DIRETORIA DA PREVI EM PORTO ALEGRE NO DIA 29 DE NOVEMBRO

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Foi anunciado pela Previ que no próximo dia 29 estarão em Porto Alegre diretores para apresentar o relatório referente aos números do balanço dos planos de benefícios. Será na superintendência do BB no RS.


É uma ótima ocasião para perguntar e debater sobre as questões que nos preocupam, como por exemplo os encargos do Empréstimo Simples, melhorias no ES, problemas judiciais, investimentos, etc, etc.

Convém mencionar que o salto positivo da bolsa este mês, de 112.000 para 126.000 hoje, significa que o resultado do presente exercício de 2023 certamente será superavitário, ficando afastada qualquer possibilidade de contribuição extra. Ufa, que boa notícia.

Ao contrário, a Cassi já amarga um prejuízo / déficit para este ano em torno de 350 milhões.

A subida da bolsa se deu principalmente em razão da baixa dos juros, da declaração de que o governo busca o equilíbrio fiscal e dos dados sobre a economia norte americana terem sido favoráveis. 

Existem ainda sombras no horizonte em razão da guerra e da vitória de Milei na Argentina. 

Voltei de recente viagem pela Argentina, Buenos Aires e MENDOZA, fiquei impressionado pela crise e pela inflação lá existente, o candidato oficial não podia ganhar mesmo. Os aposentados lá vivem penúria e foram obrigados a voltar a trabalhar para sobreviver.

Quero encerrar prestando minha homenagem a dois velhos companheiros de luta em defesa dos aposentados recentemente falecidos, Rui Brito e Gilberto Santiago. Convivi com ambos desde o início , fomos sempre do mesmo lado, inclusive fui conselheiro fiscal da previ quando Gilberto era conselheiro deliberativo. Rui era combativo e dominava a legislação previdenciária. Perdemos dois guerreiros.

41 comentários:

Anônimo disse...

"Convém mencionar que o salto positivo da bolsa este mês, de 112.000 para 126.000 hoje, significa que o resultado do presente exercício de 2023 certamente será superavitário, ficando afastada qualquer possibilidade de contribuição extra. Ufa, que boa notícia".

Doutor Medeiros, o que quer dizer com ..."Ficando afastada qualquer possibilidade de contribuição extra," refere-se a contribuição pessoal Previ que já existe e que já pagamos? Ou a uma outra? Qual contribuição extra seria?

Muito obrigado

Tereza Fleury disse...

tem um pessoal adora ficar tocando terror com.os aposentados ameaçando dizer que teremos que contribuir com.extras pra cobrir deficits da PREVI. É isso colega. uma turma de cavaleiros do apocalipse que ta tentando se eleger.

Anônimo disse...

O Bb ja disponibilizou antecipacao decimo terceiro?

Anônimo disse...

A verba C800 não é mais “Extra”
Veio para ficar, engolir a MC30/35% e impedir p aumento do saldo global do ES, tiro como “risco” de não saldamento “em vida” pelos Participantes.
DD Medeiros se refere a uma 2a. Verba C801… uma pá de cal!

Anônimo disse...

RECORDAR é VIVER 2 X

Recuperei post de 2021

“ Anônimo14 de junho de 2021 às 22:08
Doutor Aristophanes,
Um justo aumento de FQM até seria plausível, mas nunca a redução das parcelas.
Suspeito de ignominioso despautério a redução de prazo, da maneira punitiva que adotou a BILIONÁRIA Previdência… “

Suscitou o ilustradissimo colega (sim, com a testa super lustrada pelos 333 dias/ano do sol 🌞 do Recife) …
Suscitou que a Previ tem sobras $ para até 2055.
Presumo que o último Moicano entregue uns 100 bi ao Xing Ling, em 2077!

Queridos, tenho 62, mas não pretendo completar 77.
Tem muitos que passaram da META do INSS que é de 76…
Aceitemos o
ÔNUS do FQM, redução do prazo.

