NÃO DEIXEM QUE LHES ROUBEM A ESPERANÇA

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Essa frase do Papa Francisco aos jovens do congresso mundial do Rio de Janeiro, ontem, causou forte impacto.

Essa conclamação serve para os idosos também.  Serve para nós, aposentados e pensionistas. Por que não ?

O que se nota ultimamente nos grupos da internet do nosso mundinho do BB é uma onda de pessimismo sem tamanho.  Só notícias ruins, só comentários negativos, só amarguras, só reflexões assustadoras, só pensamentos ruins.

Mas será que não temos uma luz de esperança no fim do túnel ?

E´ proibido acenar com sonhos promissores, com vislumbres de dias mais felizes, com expectativas de melhorias em nossos benefícios e em nossas entidades.  Quem faz isso é chamado, no mínimo, de mercador de ilusões ou de alienado.

Gente, não deixem que lhes roubem a esperança.

Olhem o que aconteceu com o Galo Mineiro, com o Atlético.  Esteve sempre ameaçado de deixar escapar a Libertadores.  Parecia quase impossível virar o jogo.  Os minutos se escoando, o final se aproximando, e o gol salvador não saía.  Alguns já tinham perdido a esperança e saíam do estádio. Mas na última hora o gol veio, a taça foi conquistada, o sorriso e a alegria estamparam a fisionomia dos torcedores.  O time da Isa Musa venceu com o desacreditado Ronaldinho Gaucho e com o Vitor, alijado da seleção.

Gente, não deixem que lhes roubem a esperança.  Mas também façam a sua parte.  Lutem. Resistam. Façam acontecer.  Milagres acontecem, mas é preciso a nossa participação.


Se bem que aquele tropeço do centro avante do Olimpia, sozinho, na frente do gol, pode ter tido a mão do Papa Francisco.  Ele foi derrubado por algo invisível.  Ninguém me convence o contrário.

Pois, então, caros aposentados e pensionistas, não deixem que lhes roubem a esperança. Ela é mesmo a última que morre.






36 comentários:

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

O resultado dessa reunião, agora no início de agosto, entre as associações filiadas a Faabb lá em Xerém poderá se transformar num divisor de águas entre a frustração e o pessimismo que, reconheço, hoje imperam no seio dos associados do “PB-1”, e a renovação da esperança em dias melhores ainda neste ano de 2013. Imagino que a Federação irá convidar os diretores e conselheiros eleitos por nós para, digamos, uma espécie de prestação de contas dos mandatos que lhe foram outorgados. Com certeza não faltarão bons debatedores para que se esclareçam, de uma vez por todas, algumas situações que se encontram ainda estagnadas, como é o caso da fixação, por parte da Previc, de um teto de contribuição e aposentadoria para os diretores estatutários. Sobre o assunto vale registrar que a Previ tem até 10.08.13 para implantar o que foi determinado pelo referido órgão fiscalizador.

Anônimo disse...

Pessoal, chega de Papa, tá? Navego na internet, e só se fala no Papa. Assisto os noticiários da tv, e só se fala no Papa. Abro o jornal, de manhã, e só se fala no Papa. Tudo bem, Ele é uma sumidade, a maior autoridade católica, enfim, uma santidade. Mas agora, entrar no Blog do Medeiros, e só se falar no Papa, aí já é demais. Tenham dó.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Acho importante falar do Papa sim.Além da sua importância para o mundo todo como autoridade toca a todos nós o seu apelo para que os idosos sejam respeitados e não descartados.Apesar de ter vindo para a Jornada Mundial de Jovens ele intercedeu também pelos idosos para que não sejam excluídos.Tem gente que só quer saber quando vai sair o Superavit, quando a Previ vai melhorar os benefícios.Talvez seja quando a Previ, o Judiciário e os Legisladores seguirem o apelo do Papa e respeitarem os idosos por tudo que já fizeram.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros.

Temos que elogiar o Papa sim. Principalmente por suas palavras de apoio ao idoso, que está sendo colocado em segundo plano pelo judiciário e governo. Quanto ao Galo Mineiro, também havia comentado ontem com minha familia que houve uma mão divina no lance que o atacante do Olímpia caiu na hora do chute de misericórdia.

Gaspari disse...

Dr. Medeiros,

Muito se comenta sobre a Ação RMI no tocante ao seu cálculo que na maioria dos casos poderá ser até menor que o calculado à época da aposentadoria. Este aspecto, por sinal, foi tratado na mais recente Revista Previ, de junho/13.

