CASSI E AS ASSOCIAÇÕES

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Na minha posse na presidência da AFABB RS estava o gerente regional da Cassi, titular do conselho deliberativo e membros do conselho de usuários.  Eles ouviram quando eu afirmei em meu discurso que apenas as demandas dos associados com  a CASSI já justificavam a existência das AFABBS regionais, pois havia necessidade de um apoio quando fosse pleiteado algum auxílio ou assistência junto à mesma, para lograr êxito ou agilizar o processo.

Essa afirmativa minha era fruto de minha larga experiência como dirigente de associação.

Assim aconteceu recentemente comigo em caso envolvendo a obtenção na PANVEL do medicamento Neotigason, para psoríase, indispensável para a conclusão do tratamento de minha esposa ANA.

Noticiei no blog o episódio e as contradições, marchas e contra marchas, da CASSI local, que não agiu com eficiência e rapidez, mas burocraticamente, deixando o medicamento sumir das prateleiras das farmácias, em virtude de problemas de produção e distribuição.

Sentímo-nos, Ana e eu, desprotegidos e desamparados, até que recorremos ao Claudio Lahorgue,então presidente da AFABB RS, que após algumas tentativas a nível local, sem sucesso, pediu pessoalmente a intervenção da diretora Graça Machado, que participava com ele do seminário da ANABB em Brasília.

Graça, com sua natural agilidade de gestora, moveu a montanha e minutos após sua intervenção a Cassi já ligava para nós dando explicações e prometendo se esforçar para localizar o remédio onde o mesmo se encontrasse, em qualquer lugar do país.

A Panvel, por sua vez, que estava totalmente acomodada - o medicamente está zerado e não podemos fazer nada - voltou a ligar para nós para informar que dia 15 de setembro o remédio seria entregue. Não foi no dia 15, mas foi hoje, dia 19, com o que ficamos muito satisfeitos. Uma caixa só, mas suficiente para mais dois meses de tratamento, enquanto aguardamos outro mais para concluir a dosagem recomendada.

Já mandei um email agradecendo à diretora Graça Machado seu empenho.  Renovo aqui os meus sinceros agradecimentos e ao Claudio Lahorgue também.

As AFABBs funcionam, sim.

35 comentários:

Paulo Beno e Leda disse...

Dr.Medeiros e Dona Ana,

Felizmente o tratamento irá prosseguir. Estamos contentes e aliviados com o recebimento da medicação.

Também sofremos com a interrupção de medicamento de uso contínuo, Natalizumabe, dispensado administrativamente pela Secretaria da Saúde do RS à nossa filha, por longos dois meses, mas ingressamos judicialmente e liminarmente a Justiça mandou entregar mensalmente o medicamento.
(tardou mas não falhou !)

Um abraço e Felicidades !

Medeiros disse...

Prezados Paulo Beno e Lena,

Que bom que voces conseguiram também, mesmo que judicialmente.

Vamos criar aqui na AFABB RS um setor para cuidar desses casos.

Abraços

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A CASSI nos trata com descaso e indiferença. Os funcionários são mal pagos e não vestem a camiseta. Além disso a ordem é de economizar o máximo a custa do desconforto dos associados. Por isso estão cheios de ações judiciais e de reclamações. O senhor sentiu na carne. Ainda bem que resolveu, mas precisou ir até a diretora. O respaldo de uma associação para nós é sempre bom nessas horas de aflição.

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Que bom que o doutor está postando também sobre a CASSI. As reclamações são imensas e cada vez que temos que ir lá parece que vamos ao INSS e somos tratados como pedintes e não como associados.

Anônimo disse...

Caro doutor,

Se o senhor foi tratado dessa forma o que sobra para nós, pobres mortais ? Um absurdo.

fernando disse...

Caro Medeiros, sobre a CASSI, passei uma situação em meu filho precisou de uma cirurgia pela CASSI, com médico credenciado. Até aí tudo bem,na hora de marcar a cirurgia,foi me informado que o procedimento teria que ser pago ao médico, por fora. Imediatamente, procurei outros credenciados e consegui, tudo pela CASSI. UM conselho aos colegas,apesar do momento, na hora do desespero somos levado a ceder, sempre prestigiar os médicos aos que, apesar dos baixos valores pagos pela CASSI, honram o que assinaram,no momento do credenciamento.

Anônimo disse...

