REUNIÃO DE BALNEÁRIO CAMBORIU ( 2 ) - METAS DE CAMPANHA

terça-feira, 18 de junho de 2013

Sou solidário com os protestos que tomaram as ruas. Só lamento os excessos e os atos de vandalismo. E´ necessário demonstrar a nossa insatisfação com a corrupção, com os gastos supérfluos, com o mensalão e com a falta de segurança, deficiência da educação e desatenção com a saúde em nosso país. Entrementes, continuo analisando a reunião ocorrida no Balneário Camboriu no último final de semana.

Os colegas queriam que o diretor Marcel fosse questionado a respeito da plataforma eleitoral de sua chapa nas eleições da PREVI.

Dessa tarefa desincumbiu-se, satisfatoriamente, o colega aposentado do Paraná, Rauli Matioda, que levou uma folha distribuida pela chapa 6, onde estão elencadas as metas.  Digo satisfatoriamente porque o colega misturou seu questionamento administrativo e operacional com política. Dessa maneira propiciou chances para o Marcel conseguir desviar o foco da discussão para o lado político, alegando que, embora não negue ser do PT, quando se trata de PREVI nada deve ao Governo pois foi eleito pelos participantes do fundo. Nesse ponto omitiu sua escolha para membro do conselho de administração da VALE, onde dizem que ganha mais do que como diretor da Previ. E essa escolha depende do voto dos diretores e conselheiros do BB, que agem de acordo com diretriz do Governo.



Acho que a resposta indignada do Marcel ao colega Matioda não foi feliz e não pegou bem.  Vários foram dessa opinião e me falaram a respeito.  Por pouco não foi vaiado, como aconteceu com a presidente Dilma. É que o nível de educação da reunião de Camboriu sempre tem se mantido elevado em todas as edições e graças a isso os diretores convidados se animam a participar do evento.

O que tem me chamado atenção na postura e no posicionamento que vem sendo ultimamente adotado pelo diretor Marcel em seus debates é que ele vem descaracterizando um perfil que se apresentava a nós, participantes, como combativo e destemido na defesa de nossos interesses, fruto de seu trabalho como líder sindical, onde afrontava o BB nos dissídios e nas reivindicações funcionais.

Essa era a postura que eu esperava dele e que no ano passado em Camboriu lhe falei que torcia por sua atuação como diretor de seguridade, uma atuação independente, do nosso lado.


Mas o que se nota nas apresentações do diretor Marcel é que a tônica de seu discurso vem sendo a de criticar, não ao BB, mas justamente aos participantes da PREVI, particularmente ou através dos blogs.

Na sua opinião, os participantes erram, dão um tiro no pé, quando entram com ações judiciais temerárias contra a PREVI, pois a conta será paga por todos. Na sua opinião, os blogs exageram nas críticas aos dirigentes, pois não avaliam corretamente as forças contrárias oriundas do BB. Na sua opinião, as associações não informam corretamente aos associados os números, criando falsas expectativas e ilusões. E´ preciso respeito.

Essa técnica de contra atacar, de considerar crítica como ofensa, vem desde o Pizzolatto e o Sérgio Rosa, e  às vezes tem surtido efeito, inibindo alguns colegas e criando constrangimentos.

Várias vezes soou falso ao plenário a afirmativa por parte dos diretores, quando procuravam salientar que eram eleitos e, portanto, estavam do lado dos eleitores, mas a postura deles não dá essa impressão. O que perdurou foi a imagem de uma situação de confronto, o que, na minha opinião, não é bom. Não adianta a disposição para o diálogo, como alegada pelo Marcel, se o mesmo for feito de forma hostil. E´ o que eu acho  e falo na melhor das intenções. Espero até que os diretores recebam essa análise que faço como um feed back e procurem modificar sua postura, com o que todos ganharemos.

Da resposta do Marcel sobre o questionamento das metas, destaco que ele falou que tem o papel das mesmas em cima de sua mesa de trabalho como um norte e que dorme bem todas as noites, de consciência tranquila, sabendo que está fazendo o possível para cumpri-las.

E é isso aí.


37 comentários:

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Eu estive na reunião do Balneário Camboriu e estou totalmente de acordo com a análise feita em seu blog sobre a postura do diretor Marcel, que nos decepciona e contraria sua própria história. Parabéns pelo texto. E´isso mesmo,

Anônimo disse...

Eu também estive lá e não gostei da forma como o Marcel respondeu os questionamentos das promessas de campanha. Não pode dormir tranquilo, pois até agora sua atuação foi decepcionante. Só houve a antecipação do Bet e mesmo assim erraram no cálculo. Tem que ser mais humilde e aceitar as críticas que são justas. Ninguem mandou ele afirmar que o BET seria incorporado.

