BARRADOS NO BAILE

terça-feira, 17 de julho de 2012

Contaram-me que saiu na internet que o Zilton Tadeu e eu fomos barrados de participar na reunião de amanhã, dia 18, em Brasilia, sobre a retirada de patrocínio.

.Respeito integralmente o direito de não me convidarem. Não será a primeira vez nem a última. Nem vou quebrar a cabeça indagando o motivo.

Não sou inimigo de ninguém.  Considero os que pensam e agem diferentemente de mim como meros adversários.  Também não ataco ninguém. Às vezes critico, mas acho que a crítica é pertinente para quem exerce cargo eletivo de qualquer natureza. Faz parte das obrigações que assumiu com o cargo.   Criticar, para mim, não ofende.Ao contrário do que pensam os diretores da Previ, como o Sasseron e o Sergio Rosa.

Prefiro acreditar que não me convidaram porque talvez me considerem ultrapassado ou carta fora do baralho. Paciência. Não fico aborrecido.

Lamento apenas porque teria grande satisfação de ir a Brasília ouvir o meu querido amigo Ruy Brito, de quem tenho saudade dos vários momentos que convivemos, ao longo desses anos.  O Ruy é um papo excelente e é muito divertido nas horas vagas.  Fui solidário com ele quando foi atacado pelo Pizzolatto e quando do episódio na AAFBB na eleição de 2010.

O longo e apaixonante trabalho do Ruy sobre as apropriações indevidas do BB na Previ foi objeto de minha análise há muito tempo em Curitiba durante memorável encontro.  Divergimos apenas sobre alguns conceitos. O Ruy puxando para o aspecto trabalhista e eu para o lado previdenciário da questão.  Mas ambos reconhecemos o golpe que foi aplicado. Engenharia financeira uma ova !

O Nogueirol, diretor de Previdência da Previ, indicado pela área sindical, percorreu o país em 1997 debatendo um modelo de dívida do grupo pré 67 a ser assumido pelo BB em 32 anos.  Isso foi só para nos iludir, Era mero artifício.  Em gestação e por trás dos panos estava um outro plano, idealizado pelo Caetano, diretor financeiro do BB, baseado em créditos tributários, a tal da engenharia financeira que propiciou ao BB um grande proveito às custas da Previ.

O que quero dizer com isso é de que é preciso descobrir sempre qual a verdadeira pretensão de quem está comandando o processo, pois o jogo não é aberto. O que "eles" querem de fato ? O que está por trás ?  Qual a verdadeira jogada ?

Se eu estivesse nessa reunião não seria um contra ponto apenas nem um ouvinte passivo. Faria uma sugestão. Convidem para palestrante o Jose Edson da Cunha Junior, secretário adjunto do Ministério de Previdência, que trata das Políticas de Previdencia Complementar, ou marquem audiencia com ele, que é mais acessível do que o Ministro e sabe muito mais das coisas. Recentemente participou de encontro na ABRAPP e falou que é necessário, depois da questão da retirada do patrocínio, debater reformas nas resoluções 18 e 26 do CGPC.  A 18 é a que trata da marcação a mercado das posições acionárias, que afetará de cara a PREVI. Preocupante.

E, ainda, se eu estivesse nessa reunião de Brasilia voltaria a afirmar que grande parte de nossas atuais aflições são devidas à atuação do advogado da ABRAPP (e também da ANABB ?) dr. Adacyr Reis, responsável pela coordenação das medidas jurídicas que vem beneficiando os fundos de pensão em detrimento de seus participantes, como no caso da resolução 26 e na cesta alimentação.  Por que também não ouvi-lo ou procurar atrai-lo para falar de nossas angústias e saber do que ele pensa para o sistema do qual ele já foi superintendente da antiga SPC ?

Convidar personalidades de fora para escutar suas opiniões, mesmo que contrárias às nossas, é bastante útil e producente.

