SAIA DO SOFÁ E VENHA PARA AS RUAS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Caro colega aposentado e querida pensionista,

Não descarte esta postagem. Leia, comente, e , sobretudo, aja.

Não pense que esse movimento de protesto seja coisa só de jovens ou de baderneiros.  Não pense que essa onda de protestos nada tenha a ver conosco do Banco do Brasil.  Não pense que estamos fora desse cenário.

Não somos uma ilha isolada. Somos parte de um enorme arquipélago.

Portanto, não se acomode. Não fique no sofá assistindo TV ou lendo jornais. Saia para as ruas. Participe ou venha descobrir o que é que está acontecendo de verdade. Veja, observe, tire suas próprias conclusões. Veja se, de fato, tem algo de novo, se o Brasil mudou, se o povo perdeu a passividade.


Foi o que eu fiz e estou ainda costurando as impressões que colhi para analisar o contexto.

De uma coisa eu estou absolutamente convicto. E´ de que sem a nossa participação na parada, de aposentado e pensionista, de pessoas maduras, ao lado dos jovens, o movimento se enfraquece, pode se desvirtuar, quem sabe atinja apenas os seus objetivos inconfessados.

Não é porque somos melhores e mais sábios. E´ porque damos o necessário equilíbrio e mais respeito. Somos importantes, sim.

Já falei do que assisti nos protestos. Gente suspeita querendo tirar proveito político, gente infiltrada querendo descaracterizar o movimento, gente do governo querendo confundir a mídia. A passividade e a cumplicidade da polícia perante as depredações e o vandalismo. Falam que por trás de um contingente está o próprio Zé Dirceu, querendo desestabilizar a Dilma e trazer de volta o Lula, bem como estremecer o Judiciário e o Ministro Joaquim Barbosa. Falam que minorias sindicais ou políticas querem mamar no Governo. Tem de tudo. E eu vi realmente de tudo. Também me emocionei e assisti cenas de idealismo e de patriotismo.

Mas existe um lado muito positivo nas manifestações. E´ que demonstra que é possível a mobilização popular.  Finalmente o país acordou e sacudiu a acomodação perante a corrupção, a roubalheira, o desvio de recursos, a apropriação indébita, o enriquecimento ilícito, os escândalos impunes, como o do mensalão.  E foi para as ruas demonstrar o seu inconformismo. Protestar.

Temos que tirar uma lição desse fato. E´ de que não adianta reclamar pela internet, criticar nas conversas de café, é preciso mais. E´ indispensável levantar da poltrona ou do sofá, sair de trás do computador ou do telefone, e ir para as ruas, para a frente da PREVI, da CASSI ou do BB, levar as nossas reivindicações diretamente aos responsáveis pelos nossos destinos.

Ou vocês querem que um Dan Conrado continue nos desconsiderando e nos tratando com desdém ? Um Dida que não nos recebe e lida com os assuntos do funcionalismo e planos de carreira a portas fechadas ? Um exército de diretores desfrutando de benesses de aposentadoria mirabolantes na Previ às nossas custas ?  Uma apropriação indevida de nossos recursos pelo BB ?  Um alinhamento de benefícios assinado no papel que nunca mais se ouviu falar ? As pensionistas olvidadas em suas justas demandas ? Um BET cuja incorporação, prometida em campanha eleitoral, está agora se escoando pelo ralo ?

Colega aposentado e pensionista. Por favor, aproveite o momento. Saia do sofá e venha para as ruas. A realidade vai lhe surpreender e o mundo nunca mais será igual. O nosso país mudou. Lute também por seus direitos e por seu futuro. Essa é a lição do momento que estavos vivenciando, em minha opinião. Um momento realmente histórico. Aproveite. Protestar para melhorar.


40 comentários:

Anônimo disse...

Vamos pra rua, só assim eles, o Dan Conrado nos tratará com respeito, sempre tratou os funcionarios da mesma maneira que na Previ: com desdém, o Marcel que prometeu mundos e fundos para se eleger e foi contemplado com um cargo na VALE, COM SALARIO ACIMA DE 40.000,00; SERÁ PORISSO QUE ELE NÃO CUMPRE O QUE PROMETEU ???

Anônimo disse...

