ASSUNTOS EM DEBATE

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Considero que o seminário realizado pela ANABB em Brasília para discutir assuntos da previdência complementar foi muito proveitoso.  As informações sempre enriquecem o nosso conhecimento e nos dão instrumentos para melhor analisar os assuntos e cobrar as providências devidas.

Parabéns, pois, à ANABB pela iniciativa louvável.

Tenho lido vários comentários sobre o que aconteceu no seminário e recebido alguns depoimentos de colegas que dele participaram.

Alinho a seguir alguns tópicos que me chamaram a atenção.

Não houve discussão nem menção nos debates sobre o ES.  Apenas nos bastidores, onde muito se falou sobre o nível de endividamento atual dos participantes.

O debate mais acirrado do seminário foi entre o diretor de seguridade da Previ, Marcel Barros, e o diretor do Banco do Brasil, Neri da Silveira, sobre a questão do teto dos benefícios.

A informação mais valiosa foi a do Marcel de que existem cerca de 70 aposentados recebendo benefícios acima do pretenso teto, que não existe oficialmente, pois o processo foi retirado da PREVIC´para desobstruir a pauta e possibilitar a aprovação do BET.  Esses 70 são os milionários da PREVI .  De quanto é o mais alto benefício ?  Quem são eles ?  Caixa preta ? O Sasseron aqui em Porto Alegre declarou que não haviam esses benefícios que extrapolavam o teto. Ponto para o Marcel.

O diretor da Previc José Roberto - não compareceu o superintendente - em certa altura de sua palestra foi vaiado pelo auditório, o que representa um sinal evidente de que o órgão está desalinhado com o interesse dos participantes e vem agindo a favor dos fundos e dos patrocinadores.

Não compareceu o deputado Berzoini para defender seu projeto de lei, que, apesar da defesa que dele fazem os diretores eleitos da Previ, cada vez mais sofre restrições pelas suas omissões e pelas dúvidas que suscita. Várias são as sugestões de colegas propondo correções e melhorias no projeto.

Vale a pena registrar a observação do poderoso Jaime Marins, Secretário de Previdência Complementar do Ministério, de que a retirada de patrocínio do Banco do Brasil da Previ é "inimaginável".

Um seminário dessa natureza tem que produzir frutos concretos a partir dos debates que nele foram realizados.  Aguardo as ações concretas.





23 comentários:

Anônimo disse...


O próprio TST já divulgou a remuneração de ministros e funcionários, CONFORME FONTE ABAIXO. O QUE IMPEDE A PREVI DE FAZER O MESMO COM OS BENEFÍCIOS DE SEUS APOSENTADOS? EU NÃO ME IMPORTO DE DIVULGAR A MINHA.
consultem: http://www.tst.jus.br/documents/10157/2072118/JULHO12+ATIVOS+INATIVOS+PENS.pdf

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

Acompanhando o blog da Cecília sobre a reunião da Anabb, fico com a impressão, talvez certeza, de que a saída do Patrocinador tem um objetivo muito claro:

O Patrocinador leva consigo 50% da reserva de contingência (enquanto vigir a Res. 26). No caso da Previ, em março de 2012 esta reserva era de cerca de R$ 25 bilhões de reais.

O Patrocinador sai com R$ 12,5 bilhões da reserva de contingência.

Cecília postou em seu blog as premissas (legais) da reserva de contingência, pela legislação 25% das reservas matemáticas e explicou para que serve a reserva de contingência.

Particularmente acho que diante da relativa estabilidade da economia brasileira, dificilmente usaremos a reserva de contingência, pelo contrário, teremos sempre superávit.

As discussões com o Patrocinador, devem ter sempre estas informações com clareza, em busca de um acordo que pode resultar vantajoso para o PB1, plano fechado e superavitário.

Não podemos esquecer que o Ibovespa
de 31.12.2012 é o que vai definir os números sobre os quais devemos nos debruçar. Até lá, muita água passa por baixo da ponte.
Não antes.

Com relação ao ES, uma revisão favorável, pode diminuir o nível de endividamento dos participantes, se é essa a preocupação dominante. Já foi a idade elevada, agora o nivel de endividamento. Pode? O ES ajuda no superávit, pois é um excelente investimento para a Previ.

