MINISTÉRIO PÚBLICO E O BB

terça-feira, 11 de junho de 2013

Frequentemente colegas levantam dúvidas a respeito do procedimento dos gestores da Previ e da Cassi  e surgem até acusações de corrupção ou de improbidade.

Entretanto, poucos são os casos que são levados adiante e que terminam em condenação.

O caso Encol parece que foi uma exceção.

Existem outros ?

O órgão que deve ser acionado, quando há desconfiança de desvios ou má conduta dos administradores, é o Ministério Público.

Neste mes o Congresso vai apreciar um projeto que pretende tirar do Ministério Público o poder de investigação, o que, em termos mundiais, significa um retrocesso.



Ontem participei da cerimonia de posse do procurador geral do Estado, dr. Eduardo de Lima Veiga, natural de Uruguaiana, minha terra natal, e filho de dois amigos muito próximos. Ele foi reconduzido ao cargo por mais dois anos, após vencer eleição interna.

Em seu discurso ele acentuou o dever do Ministério Público de lutar contra a corrupção e contra o crime organizado.

E´ importante que nós, do BB, cultivemos o relacionamento com o Ministério Público, pois nos interessa zelar para que os gestores da Previ e da Cassi se mantenham na linha, não esqueçam dos objetivos para os quais foram eleitos e não utilizem os cargos com fins meramente políticos.




5 comentários:

Anônimo disse...

O problema da investigação pelo Ministério Público é que, mormente, só ocorre em "certos" crimes, contra "certos" acusados, de "certa" corrente política. Isso não é republicano e mais parece com uma polícia política. Basta citar o comportamento dos P.G.R. Brindeiro e Gurgel. O primeiro blindou as maracutaias da privataria tucana; o segundo só denunciou o mensalão do PT. E eu lhe juro que não sou petista e até já votei em tucano.

Anônimo disse...

Medeiros, você disse q a bolsa deverá subir no final do ano. Mas não é isso q os analistas e indicadores futuros acenam. A bolsa se aproxima de 50 mil pontos e a verdade é q há deterioração geral dos agregados econômicos internos como inflação, endividamento, inadimplência, câmbio, taxa de juros, deficit das contas externas, etc. Ou seja, mais um problema para nós da Previ. Sei q você é um otimista e te admiro por isso, mas cada dia q passa fica mais difícil ser otimista no Brasil. Celio Vilela

Medeiros disse...

Não é questão de otimismo. Realmente a inflação e outros fatores estão prejudicando a nossa economia. Mas existe uma tendencia de melhoria no segundo semestre que pretende puxar a bolsa pra cima. Vamos acompanhar e torcer.

WILSON LUIZ disse...

Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos durante a guerra civil, certa vez falou: “podemos enganar todos por algum tempo, alguns o tempo todo, mas não podemos enganar todos todo o tempo”.
Esta colocação me ocorreu com os acontecimentos deste fim de semana. Creio que teve início a queda do império petista. A aprovação do governo da presidente Dilma caiu 8%, e suas intenções de voto despencaram 7%. Outra pesquisa sintomática, para o governo de São Paulo, apontou 42% para o governador Geraldo Alckmin, e 26% para o imperador Lula, caso ele fosse candidato. Infelizmente, não acredito que o PT possa ser arrancado do poder já em 2014, pois nossa oposição é de uma incompetência cavalar (por exemplo, o Serra fica jogando “cascas de banana” no caminho do Aécio Neves, e o governador Eduardo Campos quer ser candidato, mas não entrega seus cargos no governo). Além disto, com o bolsa-família, o governo criou uma legião de dependentes desta esmola, e depois, na campanha, é só fazer terrorismo, em 2010, foi “o Serra vai acabar com o bolsa-família”, em 2014 será “o Aécio vai acabar com o bolsa-família”. Quero deixar claro que não sou contra o programa, de forma alguma alguém deveria passar fome, mas sim contra a forma que é conduzido, com exploração política, e sem um programa eficiente de qualificação desta mão de obra, para que possam melhorar de vida.
Apenas espero que a queda do império petista não demore tanto quanto a queda do império romano, que levou mais de 200 anos para se completar.
P.S.
Outro pensamento do presidente Lincoln: “quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”. Como o ex-presidente Lula se sairia nesta prova? Provavelmente, tiraria 0, como nos seus tempos de escola.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Gostaria de pedir ao senhor para voltar a pressionar a pevi / bb para nos pagar logo o superavit resultante dos exercicios dos três últimos anos. Como também cobrar as promessas acordadas legalmente e até hoje não cumpridas. Será que vai ficar só na migalha do BET?

Acho que seu blog não deve dar espaço a fábulas ou contos enaltecedores da honestidade, para tentar sensibilizar quem nos maltrata, não. Precisamos de ações mais práticas. Por favor, volte a se manifestar com seus textos precisos e de colocações justas.

Em tempo: não me refiro ao registro do Dia dos Namorados. Aliás, devo até parabenizá-lo como exemplar chefe de família que é, e pela bonita família que possui.