ESPERANÇAS PERDIDAS E FIM DO BLOG DO MEDEIROS

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Eu não erro meus palpites. Não fui eleito. Tirei apenas o 36 lugar, dez abaixo do 26, que é o último que vai tomar posse. Tive apenas 3.506 votos.  Poucos votos .  Insuficientes.  Sinal de que minha proposta não agradou e de que me acharam idoso demais para participar do CD da Anabb. Talvez por isso fui excluído indevidamente na campanha de várias listagens do grupo do qual fiz parte na eleição, sendo vítima do famigerado fogo amigo. Faz parte, como dizia o Janjão.


Como sempre desejo cumprimentar os eleitos e rogar para que tenham sucesso no mandato conquistado. A situação teve maioria absoluta. A oposição elegeu apenas quatro candidatos.

O blog se encerra hoje aqui.  Agradeço a todas e todos que frequentaram meu blog, contribuíram com suas ideias e sugestões, auxiliaram colegas com dúvidas e problemas..

Hoje tenho baile da Afabb RS, Vou comemorar minha aposentadoria definitiva. Lanço um livro de memórias em  23 de dezembro em Uruguaiana, minha terra natal, para onde vou de avião no dia 12  para encontrar minha bisneta, e depois vou curtir a praia onde em fevereiro lanço um outro livro de memórias de viagens no dia 21 de fevereiro.

Em março vou para o Nordeste e em junho para a Europa, se Deus quiser.  Parado eu não fico. Fui convidado para dar palestras sobre envelhecimento ativo, por sinal e com surpresa, bem remuneradas. Já tenho quatro agendadas.

Então é isso.  VALEU, Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

DELENDA EST CARTAGO

VAMOS QUE VAMOS

GRATDÃO

ESTOU COM UM PALPITE INFELIZ

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Em geral eu acerto minhas previsões. Assim tem sido no Ibovespa há mais de trinta anos. O amigo Teixeira que o diga.


Nesta eleição para a Anabb meu palpite não é otimista, por causa da imensa abstenção. O que houve ? Dificuldades no sistema eleitoral ?

Para a oposição ganhar uma eleição tem que haver grande insatisfação , tem que haver alarido, tem que haver muita indignação.  E isso não é o que acontece nesse pleito, que, ao contrário do que se supunha, transcorreu morno, sem grandes debates, sem conflitos, até agora, com seu final amanhã.

Acho que os eleitores não se motivaram com as propostas de mudanças do time da INOVANABB. AO mesmo tempo as acusações e denúncias que foram ventiladas não tiveram a força necessária para virar o prato. Embora tenha sido louvável o esforço dos coordenadores do grupo e seu empenho, entendo que houve imprevisão com relação ao fundo financeiro para pagar as despesas, que foram superiores ao orçado e precisariam maiores recursos para se equiparar à publicidade dos adversários.

Repito que não me arrependo de ter participado. Só do dinheiro desembolsado nas contribuições para o pagamnto das despesas de campanha, que  sempre faz falta. Se procurar descobrir os cálculos abusivos do ES e procurar reduzi-los não seduz os milhares de mutuários descontentes e aflitos, então estou mesmo precisando me aposentar, porque não entendo essa  apatia. Será que o nosso mundo está assim tão insensato ?

Adquiri novos amigos em todo o país e ao mesmo tempo testei as velhas amizades, que, como sempre acontece, me decepcionaram parcialmente. Contava com o apoio de algumas delas que se omitiram. Lamento apenas que alguns mais afoitos tenham atropelado o combinado em busca de votos. 

Agradeço ao grupo INOVANABB por ter me convidado para disputar, por ter acreditado num velho guerreiro. Agradeço a todas e todos que votaram em mim. 

Saio de cabeça erguida, acreditando ter cumprido mais uma vez com o meu dever. Adverti das ameaças e dos perigos  que nos rondam e cada vez mais se aproximam.

Aguardo com curiosidade o resultado das urnas.  Votarão 14.000 ou 15.000 ?  No último dia haverá surpresas ? Tomara dessa vez eu esteja errado.

Obrigado de todo o coração pelo apoio e pelo carinho.

VALEU, TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA.

COLEGA DO BB CADÊ SEU DESCONFIÔMETRO

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Estou deveras impressionado com os nossos colegas do BB, tanto aposentados como da ativa. Cadê o desconfiômetro desse pessoal ?


Será que não se deram conta de que eu me lancei nessa aventura de candidatura ao CD da Anabb  não foi por vaidade,  por brincadeira, por diversão?

De graça não foi, porque tive que fazer contribuições pesadas para a campanha.

Por que será então ?

Não passa pela cabeça que eu e o Carvalho por termos sido conselheiros deliberativos da Previ temos conhecimento dos grandes riscos que correm nossas aposentadorias e pensões a partir do ano que vem, de 2025 ?

Qual razão me faz deixar meu sossego e meu lazer, comprometer a minha saúde, abusar da minha idade, e lutar por um lugar na Anabb para ter condições de resistir aos perigos que nos aguardam ali na volta da esquina ?

Ninguém se deu conta disso.  É desanimador, é triste, é decepcionante.  Cadê aquele antigo espírito que animava o funcionalismo do BB e evitava as ciladas armadas pelos interesseiros de plantão.

O resultado dessa eleição vai ser definitivo para o nosso futuro.

Eu não estou de graça nessa peleia. Estou me arriscando. 

Mas sozinho não vou vencer. Liguem o desconfiômetro e votem. Meu número é o 135 e meu time é a INOVANABB.

Por amor de Deus votem.

VOTE NA ELEIÇÃO DA ANABB, EXERÇA SEU DIREITO E REALIZE AS MUDANÇAS

sábado, 16 de novembro de 2024

A eleição está no seu quarto dia.  Poucos estão votando, cerca de 5.000 eleitores exerceram seu direito. Desse jeito no final do pleito, dia 22, próxima sexta, não conseguiremos alcançar sequer o número de 20.000 votantes.  Eu havia calculado 25.000.


E aí mora o perigo.  O número de votantes nos dois últimos dias tende a ser volumoso, gerando inquietude e desconfiança.

No meu blog tem sido muito tímida a declaração de pessoas afirmando ter votado em mim e no meu grupo para assegurar maioria no CD.  Muito tímida. Esperava cerca de cem registros no mínimo. Por enquanto me considero derrotado nas urnas.


Essa apatia é triste e reprovável.  Não querem se movimentar, não querem se posicionar, não querem corrigir o que está errado, não querem inovar nem mudar nada.  Querem ficar no sofá da sala, vendo TV e o tempo passar, querem ficar reclamando da vida e das medidas que não chegam nunca.

Estamos a perigo.  Nossas aposentadorias estão a perigo.  A Previ está com um problema enorme pois as ações da Vale, carro chefe da renda variável, caíram bruscamente para 56 reais, em dois dias a Vale perdeu quinze bilhões em valor de mercado. Vai afetar o superávit da Previ. E enquanto isso o presidente Fukunaga ganha de presente um conselho bem remunerado no aeroporto de Guarulhos.

O resultado do terceiro trimestre do BB não agradou o mercado pela elevada inadimplência e as ações caíram mais de dois por cento.


Para resistir e defender nossos interesses a Anabb é fundamental. Por isso me convocaram para essa jornada e eu consenti em trabalhar, gastar e me expor, por achar que estamos realmente em perigo e precisando agir.

Muito ruim, porém, conviver com esse desinteresse e apatia. Acordem. Votem no INOVANABB antes que seja tarde demais. Depois não venham chorar sobre o leite derramado. É AGORA OU NUNCA.

HOJE É O DIA D, DIA DO INÍCIO DAS ELEIÇÕES DA ANABB

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Hoje começa a eleição da Anabb. O encerramento é dia 22;deste mês.


Para mim o grosso da votação acontece nesses três dias iniciais , portanto dia 15, feriado, a eleição já está definida, com a composição do CD e do CF entre os mais votados.

Parece que são esperados cerca de 25.000 votantes. 

Existem duas propostas principais disputando a eleição.  Uma dos atuais gestores, formada pelo grupo VC, pelos sindicatos e pela FENABB. E outra, de oposição, pregando inovação e mudança, do grupo INOVANABB, constituído pela união de seis grupos de entidades do funcionalismo ativo e aposentado do BB.


Eu estou apoiado e apoiando o INOVANABB.  Pretendo contribuir com minha experiência e procurar na Anabb melhorias para o ES e agilização na liquidação das ações judiciais, bem como lutar pelo fortalecimento da Previ e Cassi.

Fui convocado para essa jornada.  Aceitei por achar necessário. A decisão será do eleitor. Se estiver satisfeito votará na atual gestão, se estiver descontente com o atendimento e com a transparência certamente votará na oposição.

Eu fiz uma campanha limpa e esclarecedora, de acordo com meus princípios.  Não agredi, não insultei, não atropelei a verdade.

Estou na reta derradeira. O meu blog também.

Tudo depende agora da votação. Exerça seu direito . VOTE.

Desde já agradeço.  Até dia 22.

RETA FINAL DA ELEIÇÃO PARA A ANABB, AGORA OU NUNCA

sábado, 9 de novembro de 2024

Dia 13 até 22 de novembro acontece a eleição para a Anabb. Portanto, nesta semana. Sabido que a votação maior ocorre nos três primeiros dias.


Não é demais afirmar que a eleição vai se definir nesta semana. 

Infelizmente o material de campanha do grupo que me apoia, postado nos Correios na semana passada, incrivelmente ainda não chegou nas residências dos eleitores, ao contrário do material dos adversários.

É uma eleição difícil contra forças poderosas, mas é agora ou nunca que vamos conseguir as mudanças que se fazem necessárias na Anabb. Os eleitores vão decidir se querem o continuísmo ou se querem inovar, ter uma entidade mais independente, mais autônoma, que não possua nos seus órgãos diretivos pessoas ligadas a outros interesses que não os dos participantes, como ocorre atualmente.


Eu entrei nessa aventura mediante convocação de colegas e de amigos que acharam que minha participação ia ajudar na causa que abraçaram. Não ligaram para minha idade. São contrários ao ETARISMO.