Finalmente, se eu estivesse nessa reunião de Brasília, traria informações a tempo presente, como sempre foi o meu hábito (lembram ?) que as minhas fontes, finalmente acordadas de seu silêncio acomodado, se dignaram a me fornecer sobre os planos do BB para com a Previ e Cassi, gestados nos gabinetes de Brasília, especialmente voltados para o nosso famigerado e desejado plano 1. Interessantes. Mas talvez essas informações sejam do domínio dos ilustres 36 participantes, embora até agora nada li a respeito em nenhum lugar.

Mas essas idéias e informações são de um velho lutador de 74 anos, já ultrapassado, que deve estar por fora dos acontecimentos. Acho que a minha ida à reunião seria  realmente inútil. Fizeram bem em não me convidar. Economizaram despesas.

Amém.

24 comentários:

Anônimo disse...

Caro doutor Medeiros,

Grande matéria.

Foi na bochecha.

Parabéns.

Luiz - ES

Anônimo disse...

Prezado Medeirão.


O doutor é porreta mesmo.

Por isso sou seu admirador.

Então foi barrado no forró ?

São locos.

Genivaldo Amaral - CE

Anônimo disse...

Prezado Medeirão.


O doutor é porreta mesmo.

Por isso sou seu admirador.

Então foi barrado no forró ?

São locos.

Genivaldo Amaral - CE

Anônimo disse...

A post foi na tonga da milonga ...

E´ que o doutor incomoda mesmo diendo as verdades.

Por isso os terroristas não gostam.

Parabéns pela sua dignidade e pela beleza de seu texto.

Dá gosto frequentar seu blog e ver que o doutor não perde a cabeça e parte para os insultos.

Maturidade é isso.

Prá frente doutor Medeiros.

Rubens

Cláudio R. Almeida disse...

Dr.

Enquanto seu lobo não vem, enquanto essas reuniões são adiadas ou não, enquanto estão em "férias", vamos falar de novo de ES até...que eles, não tendo mais argumentos,mandem pra gente uma quirera. Aí a gente fica mais "forte" para embates maiores.
REVISÃO ES JÁ 180/180. Nao podemos deixá-los esquecer. Abraços.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Dr. Medeiros.

Ultrapassado uma ova. E ai de quem concordar com isso.

Você não foi convidado tendo em vista as suas convicções que, como as de outros, não se coadunam com o que está para ser posto na mesa dessa reunião do dia 18/07, com três donos: FAABB, ANABB e ANABB, como declarado pela Colega Isa Musa de Noronha – dona absoluta do que lá será proposto, discutido e aprovado. Quem lá estiver, verá.

“Sou eu quem está organizando o Encontro por solicitação de diversos colegas e entidades”;

“Serei eu a dirigir, não como "autoridade", apenas como coordenadora e responsável pelo Encontro".

Não foi à toa que pranteei sua ausência, assim como a de outros, e deduzi que nos bastidores trama-se impropriedades, como registrei no artigo “Minha decisão” publicada no Blog Previ Plano 1, em 06/07:

“Há coisa de 10 dias rolou na internet convite semelhante, partindo do Gilberto Santiago, com finalidade idêntica a esta, mas deixando claro que a sua presença, bem como a do Zilton Tadeu, não seria permitida”.

Ao que aduzi:

“Também, com maior grau de importância nessa esfera foram deixados de lado nomes como os de Cecília Garcez, Edgardo Amorim Rego, José Bernardo Medeiros, Juarez Barbosa, Paulo Motta e Romildo Gouveia Pinto, entre outros – todos mantenedores de importantíssimos Blogs que nos dizem respeito, autênticos ocupantes da web.”

Portanto, nobre Colega, contente-se com o fato de que a sua presença, assim como a minha, causaria dissabores à organização, como deixou escapar uma das que confirmaram comparecimento:

“Quanto ao Marcos Cordeiro, sinceramente, a ausência dele neste encontro vai nos livrar de um grande constrangimento, ou melhor dizendo: de um grande pepino.”

Respeitosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.

Paula Tejando disse...

