FALTA DE ÉTICA

domingo, 11 de dezembro de 2011

A imprensa noticiou semana passada que diretores e conselheiros do BB foram absolvidos pelo conselhinho da CVM de uma multa de vinte e cinco mil reais aplicada individualmente.  Era coisa antiga.  Entre os diretores absolvidos estavam Ximenes, Camargo, Caetano e outros.  Os mesmos da engenharia financeira que se apropriou de onze bilhões da Previ em 1997, no golpe que o Rui Brito chama de maior estelionato já acontecido no país.

Tratava-se de uma questão ética numa operação da bolsa de valores. 

Na solenidade ocorrida sexta feira passada, dia 9, na Reitoria da UFRGS, onde foram celebrados os jubileus de prata, ouro e diamante das turmas formadas em 1951, 1961 e 1986, quando a oradora mencionou a falta de ética existente atualmente, na política e na economia, como um dos sinais mais pérfidos dos tempos que vivemos, foi aplaudida de pé pelo plenário.

A Universidade devia  incluir o estudo da ética em todos os seus cursos e não apenas na filosofia. A ética está na base da maioria dos problemas que nos afetam.

Na ANABB o grande tema que virou a mesa foi uma questão de ética nos negócios de seguro da entidade, que o conselho terminou decidindo, por maioria, não encaminhar para decisão do comité competente.

Na PREVI a questão do teto dos benefícios para os diretores do BB é também um problema ético, assim como a discussão a respeito da renda certa só para uma minoria e do descumprimento de um termo de compromisso solenemente assinado.

Temos um vazio de ética que pode nos custar caro.  Os valores fundamentais da sociedade estão confusos. O imediatismo e o materialismo predominam. O humanismo e o espiritualismo estão sufocados. O que vale mais, tirar vantagem ou ser honesto ?  A ética é sinal de babaquice ?

Quando chega o final do ano devemos nos questionar sobre muitas coisas. A ética deve ser incluida entre os nossos pensamentos.  Afinal, a ética nasce em casa e só podemos cobrar dos outros se a gente também cultuar a ética entre os valores que praticamos e acreditamos.

Um mundo sem ética é um mundo pobre e difícil de ser habitado. O BB é um banco ético ?  A Previ é um fundo de pensão ético ? E a Cassi pratica a ética ?

Vamos fazer de 2012 um ano onde a ética seja levada em conta por todos nós.

28 comentários:

Manoel Sales disse...

Sr. Medeiros, trabalhei por 30 anos no bb e o que eu mais ouvia era a palavra ética por colegas fanfarrões, demagogos, hipócritas, mas também,logo aprendi que tal palavra era redundante relativamente aos verdadeiros preceitos de moral, respeito para com o colega ao lado principalmente se esse colega era contínuo, meu caso, aliás, era uma categoria considerada de "o melhor amigo do homem". Deparei-me com muitos elementos nauseabundo. O banco por si só é apenas nome, quem o faz são os elementos que ali trabalham, e muitos desses elementos, hoje aposentados, estão sentindo na pele o que eles ajuadaram a criar, a escrever, portanto, falar de ética em relação ao bb, é realmente redundante. Dali, das pessoas pessoas que conheci muitas estão mortas exceto eu que poderia contar a história de cada qual, mas não ouso, porque em m...quanto mais se mexe, mais fede. Isso é um desabafo sim, não contra o senhor, claro que não e lhe peço desculpas, apenas estou pegando carona em cima da palavra ÉTICA no banco e mixando com os elementos pelos quais fui comandado naquela (E)ntidade...

HELENO PINTO NOBRE disse...

BOM DIA; COLEGA MEDEIROS. REALMENTE O QUE SE VÊ NOS DIAS DE HOJE CONFORME RELATADO POR TI NESTE COMENTÁRIO É O VALE-TUDO EM PROVEITO PRÓPRIO.

E RESPEITO ; ÉTICA ; EDUCAÇÃO; COISAS TALVEZ QUE APRENDEMOS DE NOSSOS PAIS JÁ NÃO ESTÃO MAIS SENDO COLOCADAS EM PRÁTICA NO DIA A DIA DOS INTERESSES ECONÔMICOS ; NOS DIAS DE HOJE.

