E AGORA ? ENCONTRO COM MESTRE ARISTOPHANES EM MARAGOGI

sábado, 27 de abril de 2024

Venceu a chapa da situação, a chapa um, e agora como fica a Previ ?


Tive um encontro memorável em Maragogi com o mestre Aristophanes. Ele se deslocou de onde mora em Jaboatão dos Guararapes, próxima a Recife, duas horas de carro, e se dignou a vir me visitar, acompanhado de sua companheira Andrea,com quem mantém união estável há mais de vinte anos.

Foi um momento de muita emoção e contentamento . Conversamos por cerca de quatro horas a beira mar, comendo siris e camarões, e saboreando um vinho Chardonnay Branco chileno.

Na verdade bebi da sabedoria do mestre Aristophanes, que, embora a idade de 93 anos, está lúcido e atualizado, com pleno conhecimento do que está se passando no nosso mundinho do BB.  Com vasta experiência administrativa, foi diretor do BB durante profícuos oito anos, possui conhecimento para debater e orientar sobre assuntos que nos preocupam, como é o caso dos cálculos do empréstimo simples.

Comungamos da mesma ideia de que a gestão da Previ não tem a transparência necessária e está distanciada das expectativas de seus associados , que são os verdadeiros donos do. Fundo de pensão, sendo hoje um apêndice do BB.

Lamentamos ambos o alheamento de aposentados, que não participaram da eleição, deixando de votar, e que se preocupam apenas de receber o seu benefício em dia, estabelecendo essa meta como o principal objetivo da Previ.

Na época do mestre Aristophanes na diretoria do BB a melhoria da qualidade de vida do funcionalismo era um dos objetivos da gestão do BB, juntamente com os acionistas, a clientela e a sociedade brasileira. Era um banco de fomento que tinha no funcionalismo, dignamente remunerado, seu triunfo maior para obter resultados.

Fotos do encontro com mestre Aristophanes estão no meu Facebook.

Mas e agora ?  Em primeiro lugar desejo cumprimentar os vitoriosos da chapa um. Sim, lá tem gente boa que merece nosso crédito. Mas vamos e devemos cobrar o cumprimento de promessas da campanha, de um novo olhar para o associado.

E em segundo lugar torcer que sejam justos e felizes em sua gestão. Precisamos disso. Há terríveis desafios pela frente. Que Deus os oriente e nos ajude.

Já estou de volta em Porto Alegre, onde chove muito neste instante. Os dias em Maragogipe foram ensolarados e relaxantes.

44 comentários:

Anônimo disse...

Venceu a chapa 1, principalmente pelo maior apoio financeiro. Só acho que a ANABB deve ser imparcial, e não ficar apoiando determinada chapa.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Que satisfação saber de seu encontro com Mestre Aristophanes em Maragogi! Que ótimo saber que um amigo de 93 anos (vida longa ao Mestre!) se dirija de carro para outro estado a fim de um encontro histórico! Parabéns a ambos os mestres! A vida nos surpreende com encontros super agradáveis!

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros.
Pouco antes do jantar, vi sua postagem, com um título que expunha o meu nome.(...ENCONTRO COM O MESTRE ARISTOPHANEs EM MARAGOGI). Li com crescente interesse. Relata, no seu estilo enxuto e direto – de maneira sincera, cordial, generosa e amiga – o nosso memorável encontro, em Maragogi, região fronteiriça entre Pernambuco e Alagoas.
Quando soube que você faria essa viagem descontraída, na companhia de Dª. Ana – cordial e receptiva – me deu um “estalo” provocante. Comecei a construir um encontro que, além dos desafios logísticos, tinha que superar inúmeras limitações corriqueiras, mas enormes desafios, para as limitações da decrépita idade. Vocês as presenciaram com zelo e compreensão.
Chamei o encontro de memorável porque, realmente, foi notável. Não foi um encontro prosaico, mas a convergência de gerações que somavam 180 anos de convivências, histórias e comunhão de pensamentos. Foi uma homenagem à oficina que nos forjou, e mostrou a validade do trabalho sustentado pela assistência social e a segurança previdenciária. No cenário de um belo e maltratado Brasil. Não tenho dúvidas de que o “Encontro de Maragogi” foi oportuno, valioso e único. Eu e Andrea agradecemos ao casal amigo!
xxx

