DIA SEGUINTE ... SOBRE O ES

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Não, não estou de ressaca.  Infelizmente.  Por causa da passagem de cálculo renal em Gramado decidi não beber nada de alcool ontem.  Mas as festividades foram noite a dentro e no final desmoronei de cansaço.

Já sei, querem, antes de mais nada, saber do ES e das notícias do Marcel.

Vou satisfaze-los.

O Marcel  Barros, acompanhado do diretor do sindicato dos bancários e ex-assessor do Sasseron na Previ, Flavio Pastoris, chegou na AFABB RS um pouco antes da cerimonia de posse para conversar.

Falou que as reuniões da Previ a respeito do planejamento estratégico estão fazendo com que seja revisto o significado do fundo de pensão para que volte o antigo conceito de que sua finalidade não é ser um instrumento financeiro ou de investimentos, mas uma instituição que garanta o pagamento dos benefícios de suas pensionistas e aposentados.

Especificamente perguntado por mim sobre o ES respondeu que estão sendo realizados estudos a respeito por uma comissão ligada à sua diretoria e que ele pessoalmente tem se ocupado de analisar a possibilidade de aperfeiçoar o ES, acolhendo propostas e sugestões feitas por participantes.

Dessa forma, tem analisado as sugestões que chegam através do email diseg bem como por intermédio dos blogs.

Mereceu atenção especial do Marcel - e elogios - a proposta recebida do colega de Joinville, o mestre Carlos Valentim, que está sendo objeto de uma análise criteriosa, pois trás inovações interessantes.

A decisão sobre o reajuste do ES  sairá no mes de outubro, como no ano passado. Continua a preocupação da Previ com o nível de endividamento de alguns participantes.

Solicitei que procurasse, nos próximos anos, trazer para junho ou no máximo julho o reajuste anual do ES para diminuir a ansiedade que costuma ser criada pela demora. Naturalmente também pedi alongamento do prazo, aumento do valor, suspensão de prestações, melhoria no cálculo da margem consignável, etc, etc. Depois, no meu discurso, toquei várias vezes no ES.

Portanto, colegas, por enquanto é isso aí.  Entendi que na linha de frente dos estudos está correndo solta a proposta do Valentim, mas que não estão descartadas outras sugestões.

Também entendi que existem as limitações de sempre e que se quisermos avançar para melhorias no ES temos que batalhar junto à PREVI apresentando nossas reivindicações e sugestões concretas, como fez o Carlos Valentim, que merece os nossos parabéns.

Por hoje é só.  Amanhã conto da posse.


31 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela posse colega Medeiros, que tenha muito exito.
Quanto ao que foi dito sobre o ES, eu nao acredito que vira coisa boa, talvez quem sabe no proximo ano, porque com este discurso, este ano vira novamente mera atualizacao.
Este pessoal se elege somente para encher os bolsos e conversar fiado, nao tem pressa para nada, ficam enrolando e valorizando seus cargos, nós ja estamos velhos para sermos sempre enrolados, sempre esperamos e esperamos, e, morremos na praia colega Medeiros.
Quando sera um dia que vao nos dar melhorias sem precisarmos implorar,suplicar e quase rastejar?
A Previ é nossa, mas ha muito nos tomaram de assalto.

Viana

Pensionista disse...

Dr Medeiros, tocaram no assunto das Pensionistas, ou ficaremos a ver navios novamente?Estamos sofrendo muito.

João Rossi Neto disse...

Caro Medeiros,


Empréstimo Simples – Os funcionários eleitos para cargos na PREVI, sequer podem ser chamados de dirigentes, visto que nada administram ou tomam decisões por pura falta de autonomia, consoante sabemos.

São submissos aos representantes do patrocinador BB, por força da Lei Complementar 108/2001, em face do Voto de Qualidade, etc., e tal.

Essa história de que estudos estão em andamento para a revisão na linha de crédito, é conversa fiada para iludir incautos.

Há vários meses estamos ouvindo a mesma ladainha. A PREVI possui um dos melhores quadros técnicos em Previdência Complementar, acervo tecnológico de última geração, de modo que um assunto corriqueiro, prosaico, anualmente examinado e reexaminado, seria matéria para ser solucionada em apenas algumas horas, caso, efetivamente, estivessem levando a sério e interessados em equacionar o problema.