Sábio Dr. Medeiros


Diante da trágica notícia de que a AAPPREVI perdeu a ação de Renda Certa no Rio de Janeiro (0185131-94.2010.8.19.0001), o que faremos?
E quem já recebeu em outras ações? Vamos ter que devolver?

Anônimo disse...

Prezado doutor Medeiros,

Nessa questão sou obrigado a concordar com o Marcos Cordeiro.

Está coberto de razão.

A coordenadora do evento ficou pendurada no pincel. Convocou e divulgou que a reunião era para apreciar e tomar decisão após a audiencia com o Ministro.

Eles souberam e suspenderam a audiencia.

Ficou pendurada no pincel, não é ?

Siqueira - ALegrete - RS

Anônimo disse...

Caríssimo Medeiros,

Sua ausencia é injustificável.

Fique em paz com sua consciencia.

Estou contigo e não abro.

Lucena - MT

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Está no "Facebook"

Gerardo Santiago 17 de Julho de 2012 15:18
GREVE NA PREVI CONTRA DIRETOR ELEITO

Depois de muitos abusos e muita truculência por parte do diretor de administração da PREVI, Paulo Assunção de Souza, até o habitualmente dócil sindicato dos bancários carioca, dominado pela turma barra pesada da Articulação do PT, se sentiu obrigado a dar o troco.

Para minha surpresa, hoje de manhã cedo recebo um telefonema de um colega que trabalha na PREVI, me dizendo que havia um piquete na porta da sede da instituição e que estava tudo paralisado. Como moro perto do Centro Empresarial Mourisco, onde fica a PREVI, fui lá conferir e prestar minha solidariedade às vítimas da gestão desastrada de Paulo Assunção. O que deu para concluir conversando com as pessoas lá no local e hora da ação, ou melhor, paralisação?

Em primeiro lugar, por mais que alguém seja crítico da direção d o sindicato, é preciso reconhecer que a paralisação foi mais do que justa. Algumas pessoas me disseram que o sindicato na verdade estava defendendo a si mesmo e suas prerrogativas e não aos funcionários da PREVI, já que ele só reagiu quando Paulo Assunção devolveu para o BB um delegado sindical. Em todos os episódios anteriores, em que as vítimas não eram ligadas ao sindicato, este fechou os olhos, os ouvidos e emudeceu como os três macaquinhos da fábula. Tudo bem, mas agora que o conflito foi deflagrado não vai dar para o movimento sindical aparelhado pela turma da Articulação continuar ignorando a realidade orwelliana existente na PREVI, onde antigos defensores dos trabalhadores como Paulo Assunção se metamorfoseiam em feitores de escravos, até porque isso não é novidade, já acontecia na gestão do antecessor de Assunção, Francisco Alexandre. Em outras palavras, faz pelo menos nove anos que aqueles que trabalham na PREVI vivenciam isso e o sindicat o sabe muito bem disso.

Em segundo lugar, ficam duas perguntas que não querem calar. A primeira, quem apoiou a eleição de Paulo Assunção para a diretoria da PREVI? Ganhou uma passagem de ida para Damasco quem respondeu que foi o movimento sindical bancário, a CUT, etc. Daqui a dois anos, pelo Estatuto da PREVI, ele pode ser reeleito. Aí surge a segunda pergunta que não quer calar: os sindicatos vão apoiar a recondução ao cargo de quem hoje brande o chicote e administra o pelourinho?

Por último, cabe registrar a reação de Paulo Assunção diante da greve contra ele. Mandou dizer que não negociava com grevistas, segundo o sindicato. Aí chegamos na fronteira entre George Orwell e Franz Kafka. Como diria Chico Buarque, quem te viu, quem te vê. Caso olhasse fundo no espelho daquilo que resta de sua alma de trabalhador, se é que resta alguma coisa, Paulo Assunção deveria cair em si, se arrepender e renunciar. Sugiro que ele comece por se olhar no espelho.

__._,_.___

Anônimo disse...

Medeiros,

Você é demais mesmo. Um tapa de luva. Morri de rir e fiquei com inveja de tua verve. Não nos largue. Continue firme. Precisamos de pessoas que não façam parte da claque nem de rebanho. Que digam o que pensam. Que tenham opiniões independentes.