E AGORA? Creio que, depois desse emocionante, imprevisível e surpreendente resultado da Chapa(1) situacionista, com 54.512 votos, a grande vitoriosa, de fato, foi a Chapa dos Ausentes(abstenções), com seus 91.198 tranquilos eleitores.
Tudo continuará como dantes no quartel do Patrocinador, e a Previ continuará cuidando do futuro. Contingências do presente...Oh, se virem! Grande abraço. Aristophanes.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros poderia publicar quais foram as promessas da chapa 1 para ficar mais fácil cobrar as promessas feitas ?

Anônimo disse...

91.198 sem problema algum. Satisfeitissimos é o que se pode dizer, salvo casos pontuais é claro. Satisfeitos com a remuneração, com a correção de seu empréstimo simples, satisfeitos porque lhe tiraram o bet. Pra que eleição??? Entrei desde hoje pra esse grupo de felizardos.

Milton Bassani disse...

Qual o link do seu Facebook, doutor?

Medeiros disse...

Bernardo De Medeiros Medeiros

Anônimo disse...

Lamentável. Perdemos para uma minoria BURRA e ALIENADA , para uma maioria omissa e acomodada. Plagiando Dr. Aristophanes ( oh , se virem ).

Anônimo disse...

Anônimo de hoje às 10:57
Isso simplesmente não tem palavras nem o que justifique. Se eu não fosse sofrer as consequências terríveis, como seria bom nossos capitais que levamos décadas colocando na Previ, que fossem parar nos PACS da vida, esse Empréstimo Simples sofrendo reajustes absurdos para que essas criaturas que parecem ser ou alienados de memória ou tomaram o vermelho como padrão.

Anônimo disse...

E o volumoso salário da nossa presidente do BB, heim? Se não fosse “ brecado “ seria uma vergonha!!!!

jair mario bork disse...

Eu ia perguntar qual o link do seu facebook, mas o colega Milton Bassani se antecipou.Felizmente, está respondido. E olhe que tentei descobrir. Sabia que seu nome é José Bernardo de Medeiros Neto, mas há homônimos e nenhum se encaixava com seu perfil. Mas agora está resolvido.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Todos os aposentados da PREVI dependem da bravura deste Maragato (ou é Chimango?) da linhagem de um Borges de Medeiros (que viveu 97 anos), gaucho que não foge da luta chamado J. B. de Medeiros Neto. Que os Céus lhe deem muita saúde para continuar a defender os nossos direitos a cada dia vilipendiados num Poder Judiciário ditatorial, supressor da Liberdade de Expressão. Contamos com você, velho guerreiro, e também com o nonagenário José Aristophanes Pereira! Avante filhos do Brasil!

Anônimo disse...

ES, revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples
Estamos entrando no mês de maio/2024
ESPERANCA que a Previ seja sensível à situação de grande parcela de Associados, e que eleve o Teto do ES , para o Plano 1 e para o Previ Futuro, de sorte a cuidar, como assevera o Dr de Seguridade da Previ, Sr Wagner Nascimento, não só do futuro , mas, principalmente do " Presente" para os Associados
Que Deus assim permite e o sr Diretor de Seguridade e sua equipe, sejam sensíveis à situação do próximo, ao se colocar no lugar dos que mais precisam

Anônimo disse...

Que a chapa, vencedora, seja sensível aos apelos de boa parte dos associados e atue, cfe Dr Medeiros já mencionou, para melhorar a condição dos Associados
Revisão ES em Maio, esperamos

Anônimo disse...

Grande Medeiros! Encontros assim refrigeram a alma. Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

Boa tarde a todos teve um colega que indagou aqui no blog quais sao as proposta que a chapa vencendoura vai colocar em prática, segundo a mulher que me ligou e eu perguntei a ela quais eram , ela me disse que seria ,não mais carência na renovação do ES e o crédito não seria mais em 2 dias e sim no mesmo dia só isso ,quanto os colegas que ficam a pedi o aumento do limite não adianta nada tem que ter aumento de prazo também ,não se consegui fazer nada só com o aumento de limite pelo amor de Deus.