O “modus operandi” é recorrente, tripudiam e colocam os participantes e associados de joelhos, ano após ano, para no final apresentar um realinhamento paliativo, numa nítida demonstração de força, arrogância e truculência com o escopo de manter acesa a dependência financeira.

O fato do Sr. Marcel executar as funções de menino de recados em nada o engrandece, posto que não é protagonista da solução da demanda de crédito dos associados, cujo ideal seria 180/180.

Portanto, não faz nenhum favor em ir e vir como “pombo correio”, pois simplesmente cumpre a sua obrigação de prestar contas ao Corpo Social, conforme preconizam o artigo 24 da LC 109/2001, o Código de Ética e a boa prática de Governança Corporativa.

E os demais eleitos, onde estão? O que pelo menos tentam fazer para defender os direitos dos participantes e assistidos? Será que chafurdaram na mesma lama (falta de caráter, ética e valores morais) dos Diretores e Conselheiros do patrocinador? Lembrem-se de que o poder é efêmero e os traidores ficarão marcados.

Anônimo disse...

Doutor, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
O que foi dito pelo nobre diretor, a saber," antigo conceito de que sua finalidade não é ser instrumento financeiro ou de investimentos", quer significar na verdade o que ? Interrupção do ES, ou de ajuda nos balanços ao Patrocinador(7.5 bi)?
A proposta simpática ao diretor é aquela proposta excludente que exclue os idosos e favorece os altos salários -limite do ES em função da Margem Consignável-? Se for, ai de nós de baixos complementos e pensionistas, pois quem sugere e quem decide estão no "topo da cadeia alimentar".
Sucessos em sua gestão!

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

Parabens em dobro. Pelos esforços em defesa de nossos interesses e pela investidura no cargo.
Tenho admiração pelo Rio Grande do Sul, moro em Ribeirão Preto SP, mas gente como Brizola, Vargas, Goulart, fizeram parte de meu passado enquanto na ativa.

Quanto à Previ, confesso a frustração ao descobrir que a resposta do Diretor é a mesma que recebi há vários meses, quando em contato através do "fale conosco":
está em estudo, em outubro ou novembro, etc, etc. Nada a ver com o novo diretor, que acho que também faz o que pode. Mas, o que ele e a nova Diretoria podem é muito pouco, nada.

Nem a suspensão da prestação de setembro?

A revisão vai sair em outubro, pelo menos setembro poderiam suspender a prestação.

Como dizem os mais novos eles estão engessados, assim como os gerentes do Banco do Brasil.

Hoje e amanhã estão fazendo uma reunião na Anabb, vamos acompanhar.

Obrigado.

Abraços.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Entendo que grandes frutos não serão colhidos de imediato em razão da mudança de postura do atual diretor de seguridade. Penso que o fato de a proposta do colega Valentim ter sido objeto de análise dos técnicos da Previ já é um pequeno avanço nas tratativas sobre o assunto. De qualquer forma essa aproximação diretoria/associados e o consequente diálogo estabelecido poderá ser útil para que sejam alcançados os objetivos colimados. Aliás, vale lembrar que outras formas de reivindicação, baseadas apenas em ataques e ofensas, não levaram ninguém a lugar nenhum. Pelo contrário, só criaram a divisão e a cizânia no seio dos associados. Neste atual processo destaco, mais uma vez e como superimportantes, as participações do seu blog, do amigo Ari e o da diretora Cecília.

Toninho Bleinroth disse...

Grande Guerreiro Medeiros,

"Tens sido um bálsamo em nossos corações, com sua luta, garra e bom senso... Sabemos que sua luta é bastante árdua, mas tens acalentado corações calejados pela vida, feridos e cansados pelo descasos de nossa Previ e pelo nosso antigo patrão, o BB."

Estamos vivendo de esperança, mesmo vendo o mar de lama que assola nosso país, principalmente pela corrupção e interesses excusos, mas enquanto tivermos homens e mulheres com esse espírito de guerreiro teremos esperança.

"Que Deus lhe abençoe em sua caminhada....

Um grande abraço

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Lendo seu Post fiquei otimista quanto ao ES...
Mas foi só abrir o primeiro comentário esse tal de Viana veio denovo com pessimismo.
Não dá chance a que se crie um otimismo maior no Blog.
Prontamente veio aqui para isso...
Imagino que ele seja um eterno pessimista...!!!

