BRINDES FORA DE PROPÓSITO

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Qual o propósito da Previ ?

Pagar benefícios para seus assistidos.

Só isso.  O objetivo da Previ é unicamente pagar aposentadorias e pensões para seus participantes.

Tem colega que não entende.  Acha que os objetivos são variados, entre os quais socorrer o patrocinador Banco do Brasil, ajudar o Governo, promover o desenvolvimento do país,  colaborar com o combate contra a poluição e os crimes ambientais, contribuir para o sucesso da copa do mundo.

Errado.

Eu estava no conselho fiscal da Previ quando deparei com uma demanda estranha.  A diretoria tinha aprovado auxílio financeiro para um projeto meritório na Costa do Sauípe que pretendia melhorar as condições de habitantes pobres de uma vila de pescadores próxima do complexo hoteleiro.

Dei voto contra e recebi uma violenta reação dos defensores da idéia. Mas como ?  Tratava-se de um nobre objetivo social. Os pescadores seriam atendidos e as mudanças ambientais da região não sofreriam.  A Previ iria contribuir financeiramente para um projeto qualificado, que já tinha recebido elogios mundiais.

Fui irredutível.  Esse não era o objetivo da Previ. Colocar dinheiro lá era desvio de sua finalidade. Consultem o Serviço Jurídico a respéito e a auditoria interna.

Ganhei a parada.  Não podia.

Quanto a brindes também deve ser utilizado o mesmo raciocínio.  Nada que não se destine a pagamento de benefícios pode ser gasto por um fundo de pensão. Quem o fizer deve ser responsabilizado.

Os brindes tem que ter um critério rígido de distribuição.  Algum dirigente de entidade que não foi convidada para a reunião pode reclamar com todo o direito que foi excluído dos brindes.

No meu tempo de conselheiro fiscal só era permitido a distribuição de um calendário no final do ano para todos. Nada mais.

Lembram que o Prefeito Maluf foi condenado porque deu de brinde a cada jogador campeão do mundo um veículo ?

Pois é quase a mesma coisa, embora a desproporcionalidade dos valores em jogo.

Não estou ficando ranzinza nem rabugento, como escreveu um colega.  Apenas continuo julgando  com critério e dentro das normas. Só fico ranzinza quando me tratam mal e sem a devida consideração com meus cabelos brancos ou com a entidade que represento.

Brindes fora de propósito contribuem para a distorção dos rumos e dos objetivos de nossa Previ. Devemos zelar pela sua probidade e transparência. A tolerância com as pequenas coisas é que abrem a porta para as grandes negociatas e trambiques.

Perdoem minha intransigência.  Questão de princípios.

Vou começar a minha volta da praia e estou adquirindo paciencia para enfrentar os congestionamentos com bom humor.


36 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Medeiros, concordo com você estes brindes não nos interessam, normalmente são coisas que ficam jogadas num canto da casa até o dia que resolvemos botar no lixo. Recebi dia destes convite da Previ para conhecer ALL(América Latina Logística), poderiam ter me convidado para conhecer a Costa do Sauipe. Realmente a função da Previ é administrar os benefícios e principalmente cumprir com as promessas de eleições. Bom final de carnaval e boa viagem!!Que Deus te acompanhe.

júnior machado disse...

Bom dia,Dr Medeiros foram muito sabias as suas palavras na minha humilde opiniao a PREVI,devria só cuidar de suas aposentadorias e pensoes,e fazer reformas em comunidades e dever do Governo Da Presidenta Dilma,que só prometeu e nada fez fez sim esta quebrando a petrobras,petroleo no mundo inteiro da dinheiro,só aqui no Brasil que nao ganhamos nada ou esse dinheiro vai para o caixa 2 um forte abraço e passiencia na volta para casa pois o transito estara terrivel

Erni Mohr disse...

É isto mesmo, Dr.Medeiros.

Neste ponto, estamos 100% DE ACORDO.

É muito bom, muito importante que isto seja dito e muito bem entendido, muito bem assimilado por tantos dirigentes que ficam completamente DESLUMBRADOS quando assumem qualquer cargo que lhes traga poder.