Anônimo disse...

Meus Caros Colegas Aposentados,

Dignisssimo Sr. Doutor Medeiros,

Em que pese sua otimista palavra em relação a alguem da chapa 1, que lhe é confiavel, a mim humilde aposentado não me resta nada além de desesperança.
Assim me expresso porque o passado já nos ensinou do que esses senhores são capazes.
Sempre tive como suspeita e até mesmo uma certeza de que discriminam os mais idosos em todos os sentidos, salvo no juízo deles.
Que tristeza ver que a grande maioria de mais de 91 mil Previanos não terem votado. Que decepção!
Me perdoem, mas dessa Chapa 1 não irá sair nada em benefício dos aposentados, muito menos para os que estão em avançada idade.
Só Deus para mostrar aos eleitos que os "velhinhos trambiqueiros" SÃO HUMANOS E MERECEM RESPEITO, ANTES TARDE DO QUE NUNCA.

NESTE MOMENTO PEÇO A PROTEÇÃO DE DEUS, A TODOS, POIS É O QUE NOS RESTA, no meu entender.




Anônimo disse...

Infelizmente, nada a esperar desse pessoal. Se nem na pandemia foram capazes de fazer alguma coisa em detrimento dos assistidos, quanto mais agora. Impressionante como 91.000 deixaram de votar. Temos que começar a fazer campanha desde agora para tirar esse pessoal, senão vai dar no mesmo, vamos perder de novo. Adoram fazer lives e demonstrativos de resultado com nosso dinheiro quando a bolsa de valores sobe, só que mesmo com um superavit de de 14.000.000.000,00, nem cogitam a pagar o calote que nos deram e/ou suspender as contribuições com mais de 360 pagas. Impressionante a ganância.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com voce. Esse chapa 1 ta na ativa nao saiu nem uma melhoria, agora é que nao sai mesmo

Anônimo disse...

Vdd. Que me desculpe esses dirigentes será que eles sao tapados, liberam limite e ninguem tem MC, de que adianta

Anônimo disse...

91.000 ?
Coincidência
Votação encerrou 26.04
… nos TAA inclusive
27.04 8:00, TAAs não entregavam nem recebiam Cédulas…
Algoritmos sendo expurgados?

Por que acesso à Conta no App BB não lembravam, não davam opção da Votação Previ ?

Anônimo disse...

Votação Previ
91.000 abstenções

91.000 ?
Coincidência:
Votação encerrou 26.04
… nos TAA inclusive

27.04 - 8:00,
TAAs não entregavam nem recebiam Cédulas…
- Algoritmos sendo expurgados?

Por que o acesso à Conta no App BB não lembravam, não davam opção da Votação Previ ?

Quem ainda vai ao BB visitar os TAA?

O BB está no indicador O DIA TODO todos os dias.

ESSA OPÇÃO evitaria tantas abstenções.

Anônimo disse...

Colegas, mais uma Eleição se foi. A gente sabe que no plano 1 temos uma boa parte de colegas que não tem interesse em manifestar seu voto. A verdade é que muitos de nos reclamam da situação, porem na hora de votar postergam a sua vontade. Eu tive uma experiência em uma greve do BB, onde os colegas que aderiam a greve iam viajar e não faziam nada de concreto, obrigando o sindicato a pagar pessoas para ficar na frente do BB. Ai vocês tem uma ideia do comprometimento reinante dos colegas. Que pelo menos seja reduzida a carência e o tempo de credito dos empréstimos da Previ.

Anônimo disse...

Bom dia a todos do grupo. Hoje me ocorreu um ideia bem simples para termos algum sucesso para com a PREVI. Talvez, se o patrocinador Banco do Brasil fizesse um pedido ou manifestação à PREVI sobre a inibição de contribuição para o fundo para quem tivesse mais de 360 contribuições, pudesse causar algum efeito prático. No caso, se a Previ nos deixasse de cobrar essa verba, ele também seria beneficiário em grande parte, pois também deixaria de depositar a paridade. Também poderia pedir para a Previ nos pagar o calote do BET e nos devolver as prestações pagas indevidamente desde aquela época.

Anônimo disse...

