SONHO MEU, SONHO MEU...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

...

Como sabem sou um inveterado sonhador.

Trago sonhos.  Sonhos mais lindos sonhei... Sonho meu, sonho meu...como canta a Dona Ivone Lara.

Sonhei que havíamos conseguido a tão almejada união do funcionalismo do Banco do Brasil.

Sonhei que aposentados, pensionistas e o pessoal da ativa estavam todos unidos em torno de um mesmo ideal.


Sonhei que havia voltado a reinar entre nós aquela antiga e fraternal amizade, aquele espírito que nos fazia mais amigos do que colegas, que caracterizava a antiga família do Banco do Brasil.

Sonhei que não haviam mais diferenças entre nós, nem de cor, nem de sexo, nem de idade, nem pré 67, nem pós 97, nem privilégios, nem injustiças, nem milionários do renda certa, nem tetos ilimitados para diretores, mas que o bom senso, o equilíbrio e a harmonia voltavam a predominar sobre a insensatez.


Sonhei que o Direito vencia a Injustiça, que o Judiciário funcionava e os Ministros do Supremo julgavam com sabedoria e isenção as nossas justas demandas.

Sonhei que as pensionistas conquistaram seu direito a 100%, que os aposentados tiveram o BET incorporado a seus benefícios e que o ES foi melhorado e ampliado para 180/180.

Sonhei que o Banco do Brasil deixara de encarar a Previ como sócia complacente e fornecedora de recursos do superávit para engordar seu lucro e fazer investimentos improdutivos, como Sauípe, mas voltava a ver na PREVI tão somente o fundo que garante a aposentadoria e as pensões de seus funcionários para lhes proporcionar tranquilidade e dignidade na velhice.

Sonhos mais lindos sonhei, como viram.


Mas como sou também um incorrigível otimista, espero sinceramente que esses meus sonhos de fraternidade, justiça e união, se realizem.

Para isso aceitei voltar, voltei mais velho, cabelos mais brancos e mais ralos, mas disposto a fazer a minha parte. Não sou adepto da letra da música de Pagodinho "deixa a vida me levar".  Sou partidário, sim, da música de Gonzaguinha, de que "a vida é a gente que faz", e da música de Geraldo Vandré: "quem sabe faz a hora não espera acontecer".

Concluo na certeza de que contarei com a colaboração de todos voces que sempre me apoiaram ...Vamos à luta. Não tá morto quem peleia, diz o ditado gauchesco. Vamos nos mobilizar, exercer o voto, deixar o comodismo de lado e nos unir. Vamos exigir respeito aos aposentados e pensionistas pela contribuição que legaram ao BB e à sociedade. Vamos obrar, sobretudo, pelo nosso direito à vida,  que conquistamos com labor, na certeza de que não podemos ser considerados um peso para as gerações mais jovens. Vamos enfrentar essa árdua caminhada e nobre jornada, com firmeza e determinação, mas sobretudo com amor no coração.  Vamos nessa juntos.  Vamos que vamos.

(Trecho do meu discurso de posse).


19 comentários:

Anônimo disse...

Que a sua conduta à frente da Associação sirva de exemplo às demais AFAs (exceto a AAPPREVI que tem conduta semelhante)espalhadas por nosso Brasil.Parabéns pelos seus sonhos, todos possíveis.

HELENO PINTO NOBRE disse...


PARABÉNS COLEGA JOSÉ MEDEIROS; EMBORA TENHAS A RECEM POSTADO O TEU DISCURSO. EU TAMBÉM GOSTARIA DE VER O BOM AMBIENTE E PARARMOS DE FUTRICAS QUE NÃO LEVAM A NADA. QUE POSSAS APAZIGUAR OS ÂNIMOS E QUE OS DIRIGENTES DA PREVI VOLTEM A RESPEITAR OS COLEGAS QUE JÁ FIZERAM MUITO EM PROL DO BB. POIS ENTRAMOS NO TEMPO EM QUE DIZIAM PARA NÓS QUE O GRANDE PATRIMÔNIO DA EMPRESA ; SERIAM SEUS FUNCIONÁRIOS.

TINHA ATÉ CARTILHA QUE NOS ERA ENTREGUE NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO.

EXCELENTE DISCURSO E PARECE QUE A ASSISTÊNCIA FOI MUITO BOA. ACHO ATÉ QUE ENCHEU O AUDITÓRIO.