Anônimo disse...

O diretor Marcel não pode dizer que não deve nada ao Governo. Deve sim sua eleição para conselheiro da VALE. Sem o aval do BB não seria eleito. Dessa forma ficou refém do BB e do Governo. Somos palhaços, com certeza, mas não somos burros.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Gosto de suas análises e já disse isso anteriormente. Continue a nos brindar com sua inteligência e experiencia.

Parabéns.

Medeiros disse...

Falando de metas gostaria de agradecer aos seguidores pois o blog atingiu a marca de 440. Obrigado.

Quem sabe fazemos um esforço para atingir 450 ?

Anônimo disse...

Por causa de R$ 0,20 de aumento na tarifa de ônibus começou um movimento gigantesco em todo País incluindo várias outras questões com apoio até no exterior.Resultado:A Presidenta disse que apoia os protestos, a Globo também e alguns governos já estão sinalizando a redução das tarifas.
E nós? Nossas perdas são enormes e nada fazemos.
Somos muito educados e finos?

sss disse...

Dentre tantos apurados em Camboriú, gostaria de ouvir um comentário mais consistente relativamente à distribuição do superávit Previ triênio 2010/2012. Alguém se habilita, por favor? Obrigado.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Divulgue e apóie onABAIXO ASSINADO?
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=FAABB

Medeiros disse...

C0legas,

Por favor moderem a linguagem. Com insultos ou agressões políticas eu não posso publicar os comentários.

Desculpem.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Estão dizendo que o Pimentel estava numa manifestação em Fortaleza com um cartaz escrito ABAIXO A RESOLUÇÃO 26.
´




E MOLE?

Anônimo disse...

BB, PREVI E CASSI - Por experiência própria posso afirmar que as três entidades, como se fossem uma, são agentes de má-fé em processos judiciais. Todas elas mentem em juízo, proscratinam suas obrigações e fazem de tudo quer em juízo ou administrativamente para prejudicar os direitos dos aposentados.
Mantenho-me anônimo porque tenho várias ações contra o grupo, algumas já com ganho de causa, e outras perdidas por causa das mentiras feitas em juízo e outras tipos de ações contra o bom andamenbo processual, que, infelizmente, em muitos dos nossos tribunais são aceitas (por isso muitos brasileiros dizem que a nossa justiça é um caso de policia).
Quem tem um pouco de noção de investimentos de altos valores sabe que a PREVI é prato cheio de coisas mau feitas para atender vontades que não servem aos interesses dos participantes e sim de alguns inescrupulosos politicos (e aqui eu insiro pt, psdb e etc).

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Depois de tanto tempo conseguiu-se mensurar o valor de uma gota d’água que fez transbordar o copo de milhares de cidadãos trabalhadores deste nosso país. R$0,20.

Anônimo disse...

Infelizmente, nada aconteceu além do que se esperava. O Marcel dorme tranquilo pois aquilo que ele deve ter se proposto esta em franca realização, seu projeto pessoal. O discurso apresentado é sempre o mesmo. São bagres ensaboados. E o pior disso tudo é que a maioria das associações é composta por pessoas que comungam os mesmos pensamentos do Marcel. Estão sempre juntos como diretores da Cassi, Previ, Anabb, numa dança de cadeiras intermináveis.
Na verdade estamos sozinhos. Então cabe a nós fundarmos uma associação nacional dos aposentados do BB para nos fortalecer a nível nacional e partimos para a luta. Temos pessoas de alto gabarito para nos liderar e nos levar a operar mudanças que se voltem para atender os anseios dos assistidos da Previ.
Temos que dar um basta na situação que nos apresenta no momento e que pode se tornar pior do que está.

Fica o alerta e a sugestão.



Jair Bork disse...

Já fazem dois dias que não consigo entrar no site da PREVI. Todos os demais estão funcionando, menos o da PREVI. Mais alguém está com esse problema? Tentei com outro navegador, usei o Notebook da patroa, e o problema persiste. Alguém poderia opinar a respeito?

Anônimo disse...

Caro diretor Marcel, votei em você e hoje tenho vergonha de ter feito isto, porque a memoria pode ser curta mas o que está escrito no papel fica pra sempre, suas promessas para conseguir ganhar a eleição só desmerece você e sua trajetoria pois que um homem vale pela sua PALAVRA.

Anônimo disse...

Parece que o Diretor Marcel está é a dormir sobre os papéis norteadores de sua campanha. Se não podemos contar com os diretores eleitos, muito menos com os indicados pelo patrocinador. Estamos no mato sem cachorro.

mariano disse...