Colega das 07:43

Isso seria o mínimo se essas pessoas tivessem um pouco de consideração principalmente com quem está passando necessidades fruto da disparidade de épocas de estatutos, reformas de planos de carreira que prejudicaram quem já estava no Banco. Como posso ter na minha frente um supervisor aposentado, ganhando 26 mil no mês do décimo terceiro contra o meu salário, tendo trabalhado um pouco com ele. Vão melhorar pra quem? Nunca.




Anônimo disse...

Bom dia. A PREVI sempre gostou de dar uma de boazinha na mídia. Talvez fosse oportuno divulgação em revista ou jornal de grande circulação, os fatos aqui sempre reclamados, como o calote do BET, volta das contribuições após 360 meses e ES extorsivos, isso tudo com um superavit de 14 bi. Poderia ser feito através de alguma das entidades que representam os associados.

Anônimo disse...

Amigos que ficaram impressionados com os 91.000 que se recusaram a votar nas eleições da Previ. A verdade é que a última vez que a Anabb se aliou aos seus associados foi na gestão do sr. Valmir Camilo, quando lutou para que a Previ reduzisse a tal Parcela Previ, senão associados como eu hoje estariam mais prejudicados do que estou. Para mim isso é algo de positivo em que a Anabb fez pelos associados, não o que essa diretoria atual fez, apoiou descaradamente em favor de um candidato, que vai continuar prejudicando associados que possuem o empréstimo simples, talvez alguns se contentem agora em maio com um aumentinho no teto, depois venham reclamar e chorar ao longo do tempo aqui no blog. Quanto a eleições duvido que esses que não votaram não possuam o app da Previ nem que seja para o netinho lhe mostrar o líquido do dia vinte. Daqui pra frente farei como sugeriu o colega Marco Antônio. Ou a Previ realiza eleições justas ou eu desisto. Aposentado tem acesso ao SISBB? Então que todos votem pelo app da Previ. É voto por site, por SISBB (o dono da eleição), voto por TAA, voto pelo APP. Isso que é eleição democrática. Só falta pelo Correio como faz a Anabb. Abraços. Bonito o discurso ontem do Ministro Marinho pelo dia do trabalhador.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, quero sugerir que a Previ estude alternativas conectadas a alterações possíveis, sucessivas de modo inteligente, que não induzam os Assistidos a optar por um procedimento em prejuízo de outro(s) que ela ofereça depois:
- suspensão de Parcelas
- aumento de limite ES
- suspensão verba C800
- compensação das 12 parcelas BET suspensas 2014…

Isso é assunto para o
CD previ
ANABB
AFABBs
discutirem.

Independente disso
O ES previ é solução para tudo
20.000,00 de aumento é auto regulado pela MC30%
E resolve várias pendências do CDC BB e Cooperforte, que tbm tem juros baixos.
… dizem aqui no Sul: o que é um Gás para uma Zorba borrada?

BET bb x BET Assistidos.
Deram uma canetada em 2008,
Outra em 2014 com QUEBRA de Contrato.

Paguem as 13 parcelas suspensas
- em 12 vezes.
- ou o total para quem optar por abater no ES e reduzir o Saldo Devedor = crie-se ES especial para absorver essas condições e afastar o peso sufocante do atual ES.
A Previ deve e pode fazer.

Com a boa fé do “Amor Venceu”

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...

Precisamos URGENTEMENTE nos desvincular do Previ Futuro, já que eles sempre votam na chapa da situação. Não sei como, mas o Dr, Medeiros poderia propor alguma ação que separasse os planos em 2. Com 2 diretorias, já que o nosso capital é bem maior que dos Previ Futuro. Os polanos são distintos, mas falta a separação dos planos. Não sei como fazer isso. Talves o Dr. Medeiros siba como fazer? Vamos nos separar os planos,só assim teremos os beneficios que almejamos e o nosso dinheiro vem par nós. Vamos que vamos.

Anônimo disse...

Em tempo.
É preciso que todos entendam a complexidade das regras e dos efeitos que alterações com:
- Acréscimo (Bet +20%) que criou um alívio temporário…
X
Verba C800 (-4,78%) tiveram na regulação da MC 30%, achatando-a desde 2014.
Eventual expurgo da C800 abre nova margem (mas até quando?).