A revista PREVI citada é encontrada nesse link abaixo do site da PREVI, vide paginas 25 a 30.

http://www.previ.com.br/noticias/boletins/revista_201306_172/

Solicito ao Dr. Medeiros que analise a possibilidade de colocar esta matéria em discussão, na reunião da FAABB.

A propósito, permito-me transcrever parte das considerações do Dr. Marchetti, advogado de São Paulo, a respeito do assunto:

"O que percebemos pela leitura da matéria da revista em referência é que a PREVI faz duras críticas aos participantes que estão ajuizando ações visando a revisão dos benefícios, sob o fundamento de que o dinheiro que ela utiliza para efetuar o pagamento das demandas judiciais acaba refletindo nos benefícios/contribuições de todos os participantes/beneficiários que ingressaram ou não com ações.

Pois bem. Se a PREVI reclama que está arcando com milhões para pagar as ações judiciais é porque os requerentes, talvez, tenham mesmo razão.

Quanto a hipótese levantada a respeito do cálculo final com base no estatuto de 1967 ser menor ao que o participante/beneficiário recebe, esta é uma das teses de defesa que a PREVI e do Banco do Brasil têm utilizado para intimidar o demandante. No entanto, notem que eles levantam essa hipótese, mas não citam um único caso onde o benefício pleiteado na justiça foi inferior ao calculado com base no estatuto de 1997. Ora, se a remuneração dos benefícios está acima do efetivamente devido, porquê, então, não houve a retificação de todos até o presente momento?

Em relação aos casos em execução em Brasília (TRT/10ª Região) já existem processos sobre a mesma matéria, em fase final de execução, onde não houve prejuízo ao participante/beneficiário, muito pelo contrário.

Que Deus nos ajude.

Abraços a todos !!!

Carlos Gaspari
Aposentado - São Paulo (SP)

Anônimo disse...

O problema é que a PREVI de longa data passou a ser considerada pelo Governo Federal como subsidiária do Tesouro Nacional. Quando deixarem de trata-la desta forma, então seremos os primeiros a aplaudir. A abordagem realizada pela PREVI sobre judicialização na última revista simplesmente joga no nosso colo a responsabilidade pelos seus erros. Aí o carinha fica doido da vida e tem que reclamar. Ou vamos fazer papel de bobos com quem dilapida nosso patrimônio?

Anônimo disse...

Ref.a ação RMI se a Previ está reclamando é porque os benefícios estão sendo aumentados.Quanto aos milhões que as ações estão custando a Previ poderia reduzir esse gasto se pagasse as diferenças diretamente aos aposentados sem necessidade de ação judicial pois no Judiciário o valor fica maior.Mas, querer que ninguem cobre o seu direito para não prejudicar a pobre Previ não dá.Na verdade deveriam ser cobrados os responsáveis pelas alterações do PlanoI

Anônimo disse...

Ao dirigir-se às autoridades, exclamou: "Queria lançar um apelo a todos que possuem mais recursos, as autoridades públicas: não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário. Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades do mundo. Não é a cultura do egoísmo aquela que constrói um mundo mais habitável, mas sim a cultura da solidariedade".

Em seguida, pediu aos jovens que não desanimassem na luta contra a corrupção: "Vocês, queridos jovens, possuem uma sensibilidade especial diante das injustiças. Muitas vezes se desiludem contra a corrupção, contra o fato de alguns usarem privilégios para se beneficiar. Repito: nunca desanime. Não percam a confiança. Não deixem que se apague a esperança. O homem pode mudar. Procurem praticar o bem. A igreja está ao seu lado".

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Dentre as associações representativas de aposentados, a que mais tem a obrigação de participar desses encontros para nos defender é a ANABB. Por isso acho esquisito não terem convidado aquela poderosa entidade que muito deve aos aposentados.

Anônimo disse...

O que pode acabar com o patrimônio da PREVI, são decisões fora de escopo, como a tal RENDA CERTA e as aposentadorias milionárias dos altos executivos do BB.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, tal qual um bruxo, suas boas profecias rumam para serem cumpridas, pois a bolsa já beira os cinquenta e se encaminha para os sessenta.Ainda falta muito, mas chegaremos lá, com a benção do Papa.

Anônimo disse...

