente fica pasmo de ver as diferenças de valores que cada um recebe. Como se diz : cada caso é um caso. O INSS também ferrou a gente. Paguei sobre mais de 10 salarios a vida toda e consegui uma aposentadoria de 1.486,00 devido a idade. Com a vida toda devo recuperar uns 30 por cento do valor. Por essa razão nunca atiro pedras em algum colega que tem dificuldade, pois a situação do momento da aposentadoria faz a diferença.

Anônimo disse...


A minha reza sempre foi: ruim com o Banco, pior sem o Banco. Saí com 32 anos e me aposentei pelo inss com 35anos e 01 dia. Já deu pra ver que não recebo $1302,00 mas tive meus proventos bastante prejudicados por aquele senhor sociólogo e Presidente do Brasil, que nos deixou 07 anos sem um reajuste, implementou um Reforma da Previdência sob pretexto de que ela ia quebrar, a Previ também teve a sua Parcela Previ, a partir dos anos 2000 o Banco passou a desvalorizar seu quadro funcional, teve um Ministro da Fazenda, acho que até foi colega, que só falava mal, isso tudo de ruim pesou na minha aposentadoria.
Mas concordo a Previ como Instituição não tem nada a ver com isso. Ela lhe paga o que vc foi. Não interessa se foi culpa sua ou do Banco. Agora que minha aposentadoria como caixa-executivo já na primeira década dos anos 2000 ficou devendo ah isso ficou. Se compararmos com os que se aposentaram nos anos 90, antes das maldades, eles ganham quase o dobro. Também os reajustes foram mais generosos.
Mas trocando, vamos abrir bem os olhinhos, já foram 2 bi via banco para o atual governo da Argentina, numa tentativa do Brasil ajudar o País vizinho a barrar o candidato deles que promete coisas impossíveis num País quebrado.
Enfim, qual a MISSÃO DA PREVI, pagar em dia nossas aposentadorias, ou servir de muleta para governos de plantão. Não foi para isso que ela foi criada. Se necessário, ACÃO CIVIL PUBLICA, como sugere o intrépido DR MEDEIROS. Veterano mas que sabe das coisas. A propósito, sinto também a falta do Sr. Aristophanes, o leão dos Guararapes. Mostrou com sabedoria que havia e há coisas mal explicadas no tal Empréstimo Simples, aí o sr. Diretor vem e diz que os cálculos da Previ são corretos, mas não mostra como estão certos, e tudo se perdeu na fumaça. Ele comparece nos encontros aqui e acolá mas não explica por que a Previ está certa. De certo sr. é o meu saldo devedor abusivo que não adianta elevação de teto, não terei mais acesso. Essa é a verdade verdadeira.

Anônimo disse...

SMJ os que aderiram ao PDV o fizeram em época próxima a Planos Econômicos, quando o VP do BB era irrisório e o Complemento Previ pior ainda. Resta saber se os cálculos foram corretos para que podia desligar-se antes de 30/35 anos de INSS
e 25 anos de Previ.
Quero dizer com isso que, na data do deslizamento, talvez não era sequer previsto os valores a receber do INSS e/ou Previ.
E com a contribuição ao INSS que o BB bancou até a Aposentadoria no INSS - pode ter havido perdas na formula do INSS…
Pensaram pouco e foram seduzidos com XX VPs + FGTS liberados na hora.
Depois os Descontos de IR e CASSI subiram mais do que o valor do BD1.

Anônimo disse...

👏👏👏👏👏👏👏👏🍀

Anônimo disse...

ES Previ, CDC Inss e tantas outras modalidades de CDC para aposentados são programados para 72, 84 +++ meses para que o Saldo Devedor se eleve ou se mantenha irredutível por 3 anos.
Assim, as parcelas pagas são Receita certa que garante o Bônus de Diretores.
Lembra do Banco Panamericano dos Sobrinhos do SS, BV dos Sobrinhos do AEMoraes… ?
2004…2010
Financiamentos de 90% de Autos Usados, sem consulta Serasa…
Quebraram e
Numa manobra do L o BB e CEF “compraram” por 5 bi cada, 50% (parte podre, SMJ ou SPJ)…
Americanas e MAGALU são o Espelho daquelas manobras.
Aliás, estas foram engendradas via BOLSA Brasil e NY, com balanços falsos para financiar candidatos da Matilha LGPT dourados pela GloBandLIXO, uol, estadão, cnn, etc

Anônimo disse...

