PREVI, PREVIC E CASSI

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Tem chovido encontros, seminários e congressos.  Agora está acontecendo em São Paulo o congresso da Abrapp, entidade que congrega os patrocinadores dos fundos de pensão.  Eu estou participando on line. Presencialmente era muito caro, seis mil reais só para ingresso.


Então isto é sinal que algo está no ar, alguma mudança nas regras está em andamento.  Também significa que o setor está enfrentando dificuldades.

A Previc tem sido chamada de vilã, por ter amarrado demais o sistema e ter sido uma espécie de polícia federal. Querem uma Previc mais flexível e mais tolerante. Abrandar as normas das instruçõe.

Uma notícia ruim foi que a nossa Previ em agosto deu um déficit de 2,7 bilhões. E a nossa bolsa anda em baixa por causa da guerra do oriente médio. Hoje baixou para 114 mil pontos, levando Vale e outras ações. A situação mundial está desafiadora. O olhar retorna para a renda fixa e os juros não irão baixar na proporção de que se esperava.

Muitas reclamações sobre atrasos na libertação de procedimentos por parte da Cassi.  Os pedidos não andam, as informações são confusas. Precisa melhorar. Os números as vezes não fecham.

Me perguntam sobre a ação para corrigir e esclarecer os cálculos do empréstimo simples.  Infelizmente tive que interromper os estudos pois os analistas matemáticos consultados não chegaram a conclusões claras que pudessem convencer os magistrados. É preciso colocar a IA a nosso favor mas custa muito caro.

Mas eu nunca largo o osso assim no mais. Continuo atrás duma solução.



130 comentários:

ANTONIO JOSE SOUZA disse...

E o limite do Empréstimo Simples Dr Medeiros.

Anônimo disse...

Dr Medeiros
Situação de angústia essa notícia da Cassi. Inclusive último fim de semana tive que abandonar o site fora do ar. Pode isso? Agora chega essa de dificuldade. Pode acreditar que logo logo seremos chamados. Não tá dando pra aguentar. O Sr. e outros foram privilegiados. Ótimo. Mas e a maioria? Todo ano um reajuste mixo e chamado para acudir a Cassi. Até quando meu Deus. Não dizem nada deixam o barco quase naufragar e aí toma que a conta é tua. Isso não tá certo. Pagamos a Cassi uma vida inteira para ter uma atenção a saúde na velhice e aí vem isso.Daqui a pouco esses administradores vão embora e deixam a bomba estourar no nosso colo. Lembram da carta de despedida do presidente anterior.Foram tantos agradecimentos , elogios que parecia estar transferindo uma Instituição sadia e viável ao sucessor. Isso a poucos meses atrás. A verdade aí está. Nua e crua. Mais nua que crua.

Antônio José Souza disse...

E o Limite do Empréstimo Simples, Dr Medeiros?

Anônimo disse...

Sr Antônio
Fiz o correto sr. Eu liguei para a Previ, que é o canal oportuno, e me informaram que por ora não tem nada de aumento. Porquanto, acho que nem o Dr. Medeiros pode passar nada sobre aumento de limite do ES. Se o sr. não ficar satisfeito faça como Eu. Ligue já que amanhã é 6a. Eu não sou anônimo convocado para defender ninguém. Apenas esclareço e faço o correto. Ligo na fonte. Ab

Anônimo disse...

DR
A suspensao atende a todos
Abraços

Anônimo disse...

ALÔ SR DIRETOR DE SEGURIDADE!!!

O QUE ESTÁ ESPERANDO QUE NÃO ATENDE LOGO NOSSAS REIVINDICAÇÕES? NÓS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS ENDIVIDADOS COM A PREVI, PRECISAMOS DE PRAZO MAIS LONGO PARA O ES E TAMBÉM QUE SEJAM SUSPENSAS AS CONTRIBUIÇÕES.

SOCORRO!!!

Anônimo disse...

Acho que esse problema que se tornou o EMPRESTIM SIMPLES tá igual ao consignado que é descontado na folha dos servidores publicos ou seja; NÃO TEM SOLUÇÃO.
O ERRO FOI TEREM AUMENTADO O PRAZO PARA 120 MESES, não tem mais solução, a questão do endividamento dos endividados não tem mais solução, virou uma fonte de lucros para os bancos e sem possibilidade de calote, eis que que é descontado na folha.
Não vejo nenhuma solução para isso.
Quem tiver que poste aqui, vamos morrer endividados induzidos pela ganancia dos bancos e fundos de pensão, só vamos nos livrar quando morrermos e mesmo assim os bancos não perdem nada porque tem o seguro.

Anônimo disse...

SOBRE o Teto 260.000,00 já foi demonstrado há pouco tem que cabe + 20.000,00.
10k OUT/NOV = inpc reduzido.
10k JAN/FEV = reajuste BD1, nova MC30%
20.000 agora, se não aproveitaria a todos em 2023, com certeza ocorreria em Janeiro com a nova MC.

A Previ pode e não há muito o que calcular para escolher o melhor mês. São milhares de situações diferentes no universo de 110.000 Participantes no BD1.

Anônimo disse...

Alguém está conseguindo acessar o App da Cooperforte?

Anônimo disse...

Alguem pode dar noticias sobre Ari Zanella ? Desde maio de 2021 que o blog dele ta sem movimento.

Anônimo disse...

Ao acessar a área de ES retorna erro "Inconsistência na base de cobrança", alguém mais?

Anônimo disse...

Alguém poderia me explicar o que é a verba CP 72 depósito judicial Previ, debitada no holerite todo mês?
Lourival

Anônimo disse...

Li em algum lugar que os funcionários da Cassi consideram a Cassi ótimo lugar pra se trabalhar.
Deve ser porque eles não precisam aturar os serviços do pessoal da Cassi.

