ENCONTRO DE CAMBORIÚ NA PRÓXIMA SEMANA

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia 14, sexta feira da próxima semana, estará se realizando, mais uma vez, o encontro regional das AFABBs do sul do país em Camboriú (SC).

Essa reunião é promovida pelas AFABBs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tendo como objetivo debater os assuntos da Previ e da Cassi, bem como promover a confraternização entre os participantes das referidas associações. O encontro é aberto a todos os colegas aposentados e pensionistas interessados em participar.

Por enquanto tem presença garantida no evento o diretor Marcel Barros, da PREVI, e a diretora Maria das Graças Machado, da Cassi, o que significa que teremos oportunidade de nos inteirar das últimas novidades.

Seria interessante que os colegas que estão inconformados com as decisões e atrapalhações de ambas as entidades comparecessem e debatessem de viva voz com os diretores.

O ambiente em Camboriú não é formal e permite uma proximidade bastante grande com os convidados.

Existe a possibilidade da presença de mais alguma personalidade ligada à área, bem como de conselheiros.

Gostaria de receber sugestões sobre temas e assuntos que gostariam de ser debatidos ou esclarecidos.

A AFABB RS vai bem representada no encontro. Além de mim, irão os diretores José Pereira e Claudio Lahorgue, e o presidente do Conselho Deliberativo, dr. Jorge Krieger de Mello.

Temos vários assuntos pendentes de resposta e de esclarecimento em nossa pauta.  Estou retornando com todo o gás.

25 comentários:

Anônimo disse...

Grande Medeiros, cobra a promessa do integral para as nossas queridas pensionistas, sei que infelizmente não vai dar em nada, mas para saberem que na próxima eleição vao ter que arrumar um novo discurso para nos levarem no bico.

Abraço Daniel Pereira

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros, apenas para esclarecer, informo que aqui temos 2 cidades irmãs:
1-Balneário Camboriú (SC), onde fica AABB que será anfitriã da reunião das AFABBs, e ficam as prais, e
2-Camboriú (SC), é uma outra cidade.
Ademir Medeiros Martins
sejam Bem Vindos à Balneário Camboriú (SC)

Anônimo disse...

Por favor Dr., Pergunte ao Juviniano se ele tem mãe e se ela é pensionista

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Pede, ao Marcel, ser mais aberto em informações que interessem aos beneficiários do PB1.

A não ser que ele tenha medo de algum fantasma!

james.

Luis Eustaquio disse...

Caro Medeiros não tem como compartilhar essas postagens no Facebook ?

As postagens do nosso colega Ari Zanela possuem , logo abaixo, o ícone do "F" do Facebook que permite o compartilhamento

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Esse encontro em Balneário Camboriú servirá para que sejam esclarecidas diversas situações e tendências no que concerne aos assuntos do “PB-1”. Senão vejamos: 1ª) - a quantas andam as tratativas relativas à fixação de um teto de contribuição e de benefícios;
2ª) – apesar de o assunto ter esfriado um pouco, a Previ poderia ter ainda algum tipo de envolvimento, através da Invepar, com o polêmico projeto do trem bala;
3ª) – na opinião dos representantes do fundo quais são as reais possibilidades de sucesso no PDS-275/2012, do ilustre senador Paulo Bauer, após a conquista da relatoria na CAE por parte do senador Pimentel, e do PLP-161/2012, do deputado Berzoini, ambos combatendo dispositivos da ilegal, absurda e truculenta resolução 26 do CNPC; e
4ª) – o que poderia ser feito com o minguado superávit obtido nas contas em 2012. Aliás, sobre a matéria superávit, acho importante registrar o momento ruim por que vem passando a bolsa de valores de São Paulo, com reflexos negativos no desempenho dos investimentos em renda variável, conforme se pode comprovar através do demonstrativo do ativo líquido referente ao mês de fev/2013, divulgado no site da Previ. Ontem, 05.06.13, o ibovespa caiu 2,26%, chegando ao incrível patamar de 52.798 pontos (v. www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices). No último dia útil de 2012 (28) o ibovespa fechou com 60.952 pontos, com alta de 0,89%. Postei no blog do colega Ari o meu entendimento de que seria prudente, pelo menos neste momento delicado da nossa economia, incorporar o valor do superávit de 2012 aos fundos previdenciários que sustentam o pagamento do BET para os associados e para o patrocinador. Qual será a posição do diretor Marcel sobre o assunto? Outro fato também importante é que em 2014 teremos eleições para diretoria da Previ. O que pensam os dirigentes das diversas entidades do funcionalismo sobre o lançamento de candidaturas? Postei no blog da ex-diretora Cecília que, admitida a hipótese de união entre os vários segmentos da oposição, tarefa extremamente difícil, gente com vivência e qualificada como Dª Isa, Você e a própria Cecília poderão ser cogitados como protagonistas com boas chances de êxito nesse certame.


