GREVE DOS APOSENTADOS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hoje deve estar terminando a greve dos bancários, ao menos daqueles que trabalham em instituições privadas.  Conquistaram aumento de 7,5%, melhor do que o nosso reajuste.

Permanece ainda a greve dos Correios e a dos Policiais Federais, entre outras.

O colunista Paulo Sant'Ana, do jornal Zero Hora, acolhendo sugestão de um leitor, pregou, ontem, uma greve geral dos aposentados como forma de pressão ao governo para melhorar os benefícios do INSS.

Mas como ?  Se aposentado não trabalha ?

"Por essa greve todos os aposentados brasileiros vestiriam pijama e ficariam repousando em suas casas sem nada fazer durante 60 dias, sem movimentar assim a economia."

Os restaurantes e os hoteis ficariam vazios, os supermercados também, as filas dos bancos diminuiriam, haveria um colapso social e econômico que obrigaria o Governo, que não liga para os aposentados e pensionistas, a tomar medidas para atender as justas reivindicações.

Parece uma idéia maluca e sem sentido, mas não é.

O que se pretende é mostrar que atualmente nada se consegue das autoridades sem pressão e sem mobilização.  Coisa que aposentado e pensionista não gosta ou não está habituado a fazer. A única greve que faz é por ocasião das eleições. Poucos comparecem aos pleitos que vão decidir sobre os assuntos de seu interesse.

Aí chega a hora de decisão, como agora com o ES, e a choradeira dos aflitos quer comover os dirigentes com os dramas por que passam.  Não adianta.  Os diretores só avaliam as questões sob o ponto de vista numérico.  Quantos são os reclamantes ?  Qual o seu poder eleitoral ?  Qual sua penetração na imprensa ?  Qual a sua força ?

Precisamos de número urgentemente.  Venho clamando há tempos por mobilização.  Preciso de mais seguidores no blog, de mais associados na AFABB RS ( a mensalidade é mínima), de mais colegas dispostos a enfrentar uma mobilização e de participar de movimento.  Isolados não somos nada e não obteremos nada.

Vamos pensar grande.  Até em coisas malucas como uma greve de aposentados e pensionistas. Talvez um novo PELADAÇO. Aí, com certeza, passaremos a ser respeitados e conseguiremos nossos objetivos.

Pensem nisso com carinho.

31 comentários:

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Acredito que em outubro sairá apenas a divulgação da nova configuração do ES-Previ, mas o acesso ao produto será em nov/12. Há uma razão para isso em função do “ritual” a ser seguido em ocorrências da espécie. Senão vejamos. A diretoria de seguridade manda para o conselho deliberativo a mensagem propondo o reajuste do ES. O conselho deliberativo, instância máxima em termos de decisões, se reúne uma vez por mês sempre na última sexta-feira. Amanhã, 28.09, se tudo acontecer dentro do previsto, deverá haver reunião do DELIB. Caso a mensagem da área de seguridade não faça parte da pauta, ficará para ser apresentada somente na última sexta-feira de outubro que é dia 26.10. Diante do exposto ratifico que o acesso ao ES-Previ ficará mesmo para o mês de nov/12. Infelizmente para muitos na hipótese de que isso venha a acontecer, mas será melhor para todos caso a previsão não se confirme.

Anônimo disse...

Discordo.Somente em 2011 o ES saiu em 09/11(por causa do monstrengo Sasseron).SEMPRE foi a partir de 01/10.

Anônimo disse...

Tem razão o colega de 09:48.
Em 2010, o novo E.S foi anunciado
em 24/09/2010, para contratação a
partir de 01 de outubro de 2010.

O teto aumentou de 75 mil para
100 mil e o prazo de 72 meses para
96 meses.

Em 2009 o E.S. , com novo limite
foi anunciado em 25 de agosto com
prazo de 50 dias para implementação
ou seja, também em outubro.

Sim eu digo sim .
Então pode ser que haja a tão esperada novidade para o próximo
mês de outubro. Oxalá (puxa , como
sou antigo, usando um termo tão
arcaico)

Anônimo disse...