Anônimo disse...

Preciso renovar ES Previ, e nem o site e nem o app desse a nanhã com inconsistência, parece até mentira, nós não merecemos o que fazem conosco associados.

Anônimo disse...

DR
A Cooperforte tá quietinha!
Abtacos

Anônimo disse...

Vejo com muita tristeza a situacao dos colegas endividados como tambem a de funcionarios publicos totalmente endividados até o pescoço, tudo isso induzidos pela falsa segurança financeira ao tomarem esses emprestimos consignados que são descontados na fonte.
A rigor não tem o que fazer, essa apelação para que a A PREVI aumente o limite não vai ser atendida segndo postaram aqui nesse blog.
Uma solução seria a lei do endividamento que alguem citou de limite de 30% ou 35 % geral de endividamente.
Só um advogado bom para resolver isso.

Anônimo disse...

Penso que contratar novos empréstimos não é a solução, tanto a Previ, como o BB e a poupex tem soluções para alongar os empréstimos e diminuir o valor do desembolso mensal nos pagamentos das parcelas mensais, porém a pessoa fica impedida de tomar novos empréstimos. É só contactar e insistir com os credores, lembrando que nem mesmo o empréstimo do 13 poderá ser contratado. Porém nos meses de abril e novembro você terá o 13 sem o desconto do empréstimo.

Anônimo disse...

Sem delongas impressionante a falta de explicações (pra que mesmo?), a queda de qualidade e o descaso para com assistidos e associados, Previ e Cassi. Alguém se habilita ou se apresenta para cobrar dos responsáveis? Ou é só pagar pagar, e receber esse tratamento dos dirigentes? Quem vem dar uma resposta?

Anônimo disse...

DR

Com INPC baixo a Previ pode reduzir a carência para 3 meses.
Ajuda muita gente .

Abraços
.

Anônimo disse...

???
CP72 nasceu em 2013
IR 1/3 Previ
CP72 tbm é 1/3 do IRRF

Tenho 120.000 em dep jud
Presumi receber 27,5% = 33.000,00
Mas a média do VP de
1889 a 1995 era abaixo do BD1 de 2013 a 2023:
Restituição hoje: 22.000,00

CADA CASO diverge de qualquer outro caso.

Tereza Fleury disse...

Ja falei aqui e vou repetir. A saida para os endividados é a Justiça atraves da Lei do Superendividamento. Nao ha outra saida. Essa é a melhor e.mais honrosa.Procurem um bom advogado de Direito Bancario.
Posso passar aqui o contato de uma excelente advogada no Rio, que tem expertize em Lei do Superendividamento.
Dra Danielli Rodrigues
2127676084

Anônimo disse...

Para evitar a extinção, a ANABB e a COOPERFORTE só tem uma escolha: unir-se aos aposentados endividados com a PREVI nessa luta pela volta do BET, distribuição de Superavits, pela retirada das Contribuições, e mais mais flexibilização na renovação do ES-Empréstimo Simples. Fora isso, pergunto: Onde eles (idosos) irão arranjar dinheiro para voltarem a contribuir com a Anabb e investir na Cooperforte?

Grande abraço.

Anônimo disse...

Penso que cada um deve tomar suas decisões com base na sua realidade. Não é bom e nem correto que terceiros apresentem soluções milagrosas., que muitas vezes mais atrapalham que ajuda.

Anônimo disse...



Os comentários desde as 11:40 do dia 21mostram a devastação financeira que esses consignados Previ-Cooperforte-Inss-outros causaram no orçamento das famílias. Agora o desespero bate em torno de uma lambuja que a Previ concede todos os anos aumentando o teto mas não esticando o prazo. Só aumenta o desespero. Situação triste e lamentável sem saída a que dirigentes conduziram essas pessoas (eu me enquadro) em nome do ganho financeiro dessas Entidades levando todos ao desespero que ora se vê. Claro que todos estão quietos. E nós apertados para pagar nossas contas e atirados aos leões.

Anônimo disse...

A solução de nos pobres endividados seria um emprestimo simples alongado, pois se a Previ tiver interesse poderia fazer uma operação alongada para resolver o alto custo para os aposentados. Seria uma UNICA operação tipo reestruturação onde o prazo pode ser de 180 meses, reduzindo a parcela e abrindo credito para todos. Como a operação tem seguro não vejo risco para o fundo. Hoje o ES cobre a margem atuarial e assim não existe prejuizo no longo prazo.
Muitos dos colegas acham que ficamos endividados por falta de planejamento, mas esquecem que a politica de aumentos vigentes achatam os rendimentos do aposentado e penalizam com o custo crescente dos remedios e imposto que ainda pagamos. Não tem mágica, os entendidos em estatisticas podem provar que os aumentos salariais do pessoal da ativas são bem maiores que os do inss. Enquanto os custos de sobrevivencia da saúde sobem a passos largos.

Anônimo disse...

Interessante que tenho um Fianciamento Imobiliario e nele quando a correção monetaria que é o INPC dá negativo ele é aplicado no saldo devedor e no Emprestimos Simples não é, fica pra ser compensado quando o mesmo fica positivo.
Só pegar qualquer contrato de Financiamento Imobiliario e verificar a correção monetaria NEGATIVA.

Anônimo disse...