Minha proposta é positiva. Não vou para lá para perder tempo com discussões bizantinas nem perseguições. Minha agenda está foçada em melhorias do ES e agilização de liquidação de ações judiciais. Posso ser útil nessas questões 

Essa eleição serve também para decidir se vou ou não encerrar o blog, se vou ou não pendurar as chuteiras e finalmente vestir o pijama. Passar a curtir os netos e a bisneta.  As urnas vão falar e decidir os rumos da minha vida.

Estou junto com o grupo INOVANABB. Votem nos indicados na relação aqui divulgada em post anterior

A sorte está lançada. Álea jacta est..


CONFERÊNCIA DA CASSI EM POA E DESEQUILÍBRIO NA ELEIÇÃO DA ANABB

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Ontem, Dia 6 de setembro houve no auditório da Afabb Rs a conferência da Cassi e a posse dos novos membros do conselho de usuários do RS.  Foi feito muito convite para o evento e o auditório estava lotado.


Além do médico que palestrou sobre cuidado integral à saúde, falaram o diretor Fernando Amaral e a presidente do CD Graça Machado.

Eu ultimamente ando descontente com a Cassi. O gerente regional , ao contrário dos anteriores, não tem me tratado como eu gostaria nos meus pleitos. E como advogado tenho recebido inúmeros pedidos para ajuizar demandas contra a Cassi por demoras no atendimento e recusas nas solicitações de coberturas. Transfiro sempre essas demandas, até hoje nunca ingressei em Juízo reclamando da Cassi.

As falas dos gestores não me confortaram.  Ao contrário me deixaram preocupados com o futuro de nossa Cassi e com a garantia de assistência em nossas aflições de saúde. Preocupado não, muito preocupado.

A presidente do CD é conselheira da Anabb e candidata à ser reeleita agora.  O cargo facilita sem dúvida a sua campanha eleitoral e desequilibra as eleições. Viaja por conta da Cassi. Economiza nas despesas eleitorais.

O RS sempre teve um conselho de usuários atuante e poderoso, outrora coordenado por Maeda,  a Afabb Rs sempre participou ativamente do conselho.

Eu considero de extrema relevância para nós, aposentados e pensionistas, termos uma Cassi saudável e atuante para a proteção de nossa saúde nesse estágio derradeiro de nossas vidas e considero que a Anabb é fundamental para isso.  Mais uma razão para disputar um lugar no CD da ANABB.  Uma disputa difícil e acirrada, desequilibrada ,  mas não impossível. Depende só de vocês deixarem a apatia de lado e decidirem participar ativamente do processo eleitoral promovendo as mudanças necessárias e colocando no CD pessoas que estão dispostas a fazer a diferença.Ainda dá tempo. Vamos nessa ?


VOTEM NO MEDEIROS 135 PARA MELHORAR O ES DA PREVI

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Por que estou insatisfeito com minha campanha para a eleição do CD da Anabb ?


Porque tantos reclamam dos cálculos do ES mas não se dispõem a fazer nada para obter as melhorias necessárias, nem sequer trabalhar para conseguir votos para quem entrou nessa disputa só por entender que esse é o único caminho para melhorar o ES.

No meu entendimento deveria haver um movimento espontâneo de colegas, um grupo interessado e até anônimo, divulgando na rede um slogan como este: querem melhorias no ES votem no Medeiros, votem em quem está lutando por isso.  

Mas até agora não visualizo esse movimento, não existe nada a respeito nas redes.  Cadê os interessados ? Só ficam se lamuriando no blog, reclamando do Governo e dos dirigentes da Previ, se queixando da vida e do aperto financeiro, chorando a miserabilidade.  Assim não dá, é frustrante é desanimador.


Quem quer melhorar precisa fazer alguma coisa.  O que tem no momento e custa pouco é obter votos para quem está empenhado em decifrar os cálculos abusivos no ES, denunciar as anormalidades e obter as melhorias, talvez até com devolução de parcelas recolhidas a maior.

Desculpem o desabafo aqui, não é o meu costume, mas não consigo me conformar com essa apatia, com essa omissão, com esse desligamento dos aposentados e pensionistas. Será que não se deram conta de que existem candidatos nocivos aos nossos interesses ? Que vão se aproveitar dessa apatia.

Fica aqui a minha advertência e o meu apelo para me apoiarem e ajudarem nessa jornada. Não custa nada, não peço contribuição financeira, só um pouco de esforço para ter sucesso nessas eleições. Caso contrário não vou ser eleito, preciso no mínimo oito mil votos, e depois não adianta chorar sobre o leite derramado.

Obrigado pela compreensão. Ainda conto com vocês.

O GRUPO QUE APOIA MINHA CANDIDATURA NA ANABB

domingo, 3 de novembro de 2024

Todos sabem que a eleição da Anabb não funciona com chapas mas a votação é individual.  Se vota num candidato, por exemplo em mim, número 135, e mais vinte candidatos para compor o CD de 21 membros. Pode se votar só num candidato, em dois, cinco, dez, quinze e até vinte e um.


Nem todos gostam de alguns candidatos propostos numa relação e daí escolhem apenas aqueles que apreciam.  

Não adianta se apresentar como candidato independente, sem estar aliado a nenhum grupo de apoio. Não vai se eleger. Já tentei uma vez sem sucesso. Precisa ter aliados. Inclusive pelo custo da campanha.

Eu sou apoiado por seis grupos de entidades ligadas ao funcionalismo ativo e aposentado do BB.  O que nos une é o desejo de mudanças, inovações e melhorias na Anabb.  Somos oposição ao continuísmo na Anabb. A renovação é sempre necessária. Além disso existem muitas reclamações . Diversos associados pediram demissão da Anabb por causa de insatisfação com o atendimento e a atuação.

Vou divulgar aqui uma relação de 19 nomes que me acompanham para apreciação de vocês. Acrescento abaixo mais dois nomes. Recordo que para que minha atuação seja consistente preciso ter maioria no CD.


Os nomes que adiciono são os seguintes:

156. PAULO WILLIAMS ROCHA DA SILVA (PAULO WILLIAMS  PW)
163. SÉRGIO DOURADO FRANÇA ( SÉRGIO DOURADO)

Então vamos que vamos. Conto com a compreensão de vocês, com o apoio e o voto nas eleições que começam no dia 12 de novembro e se encerram dia 22.

Muito obrigado desde já pelo carinho de todas e todos.  Vitória.

MINHA CUÍCA VAI RONCAR NA ANABB

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Sou percussionista. Tenho predileção pela cuíca porque ela dá o rítmo e porque ela ronca.  É um instrumento de ponta, de frente nas escolas de samba. Roncar a cuíca significa marcar presença, mostrar serviço, não ficar inerte, fazer diferença. As mulatas apreciam as cuícas, caem no samba, se revelam.


Então é isso. Roncar cuíca é trabalhar, estabelecer metas, ser pró ativo, buscar o essencial, o que interessa a todos nós. E é o que pretendo fazer na Anabb, conquistar melhorias para os associados, agilizar os processos judiciais, obter uma liquidação mais rápida, procurar a contratação de perito em cálculos, de especialista em IA, inovar e mudar o que for necessário.  


Não consigo me conformar com o ES da Previ.  Não consigo aceitar a tal de FQM, que considero uma discriminação ignóbil para com os idosos como eu, que tenho 86 anos.  Estudo até se a FQM é legal ou não. Tenho dúvidas a respeito. 

Acho que a gestão da Previ subverteu o objetivo do ES.  Antes era um empréstimo camarada que nunca poderia dar prejuízo, tinha que obedecer a meta atuarial.  Agora, de uns anos para cá, virou fonte de receita para a Previ pois tem as vezes superado a meta atuarial. Uma análise profunda e abalizada tem que ser feita. Era um empréstimo razoável e benéfico, virou um empréstimo malvado.Por que isso .?


Meu saudoso pai dizia que a gente tinha que ir fundo e nunca largar o osso. Meu pai era do BB e era um sábio. Estou nessa aventura da eleição da Anabb como preito e homenagem a sua memória.

Me ajudem a fazer a minha cuíca roncar lá na Anabb.  Com certeza todos iremos lucrar. Garanto.. vamos que vamos. 

COMEÇANDO A PEGAR FOGO

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Não, não é a campanha para a eleição da Anabb que está começando a pegar fogo.  Por enquanto ainda está calma, não começaram os ataques pessoais, as falsas acusações, as fake news.  Até parece que o grupo que atualmente domina a Anabb tem absoluta certeza da vitória. Hum ,!!! Muito estranho. Tem coisa aí na moita.


O que tem surgido pós congresso da Abrapp são notícias alarmantes sobre investidas do Governo Federal nos fundos de pensão estatais em busca de recursos para os projetos de infraestrutura. Voltam a falar no trem bala e em outros projetos mirabolantes. 



Agora saiu a notícia de que a Previ pretende terceirizar a gestão da sua carteira de renda variável. Em torno de 66 bilhões de reais. Trata se de uma desconsideração a capacidade profissional dos funcionários do Banco do Brasil.  Parece que o presidente Lula quer obsequiar empresas da companheirada. 

Bastou eu falar que minha ida para a Anabb tinha por objetivo agilizar a liquidação das ações judiciais que a ação de 1/3 do imposto de renda se mexeu e teve importante decisão. Parece também que lá na Previ está em gestação alguma melhoria no ES que está para sair a qualquer momento.  Pelo jeito ainda tenho força e poder para mover as montanhas. Oxalá.

Minha campanha está morna para a Anabb. Estou meio decepcionado pois não tenho recebido o apoio de colegas e de entidades que eu julgava certo.  Será que não acreditam mais em mim ?  Estou nessa jornada por convocação, por convite, não por vontade própria. Estou para servir, para contribuir.  E como disse essa é minha derradeira aventura.  Se não lograr êxito, penduro definitivamente as chuteiras e inclusive fecho o blog do Medeiros. Desaparecem os motivos para me manter na peleia.

Então, por favor, me apoiem. Meu número é o 135, MEDEIROS.  Meu grupo, indispensável para que tenha condições de atuar, é o INOVANABB, que pugna por mudanças e inovações na Anabb, para melhorar a entidade.