Grande Mederão,

Será que o Juviniano vai pagar esse mico? Disse que seria Outubro e não vai mais? Vai ficar mal na fotografia o homi do sindicato

guilherme disse...

Olha, apenas mais uma observação, aos que lançam mensagens quase que desesperadas em relação ao ES, clamando por Deus, na esperança de amolecer os corações dos novos gestores da Previ.
Infelizmente, a maioria deles com certeza é ATEU.
Nao estou dizendo nenhuma bobagem nao. Sou muito franco.
E nao ha nada de errado em ser ateu, porque os ateus tambem tem um coração, mas acho como diz o nosso mestre e sabio colega Medeiros, devemos ir para uma outra LINHA DE COMBATE, esta de ficar apelando,clamando e implorando, nunca resolveu coisa alguma.
Realmente é hora de nos unirmos, sairmos desta acomodaçao, irmos para a frente de batalha, porque a coisa so tende a piorar se ficarmos esperando soluções via tela do computador.
Ano que vem estaremos aqui novamente nesta choradeira.
Quanto ao novo ES, meu bingo é que vem mais DEZ Mil e THE END.(o Fim)

Abraço fraterno Guilherme

Anônimo disse...

Medeiros,
Acho que os aposentados em greve em vez de ficar em casa de pijama sem fazer nada, poderiam fazer justamente o contrário: Utilizarem a Lei do Idoso e irem TODOS para a rua e paralisarem completamente o atendimento dos Bancos utilizando o direito do Idoso de não enfrentar filas e congestionar completamente o atendimento. O mesmo poderia ser feito nos Supermercados, repartições públicas, utilização dos ônibus, etc...
Assim a greve poderia ser vista e não passaríamos mais uma vez a sermos tachados de acomodados.
As duas ações poderiam ser tomadas: 02 dias em casa sem fazer nada e depois 02 oumais dias nas ruas.

Anônimo disse...

Vejam um caso concreto: Cartão de Crédito com saldo devedor de 10 mil reais, CDC de 12 mil, com débito mensal de 850 reais, Alfa Cash de 9 mil, débito 650 mensal.Vai virando uma bola de neve, pois com o pagamento próximo do mínimo de 1.800, reais para o cartão, o dispêndio mensal é de 3.300 reais, com tendência a aumentar pois nem sempre há disponibilidade para pagamento do cartão e o negócio é aumentar no Alfa Cash, tornando um permanente desconforto.
Havendo a revisão do ES 150/150, pelo menos, poderá liquidar estes três compromissos, com regularização total do tormento.

Anônimo disse...

Medeiros, no post anterior tem um comentário de uma pensionista? (22:21). Que falou de uma maneira muito vulgar das nossas colegas do INSS e de nós também da Previ. Pediria ao senhor que em consideração ás minha colegas e a mim, fizesse a gentileza de excluir, e não mais publicar comentários dessa natureza. Até porque, existem sites na internet para tal anúncio.
Os blogs das famílias do BB, não foram feitos para tal. Fico agradecida. Um grande abraço. Lena

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Essa turma só acredita na força e na pressao.Se ficarmos mendigando, dando a entender que o dinheiro não é nosso, nunca teremos alongamento de prazo e ou aiumento do limite de emprestimo.Temos que levar algumas centenas e não quatro gatos pingados para frente do mourisco e mostrrar que temos força, exibindo cartazes com nossas reivindicaçoes.Que crime há nisso...?

Anônimo disse...

É cara Lena, eu também li e fiquei chateado. Mal exemplo.

Anônimo disse...