Seria MUITO TRISTE se em algum dia, a qualquer tempo, INDEPENDENTEMENTE DO MOTIVO, a Previ ficasse inadimplente com seus compromissos, MESMO QUE FRENTE A UM ÚLTIMO aposentado ou pensionista que seja.

Eu diria que, atualmente, o nosso maior cuidado deveria ser com a PERENIDADE da Previ. Seguindo exemplo de grandes e respeitados grupos empresarias, como Gerdau, que elegeram a gestão de riscos como disciplina fundamental.

Erni H.Mohr
Porto Alegre (RS)

Anônimo disse...

Caro Dr.Medeiros.

O colega está completamente correto. Não consta dos objetivos da PREVI, a distribuição de "brindes".

Anônimo disse...

Endosso todas as suas palavras em seu comentário, dr.Medeiros...

Cada um de nós contribuiu durante muitos anos, onde se formou "um grande bolo"...

Significa que cada fatia deste bolo pertence a nós mesmos...

Por que também a TERCEIROS?

Raciocínio simples!!!



Janone

Anônimo disse...

Entendo que brinde é um tipo de marketing. Marketing que, para não ser desqualificado, precisa ser muito charmoso!... Acho que a PREVI, como EFPC, só precisa de um marketing: proporcionar ÓTIMAS APOSENTADORIAS e ÓTIMAS PENSÕES,tais que não se faça necessário recorrer à Justiça. Aliás, se, entrando numa agência do BB, encontrássemos um serviço bancário inenarrável de tão bom, o BB teria o melhor marketing do Mundo! Nem precisaria gastar tanto dinheiro com determinados tipos de propaganda que proporcionam vida boa a tanta gente que nem quer saber do BB...
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Corretissima a sua análise.É isso aí, devemos, doravante, procurar dar palpites sobre a gestao do nosso fundo de pensao, pois ele nos pertence e não ao Banco do Brasil/governo.

PENSIONISTA disse...

FALANDO EM PRESENTES DR MEDEIROS, O SENHOR SE LEMBRA QDO A PREVI ENVIOU UMAS CAMISETAS BRANCAS ESCRITAS EM PRATA PARA TODOS OS APOSENTADOS? SE NÃO ME ENGANO FOI EM 2000. MEU FALECIDO ESPOSO RECEBEU.DEPOIS NUNCA MAIS.

Anônimo disse...



Há uma similaridade que gosto entre as crianças e os velhos: não mentem.
As crianças porque não sabem e os velhos porque não precisam.
Esse velho é você!
Tem um outro velho do BB que também admiro pela coragem de continuar lutando contra tudo e todos, a favor dos aposentados.
Passei a admirar ainda mais este blog, pela sua coragem de nos expor a verdade.
O Sr. não precisa de tapinhas nas costas, aqueles que querem enxergar a verdade devem reconhecer isso.
Aqueles que criticam estão querendo ser enganados por conta de algumas regalias, talvez cargos?
Sei lá; ou é cegueira mesmo.





Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros, apesar de estar fora do contexto, permita-me transcrever a notícia abaixo, que julgo relevante, por envolver a PREVI:
Fundos de pensão pressionam para participar de novo leilão de aeroportos.Principais fundos se articulam para convencer governo a mudar a regras de Galeão e Confins
Agência Estado | 12/02/2013 11:30:27
Os principais fundos de pensão do País estão se articulando nos bastidores para convencer o governo a mudar a regra para o próximo leilão de aeroportos. Pelas normas atuais, a Invepar - empresa que agrega as três maiores fundações do País - não poderia participar da disputa pelo aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e Confins (Minas Gerais), previstos para serem repassados à iniciativa privada em setembro.
O Planalto determinou que os controladores dos consórcios vencedores das concessões de Guarulhos (caso da Invepar), Brasília e Campinas não poderão participar da disputa pelos dois aeroportos que vão a leilão este ano. A norma foi estabelecida em linhas gerais, mas o governo ainda discute detalhes. Não está claro, por exemplo, se os acionistas da Invepar (os fundos Previ, Funcef e Petros e a construtora OAS) poderiam entrar no certame individualmente.
Segundo apurou a reportagem, a articulação dos fundos tem sido feita via Invepar, que busca apoio em Brasília para viabilizar sua presença na concorrência. Os fundos criaram a companhia para concentrar seus investimentos em mobilidade e, por isso, não querem colocar esforços na criação de uma outra sociedade com o mesmo fim. Uma ausência dos fundos de pensão estatais nos próximos leilões de aeroportos é descartada pelo economista Cláudio Frischtak, presidente da consultoria Inter.B. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

torbes gambarra disse...