É o preço do BÔNUS da Longevidade !!!

Saúde à todos/todas, ou todis os Gaúchos!

Anônimo disse...

Dr Medeiros, agradecemos desde já
Esse encontro da Previ na Superintendência do BB em Porto Alegre é uma excelente oportunidade para que o Dr Medeiros com a excelente interlocução que tem junto à Diretoria da Previ, indague ao Diretor de Seguridade Wagner Nascimento sobre o aumento do Teto do Empréstimo Simples.
Já estamos às portas de Dezembro de 2023
A Previ informa que essas alterações são feitas 2 X por ano, portanto a cada semestre
Ajude-nos, caro Dr Medeiros
Obrigado

Anônimo disse...

Isso mesmo Tereza. Lamentável o que fazem. Se sua cabeça não está boa vai ficar bolado com essa gente . Adoram aparecer só pra botar os outros pra baixo. Essa é a vida de alguns.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros
Vai começar de novo. É de se esperar que realmente seja mostrado o que diz na sua postagem. Mas eu duvido já pelo demonstrado em anos passados. Trazer novidades sobre tudo o que se passa? Duvido. Mas vou acreditar que a visita dos representantes mostre uma mudança de comportamento. Mas duvido que ocorra. Por quê? Não há interesse em abrir nada. Só o protocolo da visita anual. Quanto ao empréstimo simples fico com o que já foi dito. Modelo esgotado, é só pagar ou liquidar com sinistro e uma talvez atualização. Quem se contenta só com isso que siga assim todos os anos.

Anônimo disse...

Quem topa???? Fazer uma "vaquinha" pra arrecadar dinheiro, com a finalidade de pagar matéria em jornal de grande circulação, denunciando a PREVI sobre o sequestro do BET. Que tal o título? " PREVI DÁ CALOTE EM SEUS ASSISTIDOS "!

Anônimo disse...

Meu Deus ! Chegamos a Dezembro , e nada do ÉS , vamos passar o ano ! Com dívidas e sem direito nem a um Perú, Deus dos Exércitos em nessa causa ao nosso favor , estamos na sua misericórdia pai .

Anônimo disse...

Ao colega anônimo de 20 de novembro de 2023 às 22:01

Quando um fundo previdenciário como o nosso começa a apresentar indicativo de prejuízo, então uma das alternativas é reforçar o caixa com contribuições extras dos participantes e do patrocinador em igual montante.
Parece que FUNCEF e POSTALIS estariam atravessando essa situação.
Mas, assim que sanado o déficit, essa contribuição extra deixa de ter razão de existir.

Miro disse...

No PREVI PLANO 1, a contribuição pessoal dos aposentados compõe a fonte de custeio do Fundo, juntamente com a contribuição patronal. Os aposentados do PREVI FUTURO estão isentos de contribuição pessoal, exceto da contribuição extra, em caso de equacionamento de déficit. Então, nós do Plano 1, sim,é tecnicamente possível pagarmos simultaneamente duas contribuições: a pessoal e a extraordinaria.

Anônimo disse...

Boa tarde a todos! alguém poderia por gentileza me orientar sobre como proceder para pedir isenção de imposto de renda por doenças prevista em lei? estou com problemas de saúde e sei que tenho esse direito , porém como meu beneficio é unificado ( previ+ INSS) , não sei a quem devo enviar os documentos médicos e o requerimento. agradeço quem puder me informar .

Anônimo disse...

Procure a Cassi, que cuida dessa isenção

Anônimo disse...

Caro colega 22 de novembro de 2023 às 15:16

Mantenha contato com a CliniCassi mais próxima, pois ela deve analisar os documentos -- e talvez fazer a perícia -- e comunicar à PREVI.
A PREVI, como fonte pagadora abrangendo o INSS, deverá aceitar o comunicado da CASSI e, de imediato, suspender a cobrança de dito imposto.