Ilustre e Caro Mestre Dr. MEDEIROS:

Com todo o respeito, acho que chegou a hora de radicalizarmos: acredito que as Associações e Entidades que representam os funcionários do BB. deveriam pedir auxílio e apoio das integrantes femininas do MOVIMENTO FEMEN, agrupamento fundado na Ucrânia em 2008, que USA A NUDEZ COMO ARMA POLÍICA.
O referido movimento em pouco tempo, pela justeza e empenho em suas lutas, goza de amplo respaldo e prestígio na opinião pública mundial e grande espaço na mídia Ocidental.
Elas se prontificam a ajudar de forma vigorosa e atuante qualquer causa, desde que eticamente justificável e dão guarida e prestigiam qualquer segmento humano que delas necessite em suas lutas.
Por quê então não usar essas manifestantes, extremamente participativas, em frente à PREVI no Rio de Janeiro? Tenho certeza que todos pararão, quando ver um monte de "mulheres despidas", para saber de que se trata e então seria o momento de apresentarmos nossos pleitos. Sem medo de errar, todos apoiariam imediata e incondicionalmente nossos pedidos. Até o nosso Diretor Dr. MARCEL, ao vê-las, seria capaz de liberar o ES sem limite, sem prazo e sem margem consignável, pois o clamor seria grande se fosse denegado nossos argumentos, e adianto mais, ele seria capaz até de assinar a liberação na calçada ou na mesma de algum botequim ali pelas redondezas da PREVI, pois ninguém gosta de magoar ou fazer mulher chorar, principalmente se elas forem bonitas.
Velhinho pelado na PREVI não dá IBOPE e não quero nem dizer o que é que dá...

RENATO AUGUSTO PEREIRA SILVA - João Pessoa - (PB)- aposentado e advogado OAB/RS nº 70.354

Anônimo disse...

Pegou mal
prá caramba. Sou solidaria a Lena, é muita falta de respeito.

Angela

Medeiros disse...

Já excluí os comentários. São de infiltradas. Tem que ser mostrados para que as pessoas vejam o que é postado num blog. Nem sempre é possível moderar ou excluir no momento correto. O aviso é importante para mim agir mas deve ser feito com educação, colegas. Calma.

Medeiros disse...

continuando,

deve ser feito de forma educada, como fez a Lena em seu comentário. Não como o fizeram alguns em comentários que foram excluidos. Calma.

ManoelSales disse...

O anônimo da 12:44 tem razão, assim como o Renato Augusto Pereira. O que ele propõe é bem radical, é verdade, mas bem aceitável. Por que não juntar as duas formas?

Anônimo disse...

Caro Medeiros, a colega Rosália que o amigo excluiu também, não era infiltrada. A outra, que fez o tal anúncio sim, essa é louca e quis denegrir a imagem das pensionistas, já tão sofridas. Abraços Leninha.

Robert e Palmira. S. Paulo. 4245226-x.

Anônimo disse...

A Colega Lena, é uma criatura formidável. Muito assídua dos blogs, carinhosa com todos( mas não pise no calo rsrs )
é muito amiga das outras pensionistas. Batalhou bastante na campanha CASSI X PREVI na SEMENTE DA UNIÃO. Sou testemunha do que essa colega fez. Vi essa criatura maravilhosa, em cima de uma mesa numa agencia do BB no Rio fazendo um discurso para a SEMENTE DA UNIÃO. Adora o amigo Marcão, nosso mestre, também.

Parabéns amiga! E continue assim, sendo sempre essa mulher bacana e companheira. Abraços fraternais e os meus respeitos.

Abraços para todos.

PS. Não posso me identificar por enquanto.

Isaías- Rio

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Não tenho tanta certeza como o sr. de que a Bovespa ficará, no final do ano, a mais de 60 mil pontos.
Temos pontos de estrangulamento na Europa, EUA e mesmo a China está crescendo menos. Hoje, anunciou-se que a inflação, no Brasil irá subir(pelo menos 5,2% no final do ano, e deve ser maior)e o crescimento também será menor.
Além disso, o fôlego do governo, na baixa da selic(que não deve cair de 7,5%), colocação de recursos no BB e Caixa, para suprir o mercado de mais crédito, enfim...tudo isso, parece que ano que vem se esgota. É verdade que pode haver alguma recuperação no final do ano e começo de 2013, mas, se o mundo não sair do atoleiro, o Brasil vai patinar.
Será que a bolsa vai ficar otimista ou andar de lado, como hoje?
Quanto ao ES...por mais que seja necessário para alguns, acho que as pessoas deveriam começar a pensar em viver com o que ganham...porque pode ser que as coisas não melhorem.
Enfim, é apenas uma opinião.

mariano disse...