O RESPEITO PELO INTERESSE COMUNITÁRIO NÃO TEM MAIS VALOR; O IMPORTANTE É O EGOÍSMO O QUERO MAIS E MAIS; O "EU" PRIMEIRO O RESTO QUE SE EXPLODA. ISTO JÁ VEM ACONTECENDO HÁ UM BOM TEMPO E SINCERAMENTE NÃO ACREDITO QUE ESTA MENTALIDADE POSSA MUDAR EM NOSSO PAÍS.

NÃO VEJO PERSPECTIVA NENHUMA DE ALGUMA CONSCIENTIZAÇÃO; PRINCIPALMENTE EM QUEM DEVERIA DAR O EXEMPLO QUE SÃO OS DIRIGENTES DA NAÇÃO. QUE SOMENTE PENSAM EM DAR O MAU EXEMPLO METENDO A MÃO NO QUE NÃO LHES PERTENCE. ISTO COM O BENEPLÁCITO DOS ORGÃOS FISCALIZADORES.; QUE TALVEZ ESTEJAM TAMBÉM ENVOLVIDOS NO ROLO.!

É UMA VISÃO BASTANTE REALISTA DA SITUAÇÃO E NÃO VEJO JEITO DE QUE TAL SITUAÇÃO POSSA MUDAR NOS ANOS A FRENTE .!

TRISTE SINA PARA UM PAIS EMERGENTE QUE NEM O NOSSO. UM PAÍS RIQUÍSSIMO EM QUE OS PODEROSOS APÓS SEREM DENUNCIADOS PELA MÍDIA; SIMPLESMENTE PEDEM DEMISSÕES DE SEUS CARGOS E NÃO FICAMOS SABENDO QUAL O FIM DA ROUBALHEIRA NA QUAL ESTAVAM METIDOS. TEMOS VÁRIOS TRISTES EXEMPLOS; CITO O CASO DO TAL DO MENSALÃO DO QUAL O ÚNICO CULPADO ATÉ O MOMENTO PARECE SER O "SR. MARCOS VALÉRIO". OS QUE SE BENEFICIARAM E ENCHERAM O BOLSO DE DINHEIRO; A GENTE NEM SABE QUEM FORAM NA REALIDADE. PESSOAS FAMOSAS QUE ESTÃO BELOS ;LEVES E SOLTOS. PESSOAS QUE SE DIZIAM LUTAR PELO POVO BRASILEIRO.

ESTA É NOSSA TRISTE REALIDADE. NÃO VEJO PERSPECTIVA NENHUMA DE MUDANÇA.! SE EM 500 E POUCOS ANOS TRANSFORMAMOS ESTE PAIS NESTA SITUAÇÃO; IMAGINE O QUE VEM PELA FRENTE ?.!

Anônimo disse...

Se perguntassem ao maluf se as citadas instituições são éticas ou aéticas, talvez ele respondesse que são idéticas.

Profº Ari Zanella disse...

Só pratica a Ética quem tem moral. E a moral está ausente na maioria dos homens públicos e ocupantes de cargos. Principalmente no Brasil a ética é jogada num saco de lixo. Infelizmente.

Anônimo disse...

Infelizmente esta faltando Etica por parte da PREVI e BB com os seus aposentados e pensionistas.

Medeiros disse...

DIRETORIA DA ANABB

apesar de ter dito que não iria mais largar notícias não perco a mania e aqui vão algumas informações sobre a ANABB.

Diretoria Executiva: Presidente: Sergio Riede, diretor financeiro e administrativo Fuji, demais diretores: Amaral, Emilio e Cecilia.

Presidente do Conselho Deliberativo: Botelho, Secretário: Carelli.

Presidente do Conselho Fiscal: Vera. Secretário: Maia.

Anônimo disse...

Parece-me que a composição da ANABB reflete o voto dos associados daquela associação: três a dois. Três, são diretores recem eleitos de oposição ao Time da ANABB: Riede, Fuji e Amaral. dois, são remanescentes do Time da ANABB Emilio e Cecilia. Parece-me correto. Não se começa uma faxina destruindo o imóvel. O melhor de tudo é que o grupo opositor ao Time da ANABB terá maioria no Deliberativo, onde os destinos da Anabb são traçados. A ANABB VAI MUDAR é o que esperamos

HELENO PINTO NOBRE disse...

