VALORIZANDO O IDOSO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sempre trazemos lembranças marcantes das viagens que tivemos a oportunidade de realizar.


Alguns aspectos me chamaram a atenção nesta ida a Orlando e visita aos seus parques da Disney, da Universal e Seaworld, com meus netos Luíza e Miguel.


Promessa feita, promessa cumprida. Eles fizeram por merecer a viagem ao mundo da fantasia.

Em vários lugares encontramos idosos trabalhando e sendo tratados com carinho e dignidade.  Jamais com compaixão ou pena.  Estavam dando duro como qualquer jovem, ocupando o seu espaço, fazendo o seu trabalho, dando sua contribuição social e conquistando a remuneração necessária para sua manutenção e melhoria de vida.

Notava-se respeito pelos idosos e em várias oportunidades se sentia que eles eram mais experientes e mais prestimosos ao fornecerem as informações e dar as dicas.


Na piscina do hotel existiam quatro salva vidas, atentos e movimentando-se o tempo todo, pois havia muita gente e era grande o seu tamanho.  Um deles, dos mais ativos, era um idoso de cabelos brancos. A ele as mães entregavam seus filhos com toda a confiança e descansavam.  Impressionante ve-lo de calção e bóia entrando na água ao menor sinal de perigo. A idade ?  Certamente entre 70 e 80 anos. Parecia mais velho que eu.


Numa das lojas da Disney meu neto foi pagar na caixa e voltou impressionado. Eram dois idosos, uma senhora e um senhor, sendo que este, por um problema de coluna, era totalmente corcunda.  Não sei se a foto, que tirei com cuidado no celular, para não ofende-los ou aborrece-los, registra bem os dois velhinhos, muito simpáticos e atenciosos.

Outro aspecto a considerar é a questão dos cadeirantes, tratados com imensa consideração, com locais e ônibus apropriados, dando-lhes um clima de identidade e igualdade que dá gosto. Que diferença nesse ponto do nosso país, onde o cadeirante muitas vezes é tratado como estorvo e a fila dos idosos é considerada como um saco.

Parabéns.  Devemos sempre elogiar atitudes como essas.  Nós fazemos parte dessa população e da chamada terceira idade.

Não queremos nenhuma regalia. Queremos só respeito e dignidade.


11 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Você acha que o dólar vai abaixar mais? Tenho um compromisso em dólar e não sei se antecipo ou espero. O que você acha?

Grata

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Graças a um premio que ganhei, tive a oportunidade de conhecer Pequim, nas Olimpíadas, em 2008.
Aprendemos muito. Povo cordial e andei por vários lugares sem a preocupação com assaltos e pessoas má intencionadas. É visível o respeito com os mais velhos.
No ano retrasado, estive em Buenos Aires. Percebi muita rispidez para com brasileiros e retornei com 3 notas falsas. Uma, com certeza, foi o taxista quem me passou. E fiquei sabendo que tem quadrilhas agindo, principalmente com os turistas.
Temos muito que aprender. Nao adianta ser o quinto PIB mundial.
Luiz

Paulo Beno e Leda Goellner disse...

Vejo a proveitosa viagem que seus netos fizeram e voce mostrando e ensinando os valores reais do respeito e da dignidade. Parabéns !

Solicitei à PREVI que não suspenda o envio dos relatórios anuais (Balanços), via livros/cadernos, pois querem publicá-los APENAS via digital (internet/site), pedindo respeito e dignidade com os idosos do Plano 1, pois há dificuldades enormes no uso da informática, na maioria dos nossos idosos !

Afora os pesquisadores e anotadores como eu, que risco,anoto, rabisco e incluo noticias nas páginas dos relatorios com comparações, anotações e tudo que se refere à PREVI nos relatórios anteriores e no atual.

Ainda acho que os relatórios devem ser publicações escritas, TAMBÉM !

HELENO PINTO NOBRE disse...


BELÍSSIMO RELATO COMO SEMPRE; ACHO ATÉ QUE DEVERIAS SER ALGUM JORNALISTA OU REPORTER COMO HOBBY. SABEMOS QUE SOMENTE ESTES GOVERNANTES DE "ARAQUE NÃO NOS RESPEITAM".

TAMBÉM JÁ FOMOS JOVENS E ELES UM DIA SERÃO IDOSOS COMO NÓS.