SR. ou Sra., de 8 de outubro de 2023 às 12:50,

Pasmo com sua manifestação, até parece que vive nas nuvens das mentiras e das narrativas estapafúrdias da esquerda.
Respeito suas vontades, mesmo parecendo insanas, mas me atrevo em sugerir que passe um tempo na Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, China, Rússia, Nicarágua, Bolívia, Afeganistão, enfim em países cuja "liberdade" é altamente considerada,
Ah! aqui vamos indo para o inferno logo-logo.
Nasci conservador e morrerei conservador, sem me render as narrativas escandalosas dos pseudos socialistas.
Acredito em DEUS !

Anônimo disse...

Clamo ao Deus Altíssimo, Deus Eterno e Todo Poderoso, que a Previ, com especial destaque para o Diretor de Seguridade, sendo sensível ao momento que vivemos, altere os parâmetros do Empréstimo Simples, se possível, ainda no mês de outubro , não deixando para novembro( de longa espera) , elevando o Teto dos atuais 260 para 280 mil, de sorte a contemplar os anseios, apelos dos nossos irmãos e colegas aposentados
Dr Medeiros, sempre defendendo os colegas mais aflitos , com certeza , intensificará sua prestigiosa interlocução junto à Previ
A Previ realiza essas alterações nos parâmetros 2 X ao ano, cfe já amplamente divulgado em vídeo pelo próprio Diretor de Seguridade
Estamos no 2 semestre , no aguardo, e na esperança de que seja alterado ainda este mês

Tereza Fleury disse...

QUE TAL VOLTARMOS A FALAR DO ES?
OU NAO TEMOS MAIS NENHUM.APOSENTADO ENDIVIDADO? SO EU????

Anônimo disse...

Ótima explanação.
Nem mesmo lembrava de histórico de evolução do VP-plano de cargos e salários.
A recomposição dos salários de vários cargos se deu gradativamente desde 1997, mas foi completada e seus efeitos no cálculo dos BD1 foi percebidos em 2010.
Quem aderiu ao PDV entre 1997//2005/2008 teve o BD1 abaixo da média de (1)1970/1990 e de (2)2005/2015 este último com distinto impacto do INSS que sempre moldou o “complemento” do PB1.
Ninguém, em 1997/2005 poderia imaginar essa discrepância.

Anônimo disse...

Doutor,
Peça, por gentileza, aos senhores diretores para aumentarem o prazo do ES. Aumentar o limite apenas, não ajuda praticamente ninguém. Pergunte também se o programa Desenrola Brasil vai ajudar aposentados endividados com seus fundos de pensão (PREVI) da mesma forma que está ajudando os demais brasileiros endividados com bancos.

Obrigado.

Anônimo disse...

Estou esperndo o Dr. Medeiros se decidir sobre a ação do EMPRESTIMO SIMPLES , ACHO QUE JÁ TEM MAS DE ANO.

Anônimo disse...

Amigo acho que o Desenrola Brasil não é pro nosso bico. Em geral nossas dívidas com a Previ ultrapassam em muito o que o programa tolera. Para alívio da Previ.

Tereza Fleury disse...

verdade. O desenrola atualmente é para dividas ate 5000. Depois acho que passa pra 20 mil. Nao adianta colega, para os aposentados endividados o que adianta é a Lei do Superendividamento de 2021. Procure saber com um advogado de Direito Bancario.

Anônimo disse...

Se a ação do ES demora é porque talvez o Dr. Medeiros tenha encontrado outro caminho melhor.
E não custa lemhrar que um mau acordo é sempre melhor do que uma boa disputa judicial.
Smj

Anônimo disse...

