CADÊ MUDANÇAS PREVI ?

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Está chegando o final do ano e nada de novidades na Previ a favor dos associados endividados e com dificuldades financeiras.  O ES continua castigando os mutuários com encargos extremamente elevados e escorchantes.


O Bacen na reunião de quarta feira baixou a taxa Selic em 0,50 pontos, conforme se esperava. De imediato o BB anunciou que iria baixar os juros dos empréstimos, para pessoa física, especialmente do consignado. E a Previ está muda.

A Afabb RS está aguardando que seja marcada a apresentação tradicional da Previ do exércicio passado. Incrivelmente até hoje ainda não aconteceu. Em Salvador ocorreu agora no dia 1 de novembro, com a presença dos diretores Wagner e Paula Goto. Trata se de uma oportunidade para analisar dados mas também para reivindicar.

A Previ acaba de anunciar que criou o selo ASGI que significa o engajamento do fundo na defesa de critérios ambientais, sociais, de governança e de integridade, a exemplo do que está sendo adotado em outros países.

O BB por sua vez revelou ao funcionalismo seu plano estratégico para os próximos quatro anos, dando ênfase a digitalização de suas operações seguindo a tendência mundial. Mas não vão ocorrer demissões, estando, ao contrário, prevista a contratação de 6.000 novos funcionários. Está sendo combatido o chamado adoecimento do funcionalismo que foi atrelado ao cumprimento de metas financeiras em vez de missões nobres como o desenvolvimento social do país.

Existem nuvens negras preocupando, guerras, economia norte americana, equilíbrio fiscal, inadimplência, inflação. E parece que nosso reajuste este ano pelo INPC será pífio.

60 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia amigos e ao mestre Medeiros q matéria boa olha uma realidade uma satisfação participar desse comentário amigos precisamos de resposta e tanta reunião e não existe o q mais precisamos respostas amigos vamos participar de suas sugestões seus entendimento do texto vemos trocar ideias desse maravilhoso texto essa é a realidade nesse momento forte abraço

Anônimo disse...

Bom dia a todos amigos cadê as mudanças sim precisamos de resposta final de ano não sabemos como vai ser esse Natal financeiramente q a previ responda por gentileza a todos nós

Nao disse...

Bom dia caro amigos de seu comentário ajude ao ilustre Medeiros a falar dando seus comentários previ q seja transparente com todos nós viajar ter reuniões e otimo mas responder é fazer isso não está acontecendo colocar terno gravata e facil mas vestir a roupa da justiça do apoio da humildade e q está sendo difícil precisamos de respostas da previ

Anônimo disse...

Caros amigos nosso reajuste como vai ser? Vcs concordam com o q vai ser dado aos amigos então vamos falar porq ainda a tempo o ano não terminou vamos dar opiniões vamos comentar falar do texto analisem tudo q está acontecendo pense janeiro só será melhor se a previ der esperança der resposta vamos torcer. Juntos. Alô previ pedimos sua atenção sua ajuda sua mudança !!!!!

Anônimo disse...

Amigos bom dia então vai chegar dia 20 e o problema continua nosso pagamento entra e continuaremos na mesma amigos dia 20 tem q ser satisfatório e não um dia triste porq não temos algo melhor amigos 13 não é presente e obrigação por todo tempo trabalhado e dedicado ao banco 13 não vai dar pra ninguém pagar e sobrar precisamos de muito mais união vamos comentar falar abram a boca de suas opiniões forte abraço medeiros

Anônimo disse...

Caros amigos e verdade estamos sendo cadeira de espera enquanto isso a nossa querida previ toma café com requinte vcs sabem o quanto custa uma viagem pois e tem pessoas q não tem dinheiro pra acompanhar as palestras meus amigos q triste senta na cadeira da espera previ até guando temos q esperar vc olhar pros lados estamos com tantos problemas pessoas idosas q não sabem nem como responder e publicar a sua indignação .sim amigos e muito ruim essa situação estamos pedindo só oq de fato temos direitos nada mais .previ nos responda porq nem todos podem viajar nem todos poder falar nem todos podem publicar existem grandes pessoas q infelizmente não tem como clamar nos q podemos falamos pedimos essa atenção de resposta de todos os questionamentos obrigado a todos os amigos q se manifestam em falar

Anônimo disse...