O endividamento dos Assistidos do PB1 explico em números:

- BET +20% 2008 a 2014
- C800 -4,78% desde 2014*
- CASSI valor duplicado 2022
- Tabela IR defasada*
= isso na Fopag!

Efeitos
Inflação Real x INPC x Jrs ES

2021 inflação real 12…15%?

INPC 10,16%
- Incide sobre 100% do BD1
- incide sobre saldo ES e Parcelas na proporção de 35% do ES.

JUROS
- 4,75% fixos.

Quanto maior o INPC
- melhor a relação Correção do BD1 x encargos ES.

Desde que a inflação real não descole muito do INPC

(*)
IRRF x DIRPF
Despesas com Educação
1 dependente RFB limita dedução de 3.300,…
MESMO que você pague
10.000 20.000 ou 50.000,00 ano.

Meu Duende mais otimista buzina em meus neurônios:
Todos que estão no Olimpo enxergam a vassalagem como um EMPECILHO aos seus voos ascendentes.
Assim foi na Pandemia.
OMS ONU, Bigfarmas, Seguradoras, Planos de Saúde e Previdência.

Anônimo disse...

Sr. Monteiro
Isso é mais que premente. Quem entrou no Previ Futuro é justo que tenha sua Diretoria e que cuidem lá da sua vida. Por que estar junto a um Plano . Não tem o que se justifique. E nas eleições ainda votam com interesses completamente diversos dos colegas do Plano 1. Será que ninguém se opõe a isso? Pelo amor de Deus uma ação de alguém ou melhor, fora a Anabb, de uma associação que tenha legitimidade para representar associados descontentes com essa união que nos prejudica.

Anônimo disse...

SEPARAR OS PLANOS? EXISTE ESSA POSSIBILIDADE DOUTOR?

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros e amigos

Creio que para tudo há um propósito, e que, a despeito do que não entendemos, e sem nos esquecermos de que, no terreno das ações humanas, mesmo que limitadas, temos que fazer z nossa parte

Uno-me ao apelo de milhares, e certo que Deus está mo controle de tidas as coisas, para solicitar à Previ , que amplie o seu foco, hoje, totalmente voltado para o " futuro" e olhe para o " presente" , porque é por ele , que seremos cobrados
A quem muito for dado muito será cobrado
Há muita gente aflita
Qual o sentido de se falar em resultados cada vez msis robustos z( que assim permaneçam ) , sem que haja uma ação política e de governança que atenda às súplicas de tantos dos nossos irmãos, aposentados e boa parte, idosos
Somos gratos pela gestão eficiente dos recursos, mas,pedimos, com a devida vênia, que, os srs Diretores, com destaque para o diretore de Seguridade recém _ reeleito, Sr Wagner Nascimento e o sr Presidente da Previ, tenham um olhar para os aposentados, vislumbrando :

a) Aumento do Teto do ES, Pedimos, para este mês de Maio/2024, a " exemplo" do que tem sido feito nos últimos anos, principalmente 2021.2022 e 2023, confirmando o que o próprio diretor de Seguridade asseverou em maio de 2023, de que as revisões do Empréstimo Simples seriam, como tem sido, realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, a cada semestre . Isso aliviaria muitas aflições

B) a possibilidade de se iniciar estudo, quem sabe, objetivando a devolução do Bet, cujo pagto foi suspenso em 2014,

C) outras melhorias para os aposentados, a juízo, dos srs diretores

Contamos com inestimável apoio do caríssimo Dr Medeiros, cujo prestígio é interlocução junto aos escalões da Prdvi, pugnou por apoio aos aposentados

Que Deus abençoe e tenha misericórdia

Anônimo disse...

Sr Diretor de Seguridade da Previ,

Por favor, pedimos, gentileza, fineza , por Jesus Misericordioso:

Revisão Aumento do ES para esse mês...Maio/2024

Anônimo disse...

Caros colegas aposentados

Observando as inúmeras manifestações nessa blog, desejo dizer que , tenho boa expectativa em boas novas para o mês de maio corrente , principalmente no tocante ao Empréstimo Simples, ES Previ , e suas revisões, preconizadas e realizadas pela Previ , a cada semestre, nos anos anteriores, sempre em maio e novembro

Quero crer na preocupação Diretor Wagner Nascimento, que tem se mostrado sensível aos apelos dos assistidos e a competente
equipe de gerentes executivos e assessores da Previ,

principalmente na Diretoria de Seguridade, que sempre atuam de forma regular a pró-ativa nesse tema ES.