PARABÉNS E MUITA SAÚDE PARA TI E TUA ESPÔSA ; E QUE ELA POSSA SE RECUPERAR DO QUE A ATORMENTA.

EU ESTOU ESPERANDO QUE VENHA A BONANÇA POIS OS VENDAVAIS ESTÃO ACABANDO CONOSCO HÁ UM BOM TEMPO.
AQUI SEMPRE GRITANDO; HPN; MATRICULA 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO ATÉ A MORTE .!

Rogério Carvalho disse...

Dr. Medeiros, excelente o seu discurso de posse, que bom que o coléga voltou a Presidencia da AFABB RS, com força total. Estou muito otimista com tudo que tenho lido no seu blog, obrigado e parabens. Acho
que podemos sonhar com dias melhores se nos unirmos e deixarmos as diferenças de lado. Abraços, bastante Paz e saúde, extensivo a sua esposa. Rogério Luiz Carvalho. Pelotas.RS.

Anônimo disse...

Que maravilha de palavras, eatamos todos precisando deste eterno otimismo, quem sabe os gestores da Previ nao sejam contagiados por este seu texto que é um balsamo de esperança por dias melhores.
Este é o colega Medeiros, o guerreiro, a velha guarda traduzida em palavras, parabens, guarde sempre.
Realmente nem tudo esta perdido, talvez uma grande força positiva possa mover montanhas.
Espero que estes novos gestores da Previ leiam este seu belo texto, quem sabe comecem a pensar e agir com o coração e nao somente com o BOLSO.

Abraço Viana

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Sucesso...
Desejo-lhe que faças um belo trabalho novamente pela Afabb-RS.
Parabéns pela bela moça da aí da foto, sempre a seu lado, lhes apoiando. Isso sempre é muito importante para a gente ter motivação para continuar a empleitada...

Grande abraço!

Janone

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Qual a justificativa para eleições de faz de conta na Previ? Se diretores não tem autonomia para nada; se os participantes não tem acesso a caixas pretas como renda certa e maior benefício pago, etc. Tudo é decidido pelo bb. Seria mais econômico acabar com esses super salários que não se justificam pela falta de atuação

Anônimo disse...

Parabens, Medeiros!!

Isa Musa disse...

Prezado Dr Medeiros,
Não pude comparecer à sua posse, pois no mesmo dia já tinha audiência marcada com o Secretário de Políticas de Previdência Complementar, no MPS, Dr Jaime Mariz. Valho-me de seu blog para desejar ao caro companheiro todo sucesso à frente dessa insigne Associação que tanto orgulha a FAABB por tê-la dentre nossas associadas.
Atenciosamente
Isa Musa de Noronha – Presidente da FAABB

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Sucesso na sua nova empreitada e que suas ações ajudem a melhorar a relação da Previ com seus associados e pensionistas, na busca de novas conquistas para todos nós.

Cláudio

Anônimo disse...

Amigo Dr.Medeiros.

Quero agradecer-lhe pelo empenho na melhoria dos rendimentos das pensionistas. Tenho uma irmã (73 anos) que se encontra em situação de desespero. Sua renda está muito aquém de suas necessidas. Sendo ela responsável pelas despesas de mais 6 pessoas (filha e netos desempregados, e até um bisneto). Os dirigentes da PREVI deveriam, em caráter urgente, urgentíssimo, promover melhorias nas pensões, como forma de minimizar a situação de todas.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Está no site do Claudio Humberto:
05/09/2012-
Dias defende aposentados do Aerus

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou nesta quarta-feira (5) que defende os aposentados e pensionistas do Aerus, fundo de pensão dos funcionários da extinta companhia aérea Varig. Segundo ele, mais de 10 mil aposentados e pensionistas enfrentam “um drama” para receber o dinheiro que é seu por direito. Dias contou ainda que, no dia 13 de julho, houve uma decisão da 14ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal que obriga o governo a indenizar essas pessoas. Porém, até hoje nenhuma medida foi tomada para que houvesse os pagamentos. “Não se está pedindo benesse ou que o governo cometa alguma injustiça. O que se pede é que o governo cumpra uma decisão judicial”, disse o senador. Mais de 700 aposentados faleceram sem receber os benefícios a que tinham direito.

Rubem Tiné disse...

"SONHO QUE SE SONHA SÓ, É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA SÓ, SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE".

-Dom Hélder Câmara. (Futuro Santo brasileiro)

Parabéns Medeiros, boa sorte.

Carlos-Rio Pardo(RS) disse...