CONGRESSO DA ABRAPP EM SÃO PAULO DOS FUNDOS DE PENSÃO

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Hoje está se encerrando o Congresso da Abrapp em São Paulo, com mais de quatro mil participantes. E o maior congresso de previdência do mundo. Três dias de palestras.


É um congresso caro. Cerca de quatro mil reais a inscrição. Não pude comparecer. Estou me recuperando da gripe que adquiri na viagem ao exterior. Já tive alta dos remédios. Fiquei sem sequelas.  Certo que eu e minha esposa tivemos covid. Uma variante nova que está começando a se espalhar pelo Brasil. A médica recomendou tomar vacina contra pneumococos. Vou verificar.

O Congresso está focado no tema de INOVAÇÃO.  É um tema moderno.  O grupo que me apoia na eleição da Anabb também quer inovar.  O título é INOVANABB.

A Abrapp quer mudanças no sistema de previdência complementar.  Acha que o sistema está engessado demais, quer flexibilização de normas, mais liberdade para atuação dos gestores, menos responsabilidade. Quer que retornem os investimentos em imóveis. Quer os investimentos em infra estrutura requeridos pelo governo federal. Quer as debêntures.  

A Previ participou do Congresso com vários painéis. Ainda não tenho informações a respeito. Aguardo. Sei que a Petros deu um show no primeiro dia . Divulgou um seguro garantia que está evitando inadimplência e perdas.

Muito se fala e se debateu no congresso sobre o uso da IA, inteligência artificial, nos procedimentos e nas operações.  Eu estou começando a utilizar a IA.  Sou neófito, mas estou avançando. Já comecei a utilizar a IA para analisar os cálculos do ES e a margem consignável. Já tenho obtido resultados interessantes. Vou em frente.

Preciso muito de apoio para a eleição da Anabb.  A solução está lá.  Por isso o Marcel , nosso ferrenho adversário na Previ, também está na disputa e seria ruim para nós  se fosse eleito. Por isso Preciso ser eleito e que sejam eleitos conselheiros afinados comigo,  pois os que lá estão se perpetuando nada fazem para conquistar as melhorias necessárias no ES.  Os saldos estão astronômicos. Já viram ?  É de assustar.  Credo !!!


ANIVERSÁRIO DO BANCO DO BRASIL DIA 12 De OUTUBRO

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

O dia 12 de Outubro tem várias comemorações. Dia da criança, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. E dia do aniversário do nosso Banco do Brasil.  Tenho apreço por todos os aniversariantes.


Para conhecer minha primeira bisneta e festejar seus dez meses de idade me desloquei de Porto Alegre até Barcelona, na Espanha. Foi uma viagem cansativa mas valeu a pena. Sou gratopor, com 86 anos, Deus ter me permitido acompanhar e desfrutar dos primeiros passos de minha bisneta Marietta. Nada supera a inocência e o sorriso das crianças.

Devo alguns milagres e algumas graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora Aparecida. Ela é poderosa e atua numa faixa especial. Lembro que a Previ fez um empreendimento junto ao santuário de Aparecida, o famigerado Magik Park.  Era um empreendimento fraudulento. Foram gastos cem milhões e no final a Previ vendeu tudo por apenas três milhões, que era o que valiam as modestas instalações.  Um dos pecados e uma das irregularidades que eu denunciei quando estava no Conselho Fiscal da Previ. E fui ameacado de morte por isso. Tive proteção divina.

O aniversário do nosso, do meu e do teu, Banco Do Brasil sempre me emocionou.  Eu sou um apaixonado pelo BB. Mesmo que ultimamente tenha se transformado num BB guloso, não seja mais aquele pelo qual nos sacrificamos quando trabalhávamos nele. Tenho orgulho do BB e da contribuição de nossa instituição para o desenvolvimento do Brasil. Escrevi um livreto intitulado Sobrevivência ou privatização do Banco do Brasil na época que o banco apresentou prejuízo expressivo em seu balanço. Na época do Xmenes, lembram.

Se for eleito para o CD da Anabb vou continuar minha luta permanente pelo engrandecimento do BB, para que não esqueça as conquistas de seu funcionalismo, não largue de mão a Cassi e não se aproveite da Previ desvirtuando suas finalidades de pagamento de benefícios para ser um mero canal de investimento em infra estoura do Governo.

Bendito dia 12 de outubro. VIVA.

ANABB E CASSI

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Comecei minha campanha para o CD da Anabb e tenho recebido bastante apoio de colegas e amigos.  Mais adiante vou aprofundar a campanha e divulgar os nomes que me acompanham na jornada. As eleições serão só em novembro. Como tenho dito estou concorrendo a pedido para tentar fazer a Anabb propor a Previ melhorias no ES e agilizar a liquidação dos pleitos judiciais.


No encontro de Natal me relataram que o presidente da Cassi, Said, não escondeu a situação financeira delicada, mas assegurou que em 17 de outubro está agendada reunião com a presidente do BB para resolver o déficit crescente e restabelecer o capital. Veremos…

De fato, cada dia se nota piora na situação aqui no RS, são inúmeras as queixas de falhas no atendimento. Cresce a insatisfação.  Somente amanhã vou conseguir fazer a vacina contra o herpes zoster.

Temos uma associada na Afabb Rs que pagou dois mil reais de uma anestesia em dinheiro e a Cassi não quer ressarcir justamente alegando que ela pagou em dinheiro e a Cassi só aceita ressarcir se o pagamento for feito em cartão ou no pix.  Pode isso ?  É brincadeira ?  Onde diz que dinheiro não vale mais.

Volto a perguntar.  Cadê nossa antiga Cassi ?  Aquela que era nosso auxílio nas doenças e na velhice ?  O gato comeu ?




EM CASA, SÃO E SALVO, E VOTANDO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

domingo, 6 de outubro de 2024

Cheguei dia 1 de outubro, com uma gripe forte. Tomei o antibiótico azitromicina, cinco cápsulas, e hoje, graças a Deus, estou bom, sem a terrível tosse e outros sintomas. Nada como o lar da gente para nos recuperar. Cinco dias de resguardo, mais o xarope Notuss e advil.  Mas passei dias difíceis na viagem pela Alemanha, Suíça e Espanha. Fomos castigados por um clima cruel e inesperado, muita chuva e frio, ainda em pleno verão. Passou, ficou para trás. Com 86 anos é preciso coragem para viajar em excursão e cumprir os horários. A viagem se transforma numa verdadeira aventura. 


Recuperado estou pronto para o batente.  Segunda feira vou na Afabb Rs saber das notícias.  Houve um encontro em Natal dia 3 de outubro com a participação da diretora da Previ Paula Goto e do presidente da Cassi. O presidente Lahorgue foi. Deve ter novidades. Divulgarei no próximo post.

Minha candidatura a conselheiro da Anabb foi devidamente homologada. Meu número é o 135.  Vou iniciar a propaganda em seguida, depois das eleições municipais. Apesar de dispensado, vou exercer meu direito de cidadão. Vou votar para prefeito e vereador.  Obedeço minha linha de pensamento e escolha do lado que me parece mais apropriado.

Sobre a Cooperforte tenho divergido de sua atuação nos últimos tempos. Deixou de lado o antigo espírito de coleguismo e fraternidade. Ficou muito mercantil. Tenho patrocinado ações contra a mesma defendendo cooperados executados absurdamente.

Por hoje é só. Semana que vem retorno. Votem bem. O Brasil precisa.

VIAJANDO E QUASE VOLTANDO

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Como não gostam muito quando falo de viagem, não noticiei a minha ida a Alemanha Suíça e Espanha. Sai  dia 6 e retorno dia 1 de outubro.  Estou indo visitar minha bisneta de dez meses em Barcelona.


Tive má sorte no tempo. Estamos ainda no verão aqui, que acaba só no dia 22, mas a temperatura caiu de 36 grau para quase zero grau de repente, com chuvas ei inundações. Muito se fala aqui no finados tempos anunciado na Bíblia.

Tudo caríssimo. O euro e o Franco suíço nas alturas.  Não dá para fazer as contas.

E ainda por cima com a mudança brusca do clima pegamos, Ana e eu, uma forte gripe.  Caramba.

Mas superamos e vamos concluindo o passeio.  Amanhã vamos a Zelmatt que fica numa altitude acima de três mil metros nos Alpes. Arre. Está nevando. Eu acho que não vou subir. 

Minha inscrição para o pleito da Anabb foi feita e ganhei o número 135.  Quando houver a homologação divulgarei nome dos candidatos que apoio. A ideia é fazer a Anabb reivindicar nossos direitos e interesses perante a Previ e Cassi.

Vou voltar revigorado pelo convívio com minha neta e bisneta, bem como atualizado com tudo que anda acontecendo por aqui.

Até lá.  Aguentem firme. Que Deus nos proteja.

CADÊ A CASSI. ?

domingo, 8 de setembro de 2024

Pois é, cadê a Cassi ?   Eu contava com a Cassi para me abrigar tomando a vacina contra a herpes por recomendação médica antes de viajar para o exterior . Mas me embromaram, pediram coisas, e a autorização só chegou na véspera da viagem. Terá sido de propósito ?  As farmácias não quiseram me aplicar a vacina e só poderei tomar na volta em outubro. Economia de quinhentos paus por causa do déficit sucessivo ?  E se eu pegar a tal de herpes na viagem e ingressar com ação milionária contra a Cassi ?  Risco grande, não é?  Porque não me pediram para ir na clínica Cassi ?  Será que foi para desprestigiar a Afabb RS e a competente e dedicada nossa funcionária Caty Simone ?  Não sei, mas certamente não gostei.  Achei desastrosa a condução. Em 34 anos foi a primeira grande decepção com a Cassi.  E juntamente com o meu havia solicitado que a Afabb Rs intercedesse por uma associada idosa, 86 anos, cujo pleito singelo de imunoglobulina está trancado em análise em São Paulo.