Achas mesmo Dr Medeiros que quem está nas ruas vai emprestar apoio a aposentados do BB? Corremos o risco de sermos linchados se ostentarmos bandeiras nos identificando como aposentados pela PREVI.

Pedro Borges disse...

Realmente não podemos ficar simplesmente no sofá, temos que participar, as mazelas que vemos no meio político chega às raias da indecência, só os eternos desinformados nada falam. A internet já está mostrando a sua força, pena que tantos colegas permaneçam distantes dela, parecem com medo de se modernizar. A política no Brasil satisfaz apenas aos interesses particulares e não há nenhum ideologia nos partidos, os manifestantes sabem disto. Vamos agir em nosso meio, multiplicar as nossas insatisfações, não apenas pelo interesse particular de cada um, mas pelo "nóis" do povo. Espero que os governos, municipais, estaduais e federal sintam a sacudida e se movam de verdade para o interesse coletivo, deixando de lado as lutas por eleição ou reeleição.

Anônimo disse...

Existem muitos motivos para que os idosos sejam tratados com dignidade; na questão de nossos direitos como o reajuste de nossas aposentadorias e a queda do fator previdenciário:
1- Não queremos ser um fardo para nossos filhos, na ativa trabalhamos prá isso.
2- Os avós, na maioria das vezes é quem paga as faculdades dos netos e quem cuida deles para que os pais possam trabalhar.
Pelo que se diz, os jovens devem estudar; ou isto se tornou inconveniente?
3- As heranças que as famílias recebem vêm de quem? (casa própria, bens advindos de muita luta e coisas parecidas). Muitos têm casa própria por causa de herança.
4- Pagar seus próprios tratamentos de saúde; pois o sistema de saúde que está aí, não
funciona. (Na Cassi não é todo médico que atende; ás vezes é preciso viajar para outra cidade, o que é oneroso).
5- Se os velhos voltarem a trabalhar; vão tomar vagas de jovens.
6- Etc. etc. etc...
Ou estão querendo que não exista velhos, e que devam morrer logo?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, help! A Bolsa despencando!

Jair Mário Bork disse...

Concordo plenamente com o anônimo das 10:10. Infelizmente, ainda carregamos o fardo da fama, junto à sociedade, de que somos privilegiados, e o pior, a grande maioria acha que quem paga nossa aposentadoria diferenciada é o governo, ou seja, o povo.
Temos também contra nós o fato de que são raríssimos os países que reajustam as aposentadorias em níveis acima da inflação, sob o argumento de que, por sermos inativos, não fazemos jus a ganhos de produtividade.
Concordo que devemos sair da poltrona e ir também para a rua, mas pedindo o fim da corrupção, mais segurança, educação e saúde, mas jamais pleiteando melhorias em nossa aposentadoria; essas melhorias deveremos buscar por outros canais.

Anônimo disse...

Dan Conrado esta fechado em copas,não se preocupa em prestar satisfação aos participantes.

WILSON LUIZ disse...

O império petista está apavorado. Semana passada, devido aos protestos nas ruas. a presidente foi a São Paulo se aconselhar com o ex-imperador Lula (nada de novo, aí), e também, pasmem, com o marqueteiro das campanhas do PT, será que ainda pretendem faturar, politicamente, os fatos? O PT parece estar copiando o comportamento da realeza, pouco antes da Revolução Francesa. Espero que o desfecho, aqui, seja o mesmo. apenas usando o voto como guilhotina. Aliás, o PT já apareceu em alguns protestos, com suas bandeiras, e foi sumariamente escorraçado.
Tudo isto está me parecendo o mesmo clima que possibilitou a eleição do Collor. Como sonhar não paga imposto, torço para que se viabilize a candidatura do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Caro Medeiros, acredito que, tão logo expurguem os baderneiros e bandidos infiltrados, todos iremos às ruas, afinal não temos mais condições físicas de correr da polícia ou inalar gás lacrimogênio.

Anônimo disse...