Dr Medeiros, bom dia
Estou me somando ao apelo dos colegas, pedindo -lhe que interceda junto a Previ , principalmente junto à Diretoria de Seguridade, para que dê um alento para os associados, revendo os parâmetros do Empréstimo Simples, ainda em outubro
2. Recordo ter visto no painel anterior( sobre o encontro em Vitória ES , que o sr mencionou essa questão do Empréstimo Simples.
Chamou-me a atenção, ainda no painel, 2 manifestações de colegas, a primeira postada em 28.09 às 1750hs e a segunda, em 29.09 às 2122hs.
A primeira, em particular, menciona o colega, que teria tomado conhecimento de que essas alterações seriam feitas em Outubro ( que boa notícia, permita Deus, na sua misericórdia) . A segunda postagem, de apelo comovente, pede a sua interlocução junto à Previ
Dr Meiros tem prestígio e com certeza tem facilidade de contato direto com o Diretor de Seguridade.
Por favor, Dr Medeiros, faça isso
Já estamos no 2 semestre, e há muito gente precisando dessa confirmação ainda no mês de outubro
Nada custa à Previ, que altera esses parâmetros 2 X ao ano, fazê-lo em outubro, não postergando para novembro ou dezembro
Dr Medeiros, Ajude-nos

Anônimo disse...

O desenrola não serve mas deveria servir de exemplo para a Previ facilitar a vida dos enrolados.

Anônimo disse...

Sem embargos aos apelos dos colegas por melhorias nos parâmetros do ES, não podemos perder o foco das questões relativas aos potenciais investimentos da PREVI, tópico do atual Blog. Imaginem acumularmos as prestações do ES com contribuições extras para cobrir os déficits que poderão
advir de tais investimentos.

Anônimo disse...


Cara Tereza

A lei do Superendividamento foi aprovada pelo Congresso Nacional em julho de 2021 e sancionada pelo então Presidente da República. Isso sim é o socorro que deve ser levado a cabo pelos aposentados endividados. Os juízes Brasil afora estão limitando em 35% o endividamento de consignados, financeiras, bancos e afins. Em vez de se atolar mais e mais o aposentado deve sofrer e sangrar um pouco pois isso demanda um plano de pagamento em até 5 anos, não há abatimento em juros (não altera contratos, o que é bom) e cada credor receberá dentro de uma planília de pagamento. Em síntese é a RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA PESSOA FÍSICA. Enquanto não é prolatada a sentença os credores estão IMPEDIDOS de colocar seu nome na Serasa e afins. Qual o CREDOR que vai gostar? Resposta: nenhum. Mas é o jeito de você parar de se endividar mais e mais e começar a botar a sua casa em ordem. Porque já tem colegas nossos que estão até com suas contas básicas do mês comprometidas. É verdade ou mentira? E Previ, Banco do Brasil, Cooperforte, bancos diversos, financeiras, etc . estão pouco se lixando para as privações que você está passando. Por isso faça tudo dentro da legalidade, de cara limpa, que aí sim o Altíssimo como dizem alguns vai lhe ajudar. Infelizmente não vejo nenhuma sensibilidade da Diretoria Executiva da Previ em ajudar associados que ela ajudou "sim" a estarem nessa situação. Apesar de insinuar que seu empréstimo tem as melhores taxas do mercado. Enfim, cada um tem seu caminho a buscar, inclusive se preocupar com seu estado clínico e mental de saúde. Na vida o dinheiro é importante, claro, mas não é tudo.
Obrigado, grande e ilustre colega Medeiros.

Anônimo disse...

Tenho constatado que muitos comentários meus são solenemente ignorados e não publicados pelo Sr.Medeiros. Foram comentários sem expressões ofensivas, sem palavrões, sem nada que pudesse justificar sua eliminação. Talvez porque vão na contra-mão das preferências políticas do Sr. Medeiros. Acho que está errado. Esse blog deveria estar aberto para opiniões divergentes de seu patrocinador. Senão deixa de ser democrático e vira apenas um clube do bolinha. Vejamos se o nobre sr. Medeiros se digna a publicar esse meu desabafo. Por motivos óbvios, como o da maioria dos participantes, prefiro me manter no anonimato. E não é por covardia não. Se não concordam com opiniões anônimas, então eliminem essa opção do cardápio do blog.

Anônimo disse...

