ADIANTAMENTO DO BET

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Já me avisaram e comprovei. O computador está com vírus. Estou tratando de combate-los e elimina-los. Quando isso acontece é sinal de que bati em algum assunto que incomodou os poderosos e a reação não se fez esperar. Paciência. Vou em frente.

O adiantamento do BET foi sugerido pela Cecilia Garcez e ela relata em seu blog que numa reunião acontecida na Previ, após a nossa do dia 24, o Presidente Dan Conrado foi cumprimentar os participantes da mesma e manifestou sua simpatia com a idéia.

Surgiram algumas reações na internet. Alguns acham que isso poderia até antecipar o fim do BET.

Não sou dessa opinião.

Acho que o adiantamento do BET é um auxílio que pode ser utilizado apenas por aqueles que desejarem ou necessitarem.  Não é uma providência coercitiva nem universal. E´ simplesmente uma alternativa ao alcance daqueles que estão sufocados financeiramente ou com problemas.

O BET é adiantado em 12 parcelas ou até 10 parcelas, considerando que o que está garantido é o de 2013.  Os recursos já existem. Impossível o adiantamento do BET de 2014.

Se o colega optar pelo adiantamento terá seus motivos, caso contrário continuará recebendo o benefício mensalmente.

Também não consigo compreender como o adiantamento possa vir a prejudicar o pleito da transformação do BET em benefício permanente, a chamada incorporação do BET, bandeira levantada pelo diretor Marcel Barros e também considerada por muitos como utópica.

A AFABB RS vai colocar o assunto em reunião de diretoria amanhã, e, se aprovado, vai encaminhar ofício ao presidente da Previ.  Espero que desta vez haja resposta.

O assunto está aberto para debates.

58 comentários:

Unknown disse...

Desculpe por discordar de você Medeiros, mas vejo que a proposta é adiantar o BET para todos. Adianta-se o BET para todos, ficamos 1 ano sem o BET no contracheque e em janeiro de 2014 simplesmente somos comunicados que o BET acabou devido ao fim dos recursos. Fica mais fácil assim para o BB. Depois é só arranjar outro superavit e levar os 50% devidos de outra benécie. A proposito, essa estoria de reduzir a verba de contingência de 25% para 15% é outra manobra para gerar superavit. De repente só buscamos superavits sem analisar os custos. Fiquemos em alerta... depois que a "galinha de ovos de ouro" definhar, não adianta chorar. Celio Vilela

Medeiros disse...

A minha sugestão / proposta é de que o adiantamento do BET venha a valer para todos mas só será efetivado para quem manifestar esse desejo.

Quanto à redução do percentual da reserva de contingência é um assunto muito polêmico que está sendo pleiteado pela ABRAPP entidade que reune os patrocinadores dos fundos de pensão. Então, só por isso, já é suspeito.

Unknown disse...

Medeiros, esse povo não dá "ponto sem nó". Vejo q a proposta da Previ, caso venha a ocorrer, será de adiantamento do BET para todos, claro. E diante da penúria da maioria, será aprovada. Só assim poderemos nos acostumar com o contracheque sem o BET e ficará mais fácil continuar sem ele. Uma redução salarial de 20% sem qualquel benécie seria difícil. O adiantamente do BET é a solução ótima para o BB.O Marcel queria o BET permanente, mas vendo a situação interna contrária, está buscando uma forma de voltar atras, sem grandes estragos. Não interessa ao BB o BET permanente, pois assim não leva os 50%. Celio Vilela

WILSON LUIZ disse...

Caro Medeiros,
Permita-me discordar de uma colocação de sua matéria. Escreve você: "...considerando que o que está garantido(BET) é o de 2013. Os recursos já existem. Impossível o adiantamento do BET de 2014".
O adiantamento do BET/2014 é possível, o recursos existem, estão provisionados nas contas específicas, junto aos recursos para pagamento do BET/2013. Autorizada a antecipação do BET/2014, é só fazer o pagamento, sacando das contas específicas, os recursos estão lá.
Aliás, o fundo de pensão da Vale, o VALIA, conseguiu autorização da PREVIC para pagar a seus associados recursos de exercícios futuros.
Conseguíssemos nós a antecipação do BET/2014, escaparíamos à possibilidade do mesmo não ser pago, devido à não ocorrência de superávit no exercício de 2013.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Foi mostrado, com base nas demonstrações da evolução do ativo líquido relativas ao mês de out/12 – última disponibilizada no site da Previ -, que o saldo existente na rubrica que sustenta o pagamento do BET daria para estender o benefício até mais ou menos set/14, caso não se configure a necessidade de recomposição da reserva de contingência quando da apuração do balanço do exercício de 2013. Já recebemos este ano duas parcelas (jan e fev) e poderiam ser adiantadas apenas mais dez. Sou favorável à antecipação do BET desde que, se possível, sejam os valores relativos ao ano de 2014, que totalizam mais ou menos nove parcelas.