Dr., concordo com o post anterior. O Sr. conseguiu porque sabe o caminho das pedras (Graça etc.). Eu que moro no interior de São Paulo e sou um simples mortal sem uma associação que nos defenda passo poucas e boas com a Cassi.
A Associação que o senhor preside tem base territorial ou aceita sócios de outros estados? Pergunto isso porque a Afabb de São Paulo, da qual sou sócio está mais preocupada em vender seguro e fazer festa para quem mora em São Paulo do que nos defender.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa pergunta do colega.

A sua associação aceita só aposentados e pensionistas do Rio Grande do Sul ou de todo o país ? Tenho interesse em me associar, mas sou do Piauí.

Medeiros disse...

Caro colega,

A AFABB RS aceita associados de qualquer ponto do território nacional. Temos inúmeros sócios de fora do Estado.

Mas não queremos tirar sócios de nenhuma outra AFABB, pois entendemos que todas prestam serviço, umas mais outras menos.

Fique na AFABB de seu Estado e se associe também conosco, se puder. Vai se sentir mais tranquilo. Nossa mensalidade é só R$ 18,00. Vale a pena.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Tem que revisar toda essa política e o convenio com a PANVEL. Quando não falta medicamento é o preço que sai mais alto do que nas outras drogarias que dão desconto. Quem é que está ganhando com isso ? O associado da Cassi é que não é.

Anônimo disse...

Meu caríssimo doutor Medeiros,

Parabéns pela sua posse.

O que me chama atenção nesse caso de sua esposa é a omissão do gerente regional, que perdeu uma boa oportunidade de prestar serviço e até de se promover no seu blog.

Mas ele é assim mesmo. Tive um problema na Cassi e procurei falar com ele. Não consegui. Estava sempre em reunião. E´ muito importante.

Medeiros disse...

Vou examinar cuidadosamente o convenio com a Panvel. Existem muitas queixas. Aguardem.

Anônimo disse...

Mederão Gaucho Macho,

Por que só tu aceitas comentários anônimos?
Que barbaridade! Querem que larguemos o bambu e assinemos?
BáH Chê!
Não tem nada mais para ler nos blogs

Anônimo disse...

O QUE É A PANVEL?

Anônimo disse...

Dr
O medicamento avodart sai mais em conta na caixa com 90 capsulas conforme me orientou o medico.Sempre comprei 2 caixas de 30 cada vez. Mas a Cassi não aceitou meu pedido na modalidade mais economica.

Anônimo disse...

Infelizmente a Cassi de hoje funciona nos mesmos moldes que os planos de saude privados. Resultados das políticas governamentais equivocadas que nivelou por baixo a saúde no Brasil, jogando todos na mesma vala.
E engana-se quem pensa que só a Cassi foi atingida. Meu irmão trabalha na Arcelor Mittal(antiga CST) há vários anos. Antigamente a empresa mantinha convênio com as farmácias, que forneciam medicamentos de graça aos funcionários e seus dependentes. Este sistema vigorou mesmo depois da privatização da CST e só foi extinto recentemente quando houve a venda para o grupo indiano Mittal.
Recentemente tivemos negado pela Cassi um exame de Ressonância Magnética. Por sorte, minha esposa trabalha na CEF e conseguiu fazer o exame pela Saúde Caixa, que parece ainda sobreviver a esse processo capitalista onde o lucro vem antes da saúde do paciente. Infelizmente a Cassi já aderiu a este conceito.

Cláudio

WILSON LUIZ disse...

Informe VALIA 18/09/2012
Antecipação na data de pagamento do Abono do Superávit do Plano de Benefício Definido
O Conselho Deliberativo da Valia, em decisão unânime e de consenso aprovou hoje, em relação ao Superávit do Plano de Benefício Definido, a seguinte alteração:

A data do pagamento anual do Abono, de 6 benefícios líquidos de contribuição, será antecipada mediante alteração regulamentar a ser previamente aprovada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Em 2013, o pagamento, que seria feito em junho, será efetuado em até 60 dias contados da publicação no Diário Oficial da União da aprovação da alteração regulamentar pelo órgão governamental competente (Previc).

A partir de 2014, o Abono passará a ser pago no mês de janeiro de cada exercício, até que os recursos do Fundo de Distribuição do Superávit se esgotem.

Os pagamentos mensais de 25% ficam mantidos, da mesma forma que vêm sendo feitos, desde 2007, até a exaustão Fundo de Distribuição do Superávit;

O Conselho Deliberativo e a Diretoria da Valia se comprometem, desde já, a buscar a maior antecipação possível do pagamento do abono em 2013, tão logo cumpridos os trâmites legais, observadas as questões de caráter operacional e as disponibilidades do fluxo de caixa da Valia.