Sempre tenha procurado defender a Cassi.  O Flech, a quem ajudei a eleger me pediu, e agora o Amaral também me pediu.  Nunca ajuizei nenhuma ação contra a Cassi.  Mas estou sentindo a mesma indignação de outros colegas que me relatam o sofrimento nos trâmites de suas demandas.  A partir de agora vou ajuizar.  Não sou mais o consultor jurídico da Afabb Rs.  Em 2 de setembro me afastei do cargo depois de 34 anos para ficar mais livre e independente.  E outra coisa vou cobrar da Cassi a parte dela nos remédios de uso contínuo para hipertensão, diabete e glaucoma, colírios caríssimos. Até agora era contribuição pessoal minha para a Cassi.  Acabou.  

No retorno tenho que ir a Brasília. Lá vou me encontrar com o Amaral e a Graça Machado. Vou conversar e fazer um um relato da situação da Cassi aqui no RS.

Desculpem o post sobre essas agruras da Cassi. Mas achei bom que soubessem, pois somos solidários em nossos problemas, não é verdade ?

FRENTE FRIA CHEGANDO

sábado, 24 de agosto de 2024

Obrigado pelo apoio a minha candidatura na eleição para a Anabb.  Sei que é difícil pois já existe um esquema de perpetuar os atuais dirigentes.  Mas é preciso tentar para ficar de consciência tranquila. Navegar é preciso. Estamos em risco absoluto. Temos que chegar lá e lutar pelos nossos direitos e interesses. Minha experiência e meus conhecimentos jurídicos podem ser úteis. Não posso me omitir mesmo com minhas limitações pela idade.


Uma frente fria está no horizonte e traz nuvens negras. O governo quer meter a mão de novo nos recursos dos fundos de pensão  estatais para usar no PAC.  Não basta a péssima experiência anterior que afundou o Postalis, a Petros e a Funcef, cujos participantes pagam mensalmente pesadas contribuições para equalizar os prejuízos.

O próprio presidente e ministro da fazenda se reuniram esta semana com os presidentes dos fundos para combinar as operações nos projetos de infra estrutura do governo.  Perigo à vista. A Previc está conivente e algumas entidades do funcionalismo também. 

Na reunião de Camboriú o diretor Wagner da Previ foi muito evasivo.  Tendo sido anteriormente provocado, perdeu muito tempo esclarecendo que os casamentos e união estável entre aposentados idosos e mulheres jovens não preocupam financeiramente o fundo pois são menos de mil casos e representam um percentual de apenas 0,1 por cento do total de benefícios.  Também acho que não preocupam e que  devemos tratar de outras matérias mais relevantes.

Outra coisa que traz ameaças ao nosso bolso é a Cassi. Prejuízos mensais vão comer nosso capital acumulado e a previsão é de que em abril do próximo ano, logo ali, o stoque terá zerado e será cobrada uma contribuição extra.

Houve um alívio nesta semana com o ingresso de cerca de 400 milhões decorrentes de contribuições relativas aos ganhos de ações trabalhistas, finalmente reconhecidos pelo BB depois de muita pressão de todas as entidades, inclusive a Afabb RS.  Com isso acho que o sufoco passará para o final do ano de 2025. Mas acho, somente acho.  Precisa maior transparência na Cassi.

Bem, por hoje é só.  Vamos enfrentar o mau tempo. Aqui em Porto Alegre a frente trouxe frio e risco de neve na serra. Neste momento está cinco graus. Arre.

CENÁRIO FINANCEIRO MELHORA COM IBOVESPA EM ALTA

domingo, 18 de agosto de 2024

Ocorreu um fenômeno.  O Ibovespa estava em baixa, com 124.000 pontos.  Pessimismo no mercado com alta da inflação no Brasil e ameaça de recessão mundial.


Além disso as guerras da Rússia com a Ucrânia e de Israel com a Palestina e o Irã recrudesceram, com bombardeios cruentos na Faixa de Gaza e morte de líder muçulmano. 

De repente, há cerca de apenas duas semanas, o mercado começou a reagir, com o ingresso de capital estrangeiro, estimulado pela alta do dólar. E a bolsa voltou a subir e na sexta dia 16 de agosto bateu o recorde com 134.000 pontos.  Subiu 10.000 pontos em duas semanas.

Somente a Vale continua amargando desvalorização em suas ações baixando do patamar de 60,00 para 56,00.  Isso afeta um pouco a Previ, que possui ainda uma forte posição.

O plano 1 está equilibrado, apesar do déficit de dez bi no ano 2024 o superávit acumulado tem cerca de três bi.  

A Cassi é que preocupa com prejuízos mensais contínuos, que vão corroendo o capital.  Breve teremos que solucionar esse problema.

Fiz um pedido a Cassi de cobrir a despesa com a vacina contra herpes zoster, são duas doses com intervalo de sessenta dias, cada dose custa 780,00.  A Cassi me respondeu pedindo queimei médico justifique o pedido da vacina. Qual o motivo da requisição?  Ora, precisa justificar ? Sou idoso, tenho imunidade reduzida, a herpes castiga os idosos com fortes dores e incômodos.  Meu Deus, precisa mesmo justificar ou então é onda para restringir. Não gostei. Parece brincadeira. Mais caro fica para a Cassi se eu contrair herpes.

No próximo post conto sobre o Encontro sulbrasileiro das Afabbs.  Tem fofocas. Até.

ELEIÇÕES PARA A ANABB

domingo, 4 de agosto de 2024

Seguidamente aqui no blog surgem reclamações contra a Anabb principalmente a respeito da demora na liquidação da acao do imposto de renda ou por omissão na tomada de providências contra a gestão da Previ é da Cassi.


Diversos colegas se manifestam por pedir  demissão da Anabb como forma de protesto. E outros alegam que essa não é uma atitude correta, que deviam era lutar pelos seus direitos e interesses nas eleições, elegendo candidatos afinados com o que entendem justo e necessário.

Pois as eleições da Anabb estão chegando. Breve deve sair o edital. Elas acontecerão de setembro a novembro.

Tenho recebido pedidos para me candidatar ao conselho deliberativo de novo. Há vários anos atrás já fui conselheiro, numa época boa para a Anabb., onde ela cresceu e desenvolveu  várias iniciativas oportunas.

Tenho dito que gostaria de dependurar as chuteiras, que já estou idoso, que o melhor seria dar lugar para mais jovens.  Mas os colegas não aceitam minhas desculpas e alegam que ainda sou útil, que mantenho vivo esse blog, que tenho experiência e vivência na área e que possuo saúde nvejavel.

Um grupo poderoso de entidades me convidou para concorrer e em princípio resolvi aceitar.  Vou fazer parte de uma nominata de colegas que desejam a Anabb mais ágil, mais próxima dos associados e mais guerreira em defesa de nossos interesses junto ao BB, Previ e Cassi.

Gostaria de saber o que pensam a respeito e se posso contar com o apoio de vocês.

Obrigado 

PREVI E CASSI IMUNES OU ISENTAS DE TRIBUTOS ?

segunda-feira, 15 de julho de 2024

A reforma tributária em análise no Congresso trouxe ao debate a tributação dos fundos de pensão e da Cassi, com pesada carga em cima do imposto de renda, o que significaria redução nos benefícios de aposentadoria e pensão.


Houve intensa mobilização contra essa verdadeira bitributacao e parece que essa ameaça foi retirada. Cabe ainda saber se haverá isenção ou imunidade, porque o que verdadeiramente nos interessa é a imunidade.

A Previ divulgou seu resultado de maio, houve déficit e o déficit acumulado do ano passou para mais de dez bilhões de reais. Estamos chegando na margem de risco e seria interessante ouvir o diretor de investimentos.

Existem algumas dúvidas a respeito do Pasep, principalmente sobre os valores que estão em jogo, alguns acham que se trata de valores mínimos e outros cogitam de receber em torno de vinte mil reais.  O BB devia prestar maiores informações a respeito.

Estou de volta da minha viagem ao exterior. Três semanas para conhecer minha linda bisneta em Barcelona. Tudo muito caro por lá pois o dólar e. Euro dispararam.

Foi marcada reunião em Camboriú para as Afabb do sul, para ouvir diretores da Previ é Cassi, para o dia 16 de agosto. Entretanto aqui de Porto Alegre temos problema de locomoção pois o aeroporto salgado filho ainda está nterditado.

Quem quiser suspender as prestações do empréstimo simples tem que se manifestar no auto atendimento da Previ até 30 de julho.

O cenário político e financeiro está muito confuso, espero por dias melhores. Quiçás.

A PERENIDADE DE NOSSOS BENEFÍCIOS NA PREVI E CASSI

domingo, 23 de junho de 2024

Alguns tem comentado sobre o final de nosso plano um na Previ, que está fechado desde 1997, o qual terminará quando o último participante morrer.  Se calcula que isso pode ocorrer por volta de 2050. E aí a cogitação é de que os ativos que sobrarem irão para o BB.


Eu com 86 anos certamente não ficarei até o fim.  No máximo talvez chegue a 2030, quando estarei com 92 anos. Torço para que nossos benefícios na Previ e Cassi se sustentem até lá.  Tenho esperanças que sim. Já passei por vários sustos. Um deles foi o prejuízo imenso do BB, em 1996, de 7,5 bilhões, quando assumiu o Ximenes, de triste memória , outro foi na intervenção na Previ, e mais outro foi quando nosso fundo de pensão tinha um déficit de dez bilhões em 2002, quando assumi o conselho fiscal e aconteceu o mensalão e o episódio desagradável do Pizzollato. 

Entrei no BB em 1957 com a garantia de que o banco assumiria o pagamento de minha aposentadoria. Dez anos depois, em 1967, fui obrigado a optar pela Previ, e passei a depender do nosso fundo de pensão.  Por sua vez o antigo serviço médico do BB que operava na agência centro de Poa, onde eu trabalhava no cadastro, antes de passar para o serviço jurídico, foiextinto e surgiu a Cassi com os credenciamentos e assistência farmacêutica.. 

Fiquei preocupado com o andar da carruagem. Meu sonho sempre foi a perenidade dos benefícios. E instado por alguns colegas fui defender meus e nossos interesses juridicamente e na área administrativa. Idealizei o peladaço na frente da Previ é a novembrada mais tarde para mostrar perante a mídia que não estávamos inertes, mas atentos e dispostos a defender nossas conquistas.