O desenrola foi feito porque chegaram a conclusão que os endividados perderam totalmente o controle e não conseguem seguir sem uma ajuda. É o que está ocorrendo com aqueles que infelizmente tomaram o ES.

Anônimo disse...

O que poderia resolver essa questao do EMPRESTIMO SIMPLES seria a ação que o Dr. Medeiros estava estudando e deu que os calculos dos dois peritos não bateram, isso faria com que todos os devedores recebessem um valor e resolveria por um tempo a situacao financeira, porque esse Emprestimo Simples faz tempo que deixou de ser um emprestimo como era nos tempos atras.
Pra todos ficarem sabendo, que fique claro que o Emprestimo Imobiliario apesr de não ter entrada, unico atrativo, SOBE A PRESTAÇÃO MENSALMENTE.
Sendo por conta disso o pior EMPRESTIMOS IMOBILIARIO que existe no mercado.

Anônimo disse...

Repetindo o que já mencionei anteriormente, o valor da prestação do empréstimo simples, tem que ser calculado em cima do valor líquido da folha e não sobre o valor bruto. Para dar um refresco no primeiro ano, limitar a cobrança em dez por cento, no segundo ano em vinte por cento e a partir do terceiro ano trinta por cento da renda líquida mensal.No final de cada ano ajustar o saldo devedor sem capitalização e sem taxa de administração. As pessoas que aderirem a renegociação ficam impedidas de tomar qualquer modalidade de crédito. Não haveria prazo máximo, o prazo seria de acordo com a capacidade ou falta de capacidade de pagamento de cada um. Constar cláusula que possibilite a venda do crédito pela Previ, caso ela não queira carregar o empréstimo ad eternum.

Anônimo disse...



Dr Medeiros e amigos

Gostei dos comentários de hoje as 11:29 e 12:42. Ambos de clareza, esclarecimento e de jogo de luz sobre o blog do Medeiros. A vida não depende só das agruras que nos cercam mas também das ações e atitudes implementadas.

Anônimo disse...

A despeito das posições contrárias, que, entendo, ainda me uno aos que apelam para o socorro do Empréstimo Simples, ainda um dos, senão o melhor Empréstimo disponível no mercado, porquanto se trata de socorro imediato para os que, tomados por questões que não nos cabe julgar, encontram nessa alternativa um alento para suas necessidades
Outras alternativas, embora , válidas , levaria tempo e as necessidades não esperam
Que Deus, Supremo e Eterno,anime o Dr Medeiros a sensibilizar a Diretoria de Seguridade a elevar o Teto do ES com a urgência que a grave situação de muitos de nossos irmãos sugere

Anônimo disse...

Pergunto sobre o processo IR PREVI...Alguém sabe algo a respeito?

Anônimo disse...

Não sei quem foi o responsável, na PREVI, que estabeleceu uma norma desse tipo para o EI.
A discrepancia de prazo entre o reajuste da prestação e o reajuste de benefícios e/ou proventos (se da ativa) é simplesmente de um ano.
Imagine se o mesmo prevalecesse para o ES; estariamos todos mortos de desespero.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, permita-me algumas perguntas:
-A PREVI tem mesmo intenções de ajudar seus aposentados e pensionistas endividados com ela própria?
-Ela tem como saber quem verdadeiramente está precisando do ES?
-Ela tem como ajudar?
Se "SIM", pergunto novamente:
-Por que não ajuda?
-Está esperando o quê? Esperando que o governo, que não é o dono da PREVI, dê um destino novo aos lucros bilionários que o fundo vem apresentando ultimamente, e um chega-prá-lá em nós, que somos os legítimos donos?

S O C O R R O !!!
S O C O R R O !!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Já tive muitos comentários não publicados. Isso é democrático? Acho que não. Mas, essa postura está ficando normal no Brasil. Tempos estranhos.

Tereza Fleury disse...

caro anonimo..rsrs concordo plenamente com tudo que colocou. . por isso falei acima sobre a Lei.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros o senhor tem respostas a essas perguntas? Muito importante saber. Pode ser que ninguém tenha resposta a essas perguntas já que em plena pandemia se ateve ao silêncio e não fez nada por nós. Temo pela resposta.

Anônimo disse...