Perfeito Medeiros. Ontem fomos pela orla da praia contra a PEC 37 e terminamos nossa caminhada em frente à casa do Cabral no Leblon. Temos que ir para a rua sim. Ao colega que diz que se formos como aposentados da Previ seremos apedrejados eu digo: vá como brasilleiro se realmente teme isto. Não está escrito na sua testa que é aposentado da PREVI. O seu cartaz poderia simplesmente dizer: Sindicalistas, fora das estatais! ou talvez: Aposentado sim, morto não! O importante é que se vá a rua, para mudar isto tudo que aí está. Vamos lutar junto à classe médica. Vamos lutar contra a PEC 37. Em todas essas lutas estaremos lutando por nós.

grande abraço

claudia do rio

Medeiros disse...

Bolsa caindo ? Oba, está bom para comprar. Acho que o suporte é nos 45.000 mas pode ir até 42.000. No segundo semestre melhora.

Anônimo disse...

Peraí, Medeiros. Dias atrás você declarou que era esperada a queda da bolsa, e que o nível chegaria até os 50.000, depois reagiria. Agora o suporte é 45.000 podendo ir até 42.000? Assim é fácil fazer previsões. Para mim, isso é chutômetro.

Anônimo disse...


Dr
Até sexta- feira dia 21 as reservas internacionais haviam caído pelo quarto dia consecutivo. Os capitais estão indo para os Estados Unidos e a bolsa em consequência caindo.
Abraços


Anônimo disse...

Alo Bernardo? Diga-me em que esquina de POA você estará na passeata que irei encontra-lo.Vc é o primeiro a cair fora para as praias.

Anônimo disse...

Pergunto: Alguem fez algum cartaz ou escreveu algum texto sobre os aposentados e pensionistas da PREVI? Se puder colocar , estarei colocando e garanto que muita gente vai compartilhar

Medeiros disse...

Anônimo infiltrado das 16,21

Olha onde eu estou, bem defronte ao Banco do Brasil, Agência Uruguai. Agora mostra a tua cara, sai do anonimato e vem para as ruas me encontrar.

Quanto à bolsa as previsões são dinâmicas, de acordo com o cenário, colega.

Essas reações já são sinais de que os protestos estão mudando o país e incomodando aqueles que se beneficiavam dessa inércia.

Anônimo disse...

Medeiros,
Sugiro que cada um de nós proteste nas ruas pedindo melhorias na qualidade de vida e uma forma de fugir do endividamento bancário.
Sugiro a seguinte faixa:"CORREÇÃO DA DEFASAGEM DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA JÁ"
A defasagem ultrapassa os 50% e sua correção iria aliviar toda a classe média, permitindo assim a fuga dos empréstimos e um consumo mais consciente.
Abraços.

Anônimo disse...

Viva dr. Medeiros,

Eles estão ficando desesperados. Pau neles. Começam a querer provocar. São os baderneiros do blog. Se cuidem ! Bravos. Estamos contigo.

Anônimo disse...

Esse post tem que ser distribuido na internet. Está sensacional. Parabéns dr. Medeiros. Voce é o cara. Estamos contigo sim. Conte conosco. Vamos junto. Vamos que vamos.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
É por aí, colega Medeiros.Temos que tirar a bunda do sofá e ir para as ruas. Com catazes contra as mazelas que enfraquecem a nossa Previ..

Anônimo disse...



Colegas, passem as reinvindicaoes para o Anonymus (Facebook).
Viraliza na hora!!!

Anônimo disse...

Pô..., colega das 10:10h, entenda bem todo o contexto das afirmações do Medeiros!

Ninguém tá propondo ir prá ruas defender apenas aposentados do banco, é muito mais do que isso, é protestar contra todas essas m... que estamos vendo em nosso País.

É gritar contra maus serviços públicos, impostos demais e mal aplicados, saúde ruim, educação péssima, dificuldade de se transportar nas grandes e médias cidades, etc, etc, etc...., quer mais? Teria mais uma penca prá te dizer.

O que você falou não acrescenta e nem ajuda nada à nossa causa, ao contrário, ajuda sim, quem tá nos engolindo com tempero ou sem tempero, pois engole e depois nos vomita no cemitério.

Por favor, colega, ajude aí, né...!

Anônimo disse...

Colegas do Nordeste,

Quem vai sair com cartaz que acuse o Sr. senador José Pimentel de traidor dos aposentados da Previ e planos de Instituições Federais?

Anônimo disse...

Dr.
As ações da Vale (Vale5) fecharam a R$ 26,89 muito barata em relação a suas concorrentes no exterior cfe. uma analista da Concórdia Corretora já que seu preço alvo para o final do ano é de R$ 53,46.
Abraços.