Dr
De imediato a redução da carência para 3 meses e o aumento do limite
Vamos falar do possível
Abraços

Anônimo disse...

Sobre a postagem:

“Anônimo
31 de outubro de 2023 às 11:52
Esse Porto Seguro nos custou 7,5 bilhões do BET BB que a PREVIC mandou devolver.
Foram exatamente(?) 1 ano Complemento-BD1 pagos em 2008.”
Creio que você quis dizer que em 2008 foi decidido entregar 7,5 bilhões ao BB.
Valor equivalente a soma de 1 ano dos BD1.
BOM SERÁ se esse valor fosse restituído.
12 parcelas do BET(20% do BD1) de cada Participante equivalem a 30.000,00
X 200.000 Assistidos são apenas 6 bilhões
Ou
5% (BD1=10k) da C800 x
12 meses
10 anos
= 60.000,00 valor cobrado dr cada Participante.
X 200.000 sócios
= 12.000.000.000.000,00
que teriam sido diluídos e suportados pelo 7,5 bilhões na origem.

Anônimo disse...

Pois é Dr. Medeiros, pelo andar da carruagem nós fomos jogados no limbo. As preocupações da Previ neste governo são outras como se vê. Enquanto a maioria de nossos colegas passa por dificuldades extremas o Sr. Fukunaga se desdobra para atender aos anseios da atual governança. Acho que todos nós, independente da posição política ( esquerda, direita, centro, etc… ) deveríamos nos unir e cobrar dos congressistas em quem votamos uma posição firme em favor da nossa precária situação junto à Previ. É hora de nos unirmos e não ficarmos nos gladiando sem nenhum resultado prático que nos ajude.

Anônimo disse...

Amado Dr. Medeiros,

Tenho só palavras de gratidão ao senhor pelo empenho em nos ajudar a termos a devida atenção de nosso fundo de pensão. Penso que o dr. Wagner e a dra. Paula Goto, ambos eleitos por nós, são as pessoas a quem nos devemos cobrar, Como diz o Zangãoblues: "meter o ferrão sem dó neles". Saudações Cordiais.

Anônimo disse...

Pra fechar a semana. Diz o sr. Lula: dinheiro bom é dinheiro colocado "em obras".
1° Dinheiro de quem?
2° Quais obras?
A Previ e outros vão botar o trem bala nos trilhos? Vejamos quais obras vão sair do chão.

Anônimo disse...

Bom dia nobre Medeiros

Existe até o final do ano alguma possibilidade da Previ suspender parcelas do E.S?

Ou qualquer outra novidade?

Anônimo disse...

Caro, Dr Medeiros, pelos ifisos e aposentados, por favor, sensibilize, o Diretor Wagner, da Seguridade , sobre a revisão do ES. Já estamos em novembro. A revisão programada para o 2 semestre já tarda
Pedimos o seu especial empenho
Fique com Deus
E o obrigada, de ante mão
Que o Todo Poderoso o retribua

Anônimo disse...

DOUTOR MEDEIROS, ME RESPONDA:
PARA SUSPENDER AS PRESTAÇÕES OU AUMENTAR O PRAZOO DO ES, OS DIRETORES DA PREVI PRECISAM DA AUTORIZAÇÃO DE ALGUMA OUTRA AUTORIDADE DO GOVERNO, OU SÓ DEPENDE UNICAMENTE DELES? SE É SÓ DELES, ENTÃO POR QUE NÃO APROVEITAM QUE AINDA TEM ESSE PODER, E DEECIDEM LOGO?
DOUTOR, PEÇA ISSO, POR FAVOR! ENQUANDO ELES PODEM! AMANHA PODERÁ SER TARDE!
MUITO OBRIGADO.

Anônimo disse...

Prezados, seria extremamente importantes que todas as idéias, solicitações, reenvindicacoes fosse também encaminhadas para a diretoria da Previ, só assim poderia haver ressonância em nossas necessidades e pretensões.

Adaí Rosembak disse...