E agora aqui nos encontramos numa fase difícil de novo. Merece atenção máxima.

A perenidade é um privilégio. Muitos ficaram pelo caminho. O Aerus, por exemplo, poderoso fundo de pensão do pessoal da Varig. Uma tragédia.

Na vida pessoal também persigo a perenidade da família. Finalmente fui abençoado com o nascimento da minha primeira bisneta, a Marietta, dando início a quarta geração. Ela nos perpetua. Ela é o meu futuro. E para conhece la viajei com a Ana até aqui em Barcelona, onde seus pais vivem, e estou desfrutando do convívio com ela, que tem feito valer o esforço duma viagem fatigante em vista da inundação do aeroporto de Porto Alegre. A Marietta com certeza sou eu renascido. Ela é muito parecida comigo. Gratidão a Deus.


CAPEC, CASSI E PREVI

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Por causa de aperto financeiro e de liberação de margem para contratar ES, muito se tem falado sobre a CAPEC ultimamente aqui no blog, inclusive com afirmações equivocadas sobre tal matéria.


A CAPEC é um pecúlio, é similar a um seguro, mas não é seguro.  O montante acumulado da CAPEC é oriundo exclusivamente das contribuições dos participantes.  Os beneficiários são os cônjuges e os descendentes, em geral.  Eu pago a Capec desde 1957, quase setenta anos e tenho só de mim para a minha esposa ou, na falta dela, os filhos. Não tenho o especial, dela para mim.

Nos EEUU existem apólices que permitem negociação para recebimento em vida. Alguns colegas levantaram essa hipótese é estudos foram feitos nesse sentido sem lograr êxito, por óbices jurídicos.

O que não deve acontecer é o cancelamento da CAPEC em seu estágio final, quando a pessoa atinge idade avançada e se aproxima da morte. O valor do CAPEC em torno de 250 mil faz falta aos beneficiários. Eu faço inventários de colegas falecidos e o montante recebido serve para quitar dívidas e pagar todas as despesas do inventário.

A CASSI divulgou medidas de socorro aos colegas penalizados pelas inundações aqui no RS suspendendo a cobrança da co participação até agosto, medida que havia sido reivindicada aqui no blog.  Tem também outras providências para atenuar as dificuldades dos atingidos pelas enchentes.

Sobre a Previ existem muitas preocupações com as notícias que vem sendo divulgadas a respeito das intenções do atual Governo com a atuação dos fundos de pensão nos projetos de infraestrutura com garantia apenas de debêntures e com a flexibilidade de normas a respeito da responsabilidade de dirigentes por suas decisões em investimentos.

Além disso os números dos resultados até maio são desastrosos, já desapareceu todo o superávit e no momento amargamos déficit, com a Vale despencando na bolsa com a ação a menos de 60,00, por causa da intervenção política na empresa. 

Muito oportuna e como sempre muito bem argumentada a narrativa de Marcos Cordeiro demonstrando toda a sua preocupação com os riscos que a Previ está correndo que pode comprometer todo o patrimônio acumulado ao longo dos anos e que está a exigir ação imediata de nossas entidades.

Apesar dos meus 86 anos fui convocado pelo Carvalho para participar de. Nova empreitada para tentar evitar que o pior aconteça. Não sou de fugir da raia. 




TCHAU CHUVAS, É HORA DE RECONSTRUIR

terça-feira, 4 de junho de 2024

Hoje amanheceu um dia lindo, com sol radiante, aqui em Porto Alegre.  A previsão é de tempo bom até a próxima semana. As chuvas impertinentes foram embora por um tempo. Tchau para elas. Não deixarão saudades. Ao contrário, deixarão um rastro de destruição e de tristeza.


Mas chegou finalmente a hora de reconstruir. De reparar os estragos, físicos e emocionais, de recompor a alma amargurada e de ir para a frente do caminho da vida.

Eu tenho uma maneira de enfrentar as vicissitudes e os problemas que a vida me oferece. Quando criança eu li o livro da Poliana e me encantei com a filosofia da personagem. Ela dizia que tudo o que acontecia com ela, mesmo as coisas ruins, era para o bem dela. E não se abatia com as desgraças.  A mesma atitude da personagem principal do livro e filme O tempo e o vento, que dizia sempre que amanhã seria outro dia e que daria um jeito na vida.

Então eu penso assim. Alguns me criticam. Otimista demasiado, irrealista, sonhador. Não vê a realidade ?
Vejo sim. Participo. Nas enchentes sempre estive na linha de frente ajudando. Com meu filho Ber fizemos mais de 50 resgates de pessoas e mais de 200 de animais, cães e gatos, que sujaram todo o carro, nervosos que estavam. O meu carro sofreu um acidente. Só danos materiais. Paciência, tenho bom seguro. Não é do BB, desisti dele por causa da imensa burocracia. É da Liberty. Vi de perto a tragédia humana de quem perdeu tudo.

E agora colaboro na reconstrução. Porém vou ter que dar uma pausa. Não sou de ferro e tenho 86 anos conquistados no dia 26 de maio. Aliás, ao contrário de muita gente, continuo amando o mês de maio, apesar dos pesares.  Mas vou relaxar um pouco em Gramado. A reserva já estava feita para comemorar as bodas de 61 anos e era não reembolsável.

A sede da Afabb RS no centro de Porto Alegre está com a rua sem água. O Guaíba baixou. Mas a luz ainda não foi ligada. Aguardamos com ansiedade. Meu computador de trabalho está lá.

E a Previ continua amargando resultado deficicitario pois o Ibovespa baixou mais, caindo para 122.000 e a Vale derrubada para 61 reais. Uma conjuntura ruim, com inflação em alta e os juros certamente deixarão de baixar. E o presidente Fukunaga , conforme notícias , foi aquinhoado com mais um cargo de conselheiro bem remunerado no aeroporto de Guarulhos, por sinal uma tarefa difícil de gestão para um formado em história .Ao mesmo tempo e também relacionado a Guarulhos renúncia o diretor de investimentos da Petros, o competente Wernek.

Dias melhores virão. A esperança tem que se manter sempre viva. Até a volta.

PREVI COM OITO BILHÕES DE PREJUÍZO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

quinta-feira, 23 de maio de 2024

A Previ divulgou que o resultado do plano 1 foi deficitário no primeiro trimestre do ano em mais de oito bilhões de reais.  Com isso a situação do plano virou de superavitária para deficitária. Uma péssima notícia. 


Mas existe ainda outra notícia mais grave.  A bolsa está amargando uma baixa acentuada. Perdeu a sustentação de 128.000 pontos e caiu para 124.000.  A Vale, a Petrobras e o mau humor do mercado com as declarações infelizes de Lula e Haddad sobre gastos e inflação foram os principais culpados.

Além disso tudo fica mais difícil quando as notícias se referem aos investimentos desejados pelo governo de que os fundos de pensão façam investimentos em infraestrutra, setor que remunera pouco e tem riscos elevados.

Vejam , por exemplo, o caso do aeroporto internacional de Porto Alegre, destruído pela enchente. As pontes que caíram, as estradas interrompidas. 

A Previ vinha alardeando sucesso na gestão da atual diretoria, tanto que conseguiu a reeleição de seu diretor de seguridade.  Mas agora começam a surgir dúvidas sobre o desempenho.

Também diversos associados criticam as decisões sobre o ES.  Querem que as medidas concedidas aos associados do RS por causa da tragédia das enchentes, se estendam por todo o país, pois existem muitos desafortunados financeiramente em situação de dificuldades para seu sustento.

Por último chove intensamente neste momento em todo o RS e as águas voltam a subir.  O RS está com alerta vermelho, com previsão de temporais e de vento forte para hoje e amanhã. O dilúvio continua. E as perdas aumentam.

E é neste cenário desolado que amanhã Ana e eu comemoramos 61 anos de casamento com uma sensação de sobrevivência, tendo passado pela pandemia e agora pelo dilúvio.  Mas gratidão a Deus e Nossa Senhora Auxiliadora pelo privilégio da vida.



SEM PESSIMISMO, SEM NEGACIONISMO, O MOMENTO AGORA É DE RECONSTRUÇÃO

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Sem olhar pra trás,  sem perder tempo, o momento é de começar a reconstrução do RS e também de nossas vidas paralisadas por essa enchente tsumanica. 


Já suspendemos as prestações do empréstimo simples, o prazo acabou dia 15, a partir de agora é para fazer a renovação. Já que os valores foram aumentados em sete de maio, passando de 270 para 280 mil.  Algumas dificuldades, como sempre, mas alguns já conseguiram.

Pessimismo não leva a nada, já choramos bastante, agora é hora de ir adiante, de recomeçar.  Ir pra trás, nem mesmo pra ganhar impulso. Vamos sacudir a poeira, limpar a sujeira, colocar ordem no coreto.

Olhem que coisa bacana, emocionante mesmo.  O Lula anunciou um auxílio de cinco mil reais para quem perdeu móveis, mobília, utensílios domésticos.. Pois as famílias que adotei e ajudei, doando cinco mil reais para cada uma, me falaram que se receberem esse auxílio vão devolver o dinheiro para mim.  Honestidade é isso.  Reconhecimento é isso. Claro que não vou receber, mas achei o gesto lindo.

Hoje fez frio mas também fez sol. Dia serviu para melhorar a situação. O aeroporto fechado até setembro ou quem sabe fechado definitivamente foi uma péssima notícia. Me causou problema, que estou contornando.

Decidi que amanhã vou comprar celular novo. E presente de aniversário de casamento para a Ana. No dia 24 de maio fazemos 61 anos de casados. E no dia 26 de maio eu faço 86 anos.  Íamos comemorar em Gramado mas tivemos que adiar por causa dos bloqueios nas estradas e deslizamentos. Paciência.

Muita gente ainda precisando de ajuda.  Continuo na lida com meu filho e meu neto. Não tá morto quem peleia.  Reconstruir é preciso, sem pessimismo, sem negacionismo, mas com muita esperança nos corações. Avante.





O PRAZO PARA SUSPENSÃO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES TERMINA EM 15 De MAIO

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Acabei de suspender meu empréstimo simples.  O prazo é exíguo. Vai até o dia 15.


