JUBILEU DE OURO: 50 ANOS DE FORMATURA EM DIREITO !

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Minha formatura na Faculdade de Direito da Universidade do Rio Grande do Sul foi em 1961.  Está fazendo cinquenta anos.  Incrível !  Como o tempo passa depressa !

Vamos comemorar e rememorar a data com um jantar no Clube Germania nesta sexta feira, dia 25, amanhã. Estarão presentes os colegas sobreviventes da batalha da vida, cerca de 30 dos 75 que se formaram.  Temos a notícia de que 27 infelizmente faleceram durante a jornada. Alguns outros estão impossibilitados de comparecer.

Não foi fácil chegar até aqui do jeito que chegamos. Enfrentamos inúmeros desafios, tanto profissionais como pessoais.  Durante esse período tivemos os anos dourados, mas também aconteceram os anos de chumbo.  Fizemos a nossa parte. Lutamos pelo Direito e pela Democracia o tempo todo.  Não fizemos só o nosso labor jurídico.  Enfrentamos a censura e o autoritarismo também.  Temos a consciencia do dever cumprido.

Mas é bom recordar os tempos da nossa lide acadêmica e da nossa formatura. Recordar é viver outra vez e às vezes uma sessão de nostalgia faz muito bem às nossas almas.

Tempos bons aqueles !  Como há pouco um atendente do Fôro, olhando o número da OAB de minha carteira profissional, 2.806, exclamou: Doutor, o senhor é do tempo do EPA !

Não sei bem o que era o EPA, até acho que não sou tão antigo assim.  Mas sou do tempo em que não havia computador, nem celular, nem tablets, nem internet.  Sou do tempo da máquina de escrever manual, do telefone de manivela, do telégrafo, do mimeógrafo e até da caneta tinteiro.  Mas que saudades que eu tenho ! Tinha 23 anos de idade quando me formei. Já estava no BB há cinco anos.

Nosso paraninfo era célebre, professor Armando Câmara, ex senador da República, havia renunciado o cargo por não compactuar com a conduta de seus companheiros no Senado. Era um homem íntegro, mestre da Filosofia do Direito, grande orador.

O diretor da Faculdade, que assinou e nos entregou os diplomas, estará presente em nosso jantar, dr. Galeno Lacerda, completará noventa anos no dia 26 deste mes.

Algumas fotos que guardo com carinho, já meio amareladas pelo tempo, recordam alguns momentos dessa nossa trajetória.  As duas primeiras acima foram de quando ingressamos na Faculdade em 1957 e passamos pelo inevitável período de "bichos", com trotes dos veteranos e parada obrigatória na rua da Praia. Para a nossa turma tocou que tínhamos que andar na rua com um chapéu constituído de uma cesta de plástico vermelha com o escudo da Faculdade. Se fôssemos agarrados sem o chapéu tínhamos que pagar mico ou multa. Na realidade, andávamos com orgulho com o chapéu, como se fosse um enfeite ou umgalardão sinal de nossa vitória no vestibular que era duríssimo. Além disso, fazíamos bonito perante as gurias da época. Passou no Direito, tem uma carreira de futuro pela frente. Eu estou no meio na fila bem de baixo da primeira foto e na direito embaixo na segunda.




Essa foto acima é de um momento de nossa formatura, em 1961, cinco anos depois de nosso ingresso na Faculdade. Dou um premio para quem me localizar, cinquenta anos atrás. Estamos atentos ouvindo o nosso paraninfo.


Aqui é o momento máximo em que conquistávamos o galardão de bacharel de direito, mediante a colocação simbólica do chapéu pelo diretor da Faculdade, dr. Galeno Velinho de Lacerda.

E, por ultimo, uma foto com a ANA, então minha namorada, hoje temos 48 anos de casados, uma pessoa importante nessa jornada.