Anônimo disse...

Trem bala: 1 bilhão gasto só em projeto; segundo declarações de José Serra na TV cultura.
Ai, ai, ai, superávit 2012...

Anônimo disse...

Ilustre Dr. MEDEIROS:


Pobre PREVI! Recusa-se a ver o que se passa nas "Manifestações nas Ruas"! A "cegueira" de seu "site" é a mesma demonstrada pelos reis franceses MARIA ANTONIETA e LUÍS XVI!

JOSÉ AFONSO SOBRINHO - Natal - (RN), 25 de junho de 2013


Anônimo disse...

Dr.
Notícia de ontem na Folha de S.Paulo: ...foram arrecadados R$ 3 bilhões com impostos sobre o lucro do BB Seguridade com o IPO (oferta pública inicial de ações) de 11,5 bilhões, a maior operação do tipo realizada no mundo neste ano.
Abraços

Anônimo disse...

Quanto a Previ comprou nesse IPO do BB Seguridade? Alguem sabe?
Ações em baixa. Comprem ações X.

Anônimo disse...

Sr. Doutor Medeiros,

O senhor estava a setenta metros da AAFBBRS?

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, sempre com visão à frente , foi pioneiro nas manifestações de rua em favor dos aposentados da Previ,com o Peladaço, agora fez seu cartaz e foi novamente para frente do BB,fazer sua participação neste grande grito de descontentamento nacional, sem dúvida, temos que ir para ruas mostrar também a nossa dor, pelas injustiças e descasos causados pelos nossos dirigentes da Previ,que se vendem pelas benesses dos cargos, não se importando com as suas funções verdadeiras que seriam a defesa dos interesses dos associados.

Medeiros disse...

Colega anônimo e infiltrado insistente das 13,58 hrs.

Respondendo sua pergunta: NÃO, não estava. Na realidade estava a trinta metros da porta do BB e a vinte metros da porta da Prefeitura.

Satisfeito ?

Você, quem sabe, não estava entre os baderneiros da Cidade Baixa ?

E´ bem possível.

Anônimo disse...

Sr. Doutor Medeiros,

Sempre meus respeitos! 13:58.

Não sou o mesmo infiltrado 16:21.
Escrevi que o Sr. estava próximo a AAFBBRS para informar os colegas que não conhecem POA-RS.
Por favor tenha mais calma.
E também não me compare com qualquer "acusador", pois leio diariamente seu blog, pelo qual tenho notícias da Previ.

Assina: Septuagenário Triste.

Não me identifico por já ter sido vítima de perseguições terríveis, com enormes prejuízos para minha vida e minha família, em passado muito recente.

fernando disse...

Dr, Medeiros, acho q todas as ações -caminhadas protestos,como a que meu filho participou em Porto Alegre,ontem, deve se restringir ao primeiro momento na concentração e uma caminhada curta. Como ontem, no momento em que os baderneiros começaram, a maioria dos manifestantes verdadeiros, deram o fora.

Anônimo disse...

COLEGAS, NUNCA VI TANTA VERDADE EM POUCAS LINHAS.


À moda antiga
25 de junho de 2013

DORA KRAMER - O Estado de S.Paulo


A presidente Dilma Rousseff convocou uma grande reunião com governadores e prefeitos e propôs a discussão de "cinco pactos" que poderiam ser vistos como itens de uma boa carta de intenções caso as soluções não estivessem nas mãos de um grupo que há dez anos ocupa o poder.

O que se viu foi a tentativa de tratar um problema novo à moda antiga, com a enferrujada ferramenta do gesto de impacto.

A presidente voltou a condenar a violência e prometeu mudanças. Teria dito o óbvio não fosse a esquisitice de ignorar que a preservação da responsabilidade fiscal e o controle da inflação são tarefas das quais seu governo se descuidou.

Governo este que teria de ter cumprido a tarefa de conduzir um esforço nacional pela garantia de serviços decentes na saúde, educação e transportes coletivos. No lugar disso, o discurso antes de falarem as ruas era o de que estava tudo uma maravilha no País cujo sucesso o autorizava a dar lições de gestão mundo afora.

