ESTAMOS F...RITOS !

terça-feira, 1 de maio de 2012

Recebi pelo correio a primeira propaganda de uma chapa inscrita para a eleição da Previ.  De qual foi ? Acertaram, com certeza.  Foi da chapa 6, a chapa da situação, a chapa sindical.

A propaganda veio nos moldes de sempre.  Apresenta os candidatos, as metas a serem cumpridas ou descumpridas, e desqualifica duas das mais fortes chapas, a 1 e a 2.  Uma porque é do time da ANABB, o time anti-ético, e a outra porque tem como candidato a diretor um banqueiro, ex diretor de uma corretora de valores e atual conselheiro fiscal da VALE.

O ponto principal destacado pelo folder publicitário da chapa 6 é a circunstância de que o  candidato a conselheiro deliberativo, Rafael Zanon, é pertencente ao plano Previ Futuro, o primeiro desse grupo a ser guindado a essa posição importante. "Pela primeira vez Previ Futuro estará na administração da Previ"ou "funcionários pós 98 elegem primeiro gestor para a Previ."

Como todos sabemos o plano de benefícios 1, em extinção, é o que detém a quase totalidade de recursos da PREVI. O plano Previ Futuro é novo e possui menos de 5% apenas dos ativos do fundo.

E´uma desproporção gritante. Além disso, o número de aposentados do plano 1 também constitui a maioria absoluta.

Como, então, um funcionário egresso do grupo minoritário poderá administrar com eficiencia os recursos e os problemas do segmento majoritário ?  Estamos mesmo f...., fritos, quis dizer fritos.

Não é lógico o que está se propondo para nós.  Só tem explicação se considerarmos que o grupo do Previ Futuro aumentou bastante, com as novas admissões de funcionários pelo BB, e se constitui no principal contingente eleitoral.

Como uma tentativa de adular ao grupo pré 97 - ou de iludir - as metas propostas são as reivindicadas, tais como o pagamento do BET para os P-220, aumento no índice das pensionistas, cobrança do BB da parcela do Bet do grupo pré 67, etc.

Fiquei bastante preocupado com essa propaganda.  Ainda mais me detendo no exame dos candidatos e verificando algumas incoerencias incríveis. Mas isso fica para mais adiante. Hoje é primeiro de maio e estou curtindo os netos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros: Obviamente não votarei na chapa 6, uma vez que trata-se da chapa da Contraf-Cut, e representa tudo o que NÃO QUEREMOS na Previ.
Votarei na Chapa 5 - Semente da União, embora com pouca esperança de que seja vencedora. Mas farei a minha parte, inclusive com a divulgação da chapa entre 155 colegas recentemente contatados por mim, para que recebêssemos, todos, ação judicial de 20 anos contra o BB. E recebemos, graças a Deus.
Gostaria, apenas, de checar uma informação sua. Conheci Marcel Barros , pessoalmente, no ano de 1997, quando procurei ajuda para uma ação judicial(outra)
entre o BB e eu.
Naquela época, Marcel era funcionário da Ag. Bragança Paulista (SP), se não me engano tinha cargo correspondente a GEREX, e estava afastado, com suas funções na CUT. Deveria ter pelo menos uns 10 anos de Banco.
Desta forma, a menos que se trate de um outro Marcel Barros, seria impossível ser êle pertencente ao plano Previ Futuro. A menos que tenha saido do BB e prestado concurso após 1997, voltando ao Banco.
Poderia confirmar esta informação?
Apenas para esclarecimento de seus inúmeros leitores, acho importante.

Nascimento.





V

Anônimo disse...

Olá Dr. Medeiros,
Você, ou alguém, conseguiu ler todas as propostas das chapas no site da PREVI? Eu não. Para tornar as fontes legíveis, é necessário clicar em 1:1, mas não há a barra de rolagem, então, não dá para ler tudo.
Abraços.

Dagoberto disse...

Mais uma vez estamos nas mãos da COTRAF-CUT e não temos, até o momento, como reagir. Pela falta de interesse da maioria dos colegas aposentados, vejo o meu futuro e de outros que se preocupam,indo para o brejo.
Dagoberto V. da Silva Junior.Criciuma SC

Anônimo disse...

Obrigado Medeiros pelas informações tão oportunas e objetivas.
Luis Eustáquio de Castro -Araxá-MG

Medeiros disse...

Nascimento,

Obrigado pela correção.

Fui induzido a erro pela propaganda. A foto do Marcel está bem encima da chamada "Pela primeira vez Previ futuro estará na administração da Previ". No corpo é que aparece o nome de Rafael Zanon. Foi feito de propósito.