Luis Eustáquio - Araxá-MG disse...

Também sou contrário a antecipação do BET. Á antecipação é semelhante ao abono salarial, quando estávamos na ativa: no primeiro momento é bom depois adeus...

júnior machado disse...

Dr. Medeiros sobre aquele assunto que passei um desses dias, veja a pergunta e a resposta: "Perguntei a previ sobre "No mês passado, revelou-se que a amiga de Lula usava o cargo para agendar reuniões com ministros de estado: abria as portas, inclusive de gabinetes no Palácio do Planalto, a interesses privados. Agora, descobre-se que sua área de atuação abrangia também setores de orçamentos bilionários, como o Banco do Brasil (BB) e o fundo de pensão de seus funcionários, a Previ. Rose, a petequeira, participou ativamente das negociações de bastidores que definiram a sucessão no comando tanto do BB quanto no da Previ, defendeu pleitos de caciques do PT junto ÿ cúpula do banco e atuou como lobista de luxo de empresários interessados em ter acesso ÿ direção e ao caixa da instituição. Sua agenda de compromissos como chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, mostra que, graças ÿ intimidade com o então presidente, a mulher que num passado não muito remoto era uma simples secretária se transformou numa poderosa personagem do governo Lula.",ai a Srª Ana Christina tavares ramos,não me respondeu sobre esta pregunta só sobre o 100% pencionista,despois recebo o mesmo e-mail com a mesma resposta so quem desta vez me mandou foi o Sr Luiz Alexandre Santos Gomes,não estão dando significado as minhas perguntas interessante que a resposta do Sr e igual a da Dª Ana aguardo retorno deste e-mail tambem" "Sobre o assunto, apresentamos os pontos a seguir:

A Polÿtica de Investimentos da PREVI é construÿda tendo como orientação principal a busca pela segurança e perenidade dos Planos, honrando com os compromissos atuariais e proporcionando oportunidades de melhoria dos benefÿcios previdenciários, de forma a atender aos anseios e expectativas dos participantes ¿ ativos, aposentados e pensionistas.

Com vistas a atender a esse objetivo, existe um constante aperfeiçoamento das análises e ferramentas utilizadas na formulação da Polÿtica de Investimentos, como as análises de cenários (econÿmicos, sociais, tecnológicos, setoriais), de riscos e gerenciamento integrado de ativos e passivos(ALM).

Cabe destacar que o modelo de governança corporativa da PREVI é maduro e suficientemente consolidado para garantir que os processos internos transcorram com lisura e transparência, alinhados ÿs melhores práticas de mercado.

Permanecemos ÿ disposição.

RODRIGO DA COSTA RIBEIRO
Gerência de Atendimento
PREVI"

Anônimo disse...

Ja esta mais que provado que ultimamente a Previ "NAO TEM DADO REALMENTE PONTO SEM NÓ"
A Previ de uns anos para cá fez-me perceber que quanto a esmola é muito o santo desconfia, este é o nosso caso, se anteciparem o BET pode sim acontecer da Previ querer acostumar o pessoal a nao ter mais esta parcela extra mensalmente nos proventos, sei que meu pensamento foge a logica, mas da Previ e de seus gestores a serviço de terceiros, eu nao duvido de mais nada, aprendi a "duras penas" a ter infelizmente esta desconfiança traumatica.
A Previ so concede reais melhorias se beneficiar primeiro ELA PROPRIA,
não importa como, mas sempre querem tirar alguma vantagem, e isto não é pessimismo, é fato comprovado.

Abraço Viana

Medeiros disse...

A VAlia não é estatal, não está sujeita à resolução 26.. A VALIA é da Vale, é um fundo de pensão privado. A PREVI tem apenas uma parte da Vale. O restante é dividido entre o Bradesco, japoneses e o mercado.

Anônimo disse...

Afinal, doutor, a antecipação é para todos, de uma só vez, ou só para os que optarem ? Qual é a fórmula da Cecilia ?

Medeiros disse...

Realmente não sei qual a fórmula da Cecilia. Perguntem para ela .

A minha proposta é de que o adiantamento do BET só seria dado para aqueles que optassem.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, sou a favor da antecipação do BET, a Previ não é de confiança e não pensa no melhor para os assistidos, portanto quanto antes o dinheiro vir para nossas mãos, tanto melhor e mais seguro, quem não precisa aplica e usa um pouco cada mes é a mesma coisa que recebê-lo pela Previ,o fato de recebermos mes a mes da Previ como Bet, não garante a permanencia definitiva do mesmo.Eles fazem o que querem, melhor o dinheiro o mais rápido no nosso bolso.

