RETIRADA DE PATROCÍNIO E OUTRAS NOTÍCIAS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Enquanto prosseguem as investigações e elocubrações a respeito das influências de Rosemary Noronha no Banco do Brasil, na Previ e na BrasilPrev, com o Ministro da Justiça e o Advogado Geral da União declarando no Congresso que nada sabiam de nada, bordão contumaz do Lula, vamos nos atualizar a respeito de algumas outras notícias que dizem respeito ao nosso mundinho, pois este blog, que alcançou a saudável marca de quatrocentos e um seguidores, é, acima de tudo, informativo.

O senador Paulo Baier fez pronunciamento no Congresso, de cerca de dez minutos, a respeito da retirada de patrocínio, afirmando que foi alertado pela FAABB sobre os riscos que estão correndo os fundos de pensão, pois os patrocinadores querem levar consigo parte da reserva de contingência. O CNPC vai dar uma decisão sobre esse assunto no próximo dia 15.  A ANAPAR, a ANABB e a FAABB acompanham de perto o desenrolar dos acontecimentos para que não hajam surpresas desagradáveis, mas existe um clima de suspense.

|Sobre o reajuste dos benefícios para janeiro não existem notícias contundentes que esclareçam como estão os trâmites burocráticos junto aos órgãos governamentais, inclusive Previc, que tem que dar parecer favorável.  Quem souber de alguma notícia sobre o andamento do processo que se manifeste. O que parece é que a Previ decidiu favorável e jogou o processo ao vento, sem maior preocupação de acompanhamento. Ou estarei enganado ?

O Marcel Barros estará em Santos para participar de reunião com os participantes. Seria aconselhável perguntar para ele.  Falando no Marcel, circulou na internet a notícia de que o mesmo foi efetivamente nomeado conselheiro deliberativo da Vale do Rio Doce, cargo importante e com remuneração em torno de quarenta mil reais mensais.  Questiona-se sua habilitação pois Marcel é formado em História e tem vivência sindical. Assunto polêmico e que precisa de transparência, pois muito se discute sobre os critérios que a Previ utiliza para a nomeação de conselheiros de empresas participadas. O Mestre Tolendall escreve que a CVM tem a obrigação de examinar o currículo dos conselheiros de empresas com ações em Bolsa, por um dever de Governança Corporativa, falando sobre a indicação política do marido da Rose.  A CVM deve coibir nomeações políticas nessa área, diz o Tollendal.

Sobre a continuidade do BET em 2013 o Marcel informou na reunião da FAABB no Rio de Janeiro de que é necessário a bolsa alcançar 61.000.  Acho esse número um pouco exagerado, mas não disponho dos números para refutar.  A bolsa tem andado de lado ultimamente mas está na casa dos 58.000.  Com um pequeno esforço comprador da Previ e de outros fundos de pensão ela sobe para 60.000 fácil. Será que a Previ e o BB tem interesse. Acho que sim.  Ontem a Presidente Dilma decidiu facilitar os investimentos em dólares no país desonerando algumas taxas e prazos. Vamos ver. Continuo , como sempre, otimista.

Falando em números o A.J. Carvalho inaugurou um blog para estampar os seus estudos a respeito da PREVI, do BB e da Cassi.  Antigamente quem fazia esses estudos era o Dantas, do Ceará, que anda desaparecido. Agora o Carvalho tem se debruçado em cima de números de balanços, demonstrativos, etc,, e produzido interessantes análises.  Deve ser estimulado a prosseguir, porque precisamos de gente que tenha condições de realizar tais estudos.

Por hoje é só.  Mas tem muita coisa rolando por esse nosso mundinho do BB, que a Rose embalou com tanto carinho, sobre as tabelas do ES, sobre a cobrança da co participação na CASSI, sobre as  suspensões das contribuições para o pessoal da ativa, sobre os tetos, etc, etc, etc.

Até.  Domingo vou ao show da Madona. Sempre sonhei com esse show. Depois eu conto.