Penso que falar do Papa nesta hora,e aqui no blog também, é oportuno sim, ele tem mensagem importante para esse pessoal lá de cima, de cima na PREVI, no banco e no governo. Se eles estão ouvindo e prestando atenção é outra história.

Interessa, e muito, que nós também ouçamos as mensagens.

Ele disse, ontem ou hoje não sei mais, lá no complexo do Alemão, e muito claramente, referindo-se aos jovens e idosos: "não permitam que vocês sejam excluídos".

Ora, isso é uma defesa e tanto para nossa classe de pessoas idosas e tão excluídas, e tão injustiçadas nesse País.

É uma exortação que ele faz para que partamos para a defesa dos nossos direitos e de nossa dignidade.
Lydio

Anônimo disse...

Medeiros, juro prá você que, quando vi o escorregão daquele jogador o Olímpia, pensei cá comigo: "Eh!..., o Atlético vai ser campeão". Aconteceram lances incríveis nos jogos anteriores que mostram claramente a existência de um imponderável nessa história toda. Parece que estava fadado a ser campeão.

Digo isso para que nós também tenhamos esperança e fé em que algo fora do comum pode acontecer em nossa luta. Quem sabe, né...!?
Lydio

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

O dia dos avós é uma data comemorativa dedicada aos avós. No Brasil comemora em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Medeiros disse...

Parabéns às avós pelo seu dia, hoje festejado. As avós são importantes, mães ao quadrado. Tenho grande respeito e carinho por elas. Afinal durmo com uma avó todas as noites. E hoje é também a data do aniversário de minha querida neta Luíza, 16 aninhos. Parabéns. Além disso, é a data de Santana padroeira da minha Uruguaiana. Caicó está em festa hoje, terra de meu avô, no Rio Grande do Norte.

Anônimo disse...

Buenas.
Não reconhecer que a visita do Papa Francisco ao nosso país é um marco na nossa história e digna de todas as atenções, é no mínimo uma atitude alienada.
Xô arauto da sinistrose.
Bem vindo otimistas, pois pensamento positivo é essencial.
Abraço
Rovere

Anônimo disse...

Se a justiça é a nossa única esperança; então estamos fritos!
Onde está a justiça imparcial?
Justiça só existe prá proteger o governo.
Haja visto a dificudade para alguém doente se aposentar, ou mesmo prá corrigir as defasagens dos salários dos aposentados.
O povo só leva chumbo.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O sr. teria alguma posição/informação a respeito do assunto tratado pelo colega Carlos Gaspari em 25.7 - 14:17

E o "Dr" Marcel não poderia ser chamado a esclarecer o assunto ?

Qual é a posição da AFABB-RS ?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, fale de Sua Santidade, o Papa Francisco, sim.
Sua vinda ao Brasil, neste momento em que a população sai em massa às ruas contra tantas injustiças, desigualdades e corrupção no Brasil, nos alertando para não deixarmos de lutar pelos nossos direitos, para não perdermos a esperança; significa um alerta para os jovens e idosos. O significado das suas palavras, é um farol para todos nós brasileiros.

Medeiros disse...

Tenho uma posição, sim, e discordo totalmente da matéria da revista Previ sobre o assunto. Existem casos concretos de execução onde houve recebimento de valores pelos autores. Depois postarei uma matéria sobre o assunto no blog, quando voltar da reunião da FAABB no Rio.

Anônimo disse...

Não teria como colocar um link de um site criado onde a pessoa poderia fazer a simulação para ver se teria dinheiro a receber, ou seja se aumentaria ou diminuiria, em qual circunstancia poderia diminuir, já que são numeros não seria tão dificil fazer esta simulação.

WILSON LUIZ disse...

