APROVADA ONTEM A RESOLUÇÃO DA RETIRADA DE PATROCÍNIO

terça-feira, 21 de maio de 2013

Ontem finalmente foi aprovada pelo CNPC a resolução que atualiza as regras de retirada de patrocínio no regime de previdência complementar fechada.

A patrocinadora, a partir de agora, poderá suspender a contribuição apenas após a autorização da PREVIC.  Antes haviam empresas que sustavam o patrocínio logo após comunicar sua decisão à PREVIC.

A publicação da resolução deverá ocorrer ainda nesta semana.

Foi mudada a destinação dos excedentes dos fundos de pensão no caso da retirada de patrocínio. Pela resolução atualizada a reserva de contingência agora será inteiramente destinada aos participantes, em caso de retirada, sendo, dessa forma, atendida a nossa principal reivindicação.

Entre os destaques analisados ontem, foi aprovada a possibilidade de negociação de ativos do plano em processo de retirada com os planos remanescentes na mesma entidade.

Conforme informou o Ministério da Previdência há, no momento, 23 planos de pensão em processo de retirada de patrocínio no país.

Esse o relato contido no site da ANAPAR.

Agora, a opinião de Isa Musa e Gilberto Santiago, que assistiram a reunião na condição de ouvintes, é desalentadora, pois acham que os destaques aprovados só beneficiaram aos patrocinadores e que a reunião foi de cartas marcadas porque a maioria era a favor dos patrocinadores e os participantes só tinham um voto, contra oito. Trata-se, assim, de um conselho faccioso.

Vamos aguardar a publicação da resolução para analisa-la com profundidade e tirar as conclusões.

24 comentários:

WILSON LUIZ disse...

Podemos esquecer, os que, como eu, torciam pela retirada do Banco do Brasil como "patrocinador" da PREVI. Como ficou decidido que a reserva de contingência pertence, exclusivamente, aos associados, qual seria o interesse do Banco em se retirar? Outro obstáculo à retirada é que, de qualquer forma, o Banco seria garantidor da aposentadoria do grupo pré/67.


Notícias da Previdência

--------------------------------------------------------------------------------
Anabb (21/05/2013)
CNPC finaliza texto sobre retirada de patrocínio
Após um ano e meio de debates, o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) finalizou ontem a minuta de resolução que passará a regular a retirada de patrocínio de planos fechados de Previdência Complementar, em casos de empresas que optarem por deixar de contribuir para a previdência fechada oferecida aos funcionários. A norma entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

O texto base foi aprovado em 13/5 para, posteriormente, analisar-se as propostas de destaques. Na reunião de ontem, os conselheiros concluíram a votação dos destaques que não haviam sido debatidos no encontro anterior.
Entre os artigos previstos na resolução está a possibilidade de os participantes e assistidos de planos objetos de retirada montarem um plano instituído na modalidade de contribuição definida.

Ficou definido também, a partir desta resolução, que a empresa que decida pela retirada de patrocínio de um fundo de pensão só poderá suspender a contribuição em favor dos funcionários após a autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). A resolução atual permitia a suspensão das contribuições a partir da data do pedido de retirada, independentemente do tempo de estudo para a sua aprovação.

Um ponto importante aprovado em destaque está a destinação das reservas de contingência e especial. Essas reservas são constituídas dos valores que superam a necessidade de Reserva Matemática. Pela proposta original da nova resolução o “superávit total” seria dividido entre participantes e a patrocinadora. Pela resolução aprovada, no caso de uma retirada de patrocínio, os participantes e assistidos ficariam com a reserva de contingência, enquanto a reserva especial seria dividida entre patrocinadores e participantes na proporção com que tenham contribuído para o fundo.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, veja o ponto de vista de D. Isa, no blog olhar de coruja; é muito importante!

Curto e grosso disse...

Segundo entendo, à sorrelfa, a decisão de que “a reserva especial seria dividida entre patrocinadores e participantes na proporção com que tenham contribuído para o fundo” reforça e consagra o que se contém na Res. 26
Diga-me, caro Medeiros, estou certo ou errado?

Curto e grosso disse...

Por indicação do anônimo das 13,57 li os comentários da Isa & cia. e vejo que a coisa é muito séria abrangente; as "maldades" crescem, se encadeiam e aparecem.

