REUNIÃO DO BALNEÁRIO CAMBORIU ( 1 )

domingo, 16 de junho de 2013

O professor Ari Zanella me pediu uma força ao seu blog.  Achei que, embora não seja mais necessário, pois já tem vida própria há tempos, a melhor maneira de faze-lo era deixar ele tecer os comentários primeiro sobre o que aconteceu por lá.  A foto que tiramos será publicada oportunamente. Ele é muito mais jovem que eu e leva vantagem na idade.

Vamos à análise dos fatos e do evento.

O encontro cresceu, neste ano tinha maior número de participantes, cerca de 120 contra 80 no ano passado, e já está inserido no calendário anual dos debates sobre CASSI e PREVI.  Vamos avalia-lo com mais profundidade e procurar melhora-lo.

A grande frustração foi a ausência do senador Paulo Bauer, que não pôde comparecer por causa do estado de saúde de seu pai, muito delicado, com risco de morte iminente. Esteve seu assessor, para explicar a ausencia e se colocar à disposição. Uma pena. Depositava grande expectativa em conversar com o senador para esclarecer alguns pontos de seu projeto.  Além disso seria interessante ouvi-lo depois que o Marcel colocou a seguinte observação: quem é contra a resolução 26 não pode apoiar o projeto do senador Paulo Bauer.  Acho que há um viés político no assunto, já que ele apoia o projeto do deputado Berzoini.  Eu sou totalmente a favor da proposta do senador e estou trabalhando a favor da petição de apoio junto aos demais senadores. Acho que estamos colocando sal na ferida e está doendo.

A participação inicial dos dois diretores da Previ, Paulo Assunção e Marcel Barros, foi melancólica e pessimista. A única notícia boa, salientou Assunção, é de que a Previ continuará "cumprindo seu compromisso de pagamento de aposentadorias e pensões.  Nessa crise que atravessamos, é um dado positivo que temos que nos alegrar".  Para o diretor Marcel, temos problemas com relação à continuidade do BET em 2014. "Não podemos nos esquecer que o BET é transitório."  Que diferença do diretor do ano passado que, em Camboriu, declarou em alto e bom som que o BET seria incorporado definitivamente "porque duvidava de quem teria coragem na Previ de tirar o benefício que significava 20% nos proventos mensais".

Nesse clima pesado inicial fui incumbido de apresentar um documento em nome das associações promotoras do encontro, dirigido ao presidente Dan Conrado, propondo a distribuição do superávit do exercício 2012, de pouco mais de um bilhão, somente aos participantes, com base na lei 109, desprezada a famigerada resolução 26, que não pode se sobrepor à lei. Embora os números atuais da Previ não sejam favoráveis, pois estão negativos em cinco bilhões, face à queda da bolsa, prometeram entregar o documento ao destinatário. Será que responde ou toma providências ?  A Celia Laricchia informou que até esta data o assunto do superávit do ano passado não foi pautado no Conselho Deliberativo. Pode ?

Por hoje é só.  Esse é a primeira postagem sobre o que aconteceu na reunião. Tenham a certeza de que a reunião foi bastante fértil e produtiva.  Todos os recados foram dados.  Nenhum ficou de fora. Aguardem a sequência.

Mas e o presidente da FIFA reclamando do respeito por causa das vaias ?  Vai te catar !


25 comentários:

Blog do Ed disse...

Prezado Dr. Medeiros.
Parabéns pela apresentação da solicitação de respeito à LC 109/01. Gostaria que nos orientasse a esse respeito. Creio que o eminente Presidente da PREVI não chegará à irracionalidade de descumprir o documento do CNPC. Mas, ele pode, reconhecendo a ilegalidade e inconstitucionalidade da matéria, solicitar ao BB que submeta à PREVIC pedido de reconsideração da ilegalidade da Reversão de Valores, inclusive com belo parecer do Consultor Jurídico da PREVI. Teria ssido essa a intenção que moveu o grupo de Participantes ali reunidos a apresentar essa proposta de inobservância do instituto da Reversão de Valores com relação ao superávit de 2012?
Edgardo Amolrim Rego

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Caso o BET não se tornar BEP em 2014, e for extinto, podemos considerar esse fato como o grande legado que o Marcel e seus companheiros de chapa deixaram aos aposentados e pensionistas do Plano 1.
Ao invés de ele cumprir com o que prometeu na campanha, está nos ferrando ainda mais. Tanto é que posicionou-se contra o projeto do nobre senador Paulo Bauer, apoiando o projeto do deputado Berzoini. Está claro que aí existe uma mão grande do governo e do patrocinador, com promessa de troca de favores no futuro.
É incrível como a cobiça pelo poder e pela representatividade, consegue transformar ex-sindicalistas em aliados dos patrões.