Parabéns.

Medeiros disse...

Nesse momento o conselho deliberativo da ANABB está encerrando uma reunião tensa. Aguardemos as notícias.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

VOCÊ, sim, é um dos poucos que vão fazer falta nesse encontro, porque é do ramo, já esteve lá, e muito teria a contribuir para enriquecer os debates.
Como poderia dizer algum jogador de futebol, você só iria pra somar, dividir mesmo somente na bola, contra algum adversário, é claro.
Mas com o perdão pelo gracejo, você vai fazer tanta falta, tanta falta, que por isso mesmo já levou antecipadamente o cartão vermelho.

Lamentável.

Adilson.

Elias disse...

Grande Medeiros,

Daqui há 17 anos terei idade igual a sua atual e ficarei muito feliz se, lá, estiver ultrapassado como Você. Lúcido, Disposto, Batalhador e Útil.
Amém!

Anônimo disse...

SIQUEIRA ?? Do Alegrete ?? Será o mesmo Siqueira que viajou de Jipe, transferido comissionado da Agencia São Francisco de Assis (RS), para Cabrobó (PE) na decada de 1960?. Caso positivo, eis meu Mail.. fromrio@terra.com.br....Trabalhamos juntos....

Anônimo disse...

Querido dr. Medeiros,

Confio em seu trabalho.

Desde a eleição da ANABB existe um claro boicote contra sua pessoa, infelizmente, por causa de atitudes que tomou contra o Sasseron no empréstimo simples e na resolução 26.

Continue lutando. Precisamos do ES.

Uma pensionista que é sua fã.

Anônimo disse...

Prezado doutor Medeiros,

Eles estão por fora. O senhor está por dentro, sempre teve fontes confiáveis, sabe das coisas e tem provado isso. Seu relacionamento é notável. Outro dia ouvi elogios de diretores de outros fundos de pensão a seu respeito e sobre o seu livro sobre o conselho fiscal. Eles não lhe convidaram porque tem inveja sua. Nós é que saimos perdendo. Uma pena.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Incrível. Tenho para mim que quando uma pessoa adoece gravemente a primeira decisão diz respeito com a tolerância, a compreensão e fraternidade. E´ o momento da reconciliação. Mas estou perplexo com algumas atitudes em nosso meio. E ainda se fala que é para frutificar a união.

Paz e amor para você. O doutor é do bem.

Carolina - AM

Anônimo disse...

É um absurdo o que vem acontecendo com o Acordo do BET. O BB assinou o acordo e agora se nega a cumpri-lo, aumentando assim a cota-parte da Previ. Isso continuando somado a queda da bolsa poderá decretar o fim do BET para dezembro. O próprio BB vem se negando a renovar os empréstimos garantidos pelo BET. Por que será? Precisamos fazer algo. Cadê a Chapa 6?

Anônimo disse...

Dr. MEDEIROS, informe pra nós o que aconteceu na reunião da Anabb e ajude-nos a lutarmos pelo ES-180/180. E a verba P-220, o senhor tem alguma notícia?

Anônimo disse...

Esse é o Medeiros que eu conheço e admiro. Está de volta. Bravos.

Celestino-BA

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Desde o início eu sinto que o doutor sabe mais do que eles sobre a retirada de patrocínio pois possui e cultiva fontes qualificadas no BB e na ABRAPP.

Além disso o Presidente da Abrapp é gaucho, mora e trabalha em Porto Alegre, o Mendonça. Deve ser conhecido seu.

Parabéns pela sua integridade e pela sua educação.

Precisamos do doutor.

Obrigado por estar de volta,

Oscar - POA - RS

Anônimo disse...

Dr Medeiros, nos de noticias sobre essa ultima reunião

Anônimo disse...

Se não estão renovando os adiantamentos sobre o BET, é um claro sinal de que este benefício pode acabar este ano. Tudo irá depender dos rumos da bolsa e da crise internacional.

Claudio