22 comentários:

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Obrigado por nos atualizar. O seu blog é ótimo e necessário. Por isso tem tantos seguidores.

Anônimo disse...

Dêem uma olhada:

http://www.alertatotal.net/2012/12/inteligencia-descobre-que-empresas.html

Depois fica tudo mais claro.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Não podemos perder o nosso foco. O senhor não entra em fofocas nem intrigas. Vai direto no ponto que interessa. Alguns são polêmicos, mas aí é que está a graça. Mesmo assim o senhor não fica em cima do muro. Sempre arruma um jeito de dar sua opinião. Merece o nosso respeito e admiração.

Um grupo de seus admiradores da AABB

fernando disse...

DR. Medeiros, concordo plenamente, no qual relata que a PREVI joga os assuntos ao vento. O blog do meu prédio tem mais notícias ,de interesse a seus condominos, do que nesse site da PREVI. Tem mais notícias e informações a seus funcionários. E quanto aos escandalos, a PREVI fica calada. Por quê?

Anônimo disse...

O "BeBê de Rosimery"...
Que barbaridade!!!


Poderia ser "colado" aqui pra gente o link do Blog do A.J.Carvalho...


Janone

Anônimo disse...

Dr Medeiros,boa tarde e que gostaria se possivel o Sr o outro colega nós informar porque a CASSI tirou dos associados o auxilio funeral que era de R$ 6.000,00 e hoje e so um valor que nao da para cobrir nem as flores,tinhamos tambem a cremação já ffaz um bom tempo que eles vem agindo dessa forma,pois foi só saber porque um colega aqui em floripa,faleceu e a familia foi pega de surpresa com o valor de R$ 820,00 previ e cassi estao andando na contra mão contra nós que sempre contribuimos e nem satisfação aos associados ela comunica por esta mudança é ES e agora mais essa um grande abraço do vizinho cararinense junior machado tchau ate mais brve

Anônimo disse...

Amigo e querido Dr. Medeiro,
Seu blog´esta bombando e com notícias de reais interesses a todos nós aposentados da PREVI. No site da PREVI, desta data, há o balanço da PREVI até outubro. São números extremamente elevados e complexos. Gostaria pedir-lhe que essa situação fosse analisada pela A.J.CARVALHO, e informando o que está realmente caracterizado nesse balanço que é de nosso total interesse. Sobre as verbas que o BB tem nos subtraído, BET, e pelo quadro atual qual a pespectiva de futuro até 1/12/2012.

Obrigado uma análise criteriosa por conta de quem realmente intende é muito salutar para nosso conhecimento.

obrigado; ALVES4701900

Jair Mário Bork//ITAJAI-SC disse...

Colega Medeiros, acesso diariamente teu blog e fico decepcionado no dia que não há notícia. Continue assim, não mude por favor.
Participo também do Grupo "Colegas-bb", mas francamente, lá só tem picuinhas, com pouca coisa aproveitavel. Quanto ao teu blog, já percebi que você é um "cara" bem relacionado e que corre atras das novidades/notícias de interesse do nosso time.
Um forte abraço.

Josue Jorge Jr disse...

Eu assisti o vídeo do pronunciamento do deputado Paulo Baier, sobre retirada de patrocínio e outras coisas. É interessante, recomendo quem puder assista, até já compartilhei no facebook.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Leio sempre que posso o seu blog e gosto muito das notícias que o sr.publica.
Queria uma orientação:Estou com uma divida de CDDs no BB e os valores já estão atingindo o valor líquido que recebo.
Por orientação de colegas no blog da Cecília transferí meu crédito em conta para Orpag.No mês de novembro a Previ já fez isso.Fui várias vezes no BB tentando renegociar e foram indifirentes aos meus apelos.
Recebi hoje carta do BB me dando 72 horas para regularizar o débito caso contrário vão ser tomadas medidas judiciais.O BB foi capaz de levar 7.5 bilhões do superávi que poderia melhorar nossos benefícios e fica me cobrando mixaria pelo empréstimo que fez em 96 prestações.Paguei apenas 16 e não consigo mais.O valor aprovisionado deixa uma sobra para mim de 300 reais para sobrevivência.Não respeitarm nem os 30 por cento da margem consignável.A única soluçao que vejo para mim é ir para a cadeia pois minha dívida ficou impagável.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros , aí segue as mensagens que a Previ mandou a um colega pensionista ou aposentado.

