MILAGRE DO PAPA FRANCISCO

terça-feira, 23 de julho de 2013

O Papa chegou ao Brasil e já fez o primeiro milagre.  A Bolsa subiu. Alcançou 48.500.  Boa notícia para nós, dependentes do BET.  Esperanças de continuidade se renovam.

Existem dúvidas no ar, certamente. Sombras negras no horizonte.  O PIB diminuiu e a inflação subiu. Algumas empresas estão com seu desempenho afetado por problemas conjunturais.

Mas o segundo semestre traz melhorias na economia que se refletirão na bolsa, com ações que estão com preço baixo e promessas de valorização.

Sou otimista, como sempre. Aguardo um Ibovespa no final do ano em torno de 60.000.  Antes disso haverão flutuações, nstabilidade, ganhos e perdas.  Há que ter nervos de aço.


Infelizmente a transparência dos números da Previ deixa a desejar.  A Revista da Previ é cada vez menos informativa e cada vez mais crítica dos participantes do seu fundo de pensão, como na matéria sobre as ações judiciais.

Essa postura da diretoria da Previ pode terminar custando caro para ela pois deve gerar reações antes amortecidas, pode estimular protestos nas ruas e manifestações na imprensa.

Ninguém pode ser cerceado de seu sagrado direito de recorrer ao Judiciário na defesa de seus interesses jurídicos, se achar que está sendo prejudicado.

Lembro do meu tempo no Banco do Brasil, na Superintendência do Rio Grande do Sul, em 1985, quando dois colegas se aposentaram.  Um entrou com uma ação trabalhista contra o BB e o outro não por achar que poderia quebrar o Banco. Na época o BB espalhou o boato de que o enorme passivo trabalhista que estava se formando ia quebrar o banco. Os anos passaram, estamos em 2013, ambos doentes e velhos, o primeiro desfruta de situação estável e feliz e o segundo atravessando péssima situação financeira veio me pedir o socorro de um empréstimo. Tinha um grande arrependimento na vida e sua família o culpava por isso, o de não ter ajuizado a ação trabalhista contra o BB. Tudo teria sido diferente em sua vida. Morreu amargurado há poucos dias.

O Papa Francisco está no Rio de Janeiro.  Deve passar na frente da Palácio Mourisco, sede da Previ. Espero sinceramente que a sua presença ilumine a diretoria de nosso fundo de pensão, fazendo com que a mesma avalie seus atos e se volte para os objetivos reais de sua atuação, que é gerir a Previ com eficiência para que nossas aposentadorias e pensões sejam pagas corretamente, nos valores certos, e de maneira permanente. E não para criar tetos absurdos de quarenta mil reais para os diretores do BB.

E é bom que essa iluminação aconteça logo, porque existem situações, como o AERUS, que, infelizmente, nem milagre mais salva, porque despertaram para o protesto tarde demais.

Papa Francisco benvindo ao Brasil.  Seu único pecado - se é que pode se dizer assim - é ser argentino. Mas de onde vem tanto humildade ?




18 comentários:

Anônimo disse...

Dizem de há muito que Deus é brasileiro. Assim, inobstante o Papa ser argentino, não podemos esquecer que o chefe dele é um brasileiro.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Já reparou que "papa francisco" tem 13 letras? Que ele tomou posse no dia 13.03.2013 (1+3+0+3+2+0+1+3 = 13), exatos 13 dias após a renúncia do bento 16. Tem 76 anos (7+6=13); será que o zagalo sabe?

Anônimo disse...

Surreal, a Previ se sensibilizar com o Papa dos católicos.

Medeiros disse...

Os argentinos brincam de que a Inglaterra tomou conta das Malvinas mas a Argentina ficou com o Vaticano.

Outro boato , porém maldoso. Um Papa Argentino ? E´ o fim do mundo.

O próprio Papa falou que seus colegas foram trazer um Papa lá do fim do mundo.

Anônimo disse...

DR. Medeiros, se o Papa Francisco vai passar em frente ao Mourisco nada melhor que nesse dia se faça um protesto em frente a Previ, seria amplamente divulgado na mídia e algum politico poderia abraçar as nossas causas.

Medeiros disse...