Anônimo disse...

Caro Dr.Medeiros

Há mais ou menos 30 dias de conhecermos o próximo superavit da Previ,mas já sabemos que é mais de 1 bilhão e mais três exercícios superavitários 2010,2011 e 2012 mesmo que com valores pequenos,alguma coisa não esta errada.

Quando vamos ter a revisão do PB-1? e os 25% da reversa de contingência não é um informativo que nosso fundo de pensão esta nos pagando muito menos do que deveríamos receber.

Onde quero chegar, muitos blogs já informam a tamanha defasagem dos nossos benefícios, são tantas as mazelas praticadas e quem tem o poder de decisão são os mesmos protagonistas de sempre.

Foi feito um acordo para a distribuição do superavit,que em 180 dias seria marcada reunião para as tratativas da revisão do PB-1 mas até agora nada foi feito.

Colocaram uma pedra em cima do assunto e agora já querem acabar de vez com o BET com a antecipação das parcelas.

Eu pergunto e a REVISÃO DO PB-1 QUANDO VAI SER FEITA.

A PREVI NÃO FOI FEITA PARA GERAR SUPERAVIT,MAS PARA COMPLEMENTAR NOSSOS BENEFÍCIOS.

Carlos Bandeira Junior DF

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Muitas perguntas sem respostas,mas o fato é grande guerreiro que muitos colegas estão com a forca no pescoço, qualquer adiantamento é muito bem vindo,até mesmo para aqueles que por ventura tenha maiores benefícios,pois a grana reunida faz com que aplique em outros geradores de renda.

Garanto que na sua mão por exemplo ele rende mais que aplicado na previ e recebendo mês a mês, nas mãos de endividado faz brotar a esperança de dias melhores, com pagamento de algumas dívidas e estoque de alimento por exemplo.

Para as duas pontas é exemplar,dois Gigantes Ari Zanella E Marcos Cordeiro são contra a antecipação, mas Dois interplanetários são a Favor Medeiros e Cecília Garcez.

Admito que nesta antecipação não há vencedores nem perdedores apenas pontos de vista diferentes.

Mas nosso plano é formado pela grande massa de proventos abaixo dos 5.000,00 reais e esse povo vota pela antecipação e são eles que dão a última palavra nas votações com ou sem manipulação.

Meu voto é pela ANTECIPAÇÃO

Maciel S. Almeida

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Somos a favor da Antecipação do BET/2014.

A proposta de antecipação do BET (2013 ou 2014) prosperá, no âmbito da Diretoria da PREVI, pelos seguintes argumentos, vejamos:

1. A história de votações na PREVI envolve BB X PREVI X Beneficiários X Governo(PT). Isso é indiscutível;

2. Os benefícios Previdenciários pagos pela PREVI são/estão defasados ao longo desses anos;

3. Se houver eleição para que se decida a antecipação do BET, com bastante certeza diremos que terá a homologação dos beneficiários da PREVI(Associados e Banco);

4. Nas votações existentes do âmbito da PREVI sabemos que sempre há o beneplácito do Banco, porquanto nestas votações terá a sua parte aprovada por eleição (mata-se, deste modo, a Resolução 26);

5. Nas votações os associados já vão divididos (Ativos X Aposentados X Pensionistas), além de serem
bombardeados por várias correntes (Chapas);

6. 2/3 dos aposentados não votam ou são omissos;

7. Nessas eleições o Banco sempre vincula matéria a atender a seu benefício. Neste caso, pode-se, Vincular a estória de REDUZIR a Verba de Contingência de 25% para 15%.

O Dr. Medeiros, o Rossi, ou outro colega, com certeza, dirão esclarecimentos mais claros e inteligentes.

Quem viver, verá.

Um abraço de James.

Anônimo disse...

Medeiros na reunião da AFABB-RS vai de coração aberto, fale bem da não antecipação, mas fale melhor ainda da ANTECIPAÇÃO DO BET, não faça como o Banco do Brasil que fala que é o banco do João da Maria e na hora do crédito faz o BOM PRA ELE BB.

Mais uma dica consulte duas vezes a BOLA DE CRISTAL e medite como se estivesse lá naquela viagem que fez na terra dos MAIAS e aconselhe seus pares a VOTAR PELO ENVIO DO OFÍCIO A PREVI.

OK

Certos do seu emprenho,

Att. João Bosco

chico silva disse...

