STF VAI JULGAR CORREÇÃO DA POUPANÇA

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Depois de vinte anos - vinte anos - finalmente o STF parece que vai julgar a correção das cadernetas de poupança dos planos econômicos ainda neste ano de 2013.

Essa matéria e essa possibilidade foi discutida informalmente entre os Ministros durante a cerimônia de abertura do Ano Judiciário, ocorrida na sexta feira passada em Brasília, cerimônia onde não compareceu nenhum membro do Legislativo, face às farpas trocadas no ano passado a respeito da cassação de mandatos de deputados punidos pelo mensalão.

Nesse julgamento os Ministros terão de dizer se a correção aplicada aos Planos, Bresser, Verão, Collor I e Collor II, está correta ou não, se os poupadores tiveram prejuízo ou não.  Caso julgarem a favor dos poupadores, os órgãos financeiros terão que pagar as diferenças devidamente atualizadas.

O Banco Central calcula que as correções possam atingir a cifra de 105 bilhões de reais.

Entre os principais atingidos estará o Banco do Brasil.  Não sei de quanto é a provisão que o BB já efetuou, mas, de qualquer maneira, trata-se de uma quantia poderosa que poderá vir a impactar o balanço negativamente.

São muitos os colegas que estão interessados no desfecho e labutam na Justiça há tantos anos, alguns não tinham mais esperança nenhuma de receber.

O Ministro Joaquim Barbosa vem dando destaque especial para esse julgamento, que ele considera primordial para aliviar uma enorme carga nos tribunais do país. Existem galpões alugados somente para guardar processos sobrestados, aguardando esse julgamento do STF.

Para quem enfrentou os poderosos do mensalão agora terá que enfrentar os poderosos das finanças. A União considera o feito relevante para a economia do país. Os bancos alegam que ficarão à beira da bancarrota se perderem.

Muitos colegas já morreram sem ver a cor do dinheiro da correção da poupança.  Tenho conhecimento de vários que levaram para o túmulo essa ilusão.  De qualquer maneira, parece que a novela vai chegando ao término e que há luz no final do túnel.

A inflação bateu o maior índice desde 2005. Portanto, como todo mundo tem gritado, só a Dilma não vê. Dessa forma, parece melhor aguardarmos o reajuste de junho, que já virá com a inflação crescente desse início de ano.

Quanto à bolsa ela tem que baixar para depois subir, senão ninguem ganha. Já está chegando a hora de comprar. Ela estava em 63.000. A previsão máxima andava ao redor de 65.000. Então ela tinha que baixar para os vivos ganharem. Mas outros fatores contribuiram, entre os quais a Petrobrás e o problema do apagão. Fiquem tranquilos, apesar deste ser o ano da serpente no horóscopo chinês, um ano perigoso.

Falando nisso no Carnaval vai sair o bloco dos palhaços e também o bloco das cobras.

E o BB de que vai sair ?  De touca, com uma chupeta na bôca.

Bom Carnaval para todos. Cuidado nas estradas. Não beba. Não faça bobagens. Use camisinha, conforme a campanha do Governo.

Inté.



21 comentários:

VINTE ANOS ! disse...

Vinte anos... 2 décadas !

E pensar que os autores destes planos eram do Poder Executivo, fracassados, AINDA estão vivos:
bresser (Bresser Pereira), "Verão" (Mailson da Nóbrega + José Sarney ) - este Plano deveria se chamar "sarney" e o "Collor I e II" (Fernando Collor, além de estar vivo, emporcalha o Senado.

Aguardamos a decisão final, do STF, que tem nos orgulhado muito !

Lançamos os nomes dos autores em suas tristes biografias "ad eternuum"

Anônimo disse...

Vale Dr.Medeiros!

Obrigado pelas informações e dicas...


Bom feriadão!


Um abraço.


Janone

sss disse...