Tenho um grande amigo, muito competente, na última agência que administrei, ele era meu braço direito. Atualmente, ele trabalha na PREVI.
Falo sempre com ele, em busca de novidades. Em conversas anteriores, ele sempre dizia que a atual diretoria era a mais fechada que já vira, muito mais que as anteriores, não vazava nada das decisões tomadas em gabinetes fechados. Todavia, em nossa última conversa, falou-me que começam a aparecer "boatos" pelos corredores da PREVI, tipo "incorporação do BET é impossível", "o fim do BET é inevitavel", “talvea a contribuição tenha que ser retomada, se ocorrer déficit no PB1”. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
Na minha modesta opinião, devemos ir nos preparando para o pior, ou seja, o fim do BET de 13% , talvez já em janeiro/2014 ou, janeiro/2015 com certeza; também pode ocorrer o retorno da contribuição de 4,8%, caso ocorra déficit atuarial.
Antes que escrevam que estou “misturando estação”, sei que o BET é 20% e que a contribuição, antes de ser suspensa, era 8%. Agora, o raciocínio para adaptação de nosso orçamento, é que em janeiro teremos a renda reduzida em 13%, já que haverá o reajuste anual de mais ou menos 7%, nosso orçamento está se adaptando à redução destes 7% mes a mes, “comidos" pela inflação.
Quanto ao eventual retorno da contribuição, seria de 4,8%, já que na distribuição do superávit em 2005/2006, os restantes 3,2% foram reduzidos de forma permanente.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Por que os advogados que estão cuidando de nossas ações contra a Previ não pressionam a justiça/juízes para dar celeridade aos desfechos?

Os advogados podem fazer isso?

Obrigado.

Anônimo disse...

Parabens e obrigada Paulo Beno Goellner


Na revista Veja, na carta dos leitores, a sua mensagem é concisa, direta e verdadeira.
Tomara que todos a leiam.

abraços

Claudia do rio

Anônimo disse...

Não sou católico, mas observo que o Papa Francisco, sem atacar nenhuma outra religião, está tentando fortalecer a igreja da qual é o supremo comandante, algo tão legítimo quanto a nossa luta. Porque será que algumas pessoas insistem no incentivo à intolerância humana, usando crenças religiosas como fator motivacional?
Os católicos estão vivendo seu momento de graça e louvor e isso deve ser respeitado.

Cláudio

eudes disse...

Acompanho alguns blogs desde a distribuição do primeiro Bet. Todo ano existe um clima de terrorismo. Ao final tudo fica azul. Serå que este ano, também nâo ficará? Ufa, São 11 meses e 20 dias de sufoco. Desde 2001, Acho.

Anônimo disse...

Entrevista da Dilmona à Folha.

A senhora teve uma queda grande nas pesquisas.

Não comento pesquisa. Nem quando sobe nem quando desce [puxa a pálpebra inferior com o dedo]. Eu presto atenção. E sei perfeitamente que tudo o que sobe desce, e tudo o que desce sobe.

Mas isso fez ressurgir o movimento "Volta, Lula" em 2014.

Querida, olha, vou te falar uma coisa: eu e o Lula somos indissociáveis. Então esse tipo de coisa, entre nós, não gruda, não cola. Agora, falar volta Lula e tal... Eu acho que o Lula não vai voltar porque ele não foi. Ele não saiu. Ele disse outro dia: "Vou morrer fazendo política. Podem fazer o que quiser. Vou estar velhinho e fazendo política".

Para a Presidência ele não volta nunca mais?

Isso eu não sei, querida. Isso eu não sei.

Ao menos não em 2014.

Esses problemas de sucessão, eu não discuto. Quem não é presidente é que tem que ficar discutindo isso. Agora, eu sou presidente, vou discutir? Eu, não.

Mas o Lula lançou a senhora.

Ele pode lançar, uai.

O fato de usarem o Lula para criticá-la não a incomoda?

Querida, não me incomoda nem um pouquinho. Eu tenho uma relação com o Lula que tá por cima de todas essas pessoas. Não passa por elas, entendeu? Eu tô misturada com o governo dele total.
Nós ficamos juntos todos os santos dias, do dia 21 de junho de 2005 [quando ela assumiu a Casa Civil] até ele sair do governo. Temos uma relação de compreensão imediata sobre uma porção de coisas.

Paulo Beno e Leda Goellner disse...

Dr. Medeiros,

Com satisfação e orgulho, sentimo-nos bem representados na sua presença e voz na reunião da FAABB em Xerém (RJ) nos dias 02 e 03 de agosto de 2013.
Contigo estarão Lahorque, Célia Larichia, Isa Musa e tantos outros que lutarão por um teto de contribuições/benefícios a ser respeitado dentro do Plano 1 da nossa PREVI, bem como a manutenção de nossos benefícios (BET incluso!) e melhorias para as pensionistas, dentre tantos e tantos temas levantados por você, Dr.Medeiros. Boa viagem, profícua reunião e aguardamos notícias !
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Todo o cuidado é pouco. No terreiro tem muitas raposas. É preciso uma análise muito profunda nas duas propostas (projetos).
Cautela é preciso. Nas entrelinhas, onde mora o perigo, não faltarão dissimulações.
Confio em seus conhecimentos e sagacidade. Estaremos bem representado.
Vai com Deus e boa sorte.