Um brinde hoje, outro amanha e por aí começa a se desvirtuar as normas que regem a Previ, ninguem tem o direito, e quando digo ninguem, digo ao atual Presidente da Previ Dan Conrado de começar a distribuir brindes como bem colocou nosso colega Medeiros, eu estava sem entender como com o PT no governo a Previ entrando em conflito com os aposentados, já começo a entender que eles acham e consideram a Previ como uma extensão do governo onde tudo podem. Tem que se colocar um freio nisto e levar as barras da justiça quem beneficiar ou se locupletar do cargo que ocupa.

Anônimo disse...

- torbes gambarra,

O SR. ao invés de preocupar-se com coisas IMPORTANTES TIPO:

-Bet/Bep;
-Retirada de Patrocínio;
-Alinhamento/desalinhamento do Plano 1 PREVI;
-Res. 26;
- Presidência do Congresso;
-Índices de reajustes do Plano 1;
etc...etc...
--------------------X------ ;
Vem "falar" de coisas ISIGNIFICANTES que nem entRão no BALANÇO-PREVI, Pô.

Das DUAS, UMA:

Ou o Sr. é um alienado ou mal/mau agradecido.
Creio nas duas hipoteses sem dar relevância a UMA ou OUTRA.

(CREIO SER MODERADO...MAS..FAZER O QUÊ....)

/lui.

mesquitasantana disse...

Caro Dr. Medeiros,

"...Perdoem minha intransigência. Questão de princípios..."

A disciplina deve ser observada por autoridades representativas e jamais será uma intransigência requere-la pelos representados. É sim, uma questão de princípios. Não incorrer no mesmo erro deles é o que você faz com muita competência e por isso lhe agradeço.
abraços: Eusebio

Anônimo disse...

Mestre Medeiros, ligue não para este comentario ignorante e maldoso contra sua distinta pessoa.
Eu e muitas colegas pensionistas admiramos sempre suas sabias palavras.
Que seria de nós se nao tivessemos seu blog e outros blogs, ainda que poucos a nos defender, pois a coisa certamente podia estar bem pior do que achamos que ESTA, pelo menos os gestores da Previ e BB sabem que deste lado ainda tem homens honrados e dignos a nos amparar e zelar pelo que deveria ser NOSSO DE VERDADE, não deixando ELES "pintar e bordar geral"

Abraço fraterno Viana

Anônimo disse...

Mais um infiltrado tentando tumultuar. Conselho.: Delete. Pessoas que não entendem que princípios são o alicerce do caráter merecem o limbo da Internet.
Abraço e sucesso.

Anônimo disse...

Mais uma vez o ilustre Dr Medeiros está coberto de razão. Disse com toda a propriedade:

""A tolerância com as pequenas coisas é que abrem a porta para as grandes negociatas e trambiques"".

E, eu acrescento: Quem se coaduna com a desonestidade é desonesto também. Portanto, nada de DOAR 50% para o BB. Quem quiser, que dê do seu, do meu, NÃO AUTORIZO, e fim de conversa.

Graças a Deus ainda temos uns poucos, talvez dois, donos de blogs com juízo.

PARABÉNS DR MEDEIROS. Tudo com letras maiúsculas.

CARLOS VALENTIM FILHO disse...

Prezado amigo, Dr. Medeiros,

Parabéns pelo seu post. Está excelente. Suas opiniões, nos aspectos abordados, coincidem com as minhas.

Prossiga! O colega conhece bem a PREVI por dentro. Por isso, razões não lhe faltam para expor a verdade dos fatos e criticar os desacertos e o esbanjamento de recursos, que nos pertencem, em projetos de sucesso duvidoso.

Grande abraço do
Valentim - Joinville

Anônimo disse...