Dr Medeiros, tem gente viajando na maionese, com argumentos faceis de derrubar. Comparar VALIA com PREVI nao pode, gente. Antecipar o BET é por um fim na esperanca de um aumento permanente. Se isso acontecer , veremos desaparecer 20% de nossos beneficios em troca de um "abono", como disse um colega, livrando a Previ de um compromisso que poderá se tornar obrigacao. Se la na frente houver mais um superavit, esse dinheiro ja terá sido consumido e nada sobrará para nós. BET Antecipado NÃO, BEP Antecipado SIM.

Medeiros disse...

Olhem, acho que os comentários estão de alto nível, mesmo que divergentes de opinião. Parabéns. Possibilitam que a gente pense e analise o assunto com mais profundidade.

Qual seria a proposta do Dan Conrado ?

Quais os objetivos ?

Existe diferença entre antecipação e adiantamento de parcelas. Eu defendo o adiantamento opcional, não a antecipação.

Se fosse antecipáção só a do BET 2014, que duvido a PREVI arriscaria de dar.

Que continue o debate.

Anônimo disse...

Pessoal, não façam tempestade em copo dágua.

Trata-se só de saber se os colegas querem receber p BET 2013 todo de uma vez ou parcelado mensalmente. Só isso. Em ambos os casos não seria decretado o final do benefício. Uma coisa ou outra, no fim dá no mesmo.

torbes gambarra disse...

Na verdade esta antecipação para quem está com cheio de dividas só irá piorar a situacao, por exemplo, alguem que esteja com emprestimo em 60 parcelas ou 96 parcelas, já está no seu limite e com este valor incluido no seu orcamento, se receber antecipado com certeza se não liquidar algum emprestimo irá ficar em situacao mais dificil ainda. De qualquer maneira a antecipação deveria ser opcional, faria quem quisesse.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Uns "Três" endividados colocam "sangue" e emoção no Blog e todos vão na maionese, como disse alguém acima.

Somos mais de 110 mil associados.

Exigimos a revisão do PB1, com sabedoria, inteligência, e sem emoção.

Para isso precisamos de forças Políticas Fortes, amigas, que possam influir nos debates.

Que vão chorar junto ao 'Dom Corrado', ou ao Paga, os omissos.

Deixem o blog para os que possam contribuir com inteligencia e sem emoção.

Deste modo, contribuiremos, junto com o Dr. Medeiros, para corrigir as injustiças para todos.

Assim espero, Jpc.

Anônimo disse...

Um ADIANTAMENTO do BET seria interessante se em nossos contra-cheques os créditos mensais do mesmos(refeente aos meses adiantados) continuassem sendo lançados. Consequentemente, haveria um débito do mesmo valor.

Pelo menos os benefícios brutos não seriam diminuídos, que poderiam, eventualmente, prejudicar-nos em tomar/renovar créditos com outros bancos/financeiras...

Janone

Anônimo disse...

A cada dia que passa fico mais desanimado, mais triste, mais sem
uma réstia de esperança.

Tudo o que a gente mais almeja é
um pouco de tranquilidade e um mí-
nimo de respeito .

A luz que quero vislumbrar no final
do túnel é muito tênue, fraquinha ,
prestes a acabar de vez.

Um fundo de pensão tão rico como
a nossa PREVI poderia nos oferecer
um pouco mais de consideração e
dignidade - agora estamos implo -
rando pela antecipação do BET.

Sei lá o que possa advir.
O que é mais certo é que ainda há
mais um mês para divulgação do
resultado de 2012. Em seguida o
pomposo desfile da caravana da
alegria, nas principais capitais do país para divulgar o previsto e
manipulado Superavit 2012.
Dependendo da gula do PT/BB/PREVI
pouca merreca há de sobrar para os
legítimos donos , nós, assistidos.

Não estou achando a mínima graça .

Anônimo disse...

Também acho que o mais urgente, o mais certo até porque beneficia a todos é a revisão dos benefícios.E concordo com o colega no sentido de que temos que lutar por isso "com inteligência e sem emoção" Acho perda de tempo a exposição das desgraças de cada um para sensibilizar a Previ.

torbes gambarra disse...

O mais importante seria mesmo a revisao do PB1, resolveria os problemas em definnso sitivo dos aposentados que estão em situacao critica, o resto é so enganação, enrolação do Banco que tem interesse total nos superavits da PREVI.

Anônimo disse...

Mil perdão se vou dizer uma besteira aqui neste espaço,mas diante da opinião de tão bravos senhores e senhoras pertencentes ao Plano da Previ o de número 1, não seria o cado então de se criar como a cooperforte fez um ES-BET.