Anônimo 11.10.23 às 15:37

Embora eu hoje tenha uma visão contrária RESPEITO tudo que vc colocou no seu comentário. Nessa história desse "empréstimo simples" me senti que nem posso dizer, quando vi o que fizeram para me impedir renovar e a casa cair por causa dos doutos da Previ, que construiram uma fórmula mágica para dizer que eu estava com limite de endividamento ultrapassado. O interessante é que ficam lhe dando corda e no momento de mais dificuldade lhe dão a fisgada. Em março de 2021 foi criada essa norma interna que não existia superando as cláusulas do próprio Regulamento do Empréstimo Simples. Por isso a minha posição em relação ao tratamento que estamos tendo mudou. Mas volto a te dizer: concordo com o que disse e não julgo ninguém. Assim deve ser.

Obrigado Tereza. Você soube interpretar o que escrevi.É outra posição que pode ser adotada. Chega uma hora que tem que dar um basta. Hoje pode não ser a melhor, não vai lhe colocar dinheiro no bolso, mas no médio prazo virá um alívio nos seus proventos. Ab

Anônimo disse...

Amado Mestre Dr. Medeiros

O que mais podemos esperar de um fundo de pensão comandado por um sindicalista (Fukunaga) indicado pelo PT que já comanda o BNDEs com Aloisio Mercadante? O governo atual está com a faca e o queijo sem migalhas para nós.

Anônimo disse...

A maneira mais eficaz para defender os poucos direitos que ainda nos restam, é fazer manifestações na frente do prédio da PREVI. Concordo. E digo mais: Se isso não for feito, as próximas investidas contra nós serão: suspender o pagamento dos benefícios e cortar o auxílio Cassi na compra de medicamentos de uso contínuo.
-Alguém duvida?
-Isso poderá acontecer sim! E todo mundo ficar caladinho da Silva(!), exatamente como ficamos e ainda estamos depois que nos cortaram o BET, o ES, a participação nos Lucros da Previ, etc., etc., e nos impuseram também a Contribuição Previ.

Bem que poderia iniciar ações nesse sentido, ir com algumas dezenas de colegas até o prédio da Previ e lá fazer manifestações de protesto. Não me acovardaria. Mas não tem como. O Nordeste fica muito longe. E o beneficio da Previ não cobre nem as passagens.

Anônimo disse...

Boa tarde colegas,não vamos depositar no Dr Medeiros nossa esperança e cobrança,como se ele pudesse resolver tudo não que ele não queira nos ajudar , é que sozinho contra esses abutres não vai poder fazer nada ,sei que ele tem boa vontade mais como fazer se a previ não faz nada .eu estou muito endívidada sustento minha família sozinha sou pensionista não sei o que fazer .uns estão pedindo o aumento de limite volto a repetir não adianta nada se houver só aumento de limite tem que ter também aumento de prazo senão não adianta ,,eu ex. Tenho limite mais nada posso fazer por conta do prazo que já faz muito tempo que é o mesmo.

Anônimo disse...

Nada contra quem quer que seja ..
Como já dizia Sêneca, um dos maiores representantes do estoicismo, não podemos evitar que as pessoas pensem ou digam o que quiser...
Mas, a despeito de uma manifestação que vinha até em boa direção, anônimo das 1055hs, a narrativa se perde, e se degrada , qdo menciona , a suspensão de pagamento de benefícios e corte em auxílio da Cassi
Em nada contribui, até porque isso não acontecerá
Já participei de manifestações na sede da Previ e me desloquem do Acre , a propósito
Triste e desordenada manifestação, para não usar de expressão que fuja aos padrões de moderação e civilidade.
E não é pessoal, estamos discutindo ideias e opiniões e não pessoas

Anônimo disse...

Cuidado não dê munição ao Maligno que talvez seja isto que esteja esperando. Como 90% não vão as ruas depois não adianta pedir pro Dr. Medeiros nos socorrer sozinho no enfrentamento como um São Jorge.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros o sr. Tem feito alguma coisa junto a previ No sentido de pelo menos suspender as parcelas ES.?^^

Pedro Borges disse...