Abraços

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Apenas comecei a ler sobre alguns debates, desisti de prosseguir, tudo parece conspirar contra os nossos interesses. Pelo que entendi, já existiriam mais de dez decisões na justiça validando a resolução, e muita gente de peso a favor dela. Sempre me recusei a aceitar, mas parece um fato consumado. A Previ que conhecemos e que se chamava Capre não existe mais, apropriou-se dela esse monstrengo que faz parte de todo um novo sistema. E o pior é que nós demos o nosso aval para a mudança, em 1997. E mais, ainda tem a ameaça da retirada do patrocínio. Apesar de tudo isso, tem muita gente brigando lá na zona do agrião, no olho do furacão, até o Marcel, pelo que vc diz.
Parabéns pelo seu blog, vc realmente vai buscar na fonte as informações, sem a empáfia de uns poucos.
Abrs.

LCF

Anônimo disse...

Prezado líder, Dr. Medeiros
Coloquei agora mesmo no meu blog uma súplica, dirigida aos Drs. Ricardo Pena e Caros Marne, para que eles enviem para a ANABB ou FAABB ou AAFBB um texto demonstrando como a LC 109, nos exatos termos dos artigo 19, 20, 21 e 3-VI dão base para a REVERSÃO DE VALORES. Espero que atendam ao pedido.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Ótimo o seu texto sobre o seminário da ANABB. Apontou alguns assuntos que nos interessam mesmo.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Está na hora de partirmos para a ação. Essa história de reversão de valores e de retirada de patrocínio foi um ardil para a gente esquecer de invalidar a resolução 26. Só que com outro advogado e da maneira correta. Não do jeito da ANAPAR. O advogado perdeu também a questão do Pizzolato.Assim não dá.

Anônimo disse...

Continue incomodando dr. Medeiros. Aí só quem ganha somos nós os assistidos da PREVI a quem o prezado doutor defende com classe e coragem.

PARABENS, O BLOG ESTÁ CADA VEZ MELHOR, CONTINUE POR FAVOR.

Unknown disse...

Prezado Medeiros, boa noite, gostaria de sugerir que no seu blog tambem não existisse mais ANONIMO. As pessoas falam e se escondem. Achei muito boa a iniciativa do blog do Medeiros.Parabens pelo seu blog.(tirando os anônimos fora......)

Blog do vovô disse...


Acho que apesar da minha luta constante, o passar dos anos esta me emburrecendo.
Por favor me expliquem a coerência disto.
As "criaturas" estão preocupadas com o endividamento dos mutuários do Empréstimo Simples.
Louvável, mas ao mesmo tempo estranho...
Então porque estão oferecendo la no site de Previ
"Carim realiza 16ª convocação do Plano 1 em 2012"
Isto não endivida os tomadores também?
Será que só a "gurizada" esta se candidatando a aquisição de imóvel.
Eu tenho lá disponível mais de cem mil. Troco de boa vontade por um aumento no limite do meu ES, com o mesmo prazo de pagamento.
Isto é no mínimo atípico.
Quanto ao Blog que não esta mais aceitado anônimos é o da Cecilia, o que aplaudo com entusiasmo.
Rovere

Anônimo disse...

Meu caro Doutor, para aguardar ações concretas, recomendo a ti que te assentes em cadeira confortável.
Unknown não se traduz para anônimo?

Anônimo disse...

Caro doutor,

Aconteceram tres encontros importantes de participantes nesses dias. O da FAABB, o da AAPBB e outras entidades no Rio, onde falou o desembargador D'Andrea, e agora o da ANABB.

Quais as providencias concretas a partir daí ?

Que ofícios foram encaminhados à Previ ?

Que prioridades foram escolhidas ?

Que rumos foram tomados ?

Me respondam, por favor.

Anônimo disse...

E o ES ?

Hoje já é dia 12 de setembro.

Ficou mesmo pra outubro ?