Quanto à reforma política, foi a presidente Dilma Rousseff em pessoa quem avisou logo no início de seu mandato que deixaria de lado toda e qualquer reforma. Agora propõe um plebiscito que por ora tem jeito de factoide: assume o papel de protagonista do debate com vistas a deixar as questões de gestão governamental em segundo plano.

Dilma suscitou mais dúvidas que ofereceu respostas. Muito provavelmente porque não houvesse mesmo nada de diferente a dizer, dado o susto que assolou a nação em geral e talvez de modo especial a presidente, que uma semana antes reagia a vaias com jeito de poucos amigos e atribuía as críticas à intolerância vazia dos militantes do mau agouro.

O buraco, como se viu, é mais profundo e requer algo além de oratória veemente e atos que no passado impressionavam, mas hoje perderam a credibilidade.

Notadamente devido à discrepância entre os fatos e suas versões. Tome-se como exemplo o PAC, a salvação da lavoura a respeito da qual não se tem boas notícias.

O governo queimou capital de confiabilidade fiando-se na sustentação dos índices de popularidade. Agora vai precisar produzir resultados para recuperar o patrimônio.

Dilma dá ênfase ao combate à corrupção, promete mais investimentos e eficiência. Não explicou como vai conjugar essa boa intenção com a companhia de figuras emblemáticas no quesito descompostura nem com o gigantismo da máquina, com a existência de 39 ministérios, muitos deles meras sinecuras para sustentar um modelo esfarrapado de coalizão.

Pregar transparência tendo recentemente ordenado que os gastos com viagens presidenciais fossem considerados sigilosos não ajuda a tecer uma rede de confiabilidade na palavra presidencial.

Na semana passada soou desafinada também a alegação de que não há dinheiro público nos estádios de futebol depois de o governo passar seis anos faturando politicamente a paternidade da Copa do Mundo.

A inconsistência ronda a proposta dos pactos para melhoria dos serviços públicos. Quais os termos do "contrato", quem abrirá mão do quê? O governo federal quer repartir os danos com governadores e prefeitos, pretendendo receber deles apoio político. Já os chefes de executivos estaduais e municipais querem da União mais dinheiro.

Mas, se o Planalto avisa que não tem margem para repartir receitas, fica difícil vislumbrar condições objetivas em torno das quais seria construído um entendimento para atender a gama de demandas.

Como não se enfrenta isso com passes de mágica e o palavrório cansou, convém aguardar para ver se o plano visa a aplacar os protestos ou se ficou bem entendido que as pessoas exigem que o poder público dê soluções concretas aos problemas.


Elias disse...

Nobre Medeiros,

Quantos Colegas, parece, passaram por lavagem cerebral. Afirmação tipo a Sociedade nos tem ainda como "marajás" ou outra parecida, demostra isso. A verdade é que ficamos tímidos, acovardados ou envergonhados e sem coragem de mostrar NOSSA REAL SITUAÇÃO. Que tal copiar àquele exemplo de alguns anos atrás, quando fizemos a FEIRA DA MISÉRIA?

Medeiros disse...

CAIU A PEC 37

Prova de que a mobilização adianta é que o Congresso acaba de derrubar a PEC 37, por 400 x 8 votos. Estamos todos de parabéns.

Anônimo disse...

A derrubada da famigerada PEC 37 é a queda da nossa bastilha. É só o começo!

Anônimo disse...

Só 8 votos a favor da PEC 37, então porque ela estava na iminência de ser aprovada? Cambada de farsantes. Isto é que são estes congressitas de plantão. A hora deles vai chegar, ou melhor, está chegando!

Aposentado disse...

Dr. Medeiros, e nossos salarios como ficam?Temos que nos unir e irmos atras das PROMESSAS FEITAS e NÃO CUMPRIDAS Ninguem fala nada.
Acorda pessoal, vamos nos mexer.Muitos de nós e pensionistas passando necessidades

Anônimo disse...

Penso que temos que aproveitar essa movimentação das ruas e irmos prá porta da PREVI, é o único meio de fazer ouvir nosso grito.

Anônimo disse...

PELO AMOR DE DEUS FAÇAM CARTAZES FALANDO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI
ESTAMOS CANSADOS DE ENGANAÇÃO
PROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS,
NÃO AGUENTAMOS MAIS.