Medeiros disse...

Caro Jorge Teixeira,

Acho que tuas ponderações são válidas.

Entretanto, quanto à bolsa, essa baixa de 60.000 para 50.000 no primeiro semestre do ano já era esperada pelos especialistas. No segundo semestre deve melhorar.

Tem gente ganhando na baixa.

Vou tentar descobrir o que rola na Previ com relação ao superávit e ao BET do próximo ano.

Confesso, porém, que ando um tanto decepcionado com a atual direção, mormente depois do fiasco com o cálculo do reajuste sobre o BET.

Um fiasco muito mal explicado.

Pensionista disse...

Dr Medeiros o senhor já está sabendo que fizeram com as Pensionistas?Os advogados não foram na Audiencia do dia 29 de maio. O que podemos fazer?

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES disse...

Caro Dr Medeiros,
Há muito tenho estudado uma sugestão para a PREVI, cujo intuito é de recompensar os aposentados mais idosos, que recentemente passaram a ter tratamento diferenciado pela PREVI, com aumento por idade na mensalidade da CAPEC e com juros maior e prazo menor no empréstimos simples.
A ideia básica é que a PREVI ao invés de fazer aplicações de longo prazo com retorno duvidoso, utilize parte dos recursos para um FUNDO DE ADIANTAMENTO CAPEC, para adiantar aos colegas com mais de 75 anos de idade ou com mais de 50 anos de contribuição à CAPEC, parte do valor do seu pecúlio, digamos até 90% do mesmo. Como todo ano, são reajustados os valores, quando do óbito o FUNDO receberá sua parte devidamente atualizada.
Tenho muitos argumentos para sugerir a criação do fundo, mas gostaria de sua opinião, pois caso seja favorável posso encaminhar minhas idéias sobre o FUNDO.
Caso o Sr. queira estudar melhor o assunto, não precisa publicar meu comentário.
Aguardo sua manifestação
ANTONIO AMERICANO
GOIANIA (GO)

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Também tive muita decepção com a atitude da Previ com relação ao reajuste do BET.Mesmo tendo assumido o erro ficou a impressão de que eles não são confiáveis e estão sempre querendo prejudicar os aposentados.

A disse...

Dr. Medeiros,
meu email caso o sr. queira responder meu comentário feito minutos atrás:
antonioabborges@yahoo.com.br

Atenciosamente
ANTONIO AMERICANO
GOIANIA

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Pergunte, por favor, pelo superavit deste ano, quando vão distribuir. Quando vai sair?


Outra coisa: Por não ter cumprido até agora nada do que prometeu, estão querendo derrubar o marcel por meio de consulta aos aposentados. Por força popular, um presidente já caiu. O Marcel pode cair também.

Medeiros disse...

Caro Antonio Americano,

Achei interessante publicar. Voce sempre tem boas idéias.

A sugestão é válida e há bastante tempo se fala nessa possibilidade de receber em vida o pecúlio, mas ninguém ainda avançou nesse projeto, com detalhes.

Isso existe em outros países.

Acho que vale a pena tentar.

mariano disse...

Dr, Medeiros, além das questões apresentadas pelo Jorge Teixeira e pelo Antonio Americano, gostaríamos de saber sobre o BET- da verba P-220.
Mariano

Jair Mário Bork disse...

A idéia ou sugestão do Sr. Antônio Americano é genial. Desde que o beneficiário se comprometa a manter os pagamentos do prêmio até seu óbito, não há prejuízo para a CAPEC, ela apenas estará antecipando o pagamento do seguro. Essa idéia tem que ir pra frente.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Que bom tê-lo de volta ao blog..!

Grande abraço.

Janone

fernando disse...

Dr. Medeiros, bom retorno. Sugestâo para a reunião , é se alguem tem noção de que representa ou que nos afete com a ação que tramita do Ministerio Publico do Trabalho, que prevê a incorporação dos funcionários dos bancos COMPRADOS PELO BB, para usufruirem a CASSI E A PREVI. Julgamento previsto para 05 de julho de 2013(site da anabb)

Anônimo disse...

O BB está me ameaçado de tomar medidas judiciais caso eu não pague o que devo a ele(CDC-cheque especial e fatura ourocard).Não sei mais o que fazer. Ganho 3.200 mes e teria que pagar 2.450 ao BB. Morreria de fome.Ainda bem que pedi para receber via Orpag, só assim posso sustentar minha família.
Lourival

Anônimo disse...