Socorro.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Como muita gente faz,confesso a vc que acessava o seu blog e o da Cecília através de um terceiro, apenas por comodidade, o que deixa de acontecer a partir de agora, de vez que os acrescentei aos meus Favoritos. Mas isso serve para explicar porque esses blogs de passagem contabilizam e comemoram tantos acessos, não confirmados na prática.

LCF

Medeiros disse...

Obrigado, colega LCF.

O blog vai melhorar, mas precisa sempre de apoio e de força que só é representativa se ficar registrada em número de seguidores e de acessos efetivos.

Como assumi a presidência da AFABB RS vou estar de novo atualizado com as notícias que interessam.

Mas o blog tem que ser divulgado para atingir o maior número de aposentados e pensionistas.

Ainda não defini bem a nova linha de atuação para não deixar de ser um blog pessoal e não oficial da associação.

Mas por enquanto vamos que vamos.

O principal é que o blog seja útil e preste serviço. Aí valerá a pena.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Existe um ditado por parte de alguns trambiqueiros, que não pagam suas dívidas porque não querem, que diz assim: Contas
velhas eu não pago, e quanto as novas, eu deixo ficar velhas"

De forma análoga, não estaria a Previ dificultando o ES 180 X 180 para os aposentados com 90, e, ao mesmo tempo, esperando chegar a essa idade quem ainda não chegou lá, para não conceder o ES naquela modalidde?

Um abraço.

Anônimo disse...

Se o pessoal da Previ estão mesmo preocupados com o endividamento dos aposentados, aí sim, é que devem aprovar logo o ES 180/180, com esse aumento os endividados saldam os emprestimos com juros maiores e ficam mais aliviados.
Vamos lá, Diretor Marcel, atenda nossos pedidos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Hoje o ibovespa fechou positivo em 0,84%, atingindo 59.921 pontos (*). Qual, na sua opinião, seria o próximo patamar de resistência?
(*) – vide www.infomoney.com.br/ibovespa/historico/

Medeiros disse...

Estou feliz com a bolsa fechando próximo dos 60.000 pontos. Aliás em determinado momento ela ultrapassou a marca de 60.000.

Um ganho expressivo de mais de 6% em cerca de uma semana é um bom resultado para mim, na instabilidade da bolsa. Estou vendendo. Comprei a 56.000. Não arrisco muito. Ganhei, vendi.

Mas é possível que afinal a marca de 60.000 seja vencida.

Bom para o BET. Festejemos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Faço ao senhor o mesmo apelo vee -
mente que fiz ao nobre teacher Ari
Zanella ---------------------------


HELP HELP HELP HELP HELP HELP HELP

Nosso oxigênio já passou da reserva.
Outubro está muito longe.
Precisamos algum pacote de bondade
da nossa PREVI.
Alguma coisa tem que sair em nosso
socorro - mas é para ONTEM -

Socorro caro Dr. Medeiros.

Anônimo disse...

ES 180/180 é que vou diminuir meu endividamento e acertar a vida financeira e consequentemente todos que moram sob minha responsabilidade também. Trabalhamos nós aposentados todos em banco e portanto todos sabem fazer contas.

Anônimo disse...

Notícia publicada ontem, 12.09.12, no portal UOL: “Mari Paraíba anunciou, nesta quarta-feira, sua aposentadoria do vôlei”. Perde o esporte e, principalmente, todos os marmanjos que gostavam de ver um bela figura na telinha. Vida que segue.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Reitero meus elogios ao seu bloq porque através dele tenho obtido informações importantes sem que eu sinta nele um ambiente constantemente pesado com agressões até entre os participantes (e até ameaças?).Tem blog que deixa a gente ainda mais angustiado. Parabéns ao Sr. É preciso saber ser mediador.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Todo mundo fala em união de esforços, união de chapas, mas tem um camarada aí que adora uma briguinha, mas só com os amigos, os adversários nem tomam conhecimento. Estão dizendo que ele acaba de expulsar do seu lado muita gente que tem ideias próprias, e aí eu faço uma pergunta: vai brigar com quem agora?
Aqueles que vão ficar, ao sair não se esqueçam de apagar a luz, mas até lá se cuidem. Ainda vai sobrar para vcs tb.