Anônimo disse...

O dinheiro faz as pessoas mudarem???acho que fazem as fracas mudarem sim, o dinheiro corrompe pelo fascinio que exerce nos mais fracos. Eu acho que estes presidentes e diretores sendo nomeados para conselhos das empresas onde a Previ tem ingerencia é um mal que não traz nenhuma vantagem para nós, porque eles ficam presos e subservientes a quem nomeia para não perder a renumeração que recebe cargo para o qual foi nomeado. Estranho este Marcel ter dito na outra reunião que o BET seria incorporado e agora afirmar que o BET é transitorio, o que foi que mudou ou foi ele que mudou, fica a pergunta ???

Anônimo disse...

Me desculpe Dr, mas também o que essa diretoria da Previ recebe e o que gasta, heim.Vai acabar mesmo o dinheiro . ex: o Marcel receber 40.000,oo ?DEpois querem dar a lição de moral para aposentados e pensionistas economizarem.

Anônimo disse...

Existe visível confronto entre os Diretores da Previ. Ou jogo de interesses. Na apresentação dos resultados, em abril - na desnecessária caravana anual - o Diretor Geovanne se mostrou bastante otimista quanto aos resultados e aplicações do Plano1, quase antecipando a manutenção permanente do BET. Agora vê os diretores Paulo Assunção e Marcel jogando um balde de água fria em todos nós. Quem estará com a razão? Prefiro acreditar no Diretor Geovanne que não está lá por favor e nem por votos conquistados pelo poder, pois ele, o Geovanne, já mostrou competência e está lá por seus méritos indiscutíveis.

Anônimo disse...

Que joguinho politico nojento, esta politica no Brasil cheira a vomito,
a impunidade reina neste Brasil e fica os exemplos para os mais jovens que governarão o Brasil, ou seja sem punição nunca terao nenhum receio em fazer esta maracutaia e continuarem a fazer.É TRISTE.

Anônimo disse...

Ilustre Dr. MEDEIROS:


A PREVI "nunca cumpre" os Estatutos, Leis, Provimentos, prazos, etc.,. Por quê então, no caso do superávit, não entramos logo com uma AÇÃO JUDICIAL COM MEDIDA LIMINAR, para que ela pague logo o nosso quinhão? A PREVI já tem contra si, um "aglomerado" de processos, que uma questão a mais ou a menos, não fará diferença!

JOSÉ AFONSO SOBRINHO - Natal - (RN), 17.06.2013

Anônimo disse...

DR MEDEIROS, ELES FALARAM ALGUMA COISA SOBRE AS PROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS?

Anônimo disse...

D. Medeiros,

Sou um aposentadim, ganho pouco mais de hum mil reais de beneficio da previ.
Há uns cinco anos atrás, comentei que deveríamos torcer para, pelo menos, a previ não sustar o pagamento dos nossos benefícios.
Pois bem. Quando disse isso, não me chamaram de gente.
Hoje, o Marcel está dizendo a mesma coisa, só que com as palavras dele, obviamente.
E aí não vão querer crucificar, trucidar o diretor de seguridade
também não?

Anônimo disse...

Acho que vão usar o BET como "moeda de troca", agora que o BB perdeu a boquinha do teto de contribuição.
Vão criar terror entre os associados para o BB conseguir alguma vantagem a mais na distribuição do superávit.
Podem apostar.

Claúdio

Medeiros disse...

Colega aposentadim anônimo,

O Marcel não está falando na suspensão dos benefícios, mas sim do BET, que é de caráter transitório.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Aposentadim;
De fato, não foi o Marcel, foi o Paulo Assunção.
Ele disse,o PA, conforme sua matéria aí acima, que apesar das crises, a previ vai continuar pagando os benefícios de aposentadoria.

Pois bem.
Quiz ele dizer que, futuramente, o pagamento dos benefícios de aposentadorias poderão ficar ficar condicionados as crises financeiras?

Medeiros disse...

Acho que o diretor Assunção não foi feliz. Realmente não tem como considerar o pagamento das obrigações básicas como uma boa notícia. E´ o que é, pura obrigação. E no caso dos pré 67, se a Previ não paga o BB tem que pagar.

Anônimo disse...