Desculpem-me os leitores desse blog, mas vou fazer menção, ainda, aos miseráveis, resíduos do bb e integrados à Previ. Nesse mar de tubarões grandes, piavas nem pra iscas servem, ou seja, contínuo não tem seu nome citado em momento algum. Seus salários, que são os menores, em nenhum momento são comentados. Contínuos que trabalharam feitos jegues em muitas frentes sob comandos de chefetes complexados, raivosos, irados e por aí vai. Não faltaram Pizzolatos na minha vida, foram vários pizzolatos. Através de blogs pude identificar alguns desses Pizzolatos que, por falta de capacidade não puderam manter suas arrogâncias, seus narizes empinados, e não conheciam, com certeza, uma máxima que diz: “E assim, semanas após semanas caminham uns para aprovação Gloriosa, caminham outros para a reprovação ignominiosa”. Há lutas a favor de outras classes, não de trabalhadores, mas de herdeiros e pensionistas desses para 100% do salário. Não sou contra, absolutamente, e o meu comentário se deve ao fato de que, repito, em momento algum seja mostrado, por nenhum desses colegas considerados baluartes de caridade, a situação de miséria na qual muitos colegas vivem, muitos deles sem coragem de se manifestarem e dentre eles estou eu, não poderia deixar de citar-me, cuja situação financeira pode não ser a pior, mas está entre as piores pelo fato de não estar, ainda, entre os aposentados pelo INSS e receber somente 60% do salário (de contínuo, imagine!). Já me contentaria se ao menos ganhasse a merrequinha de quando estava na ativa. Neste momento tudo que desejo é morar mais dignamente, mas está difícil.

Gostaria de saber, de algum colega que entenda do assunto, se existe a possibilidade de correr atrás para recuperar, após 5 anos, a indenização dos 40% do FGTS, já que não saí do banco por esse demitido e muito menos a pedido, saí mediante acordo firmado entre mim e o banco, mas o banco usou de má fé escrevendo na carta do acordo, em letras pequenas, que minha saída se dera a pedido meu, fato do qual me dei conta somente agora, passados 5 anos. Recorri ao Sindicato dos Bancários do DF, mas fui informado que o prazo para se pedir resíduos de acordos de trabalho é somente de 2 anos, portanto, prazo vencido. Mas eu não quero tão somente solicitar o direito, quero recorrer judicialmente, é possível? Obrigado.

Anônimo disse...

Doutor, Caso o STF der ganho aos poupadores, quem ainda não entrou poderia entrar? Ou já foi prescrito?

HELENO PINTO NOBRE disse...


NESTE DOMINGO ESTOU LENDO ESTA QUESTÃO DA POUPANÇA .!!

ALGUÉM ACREDITA EM PAPAI-NOEL ; COELHINHO QUE PÕE OVO DE CHOCOLATE ; SACI PERERÊ E OUTRAS BRUXARIAS MAIS; QUE ACREDITE QUE OS TRIBUNAIS DARÃO GANHO DE CAUSA PARA OS POUPADORES .! PELO VALOR ; DÁ PARA VER QUE ISTO JÁ FOI PARA AS CUCUIAS.!!!

MAIS UMA ILUSÃO DO MALDITO CARNAVAL .!!! EU DUVIDO QUE O SUPREMO OU SEJA QUEM FOR IRÁ PERMITIR QUE OS POUPADORES GANHEM ESTA QUESTÃO. AINDA MAIS OS BANCOS JÁ ALEGANDO QUE ESTARÃO PERTO DA BANCARROTA.; SE FOR DADO GANHO DE CAUSA AOS POUPADORES .!!!!

SERIA A ALEGRIA DOS PALHAÇOS.!! EU GOSTARIA DE VER O CIRCO PEGAR FOGO !!. OS BANCOS NA BANCARROTA DEPOIS DE PASSAREM ANOS ROUBANDO DE SEUS CLIENTES COM ESTES JUROS VERGONHOSOS E EXTRATOSFÉRICOS .!!!

NEM EM SONHO EU ACREDITO QUE PASSE A FAVOR DOS POUPADORES. PODEM DESCANSAR QUE ISTO NÃO SERÁ A FAVOR DE QUEM TINHA ALGUMA POUPANÇA COMO EU. BANDO DE BANDIDOS .

ALIÁS BANANÃO BANDIDO E DESRESPEITOSO PARA COM OS QUE MORRERAM EM SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE . TODO MUNDO JÁ ESQUECEU ; DIGO FORA OS FAMILIARES !!!! .

TUDO ATUALMENTE É FESTA ; QUE FALTA DE RESPEITO POR QUEM MORREU.

ESTOU AQUI BERRANDO; HPN; MATRIC. 3984740-3 ; JAMAIS ANÔNIMO E TOTALMENTE INDIGNADO; EU NÃO BEBO ÁGUA EM GUAMPA. MUITO MENOS COM ESTA "ESTÓRIA" DE PAGAREM OS RENDIMENTOS EXPOLIADOS DA POUPANÇA . SE AINDA FOSSE UM PAÍS DIGNO ; QUE NEM DEIXARIA CHEGAR A ESTE ABSURDO. 20 ANOS. QUE VERGONHA.. BANANÃO SEM-VERGONHA . O MENDELSKI ESTA COBERTO DE RAZÃO .!!!