Como se vê, há fundos de pensão cujas diretorias procuram implementar medidas que beneficiem seus associados. Relativamente ao pagamento de nosso Benefício Especial Temporário, tivesse a PREVI uma diretoria de verdade, poderia ser antecipado o crédito de algumas parcelas. Acredito que poderia ser conseguida a aprovação da PREVIC, desde que se respeitasse o mínimo de 36 parcelas,contadas a partir do primeiro pagamento, como determina a resolução 26; isto atenderia, também, aos interesses do Banco do Brasil, que receberia sua parte em prazo mais curto. O assunto poderia ser colocado em pauta por alguém da diretoria(tudo bem, diretor Marcel?).

Anônimo disse...

Dr. Espero que alguma novidade do empréstimo simples saia,agora em outubro. Estou num sufoco danado.

Medeiros disse...

Já encaminhei ofício à Previ sobre o ES, conforme prometi. Na próxima postagem falarei a respeito.
A Panvel é a distribuidora de medicamentos no RS.
Realmente não é fácil falar com a gerência regional da Cassi no RS.

Anônimo disse...

O GOVERNO LIBEROU O COMPUULSORIO AOS BANCOS, COM ISSO A PREVI QUUE TEM APLICAÇAO NOS BANCOS E EM BOLSAS FICOU COM MAIS DINHEIRO PARA EMPREESTAR. O PORQUE DA DEMORA EH SO PORQUE NAOS NAO FAZEMOS GREVE...ETA...

Anônimo disse...



Colega Medeiros, me permite por favor, fazer aqui no seu blog, um apelo ao Senhor Ari Zanella para que ele volte a deixar os anônimos a comentarem. Porque tem que fazer o que o outro quer? Os blogs não são independentes? Se o outro blog, não permite mais anônimos tudo bem, mas o que o amigo Ari, tem há ver com isso? Amigos amigos, e blogs a parte.
A ditadura não acabou? É lei da mordaça? Não acredito que o Ari Zanella esteja gostando disso. Porque Ari, você tem que fazer tudo que o outro quer?

Ninguém vai passar comentários por Email para que os senhores os publique, assim deixa de ser anonimo. LIBERDADE LIBERDADE ABRE AS ASAS SOBRE NÓS. VAMOS QUE VAMOS MEDEIROS E ARI ZANELLA!!

PARABÉNS Medeiros e grato. PAZ E BEM.

ACABE HOJE MESMO ARI!!!!

Anônimo disse...

SOCORRO Dr. Medeiros!!! nos ajude com em relação ao ES 180 x 180. Não da mais Medeiros, o sufoco é muito grande. Pelo amor de Deus, fala com Marcel. Estou doente, e preciso me tratar.

Abraços para o senhor e muita a todos.

Medeiros disse...

Já falei uma vez que acho que cada um administra o seu blog do jeito que entender mais conveniente.

Não tenho nenhuma intenção de me envolver nessa questão e não vou permitir mais comentários sobre o assunto.

Obrigado pela compreensão.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros.
Parece que seu blog está virando um
verdadeiro muro de lamentações.

Estamos há 9 dias de acabar o tene-
broso mês de setembro e 101 dias
para o término do, parodiando Her
Majesty Beth II, que denominou o
ano de 1992 como annus horribilis ,
ano de 2012.


Sem dúvida, para grande número de
assistidos da PREVI, 2012 é um ano
para ser definitivamente olvidado .

Entre tantas decepções, o descum -
primento do fajuto, entreguista e
famigerado (lembrando que este
adjetivo, hoje 100% usado como
termo pejorativo, na verdade
significa - famoso -) pseudo acordo
de novembro de 2010, cuja esperan-
ça acalentou nossos sonhos.

Antes que este ano horrível acabe
era preciso que a PREVI aliviasse
um pouco nossos orçamentos tão
combalidos - mas com uma urgência
muito grande - ou será tarde demais

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Muito obrigado por me conceder vez neste espaço também. Agradeço igualmente ao distinto colega por postar textos versando sobre o realinhamento do Plano 1, bem como por permir a todos que frequentam esse blog reiterar seus apelos aos diretores da Previ por um ES melhorado, 180 x 180.
O senhor está indo muito bem. Estou botando fé. E já começo a pensar em me filiar à associação da qual o senhor é presidente.

Anônimo disse...

Ilustre Dr. Medeiros, saudações respeitosas.

A título de colaboração, informo ao colega das 9:54 h que pode continuar participando do blog do Professor Ari, como anônimo.
Basta enviar a sua mensagem, para azarizanella@gmail.com que ela será publicada, se aprovada.
Eu faço desse modo.

