VOTAÇÃO CASSI

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Está em curso, quase terminando, a votação das contas da CASSI, que, como todos sabem, acusou prejuízo elevado no exercício.

A votação não empolgou, pois não houveram debates com a diretoria. Poucos se interessaram.

Alguns pregam o não, como forma de protesto. Outros o sim.

Confesso que minha opinião está dividida.

Aqui no Rio Grande do Sul, especialmente em Porto Alegre, a CASSI tem melhorado e os eventuais conflitos tem sido resolvidos mais na área administrativa.  E´ preciso elogiar quando a realidade se apresenta favorável.

Na AFABB RS os casos de reclamações tem diminuído consideravelmente e , quando fogem à alçada ou à disposição do gerente regional, são decididos favoravelmente aos associados pela diretoria da CASSI, que tem se mostrado bastante acessível.

Não me comove o prejuízo em planos de saúde.  Acho que o equilíbrio das contas é necessário, mas o vital é o atendimento da saúde.

Examinei o relatório do exercício, que foi enviado para a minha residência, e não encontrei maiores discrepâncias.

Os culpados da situação estão bem apontados.  Só não vê quem não quer.  E é evidente que existem ralos e situações que merecem reparos. Algumas situações ainda mal explicadas, como a co participação.  Mas parece que serão enfrentados.

Torço pela CASSI.  Vou votar SIM. Sei que vou decepcionar alguns, mas o meu voto é consciente.

19 comentários:

Anônimo disse...

Verdade, cada um faz sua analise e vota, só esperamos que as coisas não mudem e não saia nenhum jacaré da cartola ao inves do alegre coelho.

Anônimo disse...

Eu votei não. Faz tempo que perdi a confiança nas pessoas que dirigem as associações ligadas aos funcionários do BB. Até parece que os cargos são vitalícios, principalmente na Cassi. Na Previ por questões estatutárias não há cargo vitalício, porém, são todos da mesma panela e existe a troca de cadeiras nesses casos, além da nomeação para conselheiro nas empresas em que a Previ tem direito de participar do Conselho de Administração. Infelizmente não nos oferecem motivos que não a desconfiança. Que bom se fosse diferente. Eu preciso de motivo para confiar e isso cabe a eles demonstrarem que merecem nossa confiança. Tá difícil.

Anônimo disse...

Gostei da expressão: "'e preciso elogiar quando as coisas melhoram". Isto é discernimento. Parabéns.

Anônimo disse...

Entre as principais alterações está a antecipação da data do reajuste dos complementos das aposentadorias para janeiro. Neste ano, os valores retroativos a janeiro serão pagos em maio, com atualização monetária. Sobre as aposentadorias e pensões concedidas até 30/6/2012, o reajuste será de 3,819%, correspondente à variação do INPC acumulada no período de junho a dezembro de 2012. Para os benefícios concedidos a partir de 1/7/2012, será computado o INPC acumulado entre o primeiro dia do mês de início do benefício e 31/12/2012. Para pensões por morte de participantes aposentados concedidas a partir de 1/7/2012, o critério de apuração do índice de reajuste levará em conta o mês de início da aposentadoria e não o da pensão.

Prejuízo a vista. Ao longo do tempo.

Ex.: I) Reajuste normal em junho/2013 # 5.000,00 x 7% = 350,00 + 5000,00 = 5.350,00
II) Reajuste em junho/2014: 5.350,00 x 6,5% = 347,75 + 5.350,00 = 5.697,75


III) Reajuste em janeiro/2013: 5000,00x 3,819% = 190,95 + 5000,00 = 5.190,95
IV) Reajuste em janeiro 2014: 5.190,95 x 6,5% = 337,41 + 5.190,95 = 5.528,36

Diferença: 5.528,36 - 5.697,75 = - 169,39 (negativo). Perda inicial de 3,06%.

Nos reajuste ao longo do tempo essa diferença aumentará ainda mais, uma progressão de perdas. A matemática explica. Perda cumulativa e irrecuperável.