AO MENOS ELE MANDA BALA DA VELHA GUAÍBA DE GUERRA .!!!

E O GOVERGO PROVAVELMENTE TERIA TEMPO PARA RECORRER; MAIS 20 ANOS. EHEHEHEHEH QUE SELVAGERIA .! TERRA TUPINIQUIM, TEM QUE TER SELVAGERIA MESMO.!!!!
TUDO É CARNAVAL MESMO .!!!! VALE TUDO .!!!!


sss disse...

No blog da Cecília está rolando uma pesquisa a respeito do adiantamento do BET quem é contra e quem é a favor. Tal pequisa não faz sentido, isso porque o universo de aposentados que não acessam os blogs é maior do que os que acessam, e para que a pesquisa tenha um balanceamento normal faz-se míster que esses aposentados que nunca ou de raro em raro entram na internet, principalmente em blogs, sejam comunicados a respeito, podendo se concluir, caso não haja o comunicado mencionado, que referida pesquisa tão somente servirá de escudo aos que ganham bem, votando, portanto, contra o adiantamento. O mais sensato, e alguém já frisou isso, é que o adiantamento seja liberado com OPÇÕES, nada de uniformidade, isto é, solicita só os interessados. Pensem.

Anônimo disse...

Reajuste só em junho?!!Peloamordedeus querem nos matar mesmo.

júnior machado disse...

Bom dia,Dr Medeiros os blogs já chamaram atenção da impresa com assinaturas de impitimam no Presidente do senado,porque nao aproveitarmos a deixa e fazer um abaixo assinado para tirar a Presidenta Dilma ou chamar a sua atenção,para ela não meter o nariz onde não e chamada,pois esta cada vez piorando a cituaçao,o Sr e outros donos de blogs tem o poder de se manifestar e chamar á atenção da imprensa como este bloguiro o fez levando á midia noticias que os brasileiros querem a cabeça do Presidente do Senado vamos aproveitar abraço

Anônimo disse...

Dr.

O reajuste em junho é sempre melhor.
Inclui a inflaçao dos primeiros meses do ano que por motivos sazonais é em geral maior.

Abraços

luiz carlos disse...

Colegas,

O papa Bento 16 acaba de renunciar ao seu mandato vitalicio. Sorte dos católicos do mundo é que o Rei Lula não é muito fervoroso; caso contrario a PTizada já estaria "articulando" a candidatura do dito cujo. "Graças a Deus".

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, na minha modesta opinião o Sr. está entre os mais bem informados no que concerne aos assuntos do interesse dos associados do “PB-1”. Fruto, imagino, muito mais da sua experiência profissional enquanto funcionário do BB, advogado, dirigente de fundo de pensão e atualmente presidente da Afabb-RS do que da sua bola de cristal. Aliás, dizem que a sorte “gosta” de andar sempre próxima dos que têm competência. Dito isso, gostaria que o Sr. respondesse a duas perguntas que entendo sejam do interesse de todos os assistidos da Previ.
1ª ) – em qual daquelas instâncias que integram a “via crucis” dos pedidos formulados pela Previ estaria o de mudança da data-base dos reajustes dos benefícios para todo o mês de janeiro?; e
2ª ) – qual é a sua previsão para o patamar do ibovespa ao final de 2013? Como hoje, 11.02.13, foi um dia de surpresas, a começar pela divulgação do pedido de renúncia de Sua Santidade o Papa Bento XVI, quem sabe o Sr. nos brinde com notícias, pelos menos mais agradáveis, relativamente aos dois assuntos acima abordados.

Anônimo disse...

Sobre o plano econômico, e daí , se precisa de 105 bilhoes para ressarcir os poupadores, eu não tenho nada com isso, os banqueirosa já faturaram com juros e correções sobre nós, que eles paguem e que a justiça seja feita.

Medeiros disse...

A previsão sobre o Ibovespa eu faço em março, conforme já escrevi anteriormente.

Acho que em março virá o reajuste de janeiro. Acho. Se não vier em março só em junho.

Será que afinal virá o Papa Negro para que se cumpram as profecias do final do mundo ? Papa negro não significa necessariamente um papa de pele escura. Não gostei da renúncia.

Anônimo disse...

Do site catolico Rainha Maria (excelenbte site informativo e de profecias catolicas)

São Malaquias e a Profecia dos Papas: Bento XVI é marcado como penúltimo

Ler em:

http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/13137/Sao-Malaquias-e-a-Profecia-dos-Papas-Bento-XVI-e-marcado-como-penultimo

abraço Viana

HELENO PINTO NOBRE disse...

