CALAMIDADE NO RS PELAS CHUVAS

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Estamos vivendo dias terríveis provocados pelas intensas e volumosas chuvas que desabaram sobre o RS nesta semana.


Nos meus oitenta e cinco anos nunca presenciei uma catástrofe igual.  Chove sem parar desde domingo e os rios transbordaram, as cidades ficaram alagadas, as pontes ruíram, as estradas ficaram bloqueadas, a economia e o abastecimento foi por água abaixo. 

O pior de tudo é o drama de famílias que perderam tudo e foram obrigadas a sair de casa só com a roupa do corpo.  Perderam economias, móveis, utensílios domésticos, documentos.  Uma tragédia inimaginável.
O clima vem dando seus avisos de que algo não está bem, que o homem agrediu a natureza, desequilibrou o sistema climático. Mas vendo a coisa de perto fica muito pior. 

Acho que não basta só a solidariedade nesta hora nem as orações. Precisamos ajudar, precisamos colaborar, precisamos sair do nosso conforto e ir dar ajuda a quem está precisando.

É o que estou fazendo. Amanhã vou para a linha de frente prestar ajuda do jeito que eu posso, limitado pela idade.  Reuni um kit de urgência contendo roupas, sapatos, remédios, cobertores.  Vou sugerir que a Afabb Rs preste auxílio também. É caso de calamidade pública, de força maior.  Sei que a AABB de Canoas está fazendo ótimo trabalho.

A rua Uruguai onde fica a sede da Afabb Rs está debaixo d’água, no centro da cidade. 

Os meteorologistas estão prevendo novas chuvas.  Vai ser um caos.

Cada um ajude como puder.  Não fique de braços cruzados.

Que Deus nos ajude e São Pedro feche as comportas do céu.

30 comentários:

Aristophanes disse...


Medeiros!
Marcou presença com grandeza. Mas tenha cuidados, a idade requer cautelas e impõe limitações físicas e emocionais. Abraço solidário. Aristophanes.

Anônimo disse...

Uma calamidade Doutor Medeiros. Coisa sem precedentes. Pessoas mortas. Um horror. Hoje vi o secretário lá de Canoas falando que as instalações da AABB, entre outras como o Sindicato dos Metalúrgicos tinha se colocado a disposição para receber desabrigados. Faça o que estiver ao seu alcance que o todo Poderoso lá de cima lhe dará mais um bônus.

Anônimo disse...

Doutor,

O mais fácil é ajudar via PIX o Estado do RS através do CNPJ da Secretaria de Estado do Bem Estar Social. Poderia publicar aqui no blog o número do PIX.
Que Deus ajude o nosso querido Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

SOS - Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38

BCO DO ESTADO DO RS S.A.

Informações do pagamento
Valor R$ 100,00
Pago com Conta corrente - Ag xx · Cc xxxx (Omitido por razões óbvias)
Pago em 03/05/2024
Comentário Ajuda aos desabrigados maio/2024

Anônimo disse...

Bom dia Doutor Medeiros. Lamentável o que está ocorrendo no Rio Grande. Sou de Minas, não tenho muito e sou daqueles que vive reclamando da Previ para melhoras no ES, pagamento do Bet e suspensão das contribuições. No entanto, mesmo em situação de dificuldade, entendo que parte do povo Gaúcho hoje supera as minhas no momento. Caso o Doutor tenha uma conta para depósito de alguma entidade de sua confiança, favor informar que farei uma pequena contribuição.

Anônimo disse...

Nossas orações e sentimentos pelos nossos irmãos do Rio do Sul. Meu olhar de forma especial para as crianças, as mamães e os idosos

Sou do nordeste. As limitações, principalmente financeiras, me impedem de fazer doação expressiva, como desejava

Mas, farei algo, doação via BB , de algum vr .

Ainda não sei qto...mas preciso dá minha contribuição
Por mais limitada que seja

Que Deus Todo Poderoso conforte a todas as famílias atingidas por essa triste tragédia

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,
O Banco do Brasil e a Previ, com dinheiro saindo pelo ladrão (sem trocadilhos) bem que poderia ajudar financeiramente os gaúchos a superarem essa catástrofe. De que forma? Pagando o BET ou suspendendo as contribuições Pessoal Previ sob a condição de cada aposentado beneficiado contribuir com 5% do valor inicialmente liberado. O que poderia ser feito diretamente na Fopag já deste mês, maio/24.
Um fraterno e cordial abraço a todos.

Anônimo disse...

Bom dia. Garanto que os bilionários fundos de pensão brasileiros por força de suas missões não poderão em hipótese nenhuma fazer uma doação nem que fosse de míseros trocados, embora possam destinar milhões a grandes escritórios para penalizar mais aqueles que buscam haver direitos. Claro que os fundos tem de se defender, senão não teriam esse volumoso rio de recursos. Mas sua humanidade é zero.