Jubileu de ouro de formatura em Direito !  Quem diria !  O tempo passa muito depressa mesmo. Temos que agradecer a todos que tornaram isso possível.  Deus, Nossa Senhora Auxiliadora e meus protetores de maneira especial.  Obrigado. Estamos celebrando, acima de tudo, a VIDA.

27 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dr. Medeiros,
Considerando-se que, a julgar pela foto do recebimento do diploma, você usava óculos, ou vc. é o 3º da última fileira ou o 7º da fileira do meio. Não acho que estivesse na fileira 1 porque não se parece com você. Digo que é o 7º da fileira do meio. Quero o meu prémio! rsrsrs

Anônimo disse...

Medeiros,
Meus parabéns pelos 50 anos de formatura!!! Boas festividades e recordações! Eu me formei em 1981, mas não foi em Direito.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros

Adorei a foto do Sr. com a ANA, que casal lindo! parabéns! isso é que é uma grande vitória na vida, muitas felicidades para sempre a voces

Anônimo disse...

CHACAL

Dr.MEDEIROS
Vou arriscar...minha visão de super
homen diz que você é o terceiro da carreira de cima da esquerda para a
direita.
Se EU errei saio de cena de imedia-
to.
Abraços - Estamos aguardando seu retorno. Até lá...
Murilo CHACAL Hallak
São João del Rei-MG

Anônimo disse...

Bela fotos, bela recordação, Dr.Medeiros..

Namorada de dar inveja na época...e que certamente, ainda a teu lado, é seu motivo de orgulho. Os anos passam mas as qualidades/valores conquistados se agregam, e ficam para sempre..

Abs.
Janone

Anônimo disse...

Parabéns Medeiros pelo seus 50 anos de formatura, tenho certeza que foram 50 anos dedicados com carinho, responsabilidade, e que Deus esteve presente estes anos todos em sua vida, e que ele lhe conceda mais alguns bons anos pela frente. Posso até lhe desejar mais o dobro, pois hoje vimos que já se é possivel viver em torno dos 120 anos. Abraços

Carlos Canalles disse...

Caro Medeiros:
vou ganhar o teu prêmio. Primeiro parabéns pelo jubileu. É uma data a comemorar e bebemorar.
És o terceiro da esquerda para a
direita da fila de cima.
Mais uma vez, parabenizo-o pelo jubileu. Muita paz junto à família.
Do nunca anônimo.
Carlos Canalles - 1.790.140-5

HELENO PINTO NOBRE disse...

MEUS PARABÉNS PELOS 50 ANOS DE FORMATURA NO DIREITO.

VOU ARRISCAR O PRÊMIO; IDENTIFIQUEI PELOS ÓCULOS; NEM SEI SE ESTÁ CERTO ? É UM CHUTE.
BEM EM CIMA DA ESQUERDA PARA A DIREITA O TERCEIRO FORMANDO.

SEMPRE É MUITO BOM RECORDAR O TEMPO PASSADO EM QUE HAVIA PESSOAS PROBAS. PESSOAS QUE SE EMPENHASSEM SUA PALAVRA ELA TINHA VALOR. COMO SE DIZIA ANTIGAMENTE. VALIA O FIO DO BIGODE.

NOS DIAS DE HOJE; AS VEZES NEM DOCUMENTOS ASSINADOS TEM VALOR. EXEMPLO O ACORDO ASSINADO PELOS CANALHAS ( ATÉ MINISTROS DESTE PAIS ) AO FIM DO ANO PASSADO. APENAS PARA CONSTAR E NOS LUDIBRIAR. QUE SAUDADE DOS TEMPOS PASSADOS EM QUE HOMENS ERAM HOMENS MESMO E NÃO PULHAS QUE NEM OS DIAS DE HOJE.

REPITO PULHAS E MUITO SAFADOS; QUE SOMENTE PENSAM EM SE BENEFICIAR DA FUNÇÃO QUE EXERCEM E SE LOCUPLETAM NA MAIOR CARA DE PAU. CANALHAS .!

ISTO NEM HOMENS NÃO SÃO.!