Anônimo disse...

Colegas,

Por isso a proposta do Sr. Berzo para reduzir a reserva de contingência..............

Anônimo disse...

Caindo a resolução 26( a luta agora é contra ela) e mantendo-se a reserva de contingencia em 25%, acho que a coisa não fica tão prejudicial.Quando contribuia para o plano com sua parte, o Banco já teve lá seus beneficios através de incentivos, ou não? No meu entender, retirando-se e nada levando, mil maravilhas.
Só não sugiram (como a formula do ES) reduzir a reserva de contingencia para gerar superávits e conseguir "uns trocos".

Anônimo disse...

Já q a reserva de contingência fica com os associados, deve vir aí "proposta indecente" para reduzi-la para 15% em troca do BET definitivo. E o BB levando 50% do superavit originado da reserva de contingência. Mas, a reserva de contingência não é somente dos associados? ÉÉÉ. Mas, no caso, não é. Celio

Anônimo disse...

Anônimo das 16,42, O coleguinha também está a serviço do governo e bb, sua proposta visa a redução da Reserva de Contigência com o fito de produzir superávit, dar ao banco os 50%, para engrossar seu lucro no balanço e os dirigentes posarem de grandes administradores. Tudo cobra mandada. Anote aí, ainda tem mais alquimias.

Anônimo disse...

A Reserva de Contingência está para ser reduzida, como todos sabemos. Ademais, não representa o grosso do patrimônio da PREVI, que será o principal alvo do governo/bb, via reversão de valores, quando da retirada do patrocínio.
A reserva especial é o excedente da reserva de contingência, para onde migrará o superávit oriundo da redução supramencioanada, sendo 50% do BB, enquando o plano estiver ativo, smj.
Então, lutemos pela não redução da reserva de contingência, muito pelo contrário, pelo incremento da mesma(utopia), eis que, na liquidação do plano, aí sim, 100% destinar-se-á aos participantes.
Concluindo, sou leigo, mas não sou bobo, e não vi nenhuma modificação na RS, apesar de não estar publicada, que nos beneficie, no que tange ao direito adquirido, ato jurídico perfeito, retirada da cláusula da reversão de valores, etc.,enfim, ignoraram as questões mais polêmicas contestadas na consulta pública.
Enfiaram goela a dentro. Fundo de Previdência virou mercadoria dos banqueiros e demais patrocinadores, não terá cunho social, e agora está moldada para o capitalismo selvagem.
Obrigaram-nos a entrar, via contrato de trabalho, prometendo uma velhice tranquila. Agora, obrigam-nos a sair, entregues à própria sorte.

Anônimo disse...

Prevejo um futuro negro para os aposentados que viverem acima dos 90 anos e com essa agora realidade a morte vai ser antecipada, ou seja vai morrer de desgosto e sem dinheiro.

Anônimo disse...

Medeiros, eu tenho uma duvida:ha a possibilidade na retirada de patrocinio, do associado retirar tudo de uma vez. Retirar o que? Qual e o valor de cada um? Eu sou aposentado por acidente de trabalho. O meu valor e o que eu recebo hoje multiplicado pela expectativa de vida ou a minha reserva matematica que eu nem sei se ainda existe?

Anônimo disse...

Buenas

Repasso aos colegas, mensagem que recebi




PREVI - SUPERAVIT - PDS 275 -

VOCEs PRECISAm MANDAR MENSAGENS






COLEGAS:

O Projeto de Decreto Legislativo – PDS 275/2012 – do Senador Paulo Bauer objetiva exclusão de artigos da ilegal e abusiva Resolução CGPC 26/2008 que atropelou a lei 109/2001, determinando os Fundos de Pensão devolver ao Patrocinador 50% das reservas Especiais. O referido PDS que tramita na Comissão de Justiça e Cidadania do Senado, presidida pelo Senador Vital do Rego, com parecer favorável do Relator Aloysio Nunes, apresenta-se como uma oportunidade real e factível para rever os nossos legais e legítimos direitos. A sua aprovação vai depender muito do nosso esforço no convencimento dos Senadores.