Não sei o que está ocorrendo no nloh do Medeiros.
Ele aparece sem texto. Tudo apagado.
Outras pessoas que acessam o blog também observaram isso?
Abraços
Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Bom dia amigos BB estamos juntos pedindo a previ pra q abra condição de ajuda a todos previ precisamos de respostas

Anônimo disse...

Meus caros,

Viagens, com custos altíssimos em tempos de Tecnologia da Comunicação a todo o "vapor".

Não tem os BET, mas suspeito de que tem BONUS! Ou estou equivocado? Se me equivoco, desculpas antecipadas.

Estamos velhos e com saúde debilitada. O tempo está passando rápido.

E querem que os BILHÕES fiquem armazenados até os anos 90!

Quem desses inteligentíssimos cidadãos, ou suas consortes, ira presenciar a entrega desses BILHÕES ao BB lá nos 2090?

E agora estão prestes, suspeito, em jogar o nosso dinheiro, suado de 30 ou mais anos de contribuição, em publicidade que não nos trará benefício algum.

Reuniões na Sede, ( ONGS, SINDICATOS? )fora da Sede, com alimentação, outras despesas pagas pelos aposentados e contribuintes na ativa, SMJ.

Pedimos um pouco de respeito e empatia, que devolvam os BET, declinem das contribuições que hoje nos afetam e muito, só isso já nos aliviaria das dores do envelhecimento.

Ah! e a Anabb que agilize o pagamento do 1/3 IR PREVI!

Sabemos da capacidade do DR MEDEIROS, mas o homem sozinho, corajoso, não poderá arcar com o peso da idade de milhares de aposentados.

POR FAVOR SENHORES DIRIGENTES: EMPATIA, RESPEITO E COMPREENSÃO.

REZO PARA QUE DEUS NOS PROTEJA.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Bom dia a todos por gentileza estou tentando dar meu comentário não estou conseguindo alguém está no mesmo

Anônimo disse...

Amigos aposentados e pencionista dando continuidade ao nosso apelo a previ q nos de atenção aos nossos pedidos precisamos de respostas está difícil pra todos previ precisamos da atenção não temos meios de está pedindo ajuda em outro lugar espero melhorias no empréstimo eu agradeço a todos q estão nessa união

Anônimo disse...

As várias manifestações, na sua maioria, apelam pela ação do dr Medeiros
Mas, não se sabe , ainda, se o o dr Medeiros fez algo..
Se contatou alguém da Previ, como o citado diretor Wagner
Ele nada diz
Poderia dizer algo como:
" estou tentando contato , não consegui ou ;
" contatei o Diretor e estou aguardando resposta "
Algo do tipo
Lógico, que o Dr Medeiros não tem obrigação de fazer isso.
Se fizer, é por sua generosidade, como já tem demonstrado
Mas, considerando seu histórico de luta pelos aposentados, pelo muito que já fez e faz, uma msg postada de sua parte,deixaria boa parte dos aposentados, mais esperançosos
Mas, isso é mera sugestão
O fato é que , a sua boa vontade é visível em querer ajudar por manter esse blog ativo
Mas, aos amigos aposentados, façam registro diretamente à Previ, por escrito ou por telefone
Já fiz isso várias vezes e continuo fazendo
Vai dá certo
O importante é não desistir

Tereza Fleury disse...

nao
devecser um problema no seu celular ou pc.

Anônimo disse...

As pessoas perguntam diretamente ao Dr Medeiros, como o anônimo das 21:17 hs do dia 05.11 e ele nada responde...
???

Anônimo disse...

Meu prezado, Todas essas reivindicações que fazemos aqui no blog do senhor Medeiros podem não estar sendo encaminhadas para a PREVI, mas seguramente todas elas estão tendo o conhecimento dos seus diretores. Eles sabem, só não atendem por que não querem mesmo. E o motivo é só por capricho pessoal. Lamentavelmente. Mas esse poder que eles ainda tem de abusar de nós, aposentados endividados, pode acabar um dia.
Já notou a forma desrespeitosa e humilhante com que Lula tá se livrando de certos ministros? Pois é. Em relação a diretor de estatal poderá ser pior. Igual a quem descarta papel higiênico depois de usado. Portanto, ajudem seus colegas aposentados endividados enquanto podem. Obrigado a todos!

Anônimo disse...