"Conforme já informado em 06/12, 04/12, 03/12, 29/11, 26/11, 19/11, a PREVI visa proteger o interesse da coletividade de participantes. No caso dos mutuários da Carteira de Empréstimo Simples, a segmentação da cobrança da taxa do FQM (Fundo de Quitação por Morte) e a implementação de prazos também segmentados de acordo com a faixa etária estão aderentes aos ditames constitucionais e infraconstitucionais, não infringindo de forma alguma o Estatuto do Idoso.

Atenciosamente,


LEANDRO DE SOUZA DIAS
Gerência de Atendimento
PREVI"
e a outra :
"A revisão dos novos parâmetros do Empréstimo Simples, vigente a partir de 22/11/2012, vai permitir que grande parte dos associados tenha condições de contratar/renovar seus empréstimos por um prazo e valor maiores do que os permitidos pelos parâmetros definidos anteriormente.
Cabe ressaltar que a PREVI visa proteger o interesse da coletividade de participantes. No caso dos mutuários da Carteira de Empréstimo Simples, a segmentação da cobrança da taxa do FQM (Fundo de Quitação por Morte) e a implementação de prazos também segmentados de acordo com a faixa etária estão aderentes aos ditames constitucionais e infraconstitucionais, não infringindo de forma alguma o Estatuto do Idoso.
Cabe lembrar que, a PREVI busca assegurar o indispensável equilíbrio financeiro e atuarial do Plano de Benefícios, nos exatos termos do que determina a Resolução CGPC n. 13/2004.
Neste mesmo sentido, a Resolução CMN 3.792/2009, que direciona a aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar, impõe o dever de identificar, avaliar, controlar e monitorar os riscos, incluído o risco de crédito e de liquidez na aplicação de seus recursos.
O Empréstimo Simples é um tipo de aplicação dos recursos garantidores de todos os participantes, administrado com extrema responsabilidade, de modo a obter parte do retorno necessário para garantir a todos, o objetivo principal da PREVI: o pagamento do benefício vitalício que está a seu cargo.
Adicionalmente, informamos que a revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples é realizada anualmente a partir de estudos técnicos e reafirmam o compromisso da PREVI na busca pelas melhores condições e benefícios adequados à realidade e necessidade do conjunto de participantes da Entidade.
Em breve, na edição da Revista PREVI de dezembro, serão divulgadas outras informações sobre os novos parâmetros do ES.

Permanecemos à disposição.

LEANDRO DE SOUZA DIAS
Gerência de Atendimento
PREVI" .

Lívio Campos disse...

Grande Mestre Medeiros! Esclareça a esses ingênuos coleguinhas que navegam pelo seu blog que o BB já levou da PREVI muito mais do que os recentes 7,5 bi de 2010. Parece que esses neófitos só sabem dessa roubalheira recente. O Doutor sabe que já foi muito mais e que contra isso umas poucas associações brigaram, como a Unamib, a FAABB, a AAFBB, a AFABB RS e a AAPBB RJ do amigo Adrião. Conte para eles, Doutor que no passado eles mesmos coleguinhas distraídos foram chamados a votar e aprovaram tudo, exatamente como agora! Vamos ver?
1997 – Contrato BB x Previ o BB levou R$ 5.1 bilhões; 2001 Diretor Fiscal determinou que o BB ficasse com R$ 2.273,4 bilhões ; 2007 – Outro Acordo que criou Renda Certa, Beneficio de Proporcionalidade, etc, o BB ficou com R$ 7.793.671 e 2010 foram os 7,5 bi. Tirei esses dados de um estudo do colega Ruy Brito amplamente divulgado na internet. |Então, nossos coleguinhas que façam as contas atualizando esses valores. O Ruy Brito fez a atualização monetária e chegou à astronômica soma de 56.183.709.665,42. Quem não acreditar, pergunte a ele.