Grato e PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado)
Valinhos(SP)

jeanne disse...

Medeiros, se a Previ tiver superavit novamente e tiver que baixar a meta atuarial para 4,5%, quanto seria necessario(do superavit é claro) ? Alguem tem ideia? Abraços, Jeanne.

Anônimo disse...

Agradeço ao colega Fernando Lamas. Tentei postar no Ari, mas não consegui. Abraços ao Medeiros, Ari e Fernando.

Obrigado.

Guimaraes Jr., disse...

Dr. Medeiros,

Para seu conhecimento e dos internautas de seu blog, informo que já está no site PREVI os Demonstrativos de Ativos Líquido de Dez/2011 a Julho/2012, onde constatamos:

Saldo em 31/12/2011 Reserva Especial Partipante (BET)R$ 3.701.202
Saldo 31/07/2012 Reserva Especial Participante (BET)R$ 2.956.298
O pagamento mensal do BET está consumindo em média R$ 106.500
Façam as contas, dividindo R$ 2.956.298 por R$ 106.500, dá quase para 28 meses a partir de agosto 2012.
Portanto, meus nobres colegas aposentados e o nosso ¨jovem¨doutor Medeiros, não fiqueis ansiosos, porque, se a bolsa continuar na casa dos 60.000 pontos dá para incorporar o BET.
Um abraço a todos!!

Guimarães Jr.

Anônimo disse...

DR. MEDEIRO, JÁ ESTAMOS NO FINAL DE SETEMBRO E ATÉ AGORA NEM UMA NOVIDADE DO ES. O NOBRE AMIGO, SABE DE ALGUMA COISA, A RESPEITO? POR FAVOR MEDEIROS, EU E OUTROS TANTOS COLEGAS PRECISAMOS MUITO DESSE ES. AJUDE POR FAVOR. EU PRECISO PAGAR AS MINHAS DIVIDAS DOUTOR E COMO PODEREI HONRAR OS MEUS COMPROMISSOS SE A PREVI NÃO ME RESPEITA, NÃO VALORIZA QUEM CONTRIBUI, E NEM VALORIZA OS IDOSOS? 78 ANOS MEDEIROS, E VIVENDO ASSIM, COMO PEDINTE. oBRIGADO E CONTO COM A SUA AJUDA.

magyfilho disse...

Dr. Medeiros,

fico feliz por o Sr. ter conseguido o medicamente para sua esposa, e em tempo hábil, mas na minha cabeça ficam ecoando algumas perguntas como:
Como fica a situação de quem não conhece os medalhões dessas associações? Pessoas que contribuem do mesmo jeito para ter esses direitos, e os que não contam com a "natural agilidade de gestora" da Sra. Graça Machado para mover montanhas e minutos depois ter um exército trabalhando em prol dele? Acho que a CASSI é igualmente de todos nós e devemos lutar para que todos sejamos tratados iguais. Recentemente tive medicamentos negados pela mesma CASSI, tentei novamente através de processo administrativo e me negaram novamente. Se eu conhecesse algum medalhão ou a ágil gestora talvez estivesse agradecido.

Zenilda disse...

Deus te ouça, Guimarães .

180 x 180!!!!!!!!

Todos já se conformaram?? Quem não chora não mama. Parabéns Medeiros pela posse, pela linda família. Que DEUS de para todos nós, muita saúde e amor. Com AMOR, conseguiremos ter a paciencia para esperarmos os dirigentes da PREVI estudar o caso dos velhinhos "trambiqueiros e safados" Abraços Medeiros, e muito grato por tudo.

Rio-Verde.

Zenilda.

Zenilda disse...

Corrigindo... não grato, e sim grata.

Rio-Verde.

Zenilda.

Anônimo disse...

Me endividei qdo obrigada pelo P A Q programa de adequaçao em 95 me mudei para capital,isso para resolver um problema que o banco jogou nas nossas costas, tais dividas prosseguem ate hoje , incluisive o E S e ainda somos chamados de velhinhos tranbiqueiros, servimos com obediencia e perdemos a dignidade, o realinhamento do E S e sem duvida uma forma no minimo compensatoria e ainda assim nao cobrira jamais toda perda material e moral sofrida naqueles anos.

Anônimo disse...

aderi ao P AQ em 95 e me afundei em dividas ao me mudar obrigatoriamente para a capital, resolvi o problema que o bb jogara em nossas costas e agora? nem o realinhamento do E S querem nos dar mais, ate qdo?A