Dr. Medeiros, o acordo sobre o BET foi para que o mesmo fosse pago durante 5 anos. Como pode ser suspenso em 12/13 ( COM APENAS 4 ANOS DE DISTRIBUIÇÃO).Gostaria de saber sua opinião a respeito desse assunto.
Abs. Mariano

Anônimo disse...

O MAriano? Leia a Resoluçao 26. Lá está escrito que o BET significa BENEFICIO ESPECIAL TEMPORÁRIO, entao tem data para acabar e pode acabar antes sim, se o dinheiro acabar. Esse dinheiro que pode acabar é o saldo da conta de Reservas que é afetado pelo sobe e desce das bolsas de valores. Se a Bolsa de valores fechar o ano com menos de 60 pts percentuais, a Previ nao tem como manter o BET

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O momento não é propício para um NOVO PELADAÇO na porta da Previ?

Anônimo disse...

Homens que não cumprem promessas de campanha,eleitos,deveriam usar vestido,que agora é moda.Colegas Velhinhos Trambiqueiros,protestemos,então,junto ao Mourico-previ.A previ é muito humana,tenho certeza de que não atirará balas de borracha e,sim,de mel.A previ sabe que,com pouca coisa,adoça nossas bocas.Viva 3,819%.edmílson em januária mg.

Anônimo disse...

Colega Sr. Marcel,

Tenho vergonha de ter votado no Sr.
Nunca mais!

Anônimo disse...

Caro Jair Bork, normal, tente entrar numa internet paga aí na sua ciadade ou veja se sua senha não esta errada, porque entro todo dia e vejo tudo normal..

Anônimo disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações respeitosas.
Bom dia a todos.

Caro Jair Bork, está normal o meu acesso ao sítio da PREVI, mas já passei pela mesma dificuldade.
Sugestão: acesse pelo Google e clique em qualquer serviço, como ES, clube de benefícios, etc. que poderá levar ao sítio. Para mim, esse caminho foi positivo.

Grato por tudo, Doutor Medeiros e PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

"Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência."
Cl 3,12

Medeiros disse...

Sim, acho que o momento é propício para a gente mostrar a nossa indignação com tudo o que está aí, com a falta de transparência, com as apropriações indevidas de nossos recursos, com os benefícios acima do teto, com a eleição de conselheiros feita de forma política, com o renda certa distribuido para privilegiados, etc, etc.

Eu participei do protesto em Porto Alegre, ante ontem, na frente da Prefeitura e na Borges de Medeiros, pacificamente. Meu cartaz dizia o seguinte: IDOSOS NA PARADA AO LADO DOS JOVENS PELA DIGNIDADE.

Anônimo disse...

Ontem vi ao Marcelo Rezende na Record dando uma carraspana num reporte da emissora porque usou o termo "mensurar". Na reprimenda disse mais ou menos o seguinte: "fala simples e objetivo, diga MEDIR, que todos entendem melhor". Pois é acho que nossas fileiras também estão precisando rever seus conceitos para se tornarem mais objetivos.
Noutro momento o mesmo âncora deu outra carraspana em outro repórter que insistia em dizer que o movimento que está nas ruas deve aos R$0,20 de aumento no transporte público. Aí o Marcelo para o seu desafeto: "presta atenção no que diz, para não cometer erro de ótica". Tema bem interessante para muitos de nossos "representantes".

Obrigado Dr Medeiros ela lucidez de suas observações e análises.

Anônimo disse...

O colega Anônimo 18/06/13 - 19:11, disse que "estamos sozinhos"e que "precisamos fundar uma associação nacional dos aposentados com pessoas capacitadas"... Penso o seguinte: concordo com o colega, mas, uma das pessoas mais capacitadas para nos representar é o DR. MEDEIROS, que já vem lutando há anos praticamente sozinho para defender as nossas causas. E o que fazemos? Quase nada! Basta olhar nas várias postagens do Dr. Medeiros neste blog nos conclamando a "sair da toca" e participarmos ativamente da luta. Alguns exemplos: VOTAÇÃO PÍFIA NA CASSI, de 08/04/12 ( depois não adianta reclamar ); REFLETINDO SOBRE AS ELEIÇÕES NA CASSI E NA PREVI, de 14/04/12 ( desunião dos aposentados); ESTOU VOLTANDO, de 30/05/12 ( faltou cabeça para articular uma estratégia vencedora e faltou também humildade para compor"; GREVE DOS APOSENTADOS, de 27/09/12; AS CAUSAS DO COMODISMO E DA DESUNIÃO, de 05/03/13. Portando, amigos, o nosso representante maior é o Dr. Medeiros pois ele realmente não tem medo de dar a cara para bater quando necessário. E nós? Será que agora vamos dar o apoio que ele precisa? Ou só vamos ficar reclamando em seu blog? A conferir...