Anônimo disse...

Entre na justiça anônimo endividado. E o BB terá que obedecer os 30%. Se o BBC entrar contra você, comprove que sua conta e salário e só poderá descontar 30%. E tire tudo do seu nome...nada de prisão...

ManoelSales disse...

Show da Madona. Seu Medeiros, chegando lá tem de curtir, pois é, sobretudo, só pancandão. Gostaria que esse Show viesse para Brasília.

Mas mudando de assunto, alguém assistiu o programa do Jô Soares de ontem, mais precisamente o comentário da Lilian Vitifibe? Ela faz, com certa indignação, um breve comentário a respeito da atitude do banco de se dizer desconhecedor de algumas coisas tortas que vem acontecendo, como na BrasilPrev. Falou de alguns elementos de caráter duvidosos, de quem esteve à frente da Previ e agora está comandando a referida BrasilPrev, salvo engano. O que eu quero dizer é que, rapidamente, muitas coisas tortas estão vindo à tona e que muitas novidades ainda virão. É aguardar para ver.

Anônimo disse...

Por que o limite de 30% é sempre dever do credor observar?
Quem toma emprestimo deve saber o quanto pode comprometer de sua renda.

Unknown disse...

Caro Anônimo das 17:16, ninguém no Brasil vai para a cadeia devido a dívidas. O problema é você ter bens em seu nome que podem ser penhorados. Procure um advogado ou mesmo defensoria pública para melhores orientações e visando renegociar sua dívida, de forma que as parcelas se limitem a 30% de sua renda. Que Deus te abençõe. Celio Vilela

Anônimo disse...

Ninguém pode ser preso por dívidas. Coisa mediavel, certas ideias.

Anônimo disse...

Bom dia amigo,Dr Medeiros aqui em santa catarina,paulo bauer,quando secretario da educação foi o maior persiguidoor dos professores o que mais prejudicou a categoria,imagine agora esse homen como senador o que faremos

Josue Jorge Jr disse...

Ao anonimo de 6/12/12, 17:16 hs,
Não esquenta a cabeça preocupado com cadeia. Quem tem que ir para a cadeia são os PTralhas. O próprio Dr Medeiros deve ter uma orientação para voce nessa situação.

Anônimo disse...

Do site da ANAPAR:

Consultor Jurídico (07/12/2012)
Complementação de aposentadoria


Decisão TST:

Link:
http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=22847


Janone

Everton disse...

Imagine um presidente de uma empresa séria ou mesmo um administrador que alega não saber o acontece a sua
volta na empresa, o que aconteceria com ele? No mínimo seria demitido.
Agora imagina esse pessoal com essa declaração. No mínimo, mesmo não sendo coniventes, não tem capacidade para continuar no posto que estão já que não sabem o que acontece em suas administrações.

Anônimo disse...

Ao anônimo 00:42
O dever do credor de respeitar o limite de 30% da renda é o entendimento do Judiciário que aplica a todos os casos, por analogia, a lei 10820/3.No projeto de lei de reforma do CDC há essa determinação também.Em alguns países há previsão de multa para o credor que descumpre esse dever.É uma questão de boa fé.Se o credor comprova que o tomador já comprometeu metade de sua renda e mesmo assim concede mais empréstimo ele é co-responsável pela situação do devedor e preservar os 70% da renda visa o "princípio da dignidade humana".Esse discurso todo não é meu não mas das inúmeras decisões judiciais, de juristas e especialistas da área que podem ser vistas pesquisando na internet.