SOBRE O ÚLTIMO COMENTÁRIO DO QUERIDO COLEGA MEDEIROS. EU ACREDITO QUE ALGUÉM CRIOU TUDO ISTO ; NÃO PARA ESTAR DO JEITO QUE ESTA.!!
E COMO ALGUMAS PESSOAS COM QUEM CONVERSO E PERGUNTO PARA ELAS ;INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA ; SE ELAS ACHAM QUE QUEM CRIOU TUDO ISTO ;. PODERIA ESTAR SATISFEITO DA MANEIRA COMO A DES-HUMANIDADE SE COMPORTA NOS DIAS DE HOJE.??

A MAIORIA ; RESPONDE QUE ACHAM QUE ELE NÃO DEVE ESTAR SATISFEITO . ISTO POSTO.; VOLTO AO TERMO USADO PELO COLEGA : : FINAL DO MUNDO !>

COMO ME INTERESSO POR ESTE ASSUNTO HÁ MAIS DE 30 ANOS E TENHO APROFUNDADO OS MEUS PARCOS CONHECIMENTOS ; QUE PARA MIM VEM DA PALAVRA DE DEUS ( PARA QUEM ACREDITA QUE A BÍBLIA ; SEJA ESTA PALAVRA ).!

BEM PARA ENCERRAR; NÃO ACREDITO QUE VIRÁ UM FINAL DO MUNDO E SIM A TRANSFORMAÇÃO DA TERRA NUM LUGAR MARAVILHOSO PARA SE VIVER.
VOU FAZER UMA BREVE ILUSTRAÇÃO PARA TI. PELO POUCO QUE VEJO DE TUDO O QUE DESCREVES; GRAÇAS AO TEU TRABALHO E AO BOM DEUS TENS UMA CONDIÇÃO DE VIDA BEM RAZOÁVEL. E ACREDITO QUE TENHAS UMA CASA OU MAIS ( NÃO VEM AO CASO ). VAMOS DIZER A CASA ONDE MORAS ; PERMITIRIAS QUE ALGUÉM NA MÁ VONTADE HÁ DESTRUÍSSE ? OU AS DESTRUISSEM SE MAIS DE UMA ( NEM VEM AO CASO ).

COMO O SER "DES-HUMANO" VIVE NA TERRA ; E VEM DESTRUINDO O LAR QUE ESTE CRIADOR CRIOU PARA VIVERMOS.?? ACHAS QUE ELE ESTARIA ACHANDO QUE NÓS SUPOSTAMENTE TERÍAMOS O DIREITO DE DESTRUÍ-LO SEM MAIS NEM MENOS COMO A DES-HUMANIDADE VEM FAZENDO HÁ UM BOM TEMPO ?

EU O VEJO COMO UM GRANDIOSO CRIADOR ; E O DEUS QUE ADORO TEM INCLUSIVE NOME; QUE AS RELIGIÕES NÃO USAM NEM RESPEITAM. ISTO É CRITÉRIO DE CADA UM.

ENTENDESTES A QUESTÃO; NÃO HAVERÁ O FIM DO MUNDO; MAS SIM UMA TRANSFORMAÇÃO GERAL PARA LIMPAR A TERRA DESTA SUJEIRA QUE AQUI SE ESTABELECEU.
COMO FARIAS SE FOSSES VIAJAR DURANTE UM BOM TEMPO E AO RETORNARES VERIAS A TUA CASA CHEIA DE SUJEIRA ; IRIAS DESTRUÍ-LA OU A LIMPARIAS PARA CONTINUAR USANDO ??? EU ACHO QUE NÃO DESTRUIRIAS A TUA CASA ; E SIM A LIMPARIAS .

ACHO QUE ME FIZ ENTENDER; EU VEJO A HUMANIDADE CHEGANDO A UM LIMITE DE EXAUSTÃO DE TANTA COISAS RUINS QUE VEMOS ACONTECER ; DIA A DIA ; E CADA VEZ MAIS . NESTES MEUS 62 ANOS DE VIDA E TU ( DESCULPE A INTIMIDADE ) NOS TEUS MAIS DE 70 JÁ DEVES ESTAR DE CABEÇA BRANCA DE VER TANTA COISA RUIM.

IMAGINA O CRIADOR ( QUE CRIOU PARA SER UM PARAÍSO ) ; QUANDO OLHA PARA A TERRA E VE ESTAS ABOMINAÇÕES EXISTENTES QUE VEMOS DIARIAMENTE .
É SOMENTE OLHARMOS O NOTICIÁRIO .