Ilustre Mestre MEDEIROS:


Apesar de ter computador e saber manuseá-lo, sempre gosto de ligar para o fone 0800-729-0505, que é o da PREVI, para ver se ele está funcionando bem. Acredite se quiser, há mais de 30 (trinta) dias, no mínimo, que não se consegue obter o saldo devedor do ES, pois a mensagem apresenta inconsistências e não fornece o saldo. Este tipo de ocorrência não é a primeira vez, antes pelo contrário... Agora pergunto ao ilustre Doutor? Para que serve 600(seiscentos) funcionários?

CARLOS ANDRÉ DA SILVA - Recife - PE, 13.02.2013

Anônimo disse...

Colegas,

NUNCA recebi brinde da Previ.
Se algum colega recebeu foi privilegiado em detrimento da boa aposentadoria.
Absurdo concordar com gastos desnecessários.
Promover o quê?
Quem concorda com o desvirtuamento do dinheiro dos aposentados e que não é da Previ/BB, está jogando dinheiro pela janela grande.
SMJ.
Dá-le Dr.

Anônimo disse...

/lui
foi mal...(muito mal)

desde pequenos brindes até mirabolantes negociatas, NADA é lícito a uma diretoria que desrespeita regulamentos e estatutos.

REVISÃO JÁ EM TODOS OS BENEFÍCIOS!

Medeiros disse...

Pois é colega, foi mal mesmo.

As coisas que voce considera insignificantes, por não entrarem no balanço da Previ, podem um dia fazer uma grande diferença. Na tragédia de Santa Maria se o extintor funcionasse não haveria o incendio. Deve ter havido alguem que criticou ou pediu que se fizesse uma revisão nos extintores. Coisa pequena e barata. Quantas vidas teriam sido salvas ! Não se pode ficar batendo apenas no principal. Pelos lados também se chega lá e é ai que mora o perigo. Lamentável teu posicionamento. Princípios não se posterga nem se transige. Por isso o funcionalismo do BB, em sua grande maioria, sempre se destacou.

Anônimo disse...

ADIANTAMENTO DO BET

Caro Dr. Medeiros - Conforme o senhor disse em 05/02/2013, na reunião da
valorosa AFABB R.S, em 06/02,
caso aprovado, seria enviado um o -
fício ao Sr. Don Conrado, mui digno
presidente do PT/BB PREVI , solici-
tando o adiantamento do BET 2013.

Assim, prezado Dr. Medeiros, venho
solicitar sua informação se o alu-
dido ofício foi encaminhado.

Medeiros disse...

Não, ainda não. A diretoria decidiu aprofundar a análise do assunto e postergar a decisão para a reunião de março. Existem alguns pontos a serem esclarecidos ainda .

Jair Mário Bork disse...

Boa tarde, Dr. Medeiros.
E essa notícia de acidente com mais de 50 feridos no Costão de Sauipe, será que não foi naquele resort mantido pela PREVI? Deu no Jornal Hoje, da RBS. Tomara que não seja nada grave.

Anônimo disse...

Mestre MEDEIROS:


Se o aumento do ES de R$ 110.000,00 para R$ 120.000,00, foi uma grande decepção, decepção maior vão passar os desesperados (como eu também) ao tentarem renovar o empréstimo depois de pagas 06 (seis) parcelas, pois pelos meus modestos cálculos, deve remontar no máximo a R$ 600,00, não descontados o IOF, o valor a liberar. Como os juros estão igualando a parcela paga mensalmente, NUNCA MAIS SERÁ POSSÍVEL RENOVAR O ES! Renovar o quê?

José Afonso Sobrinho - Natal RN, 13.02.2013

Anônimo disse...

Caro Medeiros, de uns dias prá cá o seu blog não está abrindo com o Internet Explorer, somente como Mozilla. Sabe qual a razão disso?
A leitura do seu blog faz parte da minha rotina diária.
Um abraço

Medeiros disse...

Tive virus que foram removidos. Vou falar com o técnico amanhã sobre o internet explorer. Obrigado.

Anônimo disse...

Medeiros, no post anterior, colegas perguntaram sobre quem não entrou na justiça para correção da poupança nos planos econômicos da época, se ainda podem fazê-lo, procurei sua resposta, mas não encontrei, o que o Dr.pode fazer para ajudar a esclarecer essa dúvida?