APENAS POR CURIOSIDADE; PARA COMPLETAR : PERGUNTO AO COLEGA MEDEIROS .!
EU NÃO PERTENÇO NEM TENHO INTERESSE NA TAL DA ANABB .!

ESTA NOVA DIRETORIA PRESTA PARA ALGUMA COISA OU VAI CONTINUAR A MESMA SAFADEZA DA DIREÇÃO ANTERIOR ?

COM A PALAVRA O COLEGA MEDEIROS QUE CONHECE BEM O MEIO.

EU APENAS TENHO CURIOSIDADE DE SABER SE OS NOMINADOS IRÃO POR ACASO RESOLVER O PROBLEMA DE ADMINISTRAÇÃO ÉTICA NA ANABB ?
SE QUISER E ESTIVER DISPOSTO A RESPONDER PARA AQUELES QUE AINDA TENHAM INTERESSE NELA; E NÃO SÃO POUCOS NÃO ; QUE EU SAIBA.!

HPN; JAMAIS ANÔNIMO E CURIOSO PARA SABER A RESPOSTA; MATRICULA 3984740-3. EU NÃO TENHO NENHUM VINCULO COM A ANABB; JÁ HAVIA ME RETIRADO QUANDO HOUVERAM TODAS AS ATUAIS DENÚNCIAS.

SOU A FAVOR DE QUE TODOS OS COLEGAS ASSOCIADOS SE RETIREM DELA. E NÃO ABRO MÃO.! SEM NEGOCIAÇÃO. QUEM QUISER CONTINUAR PAGANDO E SUSTENTANDO OS ABONADOS QUE GASTE DE SEU DINHEIRO. O QUE EU TENHO QUE VER COM ISTO .!

Anônimo disse...

Viche,
Tô ficando cego, revisei meu comentário, mas escrevi idética. Então aí vai corrigido:
Se perguntassem ao maluf se as citadas instituições são éticas ou aéticas, talvez ele respondesse que são Aidéticas.

Valeu Medeiros, pelo brilhante Post e pelo comentário sobre a ANABB.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Quando soube das sujeiras na Anabb e da sua insesibilidade aos problemas dos aposentados, passei a definir a entidade como um sindicato patronal, com ações voltadas exclusivamento em favor do Banco do Brasil.
Por isso, mesmo revovando a diretoria, não haverá mudança em favor dos inativos.
A solução é desfiliar-se dela.

Um abraço.

Medeiros disse...

Respondendo ao Heleno e a outros colegas.

Eu também ando desanimado com nossas entidades nacionais, pois perdemos muito espaço nos últimos tempos, especialmente no terreno do Judiciário, e confesso que até estou pensando em me retirar da ANABB e da AAFBB.

Não gostei do resultado da eleição, porque acho que quem foi o grande vencedor foi o BB e o Governo atual que conseguiu, insidiosamente, conquistar vários cargos.

E não houve uma derrota substancial do time da ANABB, que conseguiu manter uma posição relevante ainda na instituição.

Acho que essa nova diretoria da ANABB é problemática, pois para mim significa o seguinte: Dois cargos para o BB, dois cargos para o time de Valmir Camilo (ANABB) e um para os sindicatos (AMARAL), que vai fazer o desempate para o lado que pender. Os dois colegas da FENABB sempre foram muito afinados com o BB e o PT.

Na minha visão o antigo time da ANABB, contando os fieis a Valmir Camilo e os dissidentes eventuais, ainda continua mantendo a maioria, e vão terminar se unindo de novo, os demais farão só gritaria (chegou a rimar). E não falo mais sobre a ANABB porque vou sair. Só volto se mudar ou melhorar.

No momento estou descrente. Faltou ingressar mais sangue independente para fazer a diferença. Os que entraram tem compromisso com grupos ou entidades. Vai ser um entendimento difícil.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,
É verdade, está difícil. E para piorar a situação, com o resultado aquém do esperado da reunião da cúpula européia, as perspectivas das bolsas de valores voltam a preocupar e, por conseguinte, a continuidade do Bet (vejam matéria na última revista da Previ). Acho difícil a extinção do Bet em 2012, não por nós (a impressão que fica é que os dirigentes da Previ estão mais preocupados com o futuro deles), mas principalmente pelo BB, que já comunicou a CVM e também contabilizou os R$ 7,5 bi. Assim, o fato do BB "abocanhar" 50% do superavit, que a princípio foi péssimo, nada obstante a aprovação da maioria de nós, pode se tornar a nossa grande chance de trunfo, ou seja, do Bet continuar com está. Triste sina a nossa.