Abs.

Blog do vovô disse...

Buenas meu Presidente!
Primeiro, apesar de não residir em Poa, conheço o teu trabalho, e pretendo me associar a AFABB-RS, para pelearmos juntos.
Segundo, se possível, por favor, relembra este xirú, aí no teu Blog, das propostas do "mestre Carlos Valentim", pois campeei pra tudo que lado, até usei meus perdigueiros, mas não encontrei.
Ahhhhh... procurei aqui por Pelotas junto a Panvel, o medicamento para tua patroa, mas nem de 20 nem de 10 mg. Parece que sumiu.
Um grande abraço
Rovere

Luis-BH disse...

A Previ está querendo é matar os "velhinhos trambiqueiros". rsrs

Concordo com o Viana: só encenação. Nosso patrimônio já era!

Anônimo disse...

Dei uma parada de ler blogs, previ,anabb etc.Fiquei um pouco descrente depois dos acontecimentos com nós aposentados da PREVI.Agora estou retornando então estou querendo saber Dr. Medeiros onde posso ler sobre a sugestão do SR.Carlos Valentim.

Medeiros disse...

Realmente acho que só conquistamos o amargor com pessimismo. Sabemos das limitações da diretoria e da força do BB e por isso vamos direcionar nossa atenção e reivindicações especialmente nessa direção para negociar melhorias.

O Marcel tem créditos comigo e o fato dele estar acompanhado na posse pelo Flavio Pastoris foi ponto positivo.

Abriu um canal conosco o que é muito bom e o elogio para a sugestão do Valentim caiu bem em meus ouvidos.

Mas só conseguiremos avanços nessa área com mobilização. A AFABB RS vai , mais uma vez, se posicionar formalmente a favor de mudanças positivas no ES através de ofício.

Façam pressão sem desanimar e sem ter receio de não atendimento.

Na Bíblia está "Peçam...".

Amanhã reproduzirei parte do meu discurso, que o Marcel ouviu atentamente.

Medeiros disse...

A proposta do Valentim está no blog do Professor Ari Zanella que pode ser acessado clicando numa janela do meu blog. Está numa postagem anterior. Mais na frente vou reproduzi-la e acrescentar os aperfeiçoamentos sugeridos por vários outros colegas ilustres. O ES vai continuar na ordem do dia até sair em outubro o novo reajuste.

Anônimo disse...

AMIGO mEDERIOS,

fIQUEI MUITO FELIZ PELO SUA POSSE COM PRESIDENTE DA AFABB/RS.TAMBÉM FELIZ POR SABER QUE TENS UM CANAL ABERTO JUNTO AO DIRETOR DE SEGURIDADE, QUE ABRE UMA PORTA MUITO GRANDE PARA O DIALOGO ONDE BUSCA OS ANSEIOS DE TODOS NÓS APOSENTADOS.

GOSTARIA DE SABER SE O ASSUNTO BET, SUA INCORPORAÇÃO AO BENEFICIO,PORQUANTO DE FUTUROS SUPERAVITS, FOI MENCIONADO NO DIÁLOGO ENTRE VOCÊS.

UM FORTE ABRAÇÃO E BRILHANTE GESTÃO.

JAO/4701900 AL

Cláudio Roberto Almeida disse...



Dr.

Na ordem do dia, só a suspensão da prestação de setembro 2012 (em outubro sai a revisão) como prova de boa vontade e boa vizinhança por parte do Diretor para a Afabb RS.
Fiz a sugestão para a Diseg.
Abraços

Anônimo disse...

Prezado Mestre e colega, Dr. Medeiros
Estou aguardando com ansiedade a publicação do seu discurso de posse na Presidência da AFABB-RS. Apreciaria lê-lo na ÍNTEGRA.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Existem duas frentes (comprenssíveis).
A primeira é de pessimismo/desilusão com tudo que está acontecendo.
A segunda é o diálogo aberto com o diretor Dr Marcel, que convenhamos, com o Sasseron não existia.
Eu sou otimista demais (não sei se é virtude ou defeito), mas continuo acreditando porque sei que Deus faz as coisas acontecerem no momento certo.
Que devemos fazer agora é acreditar e esperar.
Parabenizo o Doutor pela posse como presidente da AFABB RS.
Josué Jorge Junior
Castro PR

Mariano disse...