PARABÉNS DE NOVO E QUE POSSAS USUFRUIR DO QUE PLANTASTES AINDA DURANTE MUITOS ANOS COM MUITA SAÚDE; SÃO OS MEUS VOTOS.
HPN; MATRICULA 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO. ESTA HISTÓRIA DE ANÔNIMO ME IRRITA .! E ESTA CHEIO DELES. FORTE ABRAÇO E MUITA VIDA COM SAÚDE O QUE É MUITO IMPORTANTE EM MINHA CABEÇA.!

Medeiros disse...

Obrigado pelos cumprimentos, estimados colegas. Hoje é um dia realmente especial para mim.

Quanto ao colega descrente de sonhos da ativa da carreira jurídica do BB, respondo que aceito divergencia de opinião quando bem educada, apesar do final enojado. Quero lhe dizer apenas uma coisa. Há cinquenta anos, na minha formatura, eu tive um sonho de que chegaria aqui, contrariando expectativa médica que me assegurava que não teria condições para tal, pois acabava de vencer uma terrível tuberculose que me obrigou a mais de um ano de licença médica no BB. Sonhei e o sonho se realizou ainda melhor do que a encomenda. Sonhos acontecem, sim. Mas não vivo no passado, nem saí completamente da luta. Semana que vem vou tratar de assunto jurídico relevante. Fale por si, não fale por sua geração, pois os meus filhos pertencem a ela e, graças a Deus, são sonhadores também e mais felizes por acreditar em sonhos.

Medeiros disse...

Esse comentário do anonimo a que me referi foi postado em Decisões do Uruguai, mas foi emitido hoje.

LUCIANA FRANCO disse...

JUBILEU DE OURO
Que coisa mais Linnnnda!!!

Dr. Medeiros,
NOSSO querido e amado chefe!

É com imenso prazer e muito carinho que o parabenizamos por essa data tão especial.

Temos muito orgulho em tê-lo como exemplo de profissional, que desenvolveu ao longo desses 50 anos uma carreira brilhante e que até hoje demonstra seu amor, entusiasmo e afinco na defesa de centenas de pessoas que confiam e admiram seu trabalho.

Isso faz com que nossa admiração aumente a cada dia e sejamos gratas por ter a inigualável oportunidade de sermos suas pupilas.

Hoje todos os paparicos são seus. Vamos nos esforçar mais para dedicar-lhe todos merecidos paparicos também nos ouros dias.

PARABÉNS!!!!!!
Luciana e Elizabeth

Anônimo disse...

Que tristeza. Com todos os atributos a que o tal an
omimo se atribui não conseguiu o maior. Constituir uma família e ver o filho. Quanta imcompetência.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Meus sinceros parabéns. É mesmo para se comemorar. Sem jogar confete, mas pessoas assim merecem serem seguidas. Meu sogro faleceu com 94 anos, pessoa de grande valor. Minha filha o ano que vem, se Deus quizer formará em Direito, seguindo seus passos. Temos certeza eu e minha mulher que será uma grande profissional, assim como o senhor. Vendo isto sei que o mundo não está totalmente perdido, porque ainda encontramos pessoas de bem e por isto: DEUS SEJA LOUVADO.
Um abraço
Celso Bernardes
Formiga/MG

Anônimo disse...

Colega Medeiros e Colegas,

Estou cá com meus botões incrédulo e pensativo de como o "advogado" que escreveu (péssimo portugues para um advogado) passou a trabalhar no serviço jurídico do BB.
O Sejur sempre foi repleto de sumidades, não só na questão do Direito propriamente dito, mas também por serem humanos em suas relações com os Colegas leigos e com seus Colegas ADVOGADOS.
Salvo Melhor Juízo!
Humildade e temperança é bom e não faz mal.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros, junto-me a todos que lhe cumprimentam e lhe reconhecem o êxito de uma bela carreira.
Longevidade ao senhor e à Da. Ana!
Por aqui, passam muitos.
O assunto do momento é eleções na PREVI, mas permita-me, mesmo inoportunamente, sugerir aos colegas atingidos pela brutalidade da última revisão do Empréstimo Simples, escrever ao Presidente do BB, Aldemir Bendine, para que encomende estudo de uma linha especial de crédito, ainda em 2011, para ativos e, principalmente, inativos do BB.
Eu já fiz isso.
Endereço: presidencia@bb.com.br
Grato e desejo ao senhor e aos seus os melhores dias, na PAZ E NO BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

raul avellar disse...