MAS ; VIVEMOS NUM PAÍS QUE NÃO RESPEITA SEUS IDODOS.! PELO MENOS EU ME SINTO TOTALMENTE DESRESPEITADO NOS MEUS (DIREITOS) 62 ANOS E QUANDO FUI QUERER ME APOSENTAR EM 1999; FALTANDO 006 MESES . FUI BARBARAMENTE PREJUDICADO E NÃO ME ESQUECEREI JAMAIS DESTE ULTRAJE E LEVAREI PARA O TÚMULO TAL OFENSA.

SEI QUE OS ESTADOS UNIDOS PODEM TER LÁ OS SEUS PROBLEMAS DE QUEREREM SER O XERIFE DO MUNDO.
MAS DUVIDO QUE SE UM NEGRO NO BRASIL TENTASSE SE ELEGER PRESIDENTE SE AS PESSOAS PRECONCEITUOSAS DESTE PAÍS TERIAM CORAGEM DE ELEGER UM NEGRO PARA PRESIDENTE DO BANANÃO. JAMAIS ACREDITO EU. !!

O RACISMO AQUI SEMPRE FOI MUITO GRANDE !!E O PRECONCEITO CONTRA IDOSOS ENTÃO NEM SE FALA.
OBRIGADO COLEGA MEDEIROS ; JÁ ESTAVAMOS SENTINDO FALTA DE TEUS COMENTÁRIOS ATUALIZADOS. BOM RETORNO E MUITA SAÚDE E VIDA PARA TI E TEUS FAMILIARES.

AQUI COMO SEMPRE BERRANDO E NÃO VOU PARAR ; JAMAIS ANÔNIMO; HPN ;MATRICULA 3984740-3 . GOSTE QUEM GOSTAR ; LEIA QUEM ACHAR QUE DEVE LER . EU ESTOU POUCO LIGANDO . JAMAIS ANÔNIMO. TENHO PAVOR DE ANÔNIMOS ; REPETIREI ATÉ A MORTE .!!!!

Anônimo disse...

Os não filiados a planos de previdencia, já já poderão ter seu plano e terão vida boa (?) na velhice. Pelas dicas do site, hoje, breve virá o Previ Familia?

Anônimo disse...

Dr.Medeiros sera que o senhor pode cobrar dos diretores da Previ quando vão começar a cumprir com as promessas de campanha, como disse um colega recentemente, acabou as ferias e o ano começou pra valer, sera que ate o fim de 2013, teremos alguma alegria?
Parabens pelo seu blog.

Luiza Silva

júnior machado disse...

Boa noite,Dr Medeiros espero que tenha aproveitado as ferias com os netos na disney,e estaeja repleto de saúde para uma nova batalha,ate sujeri ão Prof Ari que o Sr e ele seriam as pessoas mais indicadas a dar uma entrevista a revista veja das patifarias que a PREVI,BB,CASSI,e outras coisas mais estao fazendo com vcs já não dá para aguentar mais pois todos sao protegidos de algum orgao do governo e vcs vão amargurar por mais de 5 anos esperando algo da justiça joguem tudo no ventilador as promessas não compridas do seu Dan conrrado e do Marcel eles perderam a etica com os associados sabem que hoje els estao no poder,mais eles tem que se lembrar que são mortais é estao sujeitos a infermidades,como a descriminaçao com os idosos esta correndo na internet que a cassi passou informaçoes a previ sobre os funcionarios no seu estado de saúde,por isso esta descriminação era so aumentar o seguro embutido nas orestaçoes do ES,fico feliz com a sua volta e sabemos que temos uma grande batalha pela frente,pense em dar esta entrevista á revista veja o SR e o Prof Ari com o respaldo que vcs tem vao jogar muita sujeira no ventilador,eles estao se achando os imortais tchau

Anônimo disse...

Como é bom ver relatos de situações do bem. Aqui poderia ser assim também. Será que um dia... talvez daqui uns 500 anos ... nosso povo tenha aprendido o elementar. Há coisas boas para ver e fazer, é só ter vontade e um pouco de sabedoria. Parabéns pelos ensinamentos que destes para os teus netos. E aqui vai uma advertência para os avós que só querem desfrutar dos netos e se furtam de dar-lhes um pouco de educação. É... tem disso aqui também ... Muito nego véio e ligeiro, só pensa em se dar bem ... O serviço pesado outros que façam ...