Isa Musa disse...

Caro Medeiros. Exatamente pela momento crítico que vivemos, embora a ANABB não seja filiada à FAABB, pois a ANABB não é associação de aposentados e pensionistas, eu convidei o Presidente do deliberativo da ANABB para participar de nossa reunião da Federação. Quanto ao GALO, aquele jogador do Olímpia não escorregou.... Foi empurrado por 70 mil pares de olhos atleticanos que secaram o rapaz naquele lance.....
Att Isa Musa

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, está tudo bem?
Estou preocupada.

carlosdomini disse...

Dr.medeiros
Eu já com 72 anos , sendo 51 anos de BB+previ desta vez joguei a toalha e pendurei as chuteiras de nada adianta reclamar só aparecem notícias ruins. Vejam o caso por exemplo da resolução da receita 1343, ninguém explica nada e porque só abrange aqueles que se aposentaram a partir de 2008.É desencorajar demais

Anônimo disse...

Amigo Medeiros,

A PREVI PUBLICOU NESTA DATA, NO SEU SITE, OS TRAMITES NECESSÁRIOS PARA O RECEBIMENTO DO IR PAGO A MAIS DE 1989 A 1995. PELO QUE ENTENDI SOMENTE FAZ JUS AQUELES QUE APOSENTARAM A PARTIR DE 2008.
O SR. NOS ORIENTA, POIS TEMOS AÇÃO COLETIVA MOVIDA PELA ANABB.SERÁ NO ENTENDER DA RFB OS APOSENTADOS ANTES DE 2008, ESTÃO PRESCRITOS.
COMO O ASSUNTO INTERESSA A MUITOS. DE UMA ORIENTAÇÃO COMO FICA NOSSA SITUAÇÃO, COM AÇÃO NA JUSTIÇA.

ALVES4701900

Anônimo disse...


Folha de São Paulo.

Leilões de rodovias e ferrovias podem ficar desertos

DIMMI AMORA
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
RAQUEL LANDIM
DE SÃO PAULO


O sucesso de parcela significativa dos leilões de obras de infraestrutura está ameaçado. Essas concessões são a grande aposta do governo para alavancar o crescimento da economia.

Segundo a Folha apurou, os leilões de ferrovias correm o risco de ser um "deserto" e não devem acontecer neste ano. Alguns trechos das rodovias também podem não ter interessados. O contraponto é o leilão de aeroportos, que atrai a atenção.

Vários motivos contribuem para o desânimo: o pessimismo com o Brasil, a insegurança gerada pelos protestos e, principalmente, questões técnicas que podem comprometer a rentabilidade. Os investidores só falaram na condição de anonimato.

Até os fundos de pensão estão preocupados que as deficiências técnicas "forcem a barra" nos projetos, comprometendo o lucro dos investidores institucionais.

O fracasso da licitação de uma nova linha do metrô de São Paulo, um Estado governado por um partido considerado mais "pró-mercado", foi visto com um termômetro do pessimismo.

Áreas do governo já reconhecem, reservadamente, que as dez concessões de ferrovias estão atrasadas e dificilmente ocorrerão neste ano.

Apenas uma pode ocorrer em 2013: Açailândia (MA) a Vila Conde (PA), com 480 quilômetros. O pacote de ferrovias previa a construção de 10 mil quilômetros, com R$ 91 bilhões de investimentos.

A percepção dos empresários sobre o pacote de ferrovias é a pior possível. Eles apontam que os estudos são insuficientes para calcular os custos. O Ferroanel de São Paulo nem sequer tem estudos divulgados.

Jair Mário Bork disse...

O que houve, nobre Medeiros? Estas em recesso? Estou com saudades de tuas informações.

Anônimo disse...

A Bolsa ficará longe dos 60 mil pontos...afinal, eu entendo mais de bolsa de valores do que você, caro Medeiros. Arrogante, mas bom de análise...as trincheiras do dinheiro farto do FED secarão...

Alias, falando em Galo, quando é que o pequeno Inter será campeão brasileiro? já são 34 anos na fila...e que FILA!!!KKKKKKKKK