Viana, cara tu só sabes ser pessimista, para. Luis BH não acompanha também, é melhor ficar calado. Deixa os otimistas, pedirem, batalharem, trabalharem, etc. Vê o exemplo de Marcos Cordeiro, Gilvan Rebouças, Dr. Medeiros, Ari Zanella, João Rossi, Edgardo, Carlos Valentim e muitos outros. Vamos pensar no melhor, para todos aposentados e pensionistas.
Mariano

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Mensagem postada no Facebook, Grupo: Funcionários do BB, pelo colega Márcio Rodrigues:


‎(Ter, 4 Set 2012, 09:44)

O Tribunal Superior do Trabalho divulgou hoje o número de entidades que encaminharam propostas para compor a pauta de discussões da 2ª Semana do TST. Entre elas estão associações de magistrados e de advogados, sindicatos e Ministério Público do Trabalho. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 14 deste mês.

O objetivo da Semana que está na segunda edição é debater pontos polêmicos ou não consensuais da jurisprudência do TST, possíveis alterações regimentais, e analisar propostas para modificação da legislação com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação jurisdicional. No período o Tribunal suspenderá as atividades judicantes (sessões de Turmas e de Seções Especializadas).

Os trabalhos foram estruturados em dois grupos – um de normatização e outro de jurisprudência. O primeiro vai estudar propostas de alterações no Regimento Interno e no Regulamento Geral do Tribunal e elaborar anteprojetos de lei voltados para a tramitação e a solução de processos. O segundo analisará possíveis modificações nas súmulas, orientações jurisprudenciais e instruções normativas do TST. No último dia, o Tribunal Pleno se reúne para votar as propostas trazidas pelos dois grupos.

Veja abaixo o quantitativo e tipos de propostas que serão analisadas.

GRUPO DE JURISPRUDÊNCIA
• Súmula: ◦ 68 propostas de Revisão de súmula
◦ 18 propostas de Cancelamento de súmula
◦ 14 propostas de Edição de súmula
◦ 3 propostas de Restabelecimento de súmula

• OJ:
• 38 propostas de Revisão de OJ
• 20 propostas de Cancelamento de OJ
• 3 propostas de Edição de OJ
• 8 propostas de Conversão de OJ em Súmula
• Precedentes Normativos:
• 1 proposta de Revisão de PN
• 1 proposta de Cancelamento de PN
• 1 proposta de Edição de PN
• 3 propostas de Restabelecimento de PN

GRUPO DE NORMATIZAÇÃO
• Normatização CLT:
• 5 propostas de Alteração de artigo da CLT
• 1 proposta de Revogação de artigo da CLT
• Normatização RITST:
• 2 propostas de Alteração de artigo do RITST
• Normatização RA 907/2002:
• 1 proposta de Alteração de artigo da RA 907/2002

(Ricardo Reis/RA)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho

Anônimo disse...

Gente que coisa! Enquanto tem-se uma pessoa totalmente para cima igual ao Medeiros, eh lamentável que outras sejam o oposto.

Pessoal, vamos ser otimistas, vai melhorar!!

Anônimo disse...

Parabéns Medeiros,
É com diálogo que chegaremos ao nosso objetivo, mesmo que aos poucos que é melhor do que nunca.
Acho ótimo que o Marcel esteja acessando os nossos blogs e ouvindo de forma direta nossos anseios, coisa que a PREVI com toda sua estrutura não consegue fazer ou não quer fazer.
Parabéns a voce Medeiros e ao Prof. Ari.

Anônimo disse...

Grande Mederão,

E agora como fica a BOLSA? Como conseguir sair desse enrolo da BOLSA?
Não é a de valores... É daquela que tem mais valor para mim que é a bolsa da patroa que eu prometi comprar com a revisão do plano.

Sucesso na presidência. Ela combina com sua combatividade e decência. Sua capacidade e sua experiência superam em muito os desafios que virão.

AH! Já ia esquecendo! VIVA O GRÊMIO

Anônimo disse...

Ainda vou virar bomba e detonar a PREVI.