De qualquer maneira é isso mesmo. A Contraf / Cut afinada com os interesses do funcionalismo pós 97.

Laerte da Silva disse...

Medeiros,

Claro que a presença dessas outras chapas, tipo "oficiais", tanto da ANABB, como da AAFBB, da CONTRAF/CUT, e outras, assusta o mais valente dos aposentados. Mas estão no papel deles, como nós, que tanto lutamos pela Chapa 5 - A SEMENTE DA UNIÃO. Somos pequenos, somos pessoas com poucos recursos para gastar na campanha, mas temos uma vontade férrea de vencer e de mudar. Nada de desânimo por aqui. Embora já de idade tida como avançada, o que nos move é o ideal de justiça, de trabalho, e, acima de tudo, de UNIÃO. O próprio nome da Chapa já diz que somos uma SEMENTE, que vai germinar e dar bons frutos. Pode até ser que muitos de nós não possam ver isso acontecer, pela força dos adversários e pelas artimanhas que costumam usar nessas disputas. Mas, com certeza, estaremos unidos, divulgando nossa fé numa justiça que, cedo ou tarde, há de prosperar. E a reunião do dia 27/04? Não deu nada? Aquele povinho enrustido que está lá dentro se julga muito superior a todos nós. E não dão a mínima para os tais dos "ASSISTIDOS" mesmo. Pensam que somos idiotas, não é?

Laerte

Medeiros disse...

Não, não há notícias ainda da reunião. Fecharam-se em copas, como sempre. Por causa disso não consigo vislumbrar nenhum avanço para nós com relação à chapa da AAFBB, 2, porque a conselheira Celia Laricchia, colocada lá pela AAFBB, não informa nada, não dá conta de nada que acontece no conselho. Boatos há de que o presidente Flores vai cair breve. Mantega está com o Bendine.

Anônimo disse...

Companheiro de lutas Medeiros,
Estamos entusiasmados com o crescimento de apoios à CHAPA - 5 - SEMENTE DA UNIÃO, especialmente em grandes Estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No Distrito Federal estamos, também, crescendo bastante. No Rio Grande do Sul adotamos estratégia de nomear um ou mais colegas, dependendo do tamanho da cidade, para ser(em) responsável (is) pela coordenação do trabalho de panfletagem e corpo a corpo, com aposentados e colegas da ATIVA
No momento, estamos necessitando de representantes em Uruguaiana (sua terra), Caxias do Sul, Gramado, Cruz Alta, Novo Hamburgo e São Leopoldo
O colega que se habilitar a nos ajudar deve mandar mail para nossa querida coordenadora em Porto Alegre Maria Cecília:
ceciliaestivallet@gmail.com

Um abração do Edison

raul avellar disse...

Prezados colegas
Como já lhes disse várias vezes só
existe uma Chapa de Oposição Real -
A SEMENTE DA UNIÃO - que tem por trás de si as figuras que mais se
mobilizaram, até hoje, em defesa dos interesses dos aposentados e das pensionistas.
Por tudo isso, devemos cerrar as
trincheiras em torno dela, para
conseguir derrotar a Chapa do BB,
que é a 6.
Para esse fim, solicitamos aos que
a apoiam, principalmente em São
Paulo e Minas Gerais (capitais e
interior), que entrem em contato
comigo para receberem material de
campanha, que lhes será remetido
para o endereço que indicarem.

raulavellar@terra.com.br

Anônimo disse...

Também recebi nessa segunda o Informativo da chapa 6, como acompanho pelos sites como " anda " a administração da Previ, claro que não vou votar na chapa 6, mas te garanto que eles vão ter muitos votos com esse informativo, pois quem não acompanha pela internet o que realmente está acontecendo, vai achar lindo as promessas que nunca são cumpridas, infelizmente a falta de informação vai ajudar a Chapa 6 a talvez uma vitória........infelizmente.

Anônimo disse...

Hã? Uma pessoa do Previ Futuro dirigindo o Plano 1? Isso será negativo contra eles mesmos. Eu acho. Para comandar o Plano 1 tem que ser do Plano 1, tem que ter participado das lutas, das agruras da decepção, das falsas expectativas, das nuvens escuras e densas das mentiras e traições, das promessas não cumpridas e etc... O pessoal do Previ Futuro nem tem passado de lutas ainda. Devem até nos ver como marajás, independentemente de todas as qualificações e qualidades do mesmo!

Anônimo disse...

Pessoal, liguei para a PREVI hoje, para tratar da liquidação de meu financiamento imobiliário. Aproveitei para perguntar sobre Empréstimos Simples e reajuste do benefício, e as respostas foram francamente desalentadoras. Já estou com as barbas de molho.