A operação é simples . Entre no autoatendimento, depois assinale empréstimo simples/ meus empréstimos, aí aparece a suspensão como opção.  Assinale. Está suspenso por três meses.  Maio, junho e julho.

Lembrando que a suspensão sempre é malvada e onerosa, pois continua a contar encargos no período suspenso.

Desta vez a Previ deveria tirar esse ônus.  Mas não o fez.  Vou requerer.

Na última postagem o mestre Aristophanes escreveu um comentário relevante sobre a divisão dos planos na Previ. Aconselho que leiam e comentem, em especial o Benedito que levantou a matéria.

Aqui no RS a tragédia continua. Novas chuvas ocorridas no final de semana voltaram a agravar a situação. O nível do Guaíba voltou a subir e a lagoa dos Patos agora flagela Pelotas e Rio Grande. O litoral pela primeira vez foi atingido. Minha casa em Xangri Lá está alagada.

Muito triste tudo. Somente a solidariedade e a generosidade estão dando um alento em nossa alma despedaçada pela brutalidade das chuvas, dos ventos e das tempestades.

Continuo na linha de frente ajudando. Mas começo a desanimar. Até quando Deus dos inocentes ? Deus, oh Deus onde te escondes ?  Em que estrela, em que refúgio, onde estás que não segura essa chuva que não dá tréguas ?

ALERTA MÁXIMO, CHUVAS INTENSAS DE SEXTA A SEGUNDA NO RS

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Hoje não está chovendo. Ontem choveu pouco. Temos uma trégua até amanhã às seis horas da manhã, quando começa a chover e só vai parar na terça feira.


É a segunda vez no Brasil que é emitido esse alerta máximo. A outra vez foi nas chuvas de Petrópolis, no RJ.

Ao todo, somando os volumes , serão quase duzentos milímetros. Na serra, no litoral norte, nos vales e em Porto Alegre e região metropolitana.  A diferença é que agora estamos prevenidos e preparados.

Hoje de tarde vou na AABB Poa trabalhar. Está faltando gente. Meu filho vai me levar.  Tem 130 desabrigados lá.  Não está faltando gêneros nem cobertores. Só voluntários. Então vou lá. Descansei um pouco ontem por causa da chuva da tarde. Assisti o filme prémiado Oppenheimer. Tomei banho frio, gelado, no clube Leopoldina Juvenil. As mulheres dispunham de água quente.  Cadê a propalada igualdade dos sexos ?

Tem havido bastante solidariedade.  As Afabb de São Paulo é Pr enviaram cobertores, gêneros e água. Meus sinceros e comovidos agradecimentos.

Eu estou fazendo doações pessoais as famílias desabrigadas.  Não faço doações a órgãos públicos.  Confio mais na iniciativa privada.

A sede da Afabb Rs continua debaixo d’água no centro da cidade. A água está baixando. Nossos sistemas estão inacessíveis.

Impossível ficar alheio a esse cenário de desespero e de tragédias. O medo do saque e do assalto agora começa a aparecer, principalmente a noite com a falta de luz e água.

Em setembro do ano passado já houve um aviso. Chuvas abundantes, porém contidas pelos diques.  Não houve a necessária prevenção.

Estamos na iminência de outras pragas e tragédias.  Aliás previstas há mais de dois mil anos. Epidemia de tifo, peste bubônica transmitida pelos ratos, dengue pelos mosquitos, COVID e influenza.  Quem diria, com as vacinas que dispomos e toda a tecnologia. Hospitais emitiram SÓS, alguns evacuados.

Bem, faço esse relato honesto e sério, pois tenho visto muito fake nos relatos dos jornalistas.  As imagens falam mais alto e os dramas pessoais de pessoas que perderam tudo menos a fé são relevantes.

Estou trabalhando, com outros colegas, para que a Cooperforte suspenda prestações e que a Cassi suspenda a co participação dos associados do RS. Amaral vai defender a ideia. A Cooperforte está dura na queda. Mas agora deu uma nota flexibilizando a renovação de empréstimos. 

Vou pra linha de frente. As três famílias que adotei já estão acomodadas, comprei fogão, geladeira, e camas. Vou doar tvs usadas. Estão felizes. É o que conta. Eles tem filhos saudáveis e agradecidos. Nada melhor na vida que um sorriso de criança. 

Vamos que vamos. Haja coração…





EMPRÉSTIMO SIMPLES TERÁ SUSPENSÃO DAS PRESTAÇÕES

terça-feira, 7 de maio de 2024

Em reunião ocorrida em BSB ontem diretores da Previ anunciaram que serão suspensas prestações do empréstimo simples para associados do RS . Essa notícia deve ser divulgada hoje, após reunião de diretoria, ou amanhã.  Consultei a Previ e fui informado que essa decisão está prestes a sair.  Pedi que fosse estendida aos demais Estados.


As AABB de Porto Alegre e de Canoas estão fazendo o seu papel solidário. Na AABB de Porto Alegre, onde estive fazendo doações, precisa de água e alimentos, existem 130 desabrigados nos seus salões.

Não divulgo fotos pois acho que a desgraça dos outros não deve ser publicada, choro e desespero, e também acho que o bem deve ser feito em silêncio. Deus recompensa.

Um fato comum. Pessoas salvas e resgatadas não querem falar sobre suas perdas nem futuro. Estão felizes por terem sido salvas, por estarem vivas. Depois se dá um jeito.

Afabb Rs fechada, a água atingiu o prédio, entrou no saguão e atingiu os elevadores. Temos o diretor administrativo preso em casa, sem luz e água.  

E eu continuo na luta. Cansado, emocionado, irritado as vezes com a burocracia. Preocupado com meu imposto de renda que ainda não fiz. Vamos que vamos.


CALAMIDADE NO RS PELAS CHUVAS

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Estamos vivendo dias terríveis provocados pelas intensas e volumosas chuvas que desabaram sobre o RS nesta semana.


Nos meus oitenta e cinco anos nunca presenciei uma catástrofe igual.  Chove sem parar desde domingo e os rios transbordaram, as cidades ficaram alagadas, as pontes ruíram, as estradas ficaram bloqueadas, a economia e o abastecimento foi por água abaixo. 

O pior de tudo é o drama de famílias que perderam tudo e foram obrigadas a sair de casa só com a roupa do corpo.  Perderam economias, móveis, utensílios domésticos, documentos.  Uma tragédia inimaginável.
O clima vem dando seus avisos de que algo não está bem, que o homem agrediu a natureza, desequilibrou o sistema climático. Mas vendo a coisa de perto fica muito pior. 

Acho que não basta só a solidariedade nesta hora nem as orações. Precisamos ajudar, precisamos colaborar, precisamos sair do nosso conforto e ir dar ajuda a quem está precisando.

É o que estou fazendo. Amanhã vou para a linha de frente prestar ajuda do jeito que eu posso, limitado pela idade.  Reuni um kit de urgência contendo roupas, sapatos, remédios, cobertores.  Vou sugerir que a Afabb Rs preste auxílio também. É caso de calamidade pública, de força maior.  Sei que a AABB de Canoas está fazendo ótimo trabalho.

A rua Uruguai onde fica a sede da Afabb Rs está debaixo d’água, no centro da cidade. 

Os meteorologistas estão prevendo novas chuvas.  Vai ser um caos.

Cada um ajude como puder.  Não fique de braços cruzados.

Que Deus nos ajude e São Pedro feche as comportas do céu.

E AGORA ? ENCONTRO COM MESTRE ARISTOPHANES EM MARAGOGI

sábado, 27 de abril de 2024

Venceu a chapa da situação, a chapa um, e agora como fica a Previ ?


Tive um encontro memorável em Maragogi com o mestre Aristophanes. Ele se deslocou de onde mora em Jaboatão dos Guararapes, próxima a Recife, duas horas de carro, e se dignou a vir me visitar, acompanhado de sua companheira Andrea,com quem mantém união estável há mais de vinte anos.

Foi um momento de muita emoção e contentamento . Conversamos por cerca de quatro horas a beira mar, comendo siris e camarões, e saboreando um vinho Chardonnay Branco chileno.

Na verdade bebi da sabedoria do mestre Aristophanes, que, embora a idade de 93 anos, está lúcido e atualizado, com pleno conhecimento do que está se passando no nosso mundinho do BB.  Com vasta experiência administrativa, foi diretor do BB durante profícuos oito anos, possui conhecimento para debater e orientar sobre assuntos que nos preocupam, como é o caso dos cálculos do empréstimo simples.

Comungamos da mesma ideia de que a gestão da Previ não tem a transparência necessária e está distanciada das expectativas de seus associados , que são os verdadeiros donos do. Fundo de pensão, sendo hoje um apêndice do BB.

Lamentamos ambos o alheamento de aposentados, que não participaram da eleição, deixando de votar, e que se preocupam apenas de receber o seu benefício em dia, estabelecendo essa meta como o principal objetivo da Previ.

Na época do mestre Aristophanes na diretoria do BB a melhoria da qualidade de vida do funcionalismo era um dos objetivos da gestão do BB, juntamente com os acionistas, a clientela e a sociedade brasileira. Era um banco de fomento que tinha no funcionalismo, dignamente remunerado, seu triunfo maior para obter resultados.

Fotos do encontro com mestre Aristophanes estão no meu Facebook.

Mas e agora ?  Em primeiro lugar desejo cumprimentar os vitoriosos da chapa um. Sim, lá tem gente boa que merece nosso crédito. Mas vamos e devemos cobrar o cumprimento de promessas da campanha, de um novo olhar para o associado.

E em segundo lugar torcer que sejam justos e felizes em sua gestão. Precisamos disso. Há terríveis desafios pela frente. Que Deus os oriente e nos ajude.

Já estou de volta em Porto Alegre, onde chove muito neste instante. Os dias em Maragogipe foram ensolarados e relaxantes.

O MUTUÁRIO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES É BURRO ?

terça-feira, 9 de abril de 2024

No meu post anterior ficou comprovada que a unanimidade é burra e que a divergência é uma necessidade.


Nesta postagem pretendo demonstrar que o mutuário do ES é burro, se votar na chapa um para a eleição da Previ.