Espero que eu esteja enganado, pois, foi o que entendi.

fernando disse...

Amigo Medeiros, vc que tem experiencia e ja atuou no conselho fiscal da PREVI, o que acontece na CASSI, se o relatório anual não é aprovado?Muda alguma coisa?

Anônimo disse...

Senador Pimentel lhe mandou um forte abraço

Jair Mário Bork disse...

Caro anônimo das 01.36. Acho que estás enganado. No meu entender, examinando tua explanação, no ítem IV estaremos recebendo 5.528,36 "desde" janeiro/14, ao passo que no ítem II estariamos recebendo 5.697,75 "só" a partir de junho/14. Portanto, esta diferença anula o suposto prejuízo de 169,39 e transforma em lucro a nosso favor.
Também posso estar errado, mas é o que deduzo.

Anônimo disse...

Caros Colegas, penso assim:

A aprovação ou não das contas/balanço CASSI deve ser analisada, exclusivamente, sob a ótica da Ciência Contábil e as Leis/Regulamentos que envolvem a matéria.
Em havendo administrativamente, más intenções, culpa, dolo, corrupção etc.. isto deve ser peticionado/tratado na JUSTIÇA.

/lui.

Anônimo disse...

Infelizmente, já temos um novo MAUILSON DA NOBREGA. Chama-se JOSE BARROSO PIMENTEL (ex sindicalista) e ex funcionário do BB. Mui amigo!!!!!

Anônimo disse...

Correto o Anônimo das 01:36.Em resumo,tivemos um congelamento de 7 meses, ou seja,R$5.350,oo que teríamos em junho-12,receberemos em jan-13.Para mim,houve também um 13o.menor em novembro-13:382-700.Teremos perda.Quem ganhou?A Previ,atendendo,inclusive,nosso pedido.Calculei ontem que a Previ em 2013 pagará R3.200.000,oo a menos,para uma folha de 6 bilhões.Parabens à Previ.Particularmente,se estiver vivo durante todo esse ano,perderei R$1.000,00.História do Zé do Caixão:Quem faleceu ou falecer até 31-5,deixa pensão de mais 3,82;quem falecer a partir de 1.6.,não deixa 7,mas os mesmos 3,82%.Edmílson de Januária mg.

Anônimo disse...

Caro Medeiros e demais colegas.
Penso assim: As contas, o balanço Cassi, como todos outros da espécie, devem serem analisados, exclusivamente, sob a ÓTICA da Ciência Contábil, ou seja, dentro da Lei e Regulamentos que envolve a matéria.
Em havendo decisões administrativas não condizentes com o mister, tipo dolo, má fé, corrupção teremos que procurar o amparo JUDICIAL entre outras coisas.

/lui.

Anônimo disse...

Ao colega
Jair Mário Bork

Em maio a dúvida será desfeita, mas continuo com o mesmo raciocínio.

carlosdomini disse...

Infelizmente a Cassi desta vez errou feio nem sabia que existia votação eu que acompanho tudo.Vi no auto-atendimento.Nem sei se votei de tão enraivado.Por´m o que nos interessa e que as associações e a própria Previ falem alguma coisa sobre a ação normativa 1.343 e a própria anabb que patrocina ações.É um verdadeiro absurdo se divulgar uma ação ou resolução e nem que seja pessoal dar uma explicação. haveria uma reunião dos fundosde pensão com a receita na semana passada e até hoje nada.Duvidas porque só a partir de 2008 e quem tinha ações desde 2000 ou antes? nada explicam e ficamos a ver navios descutindo abobrinhas.Arre

Anônimo disse...