Dr. Medeiros, será que hoje o CD da Previ irá autorizar o realinhamento do ES- mnos parametros que sua associação solicitou. Estamos confiantes que hoje seja uma noite de BINGO. Vamos torcer juntos. Abs. Mariano

Maria Regina disse...

Sou favorável a uma greve de consumo. Somos em grande numero e talvez sejamos um impacto no indice de desenvolvimento que o governo tanto preza. Nos temos que nos unir para demonstrar força. Chororo não emociona ninguém mais.
Vamos nos unir e planejar uma estratégia que possa ser desenvolvida em territorio nacional.Vamos consumir somente o necessario.
Maria Regina

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros

ainda tenho esperança que o novo E.S.
seja anunciado, hoje, pela PREVI,
com implementação para o início de
outubro.

Penso que o senhor está com um
bingo preso na garganta prestes a
ser ecoado .

Rosália Maria disse...

Dr Medeiros, publiquei um desabafo no seu blog e foi excluído. Não sou infiltrada, sou aposentada, quando fui aprovada no BB, tinha certeza que entraria no céu. E pra mim foi, nascida no sertão do Seridó, precisamente na cidade de Acari. Filha de mãe solteira, que sustentou-me trabalhando de merendeira no Grupo Escolar. Estudei até o 2º grau em escola pública, sendo a única no ano de 1976 a ser aprovada no BB. Sempre fui arrimo de família, sustentava meus avós e minha mãe, nunca sobrou dinheiro para guardar. Confiava na Previ para ter uma aposentadoria digna. Fui assediada para aposentar-me em 2007, arrependi-me, mas não gosto de ficar aonde não sou bem vinda. Com aposentadoria vi meu endividamento crescer, mas ou eu endividava-me para dar uma vida digna a minha mãe com 86 anos e a minha filha até ser aprovada no vestibular da UFRN, ou iríamos morar debaixo da ponte e pedir esmolas. Não tenho amigos,e nem família que possa ajudar-me. Sobrevivo por teimosia! Não sou infiltrada, minha matrícula 8.781.593-1.

Anônimo disse...

Maria Regina, não tenho mais nem o necessário para consumir. Tá delirando.

Rosália sabemos que a senhora não é infiltrada mas fique calma e troque a foto.

Jorge.

Ari Zanella disse...

Conheci a Rosália pelo twitter há mais ou menos um ano. Pareceu sempre alegre e de bem com a vida. Por isso, quando recebi seu primeiro comentário há dias, onde ela dizia algumas coisas "perigosas" para a Polícia Federal, porque incluía a nossa presidenta; REFIZ, a pedido de sinceros amigos, minha postagem "Mensagem Assustadora" que ainda permanece, porém editado. Agora recebemos outro comentário, bem moderado, onde ela expõe suas chagas. Quisera poder-lhe ajudar. Também estou muito endividado. Aconselhei-a a que procurasse um bom advogado. Alguém teria uma sugestão melhor?
Seu twitter é: @rosaliadeacari

Um abração Dr. Medeiros. Se puderes dar ao menos um conselho...
com certeza o Deus Todo Poderoso não esquecerá.

Anônimo disse...

So para lembrar:
Em primeiro lugar vender os produtos do bb(cdc,renovaçao,credito veiculo), ou seja, BOMPRATODOS??????
ES da Previ?Entregaram o ouro aos bandidos dizendo que quitariam dividas mais caras......
E agora Jose?

Medeiros disse...

Cara Rosália,

O prezado Ary Zanella me pede um conselho para ti. Não sei como faze-lo. Apenas quero dizer o que me comanda nos momentos de desespero. São duas citações da Biblia.

1. Pede e receberás. E eu peço objetivamente, peço muito.

2. Cada dia tem seu comprometimento. - Imagino sempre que amanhã meus problemas serão solucionados ou melhorados.

Tenho boas histórias pessoais e de amigos que comprovam essas citações.