Medeiros disse...

Conforme já afirmei, acho que a bolsa fecha o ano com 59.000 ou 60.000 pontos, o que garante o BET para todo o ano de 2012.

\\\\\\\Hoje já está subindo.

A bolsa vai melhorar, a vida vai melhorar.

Torçam.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros, mais uma vez, parabéns pela postagem. Concordo plenamente com suas palavras e acredito também que as nossas associações nacionais já se perderam nessa briga por cargos e a troca da diretoria foi apenas "seis por meia dúzia", daqui a pouco estarão todos de braços dados a olharem apenas para os seus próprios interesses e oportunidades de se sentarem em algum conselho da PREVI. Eu já me desfiliei da ANABB e da AAFBB. Chega! Agora sou apenas AAPPREVI, e com muita honra!

HELENO PINTO NOBRE disse...

VALEU COLEGA MEDEIROS; ENTENDI PERFEITAMENTE O QUE DISSESTES; E SE EU FOSSE SÓCIO JÁ TERIA TOMADO A DECISÃO DE SAIR FORA.

COMO JÁ HAVIA TOMADO A DECISÃO BEM ANTES E NÃO ESTOU ARREPENDIDO.
CONTINUO COM MEU PONTO DE VISTA; VAMOS NOS DESFILIAR QUEM AINDA ACHA QUE DEVE CONTINUAR ASSOCIADO. PELO QUE ENTENDO ELES NÃO SÃO DO BEM.
A TRETA É GRANDE E NÓS SOMENTE ; NÓS DIGO OS SÓCIOS ; FICAM PAGANDO E NÃO TEM NENHUM OBJETIVO REAL A NÃO SER ENRIQUECER OS MANDATÁRIOS; QUE EMBORA TENHA SAÍDO ;DIGO O SR. VALMIR CAMILO; O PODER DELE AINDA CONTINUARÁ DURANTE MUITO TEMPO AINDA.

CADA UM QUE DECIDA POR SUA CABEÇA; EU JÁ ESTOU FORA HÁ MUITO TEMPO E NÃO ESTOU NADA ARREPENDIDO.

VALEU; COLEGA MEDEIROS PELOS ESCLARECIMENTOS; FORAM MUITO ÚTEIS E ESPERO QUE ALGUÉM QUE AINDA ESTAVA NA DÚVIDA TOME A PROVIDÊNCIA CERTA. DESFILIAÇÃO.!

AQUI; JAMAIS ANÔNIMO; HPN; MATRICULA 3984740-3. AINDA NÃO FOI DESTA VEZ QUE AS COISAS MUDARAM.
OS ASSOCIADOS TERÃO QUE ESPERAR MUITO AINDA.
QUEM QUISER CONTINUAR ACREDITANDO NOS PODEROSOS QUE TOMARAM A TAL DA ANABB DE ASSALTO QUE CONTINUEM PAGANDO PARA ENRIQUECER TERCEIROS.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, há muito o prezado mestre está fora do circuito, talvez isso justifique sua falha na avaliação de quem é quem na ANABB.
Vejamos:
Diretoria
Presidente - Sérgio Riede – Aposentado, não tem mais vínculo com o BB é da FENABB
Vice-Presidente Administrativo e Financeiro - Reinaldo Fujimoto - idem
Vice-Presidente de Comunicação - Cecília Garcez – do time da ANABB
Vice-Presidente de Relações Funcionais - Emilio Rodrigues – do Time da ANABB
Vice-Presidente de Relações Institucionais - Fernando Amaral – AAFBB – Força Socialista