Em18 de abril visitei o Senador Paraibano Cassio Cunha Lima, que acatou nosso pedido de apoio ao projeto, prometendo fazer uma manifestação no Senado. Visitei o Gabinete do Senador Paraibano, Vital do Rego. Ele não se encontrava. Estou tentando marcar audiência.

A Comissão de Justiça e Cidadania é composta pelos seguintes Senadores:
- José Pimentel e Eunício Oliveira – CE; Ana Rita e Magno Malta – ES; Pedro Taques – MT; Aníbal Diniz e Sérgio Petecão – Acre; Antonio Carlos Valadares – SE; Eduardo Lopes e Francisco Dornelles – RJ; Eduardo Braga – AM; Cassio Cunha Lima e Vital do Rego - PB; Pedro Simon – RS; Álvaro Dias e Sergio Souza – PR; Luiz Henrique – SC; Aécio Neves – MG; José Agripino – RN; Armando Monteiro – PE; Antonio Carlos Rodrigues – SP;

Acredito que todos nós temos acesso direto ou indireto aos Senadores. É imperioso, urgente e necessário pedir apoio para rápida aprovação do projeto. Aqui na Bahia, dois amigos prometeram conversar com os Senadores João Durval Carneiro, Lídice da Mata e walter Pinheiro. Em Sergipe, outros amigos vão falar com Antonio C.Valadares. Dentre outros, Podemos usar os seguintes argumentos:
1 - A resolução 26/2008 que manda devolver reservas ao Patrocinador, extrapola o artigo 20 da lei 109/2001, que manda destinar as Reservas Especiais para revisão do Plano de Benefícios.
2 - A Resolução 26/2008 prejudica cerca de um milhão e oitocentos mil participantes de Entidades de Previdência Complementar, dos quais, mais de 120 mil pertencem a PREVI.
3 - O uso de recursos pelos patrocinadores desvirtua e enfraquece os planos, podendo prejudicar os beneficiários, que contribuíram durante décadas para uma aposentadoria digna na velhice;
4 – Nossos benefícios, por conta do achatamento, geram superávits que estão sendo devolvidos ao Banco.
5 – As contribuições dos patrocinadores são salários indiretos. Os custos são repassados aos produtos. Os patrocinadores se beneficiam com incentivos fiscais;
6 - Fundos de pensão existem para pagar benefícios dignos. Não objetiva gerar lucros para beneficiar os patrocinadores.

Os maiores desafios são dos colegas do Ceará, Paraiba e Pernambuco. O Senador Jose Pimentel, que assinou a resolução 26/2008, quando era Ministro da Previdência, é o atual Líder do Governo no Congresso. A ANABB informou que o Senador “reafirmou sua convicção na justeza e legalidade da resolução 26/2008”. Um absurdo. Em 07/05/2013 o Senador Pimentel requereu encaminhamento do projeto à Comissão de Assuntos Econômicos. Fica sinalizado que o Colega Senador pretende nos prejudicar mais uma vez, perdendo a oportunidade de reparar um equívoco do passado. Os Paraibanos devem solicitar apoio ao Senador Vital do Rego para agilizar a votação do projeto na Comissão que ELE preside. Em Alagoas, cabe aos colegas fala com o Senador Renan Calheiros, Presidente do Senado.< /p>

Sugiro encaminhar para todos os Senadores. Fazer contato pessoal com os conhecidos.
Mesmo cientes das dificuldades que iremos enfrentar junto ao Governo entendemos valer a pena abraçar o projeto e lutarmos para sua aprovação.

VOCÊ AJUDA?

Abraço

Antonio J. CARVALHO
Participe do meu blog: ajccarvalho.blogspot.com

Rovere

Anônimo disse...

Complemento 1 da mensagem anterior.

Vamos lá pessoal.
Vamos mostrar presença.