Colega de 22.10 as 12:55
Vou começar pela segunda parte do comentário. Corretíssimo. Um porém. Aposentado é considerado inativo, gerador de despesa e não produtivo. Isso é o que o sistema pensa de aposentado. Quanto a parte de cima seria uma solução se a Previ estivesse disposta. 180 meses são 15 anos. Você acha que eles estariam dispostos a correr esse risco. O seguro paga. Não aceitam esse nem um prazo parecido. Se isso fosse factível já teriam colocado a muito tempo. Mas seu comentário é realístico pena que não vai passar na cabeça de quem pode resolver isso. Não nos pagaram todo o nosso bet, continuamos a pagar contribuição, o Fundo é superavitario não levamos nada ao contrário da Vale. Será que iriam ver uma sugestão desse porte com bons olhos. O que temos é escritórios de advocacia abocanhando grandes somas em honorários. Só aí na capital dos gaúchos tem um que dispõe de um andar inteiro para tratar de Previ. Imagine a preocupação com os assistidos.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros e aposentados,

Não há endividamento e sim um achatamento nos proventos dos aposentados.

Em decorrência disto existe uma necessidade de aportes financeiros através de ES e consignados em outros bancos, inclusive ou especialmente no BB.

Tudo se resolveria se fosse devolvido o BET e o outro BET, ao tempo em que se efetuaria uma correção real dos salários dos aposentados, bem com a não cobrança "obrigatória" da Contribuição Mensal Pessoal (360).

É o que penso, Salvo Melhor Entendimento.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer


Anônimo disse...

DR
A redução da carência para 3 meses traz benefício imediato ao permitir renovação
com algum troco.
Até no caso da aumento do limite ê preciso
ter pago 6 parcelas.
Abraços

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, permita-me:
Que ninguém se endivida por falta de planejamento ou por irresponsabilidade, isso é verdade. Como também é verdade que empréstimos não se faz por brincadeira, por lazer. Claro que não! Só pensa assim quem for insano.
Quem entre nós, aposentados/pensionistas, fez e refez o ES muitas vezes por diversão? Ninguém, absolutamente ninguém! Fizemos porque sempre precisamos.
Agora, tirar direitos (BET, superavits, etc e etc.), impor contribuições na aposentadoria, e também não conceder reajustes nos benefícios de acordo com a inflação, isso sim, pode ser entendido como ato de irresponsabilidade ou por diversão. Portanto, peça para aumentarem o prazo no ES ou suspenderem temporariamente o pagamento das prestações, Doutor Medeiros, precisamos mito!
Obrigado!

Anônimo disse...

Impossivel esse alongamento, melhor recorrer a lei do Superendividamento. a PREVI NÃO VAI MEXER UMA PALHA PRA ISSO.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, a PREVI aparece com frequência como empresa padrão, séria, empenhada em pagar seus assistidos com segurança, dona de um patrimônio incalculável acumulado às custas de seus verdadeiros donos, etc. , etc. .... Vamos fazer uma vaquinha e publicar na imprensa, que essa mesma PREVI milionária deu calote em seus assistidos, não pagando o BET, ou seja, deu calote nos velhinhos!!!

Cadé disse...

Alguém sabe quando será corrigido as inconsistências do app dos emprestimos simples. Haja vista que a quantidade de prestações efetivamente pagas não conferem com 'SITUAÇÃO RESUMO', desta forma não é possivel renovar após 6 prestação paga. Acredito que tenha muito colega na expectativa. Antecipadamente agradeço a prestimosidade de quem nos ajudar.
professor cadé

Anônimo disse...

Estava reprogramando o site.
Desde Sexta manda SMS para confirmar Repactuacao. Melhor notícia do Ano.

Medeiros disse...

Parabéns ao Marcos Cordeiro pela iniciativa das ações propostas. Gostaria de apreciar o material que possa me enviar para apoiar e subsidiar. Avante.

Anônimo disse...

Emérito Dr. Medeiros e demais colegas,

Nas ações judiciais as decisões nos são sempre favoráveis nas primeiras Instâncias. Porém, sempre são recorridas pela Previ que leva todas nas instâncias maiores. Assim tem sempre acontecido.

Abraços.

Anônimo disse...

DR
A redução da carência traz benefício imediato
Peço desculpas pela insistência.

Abraços

Anônimo disse...

Gente,
Quando nós, aposentados, não pagamos o que devemos na praça nosso nome é imediatamente enviado aos órgãos de proteção a crédito, SPC/SERASA. Por que não fazemos o mesmo contra a PREVI, que nos deu calote não pagando o restante do BET?
A PREVI está também com o nome sujo na praça!

Abraço

Anônimo disse...

Não entendo que a ação do IR Previ foi transitado em julgado desde março e aANABB não faz nada e o mais grave que continua debitando na fopag a parcela do depósito judicial inclusive na folha de outubro, isto é um abuso com os associados.

Anônimo disse...

Amigo 16:25
Realmente conseguimos no 1° e as vezes no 2° grau. As vezes por ações de interesse como a tal cesta alimentação. Quando a Previ recorreu da antecipação de tutela levou. Agora não é verdade que a Previ leva tudo. Muitas vezes um processo é "sobrestado" ou seja, suspenso, por depender de outro julgamento. Eu entendo um pouquinho. Realmente porque não dão trabalho a eles e seus advogados cobrando o não pagamento (?) do bet. Foi acaso como explicou aquele ex-presidente da Previ (lembram quem é) ou a intenção era mesmo repassar somente integral ao Banco. O que foi feito? Ah ,mas foi assinado um acordo. Esdrúxulo. Parece que faltou até assinatura. É isso. Somos muito fracos na cobrança de nossos direitos. Parabéns ao se. Marcos Cordeiro e a Aaprevi por fazerem algo em favor de seus associados ao contrário dos que arrecadam em todo o Brasil e não fazem nada. Para entrar com uma ação tem que ter muito estudo e não visão imediatista e interesseira. Assim a Previ vai ganhar fácil. Ter algum conhecimento jurídico e conhecer estatutos e regulamentos sempre ajuda. O Direito me ajuda porque tudo gira em torno dele. Em última instância é ele que decide. Abraço no amigo.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anon 9.21 :"Para entrar com uma ação tem que ter muito estudo e não visão imediatista e interesseira. Assim a Previ vai ganhar fácil". A Previ tem advogados super preparados ao contrário dos advogados dos aposentados. Na ação chamada isonomia das mulheres, por exemplo, estão afirmando que "coisa julgada" impede nova ação mas tratando-se de matéria previdenciária de trato sucessivo existe outro entendimento inclusive no judiciário. Como disse o colega acima é preciso muito estudo para enfrentar a Previ.