Quem tivesse a intenção de antecipar os pagamentos poderia fazer através do empréstimo que seria feito na medida das parcelas restantes do acordo em 60 meses menos a quantidade já paga até agora.

A Previ criou o ES para ser pago em 12 parcelas,que foi um verdadeiro fisco, tanto é verdade que até acabaram com o mesmo, não desagradaria ninguém visto que pegaria apenas os interessados e em maior ou menor valor dependendo da sua necessidade.

Seria uma formula de ajudar os necessitados e resguardar aqueles que por ventura não concordam com o adiantamento.

Qual a sua opinião Dr.Medeiros?

A.R.Cunha

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

Bet à parte, quero fazer uma observação.

A Cooperforte tem um teto operacional há 5 anos, fixado em R$ 60.000,00 em 60 parcelas, com juros de 1,6% ao mes. Não corrigem o teto nem pela inflação.

A Crediscoop tem um teto operacional há 3 anos, fixado em R$ 25.000,00 em 36 parcelas com juros de 2,40% ao mes. Não corrigem o teto nem pela inflação. Na Crediscoop as 36 parcelas são decrescentes com um retorno de capital mais rápido. Não usam a tabela price.

Mas, Dr. sabe por que não mexem em nada há tanto tempo? Pasme, o motivo é o mesmo do Marcel:
o número de falecimentos.

Será que essa gente, encastelada nas Cooperativas, não tem competência para equacionar um seguro de crédito adequado, assim também a Previ?

Abraços.

Medeiros disse...

Acho que o debate continua, e uma coisa é antecipação, outra é adiantamento opcional e outra ainda é empréstimo.

Unknown disse...

Sou a favor da antecipação do BET e não me preocupo muito com os 50% do BB, pois ele já foi impedido por decisão do TRT 10ª Região de usar tais recursos para fins que não sejam o de contemplar suas obrigações na PREVI. Esta decisão -- a meu ver em parte contraditória -- acredito que tenderá, em instancias superiores (TST e STF), a sentenciar a inconstitucionalidade da Res. 26. E, com isto, o patrocinador ficará "a ver navios". É o que penso e espero.

Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

WILSON LUIZ disse...

Ocorrendo a antecipação do BET/2013, seria vantagem para quem é isento do pagamento de imposto de renda, os que pagam IR teriam desconto na fonte sobre o total, como ocorreu no primeiro pagamento, 12 parcelas de uma só vez; neste caso, somente haveria vantagem se o montante fosse aplicado no pagamento de dívidas com juros muito elevados.
Já a antecipação do BET/2014, para os isentos continuaria vantajoso, já os que pagam IR teriam que analisar se compensa a "taxa de risco", já que pagariam o imposto cumulativamente, mas ficariam livres do risco de o mesmo ser suspenso, se não ocorresse superávit no balanço/2013.
Ocorrendo antecipação, penso que a mesma teria que ser, obrigatoriamente, facultativa, já que o memorando de entendimentos de 2011 determina o pagamento mensal.

Anônimo disse...

Tem gente que não tem o que fazer. Perguntar para a PREVI sobre a influência do Lula, da amiga do Lula e querer resposta, é muita ingenuidade.

Anônimo disse...

Não vos apoquenteis! Deixa o BET assim como está que lá na frente vai ficar melhor. Antecipar, SOU CONTRA, apesar de reconhecer a situação caótica de diversos. Mas, pensem bem, isto vai ser um tiro no pé e prezado unknow, na primeira mensagem acima foi bem equilibrado e enchergou bem o futuro, mesmo sem a bola de cristal.

Anônimo disse...

algumas correções:

1. O BET vem sendo pago desde 2011, mas a primeira parcela correspondeu a
12 meses. Portanto, já lá se vão 36 meses. Como o Balanço de 2012
permitiu a continuidade do fundo previdencial instituido para esse fim, completaremos
48 meses de BET em 31.12.2013.

2. Não havia um "tempo previsto" para o BET. O Acordo dizia que o BET seria
pago mensalmente enquanto houvesse saldo no fundo previdencial.
A conjuntura da época do Acordo permitia estimar-se que o BET duraria entre
48 e 60 meses.

3. O BET refere-se à Reserva Especial dos exercícios de 2007/8/9.
2010/11/12 compôem outro triênio e o saldo da Reserva Especial em 31.12.12
será objeto de outro entendimento entre Patrocinadores e Patrocinados

Volto a pergunta inicial Dr.Medeiros, seria melhor:

a) Antecipação
b) adiantamento
c) Emprestimo

A.R.Cunha

Anônimo disse...

O realinhamento dos nossos benefícios é que vai ser luta sem fronteiras,pois para um simples adiantamento do BET esta muito difícil chegar a uma opinião segura e apoiada pela grande maioria.