Desejo que superes tuas aflições.

Beijos

Medeiros

Anônimo disse...

Longe de mim querer julgar a colega Rosalia, que deve estar realmente passando por um momento dificil em sua vida.
Mas vou me permitir a tecer algumas considerações sobre o seu depoimento.
A vida está sempre em constante mudanças.E devemos, ao longo dela, nos prepararmos para enfrentar os desafios que se surgem em nosso caminho, sejam eles no campo pessoal, social ou profissional. Assumir uma postura de imobilidade achando que a vida permanecerá a mesma por 10, 20, 30 ou 40 anos é um sério risco e um convite à decepção e frustação. Muitos de nós entraram no BB com o mesmo pensamento da Rosalia(eu inclusive): Se aposentar e ter um resto de vida própero e digno.
Mas quando eu já tinha os meus 2 anos de banco, experimentei a primeira mudança no BB, com o fim da conta movimento. Foi uma época conturbada, interesses políticos acima dos interesses dos funcionários. A partir daí percebi que o BB jamais seria o mesmo e que muitas coisas ainda estavam por vir. E realmente vieram; Nmoa, Novo rosto, Poa, e outras siglas mais que mudavam radicalmente a rotina diária de todos os funcionários. E presenciei também o traumático PDV de 94, que praticamente expulsou vários colegas.
Igual à Rosália, também saí em 2007 e o PAA nem se compara com o PDV. Portanto quem frequentou o BB nos ultimos 28 anos anos, praticamente só viu mudanças.
E como estávamos na ativa, pouco sabiamos do dia a dia da Previ. Agora que dependemos dela, estamos vendo a realidade mais de perto.
Ora, se o BB mudou tanto neste período, natural que a PREVi tambem passasse pelo mesmo processo.
A Previ não mudou de uma hora para outra, nós é que agora estamos acompanhando mais de perto o impacto das mudanças, e somos afetados diretamente.
Uma vez li um post da D.Isa Musa, onde ela contou praticamente toda a historia de mudanças ocorridas na PREVI desde a sua criação e mostra que a dilapidação do fundo sempre existiu.
É por isso que hoje o ES acaba sendo até mais importante que os nossos benefícios e preferimos nos agarrar a esta tábua de salvação temporária, mas que definitivamente não resolve o problema maior, a corrosão de nossas aposentadoriass e pensões.
Que Deus esteja com a colega Rosália neste momento difícil e a ajude a superá-lo dando-lhe a força e a sabedoria necessária.

Cláudio

Anônimo disse...

Rosália, acho que vc está com depressão, procure amiga um médico da CASSI e se cuide. Quanto ás dividas, deixa tudo prá lá. Nada vale mais que a nossa saúde. Se vc morrer o BB, PREVI não estarão nem aí pra vc. Se não estiver pagando a mantença da CAPC (seguro) para sua filha, pague.

Também devo e muito, mas não estou ligando pra nada disso vou vivendo dentro do meu possível. Só quero é ser feliz. Sei que é dificil, mas vc consegue.
Ore ao Senhor Rosália, ele ouve os seus filhos. Fique com Deus

Rosália Maria disse...

Caro colega Jorge, por que a implicância com a minha foto? Ela foi feita num momento muito bom da minha vida, meu aniversário de 51 anos. Hoje tenho 55, a única diferença são os cabelos grisalhos. Já entrei na greve de consumo faz um bom tempo. Há tempos não compro roupas, sapatos, deixei de pintar o cabelo, não frequento restaurantes. Meu consumo é só alimentação e objetos de higiene pessoal. Perdi a esperança!

Anônimo disse...

...Sinceramente...
depois que os outros fecharam para anônimos isso aqui virou uma bagunça. Entram gente que nunca ouvimos falar antes. Ficou muito diferente com esses muquiranas. Lamentável.

Anônimo disse...

GENTE!! GENTE!! O ARI VOLTOU COM OS ANÔNIMOS!!

Obrigado Medeiros, por nos aturar.