Medeiros, no decorrer dos anos, o INSS corrigiu o nosso benefício em janeiro e o valor é automaticamente reduzido no benefício PREVI. Até aí tudo bem. Contudo, no mês de junho apenas o benefício Previ é acrescido do INPC, ficando o INSS congelado até dezembro. Em exemplo prático, em jan/21012 o INSS corrigiu em 6,07% e a Previ, em junho, 6,01%, sobre o valor reduzido. Se compararmos os valores de janeiro e junho/12, tivemos apenas 4,86% de reajuste. O procedimento está correto?

carlosdomini disse...

e o pior com milhões de desculpas mas até as associações estão paracendo o Legislativo só postam de 7erça a quinta adotaram o horário de que País?

Anônimo disse...

Reajuste Previ.
Transcrito do site da AFABB-DF.

Entre as alterações produzidas pela PREVI no Regulamento do Plano de Benefícios 1, submetidas à PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e aprovadas na segunda-feira (22/04), talvez a mais significativa, porque tem relação direta com todos os participantes do Plano, seja a mudança do mês de reajuste dos benefícios, de junho para janeiro.

Essa alteração teria como meta alinhar a data base de reajuste dos benefícios PREVI com o calendário da Previdência Social, em particular com o do INSS cuja data base já acontece em janeiro.

"Observe-se que até então os reajustes eram concedidos em junho de cada ano — como ocorreu em 2012, para falar no mais recente — com base na variação acumulada do INPC nos 12 meses imediatamente anteriores (junho a maio).

Com a aprovação da mudança, o primeiro reajuste (o marco zero) deve ser concedido a partir de janeiro/13, aplicando-se a variação acumulada do INPC de junho a dezembro/2012 que bateu na casa dos 3,82%. Como já se passaram 4 meses da data base aprovada, há de se corrigir o valor do reajuste a partir de janeiro até o mês de seu efetivo pagamento.

De qualquer maneira, pela nova regra o reajuste seguinte somente acontecerá em janeiro/2014 tendo como referência a variação acumulada do INPC no período que vai de janeiro a dezembro/2013.

Enfim, a mudança será efetivada a partir de janeiro/13 ou em data mais adiante, mas será feita. E num ou noutro momento, a metodologia de reajuste não poderá ser diferente.
Fonte: Previ

Este trecho transcrito abaixo não diz atualização monetária mas correção do valor do reajuste.

"Como já se passaram 4 meses da data base aprovada, há de se corrigir o valor do reajuste a partir de janeiro até o mês de seu efetivo pagamento".

Informação baseada em que ou apenas um comentário.

http://www.afabb-df.com.br

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Acho que o Sr.votou de forma correta.Verificou o relatório e não encontrou discrepância votou "sim".Quem encontrar discrepância deve votar "não".Acho incorreto votar não para protestar ou sim para incentivar como alguns estão propondo.O voto deveria ser fiel ao conteudo do relatório e não um voto falso.

Anônimo disse...

Nosso "colega de BB", Dep.Ricardo Berzoini (PT-SP), tem o PLP 235/12, onde propõe alterar a Lei Complementar 109/01, onde desde 2001, o limite para constituir-se as reservas de contingências estão em 25% das reservas (provisões)matemáticas para pagar nossos benefícios. QUER DIMINUIR PARA 15%!

Ocorre que já em fevereiro/2012, nas Demonstrações do Ativo Líquido do Plano 1, tal reserva de contingência alcançou 23,818% das nossas provisões matemáticas, faltando R$ 1,262 bilhões para atingir os 25% previsto, engolindo com isso toda a nossa "Reserva Especial Para Revisão do Plano 1".

Deixa assim mesmo, caro colega Deputado Berzoini, pois arrumar superavit fictício só beneficiará o ex-patrocinador BB, até modificar a famigerada Res.26 do também "colega" Pimentel...

QUE GENTE, HEIN!!!!!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros eu faço o seguinte: passo o ano todo a criticar Anabb, Previ, Cassi, BB. Mas Qd vem alguém importante destes órgãos eu vou recebe-los no aeroporto. Puxo osacomesmo. Não perco nenhuma palestra e cofre breaking. Eu não sou bobo. To certo Dr. Medeiros. Abracos