Prezados colegas
Recebi com surpresa a incumbência que o Presidente Marcos me deferiu mesmo ciente de algumas deficiências físicas que possuo.
Não vou negar que, a priori, o risco de por a perder todas estas
expectativas me deixou temeroso.
Mas incentivado pelos poucos que eu
conheço, resolvi encarar a condição
de "centralizador" deste Grupo que se dispõe a colocar na rua s CHAPA
DE OPOSIÇÃO (ou que outro nome venha a receber depois).
Minha missão é a de recolher todas
as sugestões que deverão partir de
qualquer assistido ou participante,
e encaminhá-las ao GRUPO (ainda em
formação) que elaborará o programa
da CHAPA, bem como as diretrizes a
serem trilhadas. Embora haja pressa
não há nada resolvido por enquanto.
Aos que não me conhecem (e devem ser quase todos), apresento-me:
Raul Lima de Avellar e Almeida =
matr. 8.455.120-8, posse no Banco
em 25/10/1958, aposentado em 11/04
de 1990.Tomei posse em Campo Grande
RJ), trabalhei no antigo DECON, na
CREAI, no DEPIM e, quando este foi
para Brasília, fui convidado pelo
Presidente Célio de Oliveira da CASSI para trabalhar lá, para onde
tinha sido ELEITO, em Chapa Única
(pois naquela época eram caçados a
laço os candidatos aos Conselhos
Fiscais e Deliberativos da CASSI e da PREVI, uma vez que não havia regalia alguma para a ocupação dos
citados cargos, que na verdade eram
acumulados com serviços do Banco).
Pretendia lá me aposentar, quando o
meu nome foi pinçado pela Agência
Centro-Rio. que precisava de um
Presidente de Consenso para levantar a intervenção na AABB-Tijuca(RJ)em 1986. Não consegui me
furtar desta distinção (como está
acontecendo agora!). Infelizmente lá as coisas terminaram com um belo
enfarto do miocárdio (que eu espero
que não aconteça aqui) e decorrente
licença-saúde e aposentadoria.
Em toda a minha vida nunca recebi
um tostão que não fosse do Banco e
espero morrer assim, muito embora tenha ocupado todas as posições possíveis em diversos Clubes do Rio
de Janeiro, por mais de 24 anos.
Coloco-me à disposição de todos na
tarefa de receber (para transmitir)
indicações, sugestões, críticas e tudo o que vise a possibilidade de
permitir que, desta vez, aposenta-
dos, pensionistas e os da ativa possam escolher representantes que
sirvam a eles e não que deles se sirvam.

Raul Avellar
raulavellar@terra.com.br

Ari Zanella disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Tempos atrás o senhor nos disse que a matéria "Cesta-Alimentação" estava longe de uma pacificação no judiciário. Pois bem, agora o STJ julgando um caso do Banrisul, contradisse tudo o que havia feito e entendido anteriormente. O Dr. Gustavo Coimbra presente ao julgamento disse que não acreditaria se não estivesse presente. Segundo ele "por intervenção puramente política a 2ª Turma do STJ mudou completamente a jurisprudência de 15 anos."
O senhor já deve ter lido o desabafo do Dr. Gustavo Coimbra que circula na internet.
Então, Dr. Medeiros, pederia que emitisse sua valiosa opinião de causídico há mais de 50 anos.
Muito obrigado!

Anônimo disse...

Medeiros, Parabéns > Como ótimo advogado que é, deve estar se envergonhando da nossa justiça, principalmente do STJ, vendendo-se por tão pouco...