Todos sofremos com os excessivos e absurdos encargos financeiros do ES, ultimamente, fazendo com que as amortizações mensais não consigam abater o principal.  Nós pagamos e pagamos mensalidades e o nosso empréstimo continua quase igual.  Impagável e redutor de nossos benefícios.  Antes era benéfico é justo, agora se tornou um ônus poderoso e cruel.

O atual candidato da chapa um, Wagner Nascimento, está há quatro anos de diretor de seguridade e nada fez para melhorar os encargos do ES.  Nem sequer deu esclarecimentos suficientes que pudessem justificar os elevados encargos, nem explicação clara de como a Previ realiza os cálculos.

Quem tem o ES e votar no candidato da chapa um, que nada fez nesse período para amenizar os cálculos, é o que ?  Masoquista ?  Burro ?  Alienado ? Idiota ?  

Prefiro chama lo de burro, desculpem a minha franqueza. Mas sinceramente…

A candidata da chapa dois, Carmen, a diretora de seguridade, falou hoje em Porto Alegre na AFABB RS,que os cálculos não eramjustos e que iria revisar a fórmula para atenua la.  Sabe que existe um limite mínimo atuarial, mas não concorda que seja cobrado valor muito acima do atuarial , virando um investimento altamente rentável para a Previ.  É um empréstimo para os associados, donos da Previ, e por isso tem que ser justo e razoável.  Atualmente é um empréstimo escorchante.

Carmen apresentou de maneira sensata suas propostas para a gestão da Previ, dizendo que não vai fazer só o contraponto, mas melhorar a gestão e os benefícios que atualmente estão defasados e corroídos pela inflação. Quer melhorar a transparência porque não conseguiu obter dados importantes da Previ, como, por exemplo, o maior e o menor benefício pagos pelo fundo.

Como é sabido não houve debates na AFABB RSporque a chapa um alegou indisponibilidade de agenda. Uma pena, acho que a Carmen e o candidato a suplente Miotto iam sair muito bem no debate.

Dito isso, declaro meu voto na chapa dois, pois velho  eu sou, 85 anos, mas não sou burro de jeito nenhum. E como vou viajar domingo para Maracogi com a Ana em merecido descanso de recuperação da nfluenzabe só retorno no dia 26, esta postagem é minha última e definitiva até o final do pleito.  Só voltarei depois do resultado eleitoral.  Não, não vou participar da FENABB que se realiza nesta época em Maceió.  

Então até a volta.Não se esqueça, vote chapa dois para a Previ.

A UNANIMIDADE É BURRA

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Acho que essa frase inteligente é do genial escritor Nelson Rodrigues, mas o humorista Millor a repetiu mais de uma vez. Ele adorava essa frase.  Estou de acordo com ela, porque acredito que uma divergência construtiva e educada só faz bem para as entidades.  Sou testemunha disso durante minhas duas experiências como conselheiro fiscal e deliberativo da Previ.


Hoje está se realizando em Porto Alegre mais um Fórum da Liberdade, evento atualmente de renome mundial, com palestrantes famosos, como o ex-presidente do banco central Gustavo Franco, ex presidente Michel Temer, ex ministro Marco Aurélio Mello, etc, etc.

Esse evento exalta que é na diversidade de ideias e na coragem de questionar que podemos encontrar o caminho para o sucesso.  Segundo os promotores do Fórum, temos que parar de ver só um lado das coisas, receber informações deturpadas e distorcidas, conviver com transparências insuficientes.  

A transparência da Previ deixa a desejar.  Há anos eu defendo no blog uma Previ mais transparente e já fui processado por causa disso, sob alegação de quebra de confidencialidade e de sigilo. A lei da mordaça tem seguidamente me ameacado. Fui, sim, responsável por algumas denúncias relevantes, como foi o caso dos abonos aos diretores. Lembram ?

Agora eu contava com um debate Franco aqui na Afabb RS entre os dois candidatos para fazer algumas perguntas que me inquietam, mas esse debate não vai sair porque o Wagner não quis participar. Vai haver um debate na Previ dia 8;de abril, mas as perguntas só serão aceitas se foram feitas até o dia primeiro e serão selecionadas.

Tem perguntas importantes. Qual é o benefício mais alto, maior, pago pela Previ ?  Há muito a Previ não informa.  Quais os cem benefícios mais elevados ?  Quais os benefícios acima do teto ?

Quais os valores dos honorários mensais percebidos pelos diretores da Previ nos conselhos de empresas participadas ?  Antes tinha um limite imposto pelo BB, agora não tem mais.

Quais os valores dos bônus percebidos pelos diretores ?

Considerados esses bônus, quanto percebe mensalmente um diretor da Previ.?

São perguntas relevantes que os associados merecem conhecer as respostas para ter pleno conhecimento do que se passa no seu fundo de pensão.

Nesta eleição, será possível abrir a famosa e debatida caixa preta da Previ ?

Uma vez eu escrevi um artigo sobre as despesas financeiras secretas da Previ que foi respondido pelo Sérgio Rosa. O meu artigo teve repercussão internacional.

Este post é apenas uma contribuição para o debate. Não o interpretem mal.  Não estou infringindo regras. Mas , apesar de idoso, 85 anos, e já dependurando as chuteiras, este sou eu. Anseio por uma sociedade mais livre, mais honesta, mais transparente.

Estou saindo duma influenza violenta. Vitorioso. Olho pra frente, para o futuro. E não consigo deixar de lutar por aquilo que considero justo emelhor para todas e todos os queridos colegas do BB.




ELEIÇÕES PARA A PREVI COMEÇAM DIA 12/DE ABRIL

terça-feira, 2 de abril de 2024

Existem só duas chapas concorrendo, a chapa um pela situação, propondo a recondução do atual diretor Wagner, e a chapa da oposição comandada pelo candidato ao CD Antônio Carvalho.


Dessa maneira fica fácil a decisão do voto. Quem está contente com a condução atual da Previ vota na um, quem está descontente vota na dois.

No elenco dos eleitores existe um contingente que certamente não votará na chapa um, tal seja o dos milhares de autores da cesta alimentação, que tiveram seus benefícios cassados, e também agora as milhares de mulheres que tem a ação de isonomia contestada pela Previ.  Acho que esse público não deve votar na chapa um.

Também acho que milhares de insatisfeitos com os encargos do empréstimo simples devem votar contra a chapa um, pois tem sido penalizados por condições adversas.

Entretanto a chapa um vem com um grande apoio institucional, tal seja da Contraf Cut, da Anabb, da FENABB, e de algumas outras entidades. E tem entre seus componentes da chapa uma figura muito simpática e acessível, para titular do CD, que é o Nilton Brunelli, meu grande amigo de muitos anos. Esse apoio torna a chapa um como uma das favoritas na eleição, quase imbatível.

A chapa dois é apoiada pelo grupo Mais, pela SMU, pela FAABB da Isa Musa, e tem como suplente do conselho fiscal um associado da Afabb RS, o Miotto, com excelente preparo técnico para a função.

Eu queria me decidir após o debate que tradicionalmente é realizado na Afabb RS no início da campanha eleitoral, mas infelizmente o candidato da chapa um, Wagner, se recusou a participar. Isso caiu mal, pois parece que o candidato ficou com receio de debater conosco a Previ e perder votos.

Por enquanto é isso. Vou aguardar o material de campanha para observar as denúncias e propostas e decidir qual será a minha proposição. Eu sou como aquele mexicano, em princípio. Hay gobierno, sou contra.

O NESTOR HINZ, VICE FINANCEIRO DA AFABB RS, FALECEU

sábado, 30 de março de 2024

O aniversário da Afabb Rs este ano foi muito triste porque o Nestor Hinz , vice presidente financeiro há muitos anos, teve um acidente doméstico, fraturou costelas, foi internado no hospital por 22 dias, mas não resistiu e faleceu na semana passada. Tinha a minha idade, 85 anos.  Era casado com Juliana, mais conhecida como Juju, por 35 anos.. Faziam um casal alegre, festeiro, gostavam dos bailes da Afabb Rs. O Nestor era meu amigo pessoal, sempre cordial, solicito, solidário. Tinha excelente relação com as funcionárias de sua área e procurava sempre anima las. Durante mais de vinte anos foi tesoureiro e vice de finanças da Afabb Rs, frequentando a sede diariamente e prestou inestimáveis serviços a Associação. Foi se embora mais um bom, uma pessoa do bem. Vamos ficando uns poucos sobreviventes da velha guarda. Ficam as saudades dos bons momentos passados juntos, no bar do Nito, no bar Twin, do chopp cremoso, do mercado público, da excursão a Camboriú . E fica o remorso de não ter desfrutado mais desse convívio amigo e fraterno. Que descanse em paz e encontre a luz de seus merecimentos.


Acho que meu equilíbrio físico se enfraqueceu com a morte do Nestor e não tendo tomado a vacina acabei pegando a gripe nfluenza na praia, gripe violenta e traiçoeira que ataca os pulmões e provoca pneumonias. Já superei a parte pior. Se cuidem, tomem a vacina.

Toda já sabem que ganhou a chapa seis na Cassi, a chapa oficial, da Contraf, da FENABB, da Anabb.  Desejo muito sucesso aos vencedores, precisamos duma Cassi forte.

Por hoje é só. Desejo uma feliz Páscoa para todas e todos.

ELEIÇÕES CASSI E PREVI. 36 ANIVERSÁRIO DA AFABB RS

domingo, 10 de março de 2024

Na última postagem tem uma conclamação do Marcos Cordeiro que chama atenção para a postura da Previ com relação aos seus associados. 


A eleição para a Cassi inicia dia 15.  Participe, e do seu nteresse. Trata se da sua saúde. A candidata da chapa dois, a Fabi teve dengue e teve que fazer repouso e tratamento.  Dengue não é brincadeira. Espero que já esteja recuperada.  Minha candidata é a Cris, que está em plena campanha. A chapa seis e a que dispõe de mais recursos. Está utilizando telefonemas.