Anônimo disse...

A tragédia no RS tem nome:
- ineficiência da Defesa Civil que não alertou com a população em tempo de esvaziar minimamente suas casas.
- o grande contingente do Exército do RS foi OMISSO.
- em 1982/1983, no Vale do Itajaí
SC, havia previsão exata do nível de todos os Rios COM ANTECEDÊNCIA de 48 horas. Eu estava lá.
MAS… tragédias rendem REPASSES GENEROSOS na medida dos danos PARA o Estado e Municípios… sem chegar ao POVO.
Peça para o CN devolver os 160 bilhões das Emendas que compraram sua alma em Janeiro 2024.

Paulo disse...

É lamentável que tenha acontecido algo tão terrível no Meu Rio Grande, estado de gente sem igual, muito organizado e querido. Minhas condolências ao seu povo, gente aguerrida, trabalhadora e muito hospitaleira. As mudanças climáticas estão aí, o desmatamento generalizado no norte e centro-oeste no país por décadas a fio, queimadas, o número de veículos a combustão praticamente quadruplicou só nos últimos 30 anos. Não há planeta que aguente, pior que isso é gente negando que queimadas e desmatamento não são os grandes causadores desse infortúnio que aflige todos nós! Logo, logo chegará nas mesas no aumento dos alimentos. Aqui no sudeste, sul de Minas, um calor de quase 40 graus. Nessa mesma época do ano há poucos anos atrás fazia 3 graus na madrugada! Tem coisa séria aí, e se não nos preocuparmos em reverter isso, podemos ter consequências graves e jamais vistas.

Anônimo disse...

Previ dispensa diretores de atestar experiência para vagas milionárias
Andreza MataisColunista do UOL
05/05/2024 04h00… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/andreza-matais/2024/05/05/previ-dispensa-diretores-de-atestar-experiencia-para-vagas-milionarias.htm?cmpid=copiaecola

Medeiros disse...

Muito triste a tragédia que se abateu sobre o RS e Porto Alegre. As imagens da inundação são inimagináveis. Existe falta de luz e principalmente falta de água. Começam a faltar gêneros alimentícios nos supermercados. Difícil a gente consolar e confortar quem foi atingido pelas chuvas. Um trabalho insano e está ficando perigoso para a saúde. Muitos ratos e baratas, água contaminada, etc. mas está na hora de fazer alg. Continuo na lida.

Medeiros disse...

O pior de tudo ouvir das pessoas o seguinte, doutor perdi tudo que tinha e agora o que vai ser de mim e de minha família ? Situação dramática, muito choro, muito desespero. Eu adotei três famílias por três meses. Vou tentar ajuda los a reconstruir a vida deles.

jair mario bork disse...

Aqui em Itajai, no estacionamento do Parque Dom Bosco estão duas enormes carretas, com uma faixa estimulando as pessoas a entregarem mantimentos para o Rio Grande do Sul. Impressionante a fila de carros, nesta manhã de domingo, trazendo suas doações. Acredito que a solidariedade dos brasileiros contribuirá e muito para amenizar o sofrimento do povo gaúcho.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Comovido por sua solidariedade. Porém, o grosso da ajuda é obrigação de Brasília que centraliza a maior parte da arrecadação. Não gosto de politizar mas o Chefe de Estado tem o dever de colocar o máximo de recursos, e toda a logística do Exército, Marinha e Aeronáutica, aliados ao Estado do RS (Defesa Civil) como se faz num estado de guerra. A sociedade civil está ajudando mais que o Estado brasileiro. Infelizmente é a realidade.

Anônimo disse...

Doutor não deve tá sendo fácil. Quem tá vivenciando, assistindo esta tragédia in loco é muito duro. Não tem como não se emocionar e não cortar o coração. Parabéns pelo seu gesto digno, ajude e oriente essas famílias pois eles estão precisando. Parece fácil falar , ainda mais que o Sr. já tem 85 anos bem vividos. O espírito tá forte mas o corpo cansa. Não esmoreça que a sua atitude é nobre. . Para o nosso BB os dirigentes ainda não tomaram conhecimento desta tragédia. O mundo é outro.

Medeiros disse...

Sim não está sendo fácil. Doar dinheiro é fácil, mas não é suficiente. Eles precisam de apoio, de incentivo, de um abraço amigo. Adotei três famílias, além do apoio moral, me dispus a apoiar financeiramente para reconstruírem sua vida. Reservei para cada família cinco mil reais. Junto com uma assistente social vou ajudar na medida necessária. Eu vi eles renascerem. A esperança voltar para seus olhos. Todos tem trabalho, tem filhos, cachorros e gatos. Gratidão profunda e viver também. Faz bem a alma. Durmo mais tranquilo.

Anônimo disse...