SENDADORES:

NOME


E-MAIL
TELEFONE
Acir Gurgacz
PDT
RO
acir@senador.gov.br
61-33033132
Aécio Neves
PSDB
MG
aecio.neves@senador.gov.br
61-33036049
Alfredo Nascimento
PR
AM
Alfredo.nascimento@senador.gov.br
6133031167
Aloysio Nunes
PSDB
SP
aloysionunes.ferreira@senador.gov.br
61-33036063
Alvaro Dias
PSDB
PR
alvarodias@senador.gov.br
61-33034060
Ana Amelia
PP
RS
ana.amelia@senadora.gov.br
61-33036084
Ana Rita
PT
ES
ana.rita@senadora.gov.br
61-33031129
Angela Portela
PT
RR
angela.portela@senadora.gov.br
61-33036103
Anibal Diniz
PT
AC
anibal.diniz@senador.gov.br
61-33036103
Antonio C.Rodrigues
PR
SP
Antonio.rodrigues@senador.gov.br
61-33036515
Antonio C. Valadares
PSB
SE
antoniocarlosvaladares@senador.gov.br
61-33032201
Armando Monteiro
PTB
PE
armando.monteiro@senador.gov.br
61-33036124
Ataides Oliveira
PSDB
TO
Ataides.oliveeira@senador.gov.br
61-33032163
Benedito de Lira
PP
AL
benedito.lira@senador.gov.br
61-33036144
Blairo Maggi
PR
MT
blairomaggi@senador.gov.br
61-33036167
Casildo Maldaner
PMDB
SC
casildomaldaner@senador.gov.br
61-33031822
Cassio Cunha Lima
PSDB
PB
cássio@senador.gov.br
61-33039808
Cícero Lucena
PSDB
PB
cicero.lucena@senador.gov.br
61-33035800
Ciro Nogueira
PP
PI
ciro.nogueira@senador.gov.br
61-33036185
Clésio Andrade
PR
MG
clesio.andrade@senador.gov.br
61-33034621
Cristovam Buarque
PDT
DF
cristovam@senador.gov.br
6133032281
Cyro Miranda
PSDB
GO
cyro.miranda@senador.gov.br
6133031962
Delcídio do Amaral
PT
MS
delcidio.amaral@senador.gov.br
61-33032452
Eduardo Amorim
PSC
SE
eduardo.amorim@senador.gov.br
61-33036205
Eduardo Braga
PMDB
AM
eduardo.braga@senador.gov.br
61-33036230
Eduardo Lopes
PRP
RJ
Eduardo.lopes@senador.gov.br
61-33035730
Eduardo Suplicy
PT
SP
eduardo.suplicy@senador.gov.br
61-33033216
Epitácio Cafeteira
PTB
MA
ecafeteira@senador.gov.br
61-33031402
Eunício Oliveira
PMDB
CE
eunicio.oliveira@senador.gov.br
61-33036245
Fernando Collor
PTB
AL
fernando.collor@senador.gov.br
61-33035783
Flexa Ribeiro
PSDB
PA
flexaribeiro@senador.gov.br
61-33032342
Francisco Dornelles
PP
RJ
francisco.dornelles@senador.gov.br
61-33034229
Garibaldi Alves
PMDB
RN
garibaldi@senador.gov.br
61-33031777
Gim Argello
PTB
DF
gim.argello@senador.gov.br
61-33031161
Humberto Costa
PT
PE
humberto.costa@senador.gov.br
61-33036285
Inácio Arruda
PC DO B
CE
inacioarruda@senador.gov.br
61-33035791
Ivo Cassol
PP
RO
ivo.cassol@senador.gov.br
61-33036328
Jader barbalho
PMDB
PA
Jader.barbalho@senador.gov.br
61-33039831
Jarbas Vasconcelos
PMDB
PE
jarbas.vasconcelos@senador.gov.br
61-33033245
Jayme Campos
DEM
MT
jayme.campos@senador.gov.br
61-33034061
João Alberto Souza
PMDB
MA
joao.alberto@senador.gov.br
61-33036352
Joao Cabiberibe
PSB
AP
capi@senador.gov.br
71-33039011
João Durval
PDT
BA
joaodurval@senador.gov.br
61-33033173


continua....

Anônimo disse...

Complemento 2...