A Previ pode fazer o que bem entender; até criar um Previ Familia.
DESDE QUE NÃO ENVOLVA O PB1 FECHADO E LACRADO.
Quanto à CASSI, um perigo...

Anônimo disse...

Olá, Dr. Medeiros,

Uma ótima sugestão seria que a atual Diretoria, cumprisse, pelo menos mais uma das propostas que fez antes de a chapa deles ser eleita, pelo menos os itens 3.4 e 6. Até agora, apenas o item 7 foi cumprido, o que aliás, redundou em em perdas para nós.
*****
Relembrando as propostas da chapa vencedora:

Conheça as propostas da Chapa 6 - Unidade na Previ

Para o Plano 1

1- Aumentar o teto de benefícios para 100%, de forma a
garantir ao associado um benefício equivalente às suas últimas remunerações da ativa.

2- Elevar o valor das pensões, para tranquilidade de nossos familiares.

3- Reduzir o valor da Parcela Previ, como forma de aumentar os benefícios.

4- Criar novo benefício baseado na PLR, a partir de contribuições do banco sobre a participação nos lucros e resultados.

5- Manter as contribuições suspensas, mantendo no regulamento do Plano 1 a obrigatoriedade de contribuição por parte do banco.

6- Incorporar o BET como benefício permanente, utilizando futuros excedentes para garantir esse direito.

7- Antecipar reajuste dos aposentados para janeiro, de maneira a não descasar o valor dos benefícios de quem se aposentou antes de 1997.

8- Cobrar do banco que pague o BET sobre a verba P220.

9- Reduzir as despesas administrativas, para sobrar mais recursos no saldo de conta de cada participante para novos benefícios.

10- Responsabilizar o banco pelo pagamento do BET para o Grupo 67. O banco enganou os associados e descumpriu um acordo assinado com várias entidades representativas.

11- Pela preservação automática do salário de participação, a menos que o participante opte por retornar ao nível anterior.

12- Teto de benefícios. Propomos a criação de um teto de benefícios na Previ correspondente ao salário de um diretor do banco, que é o nível máximo de carreira de preenchimento exclusivo de funcionários do BB.

Anônimo disse...

A seriedade com que o Medeiros conduz o seu blog, importando sim com os aposentados e pensionistas, aumenta muito a credibilidade deste espaço.
A proposta do colega Antonio Americano foi bem aceita pelo Medeiros e também houve quem comentasse sobre o assunto.
Postei em outros espaços que "um colega estava com a proposta de receber o CAPEC em vida, após 50 anos de contribuição" e não houve nenhum comentário a respeito, nem mesmo dos condutores dos blogs.
Já li a proposta do Americano e é muito interessante (hoje completo 46 anos de contribuição). Haverá um ágio, a favor da CAPEC, de 10% do valor total (valor muito interessante para qualquer seguradora, segundo opinião de um economista, amigo meu).
A Unamibb, através da Isa Musa, está estudando a proposta, e logo haverá sua manifestação.
Na realidade, temos de deixar que os blogs se tornem muro de lamentações e de sofrimentos antecipados.
Final do BET? Como se prevê uma melhoria na bolsa no segundo semestre, o que senti na apresentação do Geovanne, dos resultados da Previ, é de que tem tudo para se tornar permanente.

Medeiros disse...

O que vem dando qualidade ao blog são os comentários bem fundamentados de colegas inteligentes e interessados em soluções justas para os aposentados e pensionistas do BB.

Anônimo disse...

Prezado Doutor Medeiros. A Cooperforte cancelou a linha de crédito denominada Mais/PREVI que foi criada em função do BET. A informação é de que o BET não será renovado no próximi ano.Como as diretorias da PREVI, CASSI, COOPERFORTE são todas "farinha do mesmo saco", entendo que não tomariam tal atitude se não houvesse fonte segura de informação sobre o cancelamento do benefício.

Anônimo disse...

Amigo Medeiros,

Gostaria de ver no Encontro de sexta o colega Jair Mário Bork que mora na vizinha Itajaí. Pessoa altamente politizada e inteligente. Jair, quero te encontrar lá! De Itajaí a Balneário (por dentro) são só 10 km.
Medeiros, o Padre Lahorgue também vai, né?
Um grande abraço do

Ari Zanella
Joinville-SC

Jair Mário Bork disse...

Caro Zanella,
Fico lisonjeado com teu comentário, mas infelizmente no dia do Encontro estarei em Caçador, visitando os parentes de minha cara-metade. Mas não faltará oportunidade. A propósito, antes de entrar no Banco, trabalhei na Buschele & Lepper, entre 1962 e 1965. Joinville era e continua sendo uma cidade maravilhosa.
Um abraço