Medeiros,
Ninguém fala mais na instrução normativa da Receita Federal sobre o Imposto de Renda sobre 1/3 PREVI, nem a própria PREVI que prometeu notícias nem os Blogs.
Não está mais valendo a instrução ou vão nos enrolar?

JVasconcellos disse...

Dr. Medeiros

Diante de afirmações ,como esta do Tal de ASSUNÇÃO> Estamos muito bem representados, um Diretor que .não sabe das OBRIGAÇÕES que a INSTITUIÇÃO PREVI, foi fundada???????? Juntos contribuímos...para o fundo de Aposentadoria.........Quem mandou votar nestes caras da CUT.......agora não adianta chorar.......
JVasconcellos

Anônimo disse...

Gente, como falam abobrinhas nossos competentes diretores de Previ e Cassi.
E o pior é que ainda vão prestigiá-los.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Como capitalizarmos essas manifestações a nosso favor? Já tou com minha bandeira na rua...

Aposentadão

Goulart disse...

É Dr. Medeiros, estamos vendo pela TV o provo protestando, não somente pelo aumento das tarifas, mas pela falta de verbas que priorizem a Saúde, Educação, e Segurança, também. Somando a tudo isso, nós aposentados e pencionistas, tambem deveriamos protestar, pacificamente, claro, mas já tivemos uma experiencia bastante desastrosa, quando do (peladaço), sugerido pelo senhor, onde foram aproxidamente uns 13(treze) colegas. Acho que pelo menos os colegas que moram nas recondezas (do Rio de Janeiro), poderiam fazer este protesto contra os desmandos da Previ. Mas, parece que muitos estão acordando, e pelo menos assinando as Petiçoes e quem sabe devemos tomar mais consciencia de nossas atitudes. Desculpe o desabafo, pode publicar se o senhor quiser. Obrigado,
Tudo de bom para o colega, aqui aposentado de Cambé-PR.

Medeiros disse...

Sobre os protestos que estão ocorrendo eu sou solidário, mas não concordo com as violências nem com os excessos, como queima de ônibus em Porto Alegre. Vandalismo não.

Claro que tem gente infiltrada tentando desvirtuar o movimento de protesto.

Também com tanta carência no país fazer uma copa e estádios luxuosos é dose...

Anônimo disse...

Impressionante como se muda de lado na Previ. De repente até o BET é desvirtuado. Os diretores não querem que a gestão desastrosa deles seja analisada e jogam a culpa para cima de nós, pobres participantes. Esse discurso é antigo. Temos que entrar na onda de protestos e ir para a frente do BB e da Previ gritar por nossos direitos.

Anônimo disse...

Gosto de ler as suas análises, doutor Medeiros. São ponderadas e verdadeiras. Vou aguardas as próximas postagens.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, o povo está na rua. Vamos apoiar sem badernas. Vamos que vamos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente de irmos a frente da PREVI e do BB gritar, por nossos Direitos.AHHHHHHHHH, como eu queria ver essa manifestação que estão fazendo no Rio, São Paulo, Belo Horizonte pelos nossos direitos.
VAMOS PESSOAL, ACORDEM, POIS ESTAMOS PERDENDO TEMPO.

Anônimo disse...

Dr.
Será que o Brasil está imitando a Venezuela ou a Argentina?
Abraços

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Estava lendo alguns comentários aqui na internet sobre as legítimas manifestações que ora estão acontecendo em todo o Brasil. Despertou a minha atenção a declaração que peço licença para transcrevê-la abaixo:
“Ministro de Dilma diz que ainda não entendeu protestos pelo Brasil.
Após os protestos ocorridos na última semana e na segunda-feira (17), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho afirmou que antes de tudo é “preciso entender” o funcionamento dos novos protestos. “Não conseguimos entender o que está ocorrendo ainda. São novas formas de organização de mobilização que ainda não compreendemos”.
O ministro disse que as manifestações tradicionais são com carro de som e lideranças. “Conversei com alguns manifestantes. Eles não têm líderes e é difícil entender esse comportamento.
Na manhã desta terça-feira (18), Carvalho esteve presente na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, onde afirmou que o órgão não realizou investigação paralela à sindicância Casa Civil na atuação de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo”. Entendo que são sentimentos consensuais e espontâneos, que podem perfeitamente ser extravasados sem a menor necessidade de carros de som e lideranças. Pincei e achei interessante o que li num cartaz no portal UOL, cujos termos são: “Brasil alterou o seu status de deitando eternamente em berço esplendido para verás que um filho teu não foge à luta”.