Anônimo disse...

Sera que vamos deixar passar outra oportunidade? A hora e agora, já!!!!
Encontro no Mourisco.

Everton disse...

o dia que tivermos coragem de nos unirmos, independente de posições e criarmos uma entidade que terá poder de colocar e tirar os nossos representantes na PREVI e CASSI eles, com certeza vão pensar duas vezes em tomar partido do BB ou o governo que tiver no poder.

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé(MG) disse...

Dr. Medeiros,

Em minha modesta opinião, o nosso erro na última eleição da Previ foi não ter incluido, no questionamento a cada candidato, a seguinte pergunta:
"O SR. PODERIA NOS ESCLARECER, DETALHADAMENTE, A SUA ESTRATÉGIA PARA ATINGIR CADA OBJETIVO A QUE SE PROPÕE?"
Aí, se veria muito candidato engasgado e sem graça. Porque é muito fácil falar bonito e prometer. Já, fazer é só para aqueles que realmente vestem a camisa e são competentes. Porque, afinal de contas, ninguém é obrigado a se candidatar, a ninguém foi pedido para que se candidatasse. E se alguém conclui que não tem condições de cumprir aquilo que nos foi prometido, então, só resta a ele botar o chapéu na cabeça e ir pra casa, vestir o pijama e ajudar a cuidar dos seus netinhos, dando, inclusive, conselhos para que eles não acreditem, futuramente, no canto da sereia da previdencia complementar.
Na próxima eleição, temos que distinguir melhor os ditos "vendedores de ilusões".

Anônimo disse...

Vamos para a porta de PREVI protestar, seguindo o exemplo da juventude que está nas ruas.

Eu não voltei no Marcel, ainda bem!

Anônimo disse...

Finalmente, a pirâmide TELEXFREE vai ser barrada. A justiça do Acre determinou a proibição de novas adesões, sendo que a decisão vale para todo o país. Mas tenho certeza que nenhum aposentado entrou nessa, pois não somos burros.

Anônimo disse...

E o Bbom, o que me dizem?

Anônimo disse...

Colegas,

Para o anônimo que nos dá aulas de português, referindo-se a um programa de TV.
CARRASPANA é bebedeira (Aurélio).
Blog também é cultura.

abc

Anônimo disse...

Sr. Marcel gostaria muito mais que ao invés que o papel das suas metas e promessas que foram feitas para ganhar as eleições e não estão sendo cumpridas ao invés de estarem em cima da mesa estivesse dentro da sua consciencia e que a maior riqueza de um homem é sua Palavra e não o salario que recebe como Diretor e como Conselheiro da vale, a proposito gostaria que divulgasse seu salario como Diretor e como Conselheiro se tiver coragem e consciencia pra isso.

Anônimo disse...

Refiro-me ao colega que postou em 19 de junho de 2013, às 12:52hs. Objetivamente falando também concordo que medir possa até ser melhor do que mensurar, em se tratando de público alvo de um “programa de televisão”, cujas características são bastante diversificadas em termos de domínio da informação e, principalmente, de escolaridade. Quando se dirige a um segmento bastante específico e bem acima da média, como é o caso do colega acima citado e dos demais aposentados e pensionistas do “PB-1”, não vejo nenhum problema em se usar o termo mensurar. Dito isso, penso que também vale a pergunta: objetivamente falando o que seria melhor do que carraspana?

Anônimo disse...

Anônimo 19/6 15:43 - Aos que acham que devemos aproveitar a onda de protestos e ir para a porta da PREVI desejo lembrar que podemos ser linchados pela massa de manifestantes, pois somos tidos por marajás e a população está brigando por 0,20. Vão nos esfolar vivos. Ademais, se em tempos de paz aposentado do BB não sai da cadeira, acha vc que vai sair às ruas em meio a esse caos? Acha que aposentado do BB está disposto a correr de polícia, cães, gás e balas de borracha? Não vão Aparecer meia dúzia.

Matioda disse...

Comapnheiro Medeiros.
Após tua informação no blog sobre o fato de o Marcel ocupar vaga no cons. da Vale por indicação não seria o caso de pedir sua retirada da Previ? Pois a pergunta que não respondo mas está na mente de todos é: Pode o Marcel defender os interesses dos aposentados pela Previ contra os desmandos do BB sendo ele beneficiário de benesse proporcionada pelo BB?