DR MEDEIROS

MUITO VALIOSO O COMENT DAS 21:17

EXISTE IMPEDIMENTO PARA A PREVI SUSPENDER PARCELAS A QUEM ASSIM O DESEJAR?
O BANCO NO SEU PRODUTO VAI ATÉ 6 MESES DE CARÊNCIA. CLARO, COBRA O SERVIÇO MAS AJUDA.
E A PREVI NOS AJUDA EM QUE?
PARECE QUE A CARTILHA É QUANTO PIOR MELHOR. EU VEJO QUASE NADA SENDO FEITO. TEM GENTE DESESPERADA COM ESSA SITUAÇÃO, DEVENDO PRA TUDO QUE É LADO E NENHUMA ATITUDE. SEI QUE ALGUEM VAI DIZER " A Previ não é Casa de Caridade" ou se ajuda agora ano que vem eles tão de novo. PESSOAL DA PREVI VEJA BEM. CRIEM UM PRODUTO (ES) CLARO ,DE SOCORRO EMERGENCIAL, COM TRÊS MESES DE CARÊNCIA, EXTRA MARGEM (NÃO PODE). ALGO TEM QUE SER FEITO.

Medeiros disse...

Caros colegas

Eu tenho feito o que posso. O blog por incrível que pareça, tem ressonância na Previ. Ele faz parte de uma seleção de blogs que são lidos ou encaminhados aos diretores da Previ.

Mas eu tenho agido junto a minha associação, a Afabb RS e junto à Federação, onde faço parte de um comitê que trata da Previ. Procura citar essas entidades a se posicionar.

A luta está difícil. Acontece também que tenho viajado muito. Agora irei para Argentina e Chile. A luta na linha de frente tem que ser para os mais jovens. Existem lideranças que estão resistindo.

Anônimo disse...

Dr Medeiros só gratidão por esta falando aqui o amigo das14.01 está certo tem q criar um jeito q possa ajudar a todos verdade pessoas q não tem mais a onde resolver existe um jeito com certeza eu acredito q todos q ler e publica a fazer tem um forte motivo amigos vamos pedir vamos continuar com muita humildade falar debater tenho certeza esse é o melhor a fazer

Anônimo disse...

Caro colegas vamos continuar pedindo realmente pode até ninguém responder da previ porém sabemos q alguém lê e comenta q nos no blog do nosso amigo Medeiros pedem socorro !!! Previ tudo q queremos é algo melhor tantas promessas tantas reuniões tantas viagens e todas as vezes nada não temos notícias previ precisamos da atenção dos nossos representantes nessas reuniões queremos ouvir algo q resolva nossa situação

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Medeiros a luta continua realmente esses q resistem contra os pedidos algum motivo q favoreça não é possível porq a situação nossa com certeza eles não passam infelizmente pessoas q vivem contra não sabe o q passamos mas que. Sabe ainda viveram um pouco da nossa história ainda continuarei pedindo a previ atenção a todos nós um forte abraço

Anônimo disse...

Boa Noite a todos.
Novas lideranças sim. Temos a Sra. Tereza Fleury (excelente), o Sr. Gilberto do RS, o Jair Mário Bork de Itajaí e muitos outros. A PREVI pode deliberar SOZINHA com os eleitos Wagner Nascimento (Seguridade), Paula Goto (Planejamento). Márcio Souza (Administração) mais o presidente que é SINDICALISTA (João Fukunaga) podem deliberar a nosso favor. Se quiserem podem suspender as prestações do ES por três meses sem a menor dificuldade. Se não fazem é porque não querem nos ajudar.

Tereza Fleury disse...

seu comentario esta aqui

Anônimo disse...

A Previ não vai fazer nada, nadica, não fez nem na pandemia imagina agora.
O que ela vai fazer é talvez aumentar o limite do emprestimo simples,digo talvez porque ela aumentou no começo do ano em R$ 10.000,00 e isso corresponde a uns 4% que é a inflação do periodo.
Ela não vai abrir mão de nenhum centavo que tem a receber dos Emprestimos que foram feitos, centavo por centavo.
A única esperança que restava ou resta seria essa ação que o Dr. Medeiros estava falando que ia fazer mas que até agora não deu em nada.
Dr. Medeiros diga logo que essa ação não vai sair, essa divergencia entre os dois peritos que fizeram os calculos poderia ser SUPERADA COM OUTRO PERITO, porque com esses calculos já efetuados um outro perito ficaria mais facil de se posicionar.