TRISTE REALIDADE - Todos nós sabemos que vivemos tempos sombrios, não podemos, todavia, fazer desta coluna um muro de lamentações. Temos sim que ficar vigilantes e aí entram os nossos colegas mais capacitados, inclusive o Dr. Medeiros, para agir contra possível uso indevido ou arriscado do nosso patrimônio. As vantagens das quais possamos utilizar só acontecerão se houver um continuado e bom trabalho administrativo dos recursos da PREVI. O segredo do sucesso é a eterna vigilância.

Anônimo disse...

DESENROLA PREVI O endividamento causado pelo ES tem as mesmas características e consequências dos endividamentos que estão sendo amparados pelo desenrola do governo. Nós também merecemos e necessitamos.

Anônimo disse...

Anônimo de 13 de outubro de 2023 às 14:57:

- Quem esperava a diretoria da Previ cortar o BET antes do tempo? Ninguém, mas cortou!
- Quem esperava voltarmos a contribuir (Contribuição Previ) depois de aposentados? Ninguém, mas voltamos!
- Quem esperava a Previ deixar de pagar superavits para os aposentados? Ninguém, mas deixou!
Portanto, se um dia suspenderem o beneficio da Previ e auxilio Cassi, não se surpreenda. E a culpa não é deles (diretores), será nossa!

Abraço.

Anônimo disse...

Eu tb não entendi bem esse desvio de rota. Corte de pagamentos e suspensão de auxílios da Cassi. Será que chegou o fundo do poço. Calma com o andor. Será algo verídico ou apenas terrorismo da hora? Vc está certo, isso em nada contribui.

Anônimo disse...

EStao sabendo a previ entrou com açao de revisao da cesta alimentaçao,mesmo aqueles que tiveram transito em julgado, alegando que cabe a justiça estadual julgar o feito e pedindo devoluçao de valores apenas apos a citaçao e tutela antecipada

Anônimo disse...

Anonimo de 14 de outubro de 2023 às 10:52

- Quem esperava a diretoria da Previ cortar o BET antes do tempo? Ninguém, mas cortou!
R - Eu sim, pois constava do infeliz acordo que praticamente fomos obrigados a aceitar.(sniff)

- Quem esperava voltarmos a contribuir (Contribuição Previ) depois de aposentados? Ninguém, mas voltamos!
R - Eu sim, pois constava dos Estatutos Sociais e Regulamento do PB1.(sniff)

- Quem esperava a Previ deixar de pagar superavits para os aposentados? Ninguém, mas deixou!
R - Eu sim, pois constava do infeliz Regulamento que exige 3 superavits consecutivos ou não.

Portanto, se um dia suspenderem o beneficio da Previ e auxilio Cassi, não se surpreenda. E a culpa não é deles (diretores), será nossa!
R - Sim, a culpa será exclusivamente nossa.

Abraço.

Antônio José Souza disse...

Será que a PREVI vai aumentar o Limite do Empréstimo Simples ainda este ano

Anônimo disse...


DR MEDEIROS E COLEGAS

Como é que é mesmo. A Previ deve ajudar o desenvolvimento social do País. Com o dinheiro de quem? Dos trouxas que contribuíram uma vida toda e ainda continuam a contribuir para a Missão da Previ. O Governo Brasileiro quer dinheiro? Que faça como o faz para transferência a outros países. Que peça empréstimo ao Banco dos Brics para que futuros governos brasileiros paguem a conta. É como diz o texto do dr. Medeiros. Puro despreparo para o cargo. Que vão tentar fazer benesses com o chapéu dos outros (Previ, Funcef, Petros, e outros) lá isso vão. Afinal, isso é dinheiro guardado para pagar os ricos. Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura. E o Plano 1 tem que durar até 2070. Quem sabe acabar um pouquinho antes. Eu espero sinceramente que os alertas que frequentemente o Dr. Medeiros tem feito nunca se concretizem, mas se ocorrerem, eu avisei. Como é que pode algo que é sòmente NOSSO entra Governo, saí Governo, está sempre sob ameaça. Não há o que ponha um freio nisso. E que mantenha a tranquilidade dos associados. Que País é esse!!

Anônimo disse...