To vendo aquele ditado farinha pouca meu pirão primeiro.

Temos que desenvolver uma linha de frente e contra atacar.

Não é isso que se faz la pelas bandas de URUGUAIANA CHÊ.

José Roberto Eiras Henriques disse...

Particularmente sou contra a antecipação do BET, quando de sua concessão ajustei meu orçamento de acordo com o cronograma de recebimento do BET, sua antecipação me causará grande transtorno. Por ocasião de sua instituição votei contra no famigerado referendo. Preferia, à época, um aumento melhor no beneficio do que o BET. Mas a maioria venceu e passamos a recebe-lo. Neste momento sou contra a antecipação do BET para todos os aposentados, acho que a decisão de antecipa-lo ou não deve ser uma opção individual, de acordo com as necessidades de cada um.

Anônimo disse...

VAMOS AO QUE INTERESSA

Enquanto nossas reinvindicações limitam-se apenas ao Empréstimo Simples e ao BET, o Marcel e sua equipe continuam rindo atôa. Eles querem que nossos assuntos sejam esses dois até o final de seus mandatos, quando saltarão para Vale, e assistirão de longe às gargalhadas. Se quiserem ver eles bravos, é só pedir uma revisão do Plano. Êta que isso complica tudo para ele e sua "turma". Sabem que terão que brigar com os "distribuidores de cargos" se pleitearmos uma revisão. Essa idéia mexe muito com os nervos deles.

Análise: já temos o ES e o BET. Vamos brigar pelo que ainda não temos, ou seja, a REVISÃO DO PLANO. Só essa medida poderá repor nossas perdas.

Alguém sabe se as promessas de campanha do Marcel já foram cumpridas? Será que ainda terão tempo para cumprí-las na integralidade? Alguém se lembra do que prometeram? Será que lembram?

Anônimo disse...

Ué,Júnior Machado.Você queria que a Dr.Ana Christina falasse o quê sobre o caso Rose?Melhor perguntar a Dona Marise.Augusto Nunes, da Veja,está numa contagem de mais de 74 dias aguardando resposta de Lula sobre a bagaça com Rose,sem resposta.

Anônimo disse...

O BET já está incorporado no meu benefício. Perdê-lo seria um desastre. Espero que se torne permanente. Quanto a discussão pela antecipação, manifesto-me favorável o pagamento a título de adiantamento referente ao BET/2014.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, me desculpe,existe uma diferença sim e gritante, a antecipação do Bet estancaria imediatamente o valor mensal, o pior por solicitação nossa, a Previ lavaria as mãos, todos nós sabemos que receber um valor por longo período sugere uma dependência é praticamente um valor incorporado haveria muita pressão, praticamente uma comoção, principalmente devido as dificuldades financeiras que a categoria atravessa, a antecipação não resolveria nada, um valor muito pequeno para resolver alguma coisa, na minha opinião, um verdadeiro tiro no pé.

Anônimo disse...


MAIS UMA VEZ PERGUNTO, de quanto vai ser o nosso aumento da PREVI,
afinal fizeram um alardeado para Janeiro e so o INSS CUMPRIU.


JOEL

Anônimo disse...

Lembro aos colegas aposentados que, por menor que seja o reajuste de junho próximo(caso se confirme mesmo que só se inicia o pagamento em janeiro a partir de 2014), será algo em torno de 6% para cima, com esta tendência de alta da inflação. Ora, um BET adiantado agora, não teria este acréscimo de 6 ou 7% de junho. Significa um ganho agora para uma perda um pouco maior no futuro. Mas, para quem está endividado..reconheço que pouca diferença faz.
O importante, neste caso, é como ficarão as finanças pessoais sem os 20%? me parece que vai ocorrer uma situação dramática.
Outra coisa que me preocupa(mas não me surpreende) é esta questão da reserva de contingência mais baixa, visivelmente para facilitar superavits.
Quem está na ativa sabe(tanto quanto os aposentados ou até mais)...o BB considera, hoje, a Previ uma subsidiária do Banco. Isso é muito sério.
E confere com a impressão que o Dr. Medeiros teve na recente reunião...algo desagradável demais sentir que um fundo de pensão de trabalhadores virou "fonte de receita" para o patrocinador/governo.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Sou contra a antecipação do BET, porque além do risco de perdermos a sua incorporação, BEP, tem o Imposto de Renda que comerá grande parte do seu valor.
Precisamos, sim, é de lutarmos para termos aumentos reais nos nossos benefícios, não podemos aceitar somente esses ridículos índiices de INPCs, sendo a nossa PREVI tão bilionária!!!!

Anônimo disse...