Anônimo disse...

DR
A Cooperforte que tava quietinha apareceu com carência de 179 dias.
Abraços

Anônimo disse...

A CP72 é 1/3 do IRRF
É depositada em Conta Judicial para os que ainda são beneficiários da Ação 1/3 IR Previ.
Quem já recebeu, não tem essa Provisão.
E não há prejuízo para os que tem essa provisão porque o IRRF seria arrecadado em favor da Receita Federal - DEPOIS para recebermos o valor da Ação, a SRF teria que emitir Precatórios e ANOS para nos creditar.
Está perfeita essa CP72.
- considerando que, no meu caso e talvez de muitos outros, EU TEREI DIREITO a 27,5% aproximadamente.
Então o Prejuízo é do Tesouro Nacional que está aguardando 10 anos para receber os hipotéticos 72,5% excedentes.

LIGA pro SIMBA e delate essa Protelação.
Eu se gerente do BB agradeceria com várias Merendinhas de 🦞

ganem disse...

Recentemente fiz a portabilidade dos proventos da previ , para outro Banco. Não houve dificuldade. Se todos nos que temos sido descriminado pelo BB, por alguma renegociação, está na hora darmos adeus e fazermos portabilidade em massa.

Anônimo disse...

👍 muito bem. A quem nos despreza merece isso mesmo.

Anônimo disse...

Bom antes avaliar os efeitos benéficos que a “Conta de Proventos” tem no BB x efeitos no Banco de destino.
Futura reversão pode não anular eventuais danos.

Nao disse...

Bom dia a todos gostaria de uma explicação quero dizer orientação o amigo ganem poderia dizer como faz portabilidade pra outro banco proventos previ eu já separei o meu inss pra outro banco como faço o da previ porq fui informado q só poderia receber pelo BB estou tbm de saco cheio não aguento mais não somos reconhecidos eu agradeço se poder informar grande abraço e Deus nos ajude

Anônimo disse...

Depois que anabb manda a justiça o nr. Conta contemplados na acao ir previ demora pra receber?.alguem pode informar se ja recebeu

Anônimo disse...

Amigo ganem nos de a orientação de portabilidade sou pencionista posso usar banco partícula?

Anônimo disse...

Bom dia a todos vi q a cooperforte mudou prazos q pena depois q colocou os aposentados e pencionista na justiça por falta de pagamento lamentável muitos estão na justiça sem poder pagar até hoje lamentável

Nao disse...

Bom dia pessoal vamos falar o q sentimos de errado só assim todos serão ouvidos vamos lá entre no blog fale a verdade só assim teremos uma atenção melhor

Anônimo disse...

E o Cd do BB como fica nessa situação de portabilidade.

Anônimo disse...

Pessoal vamos falar reclamar discutir os assuntos entre no blog falem senhor Medeiros precisa de bocas pra falar reivindicar isso da uma força pra q respondam a nossos pedidos

Felipe Osório da Silveira disse...

Como fez?

Anônimo disse...

BOM DIA! QUAL O PROCEDIMENTO PARA SE FAZER A PORTABILIDADE DOS PROVENTOS DA PREVI PARA OUTRO BANCO, PRECISA COMUNICAR A PREVI DE ALGUMA FORMA? POIS TENHO INTERESSE, E GOSTARIA DE DETALHES, DESDE JÁ AGRADEÇO!

PENSIONISTA RECIFE-PE

Miro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nao disse...

Bom-dia a todos gostaria de saber como é feito essa portabilidade como fica a previ nos empréstimos simples ? ATRAPALHA?PIDEMIS TER OUTRO BANCO PARTICULAR SEM SER CAIXA?Poderia esclarecer?

Anônimo disse...

Pessoal bom dia vamos comentar tirar dúvidas blog e pra isso vamos perguntar ser humilde em perguntar não faz mal a ninguém

Anônimo disse...

Bom dia vou da uma breve agradecimento foi atravez de um amigo do blog q separei meu inss muito obrigado foi a melhor coisa q fiz eu agradeço firte abraço

Anônimo disse...

Referente a ação das mulheres para beneficio integral com 25 anos a Afabbsp já fez essa ação e foi improcedente. Agora está propondo a ação isonomia sem informar se quem participou da ação improcedente pode participar e se participar quais são os riscos.

ganem disse...

E muito simples, você escolhe o Banco de sua preferência e solicita a portabilidade através dele.

Anônimo disse...

So lembrando. Vc pode sofrer represalia por parte do bb e previ. Assim como vc nao e obrigado a manter cta no bb, ele tbm nao e obragado a ljbersr cdc e a ptevi bloquear o ES

Anônimo disse...

Pessoal, eu transferi meu pagamentoem 2.017 para o Bradesco.
Foi uma funci do Bradesco que me deu um papel para eu assinar e entregar no BB, optando pelo Bradesco. No próximo mes já recebi lá. Só não aparece lançamento futuro. A gente só vê o crédito no dia 20. E eu recebo INSS e PREVI juntos.
O CDC ficou sem debitar, tô devendo até hoje.
Os emprestimos da PREVI continuam a mesma coisa, debitam no espelho.
Só que quando faço renovações, cai no BB, aí vou no dia lá no caixa e transfiro.
No começo tudo que entrava na conta o BB descontava o CDC, agora parou, já pararam de pegar, faz tempo.
Boa sorte!!