É nas tragédias naturais que natureza humana se sobressai.
RS é o um dos Estados mais ricos do Brasil.
Mas a Grande Porto Alegre tbm tem muita pobreza.
Esse golpe vai levar 10 anos para ser superado.
Some-se a isso a Tragédia Ocidental imposta pelo Vírus Chinês em 2019…
NINGUÉM TÁ LIVRE dessa tragédia até hoje.
São 5 anos de Saúde em declínio, despesas crescentes, renda familiar na contramão.
IPTU IPVA REMÉDIOS tudo crescendo mais que o INPC.
-
Senhores do CD da Previ
É hora de oferecer ajuda aos Assistidos de todo o Brasil.
Com certeza fará diferença aos colegas do RS que direta ou indiretamente foram afetados.
Inundações causam prejuízos a todos no RS.
Elevação ES 280k, E com a opção de suspensão de parcelas, ambas anunciadas ao mesmo tempo, para escolher o mais conveniente.

O FUNCEF reduziu taxa de juros?
- a Previ é mais rica?

Miro disse...

https://contec.org.br/governo-prepara-mudanca-em-regras-para-fundos-de-pensao/
FIPS - Já tivemos dissabores?

Medeiros disse...

Segundo informações recebidas de fonte fidedigna, a PREVI VAI AUTORIZAR A SUSPENSÃO DAS PRESTAÇÕES DO ES PARA OS ASSOCIADOS DO RS. Breve vai anunciar.

Anônimo disse...

Que boa notícia: suspensão das prestações do ES para os associados do RS, segundo fonte do Dr Medeiros
Mais do que justo e providenvial

Dr Medeiros, o sr teria alguma informação sobre a revisão dos parâmetros do ES da Previ ?

Já estamos em maio de 2024, penúltimo mês semestre

A revisão, segundo o Diretor Wagner, cfe vídeo em que ele próprio afirma, passa a ser feito a cada semestre

Tem muita gente precisando desse socorro

Ajude-nos Dr Medeiros
Por favor
Interceda junto à Previ

Anônimo disse...

O que posso dizer agora? Que Deus o proteja e o abençoe.

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros , nossos agradecimentos

Acompanho o seu blog há anos e sua luta em favor de todos os assistidos

Vejo com tristeza, mas não sem esperança, o apelo de milhares de aposentados dirigido a quem tem o dever e a responsabilidade de decidir , de cuidar do futuro das pessoas

Mas, é preciso lembrar que não há futuro sem presente
Creio que essa é uma preocupação legítima e corretíssima do fundo
Mas é preciso mais rapidez na tomada de decisão, com a devida vênia

Fundos muito menos ricos do que a Previ tem acelerado de decisões paea socorro de seus assistidos, a exemplo da Funcef e do Valia, principalmente no tocante ao Empréstimo Simples, na chamada revisão de parâmetros

Sua interlocução, sempre atenta, pode ajudar a um grande nr de assistidos
Que Deus o inspire nesse sentido

Anônimo disse...

Que a Previ , que tem política permanente de assistência humanizada a todos os associados, não tarde em trazer boas notícias sobre o Empréstimo Simples até o final do presente mês , dk mesmo modo que fez no ano passado

São os nossos sinceros desejos e apelo respeitoso aos srs Diretores e integrantes do CD da Previ

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, seria interessante saber qual é o auxílio que o BB está prestando para os funcis do RS, colegas que já vem dando sangue, suor e lágrimas para atingir as metas bilionárias da empresa. Um detalhe: no meio dos heróis anônimos que estão auxiliando nas buscas dos desabrigados, tinha um rapaz com a camisa do Banrisul. Parece um detalhe sem muita importância, mas eu sugeriria aos colegas que participam, que, pelo menos usassem uma camisa do BB ou das entidades representativas dos funcionários. Afinal, devemos mostrar que "NÓS TAMBÉM ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA".

Anônimo disse...

A exemplo da excelente notícia sobre a suspensão das parcelas do ES para os nossos irmãos do RS, cfe previsão do Sr Medeiros, pedimos , encarecidamente, aos srs diretores da Previ a tão esperada revisão do Empréstimo Simples, cuja apreciação é realizada a cada semestre medida que , seguramente, mitigará as dificuldades e aflições de todos os assistidos

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Ajude-nos a sensibilizar a Previ para a revisão do ES


Que Deus o abençoe

Anônimo disse...

Meus irmãos, vendo tantos apelos

Esperemos no Deus Altíssimo, wue nunca abandona o seus filhos

E , por sua inspiração, pelos seus instrumentos ( os homens do boa vontade

Previ nos trará boas notícias

Anônimo disse...

Aos nossos irmãos do RS

Assim, como as alegrias, nenhuma escuridão dura pra sempre

Que Deus os abençoe

Anônimo disse...

A previ deveria fazer doaçao em deinheiro, bem como suspender parcela ES e outros.