João Vicente Claudino
PTB
PI
j.v.claudino@senador.gov.br
61-33032415
Jorge Viana
PT
AC
jorgeviana.acre@senador.gov.br
61-33036366
José Agripino
DEM
RN
jose.agripino@senador.gov.br
61-33032361
José Pimentel
PT
CE
gab.josepimentel@senado.gov.br
61-33036390
José Sarney
PMDB
AP
sarney@senador.gov.br
61-33033429
Kátia Abreu
DEM
TO
katia.abreu@senadora.gov.br
61-33032708
Lídice da Mata
PSB
BA
lidice.mata@senadora.gov.br
61-33036408
Lindbergh Farias
PT
RJ
lindbergh.farias@senador.gov.br
61-33036426
Lobão Filho
PMDB
MA
lobaofilho@senador.gov.br
61-33032311
Lúcia Vânia
PSDB
GO
lucia.vania@senadora.gov.br
61-33032035
Luiz Henrique
PMDB
SC
luizhenrique@senador.gov.br
61-33036446
Magno Malta
PR
ES
magnomalta@senador.gov.br
61-33034161
Maria do Carmo Alves
DEM
SE
maria.carmo@senadora.gov.br
61-33031306
Mário Couto
PSDB
PA
mario.couto@senador.gov.br
61-33033050
Mozarildo Cavalcanti
PTB
RR
mozarildo@senador.gov.br
61-33034078
Paulo Bauer
PSDB
SC
paulobauer@senador.gov.br
61-33036529
Paulo Davim
PV
RN
paulodavim@senador.gov.br
61-33032371
Paulo Paim
PT
RS
paulopaim@senador.gov.br
61-33035227
Pedro Simon
PMDB
RS
simon@senador.gov.br
61-33033232
Pedro Taques
PDT
MT
pedrotaques@senador.gov.br
61-33036550
Randolfe Rodrigues
PSOL
AP
randolfe.rodrigues@senador.gov.br
61-33036568
Renan Calheiros
PMDB
AL
renan.calheiros@senador.gov.br
61-33032261
Ricardo Ferraço
PMDB
ES
ricardoferraco@senador.gov.br
61-33036590
Roberto Requião
PMDB
PR
roberto.requiao@senador.gov.br
61-33036623
Rodrigo Rollemberg
PSB
DF
rollemberg@senador.gov.br
61-33036640
Romero Jucá
PMDB
RR
romero.juca@senador.gov.br
61-33032112
Ruben Figueiró
PSDB
MS
Ruben.figueiro@senador.gov.br
61-33031128
Sergio Petecão
PSD
AC
sergiopetecao@senador.gov.br
61-33036706
Sergio Souza
PMDB
PR
sergiosouza@senador.gov.br
61-33036271
Valdir Raupp
PMDB
RO
valdir.raupp@senador.gov.br
61-33032252
Vanessa Grazziotin
PC DO B
AM
vanessa.grazziotin@senadora.gov.br
61-33036726
Vicentinho Alves
PR
TO
vicentinho.alves@senador.gov.br
61-33036469
Vital do Rego
PMDB
PB
vital.rego@senador.gov.br
61-33036747
Waldemir Moka
PMDB
MS
waldemir.moka@senador.gov.br
61-33036767
Walter Pinheiro
PT
BA
pinheiro@senador.gov.br
61-33036788
Wellington Dias
PT
PI
wellington.dias@senador.gov.br
61-33032092
Wilder Morais
DEM
GO
Wilder.morais@senador.gov.br
61-33032092
Zeze Perrella
PDT
MG
Zeze.perrella@senador.gov.br
61-33032191

MINUTA - SUGESTÃO
Excelentíssimo Sr. Senador:
.............................................

Solicito seu imprescindível apoio ao Projeto de Decreto Legislativo – PDS 275/2012 – do Senador Paulo Bauer, com parecer favorável do relator, Senador Aloysio Nunes, que se encontra na Comissão de Justiça e Cidadania.
O referido PDS objetiva sustar artigos da abusiva e ilegal Resolução CGPC 26/2008. Sua aprovação justifica-se pelos seguintes motivos:
1 - A resolução 26/2008 manda devolver recursos ao Patrocinador, extrapolando o art. 20 da lei 109/2001, que DETERMINA o uso de Reservas Especiais para revisão do Plano de benefícios.
2 - A Resolução 26/2008 prejudica cerca de um milhão e oitocentos mil participantes de Entidades de Previdência Complementar, dos quais mais de 120 mil pertencem a PREVI.
3 - O uso de recursos pelos patrocinadores desvirtua e enfraquece os planos de benefícios, podendo prejudicar os beneficiários, que contribuíram décadas para uma aposentadoria digna;
4 – Nossos benefícios, achatados, geram superávits, que estão sendo devolvidos ao Banco.
5 – As contribuições dos patrocinadores para os planos de benefícios são salários indiretos. Os custos são repassados aos produtos. Os patrocinadores se beneficiam com incentivos fiscais;
6 - Fundos de pensão existem para pagar benefícios dignos. Não objetiva gerar lucros para beneficiar os patrocinadores.