Anônimo disse...

Colega Ganem,

A dúvida do pessoal é se a conta salário permanece no BB e seu saldo é transferido no dia próprio (20 ou depois) para o Banco desejado.

Ou, por outro lado, o novo Banco também passará a deter a conta saláro?

Tereza Fleury disse...

Ja falei aqui e repito. Entrem com acao de Superendividamento!

Tereza Fleury disse...

a conta que recebe os proventos continua sendo a do BB. Apenas o BB passa a ser obrigado a transferir automaticamente todo o valor para o banco escolhido.

Anônimo disse...

Eu que tinha certeza que seria um dos poucos que estava descontente com o atendimento do BB. Acredito que a direção do banco não está ciente das dificuldades que alguns de nós estamos passando. Poderiam acionar nossos representantes e buscar uma solução negociada (anabb), antes da migração da folha em massa para concorrente.

Anônimo disse...

Bom dia a todos eu agradeço a explicação de todos os amigos só assim existe uma forma de mudar já pedi a portabilidade já separei o inss a muito tempo obrigado amigos

Anônimo disse...

Essas informações são muito uteis.
Considerando que aqui são lidas, analisadas e recomendadas por quem conhece o assunto, solicito às AFAs e AAPREVI opinarem sobre a Portabilidade das 3 Reservas Matemáticas na PREVI para o Bradesco.
Os efeitos sobre co-obrigação do BB se extingue, na Previ e CASSI?

Anônimo disse...

… Antes que o dinheiro acabe nos incansáveis esgotos do PAC

Anônimo disse...

Ninguém se endivida por irresponsabilidade ou por diversão. Como também ninguém, absolutamente ninguém, faz empréstimo por diversão. Claro que não! Só pensa dessa forma quem for insano.
Quem entre nós, aposentados/pensionistas, fez o ES por brincadeira? Ninguém, absolutamente ninguém! Fizemos porque sempre precisamos.
Agora, tirar direitos (BET, superavits, etc e etc.) ou impor contribuições na aposentadoria, não conceder reajustes dignos nos benefícios, isso sim, é atitude tomada por divertimento. E quem assim age é sadista, malvado, sente prazer em fazer os outros (nós aposentados do PREVI) sofrer.
Portanto, fica aqui o nosso pedido aos que "mandam e desmandam" nos nossos beneficios para que tenham sensibilidade e tomem as providências cabíveis no sentido de buscar meios para aliviar as dívidas nossas (ES) para com a Previ.
Muito obrigado, Doutor Medeiros, por nos ajudar informando aos diretores insensíveis da Previ nossa real situação financeira. Abraço

Filha de Deus disse...

Passando a receber os proventos da Previ em outro banco, como ficam os débitos dos CDC(s) feitos no Banco do Brasil?

Anônimo disse...

Boa noite a todos o q entendi e q ao fazer a portabilidade temos qtransferir pro BB o pagamento do cdc bb porq se não fizermos todo dinheiro q então será descontado e outra coisa na renovação da previ pode ser q cai na conta BB mas automaticamente é transferido eu pedi a portabilidade vamos ver como ficará eu falo a todos

Anônimo disse...

No comentário do anônimo dia 26 das 20:46 está a resposta q procura. Ab

Anônimo disse...

A partir de determinada data -- não lembro qual -- o CDC pode ser debitado direto na conta salário...

Anônimo disse...

27 de outubro de 2023 às 09:19

Acredito que não, pois o contrato de patrocínio é com a CASSI e PREVI e estas continuam com conta no BB.

Anônimo disse...

Dr

A acao judicial pode ser um tiro no pé.
Vide IR Previ 20 anos anabb.
Vamos nos ater ao imediato, redução da carência, suspensao parcelas , aumento limite.
Abraços

Anônimo disse...

Boa tarde quero dizer a todos q infelizmente não consegui portabilidade foi recusado pelo BB eu fiz pro nubanck juros abaixo infelizmente amigos disseram q a recusa foi porq e preciso q a conta seja salário não é meu caso acredito q não pode conta corrente e vamos ver como será

Anônimo disse...

Amigos vou continuar na busca de soluções de resolve essa crise de estarmos presos sem solução acredito em um bom é favorável solução da previ e BB

Anônimo disse...

Pra que facilitar se complicar é tão fácil.
Já dizia Raimundo, phd em Matemática que lecionava Português: “parece difícil mas não é fácil”

Anônimo disse...

Boa tarde alguém pode esclarecer. Porq a portabilidade exige q seja salário porq ? Como nosso amigo ou amiga conseguiu pro Bradesco poderia esplicar

Anônimo disse...

A portabilidade pode ser de salário, empréstimo, financiamento imobiliário e de fundo de previdência.
Minha aposentadoria há anos recebi na caixa, como também o do inss.
Há um ano transferi o crédito da aposentadoria pro Nubank, que fiz fazendo o pedido pelo aplicativo do nubank.
A minha conta salário continua no
BB.
Todo dia 20, ou dia útil imediato, o crédito está no Nubank.
Tive q fazer isso porque o BB debitava is empréstimos quase que zerado o crédito da previ.

jair mario bork disse...

Ontem, por ser dia do Funcionário Público, fui felicitado em meu grupo familiar de wattshapp. Agradeci mas declinei das felicitações, afirmando que não sou e nunca fui funcionário público.
Pra que, pessoal. Recebi uma enxurrada de mensagens citando leis etc. em que se deduzia que eu era funcionário público. Até zoaram de mim, dizendo que fui funcionário público a vida toda e não sabia.
Consultei o google e fiquei mais perdido ainda.
Alguem desse grupo, talvez o próprio mestre Medeiros poderiam me esclarecer à respeito? Somos ou não funcionários públicos?

Anônimo disse...