Felipe Osório da Silveira disse...

Tem que pedir pelo app do meu INSS, mas normalmente eles pedem perícia ou recusam, só depois via judicial

Anônimo disse...

ANÔNIMO DAS 15:16. SOU APOSENTADO PELA PREVI E INSS. TIVE PROBLEMA COM DOENÇA PASSIVEL DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA, MARQUEI PERICIA NO INSS E MANDEI TODA A DOCUMENTAÇÃO. FOI DEFERIDO O BENEFICIO RETOAATIVO À DADA DO LAUDO. NÃO É DIFICIL DE FAZER.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 22/11 - 15:16 h

Você pode encaminhar o requerimento e documentação diretamente para a CASSI que efetuará a análise da situação e, deferindo a isenção requerida, comunicará a decisão para a PREVI.

Anônimo disse...

bom dia; anonimo DE ISENCAO DO IR, telefone para a KATY ou CAMILA DA AFABB PORTO ALEGRE, nessas horas e que vemos como e importante sermos socios de uma entidade, que quando precisamos temos o retorno e orientaçoes

Anônimo disse...

Parabéns aos colegas que prontamente se dispuseram em auxiliar um colega, o que até pode servir para mim no futuro. E depois de ler de um colega que ser sócio de uma Associação, bom deixa pra lá, encaminharei minha desfiliacao contributiva e vou me associar nessa do mantendo desse blog. Muito mais útil. Auxílio funeral e seguros não são minha prioridade do momento. Ações esqueça. Passou.

Tereza Fleury disse...

pois e...e respondendo ao anonimo das 11:33,.eu tenho 67 e pretendo chegar aos 90 como meus pais..... e nao vou aceitar o onus imposto pela PREVI , ate morrer.

Tereza Fleury disse...

topo colega! o problema é que somos poucos .....ja tem uma turminha querendo se eleger ano que vem.....quem.sabe eles aceitam em.troca de votos?!?

Tereza Fleury disse...

Colegas
mes passado houveram discussoes aqui no blog sobre portabilidade de salario, algumas pessoas dizendo que nós nao poderiamos fazer a portabilidade.
Venho informar que solocitei a portabilidade do meu salario da PREVI depositado no BB para ouyro Banco e o BB acolheu a solicitaçao.
Entao, dúvidas sanadas. O BB é obrigado a aceitar o pedido.
Meu salario agora é transferido automaticamente para o outro Banco.

Anônimo disse...

Vejo com muita preocupação essa atitude, visto que em muitos casos, com raras exceções, serve apenas para protelar o pagamento de obrigações assumidas e aliviam muito pouco a situação financeira dos participantes.

Anônimo disse...

Dr
ES
Funcef reduziu carência para 2 meses
(era 6 meses igual Previ) .
A Previ pode reduzir para 3 meses e aumentar limite para 280.000 ou 300.000.
Abraços

Anônimo disse...

Boa tarde amigos verdade eu ouvi pessoas q disseram q fez portabilidade só preciso saber como fica o cdc eu tenho q transferir pra pagar ou é automático eu agradeço se tereza poder dizer

Anônimo disse...

Amigo de 11.11 concordo porq a previ não oferece essa modalidade de 3 meses iria ajudar limite. 280 tenho um valor q não consigo fazer devido a margem

Anônimo disse...

Previ !!!' Nos de um alô de 280 e 3 meses de carência aquele abraço

Anônimo disse...

Bom a todos vamos colocar essa sugestão no blog 280 amigos vamos pedir vamos. Falar alguém vai ouvir ou ler a nossa mensagem !!!!!

Anônimo disse...

As taxas de juros prefixadas da Funcef são bem justas.

Tereza Fleury disse...

Colega, quem disse a você que e pra deixar de pagar obrigaçoes assumidas???Ilações suas. E vc nao sabe qual a situaçao individual que esta levando a pessoa a transferir. Mais empatia é bom.