Fico na expectativa de sua atenção e do pronto atendimento a este pleito.

Saudações,

---------------------------------------------------------

E agora Tchê?
Vamos continuar assistindo de camarote, jogando flores em quem gostamos e pedras em quem detestamos.
Assim é fácil né?
Esta na hora de agir.

Rovere

Anônimo disse...

Vejo que não vejo mais nada. Está tudo muito confuso e sem um norte. Há nessidade de uma avaliação mais aprofundada das consequências destas mudanças recentes. Aliás, coisa para juristas avaliarem, se isto é Legal, Inconstitucional ou outras querelas mais? Será que este órgão regulador pode também INOVAR e modificar, criando situações novas, que a meu ver não eram previstas na LEI? Então, vejo tudo muito nebuloso. A única coisa que vejo com clareza é a costumeira, habitual e oportuna OMISSÃO da anabb, que com postura assim continua favorecendo o patrocinador e o pior sendo paga por aposentados míopes.
Dr. Medeiros, muita serenidade para avaliar bem as consequências futuras de tudo isto aí.
Obrigado por continuar na defesa dos aposentados.

Anônimo disse...

Não há muito a fazer. Os fundos de pensão fechados com benefício definidos estão em extinção.

Em certo momento, governo e BB tomarão uso dos recursos remanescentes, seja na reserva especial, seja na reserva de contingência(que pode ser reduzida), seja com patrocinadores não mais contribuindo.

Quem tem mais de 70 anos não sentirá na carne. Quem tem cerca de 50 anos será atingido em cheio, até mesmo por não receberem após certa idade, se viverem até esta idade.

Dr. Medeiros...encerra o blog.

Anônimo disse...

Caros colegas, mais uma vez a ANABB assiste tudo de camarote, sem nada fazer por nós aposentados. Mas o interessante é que a ANABB somos nós,se sustenta com o nosso minguado dinheirinho, o que quer dizer que nós não somos capazes de fazer algo por nós mesmos. Muitos de nós ainda continua pagando a essa associação enganados por ações que rolam por anos e anos, e mesmo assim que não importunam o Banco. Como somos fácil de ser aniquilados. Nas próximas eleições para PREVI e CASSI só teremos alguma chance se tivermos uma completa união, nos reunirmos em torno de uma única chapa, mas tenho certeza que a ANABB lançará ou apoiará uma chapa indicada pelo Banco. E lá estaremos, pobres velhinhos, mais uma vez divididos e sem nenhuma chance. Acho que, assim como na caixa de Pandora, se a esperança ainda existir, teremos que ser humildes, deixar as diferenças pessoais de lado e formar um só grupo no intuito de salvar nosso futuro tão incerto. Nós temos brilhantes colegas para nos encabeçar, mas para isso, eles, principalmente, precisam estar unidos como carne e unha. Vamos lá gente, ainda há tempo.

Anônimo disse...

Meu Deus do Céu, é muita lamúria. Parece que os profetas do Apocalipse acordaram, e estão prevendo o fim dos tempos. O que é isso? Deixem de espalhar seus pessimismos. Este Blog já foi mais alegre. A situação pode não ser das melhores, mas não é tão ruim assim. Se pessoas de fora acompanharem este Blog e verem tanta queixa, tanta reclamação, com certeza irão pensar que estamos chorando de barriga cheia. E estes pessimistas estão mesmo. Olhem para traz. Nós ainda estamos em situação privilegiada. E não vejo nada que ameace, a curto prazo, nosso bem estar. Lutar por nossos direitos, tudo bem, mas os comentários que vejo aqui são absurdos. Desafio esses anônimos que só pregam desespero a apontarem uma situação concreta que justifique tanto pessimismo. Mas situação concreta, não suposição.