Portabilidade é de Salário:
“Caráter Alimentar”
No destino a Conta Salário mantém essa condição.

Medeiros disse...

Não somos funcionários públicos que tem regime próprio. Somos ex funcionários de uma entidade de economia mista e como tal estamos submetidos a dispositivos próprios. Ultimamente o Governo quer nos confundir para se apropriar de nossos recursos.

Anônimo disse...

Amigo das 16:33 obrigado pela orientação entendi vamos ver o q vai acontecer mas vou tentando eu agradeço , amigos fico feliz porq esse blog está sendo de grande ajuda obrigado senhor Medeiros por essa oportunidade

Anônimo disse...

José Roberto Eiras Henriques, fomos funcionário de uma empresa de economia mista, com estatuto próprio!

Anônimo disse...

29 de outubro de 2023 às 15:47,

Pois é caro Doutor (BALUARTE DO SUL), agradeçamos aos que votaram e defenderam o atual desgoverno.

Viva a farra com o nossos salários de idosos, necessitados de uma ajuda pra resolver problemas de saúde e de nossa dignidade.

Mas temos que engolir "sapos" em momentos de agrura e desespero, porque indivíduos sem alma estão a nos relegar para um segundo ou quiçá quinto plano.

Que a bondade do SR. DEUS nos ampare, em vista de que os atuais, suspeito, não acreditam no DIVINO.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

jair mario bork disse...

Obrigado pelo esclarecimento, Dr. Medeiros.

Anônimo disse...

Satisfeito com o retorno do Blog que voltou com todo gás, passou um tempo meio parado mas agora retornou com tudo.
Parabéns Dr. Medeiros.

Tereza Fleury disse...

perfeito. nao sei o que as pessoas aí acima estao fazendo. A portabilidade tem que ser solicitada pelo banco que vai receber o credito. e a conta de credito no benco recebedor nao tem nenhuma necessidade de ser salario.

Anônimo disse...

Boa noite o que existe de concreto da Previ em relação a nós?
Suspensão em novembro/dezembro do E.S., aumento de limite?

Tereza Fleury disse...

absolutamente nada

Anônimo disse...

Anônimo 21:35
Infelizmente em concreto agora em nov o que existe é o acerto com o 13°. Só isso. Tudo quieto que nem jacaré no banhado. Quem puder renova no dia seguinte. Que situação desesperadora "eu cheguei". Nem dá vontade de falar.

Anônimo disse...

Contratação ou Renovação do ES da Previ não credita em Conta Salário (ES não tem caráter alimentar)

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Essa onda para a portabilidade é insana. Veja bem: O BB sempre foi nosso porto seguro, amparando-nos nas mais diversas necessidades. E agora alguns desejam dar-lhe calote duplo? Sim, porque querem frustrar ao banco o recebimento das prestações devidas do CDC contraído sendo que existe a possibilidade de renegociar as dívidas. É apenas minha modesta opinião.

Anônimo disse...

É preciso formular melhor às perguntas.
Quando mencionou Conta Salário deveria ter especificado:
- conta salário na origem
E/OU
- conta salário no destino.

Creio que quando o BB recebe solicitação de Portabilidade do Benefício Previ, ele mesmo cria a Conta Salário para preservar TODO CRÉDITO e transferir automaticamente.
Fona Thereza pode confirmar

Anônimo disse...

Esse Porto Seguro nos custou 7,5 bilhões do BET BB que a PREVIC mandou devolver.
Foram exatamente(?) 1 ano Complemento-BD1 pagos em 2008.

Anônimo disse...

Há vídeo institucional da Previ, amplamente divulgado pelos canais da instituição ( em maio deste ano) afirmando que os parâmetros do Empréstimo Simples são revisados 2 X por ano, 1 vez a cada semestre
Acredito que a Previ manterá essa premissa
Se houvesse mudança, ela própria teria informado

Nesse sentido, acredito que até dezembro deste ano , deve haver mudança no ES
A gente diminui a ansiedade e as coisas sr acertam com a graça de Deus
Abraço ao Dr Medeiros

Anônimo disse...

👍👍

Anônimo disse...

Boa tarde a todos estou acompanhando o blog como sempre fiz ao anônimo das 09.16 meu amigo ou amiga li e não concordo meu amigo Porto Seguro e Deus se falta vc não é nada banco do brazil se deve ele vai arranca do seu bolso sim conheço viúvas passando necessidades por deve o BB seguro de vida só é bom pra quem não tem dívida q não o nosso caso infelizmente guando falece alguém estamos até o pescoço de divida por isso não concordo em dizer q somos insanos não temos opções pra decidir o melhor como vamos parcelar algo q não podemos ? Me diga da onde vamos tirar ?se poder responder essa é a pergunta q estamos fazendo no blog pedindo
pedindo ajuda solução

Anônimo disse...

Amigos vamos participar dos comentários vamos da opinião vamos debater falar abram a boca e falem diga o q pensam e o melhor a fazer não podemos ficar calados senhor Medeiros e um homem íntegro e de caráter merece q todos falem ajude a dar ideias só assim seremos assistidos

Anônimo disse...

Ao amigo q chama todos de insano creio q está bem e não precisa debater seja bem vindo ao clube dos calados

Anônimo disse...

Vamos amigos dar opiniões estamos vivos e todo o patrimônio previ bb estão aí pra q seja da queles q acreditam q ainda dá tempo de mudar

Anônimo disse...