Pensionista disse...

Que ótimo Dr medeiros, que correu tudo bem a sua viagem. Ontem estive na minha agencia e havia um funcionario desocupado, não me dando a minima atenção e nem perguntou do que precisava . Senti seu olhar de desprezo, como se pensasse : Deixa essa velha ai, esperando.Qdo um aoutra funcionari adesocupou me atendeu.
Ah!, que vontade de denunciar!!!!!
Assim é que tratam os velhos do BB e da Previ

Blog do Ed disse...

Colega e líder Dr. Medeiros
Permita-me convidar os colegas para ler a transcrição, estampada hoje na UOL, de artigo com o seguinte título: "País dos supersalários, Brasil tem juiz que recebe por mês o que colega de país rico ganha em um ano".
Edgardo Amorim Rego

WILSON LUIZ disse...

27/02/2013 - Ano XIII - Nº 441


Plenária consolida posicionamentos da ANAPAR sobre retirada e Resolução 26


Associados da ANAPAR realizaram plenária no dia 22 de janeiro, na sede da Federação dos Bancários, no Rio de Janeiro, para debater a nova resolução sobre retirada de patrocínio e as propostas de alteração na Resolução CGPC 26 feitas pela ANAPAR.

As posições defendidas pela ANAPAR foram apresentadas pelos membros do Conselho Nacional de Previdência Complementar, indicados pela entidade, Cláudia Ricaldoni e José Ricardo Sasseron. Não houve deliberações, mas os cerca de sessenta associados ativos e aposentados presentes no evento apoiaram os pontos fundamentais defendidos pela ANAPAR.

Retirada de patrocínio – A construção da norma de retirada de patrocínio chegou a impasses no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), ano passado. Na tentativa de encontrar soluções, os membros indicados pela sociedade civil no CNPC, representantes dos participantes e assistidos (ANAPAR), das entidades de previdência (ABRAPP) e dos patrocinadores e instituidores se comprometeram a apresentar minuta de resolução espelhando o máximo consenso possível. Em dezembro apresentaram minuta para apreciação do CNPC, para análise e busca de consenso com os representantes do governo.

Os pontos centrais da minuta são: plano de benefícios permanece em funcionamento até a data da aprovação da retirada pela PREVIC; deve ser feita avaliação atuarial levando em conta as premissas adotadas nos três exercícios anteriores à retirada; a retirada só é consumada quando a patrocinadora quitar todas as suas dívidas com o plano e cobrir a sua parte em eventuais déficits; junto com o pedido de retirada, deve ser encaminhada a criação de plano instituído por opção, no qual podem permanecer os participantes e assistidos; quem optar por se desligar do plano recebe o maior valor entre a portabilidade e o resgate, conforme previsto no regulamento; se houver superávit, a reserva de contingência é dividida entre os participantes de maneira proporcional às suas reservas; se houver reserva especial quem permanece no plano fica com toda a reserva especial e quem optar pelo desligamento recebe o valor previsto na Resolução CGPC 26; o plano instituído por opção poderá constituir fundo de sobrevivência, para a garantia de benefícios vitalícios; patrocinador paga despesas administrativas do processo de retirada e garante reserva correspondente a um mínimo de cinco anos de sobrevida para assistidos.

A aprovação de nova norma é urgente. Em 2012 a PREVIC aprovou 52 processos de retirada. A nova Resolução deve proteger melhor os direitos dos participantes.


Alterações na Resolução CGPC 26 – Na reunião de dezembro, o CNPC aprovou alteração pontual na Resolução 26, determinando que, para destinar o superávit os planos de benefícios terão de adotar taxa de juros 1% menor que a definida na Resolução CGPC 18. Aproveitando a oportunidade, a ANAPAR apresentou proposta de revisão de vários artigos da Resolução 26, dentre os quais: que a reserva especial só pode ser utilizada pelo patrocinador para reduzir ou suspender suas contribuições, proibindo a devolução de valores; que a reserva especial dos participantes poderá ser utilizada para reduzir ou suspender contribuições e para melhorar benefícios, de maneira proporcional à reserva de cada um, criando benefícios temporários ou definitivos; a cobertura do déficit não precisa ser imediata, mas contratada por um prazo de até dez anos.