Conselho Deliberativo
João Botelho (presidente) - Aposentado
Ana Lúcia Landin – Time da ANABB
Augusto Carvalho – Time da ANABB
Cláudio José Zucco – Time da ANABB
Claudio Nunes Lahorgue – Aposentado e da AFABB RS
Denise Vianna – Time da ANABB
Douglas Scortegagna – Dissidente do Time da ANABB - aposentado
Gilberto Matos Santiago - AAFBB
Ilma Peres Causanilhas Rodrigues - aafbb
Isa Musa - UNAMIBB
José Branisso – Dissidente do time da ANABB – Aposentado
Luiz Antonio Careli – Dissidente do Time da ANABB - aposentado
Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza - aposentado
Graça Machado – Time da ANABB
Maria Goretti Fassina Barone Falqueto – Força Socialista
Mário Tatsuo Miyashiro -= AAFBB
Mércia Pimentel – Time da ANABB
Nilton Brunelli – Time da ANABB
Paula Regina Goto – da ativa, sem vinculação com nenhum grupo acima
Tereza Godoy – Time da ANABB
William Bento – Time da ANABB
ENTÃO O TIME DA ANABB TEM APENAS 9 CONSELHEIROS, CONTRA 12 OU SEJA A MAIORIA É DE OPOSIÇÃO

Anônimo disse...

DR.MEDEIROS, FELIZ NATAL e um próspero ANO NOVO repleto de saúde e felicidades para o Sr. e seus familiares. Um grande abraço do colega RUI GONÇALVES.

Medeiros disse...

Feliz Natal e próspero ano novo também para ti e familia, prezado colega e amigo Rui Gonçalves, sempre um prazer contatar contigo.

Ao colega anônimo que prestou os esclarecimentos sobre a chapa da ANABB agradeço, mas não estou assim tão por fora ainda, por enquanto foram apenas cerca de trinta dias fora do circuito, não dá para desatualizar. Conheço o circo, conheço as feras...


Aproveito a deixa, quebrarei um pouco o meu jejum, e farei uma análise mais pormenorizada na quinta feira, onde justificarei minha posição. Mas poderei estar equivocado, será só um simples exercício de análise, fruto da minha experiencia. Sabe como é, o ditado antigo...

De qualquer maneira, quem viver verá... E, apesar dos céticos, minha bola de cristal continua funcionando. E muito... Aguardem.

Anônimo disse...

Na verdade não existe oposição na ANABB, são todos os eleitos pessoas de curriculo extensos em participação em associações e outros grupos de interesse (deles - não nossos).
Na verdade não deverá haver grandes mudanças nem - como sempre no Brasil - ninguém pagando pelos erros cometidos (aliás, a meu ver não foram erros administrativos mas sim falcatruas, mas não tenho provas só indicios pelas informações esparsas que ocorreram na internet, então ...)
A pizza está servida (para eles, evidentemente, para nós só a conta).

mariano disse...

Dr. Medeiros, como ficou nosso Protesto Judicial.Aguardo notícias.Abraços Mariano

Medeiros disse...

Os protestos estão começando a ser remetidos pelo correio. Breve todos receberão uma cópia.

Anônimo disse...

Estarei torcendo para que sua BOLA DE CRISTAL nos mostre uma noticia muito boa, Dr Medeiros. Estão quietos demais, não acha?

Medeiros disse...

Estão borrados com a posição da bolsa. A virada deve começar amanhã. Eles não acreditasm e o BB já contabilizou tudo do superavit. Se parar vai ter que estornar.

Mas não estão silenciosos. A última revista prepara o terreno e faz terrorismo.

Anônimo disse...

Todas as promessas feitas pela PREVI foram a agua abaixo.
Aproveito para perguntar: A Diretoria da PREVI pode aumentar seus salarios em porcentagem maior do que para aposentados e pensionistas?Não ficou certo de aumentarem os nossos miseros salarios em janeiro? E agora?

HELENO PINTO NOBRE disse...

BOA TARDE; HPN ; MATRICULA 3984740-3; RECEBI UM EMAIL DE EDSOM DE BEM E SILVA E ESPERO QUE ELE TENHA ENVIADO A TODOOS OS COLEGAS. É DA PARTE DO "SR. JOSÉ MARIA RABELO". ATUAL DIRETOR DA TAL FAMIGERADA PREVIC.

SINCERAMENTE NÃO ME CONVENCE ESTES ARGUMENTOS DO REFERIDO SENHOR E AGUARDARIA A OPINIÃO DO COLEGA MEDEIROS.