Anônimo disse...

Caro, Dr Medeiros, queremos agradecer
Sabemos do seu empenho e o de tantos outros, muitos dos quais não conhecemos
Surtirá efeito. Não creio que a Previ deixará esses apelos sem uma resposta adequada
Sua história não confiz com uma não resposta
São milhares de aposentados, inclusive, a grande maioria dos aposentados
Homens e mulheres que tornaram a Previ o que ela é hoje

Anônimo disse...

Tudo que fazemos ou deixamos de fazer conscientemente ressoa no universo
A responsabilidade dos dirigentes da Previ é imensa, principalmente da Diretoria de Seguridade
Responderemos todos por nossas ações e omissões diante do sofrimento do outro

Medeiros disse...

Caro colega,

Sobre os cálculos do ES eu fiz isso busquei um terceiro perito e para minha exasperação ele não optou por nenhum dos outros cálculos e criou um terceiro. Já existe uma ação questionando os cálculos movida pela AAPPREVI do Marcos Cordeiro. Vou procurar detalhes. Hoje tem reunião de diretoria da Afabb RS e vou pedir providências ao Lahorgue. Hoje é o aniversário da minha esposa Ana, comemora oitenta anos e amanhã viajamos para a Argentina

Aristophanes disse...

Dr. Medeiros e demais colegas. (PARTE 1)
O chamado EMPRÉSTIMO SIMPLES ROTATIVO, oferecido pela Previ aos seus participantes e assistidos, não é um objeto de satisfação, para todos os que dele se beneficiam. Como empréstimo denuncia carência, “em casa que falta pão, todos brigam sem razão”.
Meses atrás, a Previ fez uma pesquisa, sem muita clareza e convicção, perguntando como nós avaliávamos o Empréstimo Simples, com notas numa escala de 1 a 10. Respondi com a nota 5, esclarecendo que a nota valia como média, porque em alguns aspectos o componente merecia 10, mas, em outros, merecia 0(zero). Curioso é que não sei qual o resultado dessa pesquisa...
O ES-R, como sabemos, é um produto exclusivo da Previ, composto de diversas peças, montadas sob regras legais, regulamentos internos e sob caprichos da Previ. Na sua forma atual é um “monstrinho”, mal ajambrado, verdadeiro ‘Frankenstein,” como o denomino em meus pitacos sobre o tema.
Recordemos as peças desse nosso querido monstrinho, com as notas individuais, que lhe atribua, no meu entender:
1 – PRAZO: Variável, de 36 a 120 meses(10 anos) em função da idade do tomador. De bom tamanho, para os mais jovens e discriminatório e perverso para os mais idosos, inclusive onerados pela progressiva taxa do FQM que chega a 5,00% a.a. NOTA 5.
2 – MARGEM CONSIGNÁVEL(MC): 35%. É determinação legal. Prudência com o nível de risco e endividamento. NOTA 10
3 - LIMITE DE CRÉDITO(ajustável). Atual em R$260.000,00. Na prática, está condicionado à MC e outras variáveis. Poderia ser reajustado para R$300.000,00. Só chega lá quem pode. NOTA 10.
4 – JUROS – Subordinam-se a diversas(e confusas) determinações legais, muitas vezes até discutidas e questionadas nos Tribunais de Justiça. Estipula-se, com mais clareza, que as EFPC(Caso da Previ), devem obedecer ao mínimo atuarial de 4,75% a.a., e não podem capitalizar os juros em prazo inferior a um ano, salvo expressa pactuação contratual. NOTA 0
5 – FQM – Variavel ascendente, conforme a idade do tomador, e após 80(oitenta) anos estabiliza em 5,00% a.a. Penaliza sobremaneira os mais idosos, fere o Estatuto do Idoso e o princípio da solidariedade. Funciona, indiretamente como um complemento à taxa de juros(exceto no ES-13º. NOTA 0
6 – CORREÇÕ MONETÁRIA – É aceitável a sua aplicação, pelo INPC, mormente em empréstimos de longo prazo, como são os ES-R. Corrige o Capital, que é uma das variáveis da fórmula de juros (Juros=c.i.t.) Incompreensível, entretanto, a sua apuração em dois tempos distintos, a cad período de 30 dias(do dia 20 ao fim de cada mês, com o INPC de 2 meses atrás, e, em seguida, do começo do mês seguinte ao dia 20, com o INPC do mês anterior). Essa dupla correção confunde o processo de correção e ocasiona a composição de juros, FQM e correção, na apuração do segundo período (final do mês ao dia 20), sem esquecer que a FQM é um aditivo oneroso à taxa de juros. NOTA 0.
(CONTINUA)