Entre as 3 opções acima, a, b ou c:

Eu votaria na C(Empréstimo)...

Quem sabe, como alguém falou acima, se criem um ES-BET, como já existe no BB e Cooperforte...


Janone

júnior machado disse...

Anonimo das 20:38 a SR que sitei e da PREVI deonde,estao vindo as falcatruas e eu não tenho nada a ver com a revista e sim com a denuncia da PREVI,que se calou enem resposta e nada e da mesma turma do pt nao sei nao vi nada,so quero o que e de direito dos oposentados e pensionistas que deram a sua vida ao BB eos dirigentes da PREVI,com altos salarios isto e democracia pimenta nós olhos dos outros e refresco anonimo 20:38

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo. Eu quero a REVISAO DO PLANO tao prometida...

Anônimo disse...

O BET está incorporado no benefício de todos. Duvido que alguém esteja fazendo qualquer tipo de provisão para uma possível interrupção futura.
Acredito que a PREVI vai pagar o BET, sob a alcunha de "temporário", até Dez/14, data prevista no Acordão. Depois disto ele se incorpora ao benefício, porque a Previ sabe que seu cancelamento corresponde a uma REDUÇÃO de salário, o que é vedado pela CLT. Tudo a ver. Podem refletir ... E depois de tanto tempo há adquiriu a caráter da habitualidade. Não pode mais tirar. Eu penso assim ... Sou contra qualquer tipo de antecipação, pois isto decretaria sua extinção súbita.

carlosdomini disse...

O que precisamos sõa de outros BETs ou um reajuste com outra fórmula em nosssos benefícios.Adiantar um BET já garantido é o mesmo que abono na hora é bom e mensalmente?A Previ tem e terá condições de dar um adiantamento futuro seja prá descontar em qualquer ano. A toda hora se observa o derrame de dinheiro como foi o caso agora que foi noticiado sobre a cimpra de uma petroleira ou coisa semelhante la´nos EEUU.Não sai uma gora de óleo, americano é fogo bpta na mão esse gatos metres que precisam dele. Aqui em São Roque do Paraguassu/Ba (Estaleiro de plataforma) até para guiar guindaste é preciso de americano. Pode sim adiantar BET futuros senão a petrobrás não estaria chiando por lucro maior e pa que lucro maior que 22BI, só se for para atapetar com mármore carrara apartamentos em plataformas e licença de 15 dias a cada 14 trabalhados, é mordomia demais, fala-se de mordomia de deputados venham aqui nos estaleiros

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

sem a revisão do PB1, incluído aí os aposentados após 24.12.1997, até 31.12.2010, as distorções continuam.

Nesse período o percentual base foi de 75%, antes era 100% e a partir de 2011 ficou em 90%. Isso tudo seria revisto no começo de 2011, promessa do Ministro Paulo Bernardes, negociador pelo Governo.

Aos que tiverem interesse e paciência, ajccarvalho.blogspot.com, no artigo num.9 de 2013 explica que contribuições similares produziram benefícios diferentes, para MENOS.

Esta situação veio a beneficiar o Patrocinador, a ponto da imprensa por vezes chamar "Fundos de Pensão" por "Fundos do Governo".

Clamar por paliativos de um lado, criticar de outro (fez dívidas por que quiz) não parece ser solução.

Somos a favor REVISÃO do Plano Benefícios que foi criado para o Aposentado.

Abr.

WILSON LUIZ disse...

Antes que "vire" a postagem, gostaria de fazer mais algumas considerações sobre o adiantamento de algumas parcelas do BET/2014.
Comentei, anteriormente, que a VALIA conseguiu, junto à PREVIC, antecipação de pagamento de parcelas de seu superávit, referentes a exercícios futuros. Vários comentários foram feitos, dizendo que a VALIA é fundo de pensão de empresa privada, nada tendo em comum com a PREVI. Na verdade, a única diferenciação entre os fundos é que os de empresas estatais são OBRIGADAS, pela resolução 26, a se apropriarem de 50% dos superávits, já nos fundos de empresas privadas isto é FACULTATIVO; em tudo mais, o tratamento, pela legislação, é exatamente igual para fundos privados e estatais. Ainda acho que, se o BB e a PREVI encaminharem à PREVIC solicitação de adiantamento de parcelas, o pleito será aprovado.

Muitos acham que, ocorrendo antecipação, prejudicará eventual transformação do BET em benefício permanente. O memorando de entendimentos, ítem 3.2.2 estipula:"O BENEFÍCIO ESPECIAL TEMPORÁRIO SERÁ PAGO MENSALMENTE".Entendo que, ocorrendo antecipação de parcelas, ela será, necessariamente, FACULTATIVA, antecipará quem quiser. Neste caso, muitos receberão antecipadamente, e muitos mensalmente, desta forma, não haverá interrupção dos pagamentos mensais.