SÃO TODOS UNS VAZELINAS; OU COMO SE FALA AQUI NO SUL "BAGRES ENSABOADOS"; QUE QUER DIZER PARA PEGAR ESTA GENTE É MUITO DIFÍCIL. SEM QUERER DESRESPEITAR E JÁ DESRESPEITANDO ; ELES ESTÃO TODOS NO MESMO BARCO E ESTÃO AHI PARA NOS F....
! DEU PARA ENTENDER O QUE QUIS DIZER ?

AGUARDO UMA RESPOSTA SE FOR
POSSÍVEL

HPN; DE NOVO ;MATRICULA 3984740-3. NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA. E SE NÃO RECEBEU; PODES ME MANDAR O TEU ENDEREÇO QUE EU TE REMETO SE DESEJARES SABER DA QUESTÃO.

Anônimo disse...

Tá difícil de aguentar, visito vários blogs de colegas nossos, uma espécie de "garimpagem", não me conformo com o assunto ANABB, só se fala nisso. Não gosto de retórica, vamos lá:
-Prá que serve a ANABB?
-Ela defende os interesses dos seus associados?
-Certa vez em consulta a ANABB fui informado que pelos estatutos a associação venera o BB e demais instituições a ela ligados ( Previ e Cassi), consequentemente ela não patrocina ações judiciais contra estas.
- Imediatamente deduzi "O que que eu estou fazendo aqui?"
- Parece que os nobres também estão em dúvida, que dificuldade de vencer a inércia.
-Falta atitude, um pouco de coragem...

Anônimo disse...

ASSUNTO JURÍDICO:

Prezado Dr.Medeiros,

Recebi E-mail de Advogado(Brasília) oferecendo seus servíços jurídicos a aposentados BB/Beneficiários da Previ, para fins de ajuizamento da ação abaixo:

"pagamento/recomposição do saldo da reserva (poupança) mantida junto aos fundos de previdência privada decorrentes dos Planos Econômicos – BRESSER, VERÃO e COLLOR"

Pergunto-lhe: é de seu conhecimento tal tipo de ação? Existe alguma decisão favorável a respeito? Teríamos chance de êxito no final?

Grande abraço.
Continuo por aqui, mesmo sem me manifestar...

Janone

Anônimo disse...

QUE SACANAGEM DA PREVI! EMPRÉSTIMO SIMPLES:

-Espelho OUT - M.Consig.= 4,20
-Espelho NOV - M.Consig.= 135,91
-Espelho DEZ - M.Consig.= -132,48

A renovação do ES foi em 11/11/2011.
Obs.: Antes eu já tinha remetido a carta solicitando excluir a mensalidade da Capec(valor de 131,71) para débito em conta, para fins de abrir mais margem. Por telefone me confirmaram que já em dezembro já não estaria mais no Espelho.
Agora dia 12 dezembro, recebo e-mail da Previ informando, que não seriam necessária a providência, e não fizeram:

"...Comunicamos que as suas contribuições para os planos de pecúlios serão cobradas automaticamente na sua folha de pagamentos, a partir de dezembro de 2011. A iniciativa visa oferecer maior segurança para você e seus beneficiários, pois essa forma de cobrança, além de mais cômoda, minimiza os riscos de cancelamento do plano.
Verificamos que as alterações para o tipo de Débito em Conta Corrente(DCO) foram motivadas essencialmente pelo impacto negativo da contribuição Capec na apuração da margem consignável para as operações com a PREVI(Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário). Realizamos a alteração do cálculo da margem retirando as contribuições dos pecúlios, o que dá maior tranquilidade para o seu retorno à folha de pagamentos..."

Pergunto:
Se em Novembro a margem estava POSITIVA em 135,91. Em Dezembro ficou NEGATIVA em -132,48. IMPACTOU, OU NÃO IMPACTOU no Espelho?
COMO poderei fazer um NOVO Empréstimo nos próximos meses(aquele segundo que foi criado) se NÃO VOU TER MARGEM CONSIGNÁVEL?
PROPAGANDA ENGANOSA???
FALSA EXPECTATIVA? OU SEI LÁ O QUÊ...