Tereza Fleury disse...

nao custa nada à PREVI fazer o mesmo né?

Anônimo disse...

Ta na hora de a previ fazer alguma coisa por nos. Nao é possivel esse descaso.

Anônimo disse...

Um aumento no limite do ES e diminuição de carência seria muito bom, me ajudaria muito!

Anônimo disse...

Sei que tem muitos colegas em situação crítica! Situação impensável nos bons tempos em que nosso salário era invejado por muitos. Inclusive nós éramos considerados “ bom partido “ para as moças casadoiras da época. Hoje porém parecemos mendigos implorando migalhas à poderosa Previ, que se mostra insensível às nossas súplicas. Não seria a hora de mudarmos a nossa postura? Como? Pressionando ou melhor esclarecendo a nossa situação junto aos nossos representantes no congresso nacional. Isso deve ser feito por pessoas qualificadas ( e temos muitos neste blog ). Acho que ficarmos choramingando neste blog, como temos feito há muito tempo, não está resolvendo nada. E o Dr. Medeiros e outros com competência seriam os melhores interlocutores para essa nobre missão. Não vislumbro outra solução a não ser esta pois da maneira que estamos agindo a Previ não vai se sensibilizar com a nossa situação pois não tem dado nenhum sinal de nos ajudar. Tem que ter pressão por representantes do povo. Nós, para a Previ, somos só pessoas que não sabem administrar suas finanças e que só vivem reclamando, infelizmente.

Anônimo disse...


Olá pessoal,

Triste em saber das condições de algumas pessoas, sei que tudo está muito caro e que a cada dia está dificultando mais o poder de compra.
Todas as vezes que nós aqui em casa precisamos da previ, ela nos atende de imediato e não temos nenhuma reclamação sobre ela,somente temos que elogia-la.
Quanto ao aumento de limite...vocês estão sem pensar um pouquinho. A previ não pode fazer o que a funcef faz porque a funcef é de orgão federal e a previ não tem autonomia de reajuste nos empréstimos e nem modificação na carência, por isso não fiquem tristes.
Desejo melhoras nas finanças a todos,grande abraço.

Anônimo disse...

Precisa para que? Só se for para pagarmos os altos salários deles que não estão
Nem aí para os associados. A previ é nossa.

Anônimo disse...

Bingo dobrado !
Fecharam 2 fileiras na cartela.
Na horizontal + vertical.
Comentei aqui que a data do crédito dia 01 regula a 1a. parcela para o mês seguinte.
Abriram hoje teto 270k, 2 dias antes, o que já implica crédito em 01.12.
Isso é prova que.A Previ acompanha os blogs.
IMPORTANTE
Dia 10.12 roda o Contra Cheque com efeitos no saldo devedor do ES…
E mais 1 parcela paga, que deve sensibilizar dia 20.12 ou seguinte.

0800.729.0505 resolve e orienta a melhor opção.
Cada caso é diferente de qquer outro caso.

Anônimo disse...

Boa tarde a todos os colegas,quem queria o aumento do teto do ES consegui parabéns só que não adiantou de nada , não aumentaram o prazo ,o limite quase todo mundo tem mais não dá para fazer nada só estão puorandomais a nossa situação

Anônimo disse...

Como estamos acostumados ficamos a chuoar o dedo. Aumentaram o limite para 270 mil, mas nada mexeram. Ou seja quem precisa não terá acesso como sempre. Podemos esquecer a Previ, pois os colegas que lá habitam, não sabem o que ocorre na parte de baixo do planeta Terra. Afinal como dizia o saudoso Chico:" Quero que o pobre morra"
So no resta um milagre nesse Natal para que muitos possam pelo menos ter o básico para sobreviver.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

A PREVI com esse aumento do ES quase em cima de DEZEMBRO e no final do ano, acredito, conseguiu, novamente ter ao seu lado, “um monte” de CORAÇÕES E MENTES!