UM ABRAÇO MEU IRMÃO. TENHO MUITO RESPEITO PELA TUA PESSOA PELA MANEIRA COMO CONDUZES A TUA VIDA E APRENDI A TE ADMIRAR. MUITA SAÚDE PARA TI E TUA FAMÍLIA .!!
NÃO PODERIA DEIXAR PASSAR A OPORTUNIDADE DE DAR O MEU COMENTÁRIO DE UM ASSUNTO ; QUE VIVO NO DIA A DIA E PASSAR A MINHA MENSAGEM.

ACREDITE QUEM QUISER OU ME CHAMEM DE LOUCO ; AQUELES QUE QUISEREM ; NÃO ME IMPORTO.

O FILHO DESTE CRIADOR NÃO VEIO DERRAMAR O SEU SANGE EM VÃO. ALGUM OBJETIVO TEVE E ELE TRANSMITIU ESTA ESPERANÇA PARA QUEM QUISSESSE ENTENDER E SE INTERESSAR.
MAIS DE 8 MILHÕES DE PESSOAS VOLUNTARIAMENTE SE ENVOLVEM NUM TRABALHO MUNDIAL DE DIVULGAÇÃO DE BOAS NOTÍCIAS. ELAS JÁ ESTÃO SENDO DIVULGADAS HA MAIS DE 100 ANOS. ESTE CONHECIMENTO ESTA DISPONÍVEL GRATUITAMENTE; SEM CUSTO E FEITO POR PESSOAS VOLUNTÁRIAS .!!!


UM ABRAÇÃO .!!!!

Anônimo disse...

Com o Papa renunciando e a qualidade dos votos dos brasileiros, o Lula não vai ser eleito Papa, mas sim, Deus. E nós temos que aturar isto tudo ...

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

O Prof. Ari, em seu último comentário, se manifetou (em termos) a favor da redução da reseva de contingência para 15%.

O Banco recuou da saida do Patrocinador e agora pensa na redução da reserva.

Na minha opinião, é ótimo.

Com sua parte a Previ poderá rever pensões e benefícios, criando um novo BET, tudo sem falar em novos superávits.

Espero que dê certo.

Abraços

Anônimo disse...

Estarei aqui, aguardando de preferencia ainda Vivo, para presenciar este momento HISTORICO da Previ rever pensões e benefícios,
pois ate agora foram anos de CONVERSA FIADA E PROMESSAS DE CHAPAS.

Daniel Pereira

Anônimo disse...

O Papa tem suas razões para ter renunciado.

Essa modernidade cheia de escândalos é de fato uma provocação a qualquer ser humano de bom caráter.

Aqui, no Brasil, os escândalos que nos põem à prova nossa paciência vem principalmente da política.

Como pode um parlamentar sobre o qual pesa graves acusações de envolvimento em corrupção, ser eleito presidente do Congresso Nacional, órgão da mais alta importancia no governo?

Como pode um ex-menor aprendiz, com pouco tempo de banco, inexperiente, só porque procedia PT /Cut/sindicato ser eleito diretor da Previ?

Tem cabimento confiar a uma pessoa nessas condições a responsabilidade de guiar os destinos da PREVI, maior fundo de pensão da Ameérica Latina, bem como o de milhares de aposentados velhinhos que DELE dependem?

Um abraço.

Anônimo disse...

Dr. MEDEIROS,sinceramente NÃO ENTENDO....; vai saber... é cada uma.....ughga!!

A PREVI NÃO DEU UM AUTOMÓVEL TIPO COROLLA/ZERO-2013 A ACADA UM DOS PARTICIPANTES. Ahí SIM seria um exagêro.

Por que a PREVI, maior Fundo de Pensão da América Latina, quiçá do Mundo, NÃO PODE presentear com "algumas merrecas insignificantes", seus convidados!!??.
Bolsas, bolsinhas..e.. artigos totalmente diferenciados, hahah.

Será que perdemos, TODOS NÓS, A TAL DA SENSIBILIDADE MERCADOLÓGICA.???

O BANCO DO BRASIL, PETROBRAS, CAIXA, ITAU, BRADESCO,PADARIA DA ESQUINA, CASSI, VENDEDORAS DE ACARAJÉ, todos querem "vender" seu "peixe". Por que a PREVI deveria/haveria ficar "de fora". Explique-se melhor...

....Vou chamar o síndico....

/lui.

Anônimo disse...

Se o STF der ganho de causa aos poupadores os bancos não tem que se preocupar pois a maioria é aposentado e o dinheirinho vai continuar na poupança para as suas necessidades já no fim da vida.