Aristophanes disse...

PARTE 2 (CONTINUAÇÃO)
OBS.: Essas três variáveis(JUROS/FQM/CORREÇÃO) componentes do processo do mútuo da Previ, constituem, na forma como são manipuladas e aplicadas, um verdadeiro simulacro do TRIANGULO DAS BERMUDAS, onde navegam as maldades que distorcem e viciam o ES-R. Repito: NOTA ZERO.
7 – CARÊNCIA PARA RENOVAÇÃO(6 MESES) Boa prática, rentável para a Previ e o Fisco, É um lenitivo para o tomador do empréstimo que ajuda a resolver constrangimentos financeiros episódico, mormente quando combinada com a departamentalização do ES-Rotativo em 4 modalidades(ABCD). Poderia ser mais eficaz se permitida, ocasionalmente, após 4 ou 5 prestações. NOTA 10
8 – PULA PARCELA – Dispositivo praticamente não permitido pela Previ. No passado já foi fartamente atilizado o “pulo” de até 3 parcelas, opcionalmente. A Cooperforte libera automaticamente o “pulo”, no mês do aniversário do mutuário. Capricho da Previ: NOTA 0.
9 – TAXA DE ADMINISTRAÇÃO E IOF. Sem comentário. Dai a Cesar...
10 – INPC NEGATIVO: Ao sabor das enigmáticas leis da Economia e de sua apuração, no caso, pelo IBGE, o INPC(índice que mede a nossa inflação), em cada mês, pode variar de números negativos, zero e números positivos. Pura aritmética que não altera conceitos. Incompreensivelmente, quando ocorreram INPC’S de valores negativos(por exemplo: -,0,32, -,0,12), a Previ - repito – incompreensivelmente, atribuiu valor 0(zero) na apuração da CORREÇÃO MONETÁRIA RESPECTIVA. Erro grosseiro, capricho ou falha do software. Ocasionou prejuízo aos MUTUÁRIOS. NOTA 0.
Vou ficar por aqui. Já basta, para formular minha conceituação final sobre o ES-R da Previ, que, como disse, passa sem louvor, com NOTA MÉDIA 5(CINCO).
À luz dessas considerações e tendo presentes numerosas avaliações de mutuários(são dezenas de milhares) que, igualmente, se consideram insatisfeitos, observo o empenho de muitos em mover ações judiciais, contra a Previ, para reparação de perdas e prejuízos. Não seriam impertinentes e inviáveis. Entretanto, parece-me que a relação custo-benefício, na prática é desfavorável. Com efeito: a perdas teriam que ser periciadas e avaliadas, individualmente, em períodos de tempos e variáveis distintas. Cada caso é um caso e, por mais acurado que fosse o resultado seria de pequenos valores pessoais.
Ademais, ainda penso que a Previ, mesmo não sendo uma unânimidade, não deve ser exposta, por questões coletivas menores. Mais proveitoso, liquido e certo seria negociar o pagamento do último ano do BET, mas logo, logo, editem um novo Empréstimo Simples, sem travessuras, tipo Tabela Price, parcelas fixas, sem resíduo final.
Abraço cordial
Aristophanes Pereira

Anônimo disse...

Boa tarde amigos já li o texto do senhor aristhophanes sim e verdade temos a ir nessa direção porq e um homem sábio e tem uma bagagem grande dd experiência parabéns disse muito a respeito do empréstimo o único problema é a previ não escutar nossos apelos forte abraço

Anônimo disse...