Anônimo disse...

O abaixo transcrito foi extraído do texto de Ruy Mesquita, diretor do "Estadão", em A liberdade, antes de tudo.



"A fidelidade aos mesmos ideais levou meu pai a apoiar a conspiração política e militar, chegando até a dela participar, para enfrentar a ofensiva do governo de João Goulart contra as instituições democráticas. Essa ofensiva culminou com o projeto de instalação de uma "república sindical" no País, anunciada no famoso discurso de Goulart no comício da Central do Brasil, em março de 1964".

Apoiou a revolução e não aos caminhos seguidos posteriormente por ela e o jornal "estadão" foi uma trincheira contra essa ditadura. Foi o jornal mais censurado em sua época.

Hoje temos implantada a "república sindical" do PT com a eleição de um sindicalista para presidente, com um discurso totalmente diferente do de hoje. Dominam todas as esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além do BB e de todas as associações representativas dos funcionários do Bco do Brasil, como Cassi, Previ, Anabb, etc., com raríssimas exceções, uma ou duas, não mais.
Temos que mudar essa situação ou vamos nos soçobrar sem chance de voltar à tona. Para mudar esse estado de coisa só depende de nós e das associações não contaminadas as quais devemos fortalecer enfraquecendo as demais. Refletir é preciso.

Anônimo disse...

Comentarista de 22 de maio de 2013 das 14:16.

És sindicalista?

Anônimo disse...

Ilustre Mestre MEDEIROS:



Pelo que entendi, depois da retirada do patrocínio, o associado, que quiser, vai poder retirar suas reservas e viver somente da parte do INSS?

Aqui em casa todos ficamos felizes e se minha reserva der R$ 500.000,00, deixarei incontinenti à PREVI.

Infelizmente não saí no PDV pois estava a menos de um ano da aposentadoria e a regalia não atingia a quem tivesse mais de 28 anos de Banco.

Mas se for assim, agora me livro de vez e para sempre do BB e da PREVI!

JOSÉ AFONSO SOBRINHO - Natal - (RN), 22.05.2013

Anônimo disse...

Estou com o anônimo das 14:16 e não sou sindicalista.
Vamos ser mais otimistas!!! E também mais participativos quando necessário!!! A grande maioria só reclama antecipadamente. Quando somos convocados para alguma manifestação de protesto, a maioria se esconde!!!Lembram-se quando o Dr. Medeiros promoveu o "panelaço"? Vejam a publicação de 24/01/2011 no seu blog. A nossa participação é ridícula e lamentável. Parabéns Dr. Medeiros pela sua incansável luta!

Everton disse...

Prezado Medeiros,
Porque essas portarias da Previc com poder de lei não podem ser derrubadas pelo STF como a questão abaixo?
...Provido recurso contra aumento na contribuição previdênciária de autônomos
Voto-vista
O ministro Gilmar Mendes, ao apresentar seu voto-vista na sessão de hoje (22), pronunciou-se no sentido de negar provimento ao recurso. Ele salientou que houve alteração da base de cálculo da contribuição em manifesta afronta ao princípio da legalidade e avaliou que a portaria e o decreto, relativos ao caso, são inconstitucionais.
“Assim, tanto o Decreto 3.048/99 como a Portaria 1.135 são igualmente inconstitucionais porque estão de fato lavrando para além do que foi estabelecido na lei”, disse. “Embora a portaria questionada seja realmente inconstitucional, não decorre desse reconhecimento o direito dos contribuintes a recolher o tributo com base em 11,71% do rendimento bruto, na medida em que esse percentual foi estabelecido por decreto que também é manifestamente inconstitucional”, ressaltou.

Everton disse...

Caro Medeiros,
Qual o papel dessa Abrapp para nós associados?
Pq que não criamos uma Associação nos moldes de uma federação, apartidaria e sem vinculo com quais associação e definindo em seu estatuto que ela que apresentará os nossos dirigentes para a PREVI e CASSI, podendo destitui-los a qualquer momento. Os bancos, as industrias, o comercio possuem suas federações e eles não saem das determinações a que elas estão vinculadas.
Você que é advogado isso seria possível?