Caro colega de 16 de outubro de 2023 às 14:23

Apesar de a frase não ter sido dita pelo Presidente Charles de Gaulle e sim por diplomata brasileiro a um jornalista durante a "guerra da lagosta", ela continua sempre atual: "O Brasil não é um país sério".

Anônimo disse...

VALIA e COPEL não têm Diretores infiltrados. Por isso pagam 5 a 9 Benefícios como Bônus anuais.

Nosso BET de 2010 a 2014 foi como “mel na colher” para justificar o BET BB 7,5bi?

Anônimo disse...

Virão

gerundiobrasil disse...

Bom dia. Colegas vai existir um reajuste do LIMITE esse mes tudo indica. O grande nó é que sem alteração do Prazo os que mais precisam não terão acesso a esse benefício. Quanto a CASSI, mais uma vez venho conclamar os colegas aposentados a participarem dos Conselhos dos Usuários da Cassi, afinal quem mais precisa é que deve cuidar da produção. Podem ter certeza que pelo menos teremos uma voz para chegar aos diretores do Plano.

Anônimo disse...

Se a previ quiser ajudar os aposentados/pensionistas, deve aumentar o prazo nao o limite, será que esses povo é tao tonto, nao adianta aumentar limite se nao tiver margem.

Anônimo disse...

Acabei de ver meu beneficio (líquido) na conta, R$1.306,00. O BB / PPREVI me aposentou com 25 anos de contribuição com a PREVI. Gostaria de saber se tem colegas que recebem também apenas esse valor, ou se a sacanagem é somente comigo. Pode ser? Obrigado.

Anônimo disse...

Terá ajuste do limite neste mês ainda, fonte segura???

Anônimo disse...

Presidente da Previ na reunião do SIGA: “O nosso propósito vai muito além de pagar benefícios. É cuidar do futuro das pessoas. E estamos trabalhando para conseguir atingi-lo”. Isso é muito intrigante pois O NOSSO FUTURO É AGORA. Será que o Sr. FUKUNAGA mora em outro mundo que não consegue enxergar as nossas necessidades urgentíssimas?

Anônimo disse...



Doutor Medeiros

Observando os comentários dessa postagem verificamos que tem de tudo. Críticas em sua maioria, gritos de desespero, desalento. Enfim, uma angústia. Mais uma vez a Previ vai fazer o dever de casa, ou seja, conceder um aumento no TETO do Empréstimo Simples, sem aumentar prazo, então poucos poderão renovar alguma coisa. Suspensão não vão fazer. Dá dor de cabeça logo ali.
Então esse será mais um fim de ano amargo para a turma que aderiu ao tal empréstimo.
Agora ligamos a televisão e só temos notícia de guerra. Hoje um avião da Presidência lotado de provisões, até purificadores de água com destino a não sei aonde, esperando doação para a Faixa de Gaza. Interessante os nossos governantes não socorrerem os irmãos da seca no Nordeste, os desassistidos de atenção na Amazônia, mas para fazer frente internacional, embora 28 pessoas brasileiras/palestinas devam ser repatriadas, aqui ocorrem também cenas lamentáveis todos os dias, mas vale mais a pena a repercussão internacional.

Anônimo disse...

Dr Medeiros a ação sobre os EMPRESTIMOS SIMPLES vai rolar ou não, precisamos saber até para não ficar com esperança ou então esquecer isso.
Precisamos de uma resposta sobre ESSA AÇÃO DO EMPRESTIMO SIMPLES.

Anônimo disse...

Tem várias AFABBs propondo a ação isonomia/mulheres todas com o mesmo escritório de advocacia. Será que essa concentração é boa ou ruim? Já tive uma ação com uma AFABB que o advogado não dava nenhum atendimento alegando que estava muito sobrecarregado com a tal ação e não tinha tempo para dar informações. Por outro lado a AFABB alegava que não sabia nada do processo. Por fim ainda perderam a ação.

Anônimo disse...

Boas a todos,

Excelente a análise realizada pelo Anônimo das 17:57 do dia 17.10 Valeu!

Anônimo disse...

DR.MEDEIROS A CASSI ESTÁ COM DIFICULDADES PARA LIBERAR AUTORIZAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS IMPORTANTES O SR.JÁ VIU ISSO?