WILSON LUIZ disse...

Caro Medeiros,
Não se deixe abalar por comentários como o das 01:13 hs, deve ser a falta de sono que o deixa ranzinza.
Quando aposentamos, nossos horizontes se estreitam bastante, mas deve ser muito triste viver apenas em função de BET, reajuste, realinhamento, resolução 26, empréstimo simples. Continue com a mesma "linha editorial", que versa sobre assuntos variados, não esqueça das fabulosas mulatas.

Anônimo disse...



Eu também concordo com a posição do Dr. Medeiros. A previ só deve pagar aposentados e pensionistas mesmo.

Aliás, por que não devolvem os 100% da pensão para essa pobres coitadas que também necessitam dessa reparação justa.

Medeiros disse...

Não sou especialista nessa área da poupança. Tem advogados que continuam entrando com ações e afirmam que não há prescrição. Outros falam que já prescreveu, que a data fatal já aconteceu. Tem vários escritórios atuando e sugiro que sejam consultados para o caso específico.

Anônimo disse...




LEIAM HOJE 14/02 NO SITE DA ANAPAR SOBRE OS FUNDOS DE PENSÃO.

júnior machado disse...

Boa tarde,Dr Medeiros espero que tenha passado um otimo feriado e não se estressado no transito do carnaval e que o Sr e familia estejam na paz de DEUS,veja á pergunta que minha mãe fez á PREVI "Boa tarde,nao sei o motivo de vcs me retornarem com a reposta da Srª Rose dar pitaguras dentro da PREVI e BB,o que acontence qdo a pergunta esta correndo em todas os tejornais,e interner aguardo o retorno o mais breve possivel pois já faz quase 1 mes que lhe fia a pergunta aos dirigentes da PREVI,me foi dada a mesma reposta sobre pensao por duas pessoas diferentes e tudo programado as respostas que vcs por direito nós devem,e com muito respeito veio aqui solicitar as promessas que fizeram como plataforma para eleiçao dentro da PREVI,qdo isto vai mudar qdo o governo parar de mandar numa istituiçao de onde ele nao se aposentou e nem recebe pençao,entao por favor pessoa a vcs mais respeito com nos associados que seja eu pencionista,cumpram suas promessas pois,acabaremos levando a justiça tenho muita saúde para esperar,so a idade avancada e descriminada pela PREVI,o tempo de vcs chegara assim espero ai,mas com seus altos salarios não vao chorar por esta micharia que é nós paga aguardo o retorno de todas as perguntas o mais breve possivel,pois perguntamos uma coisa e recebemos outra resposta,tenham mais respeito com os aposentados e pencionistas dessa associação,agradeço e que DEUS ilumine e faça justiça a vcs diregentes"

Anônimo disse...

Pois e, meu bom doutor Medeiros, carnaval acabou, ferias acabaram, e ai...Sera que a turma la da Previ vai finalmente mostrar a que veio ou por lá o carnaval vai continuar.
E ai gestores da Previ, vamos as promessas de campanha ou novamente vai ficar so na conversa?
Nas proximas eleições da Previ por gentileza coloquem ao menos outras promessas OK, estao ja estao BATIDAS...

Guilherme

Anônimo disse...

toda grande empresa tem brindes a distribuir e saem a preços irrisórios, faz parte sim da previ agraciar seus associados representantes de associações. Uma tolice essa crítica. Há coisas mais graves e perigosas rondando a previ e vc se engasga com brindes? Ora será que quando do conselho fiscal da Previ o doutor não viu passar coisa muito pior

Medeiros disse...

Colega anônimo,

Tirei alguns comentários do blog que refutaram de forma violenta essa sua maneira de pensar e que voce insiste.

A coisa mais grave que ronda a Previ é de ordem de princípios pétreos que precisam ser atendidos, como, por exemplo, a questão do teto dos benefícios para os diretores do BB e para alguns assistidos que ultrapassaram limites de benefícios antes considerados sagrados. Questão de ética e princípios.

Tudo que vi passar de errado na Previ eu fiz o meu registro de desaprovação. Coisas graves e pequenas também. Tolerância zero, como tem que ser num fundo de pensão.