Rossi, estou contigo, é a mesma ladainha de sempre.

Medeiros disse...

O assunto da incorporação do BET fez parte da reivindicação que apresentei ao diretor MaCIEL. vAMOS TORCER.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros.

Dos males o menor
Já existe um diálogo entre PREVI -
diretor Marcel - e os assistidos.
Reputo como um avanço, atitude que
o Sassarico, ops. Sasseron, não houve
por bem praticar .

Dos bens o maior - temos sua postu-
ra coerente a listar nossos pleitos.
Sinto-me mais otimista e aguardo,
com fé, que teremos boas novas.

Dr. Medeiros, para finalizar meu
brilhante arrazoado -
Peça, batalhe, busque, digladie
determine, com o respeito que lhe é
peculiar, ao director Marcel, que
nos conceda algum alívio neste
mês de setembro - tipo assim -
-suspensão da prestação do E.S .

Faça este grande favor.

Anônimo disse...

Consideradas atuações passadas e presentes, não é pessimismo. Trata-se de realismo.
A proposta do Valentim exclue os idosos, Sr. Marcel.
Os comentários sobre pessimismo, otimismo,diálogo,negociações e demais promessas, me lembram final do ano de 2010 e o tratado assinado.Lembram-se?

Luis-BH disse...

Não se trata nem de otimismo, nem de pessimismo: é realismo. Pura encenação... Mariano, acompanho o blog do Dr. Medeiros, Previ Plano 1, Ari e da Cecília. O andamento das reivindicações, por parte da Previ, é praticamente o mesmo de 2010. Apenas o Marcel parece mais disposto ao diálogo.
Participei de reuniões de trabalho com o Sasseron e compareci em algumas palestras que ele deu em Belo Horizonte. No discurso, parecia compreensivo também...
Sinto muito: não interessa ao BB que o ES supere o CDC Funci! A Previ é subsidiária do BB e fim de papo!

Anônimo disse...

Ta bom colega Mariano, sou pessimista para voce, tudo bem, so que faz um bom tempo que acompanho os discursos dos gestores da Previ, desculpa a minha franqueza, mas de belas palavras ja estou lotado, gostaria de ver realmente AÇÃO, MELHORIAS DE FATO, acho que todos da "velha guarda" sabem do que estou falando.
To realmente muito velho para ficar sendo enrolado, otimismo nunca significou burrice ou coisa parecida, ate o momento estamos mesmo so na conversa fiada.
Bem, Mariano, vamos fazer o seguinte, inicio de novembro veremos como ficou o ES, torço para que eu esteja errado, porque tambem vou beneficiar bastante desta melhorira, se houver claro.
No mais, quem nos deixou amargos e pessimistas foi a propria Previ al longo dos anos.

Colega Medeiros, avante sempre !

Pensionista disse...

Dr Medeiros, volto a perguntar; E as pensionistas?Como vão ficar?

Anônimo disse...

Tem gente que leu e estudou diversas vezes a enciclopédia: "O puxa-saquismo ao alcance de todos", que ainda o pratica mesmo depois de aposentado. Não precisa mais, não correm mais risco nenhum ...

João Pedro disse...

Medeiros,
Por obséquio, publique e analise meu comentário abaixo.
João Pedro

ISSO É UM ESPANTO!!!!! SINAL DOS TEMPOS, TUDO PARA MIM, O RESTO É RESTO. LEI DA SELVA.

A sugestão do Valentim é ofensiva e discriminatória. Descaradamente puxa o assado prá sua brasa, esquecendo que os mais antigos foram os que contribuiuram mais tempo, a par de que tal medida ciaria u ma nova categoria de assistidos. Marginaria, tão somente, cerca de1.500 de um universo de quase 69.000 e desacreditaria cada vez mais a PREVI. E os direios iguais como ficariam??
É bom não esquecer a lei de proteção aos idosos! Acordem gente, lembrem-se de que chegarão lá, antes de dar de graça para o Banco, raça, o patrimônio residual da PREVI.

ENQUANTO ISSO, INCRIVELMENTE, BUSCAM ELEVAR O TETO DA APOSENTADORIA PARA R$ 80 MIL (atualmente já se vai a R$ 50 mil e tudo sem contribuição). Em tudo isso tem lobo com roupagem de coelho.