Dr.Medeiros, parabéns pelo cargo e isso nos motiva mais ainda na luta pelos nosso direitos. Parabéns ao Sr., ao Sr.Ari, Sr.Marcos e Sr.João Rossi. Verdadeiros HOMENS que lutam por constantes melhorias para todos nós. Abraço e sucesso para o Sr.

Anônimo disse...

Isso está mais para bolsa familia.Não é com a Previ.

Pensionista disse...

Eu também acho que as PENSIONISTAS são a prioridade. Recebendo 60% , quem consegue viver? Dr Medeiros faça alguma coisa por nós!!!

Anônimo disse...

CUIDADO PARA ESSES QUE ESTÃO BEM HOJE FINACEIRAMENTE. NÃO
DUVIDEM DE DEUS.O MUNDO GIRA E COMO GIRA.
NA BILBIA DIZ CUIDEM DAS VIUVAS, NÃO DESAMPARE AS.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Refiro-me a um trecho de comentário postado pela ex-diretora Cecília em seu blog já que, imagino, o texto pode ter causado uma certa preocupação naqueles que frequentam aquele e este espaço: “...segundo informações, as contas fechadas até julho provocaram um déficit nas contas de uns 2 bilhões que, conforme regra aprovada para o fundo previdenciário para arcar com o BET (beneficio especial temporário), se houver déficit, o fundo é utilizado para cobrir a reserva de contingencia (25% das reservas matemáticas)”. Entendo que esse possível déficit de dois bilhões tenha sido obtido levando-se em conta o fechamento do ibovespa em 31.07.12, que foi aos 56.097 pontos (vide www.infomoney.com.br/ibovespa/historico/). Vale registrar que em 06.09.12 o ibovespa fechou positivo em 2,56%, atingindo o patamar de 58.321 pontos. Diante disso, penso que o quadro de preocupação em razão de um possível término do Bet antes do prazo estabelecido tenha sido amenizado, pelo menos temporariamente. Uma observação muito interessante e oportuna foi feita por um colega (*) também no blog da ex-diretora Cecília acerca da, em se caracterizando a necessidade em 2013, recomposição da reserva de contingência. Ele pergunta: Não deverão ser utilizados também, além dos recursos existentes para pagamento do Bet, os valores colocados à disposição do patrocinador no total de 7,5 bilhões? Essa possível recomposição não deve ser feita mediante utilização de 50% dos assistidos e 50% do patrocinador? De qualquer forma, todos sabemos que o importante mesmo é o nível do Ibovespa no último pregão de 2012, que sinalizará o que poderá acontecer em 2013 com o benefício especial temporário.
(*) – o crédito não foi dado já que o comentarista optou por não se identificar.





A nônimo disse...
Cara Cecília,refiro-me a seu precioso comentário de 04.09 às 12:32. Se tiver novos resultados negativos tipo esse de 2 bi citados, o Bet corre risco de interrupção, pois parte do saldo seria utilizado para recompor a res. de contingencia.
Mas, pergunto, e a parte que o BB levou, os 7.5 bi.Não teria que ter parte devolvida à reserva? Ou o prejuizo é só dos "assistidos"?
6 de setembro de 2012 12:15


João Batista Costa Pereira disse...

Carlo Dr. Medeiros.
Diante do grande problema vivenciado pelos colegas com relação ao empréstimo simples (PREVI), venho sugerir mais uma opção:
Concessão pela PREVI de financiamento imobiliário sem destinação específica e com garantia do próprio imóvel. O BB e tantos outros bancos já disponibilizam essa linha de crédito, porém os encargos são ainda muito onerosos. No BB tal linha existe à disposição sob o título “Crédito imobiliário - imóvel próprio, empréstimo com garantia de imóvel.
Isso ampliaria o leque de opções para os associados. Não resolveria o problema de todos, mas de uma grande parte: dos contemplados que ainda não utilizaram o financiamento, ou dos que já o fizeram e liquidaram. Como a linha de crédito do financiamento imobiliário é maior no valor e no prazo, isso ajudaria a resolver, em parte, as dificuldades de alongamento de prazo e de valor.
João Batista Costa Pereira – Curitiba (PR)

Anônimo disse...

CONCORDO COM:

João Batista Costa Pereira – Curitiba (PR)9 de setembro de 2012 22:26

Uma Linha de Crédito para o Empréstimo Simples, com garantia do Imóvel Próprio...

Seria uma saída para muitos, inclusive eu...

Abs.