Amigos boa tarde como eu me lembro do tempo q eu ia com meu marido pega o espelho no BB SEMPRE TINHA NOVIDADES DIA 20 ERA O MELHOR DIA DO MÊS HOJE FICO TRISTE GUANDO CHEGA DIA 20 NADA ACONTECE SE UNIA OS APOSENTADOS TROCAVAM PALAVRAS IDEIAS TOMAVAMOS UM GUARANA E NO MES SEGUINTEESTAVAMOS DE VOLTA AINDA TEM TEMPODE MELHORAR MUDA TERMOS DIGNIDADE EU CONTINUO A ACREDITAR

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Medeiros e demais colegas

Gostaria de saber se nós aposentados fazemos jus a essa Ação julgada no STJ sobre a correção do PASEP.
Obrigado e muita saúde

Anônimo disse...

"O BB sempre foi nosso porto seguro". Concordo, mas somente em referência ao BB de antigamente, quando era um banco Sério, seríssimo que respeitava e valorizava muito seus servidores tanto da ativa quanto aposentados. Hoje, não! Não é mais aquela entidade da qual tínhamos muito orgulho de pertencer. Pois nós, antigos bancarios principalmente, que construímos essa gigante instituição financeira, a mais rica e mais poderosa do país, não estamos recebendo dele a recompensa merecida. Pelo contrário, estamos sendo sendo tratados com humilhação e desrespeito em nossos direitos.
-Cadê o BET que vínhamos recebendo? O BB tirou!
-Cadê o superavits da PREVI? O BB tirou!
-Cadê a devolução das contribuições? O BB tirou!
-Cadê os reajustes dignos nos benefícios da Previ? O BB tirou!
Lamentavelmente!

Tereza Fleury disse...

colega sua opinião se baseia exclusivamente na sua estoria. é preciso ter mais solidariedade. se vc nao sabe e nao tem conhecimento da,situaçao pessial de cada um, evite fazer juizo de valor. e o BB nao é ne hum coitadinho, convenhamos É apenas mais um banco

Anônimo disse...

Banco, amparando? Desde quando? Tem gente que nem renegociar pode mais.

Anônimo disse...

09:16

O fato de se receber beneficios por outra instituição financeira, não impede que continuemos a honrar os compromissos com o BB e outros da espécie; basta depositar o valor em conta corrente comum.

09:22

A conta salário é sempre vinculada a uma determinada origem, daí a necessidade de se efetuar a portabilidade.

Anônimo disse...

Boa noite
Como vcs complicam as coisas!
Sou a anônima que publicou dia 26, que transferi meu crédito p/ o Bradesco.
Eu já tinha essa conta no Bradesco, era conta comum. NÃO TEM QUE SER CONTA SALÁRIO!.
Tem que pedir no banco que vc quer que vá o pagamento. Me deram um papel com o número da conta, etc... e mandaram entregar no BB, simples assim!
O BB, acho que só dá algum comando p/ que o crédito vá p/ determinado banco.
Qualquer outro crédito que entrar no BB sem ser o pagamento, fica na conta do BB, inclusive o Empréstimo Simples. Para quem tem CDC no BB, tem que fazer transferência p/ ser efetuado o pagto.
Eu só deixei de pagar o CDC, pq o gerente fez cachorrada comigo! E pelo que eu soube, não foi só comigo não!

Anônimo disse...

Exato. Pode ser sua estória. Banco bonzinho? Onde está. Está oculto por detrás das atitudes maldosas das Diretorias do Fundo. Porto Seguro? Só se for a seguradora meu caro. Nós cumprimos um contrato de trabalho isso sim. O Banco é que foi nos tirando com o passar do tempo como o congelamento dos anuenios p. ex. . Será mesmo que todos tem memória mole. Porto Seguro. Essa foi boa amigo como piada de fim de ano.

Anônimo disse...

Veja colega 09:16 o comentário fãs 17:01. Tudo que a bilionária Caixa de Previdência nos deve o Porto Seguro comeu e calou-se. Simples. Os poderosos podem tudo nesse País. Vão lá pegam e não dão satisfação a ninguém. Eu só quero meu bet pago integral e fim dessa contribuição que só enriquece mais eles. Simples. Esse que se chama nosso porto aventureiro isso sim. Hoje desse porto meu amigo só trás coisas ruins
Nas décadas passadas, de saudosos brasileiros, de pessoas honradas, aí sim o Banco pode ter sido um Porto Seguro. Hoje tá mais pro Porto de Beirute.
Aquilo lá virou uma casa de gelo. Quero ver num futuro não muito longe o que será desses prédios que abrigam mesas computadores e gente fria. Um banco de propaganda e distante do seu público. Não, isso não é porto seguro de mais ninguém. Casa de pedra isso sim. Vá lá pedir uma renegociação para ver. A porta da rua é serventia da Casa. Mas podem dever a Cassi. Isso pode. Ora amigo.


Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

PERIGO TOTAL e IMEDIATO! A mídia está informando que o insaciável ARTHUR LIRA, líder do inqualificável Centrão, está pedindo (exigindo) do Governo, DIRETORIAS na PETROBRAS e no BANCO DO BRASIL.

Anônimo disse...

STJ: Dívidas prescritas não podem ser cobradas nem mesmo extrajudicialmente
STJ Estabelece Limites para Cobrança Extrajudicial de Dívidas Prescritas

Publicado por Pedro Esperanza Sudário
ontem
Resumo da notícia
O texto trata de decisão do STJ, proferida no julgamento do REsp n. 2.088.100/SP. O Tribunal definiu que dívidas prescritas não podem ser cobradas nem mesmo de maneira extrajudicial, como por mensagens de WhatsApp, inscrição em cadastros de inadimplentes (SPC e SERASA), SMS ou ligações.

Anônimo disse...

Bom dia amigos concordo plenamente com o amigo das 17.01 cadê tudo q nos tirou pura verdade parabéns falo tudo q tinha pra ser dito cadê o retorno não tem e isso q está se falando no blog parabéns amigos q abrem a boca sem medo

Anônimo disse...