Espero ,sinceramente que isso se confirme

Vamos aguardar..
Forte abraço a todos em especial ao bravo Dr Medeiros

Anônimo disse...

A Previ não vai deixar de cumprir o que ela própria já registrou, em vídeo do Diretor Wagner, que faria : rever os parâmetros do ES , a cada semestre

É um posicionamento institucional e a Previ sempre cumpriu

Esse ano, não tem porque ser diferente
Muito pelo contrário, a Previ não deixará ninguém sem resposta

Anônimo disse...

DR

290 EM MAIO
300 EM DEZEMBRO

ABRAÇOS

Anônimo disse...

Penso que não devemos esperar.
AFABBs e ANABB
Tem a missão de
- notificar PREVIC + SBPC
- CNJ e MPF
- CCJ do Senado
Exigindo a separação das Diretorias da Previ.
- PB1
- Previ Futuro
Como Estatutos Próprios e
Eleições Independentes

Anônimo disse...

Sintomático na eleição da Previ : a chapa 2 venceu em 3 estados do país - Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por que será ? Acorda Previ!!

Jose Malaquias O. Neto disse...

Encontro de gigantes em Maragogi. Desejo muita paz e saúde aos dois. Que Deus os proteja.

Miro disse...

https://www.funcef.com.br/portal/menu-principal/comunicacao/funcef-reduz-taxas-em-todas-as-modalidades-de-emprestimo-do-credplan.htm

Anônimo disse...

Colegas, devemos tentar, apesar de ser uma tarefa difícil, alterar os prazos do ES, pois na condição atual um boa parcela não consegue renovar empréstimo há mais de 3 anos. Os aumentos dos proventos dos aposentados foram tomados pelo Leão nos últimos anos, agora temos algum refresco. Porque a Previ não permite um empréstimo simples emergencial com prazo de ate 180 meses. Isso aliviaria a situação de muitos colegas, que reduziram o valor descontado. Bastaria uma única operação para aliviar a barra de muitos. (Logico com a devida proporcionalidade de prazo em função dos parâmetros previsto devido a idade )

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...

Não adianta ficarmos discutindo alteração de prazo, alteração de limite e outras coisas mais sobre o ES. Sobre o pagamento do BET que nos surrupiaram. Aumento de limite, etc..etc... O que temos que fazer Dr. Medeiros é reunir os mais dotados, associados do plano I, é estudar um plano para a separação dos planos da PREVI. De um lado PREVI Futuro e do outro PRVI PLANO I. com diretorias distintas. Alteração do Estatuto, se for o caso. O que precisamos é é desvincularmos do Previ Futuro.Eles que façam do jeio deles e nós faremos do nosso jeito. O que precisamos realmente é a separação dos planos. Só assim teremos a paz que precisamos para levar adiante as nossas pretensões. Dr. Aristhofanes dá a sua opinião sobre isso. É possivel essa minha sugestão ou não é. Abraços.

Francisco disse...

Eu não vejo, s.m.j., necessidade em termos duas diretorias, ou seja, uma para o Plano1 e outra para o PREVI Futuro.
O mais importante é que os recursos sejam separados para cada plano -- e parece que assim o são --, eis que as metas nao são iguais. Basta administrar os recursos de cada plano conforme as necessidades de cada um deles, levando em consideração tempo de vida estimado, valores a pagar, e outros fatores pertinentes.
Quanto ao ES indago se o patrocinador não poderia, como instituição financeira, receber em transferencia os empréstimos dos interessados e fazer uma derradeira negociação visando a que os valores mensais fiquem comportados dentro das possibilidades de cada mutuário.
Na portabilidade o associado da PREVI assinaria declaração dizendo-se ciente da impossibilidade de contrair novo ES, até liquidação da dívida negociada com o patrocinador.
Sobre BET penso que podemos esquecer, pois a conta que continha os fundos próprios, já não deteria qualquer valor para satisfazer tal encargo.