A Previ divulgou o seu resultado anual que foi superavitário em mais de dez bilhões de reais, sendo muito comemorado. Sem dúvida o rali do final de ano da bolsa contribuiu bastante. Entretanto o tombo das ações da Vale e da Petrobras provocado por intervenção estatal desastrada comeram agora em março todo o superávit, possivelmente em março vamos ter déficit.

Por sua vez o BB apresentou um lucro superior a 40 bilhões e suas ações valorizaram bastante.

Dia 18 de março a Afabb RS está comemorando 36 anos.  A Afabb RS é uma entidade importante no cenário das associações de aposentados e pensionistas do BB.  Se trata da única que conseguiu ter um dirigente fazendo parte do conselho fiscal e deliberativo da Previ.  Também a única estadual a fazer parte do conselho deliberativo da Anabb.  Teve atuação destacada na área jurídica, com ações judiciais de grande relevância.  Em número de associados só perde para São Paulo, mas em número de pensionistas e a maior do país.  Inúmeros associados tiveram suas aposentadorias e pensões revisadas  junto ao INSS e Previ.Na Cassi sempre a Afabb Rs foi respeitada graças ao excelente trabalho desenvolvido no conselho de usuários por Ricardo Maeda. De minha parte , por causa da idade, 86 anos, estou de saída. Será meu último ano, fui diretor e presidente vários anos, atualmente consultor jurídico,  e vou comemorar bem com um espumante bem gelado.

Saúde .

NA. CASSI EU VOU DE CRIS DA CHAPA 4

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Conforme anunciei minha decisão sobre a eleição da Cassi seria dada após o debate inicial promovido pela Afabb Rs, ao qual assisti de forma presencial.


Embora a candidata da chapa dois não pudesse participar por razões funcionais e de saúde, está com dengue, o debate foi muito bom. Ela foi representada pelo Edson com bastante conhecimento da Cassi. Também compareceu o Furquim, de Itapema, candidato ao Delib, muito simpático.

As chapas 4 e 6 tiveram seus candidatos à diretores presentes, ambos são atualmente conselheiros deliberativos da Cassi..

Eu tenho meus critérios para definir me voto.  Procuro sempre escolher aquele que me parece o mais adequado para defender nossos interesses. Qual é o mais combativo, o mais solicito, o mais capacitado. Além disso alguns aspectos de ordem pessoal também interessam.

Por exemplo, na eleição passada o Flesch foi o único ué me pediu apoio. Dei, ele foi eleito por diferença de menos de cem votos, e não me arrependo, acho que fez uma boa gestão.

Desta vez a única candidata que me solicitou apoio foi a Cris Garbinatto, por sinal, mesmo da ativa, associada da Afabb Rs, com quem tenho boa relação de amizade.

Além disso não gostei do comentário da chapa dois criticando no Instagram a Afabb RS de realizar o debate em horário comercial, as 14 horas. Foi um comentário inoportuno e agressivo.

Achei que a Cris saiu muito bem no debate expondo suas ideias de maneira clara e mostrando disposição de luta contra as arbitrariedades e abusos do patrocinador BB.

Então para aqueles que me seguem e tem me perguntado em quem vou votar, declaro meu voto na Cris da chapa quatro.

Espero que respeitem minha posição é não queiram polemizar. Eu não fujo da raia. Gosto de briga. Conforme o canto nativista não vai ficar pra semente quem nasceu para ventania.


CASSI, PREVI E BB

domingo, 18 de fevereiro de 2024

O BB deu um lucro excelente no quarto trimestre e com isso o resultado do ano 2023 será excepcional, cerca de 40 bilhões. Mesmo com esses números o mercado reagiu negativamente e as ações tiveram queda em vez de subir.  Os analistas estão detidos em certas situações que podem afetar o BB no futuro. 


Na Cassi às eleições avançam e agora a fase é de propaganda das chapas.  A Afabb RS vai iniciar os debates na terça feira dia 20 a tarde de forma presencial. A Fabi candidata da chapa dois está impossibilitadavde comparecer e vai participar virtualmente.

A principal discussão é sobre o equilíbrio financeiro da Cassi e sobre a melhoria do atendimento. Vou assistir ao debate e depois vou me posicionar.

Na Previ o presidente Fukunaga mais uma vez foi afastadopelo Judiciário do cargo de presidente por não possuir as condições necessárias para o exercício da presidência.  Tem recurso.

Foi aprovada a admissão automática para o sistema de previdência complementar, uma antiga reivindicação da Abrapp para a expansão do sistema.

Terminou o carnaval. Ganhou no Rio a Viradouro e a vedete do desfile foi a Paola Oliveira que virou onça maravilhosa ao ser chamada de gorda. A partir de agora o Brasil começa a trabalhar. Minha previsão é de um ano difícil e problematico nas áreas da saúde, COVID e dengue, financeiro, rombo nos gastos, econômico, equilíbrio fiscal, político, briga entre os poderes, e de segurança, aumento dos crimes cibernéticos e ambientais.

Mas vamos batalhar. Não vai ficar pra semente quem nasceu pra ventania… vamos que vamos.

NOVIDADES NO FRONT

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Fevereiro já chegu, janeiro já passou. Corre o tempo. Existem novidades que nos nteressam.


Segundo notícias o Judciario derrubou do posto o atual presidente da Previ, Fukunaga, por ele não ter condições nem competência ara exercer o cargo.  É recente, vamos ver no que vai dar.

A nossa Vale não para de cair na bolsa, estava em 78 e agora, um mês depois, está em incríveis 66 reais a ação. Disputa pela presidência, intervenção do Lula querendo emplacar o amigo injustiçado Guido Mantega, multa bilionária pelo uso de ferrovias, etc, etc.

Foram homologadas três chapas para concorrer a Cassi. Duas oficias é uma da oposição. Tem do sindicato, da Anabb e do grupo mais, semente da união e algumas associações.

É cedo ainda. Recém começando os debates e a publicidade. Vamos acompanhar. Curiosamente este ano eu estava disposto a concorrer ao conselho fiscal da Cassi, tendo em vista a separação da eleição do CF da diretoria e CD.  Lutei para que isso acontecesse. Mas não tive nenhum convite para concorrer. Acham que já estou idoso demais. Paciência. Até acho que ganharia, pois teria um trunfo na mão.

O rombo nas contas públicas que tem que ser zerado este ano , acima de duzentos bilhões, é uma má notícia, todos vamos sofrer e pagar.

Continuo na praia, janeiro foi péssimo, chuvas diárias, muito mosquito. Fevereiro está melhor, com sol e mar li,pó.

Até 

REAJUSTE PÍFIO E IRREAL DOS BENEFÍCIOS

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Nosso reajuste como todos já sabem, foi de apenas 3,70 %, seguindo o nosso índice adotado em 2003. O INPC.


Para a Capec a Previ utilizou um índice maior, acima de 4 por cento.

Sei bem que a inflação foi fantasiada. Os valores de alguns produtos que utilizo no dia a dia chegaram a subir mais do dobro.  E falo de coisas básicas. Então aqui na praia a suba foi maior ainda. Antes, no ano passado, a refeição de um restaurante médio custava 59,00 por pessoa. Este ano passou para 99,00.  Um almoço comercial custou para mim e Ana 303:00. Não vou mais ali.

No empréstimo simples a diretoria da Previ não mexe.  Os juros caíram a mando do Bacen. Será que isso vai refletir no ES ? Pode sim mexer no prazo. Não tenho condições de ajuizar a ação por causa da polêmica sobre o cálculo que , por não ser claro o método pregado pela Prevo, pode levar a uma dscssao entre peritos durante anos. E peritagem custa muito caro. Se fosse mais moço entrava. Mas o Marcos Cordeiro, d o PR, ajuizou e vou acompanhar e torcer para que ganhe.

Já estamos na segunda quinzena de janeiro, o tempo corre. Tem saído várias resoluções e normas legas de nosso interesse relativamente aos fundos de pensão, uma delas sobre a retirada de patrocínio.

Estou na praia descansando. Este blog iniciou em 2010. Muito tempo de estrada. Continuo,  atendendo a pedidos. Vamos em frente. Sempre. O comentário do mestre Aristophanes no post anterior merece ser lido. Faça isso. 

2024 ANO CRUCIAL PARA A PREVI E CASSI

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Estou na luta pela defesa da Previ é Cassi desde que me aposentei em 1987 com trinta anos de serviço no BB. Portanto já vão nessa lida cerca de 37 anos. 


Houveram anos difíceis como o do 1997 quando a Previ foi reformulada. Fecharam o plano 1 de benefício definido e criaram o previ futuro de contribuição definida. Na época ingressei com um protesto judicial que tinha dez mil autores de um total de 40 mil aposentados, o qual impediu a migração pretendida pelo BB do nosso plano para o previ futuro, a xemplo do que ocorria na CEF.

Houve depois a intervenção na Previ em 2001, que estava com um déficit de dez bilhões. Foi quando concorri em 2002 nas eleições da Previ e fui eleito conselheiro fiscal, tendo exercido à presidência do conselho. Conseguimos reverter o prejuízo e quando saí em 2006 a Previ ostentava um superávit de trinta bi.

Em 2014 nova crise e a Previ voltava a ter déficit. Concorri nas eleições e fui eleito suplente do CD. Quando renunciei em 2018 a Previ estava de novo superavitária.

Agora em 2024 a Previ tem eleições de novo, assim como a Cassi.  A Previ vai encerrar o exercício de 2023 com superávit e a Cassi com prejuízo previsto de 500 milhõs.

O que me preocupa neste ano de 2024 é o cenário político e econômico que o país está vivendo. Há necessidade de equilíbrio fiscal e o governo quer fazer obras de infra estrutura, tendo afirmado que parte expressiva dos recursos virão dos fundos de pensão. Paralelamente a Previc flexibilizou normas operacionais e editou resoluções polêmicas. Agora há pouco saiu uma de retirada do patrocínio que deixa os participantes muito vulneráveis.

Para resistir a esse movimento torna se necessário que os dirigentes escolhidos sejam corajosos e resistentes a pressões. Precisamos de gente que resista a tempestades e pressões. Nosso futuro está em jogo. Tudo o que conquistamos pode desabar. Por isso chamo 2024 de ano crucial.