Anônimo disse...

concordo com voce anonimo das 06:38
recebendo o BET mensalmente já está difícil imagina sem.
abraço

Anônimo disse...

Vamos brigar pela antecipação do BET 2014, cada vez mais a perigo, a bolsa está em 58.000 pontos.

Anônimo disse...

Há uma falta de sensibilidade muito grande dos colegas que não precisam do valor do BEt antecipado.
Os que ganham menos por inúmeras injustiças praticadas pela Previ ao longo dos anos,QUEREM SIM! o adiantamento das parcelas do Bet, resolve uma situação difícil, para poder se respirar um pouco.
Quantos anos estamos esperando o realinhamento do PB1 e nada, o ES foi uma guerra de foice, para sair a bobagem do ES170, não considero que o adiantamento do Bet implica na luta pela revisão do PB1,o que é certo, é que a maioria dos colegas e( não só tres gatos pingados) estão se lamentando pela falta de dinheiros, e é para estes, que pessoas como o Dr Medeiros tenta sabiamente aliviar o tormento de não se ganhar o suficiente para o total de despesas.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário das 10:55, quem precisar, pega o BET 2014 antecipado, quem não quiser, vai recebendo mensalmente(será que será pago em 2014?)

Anônimo disse...

Caro anônimo 12:07, faço parte dos que recebem bem menos de complemento por conta das inúmeras alterações do regulamento do PB1, mas confesso que já está passando do limite de minha paciencia de estar sempre levando prejuizo por conta de gente agoniada atras de dinheiro. 2010 votaram SIM, esperaram um tempão para receber essa droga de BET (o meu é uma droga)20% de nada é uma merreca. Aí foi a vez do ES, deu no que deu, e acabam esquecendo que tinha muito mais coisa acordada naquele absurdo de 2010, como a revisão de nossos benefícios.
Agora é a vez do adiantamento desse BET 2013/14. Que coisa triste, não se sai do lugar, sempre sai um abono mas a P300 da folha não sai do lugar. Melhorias, esperemos sentados porque ninguem se une prá brigar por isso.
Está cansando esse balaio que virou a PREVI, queria mesmo que fosse pelos ares, assim pouparia o meu fígado, de ver tanta mão grande em nosso fundo de pensão e não poder dizer ou fazer nada, porque fomos consultados e a maioria decidiu pelo que era melhor. Pois sim, taí o resultado, todos apertados.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros Saude
Ainda penso na P-220, inclusive o seu BET. Morreu mesmo? Abrs.
Mario

Luis-BH disse...

Alguém aqui assitiu ao filme "Wall Street - Poder e Cobiça"? Um especulador do mercado financeiro decide comprar uma pequena empresa de aviação, quebrá-la e ficar com os milhões do fundo de pensão daquela companhia...

Os algozes da Previ estão querendo isso mesmo: tomar os bilhões que são nossos! A conta-gotas vão se apropriando. Como alguém já disse, nós temos "prazo de validade". rsrs Mas o BB tende a se perpetuar e quer garantir lucros nas próximas décadas.

Medeiros disse...

No Valor fala hoje que a Petrobrás teve uma perda no patrimonio de 15 bilhões relativamente à contabilização dos compromissos com seu plano de aposentadoria e saúde, em virtude de novo método de cálculo introduzido pela Basiléia 3. O que será que essas novas normas contábeis vai se refletir no balanço do BB ? O Santander teve quebra de 4 bilhões. Por causa disso o BB anda desesperado para obter soluções que evitem a redução do seu lucro.

Anônimo disse...


DR. MEDEIROS,

MUITO ME CHOCOU SEU COMENTÁRIO ANTERIOR DE QUE A PREVI NÃO TERIA O DIREITO DE PRESENTEAR SEUS CONVIDADOS. COM A DEVIDA VÊNIA, ENTENDI ISSO.
As "merrecas presenteadas", mochilas, bolsas, bolsinhas e...HAH... outros artigos não valem absolutamente NADA;

HÁ VERBAS ESTATUTÁRIAS PARA ISTO. O SR. COMO EX-CONSELHEIRO FISCAL-PREVI DEVERIA/DEVE SABER DISSO.

EMPRESAS PRIVADAS FAZEM ISSO, ALIÁS MELHOR QUE ISSO, muitas vezes sem contribuição alguma;

Não entendo o porque do sr. se tornar, repentinamente, avarento e ranzinzas...Vai saber...

Continuo seu seguidor/admirador. Continue como dantes.

/lui.