Bom dia Migo 11.52 parabéns vc falo certo tbm q bom q todos sabem e lê e entende q o certo nunca pode ser diferente obrigado pela participação no blog vamos falar trocar ideias dizer o q tem e precisa mudar

Anônimo disse...

Privada

Anônimo disse...

Aqui fiz a mesma coisa, deixei recebendo o benefício na conta salário e todo dia 20 sacava ele e deixava rolar os CDCs, até que um dia o Banco parou de debitar os empréstimos e começou a cobrar pelo Ativos e voltei a fazer uso do ES, contrario cada centavo depositado em conta era devorado pelo Banco.

Anônimo disse...

Caros Colegas Aposentados e Estimado Doutor,

A solução está na devolução do BET, tanto o que o BB retirou( ou usa o BET para os estatutários) como o que não nos foi pago, por desculpa incompreensível.

A não cobrança da contribuição (verba dos 360/ meses).

O recebimento da parte do IR 1/3 PREVI, que a Anabb parece, suspeito, enrolar ad eternam...

A volta do reembolso automático pela CASSI dos remédios de uso permanente, e a não cobrança de percentuais encima de procedimentos e outros...

Terminar com a discriminação imposta aos mais idosos com a redução de prazos do ES, fator de constante e maquiavélico, hediondo, transtorno aos IDOSOS. PORQUE ENTÃO O SEGURO DAQUELES VALORES? E TEM MAIS O CAPEC!

Precisamos que a Administração do BB, hoje nas mãos e cabeças dos que pregam o AMOR incondicional aos Trabalhadores, se dignem em proporcionar um alivio aos que já padecem, somente por ser idosos, (SEM ESTATUTO) as agruras de viver um pouco mais, neste caótico momento.

EMPATIA, compreensão, SENHORES DIRIGENTES!

Desabafo sincero, sem ofender a ninguém, porque não é o meu perfil.

Deus nos proteja!

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Boa tarde pessoal vamos continuar a colocar nosso grito de socorro não vamos para de suas sugestões não desanime

Anônimo disse...

Amigos bom dia !!! Hoje é um dia muito forte pra muitas famílias mais um motivo de pedir um socorro diante da previ porq nossos familiares q se foi e trabalharam muito pra hoje a previ se essa grande empresa q e então em nome de todas as famílias pedimos a compreensão de ajudar a resolver as pendências q análise nossos pedidos e nos responda aqui fica meu apelo .

Anônimo disse...

Bom dia a todos q se empenham em continuar a jornada de apela uma resposta a nossa situação crítica q vivemos e aqueles q querem dar suas opiniões q nos ajude nesse blog vamos continuar essa jornada eu agradeço a todos . Obrigado Medeiros por dar essa oportunidade de falar grande abraço

Anônimo disse...

Dr Medeiros, já lhe agradecemos e pelo amor que o sr tem aos seus filhos, encarecemos o seu prestigioso contato com o Diretor Wagner, diretor de Seguridade da Previ ou com o presidente sobre a revisão do Empréstimo Simples da Previ
Já estamos em novembro e ainda aguardamos mudanças
Em contato telefônico, obtivemos informações pelo 0800 , com consultor, que a Previ já vem estudando há algum tempo essas alterações
Tenho certeza que um contato seu , o Diretor Wagner atende
Mas, fique à vontade, faça o wue seu coração pedir

Em nome do Supremo Espírito Santo, Deus Supremo Eterno e Todo Poderoso, em nome de Deus Pai, Deus Eterno e Todo Poderoso e em nome do Jesus, Deus Filho, Deus Supremo e Redentor

Obrigado

Anônimo disse...

...É preciso colocar a IA a nosso favor mas custa muito caro.

-O que é IA, Dr. Medeiros?

Obrigado e um grande abraço.

Anônimo disse...

Pessoal que está passado por maus momentos nesta vida, isso mesmo vamos abrir a boca, mas com educação, mostrar como a Previ está nos tratando, nos devendo, nos cobrando, sendo dominada integralmente pelo seu Patrocinador, virando as costas a uma parte considerável de pessoas que deram seu suor ao trabalho no Banco. Com respeito e educação sempre deixando nomes de pessoas sem citação, até porque isso não de hoje tenho certeza que o Doutor Medeiros não se furtaram a nos conceder o espaço. Lamento a postura do sr. PRESIDENTE DA PREVI, pessoa oriunda do movimento sindical, do Partido dito dos Trabalhadores ,se assentou no comando e não mova uma palha a esse batalhão de sofredores endividados e que a Previ poderia SIM dar uma melhorada. Campanha NOVEMBRO PRETO PREVI!!

Anônimo disse...

PARABÉNS DR. MEDEIROS

O blog está BOMBANDO!!!

Anônimo disse...

Bom dia amigos concerteza precisamos dd resposta da previ seu diretor estamos aguardando uma melhora do empréstimo um estímulo para esse Natal estamos muito abalados com a falta de resposta de uma atenção a classe dos idosos e dos mais jovens senhores aqui fica meu apelo a previ

Anônimo disse...

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) promoveu na tarde desta segunda-feira (16/10), o lançamento do Programa Estadual de Combate ao Superendividamento, que funcionará por meio de plataforma digital. Representando o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, prestigiou o evento realizado no Salão do Júri do Palácio da Justiça, na Praça da Sé.

Foco da iniciativa, o superendividamento é a impossibilidade manifesta de pagamento da totalidade de dívidas, exigíveis e vincendas, sem comprometer o mínimo para subsistência. Segundo estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 65,5 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em fevereiro deste ano.

Por meio deste programa, pessoas físicas, comerciantes individuais e microempresários do Estado de São Paulo poderão solicitar a tentativa de acordo com empresas privadas, instituições financeiras ou concessionárias de serviços públicos. O formulário está disponível no site do TJSP

Anônimo disse...

Inteligência artificial