Amigos vamos continuar nesse debate com professor Ari ele é sábio forte abraço

Anônimo disse...

Agradeço professor Ari grande pessoa vamos apoiar e ouvir saias palavras

Anônimo disse...

Previ boa tarde !!! Precisamos de melhoras no empréstimo por gentileza use as redes sociais para responder a todos q estão vivendo essa drenalina de tensão pedimos respeitosamemente

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

É verdade amigo Dr. Medeiros. A AAPPREVI, por intermédio do nosso Assessor Jurídico, Dr. José Tadeu de Almeida Brito, ajuizou há um ano uma Ação Declaratória em face da PREVI (na Justiça Estadual do Rio de Janeiro), pleiteando ao Judiciário para que sejam reconhecidas as ilegalidades e as abusividades cometidas pela PREVI na contratação e na cobrança das parcelas e na atualização do saldo devedor do Empréstimo Simples, que podemos resumir desta maneira, detalhando algumas delas:
JUROS REMUNERATÓRIOS:
Na formalização: Não estando expressamente pactuado, é legal até 6% ao ano. Estando expressamente pactuado, é legal até 12% ao ano.
Na formalização: A PREVI está praticando juros flutuantes, compostos por INPC acrescido de juros fixos de 4,75% ao ano, o que ultrapassa os 12% ao ano.
FUNDO DE QUITAÇÃO POR MORTE – FQM:
Se houver, deve ser isonômico, mas a PREVI utiliza o FQM variável em função da idade. Mas se a PREVI reduz o limite do empréstimo para os mais idosos, não deveria cobrar um FQM mais alto desses mais idosos.
FUNDO DE LIQUIDEZ:
Como a cobrança das parcelas acontece em folha de pagamento, não há risco de iliquidez.
DISCRIMINAÇÃO DOS IDOSOS:
A PREVI pratica discriminação contra os idosos ao restringir o acesso aos maiores valores e aos prazos mais longos em função da idade, violando o inciso IV do art. 3º da CF-88.
A AAPPREVI e o seu Assessor Jurídico (Dr. José Tadeu de Almeida Brito, inscrito da OAB-PR 32.492, OAB-DF 45.904 e OAB-RJ 185.032) se colocam a sua disposição para eventual troca de informações que visem beneficiar os participantes da PREVI na defesa de seus direitos.
Respeitoso abraço,
Marcos Cordeiro de Andrade
presidencia@aapprevi.com.br

Anônimo disse...

Dr
INPC outubro 0,12%
Abraços

Anônimo disse...

Senhores diretores da Previ,
Quando é que esse governo dito "amigo dos trabalhadores e defensor dos aposentados" vai criar um programa nos mesmos moldes do DESENROLA BRASIL destinado especificamente aos endividados com seus fundo de Pensão? Pois os aposentados da Previ, por exemplo, estão precisando muito de um programa assim visto que os juros e encargos cobrados sobre nossos empréstimos (ES) Empréstimo Simples, estão bem acima do que é praticado pelos demais bancos.

Obrigado a todos!

Anônimo disse...

Concordo com o anon 16.40 mas parece que o desenrola é para quem parou de pagar as dívidas. O nosso caso é uma verdadeira crueldade porque mesmo com a corda no pescoço, ficando sem poder comprar até mesmo remédios, continuamos pagando o ES porque já vem descontado no contra cheque. Se pudéssemos bloquear os pagamentos também teríamos ajuda como o desenrola. Como disse o colega caberia ao governo criar uma solução para o ES.

Anônimo disse...

Os colegas que estão esperando alguma coisa da PREVI vão esperar em vão.
A unica solução seria a lei do endividamente que ja foi postada aqui dos 30%.
Outra solução é essa que o colega Marcos Cordeiro de Andrade também postou.
A Previ pouco ta se lixando para a situacao dos colegas endividados, faz tempo que tá rolando essa situacao.
A unica noticia boa é que com o INPC de outubro baixo de 0,12% o saldo devedor sobe pouco e a prestação consegue amortizar o saldo devedor, se o INPC anual ficar nesse nivel isso seria uma boa para os colegas endividados.
Com o INPC baixo a correção monetaria não prejudicaria os tomadores do Emprestimo Simples e o IMOBiliario que é o pior do BRASIL, eis que se O INPC for alto a prestação do financiamento imobiliario subirá mensalmente, todo mes é recalculada.