Nesse quadro pessimista que ultimamente anda grassando em nosso mundinho, acho que um pouco de fé não faz mal a ninguém. Milagres acontecem. Queremos o melhor. Sai depressão !

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Ainda bem que o senhor tocou no assunto e na ferida. Eu achei a revista |Previ de um enorme mau gosto. Os fundos privados até podem fazer esse terrorismo, mas os estatais não. E´ o fim da picada.

Anônimo disse...

Essa sua postagem como sempre é feita com elegância, mas diz muito. Poucos tem o seu tirocínio e a visão de conjunto do cenário. Parabéns dr. Medeiros.

Anônimo disse...

E a bolsa hoje continua subindo. O senhor previu dr. Medeiros. Só não ganha dinheiro com o seu blog quem não quer ou não tem para aplicar. Obrigado pela dica quando a bolsa estava em 45.000.

Pedro Borges disse...

Não sou pessimista, mas temos que ficar de olhos acesos, um no gato outro no rato. Os últimos governos viveram bons tempos com a economia mundial, não aproveitaram bem e agora enfrentam as consequências, pior é que o povo quem acaba pagando as contas.

Anônimo disse...

Dr . Medeiros, custei a entender ,ontem, todas as autoridades do Governo indo em direção ao PAPA,e Presidente Dilma, apresentando um a um. Seria um pedido de remissão dos pecados ?

Anônimo disse...

Olhem colegas o importante da postagem do Medeiros não é o Papa mas a última revista da Previ. Por favor !

Barreto disse...

acho interessante a PREVI criticar os aposentados que entram com ações reividicando seus direitos;
2. se nossos benefícios fossem corrigidos adequadamente, pessoal não entraria com ações;
3. agora pergunto: doar para o Banco(res.26) bilhões e bilhões, pode!!!!!!!!

an tonio barreto

Anônimo disse...

Na verdade a Previ deveria ter vergonha de postar na revista que as ações prejudicam o Plano 1, se eles próprios não cumprem o que manda a PREVIC E SE APROPRIAM DOS 50% DOS SUPERAVITS, COMO É QUE TEM A OUSADIA DE DIZER QUE NÃO PODEMOS ENTRAR COM AÇÃO PARA TENTAR REPARAR NOSSOS DIREITOS ATINGIDOS.

Anônimo disse...

Alguem poderia ficar ai na frente do Mourisco com uma maquina fotografica para fotografar o Papa , pedindo um benção para retirar o Satanás desse diretoria?

Anônimo disse...

Colegas,

Previ , de hoje, = VERGONHA!
BB, de hoje, ...............

Anônimo disse...

Na Revista Previ nº 172, pág.27, ao finalizarem o "convite à reflexão" enganam-se na previsão que o Plano 1 se extinguirá entre algum ano de 2080 e 2090, pois:

1)-Se agora em 2013 o PB1 está pagando 90 mil benefícios para seus assistidos, com mais de 40 anos de idade, (sendo 20 mil pensões de apenas 60% do valor dos benefício!)e ainda tem 37 mil na ativa, com 40 a 59 anos de idade que logo se aposentarão, logo:

2)-Em 2020 (daqui a 7 anos terá menos 7 mil participantes) pagará benefícios para seus 111 mil participantes, TODOS ASSISTIDOS e com mais de 50 anos de idade, (aposentados e pensionistas) assim:

3)- Em 2060 (daqui a 47 anos!)serão quantas pensionistas ? (recebendo, ainda, só 60% do valor em benefícios?). De aposentados do BB seremos POUCOS ,pouquíssimas centenas, então com 90 anos de idade!!!

QUEM SE HABILITARÁ A EXTINGUIR NOSSO PLANO 1 SERÃO NOSSAS PENSIONISTAS...muito antes de 2090 ou 2080 como prevê os atuários da PREVI.

Anônimo disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações cordiais.

Comentário das 17:17 h: claro que não, colega!
Ali, houve a recepção a um chefe de Estado, não a um sacerdote, embora o Papa Francisco, também, o seja.
Protocolo e cortesia, somente.

Grato Doutor Medeiros e PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

"Ora, o que se espera dos administradores é que eles sejam dignos de confiança"
2 Coríntios 4,2.