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, parabenizo pelas recordações e as lembranças de fatos que as fotos revelam de muita alegria e que estão guardadas em lugar especial do ser humano.
Em tempo, registro o meu desconforto ao ler no blog de Ary Zanella, um comentário intitulado para refletir, em que um Advogado do Bb, da ativa, faz comentários nacisistas e desabonadores contra o Senhor e contra a todos nós aposentados. Respeito o seu silêncio. Também não acredito em papai noel e sei que existe pessoas daquela espécie. Todavia, um moderador de um blog, na minha opinião deve fazer um filtragem dos comentários que recebem. Caso contrário estaremos sendo contaminados com estas plagas que roubam tudo que é nosso, e agora querem até macular nossos espaços.
Perdoe-me, pelas palavras, mas a indignação é diferença entre um homem de bem e um homem do mal.
Zenílson Cadé de Araújo

Anônimo disse...

O Juridico do BB sempre foi celeiro de grandes juristas, dentre eles, o Dr João Otávio de Noronha que era o Chefe, o Consultor Jurídico do BB. Hoje no STJ, Dr João Otávio usa todo seu brilhantismo e conhecimento das coisas de BB e de Previ para convencer seus pares, demais Ministros, em vetar tudo para nós, como no caso da Cesta Alimentação. Em tempo, o Dr João Otávio de Noronha é sobrinho da também Doutora e Jurista, senhora dona Isa Musa de Noronha.

Anônimo disse...

Às vezes me pergunto qual é a diferença entre o período da ditadura militar e esse do momento. Acho que uma das poucas diferenças é a liberdade de imprensa e de expressão, porque de resto o Executivo continua mandando no Judiciário. A Previc mandou alterar a jurisprudência da Cesta-alimentação e o judiciário acatou. Mas como? Por acaso o judiciário avaliou as contas da Previ para certificar-se de que o que a Previc alega, procede? Ora, pra citar um exemplo, é só acessar os números dos processos no site do Tribunal pra confirmar que tem advogado da Previ que alega que os reajustes dos benefícios dos aposentados, há anos, têm sido maiores do que os reajustes salariais do pessoal da ativa, o que é uma mentira deslavada.

Bem, Dr. Medeiros, talvez você não poste essa minha mensagem por ser um pouco "hardcore" em comparação a postura "light" do seu blog dos últimos tempos; e eu não lhe culpo por isso porque como você diz: o pior inimigo é o interno.....

Medeiros disse...

Professor Ari Zanella,

Realmente, na próxima semana vou abordar a cesta alimentação e a decisão desastrosa do STJ. Aguardem,

Anônimo disse...

Em tempo: sobre a minha msg das 17:45, em vez de Previ, leia-se Banrisul.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, ninguém melhor que o senhor sabe que temos direito prioritario nas ações judiciais. Temos mais de 60 anos. Lute por nós.

antonio americano do brasil borges disse...

Caro Dr. Medeiros,
Agora sei porque alguns pessoas são contra sua pessoa. Pura inveja, inveja, inveja.
Paraabéns pelo cinquentenário por certo bem vivido, cheio de boas obras.
Acesso o blog todos os dias, nas esperança de poder "beber" de sua fonte.
Não nos deixe "órfãos".
Abraços
Antonio Americano
Goiania (GO)

Anônimo disse...

DR.MEDEIROS, parabens pelo jubileu de Ouro de tua formatura em Direito.Meu grande abraço por esta data festiva. Que Deus ilumine todos os dias de tua vida. RUI GONÇALVES .

Paulo Beno e Leda Goellner disse...

Parabéns.
JUBILEU DE OURO !

Que fato lindo e marcante. Belas fotos recordam a felicidade de uma (duas, três ou mais)grande(s) conquista(s)!
Um início brilhante e uma carreira fulgurante !

Nossos Parabéns !!

Dos colegas advogados de Carazinho (RS)