Anônimo disse...

Numa epoca que tudo é automatizado faz sentido a PREVI cobrar essa taxa de administração quando da renovação do Emprestimo Simples? Para quem vai essa taxa ? é utilizada para que ? Em que rubrica do balanço ela é colocada ?

Anônimo disse...

Lendo e analisando os comentários, todos tem a sua importância, mas vendo o do sr. Marcos e do sr. ARISTOPHANES, e sabendo do monitoramento, é lamentável a não tomada de uma atitude por parte da Previ. Não posso deixar de pensar como uma Instituição dessa magnitude fica devedora e ainda maltrata pessoas associadas e idosas. Com que intenção? Por que não fazem uma correção de rumo nesse mal afamado ES-R. Hoje tem gente passando necessidades, sem dinheiro até para pagar a conta de luz, o n° de endividados é recorde e essa Instituição que já levou muito de seus assistidos e pensionistas não diz uma palavra. Então que sigam liquidando os tais empréstimos com o Fundo de Quitação por Morte que deve ser mais rentável e atrativo em vez de apresentar uma solução factível.

Anônimo disse...

Até 300 mil foi o que uma advogada disse que beneficiários de uma Ação Judicial corrigindo valores do PASEP, têm direito, após decisão do STJ. Algum colega advogado poderia confirmar se realmente procede?
Excelente final de semana a todos

sr Elis disse...

Nobilíssimo, MEDEIROS!
Que bom saber que ainda está na ativa, espero que Bem e Saudável! É deveras confortante e animador que Guerreiros estejam do nosso lado, mesmo que um tanto moderados. Fraternal abraço! Fique Bem!

Anônimo disse...


Até quando Aposentados e Pensionistas continuarão PAGANDO CONTRIBUIÇÃO PRA PREVI"??? Não era para Contribuírem por 30 anos???

Anônimo disse...

Bolsa de valores em alta, 125.000, passou de 120.000.

Anônimo disse...

Ao Anonimo de 17 de novembro de 2023 às 15:42

Parece que 30 anos resultaria em contribuição mensal muito elevada no tempo em que estavamos na ativa, então resolveram (Previ e Associados) estender até o embarque de cada um (titular e pensionistas) para outro plano cósmico.
Teriam denominado isso de Plano Solidário e como já fui jovem -- muitas décadas atrás --, não posso dizer que não me beneficiei, à época, do mesmo.
Mas fica a critério de cada um...

Magalhães disse...

Questiono aos Mestres do direito: cabe recurso? Ou receberemos outra aposentadoria proporcional a contribuição extra?

Felipe Osório da Silveira disse...

Pensionistas não contribuem

Anônimo disse...

Dr
Em dezembro ES 280.000 ou 300.000
é o que resta
Abraços

Anônimo disse...

Caro , Dr Medeiros, crê divulgado no previ notícias de 16.11.2023, a Previ informa que, com a presença de vários membros da Diretoria, será apresentado o resultado Previ na Superintendência do BB em Porto Alegre.
Nesse sentido, se o Dr Medeiros ou algum membro da AAfbb RS for participar , pedimos para que solicitem informação sobre a Revisão dos Parâmetros do ES, Emprestimo Simples para o presente semestre
Estamos próximo do Natal e há muita expectativa quanto a esse procedimento que está institucionalmente definido como parte do calendário da Previ
Pedimos o seu apoio nesse sentido, Dr Medeiros, por favor

Anônimo disse...

Será que a transição foi para aliviar o bolso dos Participantes ou o desembolso do BB?
O que dizer do BET20% de 2008?
5 anos sem NÓS e o BB contribuir?
Pedala?
Euforia do período DOURADO com as Comodities Minerais e do Agro?

Anônimo disse...

Apesar da contribuição para a Previ pagamos imposto de renda sem reduzir o valor da contribuição. No informativo para a declaração anual os valores são descritos como pagamento de previdência privada, e previdência privada não pode ser compulsória, a não ser em caso de cobertura de déficit. Não dá para entender.

Anônimo disse...

Pensionistas não contribuem???????????